CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 25 de dezembro de 2022

VIDANEWS-Tempestade de neve no Japão deixa 13 mortos e dezenas de feridos.

 

Cidades ao norte do país têm camadas de mais de 60 centímetros de neve acumulada e algumas regiões ficaram sem energia.

A forte nevasca que atingiu o Japão matou 13 pessoas até agora, informaram as autoridades japonesas neste sábado (24).Segundo a agência de meteorologia do Japão, algumas cidades ao norte do país devem ter até 60 centímetros de neve acumulada. O país asiático teve mais de 80 pessoas feridas, sendo que mais de 30 ficaram gravemente feridas e mais de 50 sofreram ferimentos leves, de acordo com informações da Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do Japão. Os serviços de trens e aviões foram interrompidos no norte do Japão e algumas partes das áreas central e ocidental sofreram interrupções no tráfego, de acordo com a emissora pública NHK.A populção japonesa também está enfrentando quedas de energia. Pelo menos 10 mil residências ficaram sem luz nesta véspera de Natal.(FonteR7NoticiasInternacional)

VIDANEWS-Colômbia: maior grupo dissidente das Farc anuncia trégua de fim de ano.

 

Guerrilheiros que não aceitaram acordo de paz de 2016 declararam um cessar-fogo unilateral até 2 de janeiro.

O maior grupo de guerrilheiros dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que não aceitou o acordo de paz de 2016 declarou um cessar-fogo unilateral até 2 de janeiro, anunciou neste sábado o gabinete do comissário presidencial de paz."Ouvindo (a) as comunidades e os processos organizacionais, o EMC [Estado-Maior Central das] Farc declara um cessar-fogo unilateral até 2 de janeiro de 2023", escreveu o alto comissário para a paz, Danilo Rueda, no Twitter. Nesta mesma semana, o Exército de Libertação Nacional (ELN) anunciou uma trégua, enquanto seguiam em Caracas as negociações de paz com o governo colombiano. Ambas as organizações prometeram cessar os ataques contra as forças públicas até 2 de janeiro.Segundo o presidente colombiano, Gustavo Petro, outras estruturas ilegais, como a dissidência das Farc Segunda Marquetalia, paramilitares da Sierra Nevada de Santa Marta (norte) e gangues do porto de Buenaventura, o mais importante do Pacífico, também declararam o cessar-fogo. "Esperamos que os verdadeiros processos de paz sejam consolidados", escreveu Petro no Twitter após o anúncio do autodenominado Estado-Maior Central das Farc. Em vídeo divulgado pela W Radio, oito rebeldes em uniformes camuflados e portando fuzis pedem às forças públicas reciprocidade no cessar-fogo. Também especificam que a medida será aplicada nas regiões conflituosas de Magdalena Medio, sul do departamento de Bolívar, Antioquia e Norte de Santander, fronteira com a Venezuela.Na gravação, os guerrilheiros garantem que a trégua vai durar até 7 de janeiro.Através do pseudônimo Ivan Mordisco, o EMC das Farc manifestou seu interesse em fazer parte da "paz total", a política com a qual Petro pretende extinguir por meio do diálogo o conflito armado que continua na Colômbia apesar da dissolução das Farc.Em setembro, o comissário de paz se reuniu no departamento de Caquetá (sul) com delegados dessa frente para explorar uma possível negociação, que ainda não foi iniciada oficialmente.O centro de estudos independente Indepaz estima que Mordisco tenha cerca de 2.000 guerrilheiros sob seu comando. Segundo Rueda, o ex-número dois das antigas Farc e negociador de paz em Havana, Iván Márquez, líder da Segunda Marquetalia, também está interessado em participar das negociações de paz propostas por Petro, o primeiro presidente de esquerda da Colômbia.Em mais de meio século, o conflito armado colombiano deixou pelo menos nove milhões de vítimas entre mortos e deslocados.(FonteR7NoticiasInternacional)

 

 

 

 

VIDANEWS--CÂMARADOSDEPUTADOSPROJETOPROTEÇÃOACRIANÇA

 

Deputados analisam projeto de proteção a criança exposta a violência doméstica no exterior; acompanhe.

A Câmara dos Deputados começou a Ordem do Dia da sessão deliberativa do Plenário e analisa o Projeto de Lei 565/22, da deputada Celina Leão (PP-DF), que qualifica a exposição de crianças e adolescentes sob guarda de pais ou responsáveis legais brasileiros a situações de violência doméstica em país estrangeiro como situação capaz de submetê-los a grave risco de ordem física ou psíquica.O objetivo da proposta é evitar que mães brasileiras que sofrem violência em país estrangeiro, ao procurar refúgio no Brasil, sejam acusadas de sequestro internacional de crianças. Fonte: Agência Câmara de NotíciasReportagem – Eduardo PiovesanEdição – Pierre Triboli

VIDANEWS-Sociedade de Fato ou Irregulares: entenda os riscos.

 

Sociedades de fato, ou sociedades irregulares, são aquelas que não possuem personalidade jurídica em razão de não possuírem registro, ou seja, não estando devidamente constituídas, são uma sociedade não personificada.

 E, apesar de ser algo comum, a falta de formalização pode gerar algumas consequências não desejáveis e onerosas. Primeiramente, sob a ótica tributária, a irregularidade não impede a incidência de tributos relacionados ao exercício da atividade empresarial, que além de serem cobrados de ofício podem incidir em regresso, referente aos períodos em que deveriam ter sido pagos, mas não foram.Além disso, por não ter uma personalidade jurídica distinta dos sócios, estes respondem, com a integralidade de seu patrimônio, pelas dívidas da sociedade, ou seja, os credores da sociedade poderão buscar o patrimônio pessoal dos sócios para satisfazerem seu crédito. Frise-se, ainda, que não há necessidade de esgotamento do patrimônio da sociedade, para que os bens dos sócios sejam atingidos. Como se sabe, a sociedade limitada recebe este nome justamente por isso, com a formalização da sociedade, a responsabilidade dos sócios fica limitada ao valor de suas quotas sociais, desde que integralizadas (art. 1.052 do Código Civil). Esta proteção, contudo, não é estendida para as sociedades irregulares. Quando a sociedade não realiza o registro de seus atos constitutivos no órgão competente, dizemos que não há personalidade jurídica. Isso quer dizer que a empresa não existe juridicamente e, se não existe, não pode ser protegida legalmente. De igual forma, a irregularidade da sociedade poderá ensejar conflito em caso de dissolução da sociedade entre os próprios sócios, para definição de direitos e obrigações de cada um.Por fim, existe também a possibilidade de que as relações societárias não comprovadas possam ser confundidas com a de empregador e empregado pela Justiça do Trabalho, com reconhecimento de vínculo empregatício e, em consequência, débitos trabalhistas.Por tudo isso, é importante a formalização dos atos constitutivos da empresa, além da escolha adequada do tipo de sociedade a ser constituída, dentre os previstos pelo nosso Código Civil. Essa identificação do tipo empresarial, caso seja feita de forma equivocada pode travar o funcionamento da empresa ou gerar gastos desnecessários de tempo e dinheiro.A desinformação leva muitos a permanecerem na irregularidade, sem medir as consequências de que as mesmas burocracias que demandam esforços e gastos, garantem que o ordenamento jurídico proteja os sócios e o patrimônio. Assim, cumprir a lei é compensado por ela mesma.(FonteJornalContextoNoticiasoiás)

 

 

VIDANEWS-Polícia prende suspeito de colocar explosivo próximo ao Aeroporto de Brasília.

 

Órgão de segurança apreendeu também diversas armas; crime ocorreu neste sábado (24), véspera de Natal.

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, na noite deste sábado (24), um homem suspeito de colocar um explosivo na área próxima ao Aeroporto Internacional de Brasília. De acordo com o órgão, foram apreendidas também diversas armas.O suspeito teria deixado o explosivo na via próxima às concessionárias de veículos na região aeroportuária. Em nota, a Inframerica, empresa administradora, informou que o objeto foi identificado por uma equipe de vigilância do aeroporto. A área próxima e a via principal que liga o aeroporto à capital federal estão isoladas. Motoristas podem seguir para o aeroporto pela via marginal, e a Inframerica disse que "não há impacto nas operações do terminal aéreo; pousos e decolagens ocorrem normalmente".indicado para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de janeiro de 2023, Flávio Dino, relatou por meio de redes sociais que o objetivo tinha “emulsão de pedreira”, tipo de material usado por mineradoras para causar explosões durante escavações."Há na material emulsão de pedreira. Exames periciais do artefato, assim como investigações, estão sendo executadas pela Polícia Civil do Distrito Federal. Equipe de transição acompanhando", disse Dino. "Cumprimento a Polícia Civil do DF pela prisão e apreensões efetuadas nesta noite, com aparente ligação com o artefato explosivo desta manhã. Fotos mostram o terrível efeito do extremismo no Brasil", completou em outra publicação. Já na manhã deste domingo (25), Dino usou as redes sociais para se pronunciar novamente. "Os graves acontecimentos de ontem em Brasília comprovam que os tais acampamentos patriotas viraram incubadoras de terroristas. Medidas estão sendo tomadas e serão ampliadas, com a velocidade possível. O armamentismo gera outras degenerações. Superá-lo é uma prioridade", escreveu.O futuro ministro da Justiça reiterou o reconhecimento à Polícia Civil do DF, que agiu "com eficiência", e disse que o delegado Andrei Rodrigues, futuro diretor-geral da Polícia Federal (PF), tem feito o acompanhamento das investigações. "Não há pacto político possível e nem haverá anistia para terroristas, seus apoiadores e financiadores", finalizou Dino.(FonteR7NoticiasBrasilia)

 

 

 

VIDANEWS-Oito cachorros são roubados por dia no Brasil; SP lidera ranking.

 

Entre janeiro de 2020 e outubro de 2022, 8.262 cães foram levados de casa. Raça Shih-tzu é a mais cobiçada neste tipo de crime.

Entre janeiro de 2020 e outubro de 2022, 8.262 cachorros foram roubados no Brasil, segundo levantamento da plataforma HelloSafe Brasil. Isso quer dizer que, por dia, oito cães são levados de suas casas no país.Os responsáveis pelo estudo destacam a chance de subnotificação: o número pode ser consideravelmente maior, uma vez que muitos donos não acreditam que o animal tenha de fato sido levado por criminosos e pensam que apenas fugiu de casa. Nesta modalidade de crime, os preços dos ‘pets’ roubados podem variar entre R$ 500 e R$ 4.500.A pesquisa aponta, ainda, que a raça Shih-tzu é a mais cobiçada pelos infratores. Pitbull, Spitz Alemão, Pug e Pinscher, nesta ordem, aparecem em seguida.SP lidera rankingDos mais de oito mil roubos de cães em quase dois anos, 1.350 ocorreram em São Paulo, estado que lidera o ranking deste tipo de delito. Em sequência, estão Santa Catarina (1.133), Rio Grande do Sul (722), Paraná (684) e Rio da Janeiro (552).O principal fator para que grande parte das ocorrências tenha sido em cidades paulistas é a população, mas não o único, explica Gabriella Maciel, representante da pesquisa“A facilidade de acesso ao local de denúncia. Então, em São Paulo, principalmente na capital, as pessoas conseguem ir com facilidade a um centro policial para registrar essa ocorrência, então pode influenciar nesse registro”, afirma.(FonteR7NoticiasBrasil)

 

 

 

VIDANEWS-INSS começa a pagar pensões e aposentadorias com reajuste em 25 de janeiro.

 

Com o novo piso salarial, de R$ 1.320, o pagamento para 37 milhões de segurados vai até o dia 7 fevereiro; veja o calendário.

As aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a ser pagas no dia 25 de janeiro com os valores reajustados de 2023. São 37 milhões de segurados que vão receber até o dia 7 de fevereiro. Segundo o INSS, os depósitos seguirão a mesma sequência de anos anteriores (veja o cronograma abaixo).Para aqueles que recebem um salário mínimo, o valor será atualizado com o novo piso, de R$ 1.320. Esse é o valor mínimo para aposentadorias, pensões por morte e auxílios-doença em 2023. Os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro com o reajuste da inflação acumulada em 2022. Os valores ainda não foram divulgados. Esse reajuste, no entanto, não será aplicado a todos os beneficiários. Quem começou a receber os pagamentos a partir de fevereiro do ano passado terá a correção proporcional à inflação acumulada do mês de início do benefício até dezembro.Os beneficiários devem considerar que os valores reajustados também sofrerão descontos do IR (Imposto de Renda). A orientação do INSS é que os segurados fiquem atentos: a data de depósito dos benefícios depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, para aqueles que foram concedidos recentemente ou a data em que já habitualmente recebia para aqueles que possuem seu benefício há algum tempo.(FonteR7NoticiasBrasil)

 

 

VIDANEWS-Brasil termina o ano com índices preocupantes de cobertura vacinal infantil; 2023 é visto como desafio.

 

Desde 2015, o número de brasileiros completamente imunizados, com todas as vacinas do Plano Nacional de Imunizações, despenca, e riscos aumentam a cada dia.

Desde 2015, o Brasil apresenta quedas frequentes na cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Em 2022, a dimensão do problema virou uma preocupação mais evidente, principalmente após a OMS (Organização Mundial de Saúde) colocar o país entre os de maior risco para a volta da poliomielite e a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) alertar que o único imunizante com cobertura vacinal ideal por aqui é o BCG, contra a tuberculose.No entanto, saber do problema não fez com que aumentasse efetivamento o percentual de brasileiros totalmente vacinados. De acordo com dados do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), até o dia 20 de dezembro de 2022, 60,56 % da população haviam completado o esquema vacinal com todos os imunizantes oferecidos pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).Em 2019, esse índice foi de 60,89%. A justificativa para chegarmos aos menores índices da história foi a pandemia e o isolamento social.Todavia, desde março desse ano as regras de isolamento foram relaxadas e, por enquanto, o número segue praticamente no mesmo patamar de 2019. O PNI oferece vacinas contra 20 doenças, em 38 mil salas de vacinação espalhadas pelo país. Para especialistas ouvidos pelo R7, os motivos dessa queda de cobertura não se restringem à pandemia.“Não foi só a pandemia a responsável pela queda das coberturas vacinais. Tivemos também a desinformação, que levaram ao questionamento sobre a importância e a segurança das vacinas. A falta de campanhas promovidas pelos gestores da saúde também influencia”, afirma a infectologista Raquel Stucchi, professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).Para Renato Kfouri, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) e da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), o tamanho do país faz com que as causas para o problema sejam distintas.“As razões que fazem alguém não se vacinar numa grande metrópole não são as mesmas que alguém da população ribeirinha do Amazonas ou do interior do Piauí. Os motivos são diversos: desde questões de acesso, dificuldade de horário de funcionamento, as questões de custo de transporte, desabastecimento [de vacinas], fake news dizendo que as vacinas fazem mal.”O número considerado ideal pelo Ministério da Saúde e OMS varia de acordo com cada imunizante, mas são esperadas coberturas acima dos 85% para evitar que as doenças circulem.O Brasil foi considerado modelo de vacinação no mundo por mais de uma década, e os médicos acreditam que seja possível voltar ao patamar perdido nos últimos anos.“Reverter não é tarefa fácil, sem dúvida, mas é preciso um grande esforço, e primeiros passos precisam ser dados”, alerta Kfouri.“Tem de ser um trabalho prioritário do próximo governo, recuperar a confiança da população na vacinação, no nosso Programa Nacional de Imunizações. Com isso, voltaremos a ser um exemplo de adesão à vacinação para o mundo, todo como já fomos”, acrescenta Raquel.Entre as ações apontadas para reverter essa situação já em 2023 estão realização de campanhas de conscientização e comunicação por parte das autoridades de saúde, investimento em capacitação, distribuição e pessoal para trabalhar em horários alternativos e a criação de mutirões de vacinação.Para o infectologista as campanhas devem ser para os pais e para os profissionais de saúde. “É necessário continuar motivando as pessoas a se vacinarem, para que elas não se sintam ameaçadas. Esse é um grande desafio e até os próprios profissionais da saúde que já não mais tratam dessas doenças, já não lidam mais com esses casos e acabam recomendando de uma maneira menos enfática”, orienta Kfouri.“A preocupação e o planejamento de ação do próximo governo deve começar agora. A comunicação precisa ser eficiente, numa linguagem fácil, com foco nos benefícios para a população e a importância de todos estarem vacinados”, conclui Raquel.Todo o esforço vale a pena sob ponto de vista humano e financeiro. De acordo com estimativas da OMS, de 2020, as vacinas evitam quatro mortes no mundo por minuto e geram uma economia equivalente a R$ 250 milhões por dia.(FonteR7NoticiasBrasil)

 

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...