CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

VIDANEWS - Profissionais da saúde e idosos seguem recebendo 3ª dose em SP.

 

Funcionários públicos e imunossuprimidos estão entre os grupos que podem procurar as unidades de saúde para receber o reforço.

A cidade de São Paulo dá continuidade à aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde maiores de idade nesta quarta-feira (3).Os imunossuprimidos e funcionários públicos que trabalham na GCM (Guarda Civil Metropolitana), além dos que são sepultadores ou fiscais das subprefeituras, também podem procurar as unidades de saúde para receber o reforço. Para os idosos, trabalhadores da saúde e funcionários públicos receberem a dose adicional, é necessário que tenham completado o esquema vacinal (com a segunda dose ou a dose única) há pelo menos seis meses. Já para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias entre a segunda e a terceira dose. Vale lembrar, ainda, que os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades já podem se vacinar com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Nesse grupo é aplicado exclusivamente o imunizante da Pfizer, o único autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para pessoas com menos de 18 anos. Postos de vacinação A primeira dose, a segunda e a adicional são oferecidas das 8h às 17h nos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras e das 7h às 19h em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs/UBSs Integradas. Filômetro e pré-cadastroO site De Olho na Fila ajuda a evitar aglomerações ao exibir a movimentação de pessoas nas unidades. A ferramenta também informa quais vacinas estão disponíveis para a aplicação da segunda dose.Além disso, fazer o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento no posto de vacinação.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Quatro pessoas ficam feridas após grave acidente com ônibus em SP.

 

Carro em alta velocidade colidiu com a lateral do veículo e pegou fogo. Cinco viaturas dos bombeiros atendem a ocorrência.

Quatro pessoas ficaram feridas após uma grave colisão entre um carro e um ônibus na rua Saturnino Pereira, altura do número 900, no Jardim Iguatemi, zona leste de São Paulo, por volta das 5h10 desta quarta-feira (3). De acordo com o Corpo de Bombeiros, três das vítimas sofreram ferimentos leves e seguiram para o hospital por meios próprios. A quarta vítima, o motorista do carro de passeio, teve uma laceração no ombro e foi atendida pelas equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Segundo o motorista do ônibus, o carro estava em alta velocidade e na contramão. Por reflexo, ele afirma que jogou o ônibus para o lado, e o carro acabou colidindo com a lateral do veículo e pegando fogo. O carro ficou completamente destruído.Cinco viaturas dos bombeiros participaram do atendimento da ocorrência. A Polícia Militar também presta apoio no acidente.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Motorista fica ferida após colidir carro em poste e capotar em SP.

 

Acidente aconteceu na zona leste. Condutora do veículo foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Sapopemba.

Uma mulher ficou ferida após colidir o carro contra o poste e em seguida capotar, na avenida Adélia Chohfi, altura do número 100, sentido Largo de São Mateus, próximo ao Terminal de Ônibus, na zona leste de São Paulo, por volta de 1h desta quarta-feira (03). Um guincho foi até o local por volta das 5h e retirou o veículo. De acordo com a sala de imprensa dos Bombeiros, duas equipes chegaram a  deslocar para o local, mas não houve necessidade de intervenção porque a vítima, uma mulher, foi atendida por uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhada para o Hospital Sapopemba. A equipe da Record TV esteve no local e registrou a destruição causada pelo acidente. Pelo menos dois postes de sinalização de trânsito foram destruídos e o carro ficou totalmente danificado.( Fonte R7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Homem vítima de sequestro é libertado após cerco da PM em SP.

 

Suspeitos levaram celular, relógio e realizaram um PIX de R$ 2 mil e, segundo a vítima, reclamaram do limite de transferência.

Um homem que foi vítima de um sequestro relâmpago na rua Padre Jacome de Queiroz, no bairro Jardim Arpoador, na zona oeste de São Paulo, foi libertado após um cerco da Polícia Militar em uma região. A ação ocorreu por volta das 15h30 desta terça-feira (2).Segundo a polícia, a vítima havia saído de um clube na tarde de terça em Cotia, na Grande São Paulo, quando foi abordado por dois suspeitos armados. A dupla colocou o homem no banco de trás de seu veículo e seguiram para o cativeiro, localizado atrás de um campo na avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, onde estavam outros dois suspeitos.A polícia foi informada do crime por outros frequentadores do clube, que flagraram o sequestro, e passou a fazer buscas pela região.O Águia 15 do Grupamento Aéreo da PM prestou auxílio nas diligências. Com a presença do helicóptero, os suspeitos abandonaram a vítima no cativeiro e fugiram. Após cerco da PM, o homem foi libertado e o quarteto fugiu para uma comunidade próxima, conhecida como Comunidade do Goteira. Dois deles fugiram a pé e os outros dois em uma moto BMW.Os suspeitos levaram um celular, um relógio e realizaram um PIX de R$2 mil. A vítima ainda afirmou que os homens reclamaram do limite de valor imposto para transferências em 24 horas e já estudavam uma maneira de realizar um TED.A vítima foi resgatada ilesa e o seu veículo recuperado. Os envolvidos seguem foragidos. O caso foi registrado no 89° DP (Morumbi).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Pelo 3º dia seguido, SP tem média de 3,2 mil internados com Covid-19.

 

Número de hospitalizados com a doença segue nesse patamar desde domingo (31). Balanço foi 9 vezes maior no pico da 2ª onda.

O estado de São Paulo registrou, nesta terça-feira (2), 3,2 mil internações por Covid-19, mantendo a média desde o último domingo (31).Atualmente, 3.232 pessoas estão internadas com Covid-19 em todo o estado, das quais 1.676 em enfermaria e 1.556 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O total de hospitalizados foi quase nove vezes maior no pico da segunda onda da pandemia e chegou a superar 31,1 mil pacientes em leitos clínicos e de UTI. De acordo com o governo, a redução nas hospitalizações é reflexo da campanha de imunização em São Paulo, pois a vacinação evita que os casos se agravem e, consequentemente, reduz as estatísticas de internação e óbito pela doença.No decorrer da pandemia até o momento, houve 4.406.990 internados por Covid-19 no estado. Desses, 4.235.950 tiveram a doença e já estão recuperados, incluindo os 455.619 que foram internados e receberam alta hospitalar. Houve também 152.081 óbitos.A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado até esta terça era de 26,3%, e na Grande São Paulo, de 35,7%.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - OMS aprova uso emergencial da vacina Covaxin.

 

Imunizante produzido pela indiana Bharat Biotech foi recomendado a todas as faixas etárias acima dos 18 anos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) autorizou na manhã desta quarta-feira (3) o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. O Sage (Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização) da organização recomenda o uso do imunizante em duas doses, com um intervalo de quatro semanas entre as aplicações, a todas as faixas etárias acima de 18 anos. A única restrição apontada foi a aplicação em mulheres grávidas, já que os dados disponíveis sobre a vacinação nesse grupo ainda são insuficientes para avaliar a segurança ou eficácia da vacina na gestação. A OMS confirmou que estão planejados estudos em mulheres grávidas. "O grupo de aconselhamento técnico, convocado pela OMS e composto de especialistas em regulamentação de todo o mundo, determinou que a vacina Covaxin atende aos padrões da OMS para a proteção contra a Covid-19, os benefícios da vacina superam em muito os riscos e a vacina pode ser usada", comunicou a organização por meio do Twitter. A Covaxin apresentou eficácia de 78% contra os casos graves da doença a partir de 14 dias após a aplicação da segunda dose. Ela é produzida com a utilização do vírus desativado, por meio da técnica de expor o vírus a calor e produtos químicos em laboratório, o que faz com que o Sars-CoV-2 não seja capaz de se reproduzir. O armazenamento do imunizante pode ser feito em refrigeradores comuns a temperaturas de 2 a 8 graus. "A Covaxin é extremamente adequada a países de renda baixa e média devido aos requisitos de fácil armazenamento", comunicou a OMS. A autorização dada pela Organização Mundial da Saúde possibilita que as agências reguladoras dos países aprovem mais rapidamente a Covaxin, uma vez que a vacina passou pelas exigências da qualidade, segurança, eficácia e pelo plano de gerenciamento de risco e adequação em lugares de baixa e média renda. Dessa forma, o fármaco passa a fazer parte do consórcio Covax Facility. A aprovação do uso da Covaxin soma-se à de outros seis produtos já autorizados pela OMS: Pfizer, Janssen, Oxford,  SinoVac/CoronaVac — os quatro imunizantes utilizados no Brasil —, Moderna e Sinopharm. O Ministério da Saúde do Brasil chegou a acertar um acordo de compra de 20 milhões de doses do imuninzante. No entanto, a negociação foi alvo de investigações por parte da CPI da Covid, por suspeita de irregularidades, e o governo suspendeu o contrato assinado.  A Covaxin é usada em pelo menos 12 países: Índia, México, Irã, Paraguai, Ilhas Maurício, Nicarágua, Mianmar, Zimbábue, Guatemala, Filipinas, Nepal e Botsuana. Com a queda dos números de mortes e novos casos de Covid-19, aliada ao avanço da vacinação, muitas pessoas que já receberam a segunda dose do imunizante estão retornando às atividades sociais. O infectologista Munir Ayub, membro da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), explica quais cuidados são necessários nesse retorno. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Holanda retoma medidas de prevenção contra a Covid.

 

Região se tornou um dos primeiros países da Europa Ocidental a restabelecer as restrições menos de dois meses após flexibilizações.

A Holanda está retomando as medidas contra o coronavirrus, incluindo o uso de máscara em muitos espaços públicos para combater o aumento de casos, disse o primeiro-ministro, Mark Rutte, na última terça-feira (2). A aplicação das medidas torna a Holanda um dos primeiros países da Europa Ocidental a restabelecer as restrições, menos de dois meses após as medidas contra a Covid-19 terem se tornado mais flexíveis. Leia também: Países europeus enfrentam novo aumento de casos de Covid-19 "As infecções e as internações hospitalares estão aumentando rapidamente", disse Rutte em coletiva de imprensa. Por isso, o governo também está reintroduzindo uma regra de distanciamento social de 1,5 metro e expandindo o pedido de passaporte de saúde em locais como museus e varandas de restaurantes. As pessoas também são aconselhadas a trabalhar em casa pelo menos metade da semana e a evitar deslocamentos durante os horários de pico. Rutte afirmou que as máscaras agora serão exigidas em lojas, salões de beleza e massagens, e que devem continuar sendo utilizadas no transporte público, onde já eram obrigatórias, embora antes não fossem obrigatórias nas estações ou plataformas.No entanto, as trabalhadoras do sexo na Holanda, onde a prostituição é legal, continuarão a ser isentas da regra da máscara.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Alto comandante talibã morre em ataque a hospital de Cabul.

 

Ação reivindicada pelo Estado Islâmico de Khorasan deixou pelo menos 19 mortos e 50 feridos.

O comandante militar talibã em Cabul, Hamdullah Mokhlis, morreu ao tentar neutralizar com outros combatentes um ataque do grupo Estado Islâmico (EI) contra um hospital de Cabul que deixou pelo menos 19 mortos, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira (3).Mokhlis, membro da rede radical Haqqani e oficial das forças especiais do Talibã, é a baixa mais importante dentro do movimento fundamentalista desde que o grupo tomou o controle do Afeganistão em agosto. O meio de comunicação oficial dos talibãs informou que o comandante seguiu rapidamente para o hospital Sardar Mohammad Dawood Khan, o maior centro de saúde militar no Afeganistão, quando recebeu a notícia do ataque."Tentamos impedir, mas ele riu. Depois soubemos que foi martirizado no combate corpo a corpo no hospital", afirmou uma fonte do governo.Ao menos 19 pessoas morreram no ataque da última terça-feira (2) e 50 ficaram feridas. A ação foi reivindicada pelo Estado Islâmico de Khorasan (EI-K), grupo radical que é inimigo do Talibã. O atentado começou com um ataque suicida com bomba, seguido pela entrada de homens armados no complexo hospitalar.Em um comunicado divulgado em seus canais no Telegram, o EI-K afirmou que "cinco combatentes do EI executaram ataques simultâneos e coordenados".Os líderes talibãs enviaram as forças especiais ao telhado do edifício, com um helicóptero tomado do antigo governo afegão, que era apoiado pelos Estados Unidos.O porta-voz do grupo fundamentalista que está no poder em Cabul, Zabihullah Mujahid, afirmou que o ataque foi neutralizado em 15 minutos graças a uma rápida intervenção.As testemunhas do ataque descreveram à AFP cenas de terror, com pacientes e médicos tentando se esconder nos quartos dos andares superiores no início do tiroteio.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Republicano vence governo da Virgínia em revés para democratas.

 

Eleição é considerada como um termômetro das políticas do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O candidato republicano Glenn Youngkin venceu a disputa pelo cargo de governador do estado americano da Virgínia nesta quarta-feira (3), segundo projeções das redes de televisão locais, em uma eleição considerada como um termômetro das políticas do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.Após a apuração de mais de 99% dos votos, o bilionário Glenn Youngkin, 54 anos e sem experiência política, tinha vantagem de 2,2 pontos sobre o democrata Terry McAuliffe, segundo a imprensa. McAuliffe, que foi governador da Virginia até janeiro de 2018, começou a disputa como o favorito, mas nos últimos dias de campanha as pesquisas apontaram um empate.O fato de um bilionário que concorreu pela primeira vez uma eleição derrotar um ex-governador com bastante popularidade é um golpe para Biden antes das importantes eleições de 2022, que determinarão o controle do Congresso e definirão vários governos estaduais. "Vencemos", declarou o republicano aos simpatizantes durante a madrugada. Ele citou um "momento decisivo que mudará a trajetória" da Virginia após oito anos de governo democrata. Youngkin conquistou o voto rural tradicionalmente conservador, mas também obteve bons resultados nos redutos democratas do norte do estado.Até o fim, os democratas acreditaram na vitória. "A luta continua", afirmou McAuliffe, que recebeu o apoio de pessoas importantes do partido durante a campanha, do popular ex-presidente Barack Obama até o atual Joe Biden. A eleição era considerada uma guerra entre Biden e o ex-presidente Donald Trump, que desde o início apoiou Youngkin, cuja campanha provavelmente será um modelo para os republicanos de todo o país.Guerra cultural No início da campanha, Youngkin aceitou o apoio de Trump e evitou críticas ao ex-presidente. Mas também evitou deliberadamente aparecer ao lado do líder republicano, mal visto entre os independentes em grande parte da Virginia, ou se apresentar como um assistente de Trump. A derrota de McAuliffe também deixará os moderados do Capitólio nervosos e fará com que alguns deixem de apoiar o plano de Biden de 3 trilhões de dólares para estimular a economia.O plano, centrado no bem-estar social e nas infraestruturas, é fundamental na agenda política do presidente, mas está sofrendo importantes contratempos para ser aprovado em Washington. Na terça-feira também aconteceram eleições em outros estados. Na cidade de Nova York, o democrata Eric Adams venceu a prefeitura e no estado de Nova Jersey a vitória foi de seu companheiro de partido Phil Murphy. McAuliffe enfrentou grandes adversidades na tentativa de obter um cargo que já havia ocupado, pois o partido majoritário em Washington costuma sofrer um desgaste político durante o primeiro mandato de um presidente. Youngkik se viu obrigado a fazer malabarismo, pois a grande maioria dos republicanos acredita na falsa alegação de Trump de que a eleição presidencial que perdeu para Biden foi fraudulenta, e neste cenário admitir a verdade tem riscos políticos.O governador eleito optou por concentrar a campanha em temas locais da "guerra cultural" como o aborto, a obrigatoriedade do uso de máscaras e o ensino da "teoria crítica da raça", corrente de pensamento que analisa o racismo como um sistema que permeia todos os níveis da sociedade para além dos preconceitos individuaisMcAuliffe, de 64 anos, se apresentou como alguém que recuperou empregos após a crise financeira mundial de 2008 e prometeu repetir a gestão após a pandemia. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ex-policial Eric Adams é eleito prefeito de Nova York.

 

Democrata que luta contra o racismo se tornou o segundo negro a governar a maior cidade dos Estados Unidos.

O democrata Eric Adams, um ex-capitão da polícia nova-iorquina, que fez da luta contra o racismo uma máxima de sua vida, se tornou na última terça-feira (2) o novo prefeito de Nova York e o segundo negro a governar a maior cidade dos Estados Unidos.De acordo com resultados não oficiais publicados pelo Conselho Eleitoral da cidade, com 97.76% dos votos apurados, Adams, de 61 anos, liderou com 66,14% dos votos contra 27.82% do republicano Curtis Sliwa, fundador dos 'Guardian Angels', um grupo de voluntários que tem o objetivo de patrulhar as ruas ao lado da polícia. Leia também: Republicano vence governo da Virgínia em revés para democratas "Esta noite eu realizei meu sonho e de todo o coração vou remover as barreiras que estão impedindo vocês de realizar os seus", disse Adams emocionado, depois de acenar para simpatizantes em um hotel do Brooklyn onde celebrou a vitória.Adams, prometeu que trabalhará para reduzir as desigualdades no templo do capitalismo e ajustar uma economia muito afetada pela pandemia de Covid-19, que provocou 34 mil mortes na cidade. Ele foi especialmente aplaudido quando disse que lutará contra a insegurança e a criminalidade, preocupação central de uma parte do eleitorado, que confia nele por sua longa experiência de 22 anos na polícia. Adams, que é vegano, é o segundo afrodescendente a chegar à prefeitura de Nova York depois de David Dinkins (1990-93). Ele assumirá o cargo em 1º de janeiro, como sucessor do impopular Bill de Blasio. Revanche Emocionado após votar no bairro do Brooklyn, onde nasceu no seio de uma família pobre, Adams disse na terça-feira que esta eleição é uma espécie de revanche para aquele "rapazinho" que flertou com a delinquência e a exclusão social, assim como para os nova-iorquinos de famílias populares."Espero que seja totalmente diferente do atual (Bill de Blasio) e que a polícia faça seu trabalho, pois há delinquência demais nas ruas", disse à AFP Iris Carreño, uma dominicana de 60 anos, para quem a situação piorou após a pandemia de Covid-19. "Esfaqueiam as pessoas por nada", afirmou.Sua compatriota Maria, de 50 anos, diz que "a gente tem medo de sair para ir ao armazém ou ao supermercado, temos medo pelos filhos, que alguma coisa possa acontecer com eles"."Se Eric não resolver o que prometeu, esta é a última vez que voto em um democrata", disse à AFP o também dominicano Gabriel Taveras, de 69 anos, muito decepcionado com o prefeito Bill de Blasio.Ao contrário de Blasio, cuja mensagem populista o levou à vitória em 2013, Adams, um centrista, venceu as primárias do partido com forte apoio dos eleitores da classe média, da comunidade negra e do movimento operário e conta com o apoio dos ricos, aos quais cortejou para que tenham um papel importante na recuperação econômica da cidade. Também se apresenta como um líder determinado, defensor das classes médias e populares, e símbolo da luta contra a discriminação racial.Da prefeitura, Adams chefiará a maior força policial dos Estados Unidos, a NYPD, com 36 mil funcionários, cuja reforma prometeu aprofundar.Ele vai administrar um orçamento de 98,7 bilhões de dólares para o exercício 2021-2022, o maior de um município nos Estados Unidos. A prefeitura de Nova York é considerada o cargo mais difícil do país, depois da Presidência.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...