CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 1 de abril de 2022

VIDANEWS - Partido Republicano aposta no entorno: Hildo, é o grande nome

 



O presidente do diretório regional do partido, João Campos, filiou o ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango. Ele deve concorrer a uma das 17 cadeiras disponíveis para Goiás na Câmara Federal e deve estar entre os 18 nomes da chapa republicana, que está praticamente fechada. Hildo foi eleito prefeito de Águas Lindas em 2012, com 54,03% dos votos, e reeleito em 2016, com 66,41%. Com foco nas eleições gerais deste ano, que acontecem em outubro, o político tem pregado “renovação” e trabalhado uma pré-candidatura à Câmara Federal, cuja intenção foi confirmada por João Campos, que concorrerá ao Senado Federal. “É nosso pré-candidato a deputado federal. Ele fará história em nosso partido ao lado de outros valorosos pré-candidatos”, afirma João Campos. Para o ex-prefeito Hildo do Candango, a ida para o partido Republicano trará muitos benefícios para Águas Lindas de Goiás, “Ao decidir ir para o partido Republicanos, vi a liberdade para trazer recursos para Águas Lindas, uma oportunidade de realizarmos tudo aquilo que não conseguimos, e melhorar a qualidade de vida dos moradores.” concluiu o ex-prefeito Hildo do Candango. Hildo do Candango, vai para o partido Republicanos Águas Lindas escolhe Republicano! ( Fonte  Jornal Diário da Manhâ )

VIDANEWS - Clínica de estética é condenada após erro em harmonização facial.

 

Justiça do DF obrigou pagamento de R$ 6 mil à mulher que sofreu alterações indesejadas no rosto após fazer cinco procedimentos.

TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) condenou uma clínica de estética no Distrito Federal a pagar R$ 6 mil por danos morais a uma cliente que sofreu alterações no rosto após realizar um procedimento estético no estabelecimento.De acordo com o Juizado Especial Cível e Criminal do Recanto das Emas, responsável pelo caso, a vítima afirmou que percebeu “alterações indesejadas” após fazer harmonização facial, preenchimento labial, bigode chinês, botox e bioestimulador.  Ainda segundo a vítima, ela teria seguido todas as orientações da clínica, mas “o resultado foi diferente do que havia sido prometido”. A autora afirmou que houve uma “má prestação de serviço” por parte do estabelecimento.A clínica defendeu que não poderia ser responsabilizada e que a cliente “não demonstrou que o resultado do procedimento tenha causado abalo moral”. Entretanto, o juizado entendeu que houve falha na prestação do serviço.( Fonte R 7 Noticias Brasil)*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

VIDANEWS - SENADO FEDERAL PROJETO ACESSIBILIDADE

 


Projeto prevê acessibilidade em serviços de streaming para pessoas com deficiência.

Um projeto de lei apresentado este ano prevê que serviços de streaming e plataformas de compartilhamento de vídeos pela internet terão de oferecer recursos de acessibilidade — como janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais), closed caption (legenda oculta) e audiodescrição. Esse projeto (PL 247/2022) é de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).A ideia é aplicar aos serviços de streaming e a essas plataformas as mesmas regras de acessibilidade que o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015) determina para a televisão. Com esse objetivo, o projeto acrescenta um parágrafo ao artigo 67 do estatuto.Mara Gabrilli destaca o aumento da relevância das plataformas de streaming e vídeo na distribuição de conteúdo audiovisual nos últimos anos. “Atualmente, no Brasil, o tempo de consumo de vídeo pela internet já representa mais de 75% daquele dedicado à TV, de acordo com estudos publicados. Dessa forma, a fim de garantir a efetividade da disciplina legal relativa à acessibilidade, mostra-se necessário aplicar às plataformas de conteúdos audiovisuais por demanda e às plataformas de distribuição de vídeo pela internet as mesmas regras impostas às emissoras de televisão”, argumenta a senadora no projeto de lei. De acordo com o projeto, a nova regra valerá apenas serviços e plataformas finalidade econômica, "para evitar sobrecarregar provedores de aplicações mantidos de forma não comercial.O projeto será encaminhado para as devidas comissões temáticas.(Fonte: Agência Senado)

VIDANEWS - 'Não serei candidato a deputado federal', diz Sergio Moro.

 

Um dia após anunciar que desistiu da candidatura à Presidência da República, Moro fez live e não revelou qual cargo pretende disputar.

ex-juiz Sergio Moro afirmou que não será candidato a deputado federal. A declaração foi dada em live na tarde desta sexta-feira (1º), via redes sociais. Moro não informou, no entanto, se vai fazer parte da disputa pela Presidência, apenas disse que "não desistiu de nada"."Sinto-me agora mais fortalecido, ao lado de grandes forças políticas, para avançar em minha pretensão, sabendo que ela fará parte de uma construção coletiva", pontuou, sem especificar qual caminho deve seguir nas eleições deste ano. Moro também criticou as "propostas erradas de Lula e Bolsonaro" e disse que é movido por ideais, não por cargos públicos. "Não tenho ambição por cargos. Se tivesse, teria permanecido juiz ou ministro. Também não tenho necessidade de foro privilegiado ou outros privilégios que sempre repudiei e defendo a extinção. Aliás, não serei candidato a deputado federal", disse.Ele levantou ainda que "precisamos da união do centro democrático contra os extremos". "Hoje, no Brasil, quem lidera a formação desse polo político é Luciano Bivar, presidente do União Brasil, dialogando com as demais forças políticas de centro. Filiei-me ao União Brasil com a intenção de auxiliar a unificação do centro democrático, exigência para derrotar o populismo e o radicalismo que ameaçam a nação."Segundo Moro, ele foi a primeira liderança a "fazer esse gesto político em prol da unificação do centro democrático". O ex-ministro deixou a coletiva sem responder aos questionamentos da imprensa, finalizando com a afirmação de que "a nossa luta está apenas começando" e ele está "pronto para enfrentá-la". A live aconteceu um dia após Sergio Moro anunciar que teria desistido da candidatura à Presidência da República.Ele assinou, na tarde de quinta (31), a filiação ao União Brasil, deixando o Podemos. No comunicado da desistência, Moro disse ter aceitado o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para se filiar ao partido e "facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única".( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Invasão russa destruiu 53 sítios culturais na Ucrânia, diz Unesco.

 

Representantes das Nações Unidas não cravaram a culpa da Rússia, mas dizem que as denúncias ucranianas estavam corretas.

A invasão russa da Ucrânia destruiu 53 sítios culturais desde seu início, em 24 de fevereiro — informou um porta-voz da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), nesta sexta-feira (1º), ressaltando que essa lista "não é exaustiva"."As autoridades ucranianas apontaram os fatos, que, em seguida, foram verificados por nossas imagens de satélite e pelos nossos agentes no local", explicou o porta-voz da agência da ONU. Esses 53 sítios incluem 29 lugares de caráter religioso, 16 edifícios históricos, 4 museus e 4 monumentos. Cinco deles ficam na região de Chernihiv, uma cidade bombardeada pelo Exército russo e que aparecia em uma lista "indicativa" da Unesco. Kiev pretendia apresentar sua candidatura à lista de Patrimônio Mundial.A região de Kiev tem outros cinco lugares danificados, e a região de Kharkiv, 18, segundo a lista da Unesco consultada pela AFP. O restante está distribuído pelas regiões de Sumy, Zhitomir, Zaporizhzhya, Donetsk e Lugansk.Indagado se a Rússia causou esses danos, o porta-voz deu a entender a responsabilidade de Moscou: "Esses 53 locais cujos danos pudemos verificar reagrupam as acusações feitas pelas autoridades ucranianas".A Rússia assinou, em 1954, uma convenção da ONU que busca proteger os bens culturais, em caso de conflito armado.Em carta enviada em 17 de março ao chanceler russo, Serguei Lavrov, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, fez advertência contra "qualquer violação dessas normas".( Fonte R 7 Noticias Internacional

VIDANEWS - ACM Neto diz que vai pedir impugnação de filiação de Moro ao União Brasil.

 

Se a medida for aprovada pela maioria, ex-ministro pode ficar sem legenda para se candidatar nas eleições deste ano.

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou que vai pedir a impugnação da filiação do ex-ministro Sergio Moro ao União Brasil. Caso a ação seja aprovada pela diretoria-executiva da sigla, Moro pode ficar sem partido para disputar as eleições deste ano.Em mensagem enviada ao R7, ACM Neto afirmou que o ato será feito por oito integrantes da direção partidária. Nesta sexta-feira (1º), termina o prazo para filiação partidária de quem pretende concorrer ao pleito que ocorrem em outubro deste ano. Os oito membros que devem assinar o pedido correspondem a 49% da diretoria partidária. Para que a filiação seja impugnada, é necessário 60% de aprovação. O ato ocorre após Moro afirmar que não será candidato a deputado federal. Com isso, cresceu a expectativa que ele se lance oficialmente como pré-candidato a presidente, o que gera crise na sigla.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Invasão russa destruiu 53 sítios culturais na Ucrânia, diz Unesco.

 

Representantes das Nações Unidas não cravaram a culpa da Rússia, mas dizem que as denúncias ucranianas estavam corretas.

A invasão russa da Ucrânia destruiu 53 sítios culturais desde seu início, em 24 de fevereiro — informou um porta-voz da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), nesta sexta-feira (1º), ressaltando que essa lista "não é exaustiva". "As autoridades ucranianas apontaram os fatos, que, em seguida, foram verificados por nossas imagens de satélite e pelos nossos agentes no local", explicou o porta-voz da agência da ONU. Cinco deles ficam na região de Chernihiv, uma cidade bombardeada pelo Exército russo e que aparecia em uma lista "indicativa" da Unesco. Kiev pretendia apresentar sua candidatura à lista de Patrimônio Mundial. A região de Kiev tem outros cinco lugares danificados, e a região de Kharkiv, 18, segundo a lista da Unesco consultada pela AFP. O restante está distribuído pelas regiões de Sumy, Zhitomir, Zaporizhzhya, Donetsk e Lugansk.Indagado se a Rússia causou esses danos, o porta-voz deu a entender a responsabilidade de Moscou: "Esses 53 locais cujos danos pudemos verificar reagrupam as acusações feitas pelas autoridades ucranianas".A Rússia assinou, em 1954, uma convenção da ONU que busca proteger os bens culturais, em caso de conflito armado.Em carta enviada em 17 de março ao chanceler russo, Serguei Lavrov, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, fez advertência contra "qualquer violação dessas normas".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Presidente do PSDB volta atrás e não garante Doria como candidato.

 

Bruno Araújo escreveu que ex-governador concorreria ao Planalto, mas afirmou que 'fatos e acontecimentos valem mais que papel'.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, disse nesta sexta-feira (1º) que ainda não garante que o ex-governador de São Paulo João Doria vai ser o candidato do partido na eleição presidencial deste ano. Nessa quinta (31), ele escreveu uma carta afirmando que Doria tinha legitimidade para concorrer ao Palácio do Planalto por ter vencido as prévias do PSDB, mas voltou atrás.Segundo Araújo, "na política, tem algo que vale mais do que papel e carta, que são os fatos e acontecimentos". As falas dele aconteceram durante a cerimônia de filiação do deputado Rodrigo Maia ao PSDB. O dirigente do partido comentou que a carta dele serviu apenas como um instrumento para dar estabilidade. Araújo ainda reconheceu que Doria encontra dificuldades internas no PSDB e disse que cabe ao ex-governador trabalhar para superar essas divergências. "O partido está unido no propósito de construir uma candidatura. Claro que há uma discordância em relação à candidatura de João Doria, porque é evidente o grau de oposição interna. Mas temos um jogo a ser jogado, primeiro com as prévias, e agora na busca dessa unidade dentre o conjunto de todos os candidatos", observou.De acordo com Araújo, a candidatura do PSDB ainda levará tempo para ser definida, sobretudo porque a legenda negocia com o União Brasil e o MDB a construção de uma coligação para a corrida presidencial. "A candidatura do PSDB está contida num acordo maior. Todos os nomes estão postos, inclusive, o da senadora Simone Tebet [do MDB], que faz parte desse conjunto, desse consórcio, dessa aliança política", comentou. Araújo também falou sobre a situação do ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que renunciou do cargo na esperança de disputar a eleição ao Palácio do Planalto pelo partido. Segundo o presidente do PSDB, por mais que Doria tenha vencido as prévias, o nome de Leite não foi descartado. "João Doria é pré-candidato, mas volto a dizer: ninguém vai poder coibir qualquer movimento de qualquer liderança política de qualquer partido. Leite disse que vai continuar, sem mandato, se habilitando para qualquer chamamento. Isso é do jogo", comentou Araújo.( Fonte R 7 Noticias Brasil

VIDANEWS - Chernobyl: poeira radioativa levantada por veículos pode ter contaminado russos pelos pulmões.

 

Autoridades ucranianas afirmam que os militares que ocupavam a região da usina se expuseram a uma alta dose de radiação.

A central nuclear de Chernobyl não foi danificada durante sua ocupação pelos soldados russos, mas é provável que os militares tenham sido expostos a radiação nas últimas quatro semanas, informaram as autoridades ucranianas nesta sexta-feira (1º).O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o argentino Rafael Grossi, disse que não podia confirmar essas informações. A agência das Nações Unidas "tentará obter informações adicionais para entregar uma avaliação independente da situação", assinalou Grossi em comunicado. "O nível de radiação em torno da central é atualmente normal", ressaltou Grossi, em entrevista a jornalistas, na sede da organização, em Viena.Contudo, a retirada das tropas russas poderia ter provocado um aumento "localizado" da radiação devido ao movimento de veículos, detalhou. O mesmo ocorreu quando o Exército russo ocupou o lugar, no primeiro dia da ofensiva, em 24 de fevereiro.Grossi acaba de voltar de uma viagem à Ucrânia e à Rússia, onde negociou com as autoridades de cada país um "marco" para o envio de equipamentos e especialistas às instalações nucleares ucranianas. A AIEA espera poder enviar uma missão a Chernobyl "muito em breve".O reator número 4 da central ucraniana de Chernobyl explodiu em 1986, na pior catástrofe nuclear civil da história. Ele está coberto por um sarcófago duplo – o primeiro, construído pelos soviéticos, agora avariado; o outro, mais moderno, inaugurado em 2019.As tropas russas se retiraram da central nuclear nesta quinta-feira (31). "Todos os equipamentos funcionam", assim como "todos os sistemas de controle e monitoramento da radiação", disse o diretor da usina, Valery Seida, citado em comunicado da agência ucraniana de energia atômica Energoatom.Não foram encontrados problemas nem no sarcófago que cobre o reator número 4 danificado nem no armazenamento de material radioativo.Os soldados russos "levaram 5 dos 15 contêineres de peças de reposição para a usina", disse.Mas se expuseram, sobretudo, a doses provavelmente elevadas de radiação, segundo as autoridades ucranianas."A poeira grossa que seus veículos suspenderam no ar e as partículas radioativas que estavam nela podem ter entrado facilmente no corpo dos russos através de seus pulmões", disse Seida.( Fonte R 7 Noticias Internacional

VIDANEWS - Morador de rua do DF espancado por personal não é empresário.

 

Fake news nas redes diz que há na Justiça 105 processos contra empresa de homem flagrado fazendo sexo com mulher do agressor.

Tem circulado nas redes sociais e sites na internet a informação falsa de que Givaldo Alves de Souza, espancado após ser flagrado em relação sexual com a mulher de um personal trainer, em Planaltina, no Distrito Federal, é empresário do ramo de transporte de cargas e responde "a mais de cem processos judiciais". Há até postagens com a foto de um homem parecido com o morador de rua e menção a "estelionato", "penhora de bens" e "medida protetiva".Em uma das postagens, a pessoa atribui ao falso passado como empresário o motivo para ele ter “eloquência e boa dicção”, como demonstrado em entrevistas. A publicação diz que Givaldo já foi bem de vida, mas faliu e se tornou mendigo há três anos, sendo “novo no ramo”. “O cara é 171 [número do artigo referente a estelionato no Código Penal] nato, com mais de cem processos nas costas, entre eles medidas protetivas da ex, penhoras de bens das prefeituras, de ex-funcionários da sua falida empresa, estelionato e demais golpes”, consta na postagem (veja imagem abaixo). A fake news começou a ser divulgada porque a empresa em questão, a GFrigo Transportadora de Cargas, tinha como proprietário um homem também chamado Givaldo Alves de Souza. A companhia tinha sede em Jandira, no interior de São Paulo. Uma consulta no site JusBrasil mostra que há 105 processos judiciais contra a empresa. Junto à Receita Federal, a transportadora tem situação cadastral “inapta” desde 17 de outubro de 2018, por “omissão de declarações". A checagem nos CPFs do morador de rua e do sócio da empresa mostra que são pessoas diferentes. O R7 procurou a empresa pelos contatos informados na Receita Federal e conseguiu falar com a Lapidus Contabilidade, um escritório de Osasco que prestou serviços à GFrigo. Segundo uma funcionária da companhia, que preferiu não se identificar, a transportadora foi atendida por pouco tempo e há pelo menos cinco anos não há qualquer contato entre eles. A Lapidus informou que tem recebido ligações frequentes de pessoas querendo saber do caso do morador de rua. “Quase sempre ligam xingando, falando desse mendigo, que ele é um estelionatário”, afirmou a funcionária do escritório contábil. Relembre o caso Em 9 de março último, o personal trainer Eduardo Alves, 31 anos, flagrou a esposa dentro de um carro mantendo relações sexuais com o homem em situação de rua. Ao ver a cena, o marido passou a agredir Givaldo. Câmeras de segurança registraram a ocorrência.Eduardo deu uma entrevista à Record TV em 17 de março. Ele disse que a esposa havia sido internada por causa de um surto psicótico.No dia 24, Givaldo também gravou com a emissora e negou ter estuprado a mulher. Ele chegou a contar detalhes sobre o encontro na ocasião, mas na última terça-feira (29) disse estar arrependido e envergonhado por ter exposto a intimidade da esposa do personal trainer. "Gostaria de pedir desculpas primeiramente a ela, às meninas da minha família, à minha mãe e todas vocês [mulheres]'', disse. O relatório médico psiquiátrico sobre a mulher aponta para a "hipótese diagnóstica de transtorno afetivo bipolar em fase maníaca psicótica". O R7 teve acesso ao documento.O relatório detalha que ela foi levada ao pronto atendimento do Hospital Regional de Planaltina no dia 10 de março "devido às alterações de comportamento descritas e por ter se envolvido em relação sexual com pessoa em situação de rua motivada pelo quadro delirante".O documento é assinado digitalmente por um médico psiquiatra da UnB (Universidade de Brasília) no dia 15 de março, seis dias depois do caso, e nele consta ainda que "a paciente não é capaz de responder por si, tampouco de exercer vários atos da vida civil, em especial o de assinar documentos e procurações, assim como o de celebrar contratos ou contratar serviços de qualquer natureza".( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - SENADO FEDERAL Ausência de ex-ministro na CE pode levar a CPI, advertem senadores.

 

Diante do não comparecimento do ex-ministro Milton Ribeiro em audiência pública prevista para esta quinta-feira (31), a Comissão de Educação (CE) debateu a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) que apure as denúncias de tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC). Também foram aprovados requerimentos para ouvir o ministro interino, Victor Godoy Veiga, e prefeitos de municípios que teriam recebido propostas de participação em um esquema de corrupção na pasta. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos autores do requerimento para que Ribeiro prestasse informações, afirmou que a ausência "equivale a uma assimilação de culpa", caso o ex-ministro não traga explicação para o que qualificou de "desavergonhado tráfico de influência, o mais explícito da história desta República": — Este Senado não pode e não será desmoralizado. Não restará, diante deste gravíssimo desrespeito, senão a instalação de uma CPI — advertiu Randolfe. O presidente da CE, senador Marcelo Castro (MDB-PI), tachou de "descortesia" a ausência do ex-ministro: — No meu entender, o mais grave é que não deu nenhuma satisfação a esta comissão. A maneira cortês, urbana com que sempre foi tratado nesta comissão merecia dele pelo menos uma distinção, um telefonema, um e-mail justificando sua ausência. Os fatos que nos trouxeram até aqui hoje são fatos graves. Vão contra todos os princípios que regem a administração pública. Milton Ribeiro pediu demissão do ministério na segunda-feira (28), após o vazamento de um áudio em que parece afirmar priorizar interesses do pastor evangélico Gilmar dos Santos no repasse de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao longo da semana, outras denúncias revelaram um possível esquema de corrupção incluindo propinas a pastores para a liberação de recursos do FNDE. Interino Diante da não realização da audiência pública, a CE aprovou em reunião deliberativa uma série de requerimentos para que outras autoridades tragam esclarecimentos ao colegiado. Foram aprovados dois requerimentos relativos ao ministro da Educação interino, Victor Veiga (ex-secretário-executivo do antecessor na pasta), um convidando-o e outro convocando-o a depor. O requerimento do convite foi feito pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN); o de convocação, por Wellington Fagundes (PL-MT). Diante do precedente criado por Milton Ribeiro — que não compareceu depois que sua convocação foi transformada em simples convite —, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), subscritora do requerimento, expressou o receio de que Veiga possa valer-se do mesmo expediente para não ir à CE. Marcelo Castro disse ter recebido telefonema do ministro interino, garantindo que prestará esclarecimentos, e os senadores presentes optaram por aprovar os dois requerimentos, reservando o da convocação para o caso de não comparecimento. Prefeitos Foram aprovados requerimentos convidando prefeitos a prestar esclarecimentos à CE sobre as denúncias de corrupção no MEC. Ao todo, os requerimentos citam 12 prefeitos, mas o autor dos pedidos, Randolfe Rodrigues, ressalvou que nem todos necessariamente serão chamados. Será dada prioridade àqueles que "corajosamente", nas palavras de Randolfe, "se dispuseram a enfrentar esse esquema de corrupção". Citou especificamente Gilberto Braga, prefeito de Luís Domingues (MA). A previsão é que sejam ouvidos em duas reuniões na próxima semana, nos dias 5 e 7 de abril. Também foi aprovada pedido de informações à Controladoria-Geral da União (CGU) sobre a apuração feita nos processos de destinação de verbas do FNDE e em eventos da pasta. (Fonte: Agência Senado)

VIDANEWS - Começa a valer punição para servidores públicos que destratarem vítimas de violência.

 

Violência institucional se torna crime e pode levar agentes públicos à prisão por até um ano.

O constrangimento de vítimas de violência por parte de servidores públicos se torna crime a partir desta sexta-feira (1º). A lei que estabelece o tempo de prisão para quem cometer violência institucional foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e está publicada no DOU (Diário Oficial da União). O texto prevê detenção de três meses a um ano e multa para quem praticar o crime. Outro ponto do documento estabelece ainda que, se o agente público permitir que outra pessoa intimide a vítima, “gerando revitimização indevida”, a pena será aumentada em dois terços. Caso o próprio servidor seja o responsável pela intimidação, é previsto que a pena se aplique em dobro. As regras também protegem as testemunhas de violência.A proposta muda a Lei de Abuso da Autoridade e foi apresentado como uma resposta à conduta de agentes públicos no julgamento do empresário André Aranha, acusado de violência sexual pela influenciadora digital Mariana Ferrer. Durante o julgamento, o advogado de defesa do acusado fez várias menções à vida pessoal de Mariana, inclusive com exposição de fotografias íntimas para desqualificar a acusação.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Tropas russas se retiram totalmente da usina nuclear de Chernobyl.

 

Agência estatal ucraniana afirmou que, antes de deixarem o local, os russos  saquearam instalações, roubaram equipamentos e objetos preciosos .

As tropas russas deixaram totalmente a usina nuclear de Chernobyl, que ocuparam no começo da invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro, anunciaram autoridades ucranianas nesta quinta-feira (31) à noite."Não há mais pessoas de fora da central nuclear de Chernobyl nesse território", informou no Facebook a agência estatal ucraniana para o gerenciamento da área da usina. Pouco antes, a agência havia indicado que as tropas russas haviam iniciado a sua saída da usina, localizada a cerca de 100 km de Kiev. Ao deixarem a central, os russos "saquearam as instalações, roubaram equipamentos e objetos preciosos", acusou a agência.Especialistas ucranianos irão inspecionar a central em buca de potenciais "objetos explosivos", segundo a mesma fonte.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Governo autoriza reajuste de 10,89% no preço de medicamentos; entenda.

 

Aumento atinge cerca de 13 mil remédios e leva em consideração inflação, custos e produtividade da indústria.

O governo federal confirmou reajuste de até 10,89% no preço dos medicamentos. O ato foi autorizado pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão interministerial vinculado à Anvisa, e publicado na edição desta sexta-feira (1º) do DOU (Diário Oficial da União).O aumento está quase um ponto acima da inflação de 2021, que foi de 10,06%. Conforme a lei, a recomposição anual de preços definida pelo governo poderá ser aplicada em cerca de 13 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista. Isso significa que o reajuste atinge desde remédios para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, até os de alto custo fornecidos pelo governo. Esse percentual é o máximo que pode ser aplicado pelos fabricantes, e o reajuste pode chegar ao consumidor imediatamente, decisão que leva em conta os estoques nas farmácias e a concorrência no setor.Segundo Leopoldo Veras, membro do Comitê Técnico da Asap (Aliança para Saúde Populacional), a inflação é o principal influenciador no percentual do reajuste. "Alguns fatores influenciam esse cálculo, um deles é a produtividade da indústria. Outro fator são os ajustes de custos que a indústria tem, e o principal deles é a inflação acumulada", explica Veras. De acordo com dados da Asap, os medicamentos estão em 80% dos tratamentos, e uma em cada dez pessoas consome mais de cinco remédios. "Gastos com saúde representam algo em torno de 30%, em média, do orçamento familiar, e medicamento é um dos principais gastos nesse ponto. Isso porque, apesar de o SUS ter a cobertura para medicamentos, essa lista é muito restrita, e boa parte do que é prescrito por médicos não está nessa lista, o que acaba onerando o orçamento familiar, principalmente nas classes mais baixas", resume.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Ucrânia diz que conversações com a Rússia foram retomadas nesta sexta-feira (1º).

 

Negociações irão ocorrer de forma online após a reunião presencial entre as delegações na Turquia na última terça-feira.

A Ucrânia e a Rússia retomaram as negociações de paz nesta sexta-feira (1º) em formato online, disse o gabinete presidencial da Ucrânia, citando o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak, mas sem fornecer mais detalhes.Delegações dos dois países realizaram conversações na Turquia na terça-feira, após as quais Podolyak disse que se sentiu "positivo".O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse mais cedo nesta sexta-feira que Moscou estava preparando sua resposta às propostas ucranianas apresentadas nas conversações presenciais.Ainda nessa sexta-feira (1º), O Kremlin afirmou que o ataque executado, segundo Moscou, por helicópteros ucranianos em território russo contra um depósito de combustível afetará as negociações bilaterais para encerrar a ofensiva na Ucrânia.Número de refugiados da Ucrânia é maior que a população do Uruguai e lotaria 51 Maracanãs A invasão do território ucraniano pelo Exército russo em 24 de fevereiro forçou milhões de pessoas a cruzar as fronteiras em busca de um local seguro para viver e se abrigar. Segundo dados do Acnur (Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), 4.019.287 pessoas que viviam na Ucrânia fugiram da guerra nas últimas cinco semanas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Pai é suspeito de embebedar e estuprar filha de 14 anos no DF.

 

Jovem diz ter ficado desacordada após ingerir álcool e despertou com pai praticando o abuso na Colônia Agrícola Samambaia.

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga a denúncia de uma jovem de 14 anos que alega ter sido abusada pelo próprio pai em uma casa na Colônia Agrícola Samambaia, na madrugada desta sexta-feira (1º). Ela contou ter sofrido violência sexual quando estava desacordada após ter ingerido bebida alcoólica.A adolescente mora com a avó e visitava os genitores na noite desta quinta-feira (31). Ela disse aos policiais que foram os familiares que ofereceram a bebida. Ela afirmou que percebeu que o pai a abusava quando recobrou os sentidos após o consumo de álcool. Em desespero, a jovem acionou o socorro da PM. Com isso, os militares foram até a casa da família, onde o pai e a mãe dela foram detidos e encaminhados à 8ª Delegacia de Polícia, no SIA. A menina vai passar por exame de corpo delito no IML (Instituto Médico Legal).Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o estupro de vulnerável, quando a vítima tem até 14 anos, é um dos crimes de violência sexual mais praticados no DF. Em 2021, 64,6% das ocorrências foram contra adolescentes: 392 casos.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Colisão de aviões da Força Aérea da Coreia do Sul deixa quatro mortos.

 

Aeronaves caíram a 300 km da capital Seul; mais de 30 bombeiros e funcionários das equipes de resgate foram enviados ao local .

Dois aviões da Força Aérea da Coreia do Sul colidiram nesta sexta-feira (1º) e caíram, um acidente que matou quatro pessoas, informou o ministério da Defesa. Os aviões de treinamento KT-1 caíram perto da cidade de Sacheon, quase 300 km ao sul da capital Seul, de acordo com as autoridades militares. O ministério anunciou a abertura de uma investigação. Mais de 30 bombeiros e funcionários das equipes de resgate foram enviados ao local do acidente, informou a agência de notícias Yonhap.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Termina nesta sexta-feira o período da janela partidária .

 

Trata-se do prazo em que deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido para concorrer às eleições.

Termina nesta sexta-feira (31) o período da janela partidária, prazo em que deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido para concorrer às eleições deste ano sem o risco de perder o mandato. As eleições estão marcadas para 2 de outubro, com o segundo turno no dia 30. O prazo de 30 dias integra o calendário eleitoral deste ano e está previsto na Lei das Eleições, de 1997. A regra específica, relativa à fidelidade partidária, foi redefinida por meio da reforma eleitoral de 2015, mas já existia uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesse sentido. Assim, caso um deputado ou vereador troque de partido sem justa causa, a legenda poderá pedir que esse parlamentar perca o mandato. O entendimento é que o mandato é do partido, não da pessoa que foi eleita. A lei considera três possibilidades como justa causa para a desfiliação partidária: "mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente". Essa última é a janela partidária. Movimentações O ex-juiz Sergio Moro assinou, na tarde de quinta-feira (31), a filiação ao União Brasil e, com isso, deixou o Podemos. Ele ainda não decidiu a qual cargo concorrerá nas eleições deste ano. O ex-juiz filiou-se ao Podemos em novembro do ano passado e foi lançado, na época,  como pré-candidato à Presidência. No último dia 15, o Partido Liberal filiou 22 pré-candidatos a deputados federais. Os políticos formaram um grupo para tentar fortalecer a campanha de apoiadores de Jair Bolsonaro, abrangendo cada unidade da federação.Na última segunda-feira (28), os ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) se filiaram ao Republicanos. Antes deles, no dia 16 de março, o partido recebeu em seus quadros o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Mourão vinha articulando para se filiar ao Republicanos desde janeiro deste ano. O general se encontrou, em meados de fevereiro, com o dirigente estadual da legenda no Rio Grande do Sul, deputado federal Carlos Gomes, para discutir a filiação, que foi administrada pelo diretório gaúcho do partido. Para entrar no Republicanos, o general da reserva deixou o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro). O anúncio de que ele não iria integrar a chapa à reeleição de Bolsonaro e, sim, se candidatar ao Senado pelo Rio Grande do Sul foi feito também em fevereiro.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...