CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

VIDANEWS - Urso-pardo Mark começa vida em liberdade após 20 anos de cativeiro na Albânia.

 

Animal ficava preso em pequena gaiola em um restaurante e agora passará o resto do vida em um santuário na Áustria.

Depois de passar duas décadas trancado em uma pequena gaiola ao lado de um restaurante elegante na capital albanesa Tirana, Mark, um urso-pardo, começa uma vida melhor em um santuário de animais austríaco.Libertado na quarta-feira (7), ele passará o resto da vida no santuário de ursos de Arbesbach, na Áustria, administrado pela associação protetora dos animais Quatro Patas, que se dedica a ajudar animais em situações difíceis. "Mark terá todos os tratamentos veterinários necessários, cuidados adequados e alimentação adequada à espécie para que possa se recuperar rapidamente e desfrutar de uma vida digna de um urso", disse Sajmir Shehu, o coordenador albanês do projeto de resgate de animais selvagens. O restaurante continuará com o nome de "Sofra e Ariut" (A mesa da urso), mas a jaula onde Mark e sua irmã Liza foram mantidos em cativeiro para distrair os muitos visitantes vai ser retirada "para que nenhum outro urso volte a sofrer", enfatizou o administrador do local, Aurel Bici.Mark e Liza, naturais do norte do país, foram levados ao restaurante "por uma boa causa", para receber abrigo depois que a mãe deles foi baleada e eles também podiam ter sido vítimas de caça furtiva. Eles sobreviveram em Tirana, mas viviam em uma jaula fechada, privados de liberdade."Mark foi mantido em uma gaiola pequena, o chão era de concreto, as condições de higiene eram inadequadas e ele recebeu comida anormal para um urso-pardo", explicou Shehu.Mark, que é obeso, tem dificuldade para se locomover. Mostra ansiedade e torna-se agressivo ao menor ruído. Sua situação piorou após a morte de sua irmã, Liza, há dois anos. "Para continuar vivo, Mark precisa de cuidados médicos urgentes", explicou o especialista em biodiversidade Shehu.O urso terá melhores condições de vida, mas Sajmir Shehu lamenta o fato de Mark ser o 34º animal selvagem a deixar seu país.A Albânia considera abrir um santuário para animais selvagens confiscados para reverter essa tendência.Até lá, o trabalho da Quatro Patas - que celebra o resgate do urso Mark - está longe de terminar."Medidas urgentes devem ser tomadas contra o crescente comércio ilegal de animais silvestres no país", comentou Magdalena Scherk Trettin, que coordena o resgate de animais selvagens da Quatro Patas.Mural pré-hispânico é redescoberto no Peru mais de um século depois.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

VIDANEWS - Rússia acusa Ucrânia de atacar duas bases aéreas com drones e matar três militares.

 

O sistema antiaéreo russo interceptou os ataques, mas destroços dos equipamentos ucraniano caíram sobre as instalações.

Duas bases aéreas russas, localizadas no centro do país, foram alvo de ataques ucranianos com drones nesta segunda-feira (5), deixando três mortos, informou o Ministério da Defesa russo em um comunicado. Nesta manhã, "o regime de Kiev [...] tentou lançar bombardeios com drones de concepção soviética contra a base aérea de Diaghilevo, na região de Riazan, e a de Engels, na região de Saratov", afirmaram os russos. O ministério acusou as forças ucranianas de quererem deixar "fora de serviço os aviões russos de longo alcance", utilizados nos bombardeios cometidos nas últimas semanas contra infraestruturas energéticas situadas em território ucraniano. Embora esses drones tenham sido interceptados pelos sistemas russos de defesa antiaérea, seus restos caíram nas instalações das bases aéreas atacadas, provocando explosões e danificando "levemente" dois aviões, segundo o comunicado.Três militares russos foram "mortalmente feridos" nos ataques, e outros quatro tiveram de ser hospitalizados, disse a mesma fonte. Apesar desses ataques, "um bombardeio em massa efetuado com armas de alta precisão" por volta das 12h GMT (9h em Brasília) atingiu 17 alvos em instalações militares ucranianas e infraestruturas energéticas ligada às forças do país, detalhou o comunicado. Com apagões, crianças ucranianas usam lanternas para fazer lição de casa; veja fotos Diversas crianças na Ucrânia foram registradas fazendo a lição de casa com o uso de velas e lanternas em meio aos apagões que estão ocorrendo no país.( Fonte R 7 Noticias Internacional) *Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

 

 

 

VIDANEWS - Ucrânia diz que ataques russos atingiram todas termelétricas e hidrelétricas.

 

Cerca de 40% das redes de alta tensão do país estão danificadas; população se prepara para enfrentar o inverno sem luz.

Todas as usinas termelétricas e hidrelétricas da Ucrânia foram danificadas em oito ondas de ataques de mísseis russos, segundo informou no domingo (11) o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, que advertiu para "restrições significativas" para este inverno.Em uma mensagem no Facebook, o primeiro-ministro ucraniano destacou que "o sistema energético da Ucrânia sofre de um déficit energético significativo” e especifica que" após oito ondas de ataques com mísseis, todas as centrais térmicas e hidroelétricas do país ficaram danificadas, 40% das instalações da rede de alta tensão sofreram danos em maior ou menor grau".“Todos devemos estar cientes de que neste inverno vamos sofrer restrições significativas no consumo de eletricidade”, alertou. Shmygal acrescentou que o governo instruiu o Ministério da Energia a identificar e considerar prioridades claras para o fornecimento de energia.Nesse sentido, explicou que a prioridade são as infraestruturas críticas e os hospitais; em segundo lugar, as empresas e instalações do complexo militar-industrial; em terceiro, as empresas que fabricam bens e produtos de importância crítica para o país, e em quarto, o setor habitacional.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDANEWS - Cães e cavalos da polícia de Nova York são estrelas de calendário.

 

Animais são usados como suporte no patrulhamento e também ajudam a localizar bombas e drogas.

A polícia de Nova York lançou um calendário de 2023 que tem como estrela os animais que fazem parte da corporação. As fotos trazem cachorros e cavalos que são peças importantes do trabalho diário dos agentes. "Esses animais fazem parte da linha de frente todos os dias", disse Gregg Roberts, diretor-executivo da Fundação Polícia da Cidade de Nova York. Cães são fundamentais nos trabalhos de buscas por vítimas em tragédias e também na localização de drogas."Eles farejam explosivos, protegem as estações de metrô e atuam contra o terrorismo. Além disso, são um suporte emocional para oficiais em terapia", explica Roberts ao jornal NY Post. Ele afirma também que os cavalos são importantes para patrulhar grandes eventos e destaca que a posição elevada do policial montado facilita sua localização pelas pessoas nas ruas. A iniciativa da Fundação Polícia da Cidade de Nova York vende o calendário por 30 dólares, cerca de R$ 160, e todo o dinheiro levantado é destinado aos projetos realizados pela organização. “A fundação existe há mais de 50 anos e apoiamos programas para tornar a cidade de Nova York um lugar mais seguro”, conclui Roberts.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDANEWS - Conselho quer conhecer projetos da Equatorial Energia para Goiás.

 

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) quer conhecer quais os projetos que a Equatorial Energia terá para atender às demandas dos consumidores goianos.

O assunto foi um dos destaques da pauta da última reunião ordinária do Conselho em 2022, no dia 8 último. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias do Estado de Goiás (SecoviGoiás), entidade à qual o presidente do CONCEG, João Victor Araújo, é o 1º vice-presidente. Na abertura dos trabalhos, João Victor deu boas-vindas aos conselheiros e colaboradores da Enel e ressaltou que 2022 foi um ano de muito trabalho para o Conselho, visando atender as demandas dos consumidores. Os conselheiros pontuaram sobre o trabalho que foi desenvolvido com vários setores da Enel Goiás, sempre buscando resolutividade às demandas encaminhadas pelas classes consumidoras e, também, discorreram sobre a transferência da concessão da Enel Goiás para a Equatorial Energia, já com o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica.Transição Os representantes da Enel informaram que o processo de transição deve ganhar corpo nos próximos dias e, pelo menos na parte operacional, a expectativa é que não haja muitas alterações, para não haver impacto na prestação dos serviços aos consumidores. Na reunião, inclusive, foi discutida a proposta para que, em janeiro ou fevereiro, o CONCEG possa se reunir com o presidente e a diretoria da Equatorial Energia, destacando-se a necessidade de ancorar essa reunião numa pauta prévia com as demandas do Conselho e, por conseguinte, das classes consumidoras.A reunião teve a presença dos conselheiros Wilson de Oliveira, Sílvio de Oliveira, Rogério de Campos Borges, Félix Afonso Fleury Curado e dos representantes da concessionária no colegiado: Aderson Xavier de Andrade, André Luiz Santana e Sarah Fagundes Teodoro. Participaram ainda os colaboradores da Enel, André Mello e Marcelo Bernadeli.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)

 

 

 

VIDANEWS - Câmara Municipal deve ter esforço concentrado para esgotar pauta.

 

O vereador Domingos de Paula (PV), vice-presidente da Câmara Municipal de Anápolis, conclamou seus colegas na casa para que eles cheguem mais cedo para a sessão de amanhã (13).

Segundo ele, o chamamento é para que os vereadores possam observar os respectivos projetos que podem ser encaminhados junto às comissões, a fim de liberá-los para a votação em plenário. Ocorre que, de acordo com o regimento, o período de sessões ordinárias do segundo semestre legislativo se encerra na quarta-feira, dia 14. A partir daí, se inicia o recesso parlamentar de fim de ano. A intenções, portanto, é tentar esgotar a pauta antes de o recesso começar. Com o encaminhamento dos projetos nas comissões, os vereadores poderão solicitar ao presidente da Mesa Diretora, Leandro Ribeiro (PP), a inclusão na pauta de votação.Portanto, a expectativa é que a última sessão ordinária tenha uma pauta bastante cheia. Segunda votação Na sessão ordinária desta segunda-feira, 12, quatro proposituras do Poder Executivo foram aprovadas em plenário, em segundo e último turno de votação.Foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 189/2022, que dispõe sobre os critérios relativos à aplicação da pena de multa prevista no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor.Além deste, mais três Projetos de Leis Complementares (PLCs): O PLC 213/2022, que altera, compatibiliza e faz adequação da Lei Complementar nº 473, de 07 de dezembro de 2021, que instituiu o Plano Plurianual para o período de 2022 a 2025, e dá outras providências.O PLC 214/2022, que altera, compatibiliza e faz adequação da Lei Complementar nº 504, de 22 de julho de 2022, que instituiu a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023, e dá outras providências.Por fim, o PLC 218/2022, que altera a redação do artigo 6º da Lei Complementar nº 470, de 19 de julho de 2021, que institui a Lei de Diretrizes Orçamentárias e dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração da lei orçamentária de 2022, e altera o limite do índice de suplementação para cobertura de créditos adicionais suplementares em mais 7% do valor do Orçamento de 2022.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Veja como fica a distribuição dos R$ 145 bilhões extrateto previstos pela PEC do estouro.

 

Incremento destina mais R$ 22,7 bilhões para saúde, R$ 11,2 bilhões para educação e R$ 6,8 bilhões para o salário mínimo.

O relatório do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) que será apresentado nesta segunda-feira (12) já conta com os R$ 145 bilhões extrateto previstos pela proposta de emenda à Constituição (PEC) do estouro. Desse montante, R$ 22,7 bilhões serão alocados para complementar os recursos em saúde e outros R$ 11,2 bilhões vão para a educação — os dois ministérios com as maiores fatias da redistribuição orçamentária, atrás apenas da Cidadania.Por ser responsável pelo Bolsa Família, a pasta receberá R$ 75 bilhões para garantir o pagamento do auxílio de R$ 600, além dos R$ 150 por filho de até 6 anos. O restante da verba foi distribuída entre 17 áreas. Com o complemento, a previsão é de que o próximo governo tenha condições de bancar o Farmácia Popular, zerar as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e incrementar recursos para a saúde indígena. Já no setor educacional, será possível garantir o Merenda Escolar e destinar verbas complementares para universidades e os IFS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia). O salário mínimo terá um aumento real, conforme prometido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a campanha eleitoral. Serão R$ 6,8 bilhões para o mínimo. Para o cálculo, o relator-geral do Orçamento de 2023 e autor da PEC do estouro, Marcelo Castro (MDB-PI), considerou o texto da maneira com que foi aprovado no Senado. Há, no entanto, um movimento de aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Câmara dos Deputados para tentar diminuir a ampliação do teto. "Sem a PEC, o orçamento ficaria inexequível. Estamos confiantes na aprovação da matéria na Câmara dos Deputados, sem modificações, até quarta-feira (14)", disse Castro. Segundo o parlamentar, o relatório do projeto da LOA será entregue à noite para a Comissão Mista de Orçamento (CMO).Na análise de Castro, a PEC "permitiu recompor o orçamento de praticamente todas as áreas, que estavam deficitárias na proposta orçamentária entregue pelo governo atual". O texto original da proposta previa uma ampliação do teto de R$ 175 bilhões. Em razão da diminuição, o senador disse que os cortes foram feitos na área de investimentos. "É o orçamento possível para que o Brasil tenha condições de continuar funcionando plenamente em 2023, com menos fome, mais desenvolvimento, geração de emprego e renda", defendeu Castro. ( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

 

VIDANEWS - Conselho do MP deve votar no dia 19 se demite procuradores da Lava Jato do Rio.

 

Órgão pode punir funcionários que teriam vazado informações sigilosas de denúncias contra Edison Lobão e Romero Jucá.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pautou para 19 de dezembro o julgamento de um processo que pode resultar na demissão de 11 procuradores que fizeram parte da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro. Em 2021, os membros do MP que são alvo do processo foram acusados de ter vazado informações confidenciais sobre uma operação contra os ex-senadores Romero Jucá e Edison Lobão e contra Márcio Lobão, filho de Edison.O relator do caso, Rinaldo Reis Lima, já declarou voto favorável à demissão dos procuradores envolvidos no processo. A exoneração foi uma recomendação da Corregedoria Nacional do Ministério Público. Segundo o órgão, os procuradores revelaram assunto de caráter sigiloso, que conheciam em razão do cargo ou função, comprometendo a dignidade da Justiça ou das funções exercidas por eles. O processo foi instaurado a pedido da defesa de Jucá, Lobão e Márcio. Em 10 de março de 2021, os procuradores divulgaram no site oficial do MP detalhes de denúncias contra os três por supostos crimes praticados no bojo das obras de construção da Usina Nuclear de Angra 3. O texto publicado naquele dia continha informações baseadas em provas que estariam sob sigilo, que só poderiam ser visualizadas pelos usuários internos do juízo em que tramitava o processo.A denúncia da força-tarefa foi recebida pela Justiça em 16 de março. Ao acatar a manifestação dos procuradores, a juíza responsável pelo caso disse que as informações divulgadas pelo MP não poderiam ter se tornado públicas. Em 18 de março, Jucá, Lobão e Márcio foram alvo de uma operação por causa da denúncia. Nesse dia, o caráter sigiloso das informações sobre os três foi retirado.Em sua defesa, os procuradores dizem que não houve decretação de sigilo dos autos, nem requerimento de sigilo pelo Ministério Público, ao oferecer as denúncias. Além disso, eles afirmam que a praxe do MPF, ao protocolizar denúncias, é o ajuizamento sem sigilo, por se tratar de ação penal pública. Advogado de Jucá, Lobão e Márcio, Fábio Medina Osório rebate a afirmação dos procuradores. “Entendemos que a infração é muito grave. Afinal de contas, o segredo de justiça e o sigilo funcional caracterizam, quando são decretados, elementos que garantem o bom funcionamento do sistema de Justiça e também a intimidade e a privacidade dos acusados.”.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

VIDANEWS - Thiago Rodrigues recebe apoio de fãs e famosos após ser espancado em assalto.

 

Ator, alvo de criminosos na noite do último sábado (10, foi levado ao hospital, mas já se recupera em casa.

Thiago Rodrigues, que foi espancado por cinco criminosos na noite do último sábado (10), recebeu apoio de fãs e famosos nas redes sociais. O ator de 42 anos foi cercado pelo bando após sair de um bar na praça Santos Dumont, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Segundo informações da Record TV Rio, ele teria tentado escapar, mas acabou sendo agredido pelos criminosos, que também roubaram o celular dele.Thiago foi socorrido e levado ao hospital, mas já se recupera em casa. Preocupados com o estado de saúde e mental do ator, seguidores e amigos mandaram mensagens nos comentários da última publicação dele no Instagram. "Força, irmãozão, Deus abençoe sua vida e que fique 100% o quanto antes, desejo muita saúde e proteção divina, meu irmão!", escreveu o ator André Segatti. "Thiii, força aí, guerreiro! Firmando os pensamentos em você!", postou a atriz Priscila Sol. O artista Wagner Santisteban foi outro famoso que comentou na postagem: "Fica bem, meu irmão".Fãs também se manifestaram em apoio a Thiago: "Melhoras pra você, tá cada dia mais difícil viver no Rio", postou uma seguidora. "Melhoras e que tudo fique bem logo!", escreveu mais uma. "Que Deus restaure a sua saúde física e psicológica. Tudo posso Naquele que me fortalece. Melhoras", desejou outra. Atualmente, Thiago está no ar com a reprise da novela Amor Sem Igual, da Record TV, bem como na produção Quero É Viver, do canal TVI, exibido em Portugal.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Governo aumenta salário mínimo para R$ 1.302 a partir de 2023.

 

A medida foi publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União e é assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O governo federal publicou, nesta segunda-feira (12), uma medida provisória que aumenta o salário mínimo para R$ 1.302. A quantia passará a valer no dia 1º de janeiro de 2023.A medida foi publicada no D.O.U. (Diário Oficial da União) e é assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A correção considera uma variação estimada de 5,81% para o INPC (índice nacional de preços ao consumidor), no período de janeiro a dezembro de 2022, acrescida de um ganho real em torno de 1,5%.Para os trabalhadores que recebem por dia ou por hora, o valor mínimo a ser pago na jornada diária será de R$ 43,40, e o pago por hora, de R$ 5,92."O valor de R$ 1.302 se refere ao salário mínimo nacional. O valor é aplicável a todos os trabalhadores, do setor público e privado, como também para as aposentadorias e pensões", diz o texto.Durante entrevista à Record TV, em outubro deste ano, Bolsonaro tinha prometido que o salário mínimo a partir de 2023 seria de R$ 1.400. "Mesmo com pandemia, falta d'água e outras crises, concedemos reajuste a aposentados e majoramos o salário mínimo. Tanto é verdade que acertamos a economia e posso anunciar que o novo salário mínimo será de R$ 1.400", afirmou ele na ocasião.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...