CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 8 de outubro de 2022

VIDANEWS - Cinco pessoas morrem em ataque ucraniano em Kherson.

 

Segundo autoridades pró-Rússia, grupo estava em um ônibus indo para o trabalho; ao menos outros cinco ficaram feridos.

Uma autoridade pró-Rússia disse nesta sexta-feira (7) que pelo menos cinco civis morreram em um ataque ucraniano a um ônibus na região de Kherson, no sul, onde as forças de Kiev estão realizando uma contraofensiva."Combatentes das forças armadas ucranianas atiraram em um ônibus que transportava civis no ponto de Darievski, [...] eles estavam a caminho do trabalho", disse um funcionário da administração de ocupação russa, Kirill Stremousov, no Telegram, observando que havia pelo menos cinco mortos e cinco feridos. Stremousov divulgou o vídeo de um ônibus azul destruído e outro veículo danificado em uma fila de carros. "As equipes de ambulância chegaram rapidamente ao local e prestaram assistência médica de emergência às vítimas", acrescentou. As forças ucranianas vêm realizando uma contraofensiva nesta região controlada pelas forças russas durante as primeiras semanas da guerra. A Ucrânia atacou pontes na região em várias ocasiões para interromper o fornecimento logístico das forças russas.A região de Kherson é uma das quatro regiões da Ucrânia que Moscou anexou após controversos referendos denunciados pela ONU, Kiev e seus aliados ocidentais.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Zelenski diz que Ucrânia recuperou 500 km de território em Kherson.

De acordo com presidente, o avanço na região anexada pela russa ocorreu somente durante os primeiros dias do mês de outubro.

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, informou nesta quinta-feira (6) que as tropas ucranianas recuperaram 500 km² de território na região de Kherson durante este mês de outubro."Desde 1º de outubro, mais de 500 km² de território e dezenas de assentamentos foram libertados do falso referendo russo e estabilizados apenas na região de Kherson", declarou Zelenski no habitual discurso noturno. O presidente ucraniano também destacou os "êxitos" alcançados no leste do país, confiando que se estenderão à região de Zaporizhzhia."Chegará o dia em que falaremos também da libertação da Crimeia", ressaltou. Ainda durante o discurso, o presidente também se referiu à alegação do Irã de que não há drones fabricados por Teerã na Ucrânia. “As pessoas os veem no céu. Nós os derrubamos. Mas eles nos dizem que supostamente não há drones iranianos na Ucrânia. Bem, vamos encontrar maneiras de garantir que não haja mais nenhum", concluiu Zelenski. A guerra na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro com a invasão russa, levou a milhares de mortos e feridos, além de milhões de refugiados. O caos do conflito fez com que problemas sociais ucranianos fossem potencializados, causando à sociedade civil do país sofrimento com a falta de itens básicos. O Ocidente, por sua vez, enviou bilhões de reais em ajuda humanitária para o povo do Leste Europeu como prova de suporte a Kiev durante o confronto. Nesta galeria, o R7 mostra os sete países que enviaram as maiores quantias em ajuda humanitária à Ucrânia.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDANEWS - TCU informa ao TSE as 4.577 urnas escolhidas para auditoria

Avaliação ocorre para averiguar a segurança e a transparência do sistema eletrônico de votação.

O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lista com as 4.577 urnas que serão auditadas pela corte de contas. Inicialmente, estava prevista a avaliação de 4.161 equipamentos, mas o TCU decidiu ampliar, para ter uma margem de segurança de 10%. A averiguação ocorre por meio da coleta de dados dos boletins de urna de votação em 2.300 municípios. A lista foi repassada pelo secretário-geral da presidência do TCU, Frederico Carvalho Dias, ao secretário-geral da presidência do TSE, José Levi Mello. Um relatório final será elaborado após a análise. Uma auditoria preliminar realizada no primeiro turno da eleição, no dia 2 deste mês, não apontou falhas e mostrou que a votação eleitoral no Brasil ocorreu de forma eficiente, transparente e segura. De acordo com o TCU, todas as etapas são relevantes para seguir padrões internacionais."A seleção das urnas faz parte da quinta etapa da auditoria, fase em que o TSE envia ao TCU os Boletins de Urnas (BUs) impressos dessas 4.577 urnas. A partir daí, o TCU irá digitalizar cada um desses arquivos, transformá-los em formato PDF para convertê-los em dados consumíveis por máquinas", destacou o Tribunal de Contas, em nota enviada à imprensa. "Para viabilizar essa auditoria, a equipe da Secretaria de Fiscalização de TI do TCU (Sefti) desenvolveu tecnologia própria ao criar programas codificados com o uso da Linguagem Python e do Banco de Dados SQL Server capazes de fazer o reconhecimento dos QR Codes dos BUs e o cruzamento das informações e verificar se as informações divulgadas pelo TSE são exatamente iguais às dos arquivos impressos nos BUs", completou o texto da corte. A seleção das urnas a ser auditadas ocorreu no dia 4, quando a Justiça Eleitoral concluiu a apuração de 100% das urnas espalhadas em 470 mil seções eleitorais pelo país.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDANEWS - 'Cristãos, falem de política hoje para poder falar de Deus amanhã', diz Bolsonaro.

 

Declaração do presidente foi feita na sexta-feira (7) durante live transmitida de Belém, onde participou de um evento religioso.

presidente Jair Bolsonaro pediu ontem, sexta-feira (7), a cristãos que "falem de política hoje para poder falar de Deus amanhã". A declaração foi feita durante uma live nas redes sociais transmitida de Belém (PA), onde o chefe do Executivo nacional participou de um evento religioso.VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7 Bolsonaro fez a afirmação após dirigir críticas a posicionamentos que atribuiu ao seu rival na disputa pela Presidência da República, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Não queremos a volta dessas pessoas que tanto nos fizeram mal. Não queremos a legalização da maconha. Tentaram enfiar a ideologia de gênero. Tentaram enfiar o aborto. Não queremos o aborto. Tentaram levar coisas para a escola que seus pais não querem. Tentaram legalizar a maconha. São contra a legítima defesa. Vai acreditar nessas pessoas?", afirmou Bolsonaro."Ele [Lula] falou há poucos dias que é a favor do aborto. Ele falou. Que as madames vão abortar em Paris, e o pobre, não. O cristão de verdade não aceita isso. O cristão que acha que ele [Lula] vai dar picanha para você, ele [Lula] não vai", acrescentou o presidente.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Falta de chips adia recuperação da indústria automobilística.

Setor deve perder a chance de recuperar mercado no 2º semestre, período em que tradicionalmente se vendem mais carros.

fechamento das fábricas da Volkswagen e da General Motors a partir desta segunda-feira (21) e do corte de mais um turno de trabalho na Hyundai, dão o tom de um segundo semestre preocupante para a indústria automobilística brasileira, que segue com dificuldades em conseguir semicondutores para os veículos. O setor deve perder a chance de recuperar mercado no período em que tradicionalmente se vendem mais carros, na segunda metade do ano, e que vai coincidir com a retomada mais consistente da economia, melhora do PIB (Produto Interno Bruto) e mais pessoas vacinadas contra a covid. "É difícil afirmar, no momento, se vamos conseguir atender à demanda no segundo semestre", admite o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Carlos Moraes. Ele concorda que, a partir do próximo mês, as previsões são de PIB um pouco melhor - apesar da inflação e dos juros mais altos -, e de maior controle da pandemia, "mas não podemos carimbar que vai ter oferta (de produtos)".Moraes e outros executivos da cadeia preveem que o equilíbrio entre oferta e demanda se dará ao longo de 2022. Hoje, a espera por modelos como as picapes Strada e Toro, da Fiat, pode passar de três meses. "Se tudo der certo, o segundo semestre de fato será bom para a economia brasileira, o que deve aumentar a confiança do consumidor, reduzir o desemprego e melhorar a renda da população, mas não vai ter carro para entregar por falta de semicondutores", avalia Ricardo Bacellar, da consultoria KPMG do Brasil. "Isso vai ser um problemão para a indústria." Paradas A Volkswagen suspendeu a produção por dez dias em São Bernardo do Campo e São Carlos (SP). A fábrica de São José dos Pinhais (PR), fechada desde o dia 7, voltaria hoje, mas teve a paralisação estendida até início de julho. A de Taubaté, que parou no mesmo dia, voltou na quinta-feira. A GM suspendeu operações em São Caetano por seis semanas, mas aproveita e prepara a linha para a produção de uma nova picape. A planta de Gravataí (RS) está parada desde abril e volta só em meados de agosto.A Hyundai passou a operar com apenas um turno de trabalho. O terceiro tinha sido suspenso no fim de maio, e agora o segundo turno também foi interrompido, até o fim do mês. Prejuízos Por causa da escassez de itens eletrônicos, em sistemas de segurança, aceleração, freios e iluminação, entre outros, a indústria global de veículos deve deixar de produzir entre 2,5 milhões e 4 milhões de veículos este ano. Antes, a previsão para o total da produção era de 84 milhões de unidades. No Brasil, seguindo porcentuais globais, a perda pode passar de 120 mil veículos. Se confirmada, a produção será de 2,4 milhões de veículos, ante 2,52 milhões previstos.Estudo recém-concluído pela KPMG indica que, globalmente, a indústria automobilística terá prejuízo de US$ 100 bilhões neste ano por causa das paradas de produção. O valor equivale a 80% da perda total de US$ 125 bilhões projetada para os principais setores que usam chips nos produtos. Segundo Bacellar, embora fique com cerca de 10% da produção mundial de semicondutores, o setor automotivo perdeu a prioridade nas compras ao suspender encomendas no ano passado, quando fechou as fábricas para evitar contágios na pandemia. "A demanda por semicondutores já vinha crescendo porque os automóveis estão cada vez mais tecnológicos, mas o setor é muito dependente de poucos fornecedores", diz.Segundo as empresas, a eletrônica embarcada representa 40% dos custos de produção de um veículo hoje, o dobro de 20 anos atrás. A projeção é de chegar a 50% em uma década. Um carro elétrico, por exemplo, usa o dobro de semicondutores do que um a combustão. O veículo totalmente autônomo usará de oito a dez vezes mais. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Justiça de SP ouve Cupertino, dois amigos acusados de ajudar na fuga e testemunha de defesa.

 

Audiência começou às 13h30 no Fórum Criminal da Barra Funda. Réu é acusado de matar Rafael Miguel e os pais do ator em 2019.

Paulo Cupertino é interrogado na tarde desta sexta-feira (7) no Fórum Criminal da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, durante audiência de instrução que teve início às 13h30. Além dele, que é acusado de matar Rafael Miguel e os pais do ator em 2019, são ouvidos os dois amigos que auxiliaram na fuga e, por isso, se tornaram réus no processo, e uma testemunha de defesa. Uma das testemunhas é Caroline, sobrinha de Cupertino. A outra seria Tadeu, que é filho do acusado, mas ele não foi localizado. Wanderley Antunes Ribeiro Senhora, um dos réus, vai prestar depoimento online. Já Eduardo José Machado será ouvido presencialmente. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, é possível que hoje seja proferida a sentença, dependendo do horário que terminar a audiência. Será decidido se o julgamento vai a júri popular. O processo corre em segredo de Justiça. Esta será a primeira vez que o empresário Paulo Matias Cupertino, de 52 anos, depõe sobre o caso no Judiciário. O interrogatório estava previsto para agosto, mas a audiência foi adiada porque duas testemunhas não apareceram. Cupertino ficou provisoriamente em um presídio em São Paulo. Ele chegou por volta de 11h30 no Fórum Criminal. Após a audiência, deve retornar à penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. O réu não deverá participar da reconstituição da morte do ator Rafael Miguel, determinada pela Justiça para atender ao pedido de Cupertino, que alega inocência. Isabela Tibcherani, filha do acusado que presenciou o crime do pai contra o namorado, chegou a ir ao local da audiência, em agosto, para depor, mas foi dispensada. O juiz do caso entendeu que ela poderia deixar a sessão, uma vez que já havia prestado depoimento anteriormente. Ela não vai comparecer nesta sexta. Prisão Cupertino foi preso em maio em São Paulo, quase três anos após o crime. Nesse período, investigadores foram a mais de cem endereços e fizeram buscas até no Paraguai, sem conseguir detê-lo. Ele foi encontrado após uma denúncia, hospedado em um hotel na zona sul da capital. No local, foram achados itens usados como disfarce, entre eles chapéus.Na época em que o crime ocorreu, Isabela tinha 18 anos, e o namorado dela, o ator Rafael Miguel, 22. Ele teria ido à casa da jovem após ela ter tido uma crise de ansiedade por conta de toda a pressão do pai para que ela acabasse o namoro.Rafael foi com os pais à casa da família para poder conversar com Paulo Cupertino. Ao chegar, foram recebidos apenas pela mãe de Isabela. Segundo a denúncia, Cupertino apareceu depois e atirou 13 vezes contra os três, que não resistiram. De acordo com o laudo elaborado pela Polícia Técnico-Científica de São Paulo, sete tiros atingiram Rafael, um deles na cabeça, outro no peito, três nas costas e dois no braço esquerdo. O pai dele foi baleado quatro vezes, no peito e nos braços, e a mãe levou dois tiros, no peito e no ombro.Cupertino responde por triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e sem dar possibilidade de defesa às vítimas.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Ford atrasa remessas de veículos devido à falta de emblemas.

 

Montadora enfrenta restrições de fornecimento com os crachás da marca e as placas de identificação com o modelo dos veículos.

A Ford atrasou as entregas de alguns veículos porque não tinha os emblemas ovais azuis que os acompanham, em outro exemplo de como os desafios da cadeia de suprimentos atingiram as montadoras.A montadora enfrentou restrições de fornecimento com os crachás da marca e as placas de identificação que especificam o modelo, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. Ambas as peças são afixadas no exterior do veículo e são identificadores importantes para os produtos da montadora. Porta-vozes da empresa confirmou que reteve algumas remessas de veículos por falta de crachás. A escassez afeta as populares picapes Série F da Ford, disseram.Os executivos da Ford consideraram algumas soluções alternativas, como imprimir em 3D as insígnias até que as permanentes pudessem ser obtidas. Mas eles não sentiram que as substituições impressas atenderiam ao padrão de qualidade, disseram essas pessoas. O porta-voz da Ford disse que a empresa está construindo e enviando caminhões com os emblemas ovais azuis e está adaptando aqueles construídos sem o logotipo da Ford e entregando-os aos revendedores. A empresa se recusou a comentar a proposta de impressão 3D.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Prefeito de Maceió e senadora de Alagoas declaram apoio a Bolsonaro no segundo turno.

João Henrique Caldas e Eudócia se reuniram, nesta sexta-feira (7), com o candidato à reeleição no Palácio da Alvorada.

O prefeito de Maceió (AL), João Henrique Caldas, mais conhecido como JHC, e a senadora primeira-suplente Eudócia (AL) declararam, nesta sexta-feira (7), apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). A reunião entre os políticos e o chefe do Executivo ocorreu no Palácio da Alvorada."Nós estamos engajados na campanha do presidente. No centro do Nordeste, na capital de todos os alagoanos, porque entendemos que o senhor, como gestor do nosso país, dará continuidade ao seu trabalho profícuo e irá avançar, cada vez mais, para que tenhamos um Brasil melhor", afirmou Eudócia. "Como evangélica, mulher e capitã, tenho maior prazer em estar ao seu lado. E explicitar o meu total apoio ao presidente e acredito veemente em sua reeleição. Todos os cristãos, todas as pessoas, estão com esse sentimento, de colocar a vossa excelência no governo federal, para a gente se sentir efetivamente representados", completou. O prefeito de Maceió também declarou apoio a Bolsonaro. "Gostaria de dizer que não estou só. A senadora Eudócia também endossa e está à frente dessa fileira para ganharmos musculatura, percorrermos Alagoas, Maceió e o Brasil. A gente tem a alegria de poder estar aqui de forma uníssona e conjunta para anunciar nosso integral apoio à reeleição de Bolsonaro."Bolsonaro agradeceu os apoios recebidos. "O importante disso tudo é que é um jovem, prefeito, que tem alta aceitação na capital e é uma capital do Nordeste. Os prefeitos sabem, na ponta da linha, que são os que têm mais condições de mudar ou angariar votos por parte dos eleitores", avaliou Bolsonaro.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Sobe para 26 o número de mortos na Índia por avalanche no Himalaia.

 

Equipes de resgate ainda buscam por três pessoas que permanecem desaparecidas cinco dias após incidente.

Autoridades confirmaram nesta sexta-feira (7) a morte de pelo menos 26 pessoas em uma avalanche que ocorreu na terça-feira (4) no Himalaia, na Índia, onde as más condições climáticas dificultam os esforços de resgate."Até o momento, recuperamos 26 corpos. Vinte e quatro vítimas eram aprendizes e dois instrutores", afirmou à AFP um funcionário do Instituto Nehru de Montanhismo, uma agência governamental. O último saldo informado foi de dez pessoas falecidas.Na terça-feira, uma grande avalanche prendeu um grupo de instrutores e aprendizes de escalada perto do cume da montanha Draupadi ka Danda II, no estado de Uttarakhand, no norte. A polícia, a força aérea indiana e as equipes de emergência foram mobilizadas para as tarefas de resgate, que trouxeram de volta 32 pessoas, apesar da neve e da chuva na área. "As operações de resgate foram retomadas durante o dia, mas estão sujeitas às condições climáticas", disse a porta-voz Ridhim Aggarwal. "E o tempo está ruim", acrescentou. Sunil Lalwani, um dos aprendizes resgatados, creditou aos instrutores o salvamento de muitas vidas.Incidentes de alpinismo são comuns no Himalaia, na cordilheira onde o Everest está localizado e em várias das montanhas mais altas do mundo.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ucrânia critica concessão de Nobel da Paz para russos e bielorrussos.

 

ONG Vesna e Memorial, além da ucraniana Centro para Liberdades Civis, levaram o título da edição 2022 da premiação.

Mykhailo Podolyak, assessor do presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, criticou nesta sexta-feira a concessão do Prêmio Nobel da Paz para ativistas da Rússia e de Belarus, que foram vencedores juntamente com o ucraniano Centro para Liberdades Civis."O comitê do Nobel entende de forma interessante a palavra paz, se concede o Prêmio Nobel de forma conjunta a representantes de dois países que atacaram um terceiro", escreveu um dos porta-vozes do chefe de Estado, em postagem no Twitter. O ativista bielorrusso Ales Bialiatski, diretor da ONG Vesna, e a organização de defesa dos direitos humanos Memorial, da Rússia, também foram anunciados hoje como vencedores do Nobel. "Nem as organizações russas, nem as bielorrussas foram capazes de organizar uma resistência à guerra", disse Podolyak, que concluiu que o resultado do prêmio é "incrível", em tom crítico.A diretora da organização ucraniana vencedora do Nobel, Oleksandra Matviychuk, comemorou a premiação, em mensagem que cobra da ONU reforma da própria estrutura e expulsão da Rússia. "Fico feliz que o Centro para Liberdades Civis, que dirijo, tenha recebido o Prêmio Nobel, junto com nossos amigos e parceiros da Memorial e da Vesna", escreveu a ativista no Facebook.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDANEWS - Emissora e influenciadores reclamam de 'censura' judicial sobre caso Celso Daniel.

A pedido da coligação de Lula, TSE mandou tirar do ar 34 publicações que associam o petista ao assassinato do ex-prefeito.

A emissora de televisão por assinatura Joven Pan News e influenciadores digitais reclamaram nesta sexta-feira (7) de "censura" após terem postagens deletadas por ordem judicial nas redes sociais Twitter, YouTube, Facebook e TikTok.As publicações destacavam uma entrevista da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que foi candidata a vice-presidente de Simone Tebet (MDB), que associava o ex-presidente e candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, que também era do PT, ocorrido em 2002. VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7O pedido de remoção do conteúdo foi feito pela coligação de Lula à Justiça Eleitoral. De acordo com decisão da ministra Maria Claudia Bucchianeri, "o referido conteúdo já foi tido por este Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como desinformativo, além de violador da imagem do candidato da coligação requerente." "Desta forma [...], defiro o pedido de tutela provisória de urgência, para determinar a remoção do conteúdo questionado, que se encontra disponibilizado na Internet nas URLs a seguir, devendo incidir multa diária no valor de R$ 10.000,00, em caso de reiteração de postagens com conteúdo idêntico ao que é objeto desta ação." A decisão definitiva não tem data para ser divulgada. Para o advogado e doutor em direito Ives Gandra Martins, "nesse caso, não há nenhum indício ou prova nos autos do processo, já transitado em julgado, que relacione o ex-presidente Lula ao homicídio de Celso Daniel" e, por isso, "as postagens não se sustentam".( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Veja o que Bolsonaro e Lula farão no primeiro sábado de campanha do 2º turno.

Candidatos à Presidência da República cumprirão agenda no Norte e no Sudeste; Bolsonaro seguirá no Pará, e Lula, em São Paulo.

Neste primeiro sábado (8) de campanha do segundo turno, os candidatos à Presidência da República cumprirão agenda no Norte e no Sudeste. Bolsonaro seguirá no Pará, e Lula, em São Paulo. Em Belém (PA), o presidente participará de um evento religioso durante toda a manhã, entre 6h45 e 11h45. O petista fará uma caminhada em Campinas (SP), acompanhado do vice, o ex-governador Geraldo Alckmin; e do candidato ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad. A concentração do ato será no Largo do Pará, a partir das 10h. Nessa sexta-feira (7), Bolsonaro agradeceu os votos que recebeu no primeiro turno das eleições e destacou o apoio que teve de governadores eleitos e reeleitos para o segundo turno. As afirmações foram veiculadas na propaganda eleitoral do presidente.Nesse mesmo dia, Lula se reuniu com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pela primeira vez após o economista declarar apoio ao petista na disputa pela Presidência da República no segundo turno.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Sem carro zero no mercado, preço de usados dispara até 20%.

 

Maior valorização dos seminovos desde o Plano Cruzado é motivada pela falta de insumos para produzir veículos 0km.

As negociações de carros usados tiveram um boom neste ano, ocupando espaço dos modelos novos que sumiram das lojas em razão da falta de chip para a produção. Com demanda em alta, há uma escalada de preços que não se via desde o Plano Cruzado (nos anos 1980). Há modelos com valorização de mais de 20% em um ano. Num mercado normal, o automóvel perde entre 15% a 20% do seu valor após um ano de uso.Embora o segmento também já registre falta de produtos, as vendas até agosto são recordes, com 7,59 milhões de automóveis e comerciais leves. O número é 48,8% superior ao de 2020, um dos anos mais fracos para o setor por causa da pandemia, mas também 6,6% acima dos 7,12 milhões de usados vendidos em igual período de 2019, até então o melhor resultado da história, segundo a Fenabrave, que representa as concessionárias. A relação entre a venda de carros usados e novos também está no ponto máximo da série histórica realizada desde julho de 2004 pelo Bradesco, que trabalha com dados dessazonalizados. Para cada automóvel zero vendido no ano, foram comercializados 6,5 usados. O maior nível anterior tinha sido verificado na crise de 2015 e 2016, quando ficou em 5,5. "Em períodos de crise é normal essa métrica subir, mas dessa vez a massa salarial foi preservada pelos estímulos [do governo] e as vendas cresceram em parte por causa da demanda, e em parte por causa da falta dos novos", diz Renan Bassoli Diniz, economista do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos do Bradesco. Os preços dos carros novos também aumentaram ao longo do ano, mas abaixo dos usados. Segundo o IPCA, índice que mede a inflação dos preços ao consumidor, veículos zero acumulam alta de 9,8% nos 12 meses encerrados em agosto, enquanto os usados subiram 12,5%.Corrida O vice-presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, diz acreditar que o mercado de usados deve encerrar o ano com mais de 11 milhões de veículos vendidos, confirmando assim o melhor resultado da história do segmento. Para os novos, diz ele, é difícil fazer previsões porque vai depender da capacidade das montadoras de entregar carros para as revendas. A previsão do mercado é de que a falta de semicondutores deve se manter pelo menos até meados de 2022. Mais focadas em modelos novos, concessionárias também correm atrás de usados em portais e oferecem preços mais atraentes aos proprietários. Antes da pandemia, o mais comum era receber o usado na troca pelo novo e repassá-lo a lojistas do ramo. Agora, a maioria das revendas busca carros seminovos (com até três anos de uso) para alavancar os negócios. Há, inclusive, grupos abrindo lojas exclusivas para vender usados. Preço supera 0km Vender um carro usado por um ano e com preço melhor do que aquele pago na compra é algo inédito num momento de estabilidade econômica. "Vi isso só na época da hiperinflação", afirma Eduardo Jurcevic, presidente da Webmotors, maior plataforma de compra e venda de carros do País. Modelos de grande procura, como Volkswagen T-Cross e Gol, tiveram em um ano valorização de 27% e 24%, respectivamente, conforme dados da KBB Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de veículos (veja quadro ao lado). Para Ana Renata Navas, diretora-geral da Cox Automotive do Brasil, dona da KBB, a alta procura por carros usados - e a consequente valorização dos preços - se deve, em parte, à pronta entrega que o segmento oferece ao consumidor. Muitos modelos novos têm filas de espera de quatro a seis meses. Outro ingrediente, diz ela, é que a falta de carros novos reduz também a oferta de usados, pois normalmente eles compõem o pagamento do zero. "Com menos veículos seminovos e usados disponíveis nos estoques das lojas, há mais pressão sobre os preços", explica.Segundo Ana Renata, caso a crise de semicondutores perdure para além do primeiro semestre de 2022, ou se agrave no curto e médio prazos, os fatores citados "podem pressionar ainda mais os preços, a ponto de arrefecer a demanda por usados".No limite. Na opinião de Jurcevic, a elasticidade de preços vai até um certo ponto. "Acho que está muito próximo de chegar em um patamar em que o consumidor vai decidir esperar mais um pouco porque os preços estão muito altos", diz. Como no geral modelos novos e usados ficaram mais caros, o consumidor terá de avaliar se compensa trocar o carro valorizado por outro que também valorizou. Jurcevic afirma que este já é o melhor momento da história de 25 anos da Webmotors no Brasil. O resultado financeiro da empresa cresceu mais de 30% até agosto ante igual período de 2020 e ele acredita que esse resultado será mantido até dezembro. O número de usuários únicos, de 12 milhões ao mês, também será superado.Só não será melhor, ressalta o executivo, porque o número de veículos anunciados diminuiu. "Antes da pandemia chegamos a ter 410 mil carros anunciados, e hoje temos 330 mil." O AutoShow, tradicional feirão de carros usados que há um ano foi transferido do Anhembi para o Expo Center Norte, na capital paulista, retomou neste ano a venda presencial nas manhãs de domingo, depois de passar praticamente todo o ano passado sem realizar o evento. Leandro Ferrari, diretor comercial do AutoShow, afirma que o número de carros à venda diminuiu, assim como o público, em razão da pandemia. Ressalta, contudo, que em 2018 e em 2019 foram vendidos 30% dos 15 mil e dos 18 mil carros ofertados no feirão. Neste ano, até agosto, 52% dos 3,3 mil modelos expostos foram vendidos. Mesmo com o aumento de plataformas de vendas on line, ele diz que o feirão continua atraindo muito público comprador, visitas que devem aumentar quando a situação da pandemia estiver mais controlada. "O local é seguro, há muitas opções de carros, a negociação é feita na hora, sem intermediários e temos todos os serviços para dar suporte à compra, como vistoria cautelar, parceiros da área de financiamento e despachante", diz Ferrari. Desaceleração. Ferrari cita o Fiat Argo modelo 2019 como exemplo da supervalorização dos preços, em especial dos seminovos. O modelo era oferecido por R$ 40,8 mil em setembro do ano passado e hoje custa R$ 52,4 mil. "Começa a ocorrer uma desaceleração da velocidade de vendas porque hoje o valor foge do bolso da maioria dos consumidores." A Kavak, startup mexicana que atua na compra e venda online de carros com até 10 anos de uso, iniciou operações no Brasil em julho com 2,5 mil unidades em estoque. Hoje tem 3,5 mil. O investimento inicial de R$ 2,5 bilhões na operação brasileira deve ser ampliado no próximo ano com a expansão das operações. Nos últimos quatro anos, várias startups se instalaram no País para atuar no mercado de carros de segunda mão. Além da Kavak chegaram a Creditas - comprou a Volanty -, InstaCarro, Carupi e a argentina Karvi. Desaceleração em 2022 A previsão de entidades de classe do setor automotivo e economistas é de que o mercado de carros usados vai crescer em ritmo mais moderado em 2022, enquanto o de novos tende a melhorar seu desempenho. A expectativa é de que no segundo semestre a falta de semicondutores estará controlada. A previsão do Bradesco é de alta de 2,5% na venda de usados, para 12 milhões de unidades, e de 7,5% para os novos, somando 2,2 milhões de unidades.Renan Bassoli Diniz, economista do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos do Bradesco, lembra que há demanda, mas a oferta continuará prejudicada no primeiro semestre. Ele avalia que o mercado de novos perdeu o melhor momento para se recuperar rapidamente e voltar ao nível pré-pandemia, quando houve estímulos financeiros do governo à população e os juros estavam mais baixos. "O ano de 2022 terá menos estímulos, juros mais altos, período de volatilidade eleitoral e espera-se alta do PIB menor que a deste ano", ressalta Diniz. Eduardo Jurcevic, da Webmotors, está mais otimista. Pesquisa feita pela empresa em julho com 4,2 mil consumidores indica que 75% deles têm intenção de adquirir carro novo ou usado ainda este ano, 7% desistiram da compra e 18% vão comprar em 2022. "O carro está mais caro, mas ainda tem crédito no mercado", diz. O gerente de logística José Cândido, de 44 anos, desistiu de adquirir um modelo JAC T50 novo por causa do tempo que teria de esperar para recebê-lo. Depois de escolher o carro que desejava, ele foi informado pelo vendedor de que o veículo, importado da China, chegaria em cerca de quatro meses.O prazo de entrega extenso fez com que Cândido optasse por um outro modelo, usado, mas com pronta entrega garantida pela concessionária. "Eu uso o carro no dia a dia. Como tenho uma pessoa cadeirante na família, não posso esperar tanto para receber um zero quilômetro" afirma ele.Apenas quatro meses depois, Cândido decidiu trocar novamente de carro. Ele se desfez do Chevrolet Tracker que havia comprado em abril e usou o valor para pagar outro seminovo, agora um Chevrolet Cruze."O preço do zero subiu muito, não compensa para mim. Como meu carro estava quitado, entreguei ele e peguei outro no lugar, saiu elas por elas; eu só precisei arcar com a documentação", explica Cândido.Como o gerente, muitos consumidores estão optando por modelos usados porque os novos estão em falta, a fila de espera é longa e os preços também estão aumentando.Atualmente, os estoques de carros novos nos pátios das montadoras e das revendas são suficientes para 13 dias de vendas, o mais baixo da história do setor. O estoque considerado equilibrado pelo setor é de cerca de 30 dias.Sem estoques e com produção reduzida por causa da dificuldade em adquirir componentes, as montadoras também estão reajustando os preços, seja para repassar custos de peças e matérias-primas, pela alta cambial ou pela maior procura em tempos de oferta reduzida.As montadoras também estão priorizando a produção de modelos com maior retorno financeiro, como utilitários-esportivos (SUVs) e picapes, em detrimento de hatches compactos. Nova geração. O consumidor brasileiro está sem opção para compra de modelos mais populares. Hoje, os carros mais baratos custam R$ 48 mil (Fiat Mobi e Renault Kwid). A nova geração de automóveis ganhou mais itens de conectividade, segurança e eficiência energética e seus preços triplicaram em relação aos de uma década atrás. Levantamento feito pela KBB Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de veículos, mostra que os dez modelos mais vendidos em 2011 custavam de R$ 24,7 mil (Chevrolet Celta) a R$ 39,4 mil (Volkswagen Voyage). Os preços dos dez carros mais vendidos neste ano partem de R$ 49,3 mil (Renault Kwid) e vão até R$ 187,2 mil (Jeep Compass). Na média, a lista atual tem valores 189,6% superiores na comparação com a de 2011."Apesar de mais caro, comprar um carro novo hoje rende mais (em um ano) do que a poupança e outras aplicações", afirma José Maurício Andreta Júnior, vice-presidente da Fenabrave, associação que representa os concessionários de veículos.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - Mulher que atirou nas costas do namorado tentou disparar outras sete vezes, mas arma travou.

 

Ação foi flagrada por uma câmera de segurança do edifício onde empresário reside, na zona leste de São Paulo.

A mulher que baleou o namorado nas costas após uma briga por ciúmes na zona leste de São Paulo tentou disparar outras sete vezes contra a vítima, mas a arma travou logo após o primeiro tiro, segundo informações da Polícia de São Paulo. De acordo com a delegada Alexandra de Godoy, do 66º DP, houve uma falha conhecida como alimentação dupla. "A arma travou. Ela [Daiana] tentou destravar, mas não conseguiu. Voltou para o apartamento, pegou uma faca, ameaçou a vítima e empreendeu fuga”, relata a delegada. As sete tentativas de disparo foram constatadas em vídeo de câmera de segurança do edifício onde mora o empresário, na zona leste de São Paulo. A vítima foi internada em estado greve, mas consciente. O homem foi questionado no hospital sobre a origem da arma, mas afirmou desconhecer a procedência. A mãe de Daiana, Maria da Graça, pediu em entrevista ao Cidade Alerta que a filha se entregue imediatamente. “Estou desesperada. Sem dormir, sem comer, bem beber. Ansiosa para que ela venha se entregar, eu estou aqui para ajudar ela, a família está aqui. Estamos com advogado para ajudar. Não adianta ela ficar sumida”, afirmou. Na sexta-feira (7), a Justiça determinou a prisão preventiva de Daiana, que passa a ser considerada foragida. A delegada Alexandra Godoy afirma que a agressora manifestou desejo de se entregar, por meio de um advogado, mas que depois não fez mais contato. A polícia sabe que a atiradora passou pela Via Dutra na região de São José dos Campos. A placa do carro dela foi detectada por radares inteligentes. Disparo Uma câmera de segurança registrou o momento do disparo, que aconteceu na porta do apartamento da vítima. Nas imagens, é possível ver a mulher sentada. Depois que o namorado fala algo para ela, vai em direção ao elevador. Segundos depois, Daiana abre a porta e atira nas costas dele. A vítima cai no chão. A suspeita aponta o dedo para o homem e tenta atirar outras vezes, mas a arma falha. O casal continua discutindo, e a mulher chega a pegar uma faca dentro do apartamento. O empresário tenta escapar rastejando. Pela câmera externa do prédio, é possível ver a atiradora fugindo pela área de lazer. Muito ferido, o empresário conseguiu descer pelo elevador e pediu ajuda. Os primeiros socorros foram feitos por uma enfermeira do condomínio. Segundo testemunhas, o casal estava junto havia um ano e as discussões eram freqüentes. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Produção e venda de automóveis ensaiam recuperação após perdas na pandemia.

 

Segmento ainda sofre com a restrição da oferta devido à falta de insumos que elevou o preço de novos e usados nos últimos anos.

O setor automotivo, um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, começa a dar sinais de recuperação neste segundo semestre com a retomada da produção e das vendas de novos e usados. O movimento é resultado da menor falta de insumos que resultou na valorização desenfreada dos veículos.De acordo com dados mais recentes da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram comercializados 194 mil carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus no mês de setembro. O resultado corresponde a uma alta de 25,1% em relação ao mesmo período do ano passado, o primeiro desempenho positivo deste ano na base de comparação. Para José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave, ainda que o volume de vendas representa uma queda de 7% comparação com agosto, quando foram emplacados 208.586 veículos, devido à diferença de dias úteis, o segmento mantém uma "curva de crescimento consistente".Rodrigo Ferreira, chefe de comunicação da Webmotors, confirma os resultados da associação e relata o aumento de procura pelos carros 0-km, seminovos e usadas na plataforma. “A busca maior por veículos é reflexo da melhora da economia e o segundo semestre é, normalmente, mais aquecido do que o primeiro e isso está se refletindo”, afirma. No campo da produção, os números também são positivos. No acumulado do ano até setembro, o volume superou o do mesmo período de 2021 pela segunda vez, com a fabricação de 1,75 milhão de automóveis, alta de 19,3% ante o mesmo intervalo do ano passado, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em setembro, Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, comemorou o resultado positivo e atribuiu o desempenho à operação sem nenhuma fábrica completamente parada pela primeira vez em um ano e meio. "O fluxo de semicondutores finalmente começa a melhorar, embora ainda estejamos passando por um período de restrições de oferta", afirmou.Usados Muito impulsionado pela falta de insumos que atrasou a entrega de veículos novos na pandemia, o mercado de seminovos e usados também segue aquecido. Somente em agosto, mais de 1,3 milhão de veículos trocaram de titularidade. Trata-se do maior número do ano, segundo a Fenabrave."O setor automotivo vem consolidando o movimento de recuperação, após um início de ano desafiador", analisou Andreta Jr. ao divulgar os números há um mês e recordar o tombo nas vendas de usados durante os dois primeiros meses deste ano.Ferreira, da Webmotors, observa também que o movimento recente é guiado pelo longo prazo de entrega dos veículos novos, que motivou uma procura maior pelos automóveis usados e seminovos. “Nós tínhamos uma equação de 3,5 veículos usados para cada 0-km. Agora, há uma procura maior, aliada às dificuldades do segmento de novos, que ainda sofre com a falta de chips”, diz ele. A posição de Ferreira é sustentada por uma pesquisa da própria Webmotors, que mostra o interesse de 83% dos brasileiros em trocar de carro ainda neste ano. Do total, 17% não possuem um veículo próprio e 41% desejam um SUV. O financiamento parcial é visto como opção para três de cada cinco interessados (60%).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Alvo de investigação da PF e de CPI, Ipec e Datafolha receberam R$ 37,6 milhões por pesquisas.

 

Os contratos mais altos foram firmados na reta final das eleições; institutos lideram nos valores investidos com levantamentos.

Na mira de parlamentares que querem uma CPI para apurar distorções nos números do primeiro turno e da Polícia Federal, as pesquisas Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), ex-Ibope, custaram R$ 23,4 milhões em 2022. Em seguida, aparece o Datafolha, com R$ 14,2 milhões. A informação está registrada na base de dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi consultada nesta sexta-feira (7). Segundo os dados, as três pesquisas mais caras realizadas pelo Ipec, no valor de R$ 347.659 cada, contratadas pela TV Globo, entrevistaram, no total, 9.024 eleitores entre os dias 13 de setembro e 1º de outubro. A média de entrevistados nas pesquisas era de 1.000 eleitores. Já o Datafolha, que costumava entrevistar entre 1.000 e 6.800 eleitores nas pesquisas anteriores, declarou que recebeu R$ 617.972 para uma pesquisa com 12.800 eleitores, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na véspera do 1º turno das eleições. Os institutos estão na mira da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pesquisa, que nesta quinta-feira (6) conseguiu alcançar o número de assinaturas suficiente para a abertura da investigação. No caso do Ipec, em todas as pesquisas o instituto informou que foi utilizada uma equipe de entrevistadores e supervisores "devidamente treinados para o trabalho". Após a coleta das informações, 20% dos questionários foram submetidos a uma fiscalização para verificação das respostas e adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais. O Datafolha também informou ao TSE que os entrevistadores são treinados e recebem instruções específicas para cada projeto realizado. A coleta foi feita com a utilização de tablet e questionário eletrônico e, no mínimo, 30% dos questionários de cada pesquisador era checado novamente.Leia também: CPI dos Institutos de Pesquisa tem assinaturas suficientes para abertura O Ipec realizou em agosto sete levantamentos de inteção de voto ao Palácio do Planalto. Considerando apenas os votos válidos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 52% das intenções de voto. Com a margem de erro de 2 pontos percentuais, o Ipec se aproximou do resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que registrou 48,43% dos votos para o petista. Diferente das projeções sobre Bolsonaro, nos sete levantamentos do Ipec, o atual presidente da República manteve as intenções de voto em 37%. Com a margem de erro de 2 pontos percentuais, Bolsonaro teria, no máximo, 39% dos votos. No entanto, ele terminou o primeiro turno com 43,20%. O mesmo aconteceu com o Datafolha, que previa na última pesquisa que Bolsonaro tivesse 36% das intenções de votos, contra 50% de Lula. Ao R7, na terça-feira (3), o Ipec disse que as pesquisas eleitorais medem a intenção de voto no momento em que são feitas e que quando feitas continuamente ao longo do processo eleitoral são capazes de apontar tendências, "mas não são prognósticos capazes de prever o número exato de votos que cada candidato terá".Sobre os resultados das amostras para a Presidência da República que indicaram um resultado muito distante do obtido por Bolsonaro após a apuração das urnas, o Ipec respondeu que isso pode ter acontecido por causa dos votos de eleitores que estavam indecisos ou que deixaram de votar em Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) para votar em Bolsonaro. "Tais fatores já demonstravam uma provável migração de votos desses dois candidatos para Jair Bolsonaro."Já sobre o faturamento com pesquisas eleitorais, o Ipec respondeu que o valor é compatível com o volume de pesquisas contratadas por seus clientes e que "atua com práticas comerciais de mercado para as metodologias utilizadas nas pesquisas de intenção de voto, com preços tabelados, para pesquisas divulgadas ou não".O Datafolha foi igualmente questionado pela reportagem, mas não retornou o contato até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...