CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 29 de junho de 2025

Estudo afirma ter encontrado o local ideal para base humana em Marte.

A região citada pelo estudo aponta para uma região de Marte que permitiria acesso rápido a recursos naturais no ‘Planeta Vermelho’, uma condição considerada crucial para a permanência a longo-prazo.

Um estudo publicado na revista científica JGR Planets apresenta uma pesquisa que afirma ter encontrado o local ideal para uma possível base em Marte, argumentando que esse local pode ter os recursos necessários para sustentar a sobrevivência de seres humanos no planeta. Os astrônomos acreditam que uma planície vulcânica que se estende do equador até os polos de Marte — conhecida como Amazonis Planitia — é o local ideal para essa base. A pesquisa aponta que as crateras nessa região apresentam indícios da existência de gelo e, assim, garantiria o acesso dos primeiros colonizadores do planeta a fontes de água. Vale lembrar que essa água não seria apenas para consumo humano, mas também utilizada como combustível para propulsão, sendo portanto um recurso de grande importância para a permanência de seres humanos. Os pesquisadores e cientistas ainda buscam entender mais sobre as condições que seriam necessárias para sustentar a permanência de uma base humana a longo prazo no ‘Planeta Vermelho’. No entanto, a NASA e empresas como a SpaceX já deixaram claro que esse é um objetivo a ser alcançado eventualmente, com a empresa de Elon Musk atualmente realizando voos de teste do foguete Starship para conduzir missões a Marte.(Fonte Tech ao Minuto Noticias)

Novo remédio para obesidade pode reduzir peso em até 20%, diz estudo.

A substância pertence à mesma classe de medicamentos que o Ozempic e o Mounjaro, mas ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores antes de estar disponível para uso.

Uma nova medicação para obesidade, a ecnoglutida, demonstrou potencial para reduzir até 20% do peso corporal, conforme estudo publicado no periódico The Lancet Diabetes & Endocrinology. O ensaio clínico, denominado "Slimmer", foi conduzido pela farmacêutica chinesa Hangzhou Sciwind Biosciences e apresentado no congresso anual da American Diabetes Association (ADA), em Chicago, nos Estados Unidos. A substância pertence à mesma classe de medicamentos que o Ozempic e o Mounjaro, mas ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores antes de estar disponível para uso. O estudo envolveu 664 chineses com idades entre 18 e 75 anos, divididos aleatoriamente em grupos que receberam doses subcutâneas de 1,2 mg, 1,8 mg ou 2,4 mg, além de um grupo placebo. A maior redução de peso foi observada na dose mais alta, com uma média de 15,4%. Entre os participantes nessa dose, 20,7% perderam 20% ou mais do peso corporal em quase um ano de uso. Além disso, 79,6% dos participantes nessa dose perderam pelo menos 10% do peso, e 63,5% perderam 15% ou mais. Os efeitos do medicamento também foram positivos no controle de comorbidades associadas à obesidade, como pré-diabetes, hipertensão e esteatose hepática. O tratamento resultou em uma redução significativa da gordura no fígado e em outros problemas metabólicos. Os efeitos colaterais foram classificados como leves ou moderados, sendo os mais comuns problemas gastrointestinais. Apenas 10 participantes descontinuaram o uso devido a reações adversas. Os resultados indicam que a ecnoglutida tem um perfil de segurança semelhante ao de outros medicamentos já aprovados para obesidade. A substância representa um avanço no tratamento da doença, mas ainda depende de aprovação regulatória antes de estar disponível para o público.(Fonte Lifesyle ao Minuto Noticias)

Colgate descontinua pasta de dente após relatos de reações adversas.

Em nota, a empresa informou que o creme dental, cuja distribuição para as lojas foi interrompida no final de março, não apresenta problemas de qualidade. 

“A decisão é incentivada pela investigação conduzida em atenção aos consumidores brasileiros e à Anvisa, tendo por objeto os níveis de aromatizante do produto”. A Colgate-Palmolive Brasil informou que está descontinuando o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint, que chegou a ser interditada cautelarmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após relatos de efeitos adversos como inchaço nos lábios. Em nota, a empresa informou que o creme dental, cuja distribuição para as lojas foi interrompida no final de março, não apresenta problemas de qualidade. “A decisão é incentivada pela investigação conduzida em atenção aos consumidores brasileiros e à Anvisa, tendo por objeto os níveis de aromatizante do produto”. Na resolução em que suspendeu os lotes do produto, a Anvisa destacou que uma das possibilidades é que a inclusão da substância fluoreto de estanho na fórmula possa ser a causadora das reações, que incluem:  Lesões bucaisSensações dolorosasSensação de queimação/ardênciaInflamação gengivalEdema labial  Em comunicado, a empresa recomendou que, caso o consumidor perceba "qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao utilizar o produto, suspenda o uso imediatamente e entre em contato com o seu dentista”, citando os seguintes canais de atendimento: Site: https://www.colgatepalmolive.com.br/contact-us#WhatsApp: +55 11 972768642 A Colgate-Palmolive Brasil informou que está descontinuando o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint, que chegou a ser interditada cautelarmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após relatos de efeitos adversos como inchaço nos lábios. Em nota, a empresa informou que o creme dental, cuja distribuição para as lojas foi interrompida no final de março, não apresenta problemas de qualidade. “A decisão é incentivada pela investigação conduzida em atenção aos consumidores brasileiros e à Anvisa, tendo por objeto os níveis de aromatizante do produto”. Na resolução em que suspendeu os lotes do produto, a Anvisa destacou que uma das possibilidades é que a inclusão da substância fluoreto de estanho na fórmula possa ser a causadora das reações, que incluem:  Em comunicado, a empresa recomendou que, caso o consumidor perceba "qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao utilizar o produto, suspenda o uso imediatamente e entre em contato com o seu dentista”, citando os seguintes canais de atendimento:(Fonte Brasil ao Minuto Noticias)


Dopava bebê para fugir do trabalho, afirma polícia sobre babá.

 

O caso foi denunciado pelos pais da criança, que perceberam comportamentos incomuns, como sono excessivo e dificuldade para manter os olhos abertos. 

Segundo o delegado Theo Shüler, a suspeita pode ter usado quetiapina, um medicamento indicado para transtornos psiquiátricos, que provoca sonolência e tontura. A Polícia Civil do Pará investiga uma babá suspeita de administrar medicamentos psiquiátricos em um bebê de 11 meses para reduzir o trabalho durante o expediente noturno. O caso foi denunciado pelos pais da criança, que perceberam comportamentos incomuns, como sono excessivo e dificuldade para manter os olhos abertos. Segundo o delegado Theo Shüler, a suspeita pode ter usado quetiapina, um medicamento indicado para transtornos psiquiátricos, que provoca sonolência e tontura.  Imagens de câmeras de segurança mostraram a babá inserindo algo na boca do bebê enquanto o segurava. Medicamentos psiquiátricos foram encontrados na mochila da funcionária, incluindo quetiapina e sertralina, ambos de uso adulto. Após o episódio, a criança foi levada ao hospital, onde passou por lavagem gástrica e exames toxicológicos. O laudo com os resultados deve ser divulgado em julho. A investigação sugere que o dopamento não foi um caso isolado e que a suspeita pode ter repetido a prática em outros momentos. “Provavelmente ela já vinha dopando a criança há alguns dias”, afirmou o delegado. A polícia também alerta outras famílias que possam ter utilizado os serviços da babá a denunciarem situações semelhantes. A babá foi presa na casa do namorado e deve responder por tentativa de homicídio qualificado. Medicamentos e seringas apreendidos com a suspeita foram encaminhados para perícia. A defesa da mulher nega que ela tenha administrado substâncias com intenção de causar danos à saúde da criança.(Fonte Justiça ao Minuto Noticias)

Filho de futura Rainha da Noruega é acusado de 3 estupros e outros crimes.

 

A Casa Real da Noruega emitiu um comunicado urgente após a polícia norueguesa revelar que o caso estava agora nas mãos do Ministério Público. 

Marius Borg, filho da princesa Mette Marit, é suspeito de três estupros e 20 outros crimes. Afamília real norueguesa enfrenta uma das maiores crises públicas de sua história. O protagonista? Marius Borg, filho mais velho da princesa Mette‑Marit da Noruega, fruto de um relacionamento anterior.Nos últimos dez meses, foi conduzida uma investigação sobre Marius, que foi concluída esta semana, conforme informaram as autoridades em uma entrevista coletiva realizada em Oslo. Na coletiva, a polícia norueguesa revelou que Marius é suspeito de três estupros e outros 20 crimes, e que a investigação está agora nas mãos do Ministério Público. Após essas declarações, a Casa Real norueguesa se pronunciou por meio de um breve comunicado. “O caso está seguindo o sistema legal e os procedimentos normais. Não temos nada a dizer”, afirmou Sara Svanemyr, chefe do gabinete de imprensa da família real, ressaltando novamente a imparcialidade da coroa diante da polêmica. Os crimes dos quais Marius Borg é acusado Em 4 de agosto de 2024, Marius foi preso sob suspeita de agredir uma companheira. Isso desencadeou uma investigação mais aprofundada, a partir da qual surgiram outras acusações. Assim, o filho mais velho da princesa, de 28 anos, é especificamente suspeito de “um estupro com penetração” e “dois estupros sem penetração”, informou a polícia. De acordo com a legislação norueguesa, o conceito de estupro também abrange atos sexuais sem penetração, cometidos quando a vítima não consegue se defender. Marius Borg também é suspeito de conduta sexual criminosa, abuso em relacionamento íntimo e lesão corporal, além de danos intencionais, ameaças e infrações de trânsito, segundo a polícia. A reação do príncipe Haakon, padrasto de Marius Desde agosto de 2024, quando Marius foi detido pelas suspeitas mencionadas, a família real norueguesa tem procurado apoiá-lo dentro do possível. Se a mãe, a princesa Mette‑Marit, optou pelo silêncio, o mesmo não ocorreu com o príncipe herdeiro Haakon. “Acredito que o Marius está enfrentando acusações graves e que a responsabilidade cabe ao sistema judicial. A polícia e o judiciário devem ter permissão para lidar com isso, e confio que farão um bom trabalho”, declarou ele anteriormente. Vale ressaltar que Marius Borg não faz parte da linha de sucessão ao trono norueguês e nunca desempenhou funções oficiais, ao contrário da irmã, a princesa Ingrid — que um dia será rainha. Nenhum membro da família real foi convocado a depor no processo. O advogado de defesa de uma das vítimas chegou a pedir que Mette‑Marit fosse ouvida, mas o pedido foi negado sob a justificativa de que não havia necessidade.(Fonte Fama ao Minuto Noticias)

Queda de avião turístico deixa três mortos na França: vídeo

As três vítimas, dois homens e uma mulher, eram os únicos ocupantes do avião, que caiu "antes das 16 horas [locais] numa área residencial". Apesar disso, nenhuma habitação foi atingida.

Três pessoas morreram após a queda de um avião de turismo, nesta sexta-feira, na cidade de Champhol, na França.As três vítimas, dois homens e uma mulher, eram os únicos ocupantes do avião, que caiu “antes das 16 horas [locais] em uma área residencial”, informou a prefeitura de Eure-et-Loir à AFP. A bordo do avião, um Cessna 172, estavam um “piloto de 77 anos, muito experiente e ex-general do exército, e um casal de amigos, ambos na faixa dos sessenta anos”, aposentados, segundo a mesma agência de notícias. De acordo com o Le Parisien, embora tenha caído em uma área residencial, a aeronave não atingiu nenhuma casa. Apenas um carro estacionado nas proximidades foi danificado pelo impacto, de acordo com informações das autoridades locais. O trânsito chegou a ser interrompido no local.Segundo o Le Parisien, ainda que tenha caído numa zona residencial, a aeronave não atingiu nenhuma habitação. Só um carro estacionado nas proximidades sofreu danos com o impacto, de acordo com a informação fornecida pelas autoridades locais. O trânsito chegou a ser interrompido no local. Os corpos foram levados para um instituto médico legal e as autópsias serão realizadas na próxima semana. Uma investigação sobre o incidente foi aberta.(Fonte Mundo ao Minuto Noticias)

Novo remédio para obesidade pode reduzir peso em até 20%, diz estudo.

A substância pertence à mesma classe de medicamentos que o Ozempic e o Mounjaro, mas ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores antes de estar disponível para uso.

Uma nova medicação para obesidade, a ecnoglutida, demonstrou potencial para reduzir até 20% do peso corporal, conforme estudo publicado no periódico The Lancet Diabetes & Endocrinology. O ensaio clínico, denominado "Slimmer", foi conduzido pela farmacêutica chinesa Hangzhou Sciwind Biosciences e apresentado no congresso anual da American Diabetes Association (ADA), em Chicago, nos Estados Unidos. A substância pertence à mesma classe de medicamentos que o Ozempic e o Mounjaro, mas ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores antes de estar disponível para uso.O estudo envolveu 664 chineses com idades entre 18 e 75 anos, divididos aleatoriamente em grupos que receberam doses subcutâneas de 1,2 mg, 1,8 mg ou 2,4 mg, além de um grupo placebo. A maior redução de peso foi observada na dose mais alta, com uma média de 15,4%. Entre os participantes nessa dose, 20,7% perderam 20% ou mais do peso corporal em quase um ano de uso. Além disso, 79,6% dos participantes nessa dose perderam pelo menos 10% do peso, e 63,5% perderam 15% ou mais. Os efeitos do medicamento também foram positivos no controle de comorbidades associadas à obesidade, como pré-diabetes, hipertensão e esteatose hepática. O tratamento resultou em uma redução significativa da gordura no fígado e em outros problemas metabólicos. Os efeitos colaterais foram classificados como leves ou moderados, sendo os mais comuns problemas gastrointestinais. Apenas 10 participantes descontinuaram o uso devido a reações adversas. Os resultados indicam que a ecnoglutida tem um perfil de segurança semelhante ao de outros medicamentos já aprovados para obesidade. A substância representa um avanço no tratamento da doença, mas ainda depende de aprovação regulatória antes de estar disponível para o público.(Fonte Lifestyle ao Minuto Noticias)

João Vicente de Castro diz que tentou romance com Sandy após divórcio.

 

Sandy, que foi casada por 24 anos e tem um filho, Theo, atualmente namora o médico Pedro Andrade.

João Vicente de Castro, de 42 anos, confessou ter demonstrado interesse em Sandy, também de 42, após a cantora anunciar a separação de Lucas Lima em 2023. O ator compartilhou o episódio durante participação no quadro "Não Importa", do Porta dos Fundos, ao lado de Gregório Duvivier. Sandy, que foi casada por 24 anos e tem um filho, Theo, atualmente namora o médico Pedro Andrade.João relatou ter enviado uma mensagem pelo Instagram para Sandy ao saber do divórcio. “Mandei algo como ‘turu turu turu aqui dentro’. Sempre gostei dela, Sandy traz uma paz, uma calma. Imaginei uma vida com ela em uma fazenda, criando cavalos andaluzes”, disse ele em tom descontraído. O ator destacou que não repetiria o gesto agora que a cantora está em um relacionamento. Sandy assumiu publicamente o namoro com Pedro Andrade em maio de 2024, ao acompanhar um espetáculo de comédia de Gregório Duvivier em São Paulo. Desde então, o casal tem atraído atenção, especialmente por ser o primeiro relacionamento da cantora após o casamento com Lucas Lima. Em entrevista recente, Sandy comentou sobre a exposição de sua vida amorosa. “Sempre houve muita fofoca e especulação em torno da minha vida, mas isso já faz parte da minha rotina”, afirmou a artista. Apesar disso, ela destacou que prefere manter a privacidade na medida do possível, mesmo diante do interesse público. (Fonte Fama ao Minuto Noticias)

É oficial! Jeff Bezos e Lauren Sánchez se casaram; veja as fotos.

 

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, e a antiga jornalista Lauren Sánchez - agora Bezos - anteciparam o casamento um dia, devido a questões relacionadas com a segurança em Veneza. 

Jeff Bezos e Lauren Sánchez casaram oficialmente esta sexta-feira (27) em Veneza, Itália, numa das várias cerimônias que deverão acontecer ao longo do fim de semana. O enlace estava previsto para sábado, na Scuola Grande della Misericordia, um edifício localizado em Veneza, mas o casal decidiu fazer uma alteração de última hora e antecipar as celebrações, devido a razões de segurança - note-se que a cidade tem sido 'invadida' de manifestantes contra o casamento. A primeira fotografia do casamento foi compartilhada no Instagram de Sánchez, que também alterou o seu nome na rede social, acrescentado o sobrenome do agora marido, fundador da Amazon.Segundo a revista People, o casamento aconteceu na ilha San Giorgio Maggiore, que pertence a Veneza, e na cerimônia estiveram cerca de 200 convidados, que incluem personalidades como Oprah Winfrey, Orlando Bloom, Kim e Khloé Kardashian, Usher e Tom Brady. A mesma publicação afirma ainda que do leque de convidados fazem também parte a rainha Rania da Jordânia, Bill Gates, François-Henri Pinault e estilistas como Diane von Fürstenberg, Domenico Dolce e Tommy Hilfiger. Segundo uma fonte contou à People, a cerimônia começou com uma interpretação de 'Can't Help Falling in Love', de Elvis Presley, cantada por Matteo Bocelli, filho de Andrea Bocelli. Já antes de estarem oficialmente casados, o Telegraph afirmou que Lauren iria usar 27 'looks' diferentes com peças de designers como Oscar de la Renta e Dolce & Gabbana. O vestido é da Dolce & Gabbana, assim como o terno de Bezos, segundo uma reportagem da Vogue, com quem o casal esteve no início de junho, quando estavam fazendo os ajustes finais.Segundo Sánchez revelou na época, o agora marido implorou para ver o que ela ia vestir, mas ela teria se recusado: "Quase cedi, mas queria que fosse uma surpresa. Mal posso esperar para ver a reação dele."A história de Sánchez e Bezos De acordo com a imprensa internacional, o romance entre os dois começou em 2018 quando ainda eram casados. No ano seguinte, Jeff pediu o divórcio à companheira, MacKenzie Scott, com quem estava desde 1992. Já Lauren era casada com o agente de talentos Patrick Whitesell, de quem também se separou. O dono da Blue Origin pediu a ex-jornalista em casamento em 2023. Jeff Bezos e Lauren Sánchez ficaram noivos em maio de 2023. "Quando ele abriu a caixa [do anel de noivado] eu desmaiei por uns segundos", revelou Lauren à Vogue. Em novembro, o casal organizou uma festa de noivado que contou com a participação de Oprah Winfrey, Salma Hayek Pinault, Barbra Streisand, Kris Jenner, Sarah Staudinger, Robert Pattinson, Suki Waterhouse e Miranda Kerr.(Fonte Fama ao Minuto Noticias)

Cemitério submerso aparece após 30 anos em Goiás;

As imagens mostram os restos de túmulos e até uma cruz de madeira no local, depois do nível da água ter sido diminuído num lago. A situação será, no entanto, temporária.

Trinta anos depois de ficar submerso, um cemitério voltou a aparecer no município de São Domingos, na região nordeste do estado de Goiás, Brasil. O fenômeno aconteceu devido à queda no nível do Rio São Domingos, momento em que um grupo de moradores decidiu registrar as imagens e compartilhá-las nas redes sociais. No vídeo, que foi compartilhado entre os residentes e também fora da cidade, é possível ver destroços de túmulos, incluindo uma cruz de madeira. As imagens foram feitas a partir de uma canoa, onde o grupo navegava pelo rio. “Foi a primeira vez que vi o cemitério depois de mais de 30 anos. Todo fim de semana ando de canoa no lago e faço imagens. Daí, por conta da baixa de mais de dois metros na água do lago, pudemos ver os antigos túmulos que estavam embaixo d’água. Sempre tive essa curiosidade de ver”, disse Celio Alves, autor do vídeo. Segundo explicou a Companhia Celg de Participações, o fenômeno da baixa de dois metros no nível da água aconteceu devido à manutenção na usina de São Domingos, que está realizando “a recomposição do talude montante da barragem de São Domingos, visando garantir a segurança da estrutura, com cronograma de execução previsto para 30 dias.” A redução do nível da água foi, portanto, intencional, mas a empresa garante que a situação está sendo monitorada por uma equipe ambiental. Durante todo o período, estão sendo monitoradas e analisadas a qualidade da fauna e da água.(Fonte Barasil ao Minuto Noticias)

Turista é salvo após escorregar no Monte Rinjani, sete dias após Juliana.

O episódio ocorreu poucos dias após a morte da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, que caiu em um trecho íngreme da trilha para o cume do Monte Rinjani em 20 de junho.

Um alpinista malaio foi resgatado no Monte Rinjani, em Lombok, na Indonésia, nesta sexta-feira (27), após escorregar em um trecho úmido e rochoso da trilha próximo ao Lago Segara Anak. Segundo o portal indonésio Jakarta Globe, o incidente ocorreu cerca de 200 metros da ponte que leva ao lago. O chefe da Agência do Parque Nacional do Monte Rinjani informou que o resgate foi realizado rapidamente após as equipes receberem relatos pelo WhatsApp de grupos de escalada. O turista, identificado como NAH, foi transportado em uma maca por uma rota alternativa usada para emergências médicas. Ele foi levado ao centro de saúde da comunidade de Senaru. O jornal Sinar Harian, da Malásia, disse que a vítima fraturou o quadril e teve feridas na cabeça O episódio ocorreu poucos dias após a morte da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, que caiu em um trecho íngreme da trilha para o cume do Monte Rinjani em 20 de junho. O corpo da jovem foi encontrado a uma profundidade de cerca de 600 metros após cinco dias de buscas dificultadas por condições climáticas adversas e o terreno perigoso. O caso comoveu o Brasil pela complexidade e pela demora da operação de resgate.Autópsia revela causa da morte de Juliana Marins A causa da morte foi apontada como ferimentos, que provocaram danos nos órgãos internos e hemorragias, segundo as autoridades da Indonésia. Notícias ao Minuto Brasil | 06:23 - 27/06/2025 Em comunicado, o chefe de segurança do parque reforçou a importância de contar com guias locais e operadoras de turismo licenciadas para garantir a segurança dos aventureiros. Ele destacou a necessidade de supervisão em trechos de maior risco e declarou: “Estamos gratos pelo fato de o alpinista estar em segurança e esperamos que não haja mais incidentes como o caso de Juliana Marins.”(Fonte Mundo aoMinuto Noticias)

Acusada de ser “ex-garota de programa”, Michelle Bolsonaro entra com ação.

 

A iniciativa veio após declarações feitas pela apresentadora, que acusou Michelle de ser uma “ex-garota de programa” em comparações com a atual primeira-dama, Janja.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, 43 anos, apresentou uma queixa-crime contra a comunicadora Teônia Mikaelly Pereira de Sousa, integrante do podcast IEL Cast, do Piauí. A ação, protocolada na 2ª Vara Criminal de Teresina, acusa Teônia de injúria e difamação, com o agravante do uso das redes sociais. A iniciativa veio após declarações feitas pela apresentadora, que acusou Michelle de ser uma “ex-garota de programa” em comparações com a atual primeira-dama, Janja. Os vídeos que motivaram o processo foram publicados nos dias 11 e 14 de junho e circulam pela internet. Nas gravações, Teônia afirma que Michelle seria “ex-garota de programa” e menciona supostas passagens policiais de familiares da ex-primeira-dama. “Ela vive uma postura de uma mulher que é dama, dona da família. Ela incorporou o personagem que ela não vive”, disse Teônia. A defesa de Michelle, conduzida pelo advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa, afirma que as declarações são falsas, ofensivas e visam atacar a imagem pública de Michelle. Segundo o advogado, as publicações têm caráter deliberado de humilhação e utilizam termos considerados misóginos. “As publicações foram feitas com a intenção deliberada de humilhar, utilizando termos misóginos e desconexos da realidade”, declarou Marcelo Bessa na petição. A defesa pediu a atuação do Ministério Público e a condenação da comunicadora, incluindo os agravantes por uso de plataformas de grande alcance. A gravidade das acusações fez com que a defesa descartasse qualquer possibilidade de acordo ou conciliação. Até o momento, Teônia Mikaelly Pereira de Sousa não se manifestou publicamente sobre o caso.(Fonte Politica ao Minuto Noticias)

Adolescente matou familiares com tiros na cabeça enquanto dormiam, diz polícia.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (27) pelo delegado Carlos Augusto Guimarães, responsável pelo caso, com base nos laudos do exame cadavérico.

 O adolescente de 14 anos apreendido sob suspeita de matar os pais e o irmão de 3 anos em Itaperuna, no interior do Rio de Janeiro, teria assassinado as vítimas com tiros na cabeça enquanto todos dormiam, segundo a polícia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (27) pelo delegado Carlos Augusto Guimarães, responsável pelo caso, com base nos laudos do exame cadavérico. O garoto foi transferido nesta sexta para o Cense (Centro de Socioeducação) de São Fidélis, unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), na região norte do estado. Ele deve responder por ato infracional análogo a triplo homicídio e ocultação de cadáver. A Justiça determinou a internação provisória por 45 dias. O crime aconteceu no sábado (21), segundo a polícia. O adolescente foi apreendido em flagrante na quarta (25) e confessou os assassinatos, também de acordo com a investigação. A reportagem não localizou a defesa dele. Ainda de acordo com a investigação, a perícia descartou a hipótese de afogamento -os corpos foram encontrados dentro da cisterna da casa da família. Ainda de acordo com a polícia, o adolescente confessou ter usado a arma do pai, um revólver registrado como CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador), que ficava escondido debaixo da cama do casal. Ele esperou, disse a polícia, que os pais dormissem, pegou a arma e disparou contra cada um. Depois, usou produtos químicos no chão da casa e arrastou os corpos até a cisterna, onde os escondeu. Após o crime, o adolescente teria mentido a parentes dizendo que os pais haviam levado o irmão ao hospital porque o menino teria engolido um caco de vidro. Sem notícias da família, a avó e um tio procuraram a polícia. Na quarta, agentes foram até a casa e, com apoio do Corpo de Bombeiros, encontraram os corpos na cisterna após sentirem um forte cheiro no local. A arma foi apreendida na casa da avó. Segundo a polícia, ela disse que encontrou o objeto na casa do neto e a recolheu com medo de que ele pudesse se machucar. A investigação considera que a mulher não participou e nem sabia do crime. A motivação dos assassinatos, de acordo com a polícia, pode estar ligada a duas hipóteses: a proibição dos pais em relação a um relacionamento virtual que o adolescente mantinha com uma adolescente de 15 anos de Mato Grosso e o desejo de se apropriar de dinheiro da família. O delegado disse que o jovem pesquisou na internet como sacar o FGTS de pessoas mortas. O pai tinha cerca de R$ 33 mil no fundo de garantia, quantia que o adolescente pretenderia usar para viajar até Mato Grosso e se encontrar com a garota. A jovem foi ouvida na quinta-feira (26), em depoimento prestado na delegacia, acompanhada da mãe. O teor não foi divulgado. A Polícia Civil de Itaperuna ainda aguarda o envio de documentos da unidade de Mato Grosso para apurar se há indícios de participação da jovem nos crimes.(Fonte Justiça ao Minuto Noticias)

CÂMARA DOS DEPUTADOS PEC da Segurança Pública é tema de audiência na Câmara na próxima semana.

Proposta do governo federal busca maior integração entre os diferentes órgãos de segurança.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados promove, na terça-feira (1º), audiência pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/25, conhecida como PEC da Segurança Pública. O debate atende a pedido do deputado General Pazuello (PL-RJ) e será realizado a partir das 17 horas, no plenário 6. A proposta A PEC reconfigura a estrutura de segurança pública no Brasil, buscando maior integração e coordenação entre os diferentes níveis federativos e órgãos de segurança. A proposta está baseada em um tripé: constitucionaliza o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), hoje amparado por lei ordinária (Lei 13.675/18); amplia competências de órgãos de segurança, como a Polícia Federal (PF); e fortalece o papel da União no planejamento e na coordenação da segurança pública.Da Redação - ND Fonte: Agência Câmara de Notícias




CÂMARA DOS DEPUTADOS GRUPO DE TRABALHO E REFORMA ADMINISTRATIVA

Grupo de trabalho da reforma administrativa ouve especialistas acadêmicos na terça.

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que discute a reforma administrativa promove audiência pública nesta terça-feira (1º) para ouvir especialistas acadêmicos. O debate será realizado a partir das 10 horas, no plenário 12. Mudanças Representantes de organizações civis ouvidos pela comissão no começo do mês sugeriram ideias para avanços na administração pública. Em comum, houve cobrança pelo fim dos supersalários. Grupo de trabalho define calendário para entregar sugestões de reforma administrativa até 14 de julho Por sua vez, os representantes de servidores públicos ouvidos pelos deputados no último dia 17 reclamaram que todas as vezes em que se falou de reforma do Estado no Brasil o objetivo foi retirar direitos dos trabalhadores e da população. Representantes de servidores e do setor privado apresentam sugestões para a reforma administrativa Grupo de trabalho O colegiado foi criado em 28 de maio pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), com o objetivo de buscar mais eficiência da máquina pública brasileira. O grupo tem 45 dias para apresentar um relatório. Motta espera votar o texto no Plenário ainda este ano, antes do recesso parlamentar em julho. Da Redação - ND Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

Comissão recebe secretária do governo para apresentação de balanço de empresas estatais.

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados recebe nesta terça-feira (1º) a secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Elisa Leonel, para audiência pública solicitada pelo deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS). A secretária deverá apresentar um balanço sobre as empresas estatais federais e as ações de gestão implementadas pelo órgão. "A troca de informações e a interação com os membros da comissão possibilitarão um maior entendimento das diretrizes que estão sendo adotadas pela secretaria e sobre os dados reais das estatais brasileiras", afirma o parlamentar. O debate será realizado a partir das 10 horas, no plenário 8. Veja a pauta de reunião Lindenmeyer destaca que relatório do Banco Central apontou rombos nas estatais, com impacto nas contas públicas, mas questionou a metodologia. "Tais argumentos vêm sendo utilizados para pressionar o governo tanto com relação à meta fiscal quanto como um ataque à importância das estatais para o Brasil. Ocorre que o próprio relatório informa que não são contabilizadas na conta as estatais que reverteriam o resultado do próprio relatório, como a Petrobras, por exemplo", destaca. Da Redação – RL Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

 


Audiência na Câmara discute a Política Nacional de Leitura e Escrita.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute na terça-feira (1º) a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE). O debate foi solicitado pela deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) e será realizado a partir das 16h30, em plenário a ser definido. O que é essa política A Política Nacional de Leitura e Escrita foi criada pela Lei 13.696/18 e busca garantir o acesso democrático ao livro, à leitura, à escrita e às bibliotecas públicas. Sua implementação ocorre por meio da atuação conjunta dos ministérios da Cultura e da Educação, em parceria com estados, municípios e a sociedade civil. A deputada Fernanda Melchionna afirma que, para atingir plenamente os objetivos dessa política, ela precisa ser constantemente debatida e aprimorada, "considerando os desafios e as novas demandas sociais e tecnológicas que impactam a leitura e a escrita no país". Da Redação - ND Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO, E DESENVOLVIMENTO

Comissão de Agricultura debate endividamento de produtores rurais de Mato Grosso do Sul.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (1º) a securitização das dívidas dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. O debate, solicitado pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), será realizado a partir das 14 horas, no plenário 6. Situação do endividamento "O endividamento dos produtores rurais em Mato Grosso do Sul é alarmante e exige medidas urgentes para garantir a sustentabilidade do setor agropecuário", alerta Nogueira. Dados do Serasa citados pelo parlamentar demonstram que o número de pedidos de recuperação judicial cresceu mais de 600% no estado. "Além disso, a cada dez solicitações de recuperação judicial em território nacional, quatro são provenientes de Mato Grosso do Sul ou de Mato Grosso", compara. Essa situação, segundo Nogueira, é piorada por fatores como a seca e a variação nos preços dos produtos agrícolas, que afetam a saúde financeira dos produtores. "Muitos produtores já atingiram o limite de sua capacidade financeira ou de crédito, tornando a renegociação de dívidas uma necessidade premente." Objetivo da audiência Diante desse cenário, Nogueira afirma que a audiência é fundamental para encontrar alternativas viáveis para a reestruturação das dívidas, garantindo a continuidade das atividades agropecuárias e a proteção da economia rural. Da Redação - ND Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 


Comissão debate suspeita de combinação de preços entre empresas aéreas.

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados discute, na terça-feira (1º), denúncias de possível combinação de preços nas vendas de passagens aéreas pela Gol e pela Latam. O debate, solicitado pelos deputados Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Daniel Almeida (PCdoB-BA), será realizado às 14 horas, no plenário 8. A audiência será interativa; confira a lista de convidados e mande suas perguntas Investigações em andamento Aureo Ribeiro pretende discutir a abertura de investigação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Em novembro de 2023, segundo ele, a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao órgão denúncias sobre valores idênticos praticados pelas companhias nos principais trechos aéreos desde 2019. O Cade havia negado anteriormente a abertura de inquérito por insuficiência de indícios. Segundo informações publicadas pela Folha de S.Paulo em 2024, citadas pelo parlamentar, o Cade estaria utilizando uma plataforma de inteligência artificial para filtrar e compilar os dados sobre o caso. "Confirmadas as suspeitas, o Cade teria de descobrir uma forma de enquadrar as companhias aéreas, pois a legislação atual prevê uso de prova formal, como interceptação telefônica com autorização judicial ou troca de mensagens de e-mail ou whatsapp, e não provas obtidas de sistemas informatizados das empresas", afirma Aureo Ribeiro. Preocupações com fusão Daniel Almeida quer debater também os impactos da parceria entre Gol e Azul e de uma eventual fusão no setor. “É importante compreender os fatores que estão comprometendo a qualidade dos serviços ofertados à população, uma vez que os consumidores estão sendo amplamente prejudicados pela dinâmica do acordo entre as empresas – o que tende a se estender se uma possível fusão no setor aéreo for aprovada”. Da Redação – RL Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO

Comissão debate dificuldades técnicas para a implementação da reforma tributária.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados promove, na terça-feira (1º), audiência pública para debater a previsão de cobrança pela utilização dos sistemas operacionais indispensáveis à implantação da reforma tributária (PEC 132/2023). O encontro atende pedido dos deputados Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), Sargento Portugal (Podemos-RJ), e Júlio Cesar (PSD-PI). O debate será realizado a partir das 14 horas, em plenário a ser definido. Veja quem foi convidado Hauly lembra que, para a plena implementação da reforma tributária, é imprescindível que os fiscos (Federal e Comitê Gestor) e os contribuintes modernizem seus sistemas de informação, garantindo a conformidade, eficiência na arrecadação e o ressarcimento de créditos previstas nos marcos legais. "Entretanto, as mudanças introduzidas exigem avanços tecnológicos complexos, como a apuração assistida e o split payment, com o desenvolvimento de novas ferramentas e um rigoroso período de testes", observa o deputado. Da Redação – RS Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA

Comissão debate sistemas de armazenamento de energia no Brasil.

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove, na quarta-feira (2), audiência pública para discutir a inserção de sistemas de armazenamento de energia no país. O debate será realizado às 9 horas, no plenário 14. O debate foi pedido pelo deputado Diego Andrade (PSD-MG), que destaca a importância estratégica desses sistemas diante das transformações recentes na matriz energética brasileira. “As tecnologias de armazenamento de energia, que abrangem, destacadamente, as usinas hidrelétricas reversíveis e as baterias eletroquímicas, terão um papel fundamental e indispensável para a manutenção da segurança operativa do sistema elétrico nos próximos anos”, afirma o parlamentar. As usinas hidrelétricas reversíveis são sistemas que podem funcionar tanto como geradores de energia quanto como bombas de água, armazenando energia potencial para uso futuro. A audiência pretende discutir os principais aspectos legais e regulatórios necessários para viabilizar a contratação, implantação e operação dessas tecnologias, tanto no Sistema Interligado Nacional (SIN) quanto nos sistemas isolados. Redação – RS Fonte: Agência Câmara de Notícias


"Bolsa Família" da Europa: Países que oferecem os maiores benefícios.

Da generosa ajuda no norte ao modesto apoio no sudeste, os benefícios familiares variam muito em toda a Europa. Os benefícios familiares são...