CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

VIDANEWS - Liminar breca greve no transporte público até quinta (10).

 

Prevista para começar na última segunda-feira (07) a greve no transporte público não aconteceu.

O motivo? Uma liminar solicitada pela Urban e expedida pela Justiça do Trabalho, que impediu a paralisação e frustrou os planos do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Município de Anápolis (SITTRA). De acordo com a decisão, uma greve no transporte público não pode ser realizada sem que uma reunião entre as partes ocorra antes, além de ser anunciada com 48h de antecedência. A justiça ainda determinou que o sindicato não realize uma paralisação geral, por ser um serviço essencial à população. Está permitido que 30% da frota seja paralisada nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e 50% nos demais horários, caso não se chegue a um acordo. Caso o sindicato descumpra o que foi definido pela ação, pode ser penalizado com multa diária de R$10 mil. “Nós fomos surpreendidos com a liminar. Estávamos esperando uma contraproposta e recebemos uma sentença. O mais prejudicado de toda essa situação é o trabalhador”, disse Adair Rodrigues, presidente do SITTRA, ao Portal6. mNovo encontro marcado Uma audiência de negociação foi marcada para a próxima quinta-feira (10) entre as partes. O SITTRA buscará remotamente reajuste no salário e a negociação de outras cláusulas trabalhistas. A Urban afirma que o aumento só pode ser concedido aos trabalhadores se o poder público autorizar. A Prefeitura Municipal, não manifestou nenhum posicionamento sobre a situação.( Fonte Jornal Contexto Noticias Brasil GO)

VIDANEWS - Incêndio destrói loja de roupas em Ceilândia, no Distrito Federal.

 

O incidente aconteceu na madrugada desta terça-feira (8); ainda não se sabe como o fogo começou .

Uma loja de roupas pegou fogo na madrugada desta terça-feira (8), na região de Ceilândia, no Distrito Federal. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, ainda não se sabe como o incêndio começou.A corporação afirmou que o estabelecimento tinha uma grande quantidade de material combustível, como tecidos e roupas. Quando a equipe de socorro chegou ao local, as chamas já haviam se alastrado pela loja. Após mais de 3 horas, o fogo foi contido e a perícia foi acionada para analisar as causas do incêndio. Ninguém ficou ferido e o local ficou sob os cuidados do proprietário..( Fonte R 7 Noticias Braasil)

VIDANEWS - Congresso derruba veto sobre propagandas partidárias.

 

Propagandas seriam financiadas com compensações fiscais às emissoras que as veiculam.

O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira (8) o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que retomou a propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão. O texto tinha sido aprovado pela Câmara em outubro e pelo Senado em dezembro de 2021.O trecho vetado previa que as propagandas partidárias seriam financiadas com compensações fiscais às emissoras que as veiculam. Extinta em 2017, a propaganda partidária divulga as ações das legendas. É diferente da propaganda eleitoral gratuita, veiculada em anos eleitorais para a promoção das candidaturas.O texto original, de autoria dos senadores Jorginho Mello (PL-SC) e Wellington Fagundes (PL-MT), propunha que as inserções fossem pagas com recursos públicos do Fundo Partidário, que receberia novos aportes da União para cobrir os gastos, mas Câmara e Senado decidiram retomar o modelo existente antes da extinção.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - CLDF derruba veto de Ibaneis e dá porte de arma a atiradores.

 

Projeto do deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos) confere o direito a colecionadores, atiradores e caçadores no DF.

A CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) derrubou o veto do governador Ibaneis Rocha (MDB) ao Projeto de Lei 2.131/2018, do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos). A proposta autoriza, no DF, a emissão de porte de armas para os chamados CACs (colecionadores, atiradores e caçadores). Na justificativa do projeto, Delmasso afirmou que o objetivo é reconhecer o risco da atividade dos CACs e garantir que tenham "meio de defesa" quando atacados. Segundo o parlamentar, a proposição "tem como objetivo reconhecer o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte do atirador desportivo, com o intuito de estar resolvendo um grave problema, que é o de atiradores desportivos não terem meio de defesa, no caso de serem atacados, e tantos outros deslocamentos que se fazem necessários em sua atividade".Delmasso destacou que a matéria está madura, passou por três anos de debate e afirmou que as armas utilizadas por criminosos não seriam as de colecionadores, atiradores e caçadores, mas produto de tráfico com outros países da América Latina. O veto do governador Ibaneis Rocha (MBD) teve dois votos a favor, 14 contra e uma abstenção.O projeto de lei de Delmasso foi o único dos vetos analisados no dia com debate parlamentar. Os distritais favoráveis ao veto destacaram que o projeto dispõe sobre porte de armas, matéria sobre a qual só a União pode editar leis. Argumentaram também que o debate sobre o tema toma tempo de pautas, como saúde, educação e a pandemia de Covid-19.Quem falou a favor disse que o projeto não concede diretamente o porte, prerrogativa que segue com a Polícia Federal, mas reconhece o risco na atividade dos colecionadores, atiradores e caçadores. Os deputados favoráveis afirmaram ainda que o portador da arma de fogo tem que poder se defender em caso de uma tentativa de assalto, por exemplo.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Família de adolescente morto por policial organiza protesto no DF.

 

Rapaz de 17 anos foi baleado no peito após passar por ponto de bloqueio da PM. Ele estava na garupa da moto quando foi atingido.

A família do adolescente morto a tiros por um policial militar, no último dia 28, realizará uma passeata em protesto. O evento está marcado para esta quinta-feira (10), em Samambaia Norte, no Distrito Federal. O rapaz estava na garupa de uma moto quando passou pelo bloqueio da Polícia Militar e foi baleado no peito por um policial. Gustavo Henrique Gomes Soares tinha 17 anos quando foi morto. De acordo com a família, ele foi levado pelos próprios policiais para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Samambaia, mas não resistiu à perda de sangue. A Polícia Militar do DF informou, em nota, que realizava um bloqueio em uma avenida de Samambaia. Segundo eles, os jovens quebraram o ponto de bloqueio e os militares que estavam à frente receberam a mensagem por rádio para fazer a abordagem. Ainda segundo a corporação, o militar reagiu após os jovens não obedecerem à ordem de parada, e o rapaz que estava na garupa fazer um gesto semelhante ao de sacar uma arma. Apesar do posicionamento da PMDF, testemunhas relatam que os jovens não estavam armados, e quem em todo momento o condutor da motocicleta questionava o motivo do tiro. O motociclista foi encaminhado para a 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte), e Gustavo para o atendimento médico. A passeata será nesta quinta-feira (10), às 16h, em Samambaia Norte. Yandra, irmã da vítima, conta que o movimento foi ideia da família e dos amigos de Gustavo, juntamente com o apoio de pessoas que acompanham o caso através das redes sociais. Gustavo estava no ensino médio e iria se formar neste ano. Ele trabalhava em uma hamburgueria da família. “Gostaria de deixar claro que nós não vamos desistir de lutar pela justiça, e que não vamos deixar ninguém sujar o nome de Gustavo. Ele era jovem, era trabalhador e não um bandido”, afirma a irmã da vítima. O rapaz não tinha passagens pela polícia, e segundo a família, nunca havia se envolvido em nenhum crime. A passeata irá começar na Feira Permanente, em Samambaia, e irá até a 26ª DP, que investiga o caso.( Fonte R 7 Noticias Brasil) *Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

VIDANEWS - Grupo PaulOOctavio entrega kits escolares a operários do DF.

 

Doação ocorreu no canteiro de obras da construtora na Asa Norte; aulas nas escolas públicas serão retomadas na próxima segunda.

Às vésperas do início do ano letivo nas escolas públicas do Distrito Federal, o Grupo PaulOOctavio entregou kits escolares a operários do DF. Na tarde desta terça-feira (8), foram distribuídos 94 kits a funcionários da empresa. A ação ocorreu no canteiro de obras do Residencial Jane Godoy, na quadra 215 da Asa Norte.Os kits são compostos por cadernos, lápis, borracha e canetas, e são destinados aos filhos e netos dos operários que trabalham no grupo, a categoria inclui pedreiros, carpinteiros e mestres de obra, por exemplo. Essa foi a quarta entrega de doações. "Entendemos, como empresa, que devemos incentivar a educação. Toda as empresas do Brasil deveriam fazer isso com os funcionários, é uma forma de estimular. Quanto mais tivermos pessoas bem-educadas, formadas, com boa escolaridade, mais teremos um futuro melhor para o nosso país", destacou o empresário Paulo Octávio.Ao todo, quase 600 funcionários que trabalham em nove empreendimentos do grupo serão beneficiados. "Ajudar os funcionários a prepararem os filhos para um futuro melhor é muito importante", acrescentou Paulo Octávio. As doações da empresa começaram há 22 anos, depois que funcionários relataram não ter dinheiro para comprar o material escolar dos filhos. Desde então, a distribuição ocorre sempre antes do início das aulas, em fevereiro. Cada trabalhador recebe a quantidade de kits referente ao número de filhos ou netos matriculados nas escolas públicas do DF. Um dos funcionários que recebeu o kit na tarde desta terça foi Erizonaldo de Menezes, 36 anos. Ele está há oito anos no grupo e tem dois filhos na rede pública."Para a minha família, é muito importante. O kit nos ajuda financeiramente, mas acho ainda mais importante o simbolismo. Minha filha fica toda empolgada, acha incrível, é muito legal ver", afirmou Erizonaldo.O engenheiro de segurança do trabalho Sérgio Lima está há dois anos no grupo e, antes de assumir o cargo, foi professor de matemática e física por 23 anos. "Vejo testemunho de muitos funcionários com filhos formados, ou em andamento. Como professor, posso dizer que é um despertar na mente da criança e na família. É um pequeno material de grande valor", resume.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Colisão frontal entre caminhão e carreta causa dois óbitos na BR-020.

 

Acidente envolveu caminhão, carreta e um ônibus. Passageiros do ônibus não se feriram.

Um acidente de trânsito deixou dois mortos e duas vítimas com ferimentos leves na BR-020, na madrugada desta terça-feira (8), em Vila Boa de Goiás, entorno do Distrito Federal. A colisão frontal ocorreu entre um caminhão e uma carreta, que ainda colidiu lateralmente com um ônibus. Os condutores do caminhão e da carreta não resistiram aos ferimentos e faleceram no local. As pistas da BR precisaram ser interditadas devido o acidente. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a placa do ônibus envolvido no acidente era do estado de Santa Catarina e, apesar de bater com a carreta, nenhum passageiro se feriu. Dois passageiros do caminhão, que trazia um carregamento de bananas, tiveram ferimentos leves. A PRF realizou a interdição parcial da pista e o IML (Instituto de Medicina Legal) compareceu ao local para realizar a retirada das vítimas.( Fonte R 7 Noticias Brasil) *Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

VIDANEWS - Em PE, vice-prefeito de Salgueiro cobra Bolsonaro por falta de água.

 

Edilton Alves Carvalho fez a declaração durante cerimônia no município, onde o presidente participou de evento nesta terça (8).

O vice-prefeito de Salgueiro (PE), Edilton Alves Carvalho (Cidadania), cobrou, nesta terça-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro pela falta de água no município pernambucano, palco da cerimônia em que o mandatário participou da inauguração do Núcleo de Controle Operacional do rio São Francisco. "Presidente, tenho uma queixa a fazer. Nossa cidade está fazendo 18 dias sem ter água e não se resolve o problema. Eu queria pedir, queria que o senhor.... Eu falei com o ministro, que falou que já vinha a verba para o estado, e onde está o dinheiro que não resolve a questão de Salgueiro?", questionou Edilton Carvalho. A resposta para o vice-prefeito foi dada minutos depois durante discurso feito pelo ministro Gilson Machado, do Turismo, que é de Pernambuco e avalia se candidatar ao Senado pelo estado. "Eu vi a sua reclamação e eu vou lhe dizer uma coisa. O que é mais difícil: puxar a água de Cabrobó para Salgueiro ou de Salgueiro para dentro de Salgueiro? A nossa parte a gente fez, o seu governador não fez. O governador de Pernambuco não fez", disse o ministro. Depois, foi a vez de Bolsonaro responder a Carvalho. "Nós atendemos a população com recursos para material de saúde, para equipar hospitais, criar hospitais de campanha, bem como, prezado vice-prefeito, atender a governadores e prefeitos com expectativa de perda de receita", disse. "Reclame do governo federal o que tem que reclamar, mas vocês, pelo que tive conhecimento em todo o Brasil, não atrasaram a folha de pagamento ou o décimo terceiro porque o governo federal ajudou a vocês", acrescentou Bolsonaro. O estado de Pernambuco é comandado por Paulo Câmara, do PSB, partido que avalia apoiar a candidatura ao Palácio do Planalto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o principal adversário de Bolsonaro. Em outra cerimônia, realizada em Jati, no Ceará, Bolsonaro voltou a falar sobre o tema. "O governo, para combater a pandemia, só em 2020, gastou R$ 700 bilhões, atendendo, inclusive, governadores e prefeitos de todo o Brasil, independente do partido político dessa autoridade", informou. Tanto é verdade que desconheço qualquer prefeitura ou governo de estado que tenha atrasado a folha de pagamento ou o décimo terceiro. Foi um governo que realmente atendeu a todos do Brasil", destacou.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Verba desviada da Petrobras daria 50 transposições, diz Bolsonaro.

 

Chefe do Executivo, que cumpre agenda em Jati, no Ceará, disse que obra no Nordeste tem custo aproximado de R$ 14 bilhões.

presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta terça-feira (8), que o dinheiro supostamente desviado ou mal-administrado da Petrobras daria para realizar 50 transposições do Rio São Francisco, no Nordeste."O endividamento da Petrobras, ao longo de 14 anos daquele partido de esquerda, foi de R$ 900 bilhões. Levando-se em conta que a transposição do Rio São Francisco está orçada aproximadamente em R$ 14 bilhões, equivale que aquilo desviado da Petrobras, ou mal-administrado, daria para fazer 50 transposições", disse. A declaração foi feita pelo mandatário em cerimônia realizada em Jati, no Ceará, do ato de liberação das águas do Rio São Francisco para o estado. No evento, Bolsonaro voltou a criticar o passaporte vacinal, documento que comprova a imunização contra a Covid-19. "O governo, para combater a pandemia, só em 2020, gastou R$ 700 bilhões. Atendendo, inclusive, governadores e prefeitos de todo o Brasil, independente do partido político dessa autoridade", afirmou. Tanto é verdade que desconheço qualquer prefeitura ou governo de estado que tenha atrasado a folha de pagamento ou o décimo terceiro. Foi um governo que realmente atendeu a todos do Brasil", acrescentou. Mais cedo, o presidente visitou uma estação e acompanhou o acionamento das bombas da EB1, em Salgueiro (PE). Na ocasião, Bolsonaro classificou as estruturas como "fantástica" e "vultosa", criticou gestões petistas, voltou a rechaçar as medidas restritivas de combate à Covid-19 e afirmou que "honrou compromissos".O chefe do Executivo também visitará a Barragem de Boa Vista do Eixo Norte, em Piranhas, na Paraíba. Na quarta-feira (9), Bolsonaro deve participar de um ato em Caiacó, no Rio Grande do Norte. Em seguida, embarca para Jucuruti, no centro-sul do estado, onde visita a Barragem de Oiticica. A estrutura está em fase final de construção e vai garantir o abastecimento para 330 mil pessoas em oito cidades potiguares.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Governo publica mudanças na Lei Rouanet; confira novas normas.

 

Instrução normativa é assinada por Mario Frias, secretário especial de Cultura, e foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça (8).

O governo federal oficializou, nesta terça-feira (8), mudanças na Lei Rouanet. As alterações foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) por meio de instrução normativa e são assinadas pelo secretário especial de Cultura do Ministério do Turismo, Mario Frias."Cumprindo as promessas para tornar a Lei Rouanet mais justa e popular, mandei publicar, hoje, a nova instrução normativa com todas as mudanças que já anunciamos. Este é um governo voltado para seu povo", disse Frias nas redes sociais. Entre as principais modificações estão inclusão de arte sacra e redução nos valores de cachê, captação, aluguel e divulgação. Confira as mudanças na Lei Rouanet:  Arte Sacra A instrução normativa oficializou a inclusão de arte sacra como uma das áreas contempladas pela Lei Rouanet. Agora, o decreto abarca, além de arte sacra, belas artes, arte contemporânea, audiovisual, patrimônio material e imaterial, museus e memória. Em julho de 2021, o presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto que instituiu a modalidade no programa. Entre os projetos que podem receber apoio estão os que fomentam atividades culturais com vistas à promoção da cidadania cultural, da acessibilidade artística e da diversidade. - Limite de captação A instrução normativa prevê queda do limite do valor de captação ë para pessoas jurídicas, por exemplo, a quantia é de R$ 6 milhões. a) para Empreendedor Individual (EI), com enquadramento de Microempreendedor Individual (MEI), e para pessoa física, até dois projetos ativos, totalizando R$ 1 milhão; b) para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), até cinco projetos ativos, totalizando R$ 4 milhões; c) para Sociedades Limitadas (Ltda.) e demais pessoas jurídicas, até oito projetos ativos, totalizando R$ 6 milhões. - Limites de valores para projetos culturais Entre as mudanças feitas pelo secretário de Cultura estão os novos limites de valores para diferentes projetos culturais (metragens, mostras, festivais, programas de TV, entre outros).a) - R$ 200.000,00, para curtas metragens; b) - R$ 600.000,00, para médias metragens; c) - R$ 400.000,00, para a primeira edição de mostras, festivais ou eventos e, a partir da segunda edição, o valor solicitado será avaliado com base no histórico de maior captação do proponente para a edição da mostra/festival/evento; d) - R$ 50.000,00, por episódio, para programas de TV; e) - R$ 100.000,00, para programação semestral de programas de rádio; f) - R$ 50.000,00, para infraestrutura de sítios de internet; g) - R$150.000,00, para produção de conteúdo para site; e h) - R$ 350.000,00, para jogos eletrônicos e aplicativos educativos e culturais. i) - R$ 15.000,00, por episódio, para websérie. – Cachê a) - até R$ 3.000,00, por apresentação, para artista ou modelo solo; b) - até R$ 3.500,00, por apresentação, por músico, e até R$ 15.000,00 para o maestro, no caso de orquestras; c) - até R$ 5.000,00, por projeto, para custos com ECAD; d) - até R$10.000,00, por projeto, para custos com direitos autorais; e) - até R$10.000,00, por projeto, para custos com aluguel de teatros, espaços e salas de apresentação, salvo teatros públicos e espaços públicos.  Patrocinadores Nos aportes de mais de R$ 1 milhão, o patrocinador é obrigado a investir 10% em projetos de proponentes que não obtiveram patrocínio anteriormente, condicionados a projetos de capacitação cultural, acervo museológico público, patrimônios imateriais registrados e patrimônios materiais tombados, de museus e de bibliotecas públicas em regiões com menor potencial de captação. A norma prevê, ainda, a vedação às empresas patrocinadores que aportarem recursos por mais de dois anos consecutivos em projetos de um mesmo proponente, sob pena de inabilitação do proponente. Entenda a Lei Rouanet Criada em 1991, a Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, é constantemente criticada pelo presidente e seus aliados. A medida concede incentivos fiscais para projetos e ações culturais — por meio dela, cidadãos e empresas podem aplicar nesses fins parte de seu Imposto de Renda devido.A lei institui o Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), que tem o objetivo de apoiar e direcionar recursos para investimentos em projetos culturais. Os produtos e serviços que resultarem desse benefício serão de exibição, utilização e circulação públicas.O mecanismo de incentivos fiscais é apenas uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. Ou seja, o governo abre mão de parte dos impostos para que esses valores sejam investidos na área cultural.Podem solicitar o apoio pessoas físicas que atuam no setor, como artistas, produtores e técnicos, e pessoas jurídicas, como fundações e autarquias. As propostas podem abranger diversos segmentos culturais, como teatro, dança, shows, artes plásticas, artesanato, entre outros.No processo para receber o benefício, a proposta deverá ser aprovada pela pasta e, se isso ocorrer, o titular do projeto poderá captar recursos com cidadãos ou empresas. O ciclo de aprovação de projetos inclui diversas etapas e se finaliza com a avaliação da CNIC (Comissão Nacional de Incentivo à Cultura).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Tensão aumenta por protestos de caminhoneiros no Canadá.

 

Manifestações contra medidas anti-Covid paralisam capital do país há vários dias e podem gerar crise no governo Trudeau..

As autoridades canadenses trabalhavam para tentar controlar o protesto de caminhoneiros contra as restrições impostas como parte do combate à pandemia, que paralisa a capital do país há vários dias e ameaça virar uma grande crise política para o primeiro-ministro Justin Trudeau, que exigiu o fim imediato da manifestação.O prefeito de Ottawa, Jim Watson, pediu ao governo federal a nomeação de um mediador para dialogar com os manifestantes e alcançar uma maneira de desativar os protestos, que irritam os moradores com suas incessantes buzinas e a fumaça. No último domingo (6), Watson declarou estado de emergência na cidade ao afirmar que os protestos estavam "fora de controle". Na segunda-feira (7) ele pediu reforços ao governo federal para conseguir o fim do que chamou de "cerco". Ele deseja o envio de 1.800 policiais adicionais. De acordo com estimativas, entre 400 e 500 caminhões bloqueavam o centro da cidade. "Isto tem que parar", afirmou o primeiro-ministro Justin Trudeau na segunda-feira em seu retorno à Câmara dos Comuns, após uma semana de isolamento por contágio da Covid-19."Esta pandemia tem sido uma merda para todos os canadienses. Mas os canadenses sabem que a única saída é continuar escutando a ciência", declarou, irritado com os protestos. A situação levou o Parlamento a convocar uma reunião urgente para debater os próximos passos. "O governo federal responderá", prometeu Trudeau à noite. As manifestações do "Comboio da Liberdade" começaram em 29 de janeiro no oeste do Canadá por parte de caminhoneiros enfurecidos com as exigências de vacinação impostas para quem atravessa a fronteira entre Estados Unidos e Canadá, mas aumentaram para protestos contra as restrições impostas pelo governo de Trudeau para frear a pandemia.Entre as cidades que registraram manifestações no fim de semana estão Toronto, Winnipeg e Quebec.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Putin garantiu que não acontecerá 'escalada' na Ucrânia, diz Macron.

 

Líderes da Rússia e da França se encontraram para dialogar sobre crise na fronteira ucraniana.

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que conseguiu, durante o encontro da última segunda-feira (7) com o presidente russo Vladimir Putin, a garantia de que "não acontecerá um agravamento nem escalada" na crise entre a Rússia e os países ocidentais por causa da Ucrânia.Tratava-se de impedir uma escalada e abrir novas perspectivas (...) E este objetivo foi alcançado", disse Macron aos jornalistas no avião que o transportou de Moscou para Kiev, onde se reunirá como presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O presidente francês esteve em Moscou na segunda-feira, onde se reuniu com o presidente russo por mais de cinco horas. "Eu assegurei que não haverá deterioração ou escalada", disse Macron.Os ocidentais temem uma invasão na Ucrânia, já que milhares de soldados russos estão estacionados na fronteira ucraniana há semanas.Enfrentando uma das piores crises entre russos e ocidentais desde a Guerra Fria, os europeus intensificaram os contatos diplomáticos nos últimos dias.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Primeiro-ministro da Austrália pede perdão por assédio sexual, abusos e intimidação no Parlamento.

 

Episódios constam em um relatório depois que uma funcionária denunciou ter sido estuprada em um gabinete ministerial.

O primeiro-ministro australiano pediu desculpas nesta terça-feira (8) pelo assédio sexual generalizado, o abuso e a intimidação no Parlamento revelados em um relatório depois que uma funcionária revelou um estupro no ano passado. Em um discurso, Scott Morrison pediu desculpas diretamente a Brittany Higgins, que denunciou ter sido estuprada por um colega de trabalho em um gabinete ministerial em 2019. "Eu peço desculpas a senhora Higgins pelas coisas terríveis que aconteceram aqui (...) Mas eu sinto ainda mais por todas aquelas que antes da senhora Higgings suportaram o mesmo", afirmou. "Durante muitas décadas, um ecossistema, uma cultura, foi perpetuada, na qual o bullying, o abuso e o assédio foram normalizados, e em alguns casos até a violência", lamentou o primeiro-ministro. A denúncia de Higgins em janeiro de 2021 provocou protestos e indignação no país, tanto pelos fatos ocorridos como pela reação de seus chefes quando ela decidiu falar sobre o tema. O governo abriu vários investigações sobre as acusações de Higgins e outras mulheres seguiram seu exemplo.Uma das investigações resultou em um relatório de 450 páginas no qual um terço das funcionárias no Parlamento denunciaram ter sofrido assédio quando trabalhavam no local.( Fonte R 7 Noticias  Internacional)

VIDANEWS - Bento XVI pede perdão por abusos e erros cometidos pelo clero.

 

Declaração foi feita após divulgação de um relatório sobre casos de pedofilia envolvendo membros da Igreja Católica na Alemanha.

O papa emérito Bento XVI pediu perdão nesta terça-feira e afirmou sentir dor pelos abusos e erros ocorridos durante o tempo em que exerceu diferentes funções na Igreja Católica.A declaração foi feita através de uma carta, publicada depois da divulgação de um relatório sobre os abusos sexuais cometidos contra menores de idade na Alemanha, em que é afirmado que Bento XVI soube de quatro casos de pedófilos na igreja, quando era arcebispo de Munique. "Uma vez mais, apenas posso expressar a todas as vítimas de abusos sexuais minha profunda vergonha, minha grande dor e meus sinceros pedidos de perdão. Tenho uma grande responsabilidade na Igreja Católica", disse o papa emérito. Joseph Ratzinger, de 94 anos, aponta na carta que a dor que sente é maior pelos abusos e erros que "ocorreram durante o tempo de meu mandato, nos respectivos locais", e garante que é necessário, por parte do clero, "o momento da confissão".Além disso, Bento XVI pede que "peçamos publicamente ao Deus vivo que perdoe nossas culpas, nossas grandes e grandíssimas culpas"."Em todos os meus encontros, especialmente durante minhas numerosas viagens apostólicas com vítimas de abusos sexuais cometidos por sacerdotes, olhei nos olhos as consequências de uma culpa muito grande e aprendi a compreender que nós mesmos somos arrastados por essa grande culpa, quando nos descuidamos ou quando não enfrentamos com a necessária decisão e responsabilidade, como aconteceu e acontece com grande frequência", afirmou.Apesar do pedido de perdão, Bento XVI negou, em um documento publicado também nesta terça-feira por colaboradores, qualquer acusação e saber dos fatos que foram narrados no relatório divulgado na Alemanha. Na carta, Ratzinger começa defendendo o "gigantesco" trabalho na redação do documento de resposta à investigação que foi entregue e garante que aconteceu "um descuido" a participação em reunião da arquidiocese de Munique e Freising, em 15 de janeiro de 1980.Na ocasião, seguindo a apuração feita, foi decidido pela transferência de um sacerdote acusado de abusar sexualmente de menores, identificado como Peter H., que depois voltou a realizar os mesmos crimes quando estava em Munique, o que motivou um novo deslocamento de sede.Inicialmente, o papa emérito chegou a dizer que não tinha participado da reunião, mas depois se retratou da declaração e disse ter se tratado de um erro."Esse erro, que lamentavelmente, aconteceu, não foi intencional. Espero que seja perdoado", escreveu Bento XVI, acrescentando que se surpreendeu "profundamente" que o que classificou como descuido tenha gerado dúvidas sobre a verdade e feito com que fosse chamado de mentiroso."Logo, enfrentarei o juiz definitivo a minha vida. Embora, olhando para trás em minha longa vida, tenha muitos motivos de temor e medo, tenho um espírito alegre, porque confio, firmemente, que o Senhor seja, não só um juiz justo, mas também amigo e irmão, que que já tenha sofrido ele mesmo das minhas fraquezas", concluiu.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...