CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

VIDANEWS - Arnaldo Jabor morre aos 81 anos em São Paulo.

 

O Jornalista estava internado no Hospital Sírio-Libanês  desde Dezembro, quando sofreu um acidente vascular celebral ( AVC)

Na madrugada desta terça-feira (15), morreu o cineasta, cronista e jornalista Arnaldo Jabor, de 81 anos, em São Paulo.). O veterano estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da cidade, desde dezembro do ano passado após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) .De acordo com o 'G1', a família de Jabor informou que ele faleceu por volta da meia-noite, em decorrência de complicações do AVC. Como cineasta, Jabor dirigiu "Eu sei que vou te amar" (1986), indicado à Palma de Ouro de melhor filme do Festival de Cannes. Na televisão, o jornalista apresentava crônicas nos telejornais da TV Globo desde 1991. Ainda não há informações sobre o velório e enterro.( Fonte Noticias ao Minuto

VIDANEWS - Secretaria de Saúde recebe reforço de seis novas ambulâncias

 



 A Secretaria de Saúde de Águas Lindas de Goiás irá colocar as seis novas ambulâncias que o município acaba de receber totalmente à disposição da população.

 As ambulâncias, uma demanda antiga dos moradores, serão utilizadas no transporte de pacientes que precisam de atendimento em outros municípios e também no auxílio da vacinação contra a covid-19. “Esses veículos vão permitir agilizar o transporte de paciente para Brasília, Goiânia, onde necessitar. Eles também vão auxiliar na vacinação que ocorre nos bairros, para que facilite ainda mais a forma das pessoas se vacinarem”, explica o secretário de Saúde, Rui Borges. É o Governo Municipal trabalhando para você Prefeitura de Águas Lindas de Goiás UM NOVO TEMPO Fonte: Secom Águas Lindas Fotos: Beto Castanheiro Jornalista: Claudiane Pinheiro Rabelo (DRT – 0012314/DF)

VIDANEWS - SECRETARIA DE SAÚDE AGUAS LINDAS GO

 






Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a covid-19 de crianças, mais de 300 mil doses já foram aplicadas.

 Depois de iniciar a vacinação contra a Covid-19 em crianças com 11 anos, a Secretaria de Saúde de Águas Lindas de Goiás começou nesta semana, a imunização das crianças com 08 anos. Essa etapa da vacinação infantil foi autorizada pelo Ministério da Saúde (MS) que determinou a vacinação de crianças entre 5 a 11 anos. Em Águas Lindas, para se vacinar, o procedimento é o mesmo do restante do país, ou seja, a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis, e também estar portando o cartão do SUS e de vacinação. As crianças tomaram duas doses, com o intervalo de 8 semanas entre elas. A vacinação deste público acontece na sede da Vigilância em Saúde, que fica localizada na Quadra 43, Lote 14, no Setor 2, às margens da BR-070. Até o momento, já foram aplicadas mais de 300 mil doses de imunizantes no público. A vacinação conta com apoio e a logística da Secretaria de Saúde que tem mobilizado profissionais para atuarem exclusivamente com esse público infantil. Essa primeira etapa da vacinação de criança está ocorrendo no município de forma gradual e respeitando a capacidade do Lote de 1.400 doses da vacina Pfizer pediátrica que foi repassada pelo Ministério da Saúde (MS). Para o Secretário de Saúde, Rui Borges, a vacinação de criança é importante para que mais pessoas se protejam da doença, principalmente da nova variante ômicron, que é mais contagiosa. “Todos sabem que a covid 19 tem um risco menor de complicações em crianças, entretanto, no ano passado, morreram no Brasil cerca de 500 crianças pela doença”, ressalta o secretário de Saúde. A observação feita por Rui Borges vai ao encontro do que pensa a Organização Mundial da Saúde (OMS) que informa que, o público com idades entre 5 e 14 anos tem sido o mais afetado pela nova onda de covid-19 na Europa. A Secretaria de Saúde destaca ainda que as crianças vacinadas estão expostas ao vírus, com riscos de complicações e, consequentemente, hospitalização ou morte. É o Governo Municipal trabalhando para você Prefeitura de Águas Lindas de Goiás  UM NOVO TEMPO Fonte: Secretaria de Saúde de Águas Lindas Fotos: Beto Castanheiro Jornalista: Claudiane Pinheiro Rabelo (DRT – 0012314/DF)

VIDANEWS - Menino de 10 anos morre após engolir balão de festa em Luziânia.

 

Ele estava na casa da amiga da mãe quando acidente aconteceu. Criança foi levada para a UPA do Jardim Ingá, mas não resistiu.

Um menino de 10 anos morreu no último sábado (12) após engolir um balão de festa em Luziânia, em Goiás, cidade no Entorno do Distrito Federal. Ele estava brincando com outras ciranças na casa de uma amiga da mãe quando o acidente aconteceu. Pedro Henrique Silva chegou a ser levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Ingá, mas não resistiu. Cláudio Gomes, cunhado da mãe da criança, foi um dos primeiros a receber a notícia. Ele conta que Pedro Henrique estava brincando e ajudando também nos preparativos da festa do amigo, que aconteceria no dia seguinte. A mãe dele é moradora de Santa Maria, no DF, e não estava presente no momento. Ao tentar encher o balão, o menino teria engolido o artigo de festa. "Ele correu na sala já abrindo os braços, pedindo socorro. Só que a amiga da mãe dele achou ele estava brincando", diz. O menino passou mal e chegou a desmaiar, antes de ser levado à UPA. O caso será investigado pela Polícia Civil de Goiás. A equipe ainda vai ouvir a mãe de Pedro Henrique e testemunhas que estavam no local para analisar se alguém pode ser apontado, ou não, como responsável pelo ocorrido. Outro caso Em janeiro deste ano, um menino de 7 anos também morreu após engasgar com um balão de festa, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, a criança passou por duas unidades de saúde até a confirmação da morte.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Reservatório de água do DF atinge capacidade máxima.

 

Manancial de Santa Maria, segundo em volume da capital, atingiu 1.072 m, equivalente a  61,31 milhões de metros cúbicos de água.

O reservatório de água de Santa Maria, no Distrito Federal, atingiu a capacidade máxima de volume na tarde desta segunda-feira (14). O manancial é o segundo maior da capital e chega a 100% de lotação, alcançando 1.072 metros – 61,31 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF). O reservatório chega a esse volume um ano após o primeiro transbordamento de 2021. Com o volume atingido, o reservatório soma em seu espelho d’agua uma área de 7,65 km². A área de drenagem com essa capacidade é de 101 Km². A Adasa define as condições de funcionamento do local, que é operado pela Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental). A represa faz parte da bacia hidrográfica do rio Paranoá. Com volume máximo de água, os índices de abastecimentos no decorrer deste ano devem ser positivos. Apesar dos números, a Adasa orienta o consumo consciente do recurso hídrico, para que o reservatório não sofra perdas significantes no período de estiagem.( Fonte R 7 Noticias Brasil) *Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

VIDANEWS - GDF diz que monitora suposta fraude em boletos do IPVA 2022.

 

Economia anuncia que ainda não é possível atestar falsificação apontada em vídeos nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

A Secretaria de Economia do Distrito Federal informou que monitora a denúncia sobre uma suposta falsificação de boletos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos). A declaração ocorre depois que vídeos comparando dois documentos de cobrança do imposto passou a circular nas redes sociais e em aplicativos de mensagens. Na postagem, um homem aponta que há diferenças entre os carnês e alerta que um deles se trata de uma fraude. A publicação deixou os proprietários de veículos preocupados, pois a primeira parcela e a cota única do tributo vencem em 22 de fevereiro. A Secretaria de Economia é responsável pela emissão dos documentos. A pasta anunciou que tem acompanhado a situação, mas que ainda não é possível concluir se os boletos são falsificados. Em uma das versões do vídeo postado nas redes, o documento traz um código de barras na área do destinatário e um símbolo da secretaria. No outro, apontado como falso pelos internautas, há um selo dos Correios e não há o código de barras. A Economia reforçou que as diferenças na impressão são normais e que essa seria inclusive uma estratégia para evitar falsificações. "A Secretaria de Economia esclarece que não identificou sinais de fraudes nos boletos do IPVA 2022 que chegaram aos contribuintes. As correspondências enviadas podem ter identificação visual diferente, mas o importante é que as informações internas estejam corretas. Em especial, os dados do destinatário do pagamento, que deve ser a Secretaria de Economia do DF, identificada como SEEC ou SEFAZ", ressaltou a pasta por nota. Os boletos são enviados pela pasta a uma gráfica que imprime os documentos ainda em dezembro. En seguida, eles são encaminhados aos Correios, que fazem a entrega às residências. A secretaria afirma que não interfere na postagem, que cabe aos Correios, e que a empresa pode ter procedimentos diferentes na hora de carimbar as cartas. Orientações Apesar de a fraude não ter sido confirmada, o governo do DF orienta os contribuintes que estiverem inseguros quanto à veracidade dos boletos a emitirem o documento pelo site da própria Secretaria de Economia. Os documentos gerados pela página são 100% autênticos e mais atualizados. Os boletos que começaram a chegar no início do mês ainda não levavam em conta os abatimentos da indicação de créditos do Nota Legal, portanto o valor com desconto vai constar apenas no documento emitido pelo site da secretaria. A pasta alerta que os contribuintes devem ficar atentos a indícios de fraudes, como o destinatário dos recursos, que nunca deve ser uma pessoa física, mas sim a própria Receita. Outro indicativo de autenticidade é o serrilhado no envelope. Erros de português na digitação das informações também apontam falsificação. Golpes Os casos de fraude são investigados pela Polícia Civil e não são apurados pela Secretaria de Economia, que apenas alerta sobre possíveis problemas.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Expectativa é que o pior em relação à Covid já passou, diz Queiroga.

 

Segundo o ministro, cenário aponta queda de casos causados pela Ômicron e menos pressão sobre o sistema hospitalar no Brasil.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (14) que "a expectativa é que o pior em relação aos casos é que já passou". Ele acrescentou que a pasta vai observar as taxas de infecção para ter um prognóstico mais definitivo. Segundo Queiroga, o Brasil tem um cenário que aponta queda do número de casos de Covid-19 causados pela variante Ômicron e  com menos pressão sob o sistema hospitalar. "Ainda temos uma média de óbitos que não é uma média pequena, né? Mas em relação ao que já tivemos de 4 mil óbitos no pico da variante Gama, é um cenário epidemiológico mais tranquilo, digamos assim," afirmou. "Nós temos uma expectativa de que com a queda do número de casos que está acontecendo, nós tenhamos uma queda do número de óbitos e o mais importante é que o nosso sistema de Saúde tem dado as respostas adequadas," acrescentou. Recomendações da Conitec Sobre o pedido de revisão da decisão da pasta de rejeitar todos os protocolos sugeridos pela Conitec (Comissão de Incorporação de Tecnologias ao SUS), contendo as Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid-19, Queiroga disse que vai reconhecer o recurso e o que será avaliado a partir de agora é o mérito do pedido de revisão. "Há um prazo de 30 dias que é prorrogável por mais 30 dias, mas eu já estou vendo com a minha assessoria técnica para tomarmos as melhores decisões", disse o ministro. O ministro falou também sobre o aprimoramento do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo Queiroga são agendas que precisam ser postas em prática, visando o fortalecimento da atenção primária à saúde. Segundo ele, é preciso dialogar em busca de uma proposta para o fortalecimento e a reforma do SUS. "Nesse sentido ajustes na equipe de secretários do Ministério da Saúde são necessários", disse. Reforma no secretariado O ministro da Sáúde afirmou também que uma reformulação no secretariado da Saúde deve ser publicada na próxima quarta-feira (16), no Diário Oficial, com o nome do substituto da secretária Mayra Pinheiro. "A secretária Mayra Pinheiro solicitou a exoneração e isso vai motivar algumas mudanças no Ministério da Saúde até em função da necessidade de projetarmos esse período pós-pandêmico", disse o ministro.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDANEWS - Após agente socioeducativo filmar colegas nuas, GDF cria norma contra assédio.

 

Comissão para avaliar casos será composta por mulheres; servidor captou imagens do banheiro de uma unidade de internação.

Depois que um servidor do sistema socioeducativo filmou colegas nuas no banheiro feminino de uma unidade de internação em São Sebastião, a Secretaria de Justiça do Distrito Federal decidiu implementar um protoloco de enfrentamento ao assédio sexual e instalar uma comissão permanente para avaliar os casos. A medida, que entra em vigor imediatamente, consta em uma portaria publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial do DF e é assinada pela secretária Marcela Passamani. O texto determina que a comissão será responsável por colocar o protoloco em prática, acolher as vítimas e orientá-las quanto ao canal de denúncias. O grupo será composto por quatro mulheres, servidoras públicas, e deve passar por capacitação sobre o tema. O protocolo destina-se a proteger e apoiar não só os servidores, mas também estagiários, prestadores de serviços, voluntários e outros colaboradores. "O assédio sexual pode ser caracterizado pelo não consentimento do assediado diante de comportamentos desagradáveis, ofensivos e impertinentes por parte do assediador", diz o texto. A portaria define como assédio sexual, no âmbito profissional, o ato de "constranger alguém mediante palavras, insinuações, gestos ou atos, que visam a obter vantagem ou favorecimento sexual". Ainda que ocorra apenas uma vez, ou mesmo que os favores sexuais não cheguem a ser consumados, o abuso entra na classificação, "criando um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador". Todo o processo de aplicação do protocolo é sigiloso, e qualquer pessoa pode denunciar os casos, tenha sido alvo ou não do assédio, que tenha sido testemunha ou tenha tomado conhecimento dessas situações no ambiente de trabalho. Os registros devem ser direcionados à Ouvidoria da Sejus ou à Controladoria Setorial da Justiça. Além de campanhas preventivas, o texto prevê a prestação de atendimento psicossocial aos servidores vítimas de assédio sexual no trabalho. Assédio contra colegas No início do mês, o agente do sistema socioeducativo, identificado como Rafael de Carvalho Arantes, foi afastado do cargo por 60 dias depois de instalar câmeras no banheiro feminino na unidade de internação de São Sebastião. Informações obtidas pelo R7 dão conta de que foram gravados cerca de 800 vídeos e registradas 500 fotos de mulheres que passaram pelo local, todas captadas sem autorização das vítimas.Em seguida, a Polícia Civil o indiciou pelos crimes, já que a investigação reuniu elementos suficientes da autoria dos fatos. A apuração também constatou que o agente passou a perseguir as vítimas depois que o caso veio à tona. Agentes da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher) cumpriram mandado de busca e apreensão contra o investigado e recolheram uma arma de fogo, munições e aparelhos eletrônicos. Todo o material será periciado. A conduta é uma violação do Código Penal, que tipifica a prática de produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes. A pena para os condenados varia de seis meses a um ano de prisão.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Sargento que transportou cocaína em avião da FAB vai a julgamento.

 

Manoel Rodrigues foi flagrado com 39 kg de cocaína em um avião da FAB durante viagem internacional com comitiva de Bolsonaro.

Preso há dois anos na Espanha, o sargento Manoel Silva Rodrigues vai a julgamento no STM (Superior Tribunal Militar) nesta terça-feira (15). Ele foi denunciado pelo Ministério Público Militar por transportar 39 kg de cocaína em uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), em junho de 2019, enquanto viajava como membro da tripulação da comitiva do presidente Jair Bolsonaro.O julgamento de hoje deve acontecer por videoconferência. O militar foi preso no aeroporto de Sevilha enquanto viajava com a droga, depois de voar de Brasília para Lisboa. No tribunal, o sargento admitiu que carregava 37 pastilhas de cocaína na mala e que a droga foi entregue a ele no Brasil. Leia também: PF deflagra nova fase de operação contra tráfico em aviões da FAB"Quem me entregou me disse que seu destino era a Suíça e que eu deveria levá-la para a Europa", disse Manoel, explicando em seguida que no dia de sua prisão teve que ir a um shopping para levar a droga a um outro homem que ele não conhecia.Durante o julgamento, o militar disse que estava "profundamente arrependido" e se justificou dizendo que "estava passando por dificuldades econômicas" porque "um militar no Brasil não tem um bom salário". "Peço desculpas ao Estado e ao povo espanhol por colocá-la em seu país", disse Manoel Rodrigues. Desde a prisão do sargento, a PF (Polícia Federal) deflagrou cinco fases da Operação Quinta Coluna para investigar se outros militares foram cooptados por um esquema de tráfico internacional de drogas. A última fase da operação, em dezembro do ano passado, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em Santa Catarina. A investigação apura lavagem de dinheiro que envolve o líder do esquema de tráfico de drogas, identificado pela polícia como Marcos Daniel Penna Borja Rodrigues Gama. Ele atuaria carregando drogas do Brasil para a Europa em aviões oficiais, segundo as investigações.A Justiça Federal também determinou o sequestro e o bloqueio de cinco imóveis, uma academia de ginástica, dois veículos de luxo, R$ 1,6 milhão da conta de Marcos Daniel e R$ 2 milhões referentes a um empréstimo realizado por ele.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Após viagem de mais de 15 horas, Bolsonaro desembarca na Rússia.

 

Chefe do Executivo brasileiro cumpre agenda de três dias e se encontrará com o presidente russo Vladimir Putin nesta quarta (16).

Após viagem de mais de 15 horas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou, na manhã desta terça-feira (15), em Moscou, na Rússia, para agenda pública. O mandatário foi recebido por autoridades russas ao som do hino brasileiro.A visita de três dias do mandatário, em meio a tensões diplomáticas devido a iminente ataque da tropa russa à Ucrânia, tem como objetivo discutir temas como energia, defesa, agronegócio, comércio e investimentos. O principal evento no programa será o encontro entre Bolsonaro e Putin, previsto para esta quarta-feira (16). A agenda também inclui visita e oferenda de flores ao Túmulo do Soldado Desconhecido, reunião com o presidente da Câmara Baixa do Parlamento e ainda com empresários russos.A viagem de Bolsonaro é uma oportunidade para impulsionar objetivos estratégicos do Brasil na relação bilateral com a Rússia, como a ampliação e diversificação das trocas comerciais e fluxo de investimentos e cooperação em áreas como ciência, tecnologia, energia e defesa, segundo o Itamaraty.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Após bater McLaren em árvore no DF, jogador de futebol passa bem.

 

Paulo Henrique Santos atua no futebol chinês e está em férias no Brasil; ele bateu carro avaliado em R$ 3,25 milhões nesta segunda.

Depois de bater sua McLaren contra uma árvore no Park Way, no Distrito Federal, na tarde desta segunda-feira (14), o jogador de futebol Paulo Henrique Santos passa bem. A informação foi confirmada ao R7 pela mulher do atleta, Daiany Naiara. Natural de Ceilândia, Paulo Henrique atua pelo Shangai Port, da China. Ele está no Brasil passando férias. O carro que o jogador conduzia é um modelo 600LT, que pode custar R$ 3,25 milhões. O veículo ficou com a frente destruída. O atleta não foi atendido por Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros após a colisão. Testemunhas que passaram pela localidade no momento da batida disseram que o automóvel seguia em alta velocidade. Chovia no momento do acidente. A mulher de Paulo Henrique afirmou que esse fator contribuiu para que o marido perdesse o controle do carro e atingisse a árvore. O modelo dirigido pelo jogador alcança os 100km/h em 2,9 segundos. Veículo de luxo, o 600LT foi vendido a apenas cinco compradores brasileiros. McLaren no Brasil No Brasil, os carros da marca são vendidos por uma filial da McLaren em São Paulo. Em todo o planeta, há apenas 85 lojas. A concessionária oficial só foi inaugurada em 2018 e é a única em todo o país a vender os veículos. No local, são comercializados modelos esportivos novos e seminovos. Até o ano passado, 69 automóveis da marca foram entregues a clientes no Brasil.Atualmente, a UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil, depois da fusão do Grupo Eurobike, então controladora da McLaren e da Stuttgart. Os carros da marca ainda disputam os torneios de Fórmula 1. Em 2022, a escuderia é representada pela dupla de pilotos Lando Norris e Daniel Ricciardo.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Lira pauta PEC que sobe para 70 anos a idade máxima de quem é indicado para ser ministro do STF.

 

Para presidente da Câmara dos Deputados, matéria não é polêmica e apenas 'corrige' vão criado pela PEC da Bengala.

Uma semana após ser aprovada na comissão especial criada para analisá-la, a PEC (proposta de emenda à Constituição) que eleva a idade máxima de indicados a cortes superiores está na pauta do plenário da Câmara dos Deputados desta semana. O texto, que teve tramitação acelerada na Casa, eleva de 65 para 70 anos a idade-limite para que uma pessoa possa ser indicada para os tribunais superiores.Caso seja aprovada na Câmara e no Senado, o próximo presidente da República poderá indicar pessoas com até 70 anos para assumir vagas não apenas no STF (Supremo Tribunal Federal), mas também no STJ (Superior Tribunal de Justiça), no TST (Tribunal Superior do Trabalho), no TCU (Tribunal de Contas da União), nos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). A PEC foi apresentada em setembro do ano passado e tramitou de forma acelerada na Casa. O autor, deputado Cacá Leão (PP-BA), é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que apoia o texto. A proposta foi apresentada no fim de setembro e aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) 54 dias depois, em 23 de novembro. Seguindo o caminho que deve ser percorrido por uma PEC dentro da Câmara, o texto foi para análise de uma comissão especial.Na semana passada, o colegiado aprovou o parecer apresentado pelo deputado Acácio Favacho (PROS-AP) de maneira simbólica, ou seja, sem registro de voto em painel. Entre a aprovação na CCJ e na comissão especial, passaram-se 78 dias, sendo que durante mais da metade desse período o Congresso estava em recesso. O texto foi aprovado na CCJ no dia 23 de novembro e na comissão especial no dia 9 de fevereiro. Os parlamentares estavam em recesso entre os dias 17 de dezembro e 1º de fevereiro.Na semana passada, Lira minimizou o impacto da proposta, afirmando "não ver polêmica" no texto, que afirma ser apenas uma "correção" da PEC da Bengala, em vigor desde 2015. Naquele ano, o Congresso alterou a Constituição para que os ministros do STF passassem a se aposentar, obrigatoriamente, com 75 anos. Antes, a idade em que a aposentadoria se tornava compulsória era 70 anos. "Não é uma PEC polêmica, não é uma PEC que tem nenhum efeito dirigido para ninguém, como se especula. Eu acho que é uma correção da PEC da Bengala lá atrás. Nós votamos a PEC da Bengala para [aposentadoria obrigatória aos] 75 e não corrigimos a distorção”, disse o alagoano.Lira afirmou que a elevação da aposentadoria obrigatória do serviço público aos 75 anos sem alteração da idade-limite de 65 anos para indicações aos tribunais superiores, regionais, do Trabalho e para o TCU gerou um vão de dez anos com "embarreiramento" das carreiras jurídicas. "Acho que o Congresso pode corrigir essa falha de maneira rápida, porque não vejo polêmica nessa PEC", completou o presidente da Câmara. A idade mínima para ser indicado aos tribunais superiores é de 35 anos.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - No México, centenas de pássaros despencam do céu e morrem .

 

Causa da morte coletiva não foi identificada, mas especialista diz que ave predatória pode ter desorientado bando durante vôo.

Imagens capturadas por uma câmera de segurança mostram centenas de pássaros despencando do céu em Chihuahua, no México. Na gravação, é possível ver o momento em que inúmeras aves caem, formando uma espécie de nuvem preta.O incidente aconteceu no início da manhã do último dia 7, de acordo com o veículo britânico The Guardian. Em pouco mais de cinco segundos, os pássaros caem, com a grande maioria conseguindo recuperar voo. Incialmente, especulava-se que as aves tinham sido intoxicadas por algum tipo de fumaça ou sido eletrocutadas após encostar em um fio de alta-tensão. Entretanto, o ecologista britânico Richard Broughton tem uma terceira teoria sobre o caso.“Parece que um predador, como um falcão, estava perseguindo o bando, como fazem com os estorninhos, e eles caíram quando o bando foi forçado a descer”, conta Broughton ao The Guardian. “Pode ver que eles agem como uma onda no início, como se estivessem sendo empurrados de cima.” As aves do vídeo, identificadas como graúna-de-cabeça-amarela, costumam migrar do norte do continente em direção ao México para fugir do frio durante o rigoroso inverno do Canadá e dos Estados Unidos. O biólogo de conservação Alexander Lees, da Universidade Metropolitana de Manchester, admite que muitas vezes é mais fácil apontar a poluição como culpada nesse tipo de situação. Entretanto, a forma como os pássaros voam em bando pode levar a tais incidentes.“Em um bando apertado, os pássaros seguem os movimentos do pássaro à frente, em vez de realmente interpretar seus arredores mais amplos, por isso não é inesperado que esses eventos aconteçam ocasionalmente”, conclui Lees.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Premiê do Canadá invoca poderes de emergência para acabar com protestos pelo país.

 

Primeiro-ministro Justin Trudeau enfrenta duras manifestações contra as regras anti-Covid impostas pelo governo.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse nesta segunda-feira (14) que ativará poderes de emergência raramente usados no país, ​​em um esforço para encerrar protestos que interromperam algumas passagens da fronteira com os Estados Unidos e paralisaram partes da capital."Os bloqueios estão prejudicando nossa economia e pondo em risco a segurança pública", disse Trudeau em entrevista coletiva. "Não podemos permitir, e não permitiremos, que atividades ilegais e perigosas continuem." A frustração vem crescendo com o que os críticos veem como uma abordagem permissiva da polícia às manifestações na cidade fronteiriça de Windsor, em Ontário, e em Ottawa, capital do país, onde os protestos entraram na terceira semana. "Apesar de seus melhores esforços, agora está claro que existem sérios desafios ao alcance das forças de segurança de efetivamente aplicar a lei", disse Trudeau.Manifestantes bloquearam a Ambassador Bridge, uma rota comercial vital para Detroit, por seis dias, antes de a polícia encerrar o protesto neste domingo (13). Os protestos do Comboio da Liberdade, iniciados por caminhoneiros canadenses que se opõem à exigência de vacinação ou quarentena contra a Covid-19 a motoristas transfronteiriços, atraíram pessoas que são contrárias às políticas de Trudeau em tudo, desde as restrições pandêmicas até o imposto de carbono.A Lei de Emergências de 1988 permite que o governo federal se sobreponha às províncias e autorize medidas temporárias especiais para garantir a segurança durante emergências nacionais. A lei só foi usada uma vez em tempos de paz, em 1970, pelo pai de Trudeau, o ex-primeiro-ministro Pierre Trudeau. Mais cedo nesta segunda-feira, quatro primeiros-ministros provinciais — em Alberta, Quebec, Manitoba e Saskatchewan — disseram que se opunham ao plano de invocar o ato, dizendo que era desnecessário.O Parlamento canadense terá que aprovar o uso das medidas de emergência em sete dias, e também tem o poder de revogá-las.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - EUA transferem embaixada na Ucrânia de Kiev para Lviv.

 

Com aumento das tensões, governo americano manteve apenas os funcionários essenciais no país europeu.

Os Estados Unidos decidiram transferir a embaixada na Ucrânia de Kiev para Lviv, no oeste do país, diante da "dramática aceleração" da concentração de militares russos na fronteira, disse nesta segunda-feira (14) o secretário de Estado, Antony Blinken."A embaixada continuará em contato com o governo ucraniano", mas "exortamos fortemente todos os cidadãos americanos ainda na Ucrânia a deixarem o pais imediatamente", disse Blinken em um comunicado. "Continuamos também nossos intensos esforços diplomáticos para desescalar a crise", acrescentou. O pessoal americano em Kiev já tinha sido reduzido e foram mantidos apenas funcionários diplomáticos e consulares essenciais. Uma reduzida presença consular foi instalada em Lviv, a 70 km da fronteira com a Polônia, para atender casos urgentes.Na delegação em Kiev, um agente de segurança disse à AFP que todos os americanos tinham partido e que o prédio já estava fechado. Nenhuma bandeira americana era visível.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Rússia confirma retirada de parte das tropas da fronteira com a Ucrânia.

 

Governo denunciou mais uma vez a "histeria" ocidental diante de uma suposta invasão no país vizinho.

O Kremlin confirmou, nesta terça-feira (15), o início da retirada de parte de suas tropas na fronteira com a Ucrânia, ressaltando que é algo "normal" e denunciando, mais uma vez, a "histeria" ocidental diante de uma suposta invasão no país vizinho."Sempre dissemos que depois das manobras (...) as tropas voltarão para seus quartéis de origem. E é isso que está acontecendo agora. É o procedimento habitual", disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, à imprensa. O funcionário indicou que no futuro Moscou organizará "mais exercícios em toda a Rússia" e reivindicou o direito do país de realizar manobras em seu território.Enquanto os países ocidentais afirmam que a Rússia prepara uma invasão na Ucrânia, Peskov denunciou uma "campanha absolutamente inédita destinada a provocar tensões". Segundo o porta-voz, "esse tipo de histeria não tem base".O governo de Moscou nega qualquer intenção bélica e diz que se sente ameaçado pela expansão da Otan na Europa Oriental. Por essa razão, exige "garantias de segurança", em particular um veto contra a entrada da Ucrânia na Aliança. O funcionário indicou que no futuro Moscou organizará "mais exercícios em toda a Rússia" e reivindicou o direito do país de realizar manobras em seu território.Enquanto os países ocidentais afirmam que a Rússia prepara uma invasão na Ucrânia, Peskov denunciou uma "campanha absolutamente inédita destinada a provocar tensões". Segundo o porta-voz, "esse tipo de histeria não tem base".O governo de Moscou nega qualquer intenção bélica e diz que se sente ameaçado pela expansão da Otan na Europa Oriental. Por essa razão, exige "garantias de segurança", em particular um veto contra a entrada da Ucrânia na Aliança. O anúncio desta terça-feira, o primeiro sinal de distensão por parte de Moscou, foi vago e não é possível saber o número de soldados que afeta. A Rússia mobilizou mais de 100 mil militares na fronteira com a Ucrânia desde dezembro.Ao mesmo tempo, o país mantém as manobras militares em Belarus, país vizinho da Ucrânia, que devem prosseguir até 20 de fevereiro.A retirada de algumas tropas foi recebida com entusiasmo na Ucrânia, onde o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, afirmou que seu país, ao lado dos aliados ocidentais, "conseguiu impedir uma nova escalada russa".Já estamos em meados de fevereiro e vemos que a diplomacia continua funcionando", disse Kuleba.Mas o ministro destacou que a tensão permanece ao longo da fronteira e que a Rússia deve retirar as tropas restantes."Temos uma regra: não acredite no que você ouve, acredite no que você vê. Quando observarmos uma retirada, vamos acreditar na desescalada", disse.O anúncio russo coincide com a visita a Moscou do chanceler alemão Olaf Scholz, que tenta avançar com as negociações diplomáticas e afastar o fantasma de uma invasão e uma guerra no leste da Europa.A ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, pediu à Rússia que retire suas tropas da fronteira. "A situação é particularmente perigosa e pode ficar mais grave a qualquer momento", alertou em um comunicado "Dia de unidade" Na última segunda-feira, a Rússia já havia apresentado um pequeno sinal positivo quando o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, destacou uma "possibilidade de solucionar os problemas" pela via diplomática.O caminho do diálogo "não se esgotou, mas tampouco pode durar de modo indefinido", acrescentou Lavrov, com um tom mais pausado e diferente das declarações ofensivas dos dias anteriores. O ministro também considerou "construtivas" algumas propostas dos Estados Unidos.Em Washington, as autoridades alertaram que a invasão russa poderia acontecer "a qualquer momento".A embaixada americana em Kiev foi transferida para Lviv, oeste do país, na segunda-feira, ignorando os apelos do presidente ucraniano Volodymyr Zelenski, que pediu aos governos que não se deixem levar pelo pânico.Alguns meios de comunicação indicaram que a suposta invasão russa da Ucrânia poderia começar na quarta-feira. Mais uma vez, Zelensky abordou as especulações com uma dose de sarcasmo. "Nos disseram que 16 de fevereiro seria o dia do ataque. Vamos transformá-lo em um dia de unidade", disse, antes de pedir aos ucranianos que exibam a bandeira nacional na data. A ministra britânica das Relações Exteriores, Liz Truss, disse nesta terça-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, ainda tem tempo para evitar uma guerra, mas enfatizou que o prazo é "limitado". "Podemos estar à beira de uma guerra na Europa que teria graves consequências, não apenas para as populações da Rússia e da Ucrânia, mas de uma forma mais geral para a segurança da Europa", declarou a chefe diplomacia britânica ao canal Sky News. Trincheiras A Rússia, que anexou a península da Crimeia em 2014 e apoia desde então os separatistas pró-Moscou que lutam no leste da Ucrânia, nega qualquer intenção bélica.O país afirma que sente estar ameaçado pela expansão da Otan para o leste da Europa e exige "garantias de segurança" como um compromisso para que a Ucrânia nunca entre para a aliança militar.Nesta terça-feira, o Parlamento russo pediu ao presidente Putin que reconheça a independência das regiões separatistas da Ucrânia.O presidente da Câmara Baixa do Parlamento (Duma), Vyacheslav Volodin, escreveu nas redes sociais que os legisladores decidiram pedir a Putin que reconheça as duas regiões separatistas no leste da Ucrânia como "Estados soberanos e independentes".Sob risco de irritar o Kremlin, o presidente ucraniano reiterou na segunda-feira que Kiev deseja entrar para a Otan para "garantir sua segurança".A possível adesão ainda não está na agenda da aliança nem há um calendário previsto para examinar a questão, mas os ocidentais consideraram as exigências russas inaceitáveis. Porém, apresentaram a proposta de diálogo sobre outras questões, como a limitação de armas.Na expectativa de eventuais progressos na frente diplomática, no sudeste da Ucrânia, perto da linha de frente com os separatistas, a população se prepara com a perspectiva de um ataque."Cavamos trincheiras nas quais os soldados ucranianos poderão pular e se defender com mais facilidade", declarou à AFP Mikhailo Anopa, adolescente de 15 anos, com um uniforme de camuflagem emprestado.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Adolescentes cavam trincheiras na linha de frente na Ucrânia.

 

Ação ocorre em cidade próxima da zona dominada por separatistas pró-Rússia, para proteger soldados ucranianos em caso de invasão.

Mikhailo, um jovem de 15 anos, cava trincheiras em uma colina que domina o Mar de Azov, no sudeste da Ucrânia, para proteger os soldados em caso de uma invasão russa.Com uniforme de camuflagem da Otan emprestado por seu pai adotivo, Mikhailo Anopa é aluno de um centro de reabilitação para órfãos, crianças que moram na rua e menores de idade de ambientes desfavorecidos em Chervone, nas proximidades do importante porto de Mariupol. "Quando nosso pai, o pastor, disse que Putin poderia invadir, comecei a ter pesadelos, pensava nisto antes de dormir", relata. "Se a Rússia invadir a Ucrânia, pode começar por Mariupol", acrescenta. Esta cidade portuária de 450 mil habitantes fica próxima da linha de frente que separa o território controlado pelo governo ucraniano da zona dominada pelos separatistas pró-Rússia, apoiados por Moscou, na região leste de Donetsk.Em 2014, a cidade sofreu ataques nos primeiros meses do conflito entre Kiev e os rebeldes, que tentavam assumir o controle do porto. Nos dias ensolarados, de Chervone é possível observar os navios russos manobrando no Mar de Azov, praticamente fechado, cujo acesso é controlado por Moscou desde a anexação da península da Crimeia em 2014."Estas trincheiras serão úteis para os militares ucranianos", explica Mikhailo. "Nós as cavamos para ajudar os soldados, agora estamos reforçando. É nosso dever", acrescenta o adolescente, enquanto abaixa sua pá.Coordenados pelo diretor do centro e pai adotivo de alguns deles, o pastor Guennadi Mokhnenko, os adolescentes começaram a instalar as defesas há dois anos, depois que, em novembro de 2018, as Forças Armadas russas abriram fogo contra navios ucranianos que tentavam seguir para Mariupol. Janelas com vista para a guerra"Estamos todos aqui, em Mariupol, no fio da navalha", declara Stanislav Kabanov, capelão do Exército ucraniano, diretor do centro onde vive Mikhailo. Atrás dele, vários adolescentes limpam uma trincheira à beira-mar. "As crianças sorriem, brincam, mas no fundo têm muito medo. Passaram toda infância com os soldados nas suas costas. Há oito anos observam a linha de frente de seu quarto, disse Mokhnenko.O centro de reabilitação "Respublika Piligrim" (República Peregrina) acolhe 40 jovens. Os pastores afirmam que, em caso de hostilidades, os adolescentes serão retirados da região. Mas, enquanto a crise prossegue, eles fazem cursos de primeiros socorros e ajudam os militares a construírem as fortificações. Na grande sala do centro, decorada com bandeiras ucranianas e dos Estados Unidos penduradas ao lado de cápsulas de obuses, o pastor Mokhnenko dá instruções às crianças."Hoje vamos reforçar os porões, comprar botijões de gás e elaborar um plano de evacuação. Cada um deve preparar uma pequena bolsa com itens básicos e documentos. Vou verificar à noite", anuncia."A situação é muito grave, mas estaremos preparados", acrescenta o homem, com um moletom que tem a palavra "Freedom" (Liberdade).Após o discurso, os jovens se levantam, formam um círculo, dão as mãos e rezam pela paz. Depois de um último "amém", eles se dispersam para mais um momento de preparação para a guerra, reforçando as janelas com sacos de areia ou cavando mais trincheiras.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...