CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 13 de março de 2018

PREFEITURA DE LUZIÂNIA.


Notícias de Luziânia - Prefeitura de Luziânia inaugura duas unidades escolares e disponibiliza mil novas vagas para a educação infantil
A gestão do prefeito de Luziânia, Cristovão Tormin, iniciou este ano informando à população local que mil novas vagas para o ensino infantil foram colocadas à disposição de mães que possuem filhos com idades entre seis meses e 5 anos de idade. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Luziânia, a oferta das vagas foi possível pelo fato de que duas novas unidades escolares de educação infantil foram construídas com amplas estruturas arquitetônicas, com modernas salas de aula, refeitórios, cozinha, berçários, salas de recreação, pátios e sanitários perfeitamente adaptados à idade dos alunos.
A primeira unidade, Escola Luzia Pereira dos Santos, foi inaugurada no Parque Estrela D’Alva III, na sexta-feira, dia 16. A segunda escola, no Parque Estrela D’Alva X, levou o nome do líder comunitário da região e ex-vereador, José Antônio da Rocha”, informou a assessoria.
A intenção do governo do prefeito Cristovão Tormin é fazer com que a qualidade da educação pública do município suba de nível. O projeto também faz parte da política implantada pela gestão do prefeito, que visa fazer uma “revolução” em todas as áreas do Executivo.
“Com essas ações nós buscamos dar seguimento a nossa revolução administrativa que pretende colocar Luziânia em destaque como o município goiano que mais cresce em aparelhagem e infraestrutura urbano no Estado”, diz Tormin.
Entre essas mudanças aplicadas pela atual gestão da prefeitura de Luziânia, está o programa de descentralização administrativa, o “Prefeitura nos Bairros”, que foi criado com o intuito de “de levar serviços públicos até o cidadão nas diferentes regiões da cidade”.
“A implantação desse programa possibilita ampliar a gama de serviços a serem levados para a população, chegando junto a todas as comunidades do município, ouvindo suas necessidades e resolvendo os problemas de forma mais eficiente e planejada”, explica Tormin.
O governo estima que mais de 10 mil pessoas já foram beneficiadas com o programa.
Na opinião do prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, a proposta apresentada pela gestão de Tormin para o governo de Luziânia, visa à melhoria do funcionamento da máquina pública. Para Hildo, a gestão do prefeito Tormin está dando o exemplo de que é possível governar com responsabilidade e dedicação à população.
“Acima de tudo, é preciso levar em conta que não teremos um ensino de qualidade sem uma mudança de pensamento político. Ter a Educação como prioridade, como propagam todos os candidatos, como está fazendo o prefeito Cristovão Tormin significa ampliar o investimento de forma contínua e a longo prazo. Investir em Educação custa caro e o retorno é demorado. Mas é, sim, um grande negócio”, explica Hildo do Candango.

PREFEITURA DE SANTO ANTONIO


Notícias de Santo Antônio - Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto busca apoio do governo federal a fim de fornecer acesso à internet para população de baixa renda
Por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e da Secretaria de Comunicação Social, a Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto solicitou do governo federal a implantação do programa Internet Para Todos nas comunidades de baixa renda do município. Conforme informa a assessoria de comunicação da prefeitura, o programa deverá ser implantado graças ao convênio firmado entre a prefeitura da cidade e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Caso o programa seja implantado, o governo municipal diz que a população será beneficiada com antenas de internet a serem distribuídas em locais de maiores necessidades.
“A iniciativa tem um caráter transformador, visto que o município terá a oportunidade de oferecer banda larga para a sua população. É um Programa de democratização da internet, que visa garantia de mais saúde, educação e desenvolvimento social”, comunicou a prefeitura.
Atualmente no Brasil, segundo dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), existem 59% de usuários conectados, percentual inferior ao do Reino Unido (94%), do Japão (92%), da Alemanha (90%), dos Estados Unidos (76%) e da Rússia (76%). O México possui o mesmo índice do Brasil. China e Índia, países com mais de 1 bilhão de habitantes, ficam atrás juntamente com a Nigéria.
Pelo cenário observado no estudo da UIT, dá para ver que a medida adotada pela gestão do prefeito de Santo Antônio, Dr. Adolpho, tem total sentido. Como o próprio prefeito afirma, trata-se de uma medida que intenciona a “mudar” a vida da população.
“Com certeza o Programa vai mudar a vida de muitas pessoas, além de ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico de Santo Antônio do Descoberto”, garante Dr. Adolpho.
Dessa forma também pensa o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango. Para ele, possibilitar o acesso da população ao serviço de internet é promover um dos princípios básicos da cidadania, que é o acesso à informação.
“Uma sociedade mais conectada contribui em muitos aspectos para seu desenvolvimento, e torcemos muito para que isso aconteça de forma segura e saudável no município de Santo Antônio. A gestão de Dr. Adolpho merece todo o nosso respeito e admiração por ter uma atitude dessa natureza”, argumenta Hildo do Candango.

PREFEITURA DE PADRE BERNARDO


 Notícias de Padre Bernardo - Parceria entre Prefeitura de Padre Bernardo e governo de Goiás garante acesso da população a serviços sociais
A Prefeitura de Padre Bernardo informa que a realização do programa do governo de Goiás, “Ação Cidadã”, foi um “sucesso”. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a execução do programa ocorreu em dois momentos, nos dias (20) e (21) de fevereiro, e serviu para que a população tivesse acesso a serviços como emissões de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, 2ª via de Certidão de Nascimento e de Casamento, Passaporte do Idoso e para Deficientes; além de Assistência Jurídica, Social e Médica. Somente na área da oftalmologia, foram realizados 110 atendimentos.
Ainda foi ofertado cortes de cabelo, fotos 3x4 e xérox para documentos. “Traga seus filhos, haverá uma grande área de lazer”, anunciou a prefeitura.
Durante a edição do programa também foi possível obter medicamentos, kits para as gestantes e mudas de árvores. Os beneficiários dos programas Renda Cidadã e Bolsa Família também puderam receber informações por meio de atendimento especializado.  
De acordo com o prefeito de Padre Bernardo, Claudiênio, durante os dois dias de programa foram realizados cerca de 11.541 atendimentos. O resultado fez com que o prefeito agradecesse o apoio do governo estadual, assim como destacasse as figuras do governador Marconi Perillo (PSDB) e o vice-governador, Zé Eliton.
“Agradeço também a secretária estadual Cidadã, Onaide Santillo, e a Câmara Municipal de Padre Bernardo, como também a todos os servidores que trabalharam e contribuíram para o sucesso do programa Ação Cidadã”, completou Claudiênio.
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, falou sobre o evento ocorrido em Padre Bernardo e na ocasião destacou a importância de fazer parceria com o governo estadual para realizar políticas públicas que visem o bem-estar social da população.
“O prefeito Claudiênio está correto em apoiar eventos dessa natureza, pois é dever do poder público realizar ações voltadas à política econômica, cabendo a ele as funções de proteção social dos indivíduos, como a garantia da educação, da saúde, e da seguridade social”, lembrou Hildo.

PREFEITURA DE PLANALTINA-GO



Notícias de Planaltina - Governo de Planaltina de Goiás firma parceria com Embrapa para implantar parque tecnológico no município
A Prefeitura de Planaltina de Goiás informou recentemente, em sua página no Facebook, que o processo de aquisição de um parque tecnológico para ser implantado no município pela Embrapa está em processo de finalização. De acordo com o governo, o projeto tem o objetivo de incentivar e melhorar a qualidade da produção agrícola de Planaltina como de toda região do Entorno do DF.
“Nesta Segunda-feira (19), o Prefeito Dr° Davi esteve com a comissão da Prefeitura juntamente com o Dr. Eder e Dr. Chang, diretores de produção da Embrapa, para tratar da parceria que o Embrapa irá fazer com o município, da possível vinda de um parque tecnológico de produção de sementes melhoradas geneticamente”, comunicou a prefeitura.
O prefeito de Planaltina de Goiás, Dr. Davi, diz ter colocado para sua gestão a prioridade de formular mecanismos que busquem fortalecer as condições que possibilitem a implantação do parque no município. Caso isso ocorra, Planaltina pode se tornar um centro de referência na área da genética agrícola.
“Essas sementes serão produzidas para o Brasil todo, principalmente, para a região do cerrado. Quem diz isso não sou eu, são o Dr. Eder e Chang, que chefiam o CPAC - Centro de Pesquisa Agropecuária do Cerrado. Segundo eles, essa realidade é possível”, diz o Dr. Davi.
Na opinião do prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, apostar no desenvolvimento tecnológico é um enorme passo que o governo de Planaltina de Goiás dá rumo ao futuro e à melhoria da qualidade de vida da população. Segundo Hildo, investir em ciência e tecnologia é imprescindível na gestão pública.
“O Brasil é um dos únicos países entre as economias relevantes do mundo em que o setor público investe mais em ciência, tecnologia e inovação do que o setor privado” lembrou Hildo.
  

RESGATE DE CRIANÇAS


 Prefeitura de Águas Lindas resgata crianças para o Plano de Aceleração Educacional
A Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação executa em todas as escolas da rede municipal o Plano de Aceleração Educacional (PAE), que visa, entre outras, combater a evasão escolar e resgatar as crianças e adolescentes que já estavam fora da escola. O PAE foi colocado em prática no início de 2018, para corrigir distorções sociais entre os alunos que estavam desestimulados em estar na escola.
"O PAE hoje está formado por 51 turmas e atende um total de 1008 (Mil e oito alunos) estes alunos apresentavam defasagem na idade e série, e a maioria não conseguia ler e escrever nem mesmo sílabas ou letras iniciais das palavras", declara o prefeito Hildo do Candango.
Em Águas Lindas a distorção estava em torno de 25%, ou seja, o dobro da média nacional, e a reprovação estava em 11%, num total de 2.457 alunos, além de números alarmantes de evasão escolar e reprovação por aprendizagem havia também um desconforto dos professores que lidavam com números altíssimos de alunos sem a mínima competência para a série.
O Plano direcionou para uma única sala os alunos inseridos nestes contextos, aplicando metodologias diferenciadas e ensino por níveis, assim, os alunos que estão diante dos seus pares se sentem capazes de aprender, sendo de imensa satisfação tanto para o professor quanto para o aluno.
"Os resultados em apenas dois meses são fantásticos, 50% das crianças já leem e escrevem pequenas palavras, e a meta é que no final do ano letivo, ate 80% dessas crianças estejam inseridos nas séries de acordo com sua faixa etária", pondera o secretário de educação, Deusimar Macedo.
Os professores recebem treinamentos para conduzir as turmas de forma sistemática, seguindo o roteiro do Plano de Estudo. Na escola Emília Ferreira, a turma da professora Áurea Lúcia conta com 17 alunos, com idade entre 9 e 13 anos. A professora explica que as aulas são ministradas de forma lúdica, através de material concreto. "Os alunos aprendem brincando e se mostram muito mais interessados pelas aulas", completa.
O coordenador Pedagógico da SME, Francisco de Assis, relata que a experiência é gratificante por mostrar resultados rápidos e positivos em favor dos alunos.
"Um aluno que havia perdido a mãe há alguns anos atrás, teve um bloqueio, ninguém sabia o porquê da sua não aprendizagem, o mesmo foi inserido na turma do PAE, no início de março, ele estava atrás de um armário escrevendo uma frase, a professora foi até ele, quando se aproximou perguntou se ele estava escrevendo um bilhete pra namorada. O aluno respondeu com os olhos marejados, ‘não tia, estou escrevendo pra minha mãezinha que está no céu, vou levar até o local que ela foi enterrada’ é emocionante ver a evolução destas crianças e descobrir seus fatores motivacionais", frisou.
 Paródia feita pela professora Áurea para trabalhar em sala
“Preste atenção meus amigos, pois tudo que lhes digo é de coração.
O PAE é um projeto preciso que acaba com o perigo da tal evasão.
Muitas crianças reprovavam por não conseguirem prestar atenção.
E outras até desistiam por falta de interesse e de motivação
Sou feliz, por isso estou aqui...
Também quero me tornar um cidadão!!!
Isso é fantástico !
Parece mágico !
O ensino fica bem mais divertido.
Isso é fantástico!
Parece mágico!
O ensino fica bem mais divertido.
Sou feliz..
Por isso estou aqui...
Também quero me tornar um cidadão!
Super legal são as aulas, pois brincando aprendemos a nossa lição.
Pois, todo o grupo é unido e muda o sentido da educação
Sou feliz, por isso estou aqui...
Também quero me tornar um cidadão!
Sou feliz, por isso estou aqui
Também quero me tornar um cidadão...
Isso é fantástico!”
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

PREFEITURA TRABALHANDO


 Prefeitura de Águas Lindas avança na construção de calçadas e meios-fios no Jardim Barragem II
A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Obras e da Construtora Artec continua executando os trabalhos de construção de calçadas e recuperação de meios-fios na avenida principal do Jardim Barragem I. Nas últimas semanas equipes e maquinas dão prosseguimento ao projeto no lado direito do logradouro.
De acordo com a Secretaria de Obras a comunidade dos populosos bairros Jardim Barragem I ao VI, que conta com mais 120 mil habitantes esta cada vez mais satisfeita com os trabalhos realizados nos setores. No Jardim Barragem II as obras de construção de calçadas, meios-fios e estacionamento têm recebido a colaboração dos comerciantes e dos transeuntes.
Apesar do transtorno, causado pela execução das obras, comerciantes e moradores aguardam com expectativa a conclusão dos trabalhos. "Há muitos anos esperávamos por isso, pois, durante o inverno a lama predominava e com este trabalho temos a esperança de que tudo vai melhorar", declarou a moradora Júlia Marques.
Para o morador Luiz Gonzaga, que tem um prédio comercial no início da avenida, lado esquerdo, onde a construção de calçadas está bem avançada diz que os trabalhos melhoraram muito o tráfego de pedestres, facilitando mais o acesso dos clientes.
“Moro aqui deste do ano de 1999. Há muitos anos esperávamos por estes benefícios, mas graças a Deus o prefeito está deixando o nosso setor cada vez melhor. A população não tinha como andar nestas  calçadas quebradas disputando espaço com os carros, agora melhorou e muito”, diz o comerciante Cláudio Jovita.
As calçadas estão sendo concluídas após a execução dos trabalhos de implantação da rede coletora de esgoto, galerias de águas pluviais, pavimentação asfáltica, meios-fios, bocas de lobo, ligações domiciliares, e visa complementar o Saneamento Integrado.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...