Apple passa Coca-Cola e é a marca
mais valiosa do mundo, diz pesquisa
Desde quando estudo começou a ser feito, Coca-Cola liderava o ranking.
Empresa de bebidas ocupa agora a 3ª posição e o Google, a 2ª.
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A Apple é a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o relatório anual de Melhores Marcas Globais da Interbrand, divulgado nesta segunda-feira (30). Desde quando o levantamento começou a ser feito até o ano passado, a Coca-Cola liderava o ranking.
Na sequência, aparecem o Google, em segundo lugar, e a Coca-Cola, em terceiro.
Marca | Classificação em 2013 | Classificação em 2012 | Setor | Valor de marca (em bilhões de US$) | Variação de valor de marca |
---|---|---|---|---|---|
Apple | 1º | 2º | Tecnologia | 98,316 | 28% |
2º | 4º | Tecnologia | 93,291 | 34% | |
Coca-Cola | 3º | 1º | Bebidas | 79,213 | 2% |
IBM | 4º | 3º | Tecnologia | 78,808 | 4% |
Microsoft | 5º | 5º | Tecnologia | 59,546 | 3% |
GE | 6º | 6º | Diversificado | 46,947 | 7% |
McDonald’s | 7º | 7º | Restaurantes | 41,992 | 5% |
Samsung | 8º | 9º | Tecnologia | 39,610 | 20% |
Intel | 9º | 8º | Tecnologia | 37,257 | -5% |
Toyota | 10º | 10º | Automotivo | 35,346 | 17% |
Fonte: Interbrand |
Em 2000, a Apple ocupava o 36º lugar e sua marca valia U$ 6,6 bilhões. Hoje, o valor subiu para US$ 98,3 bilhões, quase 15 vezes o número de 13 anos atrás, segundo a pesquisa.
"Tim Cook montou uma equipe de liderança sólida e tem mantido a visão de Steve Jobs intacta - uma visão que tem permitido a Apple cumprir a sua promessa de inovação", disse Jez Frampton, chefe da Interbrand’s Global.
A metodologia da Interbrand analisa as muitas maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde a influência sobre os resultados finais até a satisfação das expectativas dos clientes.
Para desenvolver seu relatório, a Interbrand examina o que considera os três aspectos chave que contribuem para o valor da marca, ou seja, o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca; o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor; e o poder que a marca possui para comandar um preço premium, ou garantir os lucros da companhia.(fonte G1)