CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 1 de abril de 2025

Japão vai negociar com EUA isenção de tarifas no setor automóvel.

Ishiba disse aos jornalistas que está disposto a viajar para os EUA para negociar pessoalmente com o presidente norte-americano, Donald Trump. "Não me importo de ir a Washington, se necessário", destacou.

O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, afirmou hoje que está trabalhando para evitar que o Japão seja incluído no aumento das tarifas alfandegárias sobre automóveis, que será implementado pelos Estados Unidos a partir de quarta-feira. Ishiba disse aos jornalistas que está disposto a viajar para os EUA para negociar pessoalmente com o presidente norte-americano, Donald Trump. "Não me importo de ir a Washington, se necessário", destacou. Em uma coletiva de imprensa, o primeiro-ministro reiterou que o Japão, como o maior investidor dos EUA, solicitou a exclusão do país das novas tarifas. A partir de quinta-feira, os EUA começarão a cobrar uma tarifa de 25% sobre as importações de automóveis, e nas próximas semanas, as tarifas devem ser estendidas também às peças automotivas. Apesar de ser considerado o maior aliado dos EUA na Ásia, o Japão não obteve qualquer isenção. A medida representa uma preocupação tanto para o Japão quanto para grandes fabricantes de automóveis, como Toyota e Honda, cujas exportações para os Estados Unidos são fundamentais para a economia japonesa. Uma pesquisa trimestral do Banco do Japão, divulgada hoje, mostrou que o sentimento empresarial entre os grandes fabricantes piorou no último trimestre, pela primeira vez em um ano. Ishiba afirmou que os ministérios de Relações Exteriores, Comércio e Finanças estão trabalhando intensamente para negociar com os Estados Unidos e resolver a situação. "Quando eu vir que é adequado, farei a viagem sem hesitação", disse ele, referindo-se a uma possível ida a Washington. Caso as tarifas sejam impostas, o primeiro-ministro prometeu que o governo tomará as medidas necessárias para minimizar os impactos nas indústrias e empregos japoneses. Como ação imediata, o governo planeja abrir mil pontos de consulta em todo o país para ajudar pequenos e médios fabricantes de peças automotivas e outros afetados pelo aumento das tarifas. Se empresas forem prejudicadas, Ishiba garantiu que o governo oferecerá apoio financeiro. O primeiro-ministro também mencionou a possibilidade de retaliar com tarifas, mas destacou que qualquer medida desse tipo precisaria ser discutida com a coalizão governamental. No domingo, Japão, Coreia do Sul e China anunciaram sua intenção de reforçar a cooperação entre os países e acelerar as negociações de um acordo de livre comércio, visando proporcionar um ambiente mais previsível para as empresas e responder às incertezas causadas pelas políticas dos EUA. As negociações sobre esse acordo começaram em 2013, mas ficaram estagnadas em 2019, sendo retomadas em 2024. O encontro tripartido ocorre poucos dias antes da implementação, prevista para 2 de abril, de uma tarifa adicional de 25% sobre os automóveis importados para os EUA.(Fonte Economia ao Minuto Noticias)

Documento do governo Trump aponta tarifas altas no Brasil e incerteza para exportadores.

 

Os Estados Unidos considerou que os exportadores americanos enfrentam uma incerteza significativa no mercado brasileiro.

BRASÍLIA, DF E WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O governo Donald Trump apontou o Brasil como um país que impõe tarifas de importação relativamente altas a uma vasta gama de setores. O USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA) também considerou que os exportadores americanos enfrentam uma incerteza significativa no mercado brasileiro porque Brasília frequentemente modifica suas tarifas dentro da flexibilidade permitida pelas regras do Mercosul. "A falta de previsibilidade sobre os níveis das tarifas torna difícil para os exportadores americanos preverem os cursos de fazer negócios no Brasil", diz o USTR. As conclusões constam em um relatório anual sobre barreiras comerciais enfrentadas pelos EUA que o USTR entrega ao chefe do Executivo dos EUA e ao Congresso. O documento discute os maiores mercados de exportação para os Estados Unidos, abrangendo cerca de 60 parceiros comerciais. O texto foi divulgado pelo USTR nesta segunda-feira (31), a apenas dois dias do tarifaço prometido pelo republicano para 2 de abril. No ano passado, o último relatório do órgão, ainda no governo Joe Biden, fazia avaliação semelhante das barreiras enfrentadas pelos americanos para acessar o mercado brasileiro. O documento divulgado nesta segunda pode servir como base para a decisão que Trump tomará em 2 de abril, aguardada com apreensão pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Interlocutores ouvidos pela reportagem disseram, no entanto, que a expectativa é que outros relatórios em produção por Washington subsidiem a decisão de Trump.(Fonte Economia ao Minuto Noticias)

Neymar dá 'show' na Kings League após desfalcar o Santos.

 

Neymar 'roubou' todas as atenções, no duelo entre o 'seu' Fúria e o Real Elite, de Ludmilla.

Neymar marcou presença nesta segunda-feira na segunda jornada da Kings League Brasil, onde seu time, o Fúria, venceu o Real Elite, da cantora Ludmilla, por 4-2. O jogador, que ainda se recupera de uma lesão, assistiu à partida do espaço dedicado aos líderes. O atacante, que havia ficado de fora da partida entre Santos e Vasco no dia anterior, onde o time perdeu por 2-1, aproveitou o evento para interagir com os jogadores e dar instruções. Embora tenha tido a oportunidade de cobrar um pênalti, Neymar cedeu a bola para seu amigo Cris Guedes, seu parceiro na presidência do Fúria, alegando que seu estado físico ainda não o permite executar essa ação. Mesmo afastado dos campos por conta da recuperação, Neymar se mostrou animado e interativo, provocando o público e os jogadores, demonstrando toda a energia que sempre caracterizou sua personalidade em campo.(Fonte Esporte ao Minuto Noticias)

Telescópio James Webb consegue captar auroras em Netuno; veja.

 

A localização das auroras é um pouco diferente da que é observada na Terra.

Um estudo publicado na revista científica Nature Astronomy, com base em observações feitas pelo Telescópio Espacial James Webb, parece confirmar a existência de auroras em Netuno. A pesquisa revela que, ao contrário da Terra, as auroras no planeta gasoso estão concentradas em latitudes diferentes. Isso ocorre devido ao campo magnético de Netuno, que está inclinado em quase 50 graus em relação ao seu eixo de rotação. Esse fator dificultou o estudo do planeta ao longo dos anos, mas, com os instrumentos avançados do James Webb, os cientistas conseguiram captar imagens inéditas, como a que pode ser vista abaixo.(Fonte Lifestyle ao Minuto Noticias)

Paracetamol, ibuprofeno e aspirina: qual escolher para sua dor?.

 

É importante lembrar que, apesar de todos serem eficazes no alívio da dor, cada um age de maneira diferente, e a escolha do medicamento deve levar em consideração os sintomas específicos.

Muitas pessoas recorrem a medicamentos como paracetamol, aspirina e ibuprofeno para aliviar sintomas como dores de cabeça, musculares, febre ou cãibras. No entanto, é importante lembrar que, apesar de todos serem eficazes no alívio da dor, cada um age de maneira diferente, e a escolha do medicamento deve levar em consideração os sintomas específicos. Especialistas, citados pelo Metro, explicam como funciona cada um desses medicamentos e em que situações é mais indicado usá-los. Paracetamol Segundo Suzanne Wylie, médica, o paracetamol é eficaz principalmente como analgésico e antipirético (reduz a febre). "Ele não tem propriedades anti-inflamatórias significativas, o que o torna uma opção adequada para o alívio de dores gerais, como dores de cabeça, dores musculares leves a moderadas e febres associadas a resfriados e gripes." O paracetamol pode ser utilizado pela maioria das pessoas, incluindo mulheres grávidas e crianças. No entanto, é fundamental seguir a dosagem recomendada, pois o uso excessivo pode levar a complicações graves, como insuficiência hepática. Ibuprofeno O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) que atua reduzindo hormônios causadores de dor e inflamação no corpo. Ele pode ser usado para tratar sintomas como cólicas menstruais, dores nas costas, musculares e alguns sintomas de resfriado ou gripe, conforme indicado pelo Serviço Nacional de Saúde Britânico. Entretanto, o ibuprofeno não deve ser tomado por mais de 10 dias consecutivos ou em jejum. Ele é seguro para indivíduos com mais de 17 anos, mas deve ser evitado por pessoas com úlceras estomacais, problemas renais ou cardíacos, pois pode aumentar o risco de hemorragia gastrointestinal e complicações cardiovasculares. Aspirina Outro anti-inflamatório não esteroide, a aspirina, é usada principalmente para aliviar dores leves a moderadas, reduzir a inflamação e diminuir a febre. Ela pode ser especialmente útil para pessoas com condições inflamatórias, como artrite, e também pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos. No entanto, a aspirina deve ser evitada em crianças com menos de 16 anos devido ao risco de síndrome de Reye, uma condição rara, mas grave. Além disso, não é indicada para pessoas com histórico de úlceras gástricas, distúrbios hemorrágicos ou alergias à aspirina. A escolha do medicamento correto depende das necessidades de cada pessoa, por isso, é sempre importante seguir a orientação médica para garantir a segurança e eficácia no tratamento.(Fonte Lifestyle ao Minuto Noticias)

SpaceX lança 1.ª missão espacial tripulada sobre os pólos da Terra.

A missão, chamada Fram2, é uma homenagem a um navio usado para exploração polar no século XIX.

A SpaceX, empresa de Elon Musk, deu mais um passo significativo na exploração espacial ao lançar uma missão que sobrevoará os polos Norte e Sul da Terra, marcando a presença de uma tripulação composta por quatro astronautas não profissionais. A missão, chamada Fram2, é uma homenagem a um navio usado para exploração polar no século XIX.A decolagem aconteceu na noite de segunda-feira, com a cápsula Dragon sendo transportada pelo foguete Falcon 9, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 21h46 (02h46 em Lisboa). Durante o lançamento, as equipes da SpaceX foram ovacionadas, e a transmissão ao vivo no portal da empresa acompanhou todos os momentos. O comandante da missão, Chun Wang, um empresário de criptomoedas que financia o projeto, afirmou que o objetivo é avançar na exploração espacial de longo prazo, seguindo o espírito dos primeiros exploradores polares. Além de Wang, os tripulantes incluem o cineasta norueguês Jannicke Mikkelsen, o australiano Eric Philips, conhecido por suas explorações polares, e a pesquisadora alemã de robótica, Rabea Rogge. A missão, que deve durar entre três e cinco dias, possibilitará a realização de mais de 20 experimentos científicos, incluindo a captura das primeiras imagens de raios X no espaço e o cultivo de cogumelos em microgravidade. Esses experimentos têm o potencial de ser fundamentais em futuras missões, como as viagens para Marte. A tripulação se preparou durante oito meses para esta missão, com treinamento rigoroso, incluindo atividades no inverno do Alasca. Uma vez de volta à Terra, a tripulação tentará sair da cápsula sem assistência médica, em um estudo para analisar as tarefas simples que os astronautas podem realizar após uma missão espacial. Além das missões lunares Apolo, os polos da Terra nunca haviam sido explorados por astronautas, incluindo aqueles a bordo da Estação Espacial Internacional. A SpaceX já realizou com sucesso várias missões para a NASA e também completou cinco missões privadas, incluindo três para a Estação Espacial Internacional (ISS), em colaboração com a Axiom Space, e duas em órbita da Terra. A primeira missão orbital privada foi a Inspiration4, em 2021, seguida pela Polaris Dawn, que marcou a primeira caminhada espacial privada da história. Ambas as missões foram financiadas pelo bilionário Jared Isaacman, que também é um colaborador próximo de Elon Musk e foi indicado por Donald Trump para se tornar o futuro chefe da NASA.(Fonte Tech ao Minuto Noticias)

Alimentos que podem aumentar a inflamação e prejudicar a saúde.

 

Uma dieta equilibrada, rica em alimentos anti-inflamatórios, pode ajudar a prevenir problemas de saúde a longo prazo e melhorar o bem-estar geral.

A inflamação no corpo, quando não controlada, pode se tornar crônica e abrir caminho para uma série de doenças graves. Para prevenir esse problema, é fundamental ficar atento ao que consumimos, pois alguns alimentos podem contribuir para o aumento da inflamação. A dietista Lisa Richards revelou ao SheFinds uma lista de alimentos que devem ser consumidos com cautela para evitar esse efeito negativo. Adoçantes artificiais Embora muitas pessoas vejam os adoçantes artificiais como uma alternativa saudável ao açúcar, eles podem ter o efeito contrário, causando inflamação no corpo. Esses adoçantes são encontrados em uma variedade de produtos diet e "light", mas podem afetar negativamente o equilíbrio do organismo, interferindo na microbiota intestinal e, consequentemente, exacerbando a inflamação. Óleos vegetais Óleos vegetais, como os de soja, milho e girassol, são ricos em ácidos graxos ômega-6. Embora o ômega-6 seja essencial para o corpo, um desequilíbrio entre o ômega-6 e o ômega-3 pode resultar em um processo inflamatório. O consumo excessivo de óleos vegetais, que são amplamente utilizados em alimentos industrializados e frituras, pode contribuir para o aumento da inflamação e o desenvolvimento de doenças crônicas. Granola de compra A granola é muitas vezes vista como uma opção saudável, mas a versão comprada em lojas pode conter uma grande quantidade de açúcares adicionados, gorduras não saudáveis e calorias extras. Esses ingredientes podem desencadear uma resposta inflamatória no corpo, especialmente se consumidos em grandes quantidades. Prefira granolas caseiras com menos açúcar e mais fibras e nutrientes. Refrigerantes Refrigerantes, especialmente os industrializados e diet, estão entre os vilões da dieta moderna. Esses produtos não apenas contêm adoçantes artificiais que aumentam a inflamação, como também são ricos em açúcares refinados, que podem elevar os níveis de glicose no sangue e promover processos inflamatórios. O consumo regular de refrigerantes está associado a um risco maior de doenças como diabetes, obesidade e doenças cardíacas. Sucos de frutas Embora os sucos de frutas naturais pareçam uma opção saudável, muitas vezes eles contêm altas concentrações de açúcares naturais e podem ter pouco valor nutricional, dependendo do método de preparo. O consumo excessivo de sucos, especialmente os industrializados, pode resultar em picos de glicose no sangue e aumentar a inflamação. Prefira consumir frutas inteiras, que contêm mais fibras e menos açúcar concentrado. Barras de cereais As barras de cereais podem parecer uma opção prática e saudável, mas muitas delas contêm grandes quantidades de açúcares refinados e óleos vegetais inflamatórios. Embora forneçam energia rápida, elas podem contribuir para o aumento da inflamação, especialmente se consumidas com frequência. Ao escolher barras de cereais, verifique os rótulos e prefira aquelas com menos açúcares e ingredientes mais naturais. É importante ter cuidado com o consumo de alimentos que podem contribuir para a inflamação. Fique atento aos rótulos dos produtos e prefira opções mais naturais e menos processadas. Uma dieta equilibrada, rica em alimentos anti-inflamatórios, pode ajudar a prevenir problemas de saúde a longo prazo e melhorar o bem-estar geral.(Fonte Lifestyle ao Minuto Noticias)

Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios.

 

O juiz federal Alaôr Piacini afirmou que a resolução do CFF que autorizou a medida invade as atividades privativas dos médicos.

AJustiça Federal em Brasília decidiu nesta segunda-feira (31) suspender a resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que autorizou farmacêuticos a prescreverem medicamentos.  A decisão foi motivada por uma ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).  Na decisão, o juiz federal Alaôr Piacini afirmou que a resolução do CFF que autorizou a medida invade as atividades privativas dos médicos. "O balcão de farmácia não é local para se firmar um diagnóstico nosológico de uma doença, porque o farmacêutico não tem competência técnica, profissional e legal para tal procedimento", afirmou o magistrado.  O juiz também acrescentou que somente os médicos têm competência legal e técnica para fazer diagnósticos e receitar tratamento terapêutico. Para fundamentar a decisão, o magistrado citou a Lei 12.842, de 2013, conhecida como Lei do Ato Médico. "Verifica-se da referida lei que somente o médico tem competência legal e formação profissional para diagnosticar e, na sequência, indicar o tratamento terapêutico para a doença, após a realização do diagnóstico nosológico, processo pelo qual se determina a natureza de uma doença, mediante o estudo de sua origem, evolução, sinais e sintomas manifestos", afirmou. Alaôr Piacini também ressaltou casos de diagnóstico inadequado divulgados pela imprensa. "É fato incontroverso que a imprensa noticia, quase diariamente, mortes e deformações estéticas, com repercussão para a vida toda da pessoa, em tratamentos realizados por profissionais da área da saúde que não são médicos e passam a realizar procedimentos sem a formação técnica adequada", completou. De acordo com a Resolução 5/2025 do CFF, o farmacêutico está autorizado a prescrever medicamentos, incluindo os de venda sob prescrição, renovar prescrições e prescrever medicamentos em atendimento à pessoa sob risco de morte iminente. Para o Conselho Federal de Medicina, os farmacêuticos não têm atribuição legal e preparação técnica para definir tratamentos.(Fonte Brasil ao Minuto Noticias)

Sementes de linhaça e camomila ajudam a reduzir dores da endometriose.

 

Estudo revela que esses alimentos naturais podem diminuir até 38% das dores pélvicas e cólicas menstruais.

A endometriose pode causar sintomas bastante incômodos e, em alguns casos, incapacitantes, como dores durante a relação sexual, cólicas menstruais intensas e dores pélvicas. Normalmente, esses sintomas podem ser tratados com cirurgia, analgésicos de venda livre e dietas ricas em alimentos anti-inflamatórios. De acordo com o médico Karan Rajan, citado pelo Huffpost, há uma nova esperança para as pessoas que sofrem de endometriose, após um estudo que revelou que as sementes de linhaça e a camomila podem ajudar a controlar a dor. O estudo, conduzido por pesquisadores iranianos, analisou os efeitos desses dois tratamentos em 102 pessoas com endometriose. Ao longo de oito semanas, os participantes tomaram cápsulas de camomila (cerca de 9 gramas, ou 3 xícaras de chá), óleo de linhaça (o equivalente a 2 colheres de sopa de sementes) ou um placebo. Os resultados mostraram que as pessoas que ingeriram camomila e sementes de linhaça tiveram uma redução de 38% nas dores pélvicas, 41% menos dor durante o sexo e uma diminuição de 33% nas cólicas menstruais, em comparação com aquelas que tomaram o placebo. Vale ressaltar que, embora algumas mudanças na dieta possam proporcionar alívio dos sintomas, como o estudo indicou, esses tratamentos podem não funcionar para todas as pessoas com endometriose.(Fonte Lifestyle ao Minuto Noticias)

Adolescente mata mãe e padrasto e esconde corpos durante 14 dias nos EUA.

 

As vítimas foram identificadas como Tatiana Casap, de 35 anos, e Donald Mayer, de 51 anos.

Um adolescente de 17 anos foi acusado de dois homicídios e de ocultação de cadáveres após a descoberta dos corpos de sua mãe e padrasto em sua casa em Waukesha, Wisconsin, Estados Unidos. As vítimas foram identificadas como Tatiana Casap, de 35 anos, e Donald Mayer, de 51 anos. De acordo com a NBC News, Nikita Casap apareceu em tribunal na última quinta-feira, onde foram revelados novos detalhes sobre o caso. A situação foi descoberta após a mãe de Mayer, que não tinha contato com o filho há quase duas semanas, ter alertado as autoridades sobre seu desaparecimento. O adolescente foi detido enquanto dirigia o carro de seu padrasto, um veículo que, segundo a polícia, estava prestes a ter sua matrícula alterada. Registros de celular indicam que o jovem viajou por pelo menos quatro estados norte-americanos e planejava deixar o país. O tribunal afirmou que parecia que ele estava tentando fugir, tanto do estado quanto do território nacional. Além disso, a polícia encontrou um cartão de memória contendo um vídeo em que apareciam velas acesas e o corpo de Mayer. O corpo foi encontrado sob roupas, com um ferimento na nuca. A mãe, Tatiana, foi morta com três tiros, sendo um deles no abdômen. Seu corpo foi encontrado em um corredor, coberto por uma toalha e outras roupas. O jovem enfrenta acusações de homicídios em primeiro grau e ocultação de cadáveres. A próxima audiência está marcada para o dia 9 de abril.(Fonte Mundo ao Minuto Noticias)

Nunes diz que vai punir professores que aderirem a paralisação.

 

A paralisação foi aprovada na quinta-feira (27) em assembleia da Aprofem.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse que os professores da rede municipal, que aprovaram uma paralisação na próxima quarta-feira (2), têm motivação política e vai punir aqueles que aderirem ao ato.A paralisação foi aprovada na quinta-feira (27) em assembleia da Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo). Os servidores reivindicam 12,9% de reajuste linear, a elevação do piso de todos os profissionais da educação (não apenas dos professores), com a incorporação dos valores à carreira, e o fim da contribuição previdenciária de 14%, que a categoria chama de confisco. Na manhã desta segunda-feira (31), Nunes disse que não há motivo para uma greve neste momento e disse que irá descontar os dias de paralisação dos salários daqueles que aderirem ao ato. "Não existe razoabilidade numa atitude como essa. Esse é um serviço essencial. As pessoas que forem utilizar essa prática para fazer política partidária, nós vamos descontar", disse Nunes. O prefeito disse que a data-base da categoria é em 1º de maio e que as reivindicações estão sendo discutidas com o Executivo municipal. Ele destacou ter feito um concurso em que foram chamados 16 mil professores. "Nós precisamos de profissionais responsáveis, que lutem pelo seu direito, mas que tenham responsabilidade com os nossos alunos e com a educação. A gente não vai permitir que essas pessoas utilizem de ações políticas partidárias para conturbar o processo pedagógico. Estamos monitorando para fazer a punição daqueles que utilizarem desse tipo de recurso contra a educação, contra as crianças", disse Nunes. Margarida Prado Genofre, vice-presidente da Aprofem, disse que a ameaça de punição do prefeito não amedronta os servidores. Segundo ela, a paralisação foi aprovada já que as negociações com a prefeitura não estão avançando. "Nossa data-base é em 1º de maio, mas esse é o prazo limite da negociação, não o início da nossa campanha salarial. O prefeito está fazendo o papel dele de desestimular a paralisação, mas nós temos direito de nos manifestar. Vivemos em uma democracia, com o direito de paralisar, manifestar e fazer greve", disse a professora. REDE ESTADUAL PAULISTA Os professores da rede estadual aprovaram greve a partir de 25 de abril para pressionar o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) a contratar mais profissionais efetivos, aumentar o piso salarial da categoria e apresentar um plano de climatização para as escolas. Conforme mostrou a Folha de S.Paulo, o Ministério Público ingressou com duas ações civis públicas nesta semana para obrigar o governo Tarcísio a recompor o quadro de profissionais da educação. A categoria também pede que o Governo de São Paulo passe a cumprir o piso nacional salarial dos professores -hoje, os docentes recebem uma bonificação para alcançar o mínimo estabelecido pelo governo federal, ou seja, os valores não são incorporados para cálculo de férias e aposentadoria, por exemplo. Pedem ainda que a gestão Tarcísio apresente um plano para a climatização das escolas estaduais. A rede estadual de São Paulo tem o menor percentual de salas climatizadas do país, apenas 2,7% delas, segundo dados do Censo Escolar de 2023. Segundo a Secretaria de Educação, porém, são 750 escolas climatizadas atualmente no estado, o que representa 13% da rede.(Fonte Brasil ao Minuto Noticias)

Justiça dos EUA rejeita acusação contra Sean "Diddy" Combs.

 

A acusação alegava que Combs tentou assediá-la sexualmente em uma festa em 1995 e a agrediu ao ser rejeitado.

Uma acusação de estupro contra o rapper Sean "Diddy" Combs foi descartada nesta segunda-feira (31) após a denunciante se recusar a revelar sua identidade. O juiz federal Lewis J. Liman negou o pedido da mulher para prosseguir com o processo anonimamente. A acusação alegava que Combs tentou assediá-la sexualmente em uma festa em 1995 e a agrediu ao ser rejeitado. O advogado da denunciante solicitou anonimato em janeiro, mas a corte americana deu um prazo até 20 de março para que ela se identificasse. Liman justificou a decisão, afirmando que a gravidade das acusações não era suficiente para justificar o anonimato, e que a defesa seria prejudicada. O advogado de Combs, Anthony Buzbee, comemorou a decisão e prevê que outras acusações contra seu cliente serão descartadas. Combs enfrenta mais de 50 acusações de agressão sexual, iniciadas após alegações de estupro e tráfico sexual por sua ex-namorada, Cassandra "Cassie" Ventura, em 2023.(Fonte Fama ao Minuto Noticias)

Morre Richard Norton, ator de 'Mad Max', aos 75 anos.

 

Norton, que também era praticante de artes marciais, trabalhou em mais de 70 filmes e foi responsável pela coordenação de dublês em grandes produções como Mad Max: Estrada da Fúria e O Esquadrão Suicida.

Morreu no último domingo, 30 de março, o ator australiano e  diretor de dublês Richard Norton, aos 75 anos. A informação foi confirmada por sua esposa, Judy Green, através de uma postagem no Instagram. "Estou devastada, não tenho palavras, perdi tudo", escreveu ela. "Sei que há, e haverá, muito amor e choque por termos perdido este ser humano incrível. O amor da minha vida", completou. A causa da morte de Richard Norton não foi divulgada até o momento, de acordo com a revista People. Norton, que também era praticante de artes marciais, trabalhou em mais de 70 filmes e foi responsável pela coordenação de dublês em grandes produções como Mad Max: Estrada da Fúria e O Esquadrão Suicida. Além disso, colaborou com grandes nomes da indústria cinematográfica, incluindo Jackie Chan. James Gunn, diretor de O Esquadrão Suicida, também prestou homenagem ao amigo no Instagram. "Ele era um duplo, coordenador de duplos e um ator maravilhosamente talentoso. Ele também era um amigo", escreveu Gunn. "Era um homem australiano durão, mas doce, com uma gargalhada calorosa e um milhão de histórias sobre seus anos fazendo filmes", recordou. "O Richard parecia ter 20 anos a menos, por isso fiquei particularmente surpreso ao acordar e saber da sua morte. Meu amor vai para sua família, amigos e colegas de trabalho, especialmente para sua esposa Judy, de quem ele sempre falava com muito entusiasmo. O mundo do cinema será um lugar menos vibrante sem ele. Descanse em paz, amigo", concluiu o diretor.O ator e amigo Chuck Norris também fez uma homenagem emocionada. "Estou absolutamente de coração partido com a perda do meu querido amigo e irmão, Richard Norton. As memórias maravilhosas que compartilhamos vão ficar guardadas para sempre no meu coração", escreveu ele.(Fonte Fama ao Minuto Noticias)

Gisele Bündchen 'exibe' curvas um mês após dar à luz.

 

A supermodelo foi novamente fotografada com o companheiro Joaquim Valente.

Gisele Bündchen foi fotografada e filmada enquanto curtia um passeio discreto em Miami com seu companheiro, Joaquim Valente, no último domingo. A supermodelo de 44 anos exibiu suas curvas ao andar de bicicleta aquática, e as imagens logo ganharam as redes sociais e a imprensa internacional, conforme o Daily Mail. O momento aconteceu cerca de um mês após Gisele ter dado à luz seu terceiro filho, o primeiro com Joaquim Valente.  As fotos, que capturam o casal em um passeio descontraído, mostram Gisele desfrutando do momento com o novo companheiro, enquanto o público segue atento à sua vida pessoal e às imagens que circulam na mídia.A modelo é mãe de Benjamin, de 15 anos, e Vivian, de 11, frutos de seu relacionamento anterior com o ex-marido, Tom Brady.(Fonte Fama ao Minuto Noticias)

Reviravolta no caso Daniel Sancho; defesa pede novo julgamento.

Espanhol foi condenado na Tailândia a uma pena de prisão perpétua pelo homicídio premeditado do cirurgião colombiano Edwin Arrieta. Defesa fala agora no surgimento de "evidências completamente novas".

Adefesa de Daniel Sancho, condenado na Tailândia a prisão perpétua pelo homicídio premeditado do cirurgião colombiano Edwin Arrieta, solicitou uma nova audiência ou um novo julgamento, com o objetivo de ouvir novas testemunhas, conforme documento obtido pela EFE.O recurso, que contém 400 páginas, argumenta que a pena de prisão perpétua, por homicídio premeditado e desmembramento, não reflete adequadamente os fatos do caso. A defesa do filho do ator Rodolfo Sancho afirma que a morte de Edwin Arrieta, ocorrida em 2 de agosto de 2023, foi acidental. A petição justifica esse "pedido incomum" com a alegação de que, logo após a leitura do veredito, surgiram novas circunstâncias que constituem evidências inéditas. Uma dessas evidências é a falta de depoimento de Paisan Sangthep, coronel da polícia tailandesa que estava presente durante as primeiras declarações de Sancho na delegacia, horas após o ocorrido. Sangthep não testemunhou no julgamento, e agora os advogados exigem sua presença em tribunal, após sua participação no documentário "O Caso Sancho", da HBO Max. Em um dos episódios do documentário, Sangthep afirma que Sancho "não admitiu premeditação". A defesa argumenta que a declaração de Sancho citada por Paisan contradiz a confissão apresentada pela polícia. Além disso, a defesa aponta diversas irregularidades no decorrer da investigação e do processo judicial. Relembre o caso Em agosto de 2023, Daniel Sancho foi detido e acusado de assassinar, desmembrar e ocultar o corpo de Edwin Arrieta, cirurgião colombiano. Segundo as investigações, no dia 2 de agosto, Sancho e Arrieta fizeram um passeio de moto e, ao retornarem ao hotel, discutiram depois que o colombiano pediu relações sexuais. Sancho, então, teria agredido Arrieta com um murro no rosto, deixando-o inconsciente. Em pânico, Sancho levou o amigo para o banheiro na tentativa de reanimá-lo, mas, após uma hora sem resposta, decidiu começar a desmembrar o corpo. O processo durou cerca de três horas. Mais tarde, Sancho colocou os restos mortais de Arrieta em sacos plásticos e, com a ajuda de um caiaque, lançou grande parte deles ao mar. O restante do corpo foi deixado no aterro da ilha, onde foi descoberto por um trabalhador algumas horas depois.(Fonte Mundo ao Minuto Noticias)

Mulher tem a língua mais comprida do mundo e joga Jenga com ela; veja.

 

Aos 34 anos, ela compartilha com entusiasmo suas habilidades e truques realizados com sua língua fora do comum, como mostrado em um vídeo publicado no canal oficial dos Recordes Mundiais do Guinness no YouTube.

Chanel Tapper, detentora do recorde mundial do Guinness desde 2010, é reconhecida por ter a maior língua do mundo, medindo impressionantes 9,7 centímetros. Aos 34 anos, ela compartilha com entusiasmo suas habilidades e truques realizados com sua língua fora do comum, como mostrado em um vídeo publicado no canal oficial dos Recordes Mundiais do Guinness no YouTube. Em entrevista à organização, Tapper afirmou que uma das partes mais divertidas de sua condição é ver a reação das pessoas quando elas a veem. "Honestamente, gritar é a melhor reação que posso ter quando alguém vê minha língua. Eu gosto quando as pessoas gritam ou ficam horrorizadas, é algo bem dramático e engraçado", contou, revelando seu apreço pelas reações surpresas e chocadas. Além das reações das pessoas, Chanel também se orgulha das habilidades que sua língua lhe permite desenvolver, como jogar Jenga, virar copos de plástico ou até segurar uma colher. Ela destacou que o que mais a agrada em ser uma recordista é a oportunidade de viajar e conhecer outros recordistas, ampliando ainda mais sua rede de pessoas com habilidades extraordinárias.(Fonte Mundo ao Minuto Noticias)

Trabalhador com nome sujo pode pedir consignado CLT, mas análise será do banco.

 

Se o cidadão já tiver um empréstimo consignado em vigor, será possível transferir o contrato existente para o novo modelo a partir do dia 25 de abril no mesmo banco. Caso queira mudar para outro banco, só a partir de 6 de junho.

FOLHAPRESS) - O trabalhador que está com o nome sujo pode pedir o novo crédito consignado CLT e receber propostas, mas cabe às instituições financeiras decidirem se vão ou não liberar o dinheiro, segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).Profissionais têm reclamado nos últimos dias que não estão conseguindo o crédito na Carteira de Trabalho Digital, pois o pedido é recusado após a análise financeira do banco. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a vantagem do novo empréstimo é que, pela garantia do desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento do trabalhador, as instituições poderão ter interesse em emprestar recursos até para o cliente negativado. A reportagem consultou bancos que já oferecem o crédito, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Safra, Parati e Agibank. A expectativa é que o empréstimo seja oferecido de forma mais consistente a partir de 25 de abril em bancos maiores. Os bancos não detalham suas estratégias de crédito, porque elas dependem de planejamento anual das instituições, que é algo não disponível ao público em geral. Para conceder um empréstimo, a instituição considera não só se o nome do cliente está negativado ou não, mas informações sobre sua capacidade de pagar contas, quanto há de crédito para oferecer e qual a meta da empresa para o ano de 2025. Especialistas ligados aos bancos ouvidos pela reportagem afirmam que o melhor momento para tentar o novo crédito é partir de 25 de abril. O motivo é que, com a concorrência maior, os juros devem ficar mais atrativos e as condições de liberação devem melhorar. O novo consignado da meutudo é oferecido em parceria com a Parati (aquisição que aguarda aprovação do Banco Central) e está disponível para negativados, mediante avaliação e aprovação. No caso do Agibank, a contratação do empréstimo envolve, inicialmente, uma simulação baseada em informações preliminares fornecidas pelos clientes, o que não significa aprovação automática. "Para efetivar o empréstimo, cada solicitação é avaliada individualmente conforme o perfil e critérios de crédito, confirmando-se então a elegibilidade e condições finais", afirma. A instituição diz atender cerca de 25% da demanda total do novo consignado. O Banco do Brasil diz que seu programa prevê que qualquer empregado via CLT pode solicitar o empréstimo por meio do app da Carteira de Trabalho Digital. A instituição já desembolsou mais de R$ 600 milhões em operações desde 21 de março, em mais de 3.000 municípios de todas as regiões do país. "As condições de oferta envolvem atributos relacionados ao valor e o prazo de cada empréstimo, a combinação integrada das variáveis, informações e perfil das empresas e dos trabalhadores em cada relação de vínculo e a observância das políticas de crédito", informa o banco. O Safra afirmou que não irá comentar. A Caixa Econômica Federal não detalhou se libera o crédito para quem está com o nome sujo, mas informou ter taxas entre 1,60% e 3,17% ao mês, a depender da análise de crédito do cliente. Segundo o banco, para definir a contratação, a Caixa realiza, de forma permanente, "análise estratégica e estudos de rentabilidade e sustentabilidade do negócio". Um gerente de uma agência da Caixa visitada pela reportagem afirmou que, na etapa da proposta de crédito no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, os bancos ainda não têm informações sobre o histórico de pagamento do cliente, e por isso a análise é feita depois, em até cinco dias úteis após a solicitação. "Tem gente que, mesmo com restrição no crédito, consegue fazer, outros são recusados. É feita uma análise de risco, o banco verifica o score [de crédito], o histórico, se o cliente ficou muitos anos inadimplente", afirma o funcionário, que pediu para não ser identificado. Nas redes sociais, trabalhadores reclamam que a Caixa só estaria liberando o empréstimo para quem está com o nome limpo, o que dificultaria os planos de quem estava buscando o dinheiro justamente para regularizar pendências em seu cadastro. No Reclame Aqui, site que reúne queixas de consumidores, um trabalhador diz que foi até uma agência e, ao conversar com a gerente, foi informado de que não pode contratar o empréstimo devido a seu score, um tipo de pontuação para análise do crédito e que, pela Caixa, não conseguiria a liberação. O funileiro Gabriel Garcia, 33 anos, morador de Cabreúva (SP), conta que queria pegar o empréstimo na Caixa para limpar o nome, mas não conseguiu. Ele foi até uma agência do banco público na última terça (25) para tentar concluir a contratação, após o pedido feito pela internet. "Fiquei três horas lá para chegar no atendimento. Fizeram uma avaliação da minha situação financeira e não liberaram", diz. "Tentei falar com a Caixa e me pediram para tentar de novo no mês que vem. Optei pelo novo consignado para pagar algumas dívidas atrasadas, infelizmente não tenho nome limpo, e queria limpar com o empréstimo." A auxiliar financeira Larissa Santos, de 28 anos, conta que seu marido, Leonardo Correa, soldador de 32 anos, recebeu a proposta pelo app e foi até a Caixa finalizar o pedido. "Na agência, ele formalizou a proposta, assinou papéis, e um dia depois recebeu a mensagem de que o crédito não foi aprovado devido a restrição. Meu esposo é negativado e achávamos que isso não era impedimento." LIBERAÇÃO DO CRÉDITO DA CAIXA TEM FALHAS Quem tentou contratar o novo consignado da Caixa Econômica Federal na última semana, mas não conseguiu finalizar o procedimento por falhas no WhatsApp do banco, deve cadastrar uma nova proposta de crédito para ter o acesso regularizado, informou o banco. Segundo a instituição, a instabilidade no sistema foi solucionada e ocorreu devido à grande quantidade de acessos simultâneos. Usuários relataram que o link disponibilizado não reconhecia o aplicativo do WhatsApp instalado no dispositivo. Outros, ainda, conseguiam começar a conversa, mas não passavam da etapa de informar o CPF, pois aparecia a mensagem "Desculpe, ocorreu um erro no nosso sistema. Tente novamente mais tarde." A reportagem visitou quatro agências Caixa na última quinta (27), nas zonas central e sul da capital de São Paulo. Os trabalhadores têm buscado o atendimento pessoal para atualizar o cadastro, resolver falhas no aplicativo e para tentar destravar o crédito. COMO FUNCIONA EM OUTROS EMPRÉSTIMOS? Quem tem restrição de crédito costuma ter taxas maiores em qualquer empréstimo, diz Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo de estudos e pesquisas da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Segundo ele, existem despesas ao banco que concede o crédito. O especialista lista as cinco principais. "Tem o custo de captação do banco, que é a taxa Selic. Tem o fiscal, os impostos de compulsórios. Tem a despesa administrativa, com custos do processo, manutenção de agência, pagamento de funcionário. O quarto item é o grupo do risco de inadimplência, a previsão de perda -o banco sabe que parte do que empresta não recebe, então ele computa isso. E o último é a margem líquida do banco, o lucro. Tudo isso junto dá uma taxa de juros." Para o especialista, o grande peso na composição da taxa de juros é o fator de risco. "Por isso que o negativado paga uma taxa muito mais cara." Porém, no caso do consignado privado, o banco tem uma segurança maior. "Como tem a garantia do salário e do FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço], o banco empresta. Nesse caso, mesmo sendo negativado, ele vai conseguir ter acesso a uma taxa de juros bem mais baixa", afirma Miguel. "Porque não é o fato de estar ou não negativado que faria com que ele pagasse juros mais caros, mas o fato de que tem um risco menor, já que tem a garantia de salário. Se ele não pagar, ele vai ter descontado da folha de pagamento esse valor, e ainda tem o Fundo de Garantia." QUAL O PRAZO DO NOVO CONSIGNADO? O número máximo de parcelas permitidas nas simulações do aplicativo é de 84 meses (sete anos), mas o prazo efetivo que o trabalhador conseguirá contratar depende da análise de crédito e de risco feita pela instituição financeira, segundo o governo. O prazo médio que tem sido liberado é de 19 parcelas, informou o ministério. COMO CONTRATAR O NOVO CONSIGNADO PELA CAIXA? Segundo informações do banco, o cliente deve: 1. Baixar o App CTPS Digital; 2. Simular o valor do empréstimo desejado e autorizar o compartilhamento das informações trabalhistas; 3. Escolher a proposta da Caixa e ser direcionado para o WhatsApp do banco para finalizar a contratação; 4. A liberação do recurso em conta ocorre após a averbação pela Dataprev. O QUE É O NOVO CONSIGNADO? O Crédito do Trabalhador é uma nova linha de empréstimo consignado, criada pelo governo Lula, que começou suas operações no dia 21 de março. A nova modalidade libera a necessidade de convênio entre empresa e banco para quem trabalha com carteira assinada. As parcelas são descontadas diretamente do salário do trabalhador e o saldo do FGTS é dado como garantia de pagamento. QUEM PODE SOLICITAR O EMPRÉSTIMO? Todos os trabalhadores com carteira assinada podem solicitar o crédito, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e quem é funcionário assalariado de MEI (Microempreendedor Individual). Se o cidadão já tiver um empréstimo consignado em vigor, será possível transferir o contrato existente para o novo modelo a partir do dia 25 de abril no mesmo banco. Caso queira mudar para outro banco, só a partir de 6 de junho.(Fonte Economia ao Minuto Noticias)

Passageiros entram em pânico após avião sair da pista em Chapecó; veja

 

O voo LA3276 havia partido de Guarulhos, em São Paulo, com 107 passageiros e cinco tripulantes. Segundo a companhia aérea, todos os ocupantes desembarcaram com segurança.

Na noite desta segunda-feira, um avião da Latam Airlines saiu da pista após pousar no aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina, devido a uma forte chuva. A aeronave ultrapassou os limites da pista e parou em uma área de vegetação.O voo LA3276 havia partido de Guarulhos, em São Paulo, com 107 passageiros e cinco tripulantes. Segundo a companhia aérea, todos os ocupantes desembarcaram com segurança. O voo LA3277, que partiria de Chapecó para Guarulhos com a mesma aeronave, foi cancelado em decorrência do incidente. A concessionária Voe Xap, responsável pelo aeroporto de Chapecó, confirmou que o voo LA3276 ultrapassou os limites da pista durante o pouso. As equipes de resgate foram imediatamente mobilizadas e prestaram o atendimento necessário. Nas redes sociais, circularam vídeos que mostram o pânico dos passageiros a bordo, mas também o momento em que, após a aeronave parar, eles aplaudem o piloto. As imagens revelam a aeronave fora da pista.(Fonte Brasil ao Minuto Noticias)

Sequestrador teria obsessão por adolescente morta em Pernambuco, mostram anotações.

Em um trecho, Jocelmo Caldas da Silva, 36, escreveu: "A partir de agora, eu invoco o universo para que Ingrid Vitória venha até mim". Depois, "Ingrid Vitória não terá sossego nem de dia nem de noite".

FOLHAPRESS) - O suspeito de raptar e matar a adolescente Ingrid Vitória Cassiano, 13, teria obsessão pela jovem, segundo anotações encontradas na mochila dele pela polícia.Em um trecho, Jocelmo Caldas da Silva, 36, escreveu: "A partir de agora, eu invoco o universo para que Ingrid Vitória venha até mim". Depois, "Ingrid Vitória não terá sossego nem de dia nem de noite". Silva foi encontrado próximo ao local onde o corpo da jovem foi deixado, na zona rural de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, neste sábado (29). A adolescente estava amordaçada e apresentava marcas de espancamento. Ao seu lado, foi encontrada uma pedra, e a perícia irá determinar se ela foi utilizada no crime. Ele foi morto em confronto com agentes, de acordo com a Polícia Militar da Bahia, que atuou no caso. Silva era vizinho do pai de Ingrid. A jovem desapareceu na terça-feira (25), quando retornava de Curaçá (BA) acompanhada da mãe e do irmão de quatro anos. A família pegou carona com o conhecido, que, durante o trajeto, teria agredido e amarrado a mãe da jovem antes de levar Ingrid no porta-malas do veículo. A reportagem apurou que o suspeito já havia sido condenado por assaltar uma loja em Petrolina, em 2015, ameaçando funcionárias com uma faca. Ele foi sentenciado a cinco anos de prisão, pena que cumpriu integralmente. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), lamentou o crime: "Foi com muita tristeza que recebi a notícia que não queríamos ter. A toda sua família, amigos e população de Santa Maria da Boa Vista, minha profunda solidariedade como mãe e governadora". O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte (PP), decretou luto oficial de três dias.(Fonte Justiça ao Minuto Noticias)

Invasão de mosquitos na Itália obriga população a ficar confinada em casa.

Os habitantes não podem sair de casa, nem abrir as janelas sem serem rodeados por insetos. Exigem um "estado de emergência" e temem que o turismo no verão seja afetado e traga prejuízos.

Nos últimos dias, uma nuvem de mosquitos tem cercado a lagoa de Orbetello, na região da Toscana, na Itália, além de áreas vizinhas como Capalbio e Talamone. Esse fenômeno tem causado sérios transtornos para os moradores, que se veem obrigados a permanecer dentro de casa, já que não conseguem sair ou abrir janelas sem serem rodeados pelos insetos.De acordo com relatos locais, o fenômeno é descrito como "nunca antes visto", com enxames de mosquitos invadindo casas, lojas, mercados e até repartições públicas. A situação foi tão crítica que os correios de Orbetello precisaram ser fechados devido ao que foi classificado como um "desastre natural". "Estamos confinados em casa como na época da Covid", desabafaram os moradores ao jornal italiano La Stampa, relatando a impossibilidade de realizar atividades cotidianas, como compras ou passeios ao ar livre. A explicação para esse surto de mosquitos está ligada a questões biológicas e ambientais, relacionadas ao desequilíbrio ecológico da região. Embora os mosquitos sejam comuns em áreas úmidas, sua proliferação descontrolada é um sinal de problemas mais profundos, que, no caso, estão ligados à qualidade da água e à gestão ambiental da lagoa de Orbetello. O acúmulo de detritos e a água estagnada criaram um ambiente propício para o desenvolvimento descontrolado das larvas. Diante disso, as autoridades locais estão pedindo respostas imediatas. Uma petição para declarar o estado de emergência na área já ultrapassou 25 mil assinaturas até o final da tarde deste sábado, e o caso também está atraindo a atenção da mídia internacional, especialmente na Alemanha, país de origem de muitos turistas da região. Empresários locais expressaram preocupação: "Se não tomarem medidas imediatas, corremos o risco de prejudicar meses de trabalho e reservas", alertam. O prefeito de Orbetello, Andrea Casamenti, solicitou ajuda ao Ministério do Meio Ambiente italiano para lidar com a emergência. Ele informou que um plano para uma "intervenção extraordinária" foi acordado, mas os detalhes ainda estão sendo definidos. "Estamos fazendo tudo o que é possível, mas precisamos de uma resposta mais coordenada e em larga escala", afirmou Casamenti. Além disso, na última quinta-feira, a prefeita de Siena, Nicoletta Fabio, assinou um decreto específico para prevenir e controlar doenças transmitidas por insetos. As medidas, válidas entre 1º de abril e 30 de novembro, têm como objetivo reduzir o risco de propagação de doenças infecciosas transmitidas pelas picadas de mosquitos, garantindo a proteção da saúde pública.(Fonte Mundo ao Minuto Noticias)

CÂMARA DOS DEPUTADOS Secretaria da Mulher da Câmara avalia hoje impactos de mudanças do Senado no novo Código Eleitoral.

Texto aprovado pelos deputados está em análise no Senado e pode sofrer várias alterações.

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio do Observatório Nacional da Mulher na Política, promove nesta segunda-feira (31) um debate on-line sobre as repercussões que as mudanças propostas no novo Código Eleitoral podem acarretar na participação feminina na política (PLP 112/21). O evento está marcado para as 18 horas. Acesse o link para participar O debate contará com a participação de consultores legislativos da Câmara dos Deputados, que explicarão os principais pontos do texto no que diz respeito à participação feminina na política, com ênfase para a mudança no modelo de cotas de gênero para as eleições proporcionais. Aprovado na Câmara O PLP 112/21 foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2021 e agora está em análise no Senado. Em relação à representação proporcional, o texto dos deputados determina que cada partido político deve preencher, obrigatoriamente, as listas de candidatos dos cargos proporcionais com o mínimo de 30% e o máximo de 70% com candidaturas de cada sexo. Já o relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) muda significativamente as regras da representação proporcional. Assim, no novo modelo proposto, os partidos deverão reservar – sem a obrigatoriedade de preencher – o mínimo de 30% e o máximo de 70% com candidaturas de cada sexo. As vagas remanescentes, caso não atinjam o preenchimento mínimo, deverão permanecer vazias. Em contrapartida, haveria uma cota de 20% de cadeiras efetivas, em cada casa legislativa, para todas as eleições proporcionais, a serem preenchidas obrigatoriamente por mulheres. Quanto à representação majoritária, cada senador seria eleito com dois suplentes, sendo, ao menos um deles, de sexo diferente do sexo do titular. A bancada feminina questiona vários pontos do relatório que está no Senado, entre eles, o novo modelo de cotas de gênero e a alteração das regras de distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.Da Redação - ND Com informações da Secretaria da Mulher Fonte: Agência Câmara de Notícias



CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto exclui gastos ambientais de limitações fiscais.

Proposta institui a chamada Regra de Ouro Verde; texto está em análise na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei Complementar 150/24 institui a Regra de Ouro Verde, para excluir os gastos ambientais das limitações fiscais e vinculá-los a um planejamento orçamentário contínuo. Ficam excluídas dos limites as despesas destinadas a: preservação ambiental; adaptação às mudanças climáticas; preservação dos biomas; e transição energética. A proposta foi apresentada pelos deputados do Psol Sâmia Bomfim (SP), Fernanda Melchionna (RS) e Glauber Braga (RJ) à Câmara dos Deputados. Eles explicam que a proposição se inspira em debates globais com o fim de permitir que os países invistam em políticas ambientais sem serem limitados por metas fiscais que não consideram a urgência da crise climática. Os parlamentares dizem ainda que o orçamento destinado no Brasil ao meio ambiente é insuficiente, o que leva os governos a agirem apenas de forma reativa quando as tragédias ocorrem, por meio de créditos extraordinários. O modelo, avaliam, impede a criação de políticas ambientais sustentáveis e contínuas. O texto acrescenta a medida ao Regime Fiscal Sustentável (Lei Complementar 200/23), que busca controlar o endividamento público e promover o crescimento econômico. Próximos passos O projeto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar Reportagem – Noéli Nobre Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETOM DE LEI 4334/24


 Projeto estabelece que fiscalização de trânsito não pode prejudicar eleitor em dia de votação.

O Projeto de Lei 4334/24 estabelece que o patrulhamento e as operações de fiscalização e de trânsito realizados pelas agências reguladoras, pela Polícia Rodoviária Federal, pelas polícias militares e pelos órgãos municipais, nas datas de eleições, não poderão constituir obstáculo à livre circulação de eleitores. O texto estabelece as situações excepcionais nas quais ações de fiscalização se fazem necessárias, em especial em caso de prática de crimes, de risco à segurança e à integridade das pessoas, prevenção de acidentes e socorro de vítimas. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. De acordo com o autor, deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), trata-se de um desdobramento do regime de garantias previsto no Código Eleitoral (Lei 4.737/65), segundo o qual ninguém poderá impedir ou embaraçar o exercício do voto nas eleições. “Além disso, reforça as salvaguardas existentes, sobretudo a que proíbe a prisão ou a detenção de eleitor 5 dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição.” Episódio anterior Defensor Stélio Dener cita episódio ocorrido nas eleições de 2022, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) teria realizado blitz para impedir que eleitores se deslocassem para votar. Para evitar situações como essa nas eleições municipais de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério da Justiça e Segurança Pública editaram uma portaria (1/24) para estabelecer regras específicas para a atuação da PRF nos dias 6 e 27 de outubro de 2024, datas em que ocorreram as votações. “Embora a iniciativa seja louvável e oportuna e procure impedir as condutas verificadas em 2022, a portaria tem alcance limitado porque circunscrita às eleições de 2024 e à atuação específica da Polícia Rodoviária Federal”, observa o deputado. Ele explica que o projeto estende o conteúdo da portaria para outros órgãos e agências de todos os entes federativos. Além disso, a vedação passaria a viger para todos os pleitos eleitorais, plebiscitos e referendos. Próximos passos O projeto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem – Noéli Nobre Edição – Ana Chalub Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto garante licença de 120 dias a estagiária gestante.

 

A proposta também garante à estagiária gestante a estabilidade provisória desde a confirmação da gravidez até o parto.

O Projeto de Lei 301/25 altera a Lei 11.788/08, que trata do estágio, para garantir à estagiária gestante o direito à licença de 120 dias. Durante a licença, as estagiárias continuarão recebendo bolsa, exceto se já receberem o salário maternidade, mas deixarão de ter direito ao auxílio transporte. Pela proposta, a licença poderá ser solicitada a partir do 28º dia antes do parto. O afastamento, antes e depois do parto, poderá ser acrescido de duas semanas cada um, mediante atestado médico. Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta é de autoria da deputada Ely Santos (Republicanos-SP). Ela observa que a licença não pode ser usada como motivo para retirar o auxílio financeiro da estagiária. "Esse afastamento não pode acarretar prejuízos à estagiária, nem de ordem financeira, nem de ordem educacional", justificou a deputada. A proposta também garante à estagiária gestante a estabilidade provisória desde a confirmação da gravidez até o parto, incluído o prazo da licença. A licença também é concedida nos casos de aborto permitido em lei pelo prazo de duas semanas. Teletrabalho O texto garante ainda a prioridade ao estágio na modalidade de teletrabalho para as estagiárias gestantes, assim como para as estagiárias e para os estagiários com filho, enteado ou criança sob guarda judicial com até seis anos. Adaptações A proposta assegura à estagiária alterações nas atividades de aprendizagem social, profissional e cultural desempenhadas durante a gestação, quando as condições de saúde o exigirem. Próximos passos O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de  Defesa dos Direitos da Mulher; de Trabalho e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem - Emanuelle Brasil Edição - Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS O Projeto de Lei 4558/24

  Projeto prevê concessão de estádios públicos para a iniciativa privada. O Projeto de Lei 4558/24 prevê a concessão administrativa de estád...