CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

HOSPITAL BOM JESUS

 Núcleo laboratorial do Hospital Municipal Bom Jesus, atinge a marca de 20 mil atendimentos mensais
O secretário de Saúde do município de Águas Lindas, Eduardo Rangel, visitou nesta quinta-feira (01) o núcleo laboratorial do Hospital Municipal Bom Jesus que ampliou a realização dos serviços de análises laboratoriais, aumentando a precisão dos diagnósticos dos exames e oferecendo um tratamento mais adequado para cada paciente.
“O Hospital Municipal Bom Jesus conta com o núcleo laboratorial equipado com um moderno laboratório de análises clinicas. E em nome do prefeito Hildo do Candango, agradeço o empenho de cada membro da equipe pela dedicação na realização dos serviços, melhorando a qualidade do serviço prestado pela unidade. Estamos conduzindo várias adequações para melhorar gradativamente o atendimento a nossa população, esta é uma determinação do prefeito que estamos seguindo”, disse Eduardo.
O secretário informou ainda que na unidade estão sendo realizados mais de 32 tipos de exames, e que a média mensal já chega a vinte mil atendimentos ao mês. “O Hospital Bom Jesus realiza exames de média complexidade, como hemogramas completos, troponina (marcador cardíaco), bioquímica (Glicemia, ureia, creatina), EAS (urina), Zika, Chikungunya entre outros. A nossa meta é ampliar o atendimento”, Concluiu o secretário.
O atendimento é feito 24 horas, dando suporte para o profissional médico de plantão. “Duas qualidades, agilidade e precisão definem o sucesso do prognóstico do paciente. Desvendar a patologia exata do usuário do serviço de saúde é fundamental para a realização do tratamento adequado. A prestação dos serviços, objetiva auxiliar no diagnóstico correto das doenças, para maior segurança no tratamento do paciente”, disse o coordenador do núcleo laboratorial, Valderi Marques.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM 

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL


Notícias de Águas Lindas - Secretária de Assistência Social de Águas Lindas, Aleandra Sousa, grava vídeo em homenagem às mulheres
A secretária de Assistência Social, Mulher e Trabalho, Aleandra Sousa, divulgou um vídeo nas redes sociais parabenizando e defendendo o papel da mulher na sociedade do século 21. Segundo a secretária, o atual momento pelo qual o mundo passa obriga a sociedade a refletir quais são os verdadeiros papéis da mulher na vida social, econômica e cultural de todos os países, em especial, o Brasil.
“Eu como mulher, atuante na área social e na política, luto para que tenhamos mais representatividade em todas as esferas da sociedade”, disse Aleandra.
O pensamento da secretária é uma forma de descontruir tais realidades em que ainda colocam a mulher em situação de desvantagem socioeconômica. Para se ter uma ideia desse fato social, vejamos o último resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, referente a 2014, onde mostrou que a remuneração salarial média da mulher, no país, era de R$ 1.480,00, enquanto o dos homens era de R$ 1.987,00. Ou seja, as mulheres recebem, em média, um salário equivalente a 74,5% do percebido pelos homens.
Assim como mostra o IBGE, a situação da mulher na sociedade, seja ela nacional ou internacional, ainda é precária. Aleandra Sousa, ao defender os direitos das mulheres, resgata a dignidade do gênero feminino. 

“Ser mulher é ser forte, é conseguir com amor transformar a nossa sociedade”, concluiu Aleandra.

PREFEITURA DE PIRINÓPOLIS.


Notícias de Pirenópolis - Prefeitura de Pirenópolis apoia produtores de arroz com o intuito de fomentar produção agrícola
O projeto “Lavoura Comunitária”, realizado pela Prefeitura de Pirenópolis por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, tem gerado resultados positivos e continua em plena atividade. O projeto, que é desenvolvido na Fazenda Fogaça, busca incentivar os produtores rurais do município na prática do plantio de arroz. A ideia é fazer com que o projeto capacite os agricultores a fim de qualificar e diversificar a produção agrícola da região.
Para realizar a ação o governo municipal doou maquinário e insumos agrícolas para os participantes do projeto. O governo também forneceu cerca de 800 Kg de sementes de arroz. As sementes foram doadas à prefeitura pelo Embrapa de Mato Grosso.
“Sementes que renderão às famílias envolvidas no projeto uma bela colheita”, informou a assessoria de comunicação da prefeitura.
Junto com o potencial turístico de Pirenópolis, a produção agrícola e pecuária é considerada uma das principais fontes de renda do município. Quem também sustenta essa tese e se predispõe a fazer uma gestão voltada para a melhoria das condições de produção agrícola, é o prefeito de Pirenópolis, João do Léo.
Na visão de João do Léo, sua gestão precisa valorizar ainda mais a agricultura e a pecuária local, no sentido de fomentar a economia local gerando renda e oferecendo emprego. “A Prefeitura de Pirenópolis deseja expandir este projeto para todo o município, gerando renda, empregos e alimento na mesa de quem mais precisa”, garante o prefeito.
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, se diz grande admirador do trabalho que está sendo feito à frente do governo de Pirenópolis por João do Léo. Ao saber da notícia que falava sobre o projeto “Lavoura Comunitária”, Hildo reafirmou sua convicção de que a administração de João do Léo vai “mudar a cara” de Pirenópolis.
“Não tenho dúvida de que o governo de João do Léo é um dos melhores governos que Pirenópolis já teve. Por ser muito dedicado e trabalhador, em poucos meses, João já ficará para a História do município como um dos administradores que mais realizou obras na cidade”, disse Hildo do Candango.


PARCERIA PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO

 Parceria entre Prefeitura de Águas Lindas e Governo do Estado de Goiás promove atendimento médico e odontológico à população carcerária do município
Nesta quinta-feira (01) o vice-prefeito de Águas Lindas, Luiz Alberto Jiribita, acompanhou o secretário de saúde, Eduardo Rangel, e o presidente do Conselho Municipal de saúde em uma visita a Unidade Básica de Saúde montada dentro da unidade prisional de Águas Lindas.
A unidade é fruto da parceria estabelecida com o Governo do Estado de Goiás por meio da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária. A Prefeitura de Águas Lindas propicia atendimento médico e odontológico para os presos que cumprem pena na unidade prisional do município, onde foram realizadas as adequações nas instalações para a implantação da unidade de atendimento.
“Eu estou aqui para trazer uma mensagem de agradecimento do prefeito Hildo do Candango a toda a equipe que aceitou a missão de cuidar destas pessoas que estão privadas de liberdade. Fico muito feliz em ver a disposição destes profissionais em realizar o trabalho da melhor maneira possível”, disse Jiribita.
Com uma equipe multidisciplinar e com ações articuladas dentro da rede municipal de saúde os quase 500 reeducandos estão recebendo atendimento em clinica médica, os casos odontológicos são referenciados nas UBS onde são agendados os atendimentos.
“Com esta unidade de saúde instalada dentro do presidio, e a realização do monitoramento do estado de saúde de cada detento com uma melhor avaliação clinica bloqueamos qualquer inicio de surto de doenças. A médica responsável pelo atendimento nos informou que nos primeiros dias de atendimento foram realizadas cerca de 20 consultas diariamente, e este número já vem diminuindo. Os pedidos de exames são encaminhados para a regulação e realizados na rede o que aumenta a cobertura do atendimento com maior assertividade no diagnóstico para inicio imediato do tratamento adequado a cada caso”, informou o secretário.
Segundo o secretario de saúde, Eduardo Rangel, a efetivação de políticas públicas voltadas à saúde das pessoas privadas de liberdade é a superação das dificuldades impostas pela própria condição de confinamento, que dificulta o acesso às ações e serviços de saúde de forma integral e efetiva. “Para superar esta dificuldade o prefeito Hildo do Candango determinou que fosse montada uma equipe multidisciplinar que Irá proporcionar o atendimento da população carcerária de Águas Lindas. Esta equipe é composta por médico, enfermeiro e dois técnicos de enfermagem que prestarão atendimento de segunda a sexta-feira. Isto auxiliará no monitoramento constante da saúde destas pessoas”, disse Eduardo..
Desta forma o município de Águas Lindas e o Governo do Estado de Goiás atendem a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), instituída pela Portaria Interministerial nº 1, de 2 de janeiro de 2014, com o objetivo de ampliar as ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população privada de liberdade, fazendo com que cada unidade básica de saúde prisional passasse a ser visualizada como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde e é neste sentido que a Secretaria Municipal de Saúde esta trabalhando.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM 

CADASTRO DE ADOÇÃO


Notícias de Águas Lindas - Começa o Cadastro Municipal de Adoção com duas meninas adotadas
No último dia 26 foi realizada em Águas Lindas a primeira adoção na comarca do município, dentro do Cadastro Municipal de Adoção. As duas meninas adotadas estavam abrigadas na Instituição Casa de Moisés desde 2011, por negligência e abandono dos pais.
De acordo com o TJGO a adoção foi de uma menina portadora de deficiência cognitiva e cardíaca de 14 anos, e de sua irmã, de 9 anos, adotadas por uma auxiliar de educação (merendeira) da Secretaria de Estado do Governo do Distrito Federal que tem 49 anos, solteira.
Segundo o titular da 1ª Vara (Cível, de Família, Sucessões da Infância e da Juventude) local, juiz Felipe Levi Jales Soares, responsável pela sentença proferida no final de dezembro de 2017, “todo este processo de adoção nasceu e se findou aqui, na comarca de Águas Lindas de Goiás, por meio da atuação da Vara da Infância e Juventude em todos os seus estágios”.
Foi o juiz Felipe Levi o responsável pela estruturação do Cadastro de Adoção Municipal de Águas Lindas de Goiás, com apoio de uma equipe multidisciplinar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
Ao conceder a adoção pleiteada e declarar a merendeira mãe das meninas, o juiz Felipe Levi Jales Soares determinou, ainda, a retirada dos nomes dos genitores, dos avós maternos e paternos dos registros de nascimento das menores, “para que se inclua o nome da autora e o nome dos seus avós maternos, além da retificação de seus nomes”.
Conforme ressaltou o magistrado, “não é algo fácil adotar uma criança de 14 anos de idade e portadora de deficiência e mais uma irmã, com 9 anos. O processo de destituição do poder familiar das menores começou em 2014 e o de adoção, propriamente dito, ocorreu em 28 de novembro de 2017,  e foi sentenciado em 20 dias, todo via Projudi”, Concluiu o juiz.
SITUAÇÃO DE RISCO
Filhas de pais diferentes, as meninas estavam em situação de abandono quando foram retiradas pelo Conselho Tutelar da casa da mãe, que era alcoólatra, e encaminhadas a Instituição Casa de Moisés. Elas tinham 8 e 3 anos, respectivamente. Segundo a mãe adotiva, elas sofreram muito em companhia da mãe biológica e a filha menor até hoje não aceita o abandono. (Fonte: TJGO).


PREFEITURA DE ALEXÂNIA.

 Notícias de Alexânia - Prefeito de Alexânia participa como voluntário na construção de igreja
O prefeito de Alexânia, Allysson, participou recentemente como voluntário na construção de uma capela na região do Rio do Ouro. Trata-se de uma capela, sonho antigo dos moradores da região, que busca homenagear o papa João Paulo II e a Irmã Dulce – dois grandes membros do catolicismo.
Conforme informou a Prefeitura de Alexânia, a construção da capela só foi possível graças ao empenho do senhor Gabriel Alves Magalhães e da senhora Augusta da Silva Lima, que, por meio da formação de um mutirão, estão conseguindo erguer a capela.
O terreno para a construção da Igreja foi doado pela moradora da região, Divina Lacerda, que é filha de Gabriel Alves. Já os recursos para financiar a obra foram adquiridos por meio da Festa de Louvor, que já é tradicional em Rio do Ouro.
Para o prefeito de Alexânia, que participou um dia como trabalhador voluntário na construção da Igreja, a obra no futuro beneficiará os moradores da região.
“É uma ação honrosa e abençoada e que futuramente beneficiará a região, devido à distância com a cidade e a dificuldade de locomoção. Agradeço aos envolvidos pela oportunidade que me deram em contribuir mesmo que minimamente durante este dia, e de maneira pessoal me coloco sempre a disposição” disse o prefeito Allysson.
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, parabenizou o ato do prefeito de Alexânia e disse que agindo assim ele dá o exemplo de praticarmos a solidariedade.

“O prefeito Allysson merece todo o nosso respeito e admiração por essa atitude. Desta forma, ele fomenta nas pessoas a prática de realizar o trabalho voluntário, que é sem dúvida nenhuma, umas das mais belas ações realizadas pelo homem”, comentou Hildo. 

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA

 Notícias de Águas lindas – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos garante a cidadania, diz prefeito Hildo do Candango
Em reunião com secretários de governo no início desta semana o prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da AMAB, Hildo do Candango, falou das metas referentes ao ano administrativo de 2018, e também sobre a importância de trabalhar com empenho para o cumprimento de suas atribuições.
Hildo do Candango destacou a abrangência das ações sociais no município com os programas de governo que beneficiam grande parcela da população. "Entre estes, podemos citar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV),que vem realizando um importante trabalho garantindo assistência à comunidade de Águas Lindas”, disse o prefeito.
O SCFV oferece de forma complementar, um trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).  O serviço é realizado também no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. “São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários”, declara Hildo do Candango.
Os trabalhos beneficiam também os grupos de terceira Idade e crianças com a colaboração das equipes do plantão Social, CadÚnico e do Programa  Bolsa Família. O CCI conta com 475 inscritos no programa e no SCFV são mais de 300 crianças inseridas.
São atendidas crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias referenciadas no CRAS, tendo como objetivo fortalecer a convivência e os vínculos familiares, potencializando a família e a comunidade no processo de proteção social, por meio de grupos de convivência e atividades coletivas.
Os serviços contam com atendimento a indivíduos e famílias em diversas situações de violação de direitos, como violência física, psicológica e negligência, abuso e/ou exploração sexual, afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; tráfico de pessoas; situação de rua; mendicância; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual ou raça/etnia e outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações ou submissões.
O prefeito destaca que o serviço fortalece as relações familiares e comunitárias

INICIO DE ANO LETIVO

Notícias de Águas Lindas - Inicio do ano letivo em Águas Lindas de Goiás
Na última semana milhares de crianças voltaram às salas de aula em Águas Lindas de Goiás para o início de mais um ano letivo. A educação básica é uma das áreas que mais foram priorizadas na gestão Hildo do Candango, fortalecendo assim o processo de desenvolvimento e progresso na cidade.
Hildo tem mudado a história da educação no município, aumentando o número de vagas para novos alunos, com a ampliação das salas de aula e construção de novas escolas, além de investir na qualidade da merenda escolar que hoje conta com o acompanhamento de nutricionistas  para o balanceamento das refeições servidas.
Os servidores da educação também são valorizados, recebem cursos de capacitação para progressão profissional e desenvolvem suas ações com dedicação e empenho. A Secretaria de Educação é composta por profissionais que trabalham em conjunto para garantir que as crianças tenham acesso a serviços de qualidade, contribuindo assim para a construção de um meio educacional sólido.

Com isso Águas Lindas de Goiás caminha cada vez mais para uma educação de qualidade, pois a gestão tem priorizado e feito com que os investimentos sejam aplicados da melhor maneira e tragam retorno no aprendizado das crianças.

HOSPITAL REGIONAL


 Força Tarefa realiza visita técnica na obra do Hospital Regional de Águas Lindas

Representantes do Ministério Público do Estado de Goiás, Ministério da Saúde (sessão Goiás), Secretaria Estadual de saúde e Prefeitura de Águas Lindas que integram a força tarefa que acompanha cada estágio das obras do Hospital Regional de Águas Lindas realizaram nesta terça-feira (30) mais uma visita técnica para verificar os avanços da obra. A visita serviu também para definir estratégias que objetivem o inicio das atividades do HUGO 9 ainda neste semestre.
 O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, não participou da vistoria pois cumpria agenda em Goiânia, mas recebeu as informações sobre a obra por meio do secretário de saúde do Estado de Goiás. “O secretário me informou o quanto as obras estão adiantadas, o que me deixa muito feliz pois esta obra beneficiará inúmeras pessoas não apenas de Águas Lindas mas de toda região que contará com serviços de qualidade e atendimento de alto nível”, disse o prefeito.
 Várias alas do hospital já se encontram prontas para receber mobiliários e equipamentos que já estão em fase de aquisição pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás. Técnicos da SES conferiram mais uma medição da obra que está 83% construída e segundo os técnicos o processo de escolha da OS que fará a gestão da unidade já está em andamento e até abril o processo já estará finalizado.
 A entrada de emergência do HUGO 9, sofreu alterações para atender a exigências da Vigilância Sanitária. O método de classificação de risco no HSC que conta com as cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul, foram utilizadas para orientar a prioridade do atendimento. O vermelho indica emergência, caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte.
      



O secretário municipal de saúde, Eduardo Rangel, disse que o HUGO 09 atenderá população estimada em mais de 250 mil pessoas no Entorno do Distrito Federal, com o perfil de hospital geral de pronto-atendimento e demanda espontânea e referenciada. “No Hugo Serão oferecidos serviços especializados em clínica médica, pediatria, ginecologia, ortopedia e cirurgia geral. Ao todo serão 134 leitos, destes dez são para UTI Adulto, dez de UTI pediátrica e dez para UTI neonatal. Os demais serão para atendimento em clínica médica, obstetrícia e ginecologia, será um salto na qualidade do atendimento em saúde de toda a região”, disse o secretário.

CCI CENTRO DE CONVIVÊNCIA

 Serviço de Convivência para idosos da terceira idade está em pleno funcionamento
Uma das prioridades da Prefeitura de Águas Lindas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social é oferecer atendimento humanizado em todas as unidades que conduzem programas voltados para o público em geral que utiliza os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Serviço de Convencia e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, jovens, adolescentes e idosos é um exemplo deste tipo de atendimento.
“Os idosos que participam do SCFV são um exemplo de vida para todos nós. A alegria e integração deles são empolgantes e toda vez que eu visito a unidade e participo de suas atividades eu saio de lá muito feliz, tamanha o carinho e alegria de cada um”, disse Aleandra Sousa, titular da pasta.
No SCFV a terceira idade participa de atividades físicas para melhorar no controle da pressão arterial, dança, e também aulas de canto com destaque para o Coral Beija-Flor que encanta a todos com suas apresentações. Os facilitadores desenvolvem as atividades com muito carinho que é reconhecido por todos que passam pelo serviço.
Segundo a coordenadora do SCVF, Eliane Oliveira, a unidade tem mais de 600 inscritos que participam regularmente dos eventos e atendimentos diversos, “No serviço de convivência oferecemos diversas oficinas que visam à integração e o bem estar desta faixa etária. As atividades acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, nos outros dias nós realizamos a visitação de idosos para verificar a sua condição de vida e de saúde. Este sem dúvida é um trabalho gratificante que nos enche de alegria”, disse.
Os idosos são encaminhados para integrar o SCFV por meio das três unidades do Centro de Referência de Assistência Social, CRAS Santa Lúcia, CRAS Barragem II e CRAS CEU onde os interessados buscam as informações e onde são colhidas todas as informações que vão embasar a sua inserção no programa.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura 

PALESTRA NO PRONATEC


Alunos dos cursos do Pronatec participam de palestra sobre empreendedorismo
Dentro da parceria estabelecida pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás com o Sebrae/Go, alunos dos cursos do Pronatec de cabelereiro, assistente administrativo e cuidador de idosos assistiram na manhã deste terça-feira (30) uma palestra ministrada pelo consultor/instrutor do Sebrae,  Pablo W. Silva com o tema “Motivando o seu perfil empreendedor”.
A palestra foi solicitada pela Diretoria do Trabalho, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Assistência social, que é o principal elo entre o Sebrae/GO e a Prefeitura de Águas Lindas.
“Os cursos que conquistamos do Pronatec para a nossa comunidade são de qualidade e tem o principal objetivo levar a capacitação e como consequência, a inserção dos participantes no mercado de trabalho, que a cada dia é mais exigente. Esta palestra é mais um instrumento disponibilizado para estes alunos, pois sabemos que obter conhecimento é sempre o melhor caminho”, disse a diretora do trabalho, Fábia David.
Antes do inicio da palestra, os alunos do curso de assistente administrativo Phelipe Andrade, Maíra Nunes, Janulhia Gonçalves e Brenda Rodrigues fizeram a apresentação de uma peça denominada “Direitos Sociais no ambiente de trabalho”. Os alunos da professora Patrícia Carvalho realizaram uma apresentação em dois atos de alto nível, emocionando os presentes. “No curso sempre solicito aos alunos que me surpreendam nas apresentações dos trabalhos e a turma tem realmente surpreendido pela forma comprometida que eles vêm realizando as tarefas”, disse a professora.
Os cursos do Pronatec de cabelereiro, assistente administrativo, e cuidador de idoso são ministrados nas instalações do Rotary Club de Águas Lindas localizado no Setor 4 ao lado da empresa Taguatur. Lembrando que os alunos do curso de cabelereiro que estão na reta final estão atendendo a comunidade que pode procurar o local para obter corte de cabelo, escova entre outros serviços.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

PROJETO NOSSA BIBLIOTECA.

 Unidade Básica de Saúde do Pérola cria projeto Nossa Biblioteca
A equipe de servidores da Unidade Básica de Saúde do Jardim Pérola, liderada pela coordenadora, enfermeira Amaríles, desenvolve dentro do posto o projeto "Nossa Biblioteca", que consiste em uma colaboração para empréstimo de livros à comunidade.
"O objetivo principal é manter um vínculo sadio entre a comunidade e a unidade de saúde e com isso, facilitar a assistência junto às famílias. Temos alcançado nossos propósitos com a resposta positiva dos moradores", ressalta a coordenadora.
Os livros são adquiridos por meio de doações, de qualquer pessoa interessada em colaborar com o projeto. Os títulos são os mais variados, tendo inclusive literatura infantil. Os participantes podem levar até três exemplares da biblioteca, com um prazo de trinta dias para devolvê-los.
“Meu filho gostou muito desta ideia e está até tomando gosto pela leitura", diz Vicente Dória, residente no bairro. 
O posto de saúde do Pérola I passou recentemente por uma importante reforma física para melhorar o atendimento ao público. A unidade do Jardim Pérola conta com equipes completas compostas por: médicos, enfermeira, dentista e auxiliares, farmácia, 12 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A reforma possibilitou ainda melhoria na qualidade dos atendimentos oferecidos a comunidade e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.
As equipes de saúde desenvolvem diversas atividades, inclusive domiciliares junto à comunidade e com grupos de terceira idade. O Departamento de Atenção Primaria da Secretaria Municipal de Saúde delegou as atribuições específicas para cada profissional fazendo com que estes possam trabalhar com mais afinidade em prol da saúde da população.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM

PREFEITURA DE CRISTALINA


Notícias de Cristalina - Prefeito de Cristalina se reúne com representante da Saneago para discutir melhorias para o abastecimento de água no município
A falta de água em alguns bairros de Cristalina fez com que o prefeito municipal, Daniel do Sindicato, se reunisse com o superintendente da Saneago, companhia de abastecimento de água que presta serviço para o município, Júlio César Rodrigues de Lima, para discutir medidas a fim de solucionar o problema. De acordo com a Prefeitura de Cristalina, também foi tratado no encontro, assuntos relacionados a investimentos, por parte da Saneago, para o município.
“Foram abordadas questões como a melhoria do abastecimento de água em Cristalina, uma vez que tem havido muitos problemas com a falta de água em vários bairros da cidade, o que gera desconforto e stress para boa parcela da população”, informou a prefeitura.
O prefeito Daniel do Sindicato disse que o representante da Saneago garantiu que irá estudar formas de viabilizar recursos para serem investidos em obras de infraestrutura. “O superintendente e o gerente se comprometeram a investir mais em nosso município, com a perfuração de poços artesianos, construção de elevatórias, ampliação da rede de esgoto e também levar água para o bairro Minervino Gusmão, para o povoado do Areião, para a Pamonharia Recantus e para o distrito de Campos Lindos, dentre outros”, afirmou Daniel.
O prefeito também ressaltou que sua gestão busca trabalhar em parceria com todas as empresas que prestam serviço no município. Segundo ele, com a Saneago, sua gestão terá uma relação de parceria. “Já provamos durante um ano de mandato que somos parceiros de quem quer andar junto com Cristalina e contribuir para o progresso e o bem estar de sua gente. E com a Saneago não será diferente, pois a cidade depende muito de suas ações.”
Segundo o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, para o bom desenvolvimento da cidade é necessário o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao abastecimento de água nos municípios brasileiros. Hildo, cuja gestão foi responsável por investir intensamente no saneamento básico de Águas Lindas, diz que o governo de Daniel do Sindicato possibilitará que Cristalina entre na lista dos poucos municípios brasileiros que possuem saneamento básico em 100% de seu território urbano.

“Apesar das conquistas sociais que o Brasil obteve na última década, ainda precisamos trabalhar muito para avançar na questão do saneamento básico. Um levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que o país não conseguirá alcançar a universalização do sistema nos próximos 20 anos se o trabalho de implantar serviços de água e esgoto continuar no ritmo observado”, diz Hildo. 

INFORMATIZAR O ENSINO

 Prefeitura de Águas Lindas trabalha para informatizar rede municipal de ensino
Desde o segundo semestre de 2017, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia trabalha na implantação do Sistema Prodata módulo educação, tendo como objetivo monitorar o gerenciamento didático pedagógico e promover a integração entre a pasta e as unidades de ensino que compõe a rede municipal, obtendo assim uma visão atualizada sobre a situação administrativa das escolas e acompanhamento do desempenho escolar de cada aluno.
“Este é um grande passo que estamos dando rumo a modernidade e agilidade na educação do município. É uma determinação do prefeito Hildo do Candango promover todas as adequações necessárias para promover a qualidade do ensino do município e disponibilizar para nossos servidores ferramentas que possibilitem os avanços. Com o sistema poderemos monitorar de forma eficiente a qualidade do ensino e a evolução de nossos alunos em tempo real por meio dos relatórios de cada unidade escolar”, disse o secretário de educação, Deusimar Macedo
O sistema consiste em disponibilizar para os servidores da rede como secretários escolares e professores, ferramentas fundamentais para a excelência do sistema. O sistema possibilita a inserção das informações dos alunos que ainda eram feitas de forma mecânica através do “Portal do Professor” e monitorada pela secretaria e pelos pais por meio do “Portal do aluno”.
No portal do professor, a otimização dos processos diminuirá a quantidade  de erros. Pois oferecerá aos docentes, maior agilidade e mobilidade para inserção dos dados, dando adeus aos velhos diários que consumiam muito o tempo dos profissionais, pois tudo será feito de forma online.

O diretor de tecnologia da SMECT, professor Jorge Ramos, informou que 16 unidades da rede municipal de ensino já estão com seus processos de implantação do sistema adiantados, sendo que 04 delas já operam de forma totalmente online. 

PREFEITURA TRABALHANDO

 Prefeitura de Águas Lindas está com frentes de trabalho em vários pontos da cidade
A Prefeitura de Águas Lindas por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está com várias frentes de trabalho realizando o serviço de roçagem mecanizada e manual, manutenção da iluminação pública, recolhimento de entulhos, recolhimento de pneus, recuperação asfáltica e recuperação de vias não pavimentadas para manter a cidade limpa e organizada.
O secretário de obras, Jose Fernando (Dinando), informou que a determinação do prefeito Hildo do Candango é dar prioridade as áreas que foram mais danificadas por conta do período chuvoso. “Estamos focando a realização dos trabalhos de acordo com um levantamento prévio de demandas, dai estipulamos um cronograma de trabalho para toda a semana. Desta forma iremos atender a todas as regiões do município no breve espaço de tempo, diminuindo o desconforto das comunidades por conta do período chuvoso”.
O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos tem conseguido auxiliar na questão de saúde pública, ajudando a diminuir o nível de infestação do mosquito transmissor de dengue entre outros males, índice aferido pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA).
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM 

PREFEITURA DE CRISTALINA


Notícias de Cristalina - Pagamento de pedágio aumenta arrecadação de imposto em Cristalina, diz prefeitura 
O município de Cristalina possui dois pedágios para motoristas, sendo um na BR-040 e outro na BR-050. As empresas que controlam os espaços, segundo a Prefeitura da cidade, pagou de impostos aos cofres públicos, através do imposto municipal, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), a quantia de R$ 2 milhões. De acordo com a prefeitura, esse valor corresponde ao maior número de recursos recebidos por um município em relação ao pagamento desse imposto.
Por outro lado, explica o governo municipal, que atualmente é administrado pelo prefeito Daniel Sabino Vaz, uma séria batalha judicial foi travada com as empresas responsáveis pela manutenção do pedágio para que elas tomassem providências no sentido de parar de contornar as exigências estipuladas pelo poder público local.
Os impasses causados pelas empresas são reconhecidos pelo prefeito Daniel. “A gente tentou dialogar com a empresa, tentou acertar um acordo, mas não foi possível”, afirma.
A prefeitura explica que as praças de pedágios estão muito próximas do perímetro urbano da cidade. Segundo o governo municipal, a intenção da atual gestão é fazer com que as empresas construam as praças em pontos mais afastados da cidade para que “a cobrança ocorresse em local mais afastado do trânsito frequente de moradores e produtores”.
Ao comentar sobre o alto índice de arrecadação de ISSQN de Cristalina, o administrador de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, parabenizou a gestão de Daniel Vaz e falou sobre a importância da arrecadação de impostos para os municípios.
“Aproveito para parabenizar a gestão de Daniel Sabino Vaz por mais essa conquista. Em tempos de crise econômica, cuja receita municipal cai desenfreadamente, ter uma boa arrecadação de impostos municipais mostra que uma boa gestão pública faz toda diferença. Assim confirmo o que já sabia: Cristalina está no rumo certo”, argumenta Hildo.

O aumento da arrecadação foi tema de matéria do jornal de Goiânia, O Popular. O material pode ser acessado no seguinte link: https://www.opopular.com.br/editorias/economia/cristalina-ainda-dribla-pra%C3%A7a-1.1443728

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...