CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 29 de abril de 2021

VIDA NEWS- NICOLE MARIA DE 20 ANOS MATOU O NAMORADO

 

MP-GO denuncia jovem por matar namorado com agulha de narguilé .

Nicole Maria, de 20 anos, foi acusada de homicídio duplamente qualificado e por motivo fútil após briga por pastel.

O MP-GO (Ministério Público de Goiás) ofereceu denúncia contra Nicole Maria Ferreira da Costa, de 20 anos, por homicídio duplamente qualificado após a jovem matar o namorado, Adaílton Gomes de Abreu Sousa, de 24, em setembro do ano passado em Aparecida de Goiânia. Nicole confessou o crime e disse que a discussão começou por causa de um pastel. O casal e duas irmãs da jovem teriam iniciado a briga em uma feira. Segundo o depoimento da jovem, que compareceu de forma espontânea à delegacia, a discussão continuou ao chegarem em casa e Adaílton começou a quebrar narguilés. Ainda de acordo com a versão de Nicole, ele disse que iria sair da casa e teria partido para cima dela de forma violenta. A suspeita é que a vítima tenha morrido após ter sido perfurada diversas vezes com a agulha de narguilé. A causa da morte foi traumatismo no coração ocasionado pelas perfurações. Adaílton era mecânico, tinha uma filha de 2 anos de um outro relacionamento, e morava na casa da sogra. Eles estavam juntos há cerca de dois anos em um relacionamento conturbado. Segundo a mãe da vítima, Maria Gomes, o filho era humilhado pela namorada: "Falava que ia largar ele, ligava pra mim para ele ir buscar os 'trens' dele, depois mandava mensagem pra trás".Em razão dos fatos, o promotor denunciou Nicole por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDA NEWS- REAÇÃO IMUNE EXAGERADA EM CRIANÇAS

 

Vírus da covid pode causar reação imune exagerada em crianças.

SARS-CoV-2 causa lesões que induzem doença caracterizada por febre persistente e inflamação de órgãos, como coração e intestino.

Além de sintomas comuns, como febre, tosse e desconforto respiratório, algumas crianças têm apresentado uma forma atípica de covid-19, chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Caracterizada por febre persistente e inflamação em diversos órgãos, como o coração, o intestino e, em menor grau, os pulmões, a SIM-P começou a ser relatada e relacionada a casos graves e óbitos de crianças pela doença em vários países, incluindo o Brasil, desde o início da pandemia. Ao realizar a maior série de autópsias feita até o momento em crianças e adolescentes que morreram em decorrência da covid-19, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e do Instituto Adolfo Lutz constataram que a alta capacidade do SARS-CoV-2 de invadir e causar lesões nos tecidos de vários órgãos é um dos fatores que induzem a SIM-P, desencadeando uma diversidade de manifestações clínicas que incluem, além de febre persistente, dores abdominais, insuficiência cardíaca e convulsões. Os resultados do estudo, apoiado pela Fapesp, foram publicados em artigo na revista EClinicalMedicine, do grupo Lancet.“A ação direta do vírus nos tecidos de diversos órgãos é um dos motivos pelos quais as crianças com essa síndrome apresentam uma resposta inflamatória exagerada e alterada à infecção”, diz à Agência FAPESP Marisa Dolhnikoff, professora da FM-USP e coordenadora do projeto. Os pesquisadores realizaram a autópsia de cinco crianças que faleceram em decorrência da COVID-19 em São Paulo, sendo um menino e quatro meninas, com idade entre 7 meses e 15 anos. Duas crianças tinham doenças graves antes da infecção pelo SARS-CoV-2 – uma tinha câncer e outra uma síndrome genética congênita – e as outras três eram previamente saudáveis e desenvolveram a SIM-P com manifestações clínicas distintas. Uma delas apresentou inflamação cardíaca (miocardite), outra inflamação intestinal (colite) e a terceira encefalopatia aguda, que desencadeou convulsões. As autópsias foram feitas por meio de um método minimamente invasivo, em que amostras de tecidos de todos os órgãos são coletadas por punção, guiadas por imagens geradas por um aparelho de ultrassom portátil.A presença do SARS-CoV-2 nos tecidos foi determinada por reação em cadeia da polimerase por transcrição reversa (RT-PCR, o mesmo teste usado no diagnóstico da COVID-19) e por imuno-histoquímica, método em que são usados anticorpos capazes de detectar duas proteínas do vírus: a N, do nucleocapsídeo, e a S2, dos “espinhos” (spikes) da superfície viral.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDA NEWS- QUANTAS DOSES CADA ESTADO RECEBERÁ DAS VACINAS CONTRA A COVID

 

Saiba quantas doses cada estado receberá das vacinas contra a covid.

Mais populoso do país, São Paulo terá direito a 1,2 milhão de unidades, enquanto Minas Gerais vai ganhar 589 mil fármacos.

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (29), o quantitativo de doses que cada estado brasileiro vai receber do novo lote, composto por 5,27 milhões aplicações, das vacinas de Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Iniciada hoje, a distribuição é proporcional ao tamanho da população de cada unidade da federação. A pasta não informa o ritmo de entrega dessa nova remessa de doses aos estados, mas enfatiza que o público-alvo desse envio são pessoas de 60 a 64 anos. A estimativa é aplicar a primeira dose em 48% dessa população no país. São Paulo, o mais populoso do país, terá direito a 1.265.150 doses, sendo 1.239.750 de Oxford e outras 25.100 de CoronaVac. A segunda unidade da federação que mais receberá doses será Minas Gerais, que tem direito a 578 mil fármacos de Oxford e outros 11,8 mil de CoronaVac, totalizando 589.900 aplicações. Já no Rio de Janeiro, começa a desembarcar hoje uma soma de 517.450 dose, sendo 10,2 mil de CoronaVac e outras 507.250 de Oxford/AstraZeneca. No Sul, o Rio Grande do Sul é o que mais receberá imunizantes. Serão 353.750 doses de Oxford e outras 7.200 de CoronaVac, num total de 360.950. Já no Nordeste, Bahia é o estado que terá mais doses, com 336.300 no total.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

                              Veja a quantidade de doses de Oxford que vão chegar aos estados a partir de hoje:


                                     Saiba quantas doses seu estado receberá das 104 mil unidades de CoronaVac:


VIDA NEWS- DESCOBERTA INÉDITA DE MÚMIA EGÍPCIA GRÁVIDA.

 

Cientistas anunciam descoberta inédita de múmia egípcia grávida.

Arqueólogos detectaram feto durante exame de raio-x em uma múmia que está no Museu Nacional de Varsóvia desde 1917.

Cientistas poloneses anunciaram, nesta quinta-feira (29), que descobriram uma múmia egípcia grávida, a primeira neste estado no mundo, quando tiravam raios-X de seus restos mortais de 2.000 anos no Museu Nacional de Varsóvia. "Meu marido Stanislaw, egiptólogo, e eu, ao examinarmos as imagens radiográficas, notamos no útero da falecida uma imagem familiar a pais de três filhos: um pezinho!", declarou à imprensa Marzena Ozarek-Szilke, antropóloga e arqueóloga da Universidade de Varsóvia. "Não sabemos por que o feto não foi retirado do útero da falecida durante sua mumificação", disse Wojciech Ejsmond, da Academia Polonesa de Ciências, que também participa no projeto. "Esta múmia é realmente única. Não encontramos casos semelhantes. Isso significa que 'nossa' múmia é a única encontrada no mundo com um feto", ressaltou. Ozarek-Szilke levantou a hipótese de que pode ter havido uma intenção de "esconder a gravidez (...) ou, talvez, tivesse algum significado ligado a crenças sobre o renascimento na vida após a morte". Troca de identidade De acordo com o estudo dos hieróglifos inscritos no sarcófago, inicialmente considerou-se que a múmia era de um sacerdote que viveu entre o século I a.C. e o século I d.C. Os cientistas, no entanto, agora acreditam que  pode ser ainda mais antiga e estão tentando descobrir a possível causa de sua morte. A múmia não foi aberta, mas uma das radiografias mostra que a mulher tinha cabelos longos e encaracolados, que desciam até os ombros. Esta descoberta foi anunciada na última edição do Journal of Archaeological Science, uma publicação revisada por pares. "É o primeiro caso conhecido de um corpo embalsamado de gestante (...) Isso abre novas possibilidades para pesquisas sobre gravidez na antiguidade e práticas relacionadas à maternidade", destaca o artigo. A múmia foi levada para a Polônia no século XIX e faz parte da coleção de antiguidades da Universidade de Varsóvia. Está no Museu Nacional desde 1917 e está exposta no sarcófago.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS-MÃE PADASTRO E DOIS POLICIAIS SÃO MORTOS A TIROS NOS EUA

 

Homem mata a mãe, o padrasto e dois policiais a tiros nos EUA.

O suspeito passou mais de 13 horas entrincheirado no local até ser baleado e morto pela polícia em Watauga, na Carolina do Norte.

Quatro pessoas foram assassinadas nos Estados Unidos, incluindo a mãe e o padrasto do suspeito e dois agentes da polícia, por um homem que se escondeu em uma casa durante 12 horas, informou nesta quinta-feira (29) o escritório do xerife do condado de Watauga, na Carolina do Norte. O suspeito morreu após ser baleado por policiais. Dois policiais foram enviados na quarta-feira de manhã para uma casa perto de Boone, cujos moradores não compareceram ao trabalho e não atendiam ao telefone, explicou em um comunicado enviado à AFP. Depois de notar que havia vários veículos, entraram na casa, onde foram recebidos com tiros. Os reforços conseguiram resgatar um dos policiais, Chris Ward, que morreu no hospital, mas seu colega Logan Fox morreu no local. Dois policiais e um guarda foram atacados enquanto tentavam ajudá-lo. Um deles foi atingido, mas protegido pelo seu equipamento, detalharam no escritório do xerife. O agressor continuou disparando contra a polícia, que levou 13 horas para controlar a situação. "O suspeito que matou os dois policiais também é suspeito de ter matado dois civis na casa", disse o comunicado.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS -INAUGURADA A MAIOR PONTE DE PEDESTRES DO MUNDO

 

Portugal inaugura a maior ponte para pedestres do mundo.

Estrutura construída a 175 metros de altura e com 516 metros de comprimento ultrapassou a passarela Charles Kuonen, na Suíça.

Portugal inaugurou nesta quinta-feira (29) a maior ponte para pedestres suspensa do mundo, 175 metros acima do rio Paiva, na zona norte, e que com os seus 516 metros ultrapassa o recorde estabelecido em 2017 pela passarela Charles Kuonen nos Alpes suíços. A ponte atravessa um desfiladeiro de granito no município de Arouca e é constituída por 127 placas de aço com grades metálicas de 1,20 metros de largura, fixadas por cabos de aço a pilares em forma de "V" localizados em cada extremidade. “Embora a construção da ponte tenha sido concluída há algum tempo, esta inauguração é importante porque nos permite retomar a nossa atividade turística”, disse a prefeita de Arouca, Margarida Belém, à AFPTV, elogiando um “atrativo fundamental” para a região. Esta parte do Rio Paiva já possui uma ponte de madeira de 8 quilômetros que o leva para o vale. Antes da inauguração oficial no domingo e da ponte ser aberta aos turistas no dia seguinte, os moradores da zona puderam descobrir antes de mais ninguém a estrutura, denominada "516 Arouca", alusiva à sua extensão recorde. “Moro aqui e quando ouvi pela primeira vez sobre o projeto desta ponte, não acreditei muito. Mas hoje, estou muito orgulhoso de estar aqui”, comentou um morador, Márcio Soares, que descreveu como uma “experiência única. "“O aconselho a vir, embora que, assim como eu, tenha vertigens, devo admitir que não sofri nada”, disse outro morador, Rui Brandão.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS- NOVA ONDA DE VIOLÉNCIA NA SOMÁLIA

 

ONU: Aliados buscam solução rápida para nova onda de violência na Somália.

Confrontos armados levaram secretário-geral a pedir diálogo; comunidade internacional expressa alarme.

As Nações Unidas reforçam apelos internacionais e uma solução pelo fim da nova onda de violência na Somália. No fim de semana, houve um ressurgimento dos combates em Mogadíscio, capital do país.  Ainda não se sabe sobre as vítimas de confrontos envolvendo armas pesadas e morteiros usados perto do Palácio Presidencial, no domingo. Agências de notícias informaram que o motivo foi a prorrogação por dois anos do mandato de Mohamed Abdullahi Farmajo, que terminou oficialmente em fevereiro.  Os confrontos, inicialmente localizados, se espalharam para outras partes da cidade. Ex-senhores da guerra e líderes de clãs também teriam participado nas tensões entre forças pró-governo e unidades militares que apoiam a oposição. A reação ocorre após o secretário-geral da ONU expressar “profunda preocupação” com a situação. António Guterres voltou a apelar às partes envolvidas que se abstenham da violência e resolvam as diferenças através do diálogo e do compromisso.  Ele pediu a retoma imediata das negociações e que as partes interessadas cheguem a um acordo tendo como base “o Modelo Eleitoral definido em setembro e propostas de Baidoa.”  Na mesma linha, os parceiros internacionais relembram ter advertido que “a extensão de mandatos levaria a uma crise política e prejudicaria a paz, a estabilidade e a segurança na Somália”.  População  O comunicado apela que após a violência os envolvidos exerçam máxima contenção, retomem o diálogo para encontrar uma solução a fim de evitar ações unilaterais que levem a uma nova escalada de violência na Somália. Um dos motivos de alarme é “especialmente a fragmentação emergente do Exército Nacional Somali ao longo de linhas de clã”. O grupo considera essa medida inaceitável por diminuir a tarefa principal de combater o movimento terrorista Al-Shabab e proteger a população somali.   Os parceiros internacionais elogiam o Conselho de Paz e Segurança da União Africana pela nomeação de um enviado especial, e pedem que o “representante de alto nível chegue a Mogadíscio e comece a trabalhar o mais rápido possível”.   O grupo continuará com os esforços reafirmando o respeito à soberania, unidade, integridade territorial e independência da Somália. Além da ONU, entidades que fazem o apelo incluem a Missão da União Africana na Somália, a União Europeia e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento.  O comunicado é assinado por Bélgica, Canadá, Dinamarca, Djibouti, Egito, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Espanha, Sudão, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. ( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS-TIMOR LESTE ANALISE SOBRE ESTRAGO CAUSADO PELAS CHEIAS

 

ONU: Voos ajudam Timor Leste a analisar estrago causado pelas cheias.

Cerca de 1,6 mil hectares de arroz e 295 hectares de milho foram danificados pelas piores enchentes dos últimos 40 anos.

Programa Mundial de Alimentos realizou uma série de voos de avaliação para saber a exata extensão dos danos agrícolas e de infraestruturas causados ​​pelas cheias deixadas após o ciclone Seroja, que atingiu Timor Leste no início deste mês.  Chuvas torrenciais e as piores inundações em 40 anos foram o resultado do desastre natural. O governo declarou estado de calamidade e pediu ajuda internacional.  Em comunicado, o secretário de Estado da Proteção Civil, Joaquim Martins, disse que, com o apoio logístico do PMA, o governo timorense conseguiu distribuir materiais de socorro às famílias afetadas em 48 horas. Díli, a capital do país, foi a área mais atingida. Segundo Martins, “estas avaliações aéreas são críticas para ajudar a compreender a verdadeira extensão dos danos, não só em Dili, mas também em outros distritos.”  Dados preliminares indicam que as cheias atingiram mais de 10,3 mil pessoas em oito municípios do Timor Leste. Em Dili, 76% da população sofreu com o desastre. Joaquim Martins contou ainda que, com a informação será possível “determinar as nossas necessidades, definir prioridades e conceber intervenções para o futuro.”  Danos  De acordo com o Ministério da Agricultura e Pescas, há prejuízo em cerca de 1,6 mil hectares de arroz e 295 hectares de plantações de milho em seis municípios. Três voos avaliaram as perdas em Viqueque, Manatuto, Baucau, Manufahi, Ainaro, Covalima, Oecussi, Bobonaro e outros distritos, entre 16 e 21 de abril.  O ministro da Agricultura e Pescas, Pedro Reis, informou que as cheias geraram danos em muitos esquemas de irrigação. “É arrasador porque a maioria da população é composta por agricultores de subsistência”, disse. Avaliação  A partir dessa semana, o PMA e a FAO (Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura) realizam uma missão de avaliação de safras e segurança alimentar para conhecer os impactos da crise na segurança alimentar. “Os voos permitiram avaliar os danos em dias em vez de semanas”, disse o diretor nacional do PMA no país, Dageng Liu. A iniciativa, realizada em nome do governo, teve o apoio da Mission Aviation Fellowship, MAF. Liu se disse satisfeito porque “a parceria deu uma contribuição positiva para a recuperação do país das inundações arrasadoras.”  Representantes da Secretaria de Estado da Proteção Civil, Ministério da Agricultura e Pesca, Ministério do Planejamento e Território, Ministério das Obras Públicas e da ONU têm participado das avaliações aéreas. ( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- DIA MUNDIAL DA LÌNGUA PORTUGUESA

 

ONU: Dia Mundial da Língua Portuguesa celebrará 285 milhões de falantes.

Falantes do idioma celebrarão a data em pelo menos 44 países no próximo dia 5 de maio.

Neste 5 de maio, os nove países que têm o português como língua oficial mais as comunidades que falam o idioma no exterior, as chamadas diásporas, devem comemorar o segundo Dia Mundial da Língua Portuguesa.Desde 2020, a data tornou-se global após uma resolução da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), aprovada um ano antes. No início desta semana, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, anunciou o programa das celebrações em pelo menos 44 países com cerca de 150 atividades em todo o globo. Uma língua que está presente nas Américas, na Europa, na Ásia e na África com cerca de 285 milhões de falantes. Este ano, uma série de conferências, concertos, concursos literários e de poesia e eventos acadêmicos está preparada de forma presencial e virtual por causa da pandemia. Numa das atividades, em Moçambique, as pessoas descreverão a situação da pandemia. Já em Angola, os estudantes participarão de um concurso de poemas. Futuro do português Nas Nações Unidas, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, atualmente liderada por Cabo Verde, dirige o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Participam ainda alunos da Escola da ONU que estudam português como língua estrangeira num projeto piloto de ensino com docentes do Brasil e de Portugal. A subsecretária-geral do Departamento de Comunicação Global, Melissa Fleming, falará no evento sobre a importância e o futuro do português. Em todo o mundo, várias sucursais do Instituto Camões presidirão as celebrações entre estudantes, professores e comunidades na diáspora, como informou o novo presidente do Instituto Camões, com sede em Lisboa, o embaixador João Ribeiro de Almeida. Como todos os anos, a ONU News transmitirá os eventos ao vivo, em sua página, e participará da cobertura com reportagens especiais. O português é falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O idioma é língua oficial na Guiné-Equatorial e em Macau, na China. Segundo o Instituto Internacional de Língua Portuguesa, com sede em Cabo Verde, existem pelo menos 7 milhões de pessoas que falam o português na diáspora.(Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- PRÊMIO DE LIBERDADE DE IMPRENSA

 

ONU: Filipina Maria Ressa receberá prêmio de Liberdade de Imprensa.

Maria Ressa fundou o site de jornalismo investigativo Rappler e já foi presa por seu trabalho nas Filipinas.

A jornalista reconhecida com o Prêmio Unesco/Guillermo Cano de Liberdade de Expressão será Maria Ressa, das Filipinas. Com uma carreira de mais de três décadas, ela é a gerente do site Rappler que promover liberdade de expressão e investe em jornalismo investigativo. Autoridades filipinas já prenderam Maria Ressa por “crimes” cometidos no exercício da profissão. Ela também sofreu ameaças e intimidações pela internet e fora dela. Ressa trabalhou na CNN Ásia e na rede ABS-CBN News como chefe da Editoria de Notícias. A revista Time, dos EUA, a elegeu uma das Pessoas do Ano em 2018. A chefe do grupo que também é jornalista investigava na Itália, Marilu Mastrogiovanni, disse que a luta infalível de Maria Ressa pela liberdade de expressão é um exemplo para muitos outros jornalistas ao redor do mundo.Segundo ela, o caso de Ressa é simbólico das tendências globais que representam uma verdadeira ameaça à liberdade de expressão e por conseguinte à democracia.A cerimônia de entrega será na capital da Namíbia, Windhoek, em 2 de maio. A distinção leva o nome do jornalista colombiano Guillermo Cano Isaza, vítima de assassinato na frente da redação do jornal El Espectador, em Bogotá, em 17 de dezembro de 1986.O Prêmio de US$ 25 mil reconhece a contribuição dos jornalistas à defesa e promoção da liberdade de expressão especialmente face ao perigo que correm para levar a notícia ao mundo.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)  

VIDA NEWS- BOMBA MATA CRIANÇAS E FERE OUTRAS 20 PESSOAS NA SIRIA

 

Bomba dupla mata criança e fere outras 20 pessoas em Jarablus, na Síria.

Atentado ocorreu na província de Aleppo; forças de segurança da Turquia acusaram PKK pelas mortes.

Um ataque de bomba dupla matou uma criança e deixou 20 pessoas feridas, no norte da Síria, na última terça (27). Conforme o diário turco “Daily Sabah”, os agressores detonaram uma motocicleta e um carro-bomba em dois locais próximos no distrito de Jarablus, província de Aleppo. Forças de segurança locais apontaram o YPG, ala síria do PKK (Partido dos Trabalhadores Curdos), como autor dos ataques. O grupo não se manifestou. O SOHR (Observatório Sírio de Direitos Humanos) apontou as explosões como uma consequência da insegurança crescente nas áreas de influência da ocupação turca e seus mercenários no norte da Síria. Os militares da Turquia alegam que o YPG iniciou uma campanha de ataques a civis na região norte da Síria. O objetivo seria forçar o deslocamento dos civis que vivem em Jarablus. A cidade é alvo de ataques desde que o Exército turco expulsou o Estado Islâmico da região, em 2017. O YPG assumiu o controle de boa parte do norte da Síria após a escalada dos conflitos no país, em 2012. Ancara incluiu o YPG, que teve apoio da coalizão liderada pelos EUA contra o Estado Islâmico, à sua lista de ameaças à segurança nacional. A ala síria do PKK é apenas um entre diversos grupos que alimentam a guerra civil no país. Os confrontos já fizeram mais de 590 mil mortos, devastaram a economia e forçaram o deslocamento de milhões de civis desde 2011. Sem abrigo, com combustível escasso e preços de alimentos em disparada, a situação na Síria é considerada o maior desastre já causado pelo homem desde a Segunda Guerra Mundial.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- TRÊS JORNALISTAS EUROPEUS SÃO MORTOS EM EMBOSCADA

 

Três jornalistas europeus são mortos em emboscada em Burkina Faso.

Repórteres de Espanha e Irlanda acompanhavam uma patrulha anti-caça quando caíram em emboscada no sudeste do país.

Dois jornalistas espanhóis e um irlandês foram mortos em um ataque terrorista em Burkina Faso, na segunda (26). Os profissionais acompanhavam uma patrulha anti-caça que caiu em uma emboscada na região de Fada N’Gourma-Pama, confirmou uma fonte militar à agência catari Al-Jazeera. Os agressores usaram duas caminhonetes e uma dúzia de motocicletas para encurralar o grupo, que reunia cerca de 15 soldados e guardas florestais, além dos repórteres. Um dos integrantes está desaparecido e três ficaram feridos. O comboio tinha acabado de concluir seis meses de treinamento e iniciava operações em áreas de conservação perto das fronteiras com Benin e Togo. Os repórteres viajavam com o grupo há cerca de uma semana. Conforme a ministra das Relações Exteriores da Espanha, Arancha González Laya, os dois jornalistas espanhóis, David Beriain e Roberto Fraile, produziam um documentário sobre as medidas tomadas por Burkina Faso para proteger os parques e recursos naturais da caça furtiva. Beriain era um repórter de guerra veterano que já havia passado pela extinta agência espanhola da CNN. Nos últimos anos, se dedicava à própria produtora, especializada em documentários sobre atividades ilegais. Já Fraile trabalhava para a emissora espanhola CyLTV. Jihadistas já o haviam ferido na Síria no final de 2012, enquanto cobria o Exército Sírio Livre, principal facção contra o regime de Bashar al-Assad. O Ministério das Relações Exteriores da Irlanda não deu detalhes sobre o jornalista morto no país africano. “O consulado está em contato com a família do cidadão irlandês e fornece todo o apoio possível”, disse a embaixada em nota. Até agora, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque. Violência em Burkina Faso Um dos países mais pobres do mundo, Burkina Faso luta contra uma insurgência de grupos ligados à Al-Qaeda e Estado Islâmico desde que extremistas armados dominaram partes do vizinho Mali, em 2015. O diário turco “Daily Sabah” descreveu a área como “perigosa” e “lotada de terroristas, jihadistas e bandidos”. Assassinatos de estrangeiros não são inéditos no país. Em janeiro, terroristas teriam sequestrado um padre no sudeste do país, cujo corpo foi encontrado pouco depois em uma floresta. Civis encontraram um imã da cidade de Djibo, no norte, morto três dias depois de desaparecer em uma viagem. As marcas de violência apontam que o clérigo muçulmano foi sequestrado por grupos armados locais.(Fonte A Referencia Noticias Internacionl)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...