CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DA SAÚDE

Exibindo Saude no CEU 047.JPG
Visualizar foto na mensagem
Prefeitura de Águas Lindas capacita servidores da saúde para combate a hanseníase
Visualizar foto na mensagemOcorreu na manhã desta quarta-feira (18) no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados localizado no setor 11 a capacitação dos servidores das unidades de saúde de todo município para identificação e tratamento da hanseníase.
Dentro das atividades da última campanha de controle da hanseníase promovida pela secretaria municipal de saúde, as equipes foram orientadas a realizarem visitas nas unidades escolares com intuito de identificar e encaminhar possíveis novos casos.
Dentro deste trabalho foram detectados 28 possíveis casos, o que acendeu o sinal de alerta da Vigilância em Saúde do município e por meio do núcleo de vigilância epidemiológica identificou a necessidade de descentralizar as ações para alcançar uma melhor cobertura do problema.
Visualizar foto na mensagemTécnicos da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás foram designados para capacitar os servidores municipais com intuito de promover uma maior cobertura do município. Dos 28 possíveis casos, 12 foram examinados durante a capacitação e todos foram descartados a enfermidade, sendo encaminhados para outros tratamentos dermatológicos. A vigilância em saúde informou que no município existem 40 casos de tuberculose e hanseníase que estão recebendo o acompanhamento médico necessário.
Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
A transmissão da hanseníase é feita a partir de um bacilo chamado Mycobacterium leprae, um parasita intracelular que apresenta afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos.
Os pacientes de hanseníase sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a hanseníase. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoece. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da hanseníase é bastante longo, variando de três a cinco anos.

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da hanseníase e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM



ASFALTO NA VIA DO CIOPS

Visualizar foto na mensagem

Prefeitura de Águas Lindas asfalta via do CIOPS
Visualizar foto na mensagemConforme anunciado pelo prefeito Hildo do Candango em evento realizado no Jardim Guaíra, o processo de pavimentação asfáltica das três vias do setor chega agora na Avenida do CIOPS.
O processo de pavimentação da Avenida que liga o asfalto antigo até a porta do cemitério Park Águas Lindas já foi realizado e a construção dos meios fios já começaram. Agora é a vez da via que liga a BR 070 até o asfalto passando pelo CIOPS receber a pavimentação.
Estas obras são realizadas com os recursos do próprio tesouro municipal. Além das vias citadas também receberá asfalto a via que passa pela Igreja Católica do setor, a medida visa oferecer alternativas de acesso ao cemitério aos moradores do setor, pois atualmente o Guaíra só tem duas entradas.
Visualizar foto na mensagem“Gostaríamos de atender toda a região pavimentando rua por rua, nós já possuímos o projeto elaborado que engloba os setores Sol Nascente, Jardim Guaíra I e I, Lago do Descoberto, Queda Descoberto, Jardim das Oliveiras e Coimbra e no momento estamos em busca de recursos para que esta obra seja efetivada”, disse o prefeito Hildo do candango.
A Avenida principal do Jardim das Oliveiras também está sendo preparada para receber a pavimentação, maquinas estão no local realizando a terraplanagem e compactação para que o setor receba o benefício.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...