CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

VIDANEWS - Brasil tem 31,57% da população com a imunização completa contra o coronavírus.

 

Nas últimas 24 horas, 523.283 pessoas receberam a primeira aplicação da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e Distrito Federal.

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no Brasil chegou nesta segunda-feira, 6, a 134.870 573, o equivalente a 63,23% da população total. Nas últimas 24 horas, 523.283 pessoas receberam a primeira aplicação da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e Distrito Federal.Entre os mais de 134 milhões de vacinados, 67,3 milhões estão com a imunização completa contra o coronavírus, o que representa 31,57% da população total. Nas últimas 24 horas, 230.840 pessoas receberam a segunda dose e outras 3.640 receberam um imunizante de aplicação única.Nesta segunda-feira, São Paulo e Espírito Santo também começaram a aplicação da dose de reforço em idosos e imunossuprimidos. Juntos, os dois Estados aplicaram a dose extra do imunizante em 13.245 pessoas. Somando todas as vacinas aplicadas, o Brasil administrou 771.008 doses nesta segunda-feira.São Paulo tem 74,47% da população total vacinada ao menos com uma dose contra a covid-19, e 40,42% com a imunização completa (duas doses ou aplicação única).( Fonte Jornal de Brasilia)

VIDANEWS - Bolsonaro veta projeto que permite união de partidos em federações.

 

Projeto aprovado pelo Congresso Nacional autorizava as siglas a atuar como uma só agremiação.

O presidente Jair Bolsonaro vetou nesta segunda-feira (6) o projeto que permitia a organização de partidos políticos em federações partidárias, que atuariam como se fossem apenas uma legenda, informou a Presidência da República.O projeto aprovado pelo Congresso Nacional autorizava as siglas a atuar como uma só agremiação, inclusive nos processos de escolha e registro de candidatos para eleições majoritárias e proporcionais, arrecadação e aplicação de recursos em campanhas eleitorais, propaganda eleitoral, prestação de contas, convocação de suplentes e cumprimento das cláusulas de desempenho. Segundo nota da Presidência, o veto busca salvaguardar o sistema democrático e a legitimidade de representação para o eleitor, uma vez que a proposta contraria o aprimoramento do sistema representativo.O relator da proposta na Câmara dos Deputados, argumentou, quando o projeto ainda era votado na Casa, que a federação seria na verdade, um instrumento para reduzir o número de partidos em atuação no cenário político nacional.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Fux manda tirar bandeira imperial do Tribunal de Justiça de MS.

 

Presidente do tribunal local, Carlos Eduardo Contar, mandou hastear bandeira imperial como 'homenagem' à Independência.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, determinou nesta segunda-feira (6) que seja retirada a bandeira imperial hasteada no mastro principal do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS).A decisão atende a representação no CNJ contra a decisão do presidente do TJMS, Carlos Eduardo Contar, que decidiu que a bandeira do Brasil Império deveria ficar no pavilhão principal da corte entre os dias 6 a 10 de setembro “em alusão ao 7 de setembro de 1822, data da declaração de independência do Brasil”. “A bandeira do Brasil Imperial foi criada em 1822 pelo desenhista, pintor e professor francês Jean-Baptiste Debret. Vale lembrar que José Bonifácio de Andrada e Silva, também conhecido como “o Patriarca da Independência”, ajudou Debret na elaboração do projeto da bandeira do Brasil Império", diz a nota.A decisão de Fux considera que a bandeira imperial não está entre os símbolos oficiais do poder Judiciário – além de ponderar a necessidade de imparcialidade política do tribunal local. “A manutenção da situação relatada tende a causar confusão na população acerca do papel constitucional e institucional do Poder Judiciário, na medida em que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul pretende diminuir os símbolos da República Federativa do Brasil”, afirma Fux em sua decisão.A Constituição de 1988 estabelece a República como forma de governo no Brasil e o presidencialismo como sistema de governo. Além disso, “a representação cita reiteradas manifestações públicas do magistrado com motivações político-partidárias, como na solenidade de sua posse na presidência do TJMS, no início do ano”, diz comunicado do CNJ.O processo será encaminhado à Corregedoria Nacional de Justiça para apuração de eventual responsabilidade disciplinar do desembargador.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDANEWS - Afeganistão: cortinas separam alunos e alunas em universidades .

 

Atitudes relacionadas aos direitos das mulheres afegãs serão observadas atentamente por autoridades estrangeiras.

Universitários de todo o Afeganistão começaram a voltar às salas de aula depois de o Talibã tomar o poder, e em alguns casos as alunas são separadas dos colegas homens por cortinas ou tábuas no meio da sala.O que acontece em universidades e escolas de todo o país será observado atentamente por potências estrangeiras que buscam sinas de como serão os direitos das mulheres agora que o movimento militante islâmico voltou ao poder. Alguns países ocidentais dizem que a ajuda financeira vital e o reconhecimento do Talibã dependeriam de como este administra o Afeganistão, o que inclui seu tratamento de meninas e mulheres.Leia mais: Talibã anuncia captura do último foco de resistência no Afeganistão governou o país pela primeira vez, entre 1996 e 2001, o grupo baniu meninas e mulheres das universidades e dos postos de trabalho. Apesar das garantias das últimas semanas de que os direitos das mulheres serão honrados de acordo a lei islâmica, não está claro o que isto significará na prática. Professores e estudantes de universidades de Cabul, Kandahar e Herat, as maiores cidades afegãs, disseram à Reuters que as alunas estão sendo segregadas nas salas, ensinadas separadamente ou restritas a certas partes dos campi. "Armar cortinas não é aceitável", disse Anjila, uma estudante de 21 anos da Universidade de Cabul que encontrou a sala dividida ao voltar, em entrevista à Reuters por telefone. "Me senti horrível quando entrei na sala... estamos voltando a 20 anos atrás gradualmente". Mesmo antes de o Talibã dominar o país, Anjila disse que as alunas se sentavam separadas dos alunos, mas que as salas não eram divididas fisicamente. Na semana passada, o Talibã disse que o ensino seria retomado, mas que homens e mulheres deveriam ser separados. Um porta-voz do Talibã não comentou uma foto da sala segregada, nem quais medidas deverão ser adotadas nas universidades. Leia mais: Estudantes afegãs não veem futuro após Talibã chegar ao poder Mas uma autoridade de alto escalão do Talibã disse à Reuters que tais divisórias são "completamente aceitáveis" e que o Afeganistão tem "recursos e mão de obra limitados, então, por ora, é melhor ter o mesmo professor ensinando os dois lados de uma sala". Fotos compartilhadas pela Universidade Avicenna, de Cabul, que circularam amplamente pelas redes sociais mostram uma cortina cinza dividindo o centro da sala e alunas usando túnicas longas e coberturas na cabeça, mas com os rostos visíveis. Não ficou claro de imediato se as divisórias das salas são resultado de uma diretiva do Talibã.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Seis palestinos fogem de prisão no norte de Israel por um túnel.

 

Ex-líder de um braço armado do grupo Al Fatah está entre os prisioneiros que escaparam da penitenciária israelense.

Seis palestinos, incluindo o ex-líder de um grupo armado, fugiram de uma prisão do norte de Israel nesta segunda-feira (6) através de um túnel cavado sob uma pia, o que provocou uma grande operação de busca.Em um comunicado, o Serviço Penitenciário de Israel (IPS) afirma que o alerta foi ativado às 3H00 locais (21H00 de Brasília, domingo), depois que as autoridades receberam informações sobre a presença de suspeitos nas proximidades da prisão de Gilboa, o que desencadeou a operação de busca da polícia. Leia mais: Pescador captura lagosta azul rara no nordeste da Escócia Imagens divulgadas pelo serviço penitenciário mostram um túnel cavado debaixo de um azulejo do banheiro, ao pé de uma pia. Os presos escaparam por este local. Os 400 detentos de Gilboa, presos por "crimes contra a segurança", estavam sendo realocados ante a possibilidade de que mais túneis tenham sido cavados no estabelecimento, segundo o IPS. A fuga recorda o filme "Um Sonho de Liberdade" (1994), do diretor Frank Darabont, no qual um detento, interpretado por Tim Robbins, escapa de uma prisão através de um túnel cavado durante anos.O exército disponibilizou recursos de observação aérea para a polícia e preparou suas tropas para o caso de necessidade de intervenção na Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel. O Clube de Prisioneiros Palestinos, uma organização com sede na Cisjordânia, identificou os foragidos.Leia mais: ONU e Rússia condenam golpe de Estado em Guiné, na África Entre os fugitivos está Zakaria Zubeidi, famoso ex-líder do grupo Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, o braço armado da organização Al Fatah do presidente Mahmmoud Abbas. O IPS confirmou que o conhecido militante da cidade de Jenin é um dos foragidos. A polícia, o exército e integrantes da agência israelense de segurança interna Shin Bet se uniram à operação de busca. Postos de controle foram instalados ao redor de Gilboa, com a presença de cães farejadores. Fuga para a Cisjordânia? A imprensa israelense considera possível que os fugitivos tenham retornado para a Cisjordânia, território ocupado por Israel desde 1967, onde alguns setores estão controlados por unidades palestinas. A fuga aconteceu poucas horas antes do início em Israel, na segunda-feira à noite, das festas do Ano Novo judaico. O primeiro-ministro israelense Naftali Bennett considerou a fuga "muito grave" e pediu para ser informado regularmente sobre a busca dos foragidos. A Jihad Isâmica, um dos principais movimentos armados palestinos, celebrou a fuga como um "ato heroico".Hamas, o grupo islamita que controla a Faixa de Gaza, submetida a bloqueio israelense, considerou a fuga um "ato corajoso e heroico", assim como uma "verdadeira derrota" para o sistema de segurança de Israel. O Hezbollah, por sua vez, afirmou se trata de um "duro golpe" para as forças israelenses. Zubeidi foi detido sob a acusação de "terrorismo" em 2019, em uma localidade da Cisjordânia próxima a Ramallah. Leia mais: Quatro refinarias em Louisiana voltam a funcionar após furacão Ida Antes, ele já havia sido indiciado pela Autoridade Palestina por ter participado em um ataque armado contra a residência do governador de Jenin, Qaddura Musa, em 2002. Musa faleceu vítima de um infarto durante a ação. As forças de segurança palestinas prenderam dezenas de pessoas, incluindo Zubeidi, pouco depois do ataque.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - PF notifica jogadores da Argentina; caso é discutido por ministérios.

 

Saúde e Justiça analisam episódio para buscar a melhor solução. Jogadores descumpriram protocolos sanitários ao entrar no Brasil.

A Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já notificaram os quatro jogadores da Argentina que descumpriram a regra para entrada de viajantes em solo brasileiro, sem passar por quarentena dentro dos protocolos de controle devido à pandemia da covid-19. Eles foram encontrados pelos agentes da PF na Neo Química Arena, em São Paulo, onde enfrentam o Brasil em um jogo das Eliminatórias da Copa 2022, neste domingo (6).A situação agora é discutida entre os ministérios da Saúde e Justiça, que buscam a melhor solução. Os atletas são Emiliano Martínez e Emiliano Buendia, ambos do Aston Villa, e Giovani Lo Celso e Cristian Romero, do Tottenham. Mais cedo, a Anvisa informou que acionou a PF para barrar os atletas na partida contra o Brasil. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entretanto, entraram em contato com o governo brasileiro para garantir a presença dos atletas no confronto. Segundo a Anvisa, eles entraram no Brasil descumprindo as regras sanitárias do país, "ao supostamente declararem, em formulário oficial da autoridade sanitária brasileira, informações falsas". A agência já se reuniu com o Ministério da Saúde e com a Coordenação de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no último sábado (4/9).Foi após a reunião que confirmou-se que eles descumpriram a regra para entrada de viajantes, que prevê que viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil."Os jogadores em questão declararam não ter passagem por nenhum dos 4 países com restrições nos últimos 14 dias. Os viajantes chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos. Porém, notícias não oficiais chegaram à Anvisa dando conta de supostas declarações falsas prestadas por tais viajantes", explicou a agência. O jogo Brasil x Argentina foi interrompido logo após o seu início quando agentes da Anvisa invadiram o campo para impedir que três jogadores da Argentina que não tinham cumprido isolamento sanitário obrigatório participassem da partida. A seleção da Argentina abandonou o campo diante da confusão.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Em depoimento à PF, Zambelli alega "arbitrariedade" de Moraes.

 

A deputada governista disse que teve a defesa cerceada e reiterou que participará das manifestações em 7 de setembro.

Mesmo tendo sido intimada para depor em inquérito que investiga atos antidemocráticos no 7 de Setembro, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou à Polícia Federal, neste domingo (5/9), que não deixará de participar das manifestações marcadas para a data. Ela alegou "arbitrariedade" do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao determinar a oitiva, mas acatou à ordem e prestou depoimento do Rio de Janeiro."Mais uma arbitrariedade que comete este ministro, que deveria ser guardião da Constituição", disse a parlamentar, que considera o inquérito inconstitucional, como afirmou em vídeo enviado com exclusividade ao R7. Durante a oitiva, Zambelli foi questionada sobre o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira, chamado de Zé Trovão, a quem ela disse ter conhecido em uma motociata em Florianópoles e que chegou a conversar algumas vezes.  No âmbito do inquérito, Moraes expediu mandado de prisão contra o caminhoneiro, que está foragido, e outro mirando o blogueiro conservador Wellington Macedo, preso ontem. Os dois são suspeitos de incentivar manifestações violentas e de promover ataques contra a democracia."Jamais defendi que algum cidadão ofendesse ou praticasse atos hostis contra ministros ou qualquer pessoa", defendeu-se. Ela também foi indagada sobre as intenções quanto a tuites sobre críticas ao STF e se tinha o desejo à destituição de ministros da Suprema Corte. "Eu defendo a necessidade dos poderes, cada um com sua atribuição. Inclusive que sejam independentes entre si", completou.Segundo Zambelli, houve cerceamento de defesa, já que ela não teve acesso aos autos do processo e a oitiva não foi agendada previamente entre ela e o juíz, ainda que o artigo 221 do Código de Processo Penal garanta que parlamentares possam "ser inquiridos em local, dia e hora previamente ajustados entre eles e o juiz". Ela prestou depoimento acompanhada do advogado e questionou se estaria sendo ouvida na condição de testemunha, o que foi negado."Não sei se respondo como investigada. Mas ele [delegado] disse que não é como testemunha. Então provavelmente deve ser como investigada", disse, completando estar ciente da imunidade parlamentar que a permite "emitir opiniões sobre atitudes do ministro Alexandre de Moraes". Afirmou, ainda, que não interpreta as manifestações como atos antidemocráticos. "Quem defende a liberdade e as balizas constitucionais jamais trataria por 'organização criminosa' ou 'ato antidemocrático' uma reunião da sociedade com suas famílias e seus representantes para protestar pacificamente contra a corrupção, ou,  cantar o hino e comemorar uma data histórica."Zambelli defendeu-se sustentando não ter praticado qualquer ato ilícito e que, por esse motivo, acatou a intimação. Pelo mesmo motivo, a parlamentar reiterou que participará da manifestações em 7 de setembro, na Avenida Paulista. "Seguirei o caminho que tem pautado, há mais de uma década, minha ação cidadã em defesa da Liberdade, da Democracia e da Justiça."( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Morre ex-ministro do Planejamento João Sayad, aos 75 anos, em SP.

 

Um dos idealizadores do Plano Cruzado, ele estava internado desde o dia 30 de agosto para tratamento contra um câncer.

Morreu neste domingo o economista e ex-ministro do Planejamento governo José Sarney, João Sayad, aos 75 anos. Ele estava internado desde o dia 30 de agosto no hospital Sírio Libanês, para tratamento de um câncer. Como ministro, Sayad foi um dos arquitetos do Plano Cruzado, uma das primeiras tentativas do Brasil de conter a inflação. Ele também foi secretário de Fazenda do estado de São Paulo, e secretário de Finanças da cidade de São Paulo. Na iniciativa privada, o economista chegou a ocupar o cargo de vice-presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Nas redes sociais, diversos políticos lamentaram a morte do economista. "Uma das pessoas mais admiráveis que já conheci. Inteligente, bem-humorado, generoso", escreveu o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, também homenageou o ex-ministro e disse esperar que "sua família e amigos encontrem conforto espiritual na trajetória exemplar desse notável homem público". ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Ministério da Economia autoriza concurso do Ibama.

 

Serão 568 vagas, sendo 432 para técnico ambiental; publicação do edital de abertura do certame deve ocorrer em seis meses.

O Ministério da Economia autorizou a realização de concurso para 568 vagas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A autorização do certame foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (6). O maior número de vagas é para técnico ambiental (432). Para essa ocupação é exigido ensino médio completo. Serão mais 96 postos para analista ambiental e 40 para analista administrativo. Para os dois casos, é exigido nível superior de escolaridade. De acordo com o texto publicado no DOU, a publicação do edital de abertura do concurso público deverá ocorrer em seis meses. A portaria desta segunda foi publicada pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANWES - Advogado que atropelou servidora retornará à cela especial.

 

Desembargadora entendeu que Paulo Ricardo Milhomem, que teve registro da OAB suspenso, continua com prerrogativa.

A 1ª vice-presidente e desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Ana Maria Duarte Amarante Brito, deferiu um habeas corpus apresentado pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção Distrito Federal (OAB-DF), permitindo que o advogado Paulo Ricardo Moraes Milhomem, acusado de ter atropelado uma servidora pública no último dia 25, em Brasília, retorne para uma cela especial, em uma sala de Estado-Maior.   Milhomem teve seu registro suspenso, mas ainda não foi cassado. Após a suspensão, a juíza de Vara de Execuções Penais do DF entendeu que ele não possuía mais a prerrogativa de permanecer na cela especial e autorizou a sua transferência para o Sistema Penitenciário do DF, no Complexo Penitenciário da Papuda. A desembargadora entendeu que mesmo com a suspensão do registro do advogado, ele continua com a prerrogativa, tendo em vista que "a suspensão do registro não é destituição, cancelamento ou perda da inscrição na OAB". "A prerrogativa visa garantir a segurança e integralidade pessoal, mormente diante da grande repercussão social que o atinge o caso em comento", pontuou. Ana Maria ainda ressaltou que "a penalidade administrativa imposta pela OAB é provisória". "Assim, sem que tenha sido assegurado o direito à ampla defesa e o contraditório, por analogia à decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, da impossibilidade do início do cumprimento de pena sem o trânsito em julgado, entendo que devam ser mantidas as prerrogativas ao paciente, no que tange à forma de cumprimento da prisão provisória", decidiu. Milhomem é acusado de ter atropelado, no Lago Sul, em Brasília, a  advogada e servidora pública Tatiana Machado Matsunaga, de 40 anos. No último sábado (4), foi submetida a uma traqueostomia e segue internada em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Brasília. O estado de saúde da advogada é grave.No último dia 25, Milhomem atropelou Tatiana em frente à residência da vítima. A cena foi registrada por câmeras de segurança. As imagens são fortes. Na gravação, é possível ver o momento em que o criminoso atinge a mulher com o carro para, então, passar por cima dela. Ele fugiu sem prestar socorro e se entregou à polícia horas depois, acompanhado de um advogado.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Bolsonaro pede respeito a 'liberdade individual' para o 7 de Setembro.

 

Presidente foi ao Twitter na manhã desta segunda (6) para falar sobre as comemorações pela Independência do Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi ao Twitter na manhã desta segunda-feira (6) para falar sobre as comemorações pelo 7 de Setembro. Ele defendeu o direito de manifestação da população, incluindo integrantes do Poder Executivo Federal que não estejam em serviço."Independência está associada à liberdade. Assim sendo, também no escopo dos incisos XV e XVI, do art. 5° da nossa CF, a população brasileira tem o direito, caso queira, de ir às ruas e participar dessa nossa data magna em paz e harmonia", postou o presidente. "O mesmo se aplica a todos os integrantes do Poder Executivo Federal que não estejam de serviço. Que a liberdade individual seja a máxima nesse marcante evento de nossa soberania." Brasília deve ter um feriado de 7 de Setembro movimentado. A previsão é de manifestações a favor e contra o presidente, que deve permanecer na capital pela manhã. No período da tarde, Bolsonaro deve participar de um ato na avenida Paulista, em São Paulo.A Polícia Militar escalará 100% do efetivo para o feriado de 7 de setembro. O comando da corporação atende a uma recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A convocação dos militares é uma forma de impedir que membros da ativa participem dos protestos marcados para o feriado.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Chegada de manifestantes antecipa interdição da Esplanada.

 

Com a mudança, as vias S1 e N1 ficarão fechadas para passagem de veículos a partir deste domingo (5) e não somente na terça (7).

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) decidiu antecipar o isolamento das principais vias de acesso à Esplanada dos Ministérios, que ficarão fechadas a partir deste domingo (5/9). O motivo da mudança foi a "presença expressiva do número de manifestantes" no local, como detalhou a pasta. Com a antecipação, ficam fechadas para a passagem de veículos as vias N1 e S1, da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto ao 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM), próximo à via L4. Anteriormente, o isolamento seria feito somente na própria terça-feira (7/9), quando estão marcadas as manifestações. A alternativa para o motorista é transitar pelas vias N2 e S2. "Policiais militares estão em toda a área central para garantir a ordem pública e a segurança dos frequentadores", afirma a SSP. Os manifestantes que quiserem se aproximar da área terão que deixar os veículos estacionados na Praça da Cidadania, localizada ao lado do Teatro Nacional. Lá ficarão os ônibus das comitivas, além das motocicletas e cavalos. Haverá área de estacionamento também na parte superior da Rodoviária do Plano Piloto e nos setores de Autarquia, Bancário e Comercial.A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizará linhas de revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e nas proximidades da Torre de TV. Como há manifestações a favor e contra o governo, o policiamento será reforçado para garantir a segurança de cada grupo, havendo áreas diferentes entre eles.Os manifestantes pró-governo ficarão na Esplanada dos Ministérios, com o ponto de encontro na Biblioteca Nacional e marcha até a Avenida José Sarney, na ligação entre as vias S1 e N1. Todos os ministérios e o Congresso estarão fechados e com barreira policial montada. Já o grupo contra o governo ficará concentrado no estacionamento da Torre de TV, a partir das 8h, ao lado da Praça das Fontes. Os manifestantes caminharão até o Memorial dos Povos Indígenas. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), os locais foram definidos juntamente dos organizadores dos eventos, que se reuniram no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) com as forças de segurança que atuarão no 7 de Setembro. "Nos reunimos com profissionais de todos os órgãos de segurança federais envolvidos direta e indiretamente nos eventos, bem como representantes dos manifestantes. A construção em conjunto da estratégia e a integração fazem parte da natureza do nosso trabalho", detalhou o o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Presidente da Guiné é detido por militares em tentativa de golpe.

 

Alpha Condé foi preso neste domingo (5) por membros do Grupo das Forças Especiais do Exército em aparente golpe de estado.

O presidente da Guiné, Alpha Condé, foi preso neste domingo (5) por membros do Grupo das Forças Especiais do Exército daquele país, de acordo com o comandante do corpo de elite, o coronel Mamady Doumbouya. Em um aparente golpe de estado, o coronel também anunciou neste domingo, em um vídeo postado nas redes sociais, que os militares haviam concordado em derrubar a constituição e o governo. "Depois de tomar o presidente, que atualmente está conosco, decidimos dissolver o governo, dissolver a constituição em vigor, dissolver as instituições e fechar as fronteiras terrestres e aéreas", anunciou Doumbouya. O coronel justificou a decisão pela situação sócio-política e econômica do país e pela "disfunção das instituições republicanas", entre outras razões. "Convidamos nossos irmãos de armas a se unirem para satisfazer as legítimas aspirações do povo guineense", salientou o líder do golpe. Em fotografias e vídeos divulgados pela imprensa local, Condé, de 83 anos, é mostrado usando jeans e uma camisa estampada, sentado em um sofá com um rosto sério e cercado por soldados armados, no que parece ser o palácio presidencial em Conakri. Situação incerta A situação, entretanto, é confusa porque o Ministério da Defesa havia dito em comunicado que "a guarda presidencial, apoiada por forças de defesa e segurança republicanas, continha a ameaça e repelia o grupo insurgente." "As operações de segurança e busca continuam restaurando a ordem e a paz", disse a nota oficial, que não fez menção alguma sobre o destino do chefe de Estado. A aparente tentativa de golpe veio depois que tiros foram ouvidos pela manhã no centro da capital, e os soldados do exército tomaram posições na área. Disparos também foram feitos em Kaloum, o distrito comercial e administrativo de Conakri, onde está localizado o palácio presidencial e numerosos ministérios. As ruas da região estavam desertas enquanto os tiros continuavam e, segundo testemunhas, veículos blindados foram colocados e pareciam estar se dirigindo para o palácio presidencial. Em 18 de outubro, houve eleições presidenciais na Guiné, nas quais Condé obteve um terceiro mandato, o que gerou polêmica. Isso porque a Constituição permite apenas uma reeleição. No entanto, um referendo para alterar a legislação, e o "sim" teve 91,5% a favor. Na sequência da violência desencadeada pelas eleições, cerca de 30 pessoas foram mortas, segundo a oposição, depois que as forças de defesa e segurança dispararam munições contra manifestantes e espectadores.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Nos EUA, maioria diz apoiar ação militar em caso de invasão da China da Taiwan.

 

Pesquisa conclui também que 69% dos entrevistados apoiam a declaração de independência da ilha em relação à China e o reconhecimento pelos EUA.

Uma pesquisa de opinião realizada nos Estados Unidos mostra que mais da metade dos norte-americanos consultados apoia uma ação militar do país a favor de Taiwan em caso de uma invasão chinesa na ilha. De acordo com o Conselho de Assuntos Globais de Chicago, 52% dos entrevistados manifestaram apoio à ideia, segundo a rede Voice of America (VOA). O resultado mostra um aumento considerável em relação a uma pesquisa semelhante feita em 1982, quando apenas 19% mostraram-se favoráveis à ação militar norte-americana. O resultado mais recente sugere um considerável aumento da conscientização da população dos EUA quanto à relação do país com Taiwan, que Beijing considera parte do seu território. A pesquisa, realizada com 2.086 adultos acima dos 18 anos, conclui também que 69% dos entrevistados apoiam a declaração de independência da ilha em relação à China e o consequente reconhecimento da emancipação por parte dos EUA.“Acho que há uma consciência crescente nos Estados Unidos sobre Taiwan e os desafios que enfrenta”, disse Bonnie Glaser, diretora do Programa Asiático do think thank norte-americano German Marshall Fund, com sede em Washington D.C..Outros números da pesquisa: 30% dos entrevistados enxergam Taiwan como um aliado, e outros 30% enxergam como um parceiro necessário. A pesquisa também aponta que 32% enxergam a China como rival, e 29%, como adversária.“Embora uma parte significativa dos norte-americanos pareça não estar familiarizada com Taiwan, a maioria parece preparada para reconhecer a independência de Taiwan caso o governo dos EUA mude sua política existente em relação a Taipei”, atesta a pesquisa. Bloqueio da ilhacrescente embate entre China e Taiwan, porém, pode não terminar em confronto militar, mas sim em um bloqueio total da ilha. É o que apontaram relatórios produzidos pelos EUA e por Taiwan em junho, de acordo com o site norte-americano Business Insider. O documento, lançado pelo governo taiwanês no ano passado, pontua que Beijing não teria capacidade de lançar uma invasão em grande escala contra a ilha. “Uma invasão provavelmente sobrecarregaria as forças armadas chinesas”, concordou o relatório do Pentágono. Caso ocorresse, a escalada militar criaria um “risco político e militar significativo” para Beijing. Ainda assim, ambos os documentos reconhecem que a China é capaz de bloquear Taiwan com cortes dos tráfegos aéreo e naval e das redes de informação. Por que isso importa? Taiwan é uma questão territorial sensível para os chineses, que não admitem que a ilha autônoma seja tratada como país independente. Relações exteriores do gênero, para Beijing, estão em desacordo com o princípio defendido de “Uma Só China“, que trata também Hong Kong como território chinês. Diante da aproximação do governo taiwanês com os Estados Unidos, a China endureceu sua retórica contra as reivindicações de independência da ilha autônoma no ano passado, e as tensões geopolíticas escalam com rapidez na região. Jatos militares chineses passaram a realizar exercícios militares nas regiões limítrofes com Taiwan, enquanto Beijing deixou claro que não aceitará a independência do território “sem uma guerra”. Enquanto isso, China e EUA disputam o duelo comercial, financeiro e tecnológico que se acentuou por conta da pandemia.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDANEWS - Novos problemas ameaçam segmento russo na Estação Espacial Internacional.

 

Danos podem comprometer o funcionamento de uma parte da plataforma e reforçam a ideia de deterioração do.

Novos problemas técnicos foram detectados em um módulo pertencente à Rússia na ISS (Estação Espacial Internacional, da sigla em inglês). As informações, confirmadas por um veterano agente do programa espacial russo, podem comprometer o funcionamento de uma parte da plataforma e reforçam a ideia de deterioração do programa espacial de Moscou.Os primeiros problemas, detectados em setembro de 2019, apontavam para um vazamento de ar no módulo Zvezda, segundo a agência de notícias russa RIA Novosti. A Nasa (Administração Nacional Aeronáutica e Espacial, da sigla em inglês), agência espacial dos EUA, chegou a recomendar a evacuação do módulo, mas a contraparte russa Roscosmos investigou o caso e concluiu que não havia risco de acidentes.“É verdade que o estado atual do segmento russo da ISS suscita alguma preocupação. Tudo começou não com uma fissura, mas com a falha de todos os três computadores de bordo no segmento russo alguns anos atrás”, disse Vladimir Soloviev, diretor de voo do segmento russo da ISS. “No final, eu até tive que assinar documentos para a Nasa com garantias de operacionalidade do módulo”. Um problema mais recente, de janeiro deste ano, mostra um orifício com diâmetro de 0,2 milímetro, que faz a pressão do ar cair 0,4 milímetro de mercúrio por dia. Trata-se de um número bem inferior aos valores de emergência, de 0,5 milímetro por minuto. Ainda assim, é necessário pressurizar constantemente a cabine com nitrogênio e oxigênio, que são transportados da Terra com frequência.Em meio aos problemas, a Rússia iniciou o projeto para criar uma nova estação orbital. “Esperamos receber recursos e iniciar o projeto conceitual da estação a partir de janeiro de 2022”, confirmou Soloviev, destacando ainda que o segmento russo na ISS deve ser preservado pelo menos até 2030. Por que isso importa? O programa espacial da Rússia tem se afundado em fraudes. Entre elas, um esquema de desvio de milhões de dólares durante a construção do novo cosmódromo (base de lançamento espacial) de Vostochny, no Extremo Oriente, instalação que os russos projetavam como maior trunfo da Roscosmos . O próprio Kremlin estima que 11 bilhões de rublos (cerca de R$ 780 milhões), mais de 10% do valor destinado a Vostochny, foram roubados. Várias autoridades envolvidas no projeto foram presas. Em meio ao escândalos, e sob a alegação de proteger os interesses nacionais, a FSB (Agência de Segurança Federal, da sigla em inglês) organizou uma lista contendo informações militares proibidas para estrangeiros, que inclui dados da Roscosmos. A lista contém 61 itens, incluindo informações confidenciais sobre problemas que “prejudicam o desenvolvimento” da agência, programas-alvo, financiamentos e prazos, além de dados sobre as condições técnicas e prontidão dos cosmódromos e outras instalações espaciais.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...