CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 24 de julho de 2022

VIDANEWS - Vulcão entra em erupção no Japão e autoridades pedem a dezenas de pessoas que deixem suas casas.

 

Fenômeno ocorreu no sudoeste do país e provocou uma declaração de alerta máximo da agência meteorológica local.

O vulcão Sakurajima, que fica na província de Kagoshima, no sudoeste do Japão, entrou em erupção neste domingo (24). Após o acontecimento, as autoridades japonesas pediram a dezenas de pessoas que saíssem de suas casas devido à declaração de alerta máximo da agência meteorológica local."As áreas residenciais das cidades de Arimura e Furusato, a 3 quilômetros do cume do vulcão Sakurajima, devem estar em alerta máximo", disse o órgão.De acordo com a cidade de Kagoshima, restam 77 moradores nas duas cidades. Não houve danos até agora, de acordo com o canal público NHK.Imagens de televisão mostram lava e fumaça após a erupção, que ocorreu às 7 horas de Brasília. O vulcão, que exalou fumaça e cinzas regularmente, é uma das maiores atrações turísticas do Japão.A explosão lançou cinzas a cerca de 2,5 quilômetros da cratera, disse a agência meteorológica do Japão em comunicado. Antes da erupção, o órgão anunciou o sinal de alarme no nível três, o que proíbe o acesso à montanha.O Japão tem dezenas de vulcões ativos e está localizado no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, onde se registra grande parte dos terremotos e erupções vulcânicas do mundo.Sakurajima era anteriormente uma ilha, mas devido a outras erupções agora está ligada a uma península. O país asiático emitiu um alerta de evacuação quando o vulcão na ilha de Kuchinoerabu, também em Kagoshima, entrou em erupção em 2015.( Fonte R 7 noticias Internacional)

VIDANEWS - EUA: Parque Vila Sésamo é acusado de racismo após personagem ignorar crianças negras.

 

Vídeo da situação publicado nas redes sociais viralizou e impulsionou novas denúncias; parque pediu desculpas, mas alegou que a reação não teve motivações racistas.

O parque Vila Sésamo, inspirado no desenho animado de mesmo nome, está sofrendo acusações de racismo, depois que uma mãe americana postou um vídeo no Instagram em que um dos personagens da atração se recusa a cumprimentar sua filha e sua sobrinha, duas garotinhas negras, depois de ter interagido com visitantes brancos.O vídeo original foi publicado no último domingo (17) e viralizou nas redes sociais com mais de 815 mil visualizações. O parque fica no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. “Essa pessoa repugnante disse não descaradamente às nossas crianças, e então abraçou a garotinha branca ao nosso lado!”, denunciou a americana. “Quando eu fui reclamar, eles me olharam como se eu fosse louca. Perguntei quem era o personagem e queria ver um supervisor do parque e ela me disseram que não sabiam. (…) Nunca mais irei pisar nesse lugar”, completou.O parque Vila Sésamo postou um comunicado nas redes dizendo que o incidente não teve motivações racistas: “Nossa marca, nosso parque e nossos funcionários representam inclusão e igualdade em todas as formas. É disso que se trata o parque Vila Sésamo e não toleramos nenhum comportamento que seja contrário a esse compromisso."Segundo a publicação, o "não" visto no vídeo não foi direcionado a nenhuma pessoa específica, mas sim uma resposta a pedidos para que o personagem segurasse as crianças, o que não é permitido pelo parque. “A personagem Rosita não ignorou intencionalmente as meninas e está arrasada com o mal-entendido", completa. O parque também informou que se desculpou com a família e fez um convite "especial" para que eles possam conhecer os personagens. A mãe das meninas confirmou em uma nova publicação que um gerente do local entrou em contato com ela, mas não se falaram novamente desde que o vídeo viralizou. “A declaração foi desrespeitosa e de mau gosto”, disse.Na última terça-feira (19), o parque fez uma nova publicação se desculpando com a família e disse que está tomando providências.“Pedimos sinceras desculpas à família por sua experiência em nosso parque no sábado (16); sabemos que não está tudo bem. Estamos providenciando ações para melhorar. Estamos comprometidos a fazer isso de forma correta. Vamos realizar treinamentos para nossos funcionários para que eles entendam, reconheçam e ofereçam uma experiência inclusiva, igualitária e divertida aos nossos visitantes.” De acordo com o site americano TMZ, a família das meninas contratou um advogado para investigar o ocorrido e pode buscar um ação legal contra o parque.Após a acusação, outros vídeos parecidos começaram a circular nas redes sociais. O perfil do Instagram @frobabies fez várias publicações em que outras crianças negras também são ignoradas durante as atrações do local, algumas pelo mesmo personagem que não cumprimentou as meninas. “Isso é um padrão?”, questionou o perfil.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

VIDANEWS - Após testar positivo para Covid-19, saúde de Biden continua melhorando, diz Casa Branca.

 

Autoridade do governo americano disse que nenhum dos 17 contatos próximos ao presidente contraíram o coronavírus.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que testou positivo para a Covid-19 na última quinta-feira (21), está melhorando e nenhum de seus 17 contatos próximos identificados até agora testou positivo para o coronavírus, disse Ashish Jha, coordenador de Covid da Casa Branca neste domingo (24). Jha disse à ABC News que Biden "teve um ótimo dia no último sábado (23), estava se sentindo bem" e que os contatos próximos a ele continuavam a seguir os protocolos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.Biden, de 79 anos, apresentou sintomas leves, segundo a Casa Branca. Seu diagnóstico veio conforme uma subvariante altamente contagiosa do coronavírus impulsiona uma nova onda de casos nos Estados Unidos. Jha disse à Fox na manhã deste domingo que Biden provavelmente tem a variante BA5.A Casa Branca tem procurado enfatizar a capacidade de Biden de lidar com a doença. Na quinta-feira, divulgou um vídeo dele tranquilizando os norte-americanos de que estava bem e, na sexta-feira, ele participou de reuniões virtuais com funcionários da Casa Branca.( fonte R 7 noticias Internacional)

VIDANEWS - Morador de rua encontra corpo esquartejado dentro de lixo em SP.

 

Até o momento, não há informações sobre vítima, que não foi identificada, e suspeito. Crime será investigado pelo DHPP.

Partes de um corpo humano foram encontradas no lixo na rua Manuel Alves Soares, em Cidade Dutra, zona sul de São Paulo, por volta de 1h45 da madrugada deste domingo (24).De acordo com a Polícia Militar, um morador de rua passava pelo local quando viu partes de um corpo e acionou a polícia. Até o momento não há detalhes sobre a dinâmica do crime nem informações sobre o autor ou a identificação da vítima.O 101° Distrito Policial, no Jardim das Imbuias, é responsável pela área, mas o caso foi encaminhado ao DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Coreia do Norte acusa EUA de fabricar armas biológicas na Ucrânia.

 

Alegação da agência de notícias estatal norte-coreana KCNA é alinhada ao que a Rússia também vem afirmando.

A Coreia do Norte acusou neste domingo (24) os Estados Unidos de fabricarem armas biológicas na Ucrânia, ecoando uma alegação russa rejeitada pelas Nações Unidas em março.Washington "criou muitos laboratórios biológicos em dezenas de países e regiões, incluindo a Ucrânia, em desrespeito aos tratados internacionais", disse a agência de notícias estatal da Coreia do Norte KCNA, citando o que alegou ter sido "detectado" pela Rússia. Em março, Moscou acusou Washington de financiar pesquisas para o desenvolvimento de armas biológicas na Ucrânia, invadida pela Rússia há cinco meses. Aliado de Moscou, Pyongyang disse em fevereiro que a política externa dos EUA era a "causa raiz da crise ucraniana". E este mês reconheceu formalmente as duas regiões separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, levando Kiev a cortar relações diplomáticas com a Coreia do Norte. Washington e Kiev negaram a existência de laboratórios que pretendem fabricar tais armas na Ucrânia. Para os Estados Unidos, as acusações são um sinal de que a Rússia pode usar essas táticas por conta própria. Izumi Nakamitsu, subsecretário-geral da ONU para Assuntos de Desarmamento, também disse em março que a ONU "não estava ciente de nenhum programa de armas biológicas na Ucrânia".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Em convenção do PL, Bolsonaro critica STF e convoca apoiadores para o 7 de Setembro.

 

O PL confirmou, por unanimidade, a candidatura do presidente em evento no Rio de Janeiro neste domingo .

Em discurso na convenção nacional do PL que o oficializou como candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro criticou o Supremo Tribunal Federal e convocou apoiadores a irem às ruas no 7 de Setembro. Ao longo da fala no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Bolsonaro também exaltou realizações do governo e fez elogios a lideranças políticas presentes no evento, como o presidente da Cãmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). "Vamos às ruas no 7 de setembro pela última vez. Esses poucos surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo. Têm que entender que quem faz as leis são os poderes Legislativo e Executivo”, afirmou. O líder brasileiro voltou a defender eleições transparentes e fez os presentes a repetirem a frase: "Eu juro defender a minha liberdade"."A vida de ninguém é fácil. E para superar as dificuldades, quem tem que estar à frente é cada um de vocês. Não é o presidente, o governador ou o prefeito. A nossa missão é não atrapalhar a vida de vocês, e sim cada vez mais tirar o estado de cima de vocês. Estado forte, povo fraco. Povo forte, estado forte", afirmou Bolsonaro. Durante o discurso, o chefe do Executivo citou medidas feitas ao longo de sua gestão, como o Auxílio Brasil, obras concluídas da transposição do rio São Francisco, redução do preço dos combustíveis, titulação fundiária, entre outros."E essa semana conversei com o Paulo Guedes (ministro da Economia) e esse valor (o benefício atualmente é no valor de R$ 600) vai ser mantido a partir do ano que vem", declarou.Em diversos momentos, o líder brasileiro exaltou sua relação com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). “Eu sei que sou a figura mais importante hoje, mas se não é o Arthur Lira, esse cabra da peste de Alagoas, não teríamos chegado a esse ponto”, disse. EventoBolsonaro foi aclamado pelos apoiadores no momento em que foi chamado para o palco. Ele entrou no estádio ao som do jingle da campanha, “Capitão do Povo”, cantada pela dupla sertaneja Mateus e Cristiano. A expectativa era de que o evento reunisse cerca de 10 mil pessoas, mas, até a atualização mais recente desta reportagem, não havia contagem oficial. O estádio do Maracanãzinho está cheio.Os ex-ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Eduardo Pazuello (Saúde) estão presentes, além de parlamentares, como Carla Zambelli (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF) e Daniel Silveira (PTB-RJ).2018 Bolsonaro ganhou as eleições de 2018 e foi eleito presidente da República, na época, pelo Partido Social Liberal (PSL). Agora, a busca por um novo mandato se dá pelo PL, legenda que integra o Centrão. Se no pleito anterior o então candidato tinha segundos em tempo de televisão e poucos recursos, neste ano contará com maior tempo de propaganda nas telas e com mais recursos financeiros.De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a legenda com a maior fatia do fundo eleitoral será a União Brasil, com R$ 782 milhões. O PL, de Bolsonaro, conta com R$ 288 milhões. O tempo de propaganda de cada sigla é distribuído de acordo com o desempenho do partido nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados. No pleito de 2022, o PL terá 20 minutos e 40 inserções.Vice Braga Netto, que atuou como ministro da Defesa e ex-assessor especial da Presidência da República, será o vice na chapa com Bolsonaro. O militar é um rosto conhecido na região fluminense.Ele foi responsável por chefiar a intervenção federal no estado, em 2018. Na prática, o militar substituiu o então governador Luiz Fernando Pezão (MDB) nas decisões sobre a segurança pública durante o período. Além disso, ele atuou, ainda no Rio, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016.O ex-ministro da Defesa se filiou em março ao Partido Liberal. Sendo assim, será uma chapa pura, em que ambos os candidatos são do mesmo partido. Atualmente, Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas eleitorais. O primeiro turno vai ocorrer em 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 do mesmo mês.A eleição, vista como uma das mais importantes da democracia brasileira, se dá num contexto em que o país atinge recorde de eleitores aptos a votar. Segundo o TSE, 156 milhões de brasileiros poderão comparecer às urnas. Em comparação com a última eleição, em 2018, o país ganhou quase 10 milhões de novos eleitores. Naquele ano, 147 milhões de pessoas puderam votar, uma diferença de 6,2% em relação ao número de 2022.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

 

 

 

VIDANEWS - Três pessoas morrem em tiroteio em universidade nas Filipinas.

 

Segundo as autoridades locais, outras duas pessoas ficaram feridas e o suposto atirador está sob custódia.

Três pessoas morreram neste domingo em um tiroteio na Universidade Ateneo de Manila, capital das Filipinas. Segundo a polícia, outras duas pessoas ficaram feridas.O incidente ocorreu quando estudantes de direito e suas famílias chegaram à universidade para uma cerimônia de formatura da Faculdade de Direito que também contou com a presença do presidente do tribunal. O suposto agressor está sob custódia. Rose Furigay, ex-prefeita da província de Basilan (sul), cuja filha estava entre os graduados, foi morta junto com seu assistente e um segurança da universidade, disse Joy Belmonte, prefeita do local onde ocorreu o tiroteio.A filha de Furigay ficou ferida e foi hospitalizada em "condição estável", segundo a polícia.Em comunicado publicado nas redes sociais, a universidade informou que suspendeu as atividades e está colaborando com as investigações.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - Guerra na Ucrânia faz cinco meses em meio a avanço russo no leste e sem perspectivas de cessar-fogo.

 

Conflito é o mais grave na Europa desde a 2ª Guerra Mundial, com 11,5 milhões de refugiados e mais de 5.000 civis mortos.

A invasão da Ucrânia pela Rússia completa cinco meses neste domingo (24). O conflito não tem perspectivas de um cessar-fogo e já é considerado o mais grave na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) O confronto entre russos e ucranianos continua deixando um grande rastro de destruição e morte. De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), 5.024 civis foram mortos e 6.520 ficaram feridos desde o início da guerra no Leste Europeu, no dia 24 de fevereiro. A maioria das mortes ocorreu nas regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, onde 2.951 civis morreram. Em abril, as autoridades ucranianas localizaram cerca de 400 cadáveres de civis espalhados pela cidade de Bucha, a noroeste de Kiev. Alguns dos corpos foram encontrados com as mãos amarradas para trás, o que caracterizaria execuções por parte dos militares russos.  A Rússia nega todas as acusações vinculadas ao massacre na região e acusou a Ucrânia de “falsificar” as imagens. Em cinco meses, a guerra deixou mais de 11,5 milhões de refugiados, e 6,3 milhões de pessoas precisaram se deslocar dentro do país, segundo a ONU. O Operational Data Portal afirma que 9.567.003 pessoas cruzaram as fronteiras da Ucrânia. A Polônia foi o país europeu que mais recebeu pessoas que fugiam dos ataques russos. O Exército russo continua com uma grande ofensiva na região leste da Europa e avançou no seu objetivo de conquistar toda a região do Donbass, que é constituída por Donetsk e Lugansk. Foi na região leste que morreu o primeiro brasileiro que lutava na guerra da Ucrânia. André Hack Bahi, de 43 anos, perdeu a vida em meio a um combate contra forças russas. No começo do mês, os russos anunciaram a tomada da cidade de Lysychansk e agora prosseguem a investida contra cidades situadas mais ao oeste do país, mas ainda estão distantes da capital, Kiev. Na ofensiva, a cidade estratégica de Mariupol, no sudeste do país, foi uma das mais devastadas pela guerra. O complexo industrial de Azovstal ganhou grande destaque por ser o último local de resistência na região. Depois de meses de intensos combates, os russos conseguiram tomar Azovstal. Os cerca de 2.000 combatentes foram retirados aos poucos do complexo. Em maio, houve uma rendição na qual mais de 250 combatentes deixaram o local e viraram prisioneiros de guerra. Várias empresas deixaram a Rússia após a invasão da Ucrânia. Entre elas, muitas abandonaram os investimentos feitos desde 1991, com a dissolução da União Soviética. O país deixou de contar com os serviços de grandes marcas, grifes e gigantes da tecnologia.. A Rússia e a Ucrânia respondem por 30% do comércio mundial de trigo, e a guerra entre os dois países dificultou a exportação do produto. Após meses de negociações com a ONU, os países assinaram acordos sobre a exportação de grãos e produtos agrícolas pelo mar Negro na última. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Onda de calor continua na Espanha, onde são esperadas temperaturas extremas.

 

Previsão para este domingo (24) é de máxima de 45º C no sul do país.

A onda de calor que afeta a Espanha desde 9 de julho continua e são esperadas temperaturas extremas neste domingo (24) no sul do país, onde podem chegar a 45º C. Há duas semanas o país vive com temperaturas muito altas, apesar de nos últimos dias terem caído brevemente abaixo de 40º C. A previsão da Agência Meteorológica do Estado (Aemet) indica que quase todo o país terá máximas acima de 36º C, exceto no noroeste. As temperaturas mais altas são esperadas na região de Córdoba, na Andaluzia (sul), com 45º C. Foi nesta parte do país que se registou o recorde para Espanha em agosto de 2021: 47,4 graus em Montoro. As altas temperaturas e a baixa pluviosidade desde o início do ano elevaram o risco de incêndio em todo o país para "extremo", segundo Aemet. Em Tenerife, no arquipélago das Canárias, o incêndio destruiu 2.156 hectares e obrigou a evacuação de 600 pessoas, informaram os serviços de emergência no sábado. Desde o início de 2022, mais de 200.000 hectares queimaram na Espanha, segundo o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS, em inglês), o que o torna o país mais afetado do continente. Segundo os cientistas, a proliferação desses eventos climáticos extremos é consequência direta do aquecimento global, com as emissões de gases de efeito estufa aumentando em intensidade, duração e frequência. Com a onda atual, a Espanha experimentou temperaturas excepcionalmente altas cinco vezes nos últimos onze meses. O mês de maio foi o mais quente desde o início do século. Em meio à onda de calor na Europa, o Reino Unido está se preparando para ultrapassar os 40ºC nesta terça-feira (19), pela primeira vez em sua história. O recorde atual é de 38,7ºC, em 25 de julho de 2019.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Em SP e no Rio, 46% dos negros abordados pela polícia tiveram a cor mencionada por agentes.

Entre brancos, número foi de 7%. Pretos e pardos têm 4,5 vezes mais chance de serem abordados, aponta levantamento.

Aproximadamente metade (46%) das pessoas negras abordadas por policiais em São Paulo e no Rio de Janeiro ouviram referências explícitas sobre sua cor ou raça pelos agentes durante a abordagem, segundo levantamento do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) e do data_labe, divulgado na quinta-feira (21). Em relação aos brancos, o número cai para 6,8%.“Claramente demonstra que existe um racismo institucionalizado nas polícias brasileiras. As pessoas são abordadas por serem negras, e não por existirem fundadas suspeitas de terem cometido algum crime ou de estarem portando armas ou drogas, como exige a lei”, avalia Ariel de Castro Alves, advogado especialista em segurança pública e direitos humanos. A pesquisa intitulada “Por que eu?” ouviu 1.018 pessoas nos dois estados, entre maio e junho do ano passado, e mostrou, também, que pretos e pardos têm 4,5 vezes mais chances de passarem por abordagens policiais.Isso porque oito em cada dez negros – ou 81% – relataram que já foram abordados pela polícia; enquanto 17,9% dos brancos passaram pela mesma situação. Além disso, entre os respondentes, 19,1% dos negros relataram que foram abordados mais de dez vezes, enquanto entre brancos o número foi de 8,5%.Castro Alves comenta que as polícias brasileiras, de modo geral, costumam fazer revistas pessoais em regiões de periferia; quando as ações ocorrem em bairros centrais ou centros comerciais, prossegue, os jovens pobres e negros são visados.“Em geral, fazem as abordagens e revistas pessoais sem qualquer suspeita específica ou indício com relação às pessoas abordadas e revistadas. Atuam genericamente, reforçando estereótipos com relação aos possíveis suspeitos de crimes. E o racismo está fortemente presente nessas ações”, conclui.Outro dado apontado pelo estudo foi de que a grande maioria dos abordados – brancos (83,8%) ou negros (87,5%) – nunca foram conduzidos à delegacia após a abordagem.Esses números mostram a falta de precisão dos métodos de identificação de suspeitos por parte das polícias, avalia Priscila Pamela dos Santos, advogada criminalista e diretora do IDDD. “No grupo de respondentes negros, a chamada ‘fundada suspeita’ se confirma em pouco mais de uma de cada 10 abordagens. Significa que 9 pessoas dessas 10 tiveram os seus direitos suspensos temporariamente sem razão alguma”, afirma Santos. Ariel de Castro Alves lembra que, segundo decisão desse ano do STJ (Superior Tribunal de Justiça), as abordagens só podem ocorrem diante de fatos concretos e fundadas suspeitas de que as pessoas tenham cometido algum crime, estejam em posse de armas ou de drogas. Quando solicitados a avaliar o tratamento recebido durante as abordagens policiais, as respostas também foram discrepantes: 74,5% dos negros classificaram como ruim ou péssimo, enquanto 47,1% dos brancos apontaram da mesma maneira. Aproximadamente três em cada dez (29,9%) brancos e dois em cada dez (19,9%) negros consideram como “nem bom nem ruim”. Abordagens em casa são mais comuns entre negros Ter a própria casa como cenário de uma abordagem policial é também mais comum – em quase três vezes – entre as pessoas negras.Neste caso, 13,5% das ações ocorreram no ambiente residencial entre pretos e pardos. Com brancos, foram 5,1% dos casos. “O contraste aponta para o fato de que o princípio constitucional de inviolabilidade do lar tende a ser ainda menos respeitado quando as residências são habitadas por pessoas negras ou são localizadas em bairros predominantemente negros”, pondera Priscila Pamela dos Santos. O levantamento colheu, ainda, depoimentos de pessoas brancas e negras e suas percepções a respeito das abordagens policiais no contexto de raça e cor. Confira:“Nunca fui abordada, mas já fui insultada e xingada na porta de casa, por defender um adolescente que estava sendo abordado. Estava grávida de 8 meses, fui chamada de puta, safada e conivente com traficantes. Detalhe: o menino estava chegando da escola e eu do trabalho”, mulher negra, Rio de Janeiro.“Sou filha de mãe branca e pai negro e tenho dois irmãos. Meu irmão mais velho e eu, que temos fenótipo branco, nunca fomos abordados pela polícia na região onde morávamos, ao contrário de meu irmão mais novo, que tem fenótipo negro. Ele foi abordado diversas vezes pela polícia”, mulher branca, São Paulo.“Meu irmão foi abordado enquanto ia para o trabalho. Quando viram a carteirinha da faculdade dele, os policiais perguntaram por que ele estuda”, mulher negra, Rio de Janeiro.“Meu irmão (branco) estava com uns amigos na praça, fumando maconha. A polícia os parou e revistou. O único que tomou um tapa na cabeça e ouviu xingamentos dos policiais foi um amigo negro. Já meu irmão foi levado de viatura até a porta de casa, sem a menor truculência ou violência física nem verbal”, mulher branca, São Paulo. “[...] um grupo de amigos em um bar: quatro pessoas brancas e uma preta. Uma viatura parou pra fazer ronda e os policiais foram em direção ao meu amigo achando que ele estava consumindo drogas. Todos estavam fumando tabaco/cigarro, mas foram direto na única pessoa preta da roda.”, mulher branca, Rio de Janeiro.“Presenciei uma abordagem uma única vez. Eu estava chegando em um show daqueles públicos que acontecem na praia e estava procurando um amigo da faculdade (negro). Encontrei ele conversando com policiais e achei engraçado, pensei que ele tinha feito amizade por ele ser muito comunicativo. Minha cabeça de jovem branco nem interpretou o que estava acontecendo… Me aproximei e o policial o interrogava de forma agressiva, no meio do calçadão de Ipanema lotado, enquanto todos ao redor olhavam. Ele foi liberado imediatamente assim que cheguei e falei que era amigo dele, que tava o procurando. Foi uma virada de chave na minha cabeça. Nós estávamos vestidos do mesmo jeito e no mesmo lugar, temos a mesma formação, só nossa cor nos diferenciava e fazia dele um suspeito e de mim uma prova de inocência.” – homem branco, Rio de Janeiro( Fonte R 7 Noticias Brasil)


 


 

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Palácio presidencial do Sri Lanka reabrirá após despejo violento de manifestantes.

 

Reabertura está prevista para esta segunda-feira (25), segundo policial que preferiu permanecer anônimo.

O palácio presidencial do Sri Lanka vai reabrir na segunda-feira (25), informou a polícia local neste domingo (24), dias depois de manifestantes antigoverno serem expulsos após uma operação violenta que provocou a condenação da comunidade internacional. O gabinete presidencial "está pronto para reabrir a partir de segunda-feira", disse um policial que preferiu permanecer anônimo, pois não está autorizado a falar com a imprensa. A polícia revelou que especialistas forenses visitaram o palácio, ocupado no início deste mês por manifestantes que pediam a renúncia do ex-presidente Gotabaya Rajapaksa, para coletar evidências dos danos causados pelos protestos. As forças da lei, equipadas com cassetetes e armas automáticas, esvaziaram o palácio presidencial de 92 anos em uma operação ordenada na sexta-feira pelo sucessor de Rajapaksa, Ranil Wickremesinghe.Pelo menos 48 pessoas ficaram feridas e outras 9 foram presas durante a intervenção policial, na qual o acampamento montado pelos manifestantes fora do complexo desde abril foi destruído. Governos ocidentais, as Nações Unidas e organizações de direitos humanos condenaram Wickremesinghe por usar a violência contra manifestantes. Um porta-voz da polícia, Nihal Talduwa, disse no domingo que os manifestantes podem ter o direito de continuar protestando em um local perto do palácio presidencial. "Eles podem ficar no local oficial do protesto. O governo pode abrir ainda mais locais para os manifestantes na cidade", disse Talduwa. O Sri Lanka passa por uma crise econômica e política, que atingiu seu ponto máximo nos últimos dias com a invasão da residência oficial, a promessa de renúncia e a fuga do presidente do país, Gotabaya Rajapaksa ( Fonte R 7 Noticias Internacional) *Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime

VIDANEWS - Uma em cada quatro armas apreendidas pela PF é de uso restrito.

 

Número diz respeito a armas como fuzis, metralhadoras e rifles apreendidas em poder do crime, nos últimos dez anos.

Uma em cada quatro armas apreendidas pela Polícia Federal nos últimos dez anos era de uso restrito. Dados obtidos pelo R7 mostram que a corporação apreendeu 22.654 armas de janeiro de 2013 a março de 2022, mas a PF admite que os dados podem estar desatualizados (veja ao final do texto).Do total de armas apreendidas no período, 27% (6.185) eram de calibres restritos, ou seja, aqueles que por causa do maior potencial de dano são autorizados apenas para as forças de segurança e para CACs (caçadores, atiradores e colecionadores de armas de fogo) –, entre eles, 1.660 fuzis, metralhadoras e rifles. As armas de menor potência, como as de calibres 380 mm, 32 e 38, representaram 39% (9.015) das apreensões. Parte do material não é classificada. No Brasil, o registro de armas de fogo pode ser feito de duas formas: pelo Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da PF; e pelo Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), do Exército. Este último é exclusivo para registro de armas para militares e, no caso de civis, para os CACs. Para conseguir o registro na PF é preciso ter no mínimo 25 anos, declarar a necessidade de possuir arma de fogo, comprovar que não tem antecedentes criminais e que não responde a inquérito policial ou a processo criminal, comprovar ocupação lícita, ter residência fixa e capacidade técnica e aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo. Os aprovados em todas as etapas podem ter quatro armas de calibre permitido e 200 munições por ano. Quem opta por ter o registro do Exército também passa pelas fases de checagem psicológica e de idoneidade, além de precisar ser filiado a um clube de tiro. Por causa disso, o processo demora até seis vezes mais. No entanto, após o aval do Exército é possível ter acesso a uma quantidade maior de armas, inclusive de uso restrito. Atualmente, atiradores podem ter 60 armas, sendo 30 de uso restrito. Caçadores, até 30 armas, 15 delas de uso restrito. Para colecionadores não há limite de quantidade; é possível ter até 5 peças de cada modelo, além de 6 mil balas. Quem tem registro CAC pode ter, por exemplo, fuzis semiautomáticos calibres 5.56 e 7.62. O raio de letalidade desse tipo de fuzil é de até 2.500 metros e o alcance pode chegar a 5 quilômetros. Entre 2013 e 2022, 190 armas como essas estavam em poder do crime e foram apreendidas pela Polícia Federal. Armas nacionais A brasileira Taurus aparece na primeira colocação entre as fabricantes com mais armas apreendidas em poder do crime. Foram 5.317 nos últimos dez anos. Em seguida, aparece a Rossi, a Glock e a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), com, respectivamente, 1,51 mil, 1,30 mil e 564 armas de fogo apreendidas. No total, são quase 400 fabricantes diferentes. Ao R7, a Taurus justificou que os crimes envolvendo armas de fogo registradas são "raros e isolados". "A Taurus possui um forte compromisso com o uso responsável de seus produtos, viabilizando com total segurança aos órgãos competentes a identificação personalizada das armas produzidas, observando-se o rigoroso cumprimento da legislação", informou a empresa.Contrabando Outro dado que chama a atenção fala dos países de origem das armas. A polícia conseguiu identificar 61% dos fabricantes, e constatou que 37% dessas armas são pistolas ou revólveres de origem nacional. Em segundo lugar, aparecem os Estados Unidos como o país de origem de 11% das armas apreendidas. Depois estão a Argentina (2%) e a Áustria (1,6%).Isso evidencia que o contrabando, principalmente com origem nos EUA, também é um importante meio de aquisição de armas pelo crime por causa da facilidade para a compra, destaca o gerente do Instituto Sou da Paz, Bruno Langueani.“Os Estados Unidos são uma fonte de armas do crime para muitos países. Armas norte-americanas também estão presentes no perfil dos cartéis mexicanos e da América Central, isso porque qualquer pessoa pode comprar armas, o que faz com que seja muito atrativo para as quadrilhas buscarem armas lá”, destaca. “Aí são dois caminhos para essa arma chegar até o Brasil. Um deles é a exportação legal dos Estados Unidos para o Paraguai, do Paraguai vem traficada para o crime. Mas também existem casos de armas que são compradas legalmente e são desviadas aqui no Brasil", explica. "A nova legislação deu uma série de privilégios aos CACs. Antes de 2019, essa categoria não podia ter fuzil, por exemplo, agora pode ter até 30. O incentivo para o crime organizado se infiltrar é muito grande. São brechas integralmente usadas por traficantes de armas", ressalta.Ao mesmo tempo em que cresce o número de armas de fogo em circulação no país – dados do Exército mostram que houve um aumento de 333% no número de novos registros em 2021 na comparação com 2018 –, também cresceu 35,9% o número de armas furtadas, roubadas, extraviadas ou perdidas em 2021, em relação a 2020.Isabel Figueiredo, do Fórum de Segurança Pública, comenta que, além de evidenciar uma política de segurança pública frágil e ser sintoma de uma legislação de acesso a armas de fogo mais liberal, o dado também mostra o enfraquecimento do controle e rastreamento de armas no Brasil."Temos um discurso político de incentivo ao armamento e uma legislação menos rigorosa para concessão de porte e posse de arma de fogo, o que faz com que tenhamos um aumento no número de armas, junto a isso, temos ainda a polícia prestando menos atenção nesse ponto. É um conjunto de ingredientes ruins." Dados inconsistentesO R7 questionou a Polícia Federal sobre o número de armas apreendidas no país, mas os dados dos anos 2020 e 2021 são inconsistentes. No dado obtido pela reportagem via Lei de Acesso à Informação (LAI), o número de armas apreendidas caiu quase 20% em um ano. Foi de 2.688 em 2020 para 2.166 em 2021. O contrário aponta o relatório feito pela área técnica da corporação, e divulgado pela assessoria de imprensa, que destaca que as apreensões aumentaram 40% no período. Passou de 1.465, em 2020, para 2.064, em 2021.Sobre a diferença nos números, a PF informou que existem "problemas" com a "alimentação dos sistemas" e que esse tema tem sido discutido com a área técnica. Segundo a corporação, o número diverge porque é necessário "corrigir ou reclassificar" as informações retiradas dos painéis do sistema de polícia judiciária e da Polícia Federal "muitos dias depois" de o item ser apreendido. "Está sendo realizada uma revisão nos dados das apreensões relativas aos anos de 2017 a 2021, linha por linha, justamente para poder disponibilizar a informação mais exata possível, tanto para seus estudos e diagnósticos e para o rastreamento, quanto para disponibilização ao público via Lei de Acesso à Informação", informou.Segundo o professor da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança, Welliton Caixeta, a divergência nos números prejudica a reputação da Polícia Federal e compromete as eficiência das políticas públicas de segurança."Ainda precisa melhorar muito a transparência ativa. O excesso de burocracia para obtenção de dados e a classificação com chancela de reservado são fatores que dificultam a racionalidade da gestão de informações", alertou.Leia também: Casos de violência envolvendo profissionais de segurança chocam o país O professor ainda destaca que pesquisas internacionais apontam que o aumento na circulação das armas, mesmo que adquiridas legalmente, impactam na escalada dos crimes violentos. "É equivocado associar porte de arma com a sensação ou percepção de mais segurança. O suposto 'cidadão de bem' armado e sem preparo técnico para manusear uma arma de fogo está duplamente em perigo, corre tanto o risco de usá-la inadequadamente quanto de tê-la extraviada e utilizada contra si e seus familiares", afirma Caixeta, que também é pesquisador do Grupo Candango de Criminologia da UnB.Para o especialista, o avanço dos crimes violentos desnuda a falta de planejamento e de política de segurança pública, que necessita de um projeto de maior integração entre as forças que atuam nessa área.  "As instituições de segurança pública devem cumprir efetivamente seu papel constitucional e de forma integrada em prol da segurança dos cidadãos. A credibilidade e confiança da população quanto ao trabalho policial passa pela profissionalização das polícias", conclui.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...