CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

CHUVAS NO ESPIRITO SANTO



Chuva no ES causa nove morte e deixa mais de 46 mil fora de casa



Defesa Civil confirmou mais três mortes por soterramento em Itaguaçu.

Presidente Dilma sobrevoa regiões afetadas, nesta véspera de Natal.

Do G1 ES
Três pessoas morreram soterradas no bairro Barro Preto, em Itaguaçu, Região Noroeste, na madrugada desta terça-feira (24), segundo a Defesa Civil Estadual. Entre as vítimas está uma criança, conforme informou o prefeito Darly Dettman. Com essas, já são cinco mortes no mesmo município e nove em todo o estado, por causa das chuvas.
No estado, mais de 46 mil pessoas precisaram deixar suas casas por causa da chuva, que deixou seis mortos e 49 feridos. Dos 78 municípios, em torno de 50 foram afetados, segundo o governador Renato Casagrande, que criou, nesta segunda-feira (23), um gabinete de crise para reforçar os trabalhos de ajuda às vítimas da chuva.
presidente Dilma Rousseff chega ao Espírito Santo, na manhã desta terça, para fazer um sobrevoo em áreas de risco.  A agenda também prevê reunião com Casagrande e outras autoridades locais. Esta é a primeira vez que Dilma vem ao Espírito Santo depois de eleita. No domingo (22), o governo federal já havia enviado 72 homens da Força Nacional de Segurança para prestar socorro às famílias em áreas mais isoladas.
Mortes
Além das fatalidades em Itaguaçu, as outras mortes aconteceram no município de Colatina, outra em Nova Venécia, a terceira, em Baixo Guandu e um homem em Parajú, localidade em Domingos Martins.

Segundo o prefeito de Itaguaçu Darly Dettman, um deslizamento de terra atingiu duas casas no bairro Barro Preto. Cinco pessoas já foram resgatadas e estão internadas em hospitais da região. Outras quatro ainda estão desaparecidas. Equipes de resgate trabalham no local nesta manhã.
Volume de chuva
A região Serrana do Espírito Santo desperta a maior preocupação da Defesa Civil Estadual, nesta terça-feira (24), véspera de Natal. Segundo o órgão, a previsão é de que o volume de chuva ultrapasse os 100 milímetros, em 24 horas. As cidades que têm maior risco de enchentes e deslizamentos de terra são Itaguaçu, Itarana e Santa Maria de Jetibá.

Doações
Em meio a tanta tristeza, milhares de capixabas se uniram em uma corrente de solidariedade, na Praça do Papa, em Vitória, e organizam as doações. Até o final da tarde desta segunda-feira, haviam sido distribuídas mais de 2.500 cestas básicas, 62 mil litros de água e 3.500 colchões. 

Abrigos
Entre as mais de 4 mil pessoas em abrigos das prefeituras, a esperança de passar o Natal em casa é o que prevalece. “Fico muito feliz em saber que tanta gente está ajudando. Espero poder passar o Natal em casa”, disse a moradora de Cariacica, Edna Bispo. Em Jardim América, Cariacica, 73 pessoas estavam abrigadas em uma escola, nesta segunda-feira.

A auxiliar de limpeza Maria José de Oliveira chegou ao abrigo no domingo. “Moro em Campina Grande e lá ficou tudo alagado. Fiquei com muito medo. Decidi procurar um abrigo. Não saiu a água da minha casa ainda. Perdi tudo na chuva dessa domingo. Não deu pra salvar nada. Se não fossem as doações, a gente estaria perdido. O meu amanhã vai ser melhor do que o hoje”, contou.
Vila Velha
Moradores dos bairros Cobilândia e Jardim Marilândia, em Vila Velha, fizeram um protesto, nesta segunda-feira (23): um churrasco em meio ao alagamento. Eles impediram o trânsito na Rua João Francisco Gonçalves e apenas ambulâncias tiveram a passagem permitida. Os moradores alegaram que, quando os veículos passam, jogam ainda mais água dentro de casas e de estabelecimentos comerciais.

São Gabriel da Palha
O município de São Gabriel da Palha foi atingido por duas enchentes em dois dias. Barrancos deslizaram e paredes de casas caíram. Em todo município, mais de 200 famílias tiveram que sair de casa e foram levadas para abrigos. Os prejuízos passam de R$ 20 milhões

Rodovias federais
Além dos problemas nas rodovias federais que cortam Linhares, Colatina e Domingos Martins, outros pontos em estradas também merecem atenção, de acordo com o DNIT. Os motoristas que passarem pela BR-101, em Cariacica, nos kms 280 e 288, devem ficar atentos ao trânsito em meia pista por causa de erosões no acostamento. Já na BR-381, em Nova Venécia, nos kms 50 e 54, o lado direito da pista está interditado.(fonte G 1)

MEDITAÇÃO DO DIA

24 de dezembro Dia 358  

Leituras: João 19:38-42; Apocalipse 15; Salmo 143; Eclesiastes 9:13-18; Neemias 7.  

Versículo Especial“E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações” (Apocalipse 15:3).  

Pensamento Bíblico: Moisés e o Cordeiro (Apocalipse 15:3). Algumas passagens do Novo Testamento comparam a Lei de Moisés com o Evangelho de Cristo, indicando a superioridade e suficiência do segundo. Hoje em dia, não estamos debaixo da Lei de Moisés e não podemos ser salvos por ela (veja Gálatas 5:1-4). Mas a Lei não foi má nem mal designada. Ela serviu ao propósito de preparar o caminho para Cristo. Moisés e o Cordeiro não são competidores, mas colaboradores. Moisés, um grande profeta e guia, apontou para Jesus, o maior de todos os profetas e guias. Moisés foi um servo; Jesus é Senhor e Rei. Ambos desempenharam papéis da maior importância, indicando o caminho para o céu. Nós, também, podemos cantar sobre o trabalho de Moisés, na preparação para a vinda do puro Cordeiro de Deus.  

Ação: Enquanto você obedece a Cristo, hoje, seja grato pelo trabalho de Moisés e de outros profetas, que nos falam a respeito dele.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...