CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CARTÃO REFORMA

 Servidores de municípios goianos recebem capacitação para operar o Cartão Reforma
O Ministério das Cidades, com o apoio da Agência Goiana de Habitação (AGEHAB), realizou a capacitação de servidores de 57 municípios, que apresentaram projetos para receber o Cartão Reforma do governo federal, programa inspirado no Cheque Reforma do Governo de Goiás. O evento aconteceu na ultima sexta-feira (01), em Goiânia.
Segundo o diretor do Departamento de Melhoria Habitacional do Ministério das Cidades, Álvaro Lourenço, responsável pela capacitação, a lista dos municípios habilitados a operar o programa deverá ser divulgada na próxima semana. Em todo o país, foram pré-selecionados 1.923 municípios, dos quais 1.434 apresentaram projetos ao Ministério das Cidades.
O diretor Álvaro Lourenço destacou que o Cartão Reforma é um programa inovador e ágil, com tramitação eletrônica, dotado de todas as ferramentas para acompanhamento e fiscalização. “A meta é beneficiar os 5.567 municípios brasileiros, mas de forma gradual. Para este ano, estão assegurados R$ 100 milhões em investimentos no programa. E para 2018, a meta é atender 170 mil famílias”, disse o diretor.
O evento de capacitação contou com a participação de cerca de 120 pessoas, entre prefeitos e técnicos municipais, que vão atuar diretamente com o programa Cartão Reforma, principalmente das áreas de construção civil e assistência social. Representando o município de Águas Lindas de Goiás, o secretário Municipal de Habitação e Integração Fundiária, Giovanne Machado.

O secretário Giovanne Machado destacou a importância do programa para um município como Águas Lindas. “Por determinação do prefeito Hildo do Candango, a equipe da Secretaria de Habitação está buscando a capacitação necessária para realizar os procedimentos de forma legal e com agilidade no sentido de fomentar o desenvolvimento sustentável de nosso município. O Cartão Reforma é um incentivo social para que os moradores promovam melhorias em suas casas, principalmente aqueles que têm algum membro da família com deficiência física ou mental, para dar melhor qualidade de vida aos beneficiados. Quando recebermos o sinal verde do Governo Federal, convocaremos a todos para realizar o cadastro”, disse Giovanne.

PREMIO SELEÇÃO DE BOAS PRÁTICAS

 Águas Lindas de Goiás vence o prêmio Seleção de boas práticas em saúde da família na categoria Ações Inovadoras
O esforço realizado pela Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, por meio da equipe de sua Secretaria de Saúde, além de render uma melhoria significativa na oferta do atendimento de saúde na rede de atenção básica à saúde da população, foi premiado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) na manhã desta segunda-feira (04), no evento da Seleção de boas práticas em saúde da família realizado no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira..
O concurso selecionou 10 trabalhos para concorrer ao "Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família", projeto que integra o Programa Mais Saúde Para Goiás/Goiás Mais Competitivo, lançado em dezembro de 2016. O objetivo é reconhecer e premiar as práticas e experiências bem-sucedidas nos municípios goianos, que contribuam para a transformação e o aprimoramento da gestão da Atenção à Saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS).
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, destacou o esforço e o profissionalismo de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde conduzida pelo secretário Eduardo Rangel. “A atenção primária à saúde é a porta de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde. E ao fortalecer a atenção primária, que inclui ações de prevenção e promoção que são responsáveis por resolver 80% dos problemas de saúde da população, diminuímos este impacto no hospital com ações preventivas. Parabenizo toda a equipe pelo trabalho e pelo feito alcançando”, disse Hildo.
“A nossa equipe está focada neste propósito de transformar o nosso município em uma referência na regional do Entorno Sul na área da saúde. Este prêmio evidencia que estamos no caminho certo. Parabenizo a nossa diretora de atenção básica a saúde, Ana Carolina Oliveira Nóbrega, que apresentou o projeto, está representando o nosso município e tem sido um orgulho para todos nós e a superintende de Atenção Básica de Saúde, Kelly Cavalcante, pelo trabalho”, disse o secretário Eduardo Rangel.
A Comissão Técnica e a Comissão Avaliadora foram compostas por profissionais da SES-GO, do Conselho Estadual de Saúde (CES), do Conselho de Secretários Municipais de Goiás (COSEMS/GO), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O primeiro colocado de cada categoria (“Experiências Inovadoras” e “Destaque em Serviço”) ganhou uma viagem de intercâmbio, além de um curso de liderança, certificado e troféu. Os 10 trabalhos selecionados serão publicados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). O município de Águas Lindas de Goiás ganhou na categoria folder com o tema “Planificação da Atenção Primaria à Saúde no Município de Águas Lindas: Relato da Experiência na Unidade Básica de Saúde Águas Lindas II” apresentado pela enfermeira Ana Carolina.

A realização foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás com o apoio da Secretaria de Planejamento, do Instituto Mauro Borges (IMB), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A premiação reconhece projetos inovadores e de destaque em serviços voltados para a Atenção Primária à Saúde. A Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES) reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), responsáveis por desenvolver ações de Atenção Primária à Saúde nos 246 municípios goianos.

EQUIPE CAMPEÂ


Prefeito Hildo do Candango recebe equipe campeã de Robótica do Colégio Estadual Rocha Leal
Na manhã desta segunda-feira (04), o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, recebeu em seu gabinete, os estudantes do Colégio Estadual Rocha Leal que ganharam o troféu Diversidade no torneio de robótica no SESI de Goiânia, nos dias 23 e 24 de novembro. Os alunos estavam acompanhados da secretária Regional de Educação, Solange Virges e do professor Wesley Coutinho, representando o diretor do colégio, Ricardo Cândido.
O torneio contou com a participação alunos entre 9 e 16 anos. No Desafio do Robô, um dos pontos altos da competição, os estudantes colocaram os robôs de Lego para cumprir determinadas missões na mesa. Os robôs que cumpriram essas missões foram projetados e construídos pelos próprios alunos e também foram avaliados na categoria Design do Robô. Os juízes levaram em consideração, dentre outras coisas, o número e tipos de sensores utilizados, total de peças e acessórios, além da estratégia e programa utilizado.

O prefeito Hildo parabenizou os estudantes enfatizando que "trabalhos como esse fortalecem a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, além de inspirar os jovens a seguir carreira nos ramos da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática”.

DESTAK SOCIAL.


Aleandra Sousa é destaque no social à frente do Coegemas
A secretária de Assistência Social de Águas Lindas de Goiás, Aleandra Sousa, tem conquistado a opinião pública e vem se destacando no social à frente do Coegemas. O social do Estado de Goiás está bem representado e com a possibilidade de continuar melhorando e muito.

Hoje, a cidade de Águas Lindas de Goiás é referencia quando o assunto é assistência social, pois tem um trabalho essencial com projetos extremamente importantes para toda comunidade.

ENTREGA DE 160 GELADEIRAS



 Enel/Celg realiza evento de entrega de 160 geladeiras com baixo consumo de energia no Jardim Brasília II
Neste domingo (03), o campinho de terra batida no Jardim Brasília II sediou o evento de troca de 160 geladeiras provenientes do programa de sustentabilidade da empresa concessionária de energia elétrica do Estado de Goiás Enel/Celg. A troca das geladeiras se deu após prévia seleção pela equipe da empresa que promoveu as inscrições dos beneficiários nos dias 22 e 23 de novembro. A cada inscrição, o cidadão recebeu uma lâmpada de LED de baixo consumo.
Após o cadastro, os clientes participaram de um sorteio para garantir a troca do equipamento. Além disso, os moradores poderão participar das sessões de cinema e teatro gratuitas, além do sorteio de brindes. O evento contou com a presença do prefeito Hildo do Candango e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa.
O prefeito Hildo destacou a importância deste tipo de ação da empresa, que está mudando a forma de se relacionar com seus clientes. “A privatização da Celg trouxe ganhos imensuráveis para o Estado de Goiás, como a maior eficiência no serviço prestado. Estas ações sociais que visam o consumo de energia consciente por parte da população de baixa renda são formas de promover a conquista da cidadania plena. Parabenizo toda a equipe da Enel/Celg na pessoa do presidente Abel Rochinha, e tenho certeza que outras parcerias virão para o município com o intuito de promover o desenvolvimento de nossa cidade e de toda a região”, disse o prefeito.
A primeira-dama, Aleandra Sousa, também viu a ação da empresa como positiva para a população. ”As portas de entrada do serviço assistencial de nosso município, como as unidades do CRAS, recebem diariamente casos em que as famílias estão com o fornecimento de energia suspenso pelo alto valor das faturas. Estas geladeiras de baixo consumo vão auxiliar no controle destes gastos, somados aos nossos esforços de elevação da autoestima de nossos usuários por meio dos programas desenvolvidos pela Prefeitura. Também com a Enel, em breve será instituído um programa voltado aos jovens, com capacitações e inserção no mercado de trabalho”, afirma Aleandra.

Uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma geladeira velha. Em watts, esse valor representa, para uma geladeira velha, o consumo médio de 90kw/hora/mês, enquanto uma nova consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa têm selo de consumo tipo “A”. A sigla significa eficiência no consumo de energia elétrica. 

JARDIM BRASILIA 2

Moradores do Jardim Brasília II vivem uma nova realidade
A comunidade do Jardim Brasília II está irradiante em face ao novo aspecto urbanístico do bairro. Os trabalhos de infraestrutura feitos pela Prefeitura de Águas Lindas transformou a realidade daqueles moradores, e as equipes da Secretaria de Obras continuam nas principais vias do bairro.
O Jardim Brasília II recebeu obras de esgotamento sanitário, construção de galerias de águas pluviais, pavimentação, entre outras obras que proporcionarão mais segurança e comodidade aos moradores da região. Os trabalhos naquele bairro estiveram suspensos por algum tempo em virtude de questões burocráticas, mas com o esforço do prefeito Hildo do Candango, que empreendeu uma luta ferrenha para resolver esta questão, as obras continuam avançando.

"Realizamos diligências continuas junto aos órgãos federais para liberar as verbas bloqueadas e assim podermos concluir a implantação da infraestrutura naquele bairro e conseguimos atingir o nosso objetivo. Hoje, o Jardim Brasília II passa por uma nova fase com seus logradouros em condições de oferecer uma melhor qualidade à coletividade", disse o prefeito Hildo.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...