CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 20 de junho de 2021

VIDA NEWS- CÂMARA DOS DEPUTADOS MEDIDA PROVÍSÓRIA 1031/21

 

Câmara realiza sessão nesta segunda-feira para votar MP da Eletrobras.

A medida provisória é o único item da pauta do Plenário.

A Medida Provisória 1031/21, sobre a desestatização da Eletrobras, é o único item da pauta de sessão deliberativa remota da Câmara dos Deputados convocada para as 15 horas de segunda-feira (21). A MP perde a vigência às 24h de terça, e os deputados precisam analisar 28 emendas do Senado ao texto do relator, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), aprovado pela Câmara em maio. Uma das emendas muda as regras para compra de energia de termelétricas pelo governo quando da desestatização da Eletrobras, prevendo a compra de um total de 2 mil MW de usinas instaladas na região Sudeste, dos quais 1 mil MW em 2029 e de cidades já abastecidas com gás. Em 2030, serão 250 MW para essas cidades e 750 MW para outras que ainda não possuem gasoduto, devendo estas serem localizadas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que estão na área de atuação da Sudene. Essa emenda também limita a 1% das ações remanescentes da Eletrobras em poder da União o lote que poderá ser comprado pelos empregados da empresa e de suas subsidiárias em virtude de demissão. Compra livre Os senadores propõem ainda uma transição, de 1º de janeiro de 2023 a 1º de julho de 2026, para que todos os consumidores possam optar pela compra de energia elétrica de qualquer concessionário. Atualmente, apenas quem consome 3 mil kW pode fazer essa opção. Manutenção de subsidiárias Como condição para a desestatização da Eletrobras, uma das emendas prevê a aprovação, por assembleia-geral da empresa, de que subsidiárias não serão extintas, incorporadas ou fundidas por um mínimo de dez anos. Isso abrange a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), em Pernambuco; a Furnas Centrais Elétricas, no Rio de Janeiro; a Eletronorte, no Distrito Federal; e a Eletrosul, em Santa Catarina. Aval de indígenas Outra novidade que aparece em relação ao texto da Câmara é a permissão para que as obras do Linhão de Tucuruí comecem depois da entrega aos indígenas do Plano Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI), elaborado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) como parte do licenciamento ambiental. A linha de transmissão passará por 123 km de terras dos Waimiri-Atroari para conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Indenização ao Piauí O Senado aprovou ainda emenda que determina o pagamento ao estado do Piauí, a título de indenização, da diferença entre o valor mínimo estipulado para a venda da distribuidora estatal Cepisa e o que foi pago antecipadamente quando da federalização da companhia que antecedeu sua privatização. (Fonte: Agência Câmara de Notícias) Reportagem – Eduardo Piovesan Edição – Pierre Triboli

VIDA NEWS-CÂMARA DOS DEPUTADOS "ENQUANTO TODOS NÃO FOREM VACINADOS TEREMOS DIS DE DOR"

 

Lira: "Enquanto todos não estiverem vacinados, teremos dias de dor".

Presidente da Câmara lamenta o marco de meio milhão de mortos pela Covid-19.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), manifestou-se nas redes sociais sobre o marco de meio milhão de mortos pela Covid-19, atingido neste sábado (19) pelo Brasil. "Hoje tivemos meio milhão de mortes causadas pela pandemia da Covid-19. Hoje é dia de dor. Mas todos os dias têm sido. Desde o início. Cada vida que se vai é uma dor. Amanhã também será um dia de dor. Enquanto todos não estiverem vacinados, com a pandemia sob controle, teremos dias de dor", disse o presidente da Câmara. Fonte: Agência Câmara de Notícias Da Redação/WS

VIDA NEWS- BISPO MANOEL FERREIRA TEVE ENCONTRO DE CORTESIA COM EX-PRESITENTE

 

Abner Ferreira compartilha foto com Bolsonaro depois de encontro de Lula com o pai.

Bispo Manoel Ferreira teve encontro de cortesia com o ex-presidente.

O bispo Abner Ferreira, líder da igreja mãe da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, no Rio de Janeiro, compartilhou uma foto sinalizando o apoio da instituição ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), me meio a rumores de que a denominação estaria cogitando apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A foto foi compartilhada dias após o Partido dos Trabalhadores (PT) ter usado uma outra foto de um encontro do ex-presidente com o bispo primaz Manoel Ferreira, líder da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil (Conamad), que é pai de Abner Ferreira. Em meio a críticas pelo encontro ter sido usado como suposto apoio ao governo, o Ministério de Madureira informou que foi cordialidade do líder evangélico com o político e informou que a denominação continua apoiando governo Bolsonaro. Ao compartilhar a foto, o bipos Abner Ferreira colocou na legenda: “Deus abençoe o nosso presidente Jair Messias Bolsonaro! Deus abençoe o nosso Brasil!”. Ele também colocou o versículo de Romanos 13:1, onde diz que devemos ser sujeitos às autoridades superiores. Apoio evangélico Lula conseguiu se livrar das condenações por graves crimes com a ajuda do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações contra o ex-presidente no âmbito da Lava Jato. Com isso, o petista tem tentado se aproximar dos líderes evangélicos para conseguir apoio para sua possível candidatura em 2022. ( Fonte Gospel Prime Noticias)

 

VIDA NEWS- FUNDADOR DA IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS É RÉU EM NOVO PROCESSO POR FALTA

 

Justiça de SP autoriza nova quebra de sigilo bancário de Valdemiro Santiago.

O fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus é réu em novo processo por falta.

A Justiça de São Paulo autorizou novamente a quebra de sigilo bancário do apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, que é réu em um processo por falta de pagamento de aluguel na cidade de Carapicuíba, na Grande São Paulo. O proprietário do imóvel está cobrando R$ 241 mil em aluguéis não pagos pela igreja fundada por Valdemiro, por isso a determinação de quebra de sigilo do líder religioso. A decisão foi tomada pela juíza Rossana Luiza Mazzoni de Faria, da 4ª Vara Cível de Carapicuíba. De acordo com a decisão, o objetivo é investigar “eventual confusão patrimonial” entre as contas de Valdemiro Santiago e da Igreja Mundial. “O réu Valdemiro Santiago de Oliveira tenha alegado que não possui qualquer relação jurídica com o autor, não se pode ignorar sua participação ativa na Igreja Mundial do Poder de Deus. Assim, oficie-se ao SISBAJUD para quebra do sigilo bancário nos últimos três anos e do INFOJUD para que traga aos autos as três últimas declarações de imposto de renda do pólo passivo”, decretou a juíza. No processo, o proprietário do imóvel de Guararema pretende que o apóstolo, assim como o atual presidente da igreja, Mateus Machado de Oliveira, sejam responsabilizados pela dívida. O advogado Carlos Alberto Pereira, que representa o dono do imóvel locado, afirma que há indícios de que valores doados pelos fiéis foram “ocultados” nas contas bancárias de Valdemiro. “Restou provado que o Executado utiliza as contas pessoa física de seu representante legal a fim de ocultar o patrimônio, motivo que ensejou o deferimento do incidente”, afirmou Pereira no processo.( Fonte Gospel Prime Noticias)

 

VIDA NEWS- PASTOR FOI MORTO POR AJUDA EX-MUÇULMANOS EM PROJETO DE PECUÁRIA

 

Pastor cristão morto por evangelizar muçulmanos: “Hoje Alá julgou você”.

Pastor foi morto por ajudar ex-muçulmanos em projeto de pecuária.

Um muçulmano confessou à polícia de Uganda o assassinato de um pastor de 70 anos no início deste mês, supostamente por causa da “palavra de Alá” de matar todos os infiéis que enganam os muçulmanos compartilhando o Evangelho. Imam Uthman Olingha disse à polícia ter matado o bispo Francis Obo, pastor sênior do Mpingire Pentecostal Revival Church Ministries International, na vila de Odapako, no subcondado de Mpingire, em 11 de junho, de acordo com Morning Star News. O homem confessou abertamente que não se arrependia de ter matado o bispo porque o fez por causa da “palavra de Alá” de matar os infiéis. “Olingha confessou abertamente (à polícia) que não pode se arrepender de ter matado o bispo porque o fez por causa da palavra de Alá de matar todos os infiéis que enganaram os muçulmanos. Ele acrescentou que Alá estará com ele na prisão, mas o  kafiri (infiel) mereceu a morte. ” Um dos agressores disse ao pastor, que supervisionava 17 igrejas em toda a região e compartilhava de Cristo com os muçulmanos, que ele era um “infiel” que fez com que os muçulmanos deixassem o Islã e “blasfema as palavras de Alá”, e que “hoje Allah julgou você”, disse. Antes de ser morto, o pastor e sua esposa convidaram um ex-professor islâmico para testemunhar sobre como ele se tornou cristão em sua igreja, lembrou a esposa Christine Obo. Os muçulmanos da região também teriam ficado chateados com a igreja por ter oferecido ajuda em um projeto de pecuária que incluía a criação de porcos, que ajudou a arrecadar fundos. Descrevendo o incidente, ela disse: “Enquanto me movia alguns metros com pressa tentando salvar minha vida, ouvi um pequeno barulho e gritos do meu marido e percebi que sua vida estava em perigo”. Quando ela chegou em casa, ela estava tremendo e incapaz de falar, disse ela, e seus filhos a levaram para um hospital. Quando ela recobrou a consciência na manhã seguinte, disse ao filho mais velho e aos irmãos dele que fossem ao local. “Ao chegar lá, eles ficaram chocados e com medo ao encontrar um grande número de cristãos e parentes reunidos ao redor do cadáver em luto por seu bispo depois de ser assassinado por muçulmanos”, disse Obo.  ( Fonte Gospel Prime Noticias)

VIDA NEWS- IDOSO MUÇULMANO TEVE TORTURA E MORTE REGISTRADA EM VÍDIO POR GRUPO QUE O OBRIGOU A CANTAR CÂNTICOS HINDUS

 

Na Índia, polícia processa jornalistas que pediram investigação do assassinato de um muçulmano.

Idoso muçulmano teve tortura e morte registrada em vídeo por grupo que o obrigou a cantar cânticos hindus.

A polícia de Uttar Pradesh, Estado ao norte da Índia, abriu uma investigação contra três jornalistas e um portal de notícias após a publicação de reportagens e denúncias referentes ao assassinato de um muçulmano no início de junho. Um documento oficial convocou os profissionais a responderem alegações de que teriam disseminado “ódio e inimizade”, reportou a agência catari Al-Jazeera. Outros três membros do Congresso – todos muçulmanos e opositores do partido governante BJP – foram autuados por tuitar sobre o caso.  O assassinato de Abdul Samad Saifi, um muçulmano de 72 anos, na cidade industrial de Ghaziabad, em 5 de junho, despertou uma forte comoção no país. O homem teria sido morto após horas de tortura. Um vídeo divulgado na redes sociais registrou toda a ação. Homens o forçaram a cantar saudações hindus e convocar grupos hindus de extrema direita, que têm a minoria muçulmana da Índia como alvo frequente. Os homens ainda cortam a longa barba do idoso com uma tesoura. A polícia de Uttar Pradesh, porém, negou que o ataque tenha sido motivado por intolerância religiosa. Oficiais afirmaram que o ataque ocorreu porque o idoso “vendeu um amuleto que não funcionou” ao grupo. A família de Saifi contesta essa versão. Intolerância religiosa As autoridades alegam que os jornalistas circularam o vídeo “sem verificar ou indagar a veracidade” e ainda deram um “ângulo coletivo” para incitar o conflito entre as comunidades religiosas da região. “Queriam perturbar a ordem pública”, teria dito um chefe de polícia. Os três profissionais são muçulmanos. Em comunicados distintos, o órgão EGI (Grupo de Editores da Índia), o Comitê para Proteção do Jornalistas, o IPI (Instituto da Imprensa Internacional) e a RSF (Repórteres Sem Fronteiras) condenaram a perseguição aos repórteres. A divisão entre muçulmanos e hindus é histórica na Índia. No país, os muçulmanos são vítimas de preconceito, preteridos em empregos e alvos de todo tipo de barreira para alcançar a independência econômica e social.( Fonte A Referencia Internacional)

 

VIDA NEWS- ALIADOS AZERBAIJÃO E TURQUIA ANUNCIAM A CONSTRUÇÃO NA TERÇA FEIRA

 

Kremlin confirma monitoramento de negociações para base militar turca no Azerbaijão.

Aliados, Azerbaijão e Turquia anunciaram a construção na terça (15); Moscou mantém estrutura com Armênia.

O porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov confirmou nesta sexta (18) que a Rússia monitora de perto a negociação da Turquia para instalar uma base militar no Azerbaijão. O registro é do portal Euronews.A estrutura, anunciada na terça-feira, teria como objetivo estabilizar a situação no sul do Cáucaso após a escalada do conflito em Nagorno-Karabakh, no final do ano passado. A base ficaria na cidade de Shusha, território conquistado pelos azeris nos confrontos contra a Armênia. Questionado, Peskov afirmou que a “atenção especial” na base do Azerbaijão se dá pelo fato de a Turquia ser um membro da Otan (Organização Tratado Atlântico Norte). Segundo ele, este já seria motivo para a Rússia “tomar medidas para garantir a segurança e interesses”. Com relações desgastadas, a Otan acusa a Rússia de tentar desestabilizar o Ocidente, enquanto Moscou assinala que a aliança tenta interferir nos assuntos internos do país.No pronunciamento, Peskov afirmou que autoridades russas estão em contato com a Turquia para “estabilizar a situação”. A frágil trégua entre Baku e Yerevan quase se dissolveu por completo em maio, quando forças azeris capturaram seis soldados armênios que teriam entrado no país sem autorização. Disputas geopolíticas Moscou, que tem as antigas nações soviéticas do sul do Cáucaso como seu “quintal geopolítico”, viu as relações com a região estremecerem durante a tentativa de cessar-fogo no conflito histórico entre Armênia e Azerbaijão. A entrada da Turquia nas negociações acelerou as tratativas em favor dos azeris e aumentou a influência de Ancara na região. As tropas russas, porém, continuam em Nagorno-Karabakh e mantêm uma base militar na Armênia. O confronto em Nagorno-Karabakh se estendeu por 44 dias no final de 2020 e deixou centenas de mortos na região disputada. O cessar-fogo veio quando a Armênia decidiu ceder às tratativas após se ver encurralada pelas forças azeris na capital regional, Stepanakert. O acordo tinha como objetivo encerrar mais de 30 anos de conflito.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- CRÍTICO DO GOVERNO BELARUSSO ATIVISTA É EXPULSO DE CONFERÊNCIA VIRTUAL

 

Crítico do governo belarusso, ativista é expulso de conferência virtual da UFPB.

UFPB é a única universidade brasileira que possui convênio com a estatal em Minsk; confira relatos de estudantes e.

Acusações de censura foram direcionadas nesta sexta-feira (18) à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os episódios ocorreram durante um encontro virtual que mostraria ao público as perspectivas do acordo assinado entre a instituição e a Universidade Estadual de Belarus (BSU), firmado em maio deste ano. O ativista belarusso Tsimafei Malakhouski, coordenador de projeto na iniciativa Honest People, relatou ter sido removido da conferência sem qualquer justificativa, antes mesmo de fazer alguma pergunta. “Pretendia questionar as professoras brasileiras sobre como avaliam os riscos de cooperação com a administração repressiva da BSU. Para minha surpresa, cinco minutos depois de eu levantar a mão, fui expulso com a mensagem ‘Você foi excluído da conferência pelo organizador’. Só consegui voltar à reunião usando outra conta do Google que era anônima”, disse o ativista em conversa com A Referência. A representante da Embaixada Popular de Belarus no Brasil Volha Yermalayeva Franco também relatou interrupção no momento em que fez um questionamento. “A gravação foi encerrada e a moderadora, professora da UFPB Leila Bijos, interrompeu bruscamente minha fala. Perguntei se estava me censurando como acontece em Belarus, e só depois disso tive meu questionamento restabelecido por outra professora presente”, disse.  As perguntas para a professora belarussa Elena Dostanko, que apresentava a parceria entre as universidades, questionavam episódios de repressão por parte da administração no campus, a segurança dos brasileiros no intercâmbio para Belarus e os protestos no país europeu. Como resposta, a convidada disse que não comentaria sobre política naquele momento, mesmo sabendo da complexidade do assunto. A docente ainda afirmou que a parceria com o Brasil estaria segura pelo período acordado.  Os estudantes da BSU acusam a entidade de de perseguição contra alunos e funcionários. São relatos de expulsões, prisões arbitrárias e demissões em massa. As repressões tiveram início junto com os protestos contra o chefe de Estado de Belarus, Aleksander Lukashenko, que começaram em agosto do ano passado. Acordos internacionais Atualmente, a BSU possui acordos de cooperação com diversas universidades no mundo. Porém, algumas instituições, como as da Alemanha e Ucrânia, registraram a suspensão dos contratos em face de “assédio e demissões ilegais“.  Ao tomar conhecimento do acordo com a UFPB, o diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Pio Penna, escreveu para os envolvidos no arranjo entre a UFPB e BSU e afirmou estar “abismado e perplexo com essa situação”. Até 2020, a universidade sediada em Minsk também tinha um acordo com a UnB. No e-mail, que A Referência obteve com exclusividade, o docente ainda questiona: “como podem celebrar um acordo com uma Universidade submissa a um governo ditatorial e que persegue seus professores e alunos? Farei o que for possível, no que estiver ao meu alcance, para denunciar essa situação”. Expulsos por motivo político Em documento enviado À Referência, a Embaixada Popular de Belarus no Brasil fez um compilado de depoimentos de estudantes e professores que sofreram algum tipo de abuso pela BSU. Confira alguns abaixo: Yaraslau Kot, ex-professor da Universidade Estatal de Belarus e um dos fundadores do Sindicato Livre de professores da Universidade Estatal de Belarus: “Fui um dos primeiros professores que declararam sua posição política. Assim, a administração da faculdade me considerou um opositor. Começaram a me chamar para conversas, meus dados foram enviados para listas com a menção de “provocador” e “Judas”. Meu carro foi pichado, recebi ligações com ameaças. A administração disse: “Por que você está conversando com os estudantes sobre política? A culpa será sua se eles forem esmagados com tanques”. Em dezembro, recebi a demissão”. Alina Bolbas, ex-estudante da Faculdade de Jornalismo da BSU, expulsa do 5º semestre “Fui expulsa por não comparecer às provas porque eram restritamente presenciais e eu estava no exterior no momento. Abriram um processo criminal contra estudantes que participaram dos protestos e a KGB veio com buscas e, como eu estava envolvida no caso, tive que sair do país. Tentei trancar os estudos, sem sucesso. Em seguida, fiz testes e entreguei os trabalhos finais, mas não consegui comparecer presencialmente às provas, o que fez com que eu fosse jubilada. Considerando a atitude e a pressão da administração, resolvi não lutar mais para fazer as provas”. Leanid Kazatchak, ex-aluno da Faculdade de Relações Internacionais da BSU “Em outubro de 2020, fui detido enquanto distribuía panfletos com informações sobre protestos. Fiquei preso por 12 dias nos termos do Artigo 17.1 (delinquência) do Código Civil belarusso. Depois de eu cumprir a prisão, a universidade emitiu uma advertência. Em 16 de fevereiro de 2021, os policiais me tiraram de casa e me levaram ao departamento de polícia do distrito de Maskouski com justificativa de possível início de um processo criminal com base nos resultados da análise de folhetos e equipamentos confiscados. Após 12 horas, fui liberado sem explicação de outras perspectivas. Depois disso, me forçaram a deixar o país antes mesmo da expulsão da universidade”. Petição virtual Em abaixo assinado virtual, a “Honest University” apela para um boicote de parcerias e cooperações internacionais com a BSU, “até que a repressão política em Belarus seja encerrada”. Porém, os alunos pedem que as instituições desenvolvam e expandam outros tipos de bolsas de estudo e programas de apoio independente para estudantes e acadêmicos afetados e inclua aqueles que tiveram que deixar o país europeu por medo de perseguição política. Os ativistas também pedem que estas universidades condenem publicamente as violações dos direitos humanos e das liberdades cometidas pela administração de universidades belarussas. “Se não protegermos os estudantes belarussos, muitos deles acabarão na prisão. Apoie a petição em defesa de alunos e professores na Belarus”, diz o abaixo assinado virtual que já conta com mais de 18 mil assinaturas.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- APÔS GOLPE DE 1º DE FEVEREIRO JUNTA MILITAR DE MIANMAR ANUNCIOU PROJETOS DE BARRAGEM

 

Barragens e minas de carvão com ônus ambiental entram na agenda da junta em Mianmar.

Após golpe de 1º de fevereiro, junta militar de Mianmar anunciou projetos de barragem e deixou de fiscalizar minas de carvão.

A operação de barragens e minas de carvão de alto impacto ambiental já integra a agenda da junta militar de Mianmar. No dia 11, o general Min Aung Hlaing anunciou que construirá a usina hidrelétrica de Hatgyi, um projeto polêmico que deve interferir na paisagem e na biodiversidade de boa parte do estado de Karen, no sul do país. “Aqueles que se opõem ao projeto por várias razões devem compreender os benefícios”, disse ao Conselho da Administração do Estado, em registro do site de notícias indiano Scroll In. A estrutura da barragem seria construída sobre o rio Salween – o maior de fluxo livre do sudoeste asiático. São quase 3,3 mil quilômetros do planalto tibetano até o mar de Andaman, na fronteira birmanesa com a Tailândia. Quem deve assumir a obra é uma empresa chinesa, também encarregada do projeto da estrutura de Mong Ton, no Estado de Shan. Tanto as barragens de Hatgyi quanto Mong Ton estão ainda em fase de planejamento. Executadas, inundariam terras onde estão moradores deslocados pelo conflito no final da década de 1990. Só a estrutura de Mong Ton forçaria o deslocamento de 60 mil pessoas. “Toda a população de Karen se opõe à barragem. A paz acabou na área agora. Se implementado, o projeto hidrelétrico fará com que o nosso povo sofra”, disse o general do Exército Budista Democrático de Karen, Saw Kyaw, à revista tailandesa “The Irrawaddy”. A mineração de carvão abusiva também se tornou uma questão desde o golpe de 1º de fevereiro. Entidades ambientais denunciaram ao jornal “South China Morning Post”, de Hong Kong, que mineradoras têm invadido terras privadas e se valem da turbulência para explorar locais antes restritos. “Sem nenhuma autoridade governamental prestando atenção, muito menos regulamentando, a mineração secou os mananciais locais e deixou a população com a água muito mais poluída”, disse Sai Sam, morador da cidade de Tigyit. Deslocamento forçado e energia poluente Para abrir uma usina de carvão há 20 anos, muitos agricultores da etnia Pao tiveram de se mudar para outras localidades. A saída, para muitos, foi transformar partes florestais em terras agrícolas. Da mesma forma que antes, em meio a uma ditadura militar, os civis não ousam se opor à ordem de recolocação. Mianmar mantém 17 depósitos de carvão em grande escala, com recursos que ultrapassam as 500 milhões de toneladas. A maioria pertence ao tipo sub-betuminoso. Na prática, a qualidade inferior desse carvão faz com que, em combustão, alcance emissões perigosas de óxidos de enxofre e nitrogênio, dois gases altamente poluentes. Enquanto isso, os planos hidrelétricos servem como uma saída para Mianmar lidar com o baixo acesso à eletricidade. Hoje, quase 60% da população de 54 milhões de habitantes não têm acesso à luz elétrica.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- TROPAS DOS ESTADOS UNIDOS DEIXARÃO KABUL ATÉ O DIA 11

 

“Grande erro”, diz Taleban sobre proposta turca de fazer a segurança do aeroporto de Cabul.

Tropas dos Estados Unidos deixarão Kabul até o dia 11 de setembro, e processo de retirada tem gerado tensão e muito.

Em meio à retirada das tropas dos Estados Unidos do Afeganistão, a ser concluída até 11 de setembro, a Turquia se ofereceu para assumir a segurança do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul. O Taleban, porém, se manifestou contrário a essa hipótese e fez um alerta: “A Turquia não deveria cometer um erro tão grande assim”.  Através de seu porta-voz, Muhammad Naeem, o Taleban “deixou muito claro às forças de ocupação que não aceitará a presença de forças estrangeiras em nenhuma parte do Afeganistão”. O comunicado ainda faz referência específica à Turquia: “Não é apropriado que uma nação islâmica crie inimizade com outra nação islâmica”, conforme a agência russa Sputnik noticiou.  O Taleban entende que a segurança local cabe exclusivamente aos afegãos e afirma que “ninguém deve ter esperança de manter presença militar ou de segurança” no país. O movimento fundamentalista reforça que qualquer presença estrangeira será vista como ocupação e promete “tomar uma posição” contra os invasores. Tensão crescente retirada das tropas norte-americanas, antes agendada para o dia 1º de maio, foi adiada e desagradou ao Taleban. Desde então, Washington teme que militantes talibãs direcionem seus ataques aos soldados no país, e o aeroporto tornou-se peça central no debate de segurança.  A proposta da Turquia foi feita em maio e teria o aval dos Estados Unidos. Pelo menos 6,5 mil soldados da Otan e 2,5 mil soldados dos EUA permanecem no Afeganistão. A Turquia tem por volta de 500 militares no país, mas a missão deles não é combater, e sim treinar, aconselhar e ajudar as forças de segurança afegãs. A redução do aparato militar liderado pelos EUA no Afeganistão é resultado de um acordo firmado com o próprio Taleban em fevereiro de 2020. Em troca da retirada, os fundamentalistas deram garantias de que negociariam um acordo político com o governo afegão.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- PODERÃO SER DEMITIDOS RUSSOS QUE RECUSAREM VACINA COVID-19

 

Russos que recusarem vacina poderão ser demitidos.

Decisão poderá ser tomada enquanto decreto de vacinação obrigatória for válido em algumas regiões do país.

Os trabalhadores que se negarem a se vacinar contra a covid-19 nas regiões em que é obrigatório poderão ser demitidos sem remuneração, anunciou o ministro do Trabalho russo, Anton Kotiakov. "Se as autoridades sanitárias de uma região tornam obrigatória a vacinação para certas categorias de trabalhadores, um funcionário não vacinado pode ser demitido", disse Anton Kotiakov à imprensa russa no sábado, em comentários transmitidos neste domingo pelo canal de monitoramento da pandemia do governo no Telegram. Segundo o ministro, a demissão duraria enquanto o decreto de vacinação obrigatória for válido.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS- O PRINCIPAL NEGOCIADOR DO GOVERNO PRESIDENTE AFEGÃO DO TALIBÃ VÃO A CASA BRANCA

 

Presidente afegão e negociador do talibã visitarão Casa Branca.

 Estados Unidos planejam retirar todas as suas forças do país árabe até 11 de setembro de 2021.

O presidente afegão Ashraf Ghani e Abdullah Abdullah, o principal negociador do governo nas negociações com os talibãs, visitarão a Casa Branca em 25 de junho, anunciou neste domingo (20) a porta-voz de Joe Biden, Jen Psaki. "A visita do presidente Ghani e do Dr. Abdullah destacará a parceria duradoura entre Estados Unidos e Afeganistão, enquanto a retirada militar continua", disse Psaki em um comunicado. Os Estados Unidos planejam retirar todas as suas forças do Afeganistão até 11 de setembro de 2021.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...