CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 2 de junho de 2024

VIDANEWS - Ciclista campeã paulista morre atropelada durante treino em estrada de MG

 

Durante um treino na quinta, a ciclista estava pedalando com um grupo, quando foi atingida por um carro.

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A ciclista Laís Saes, de 43 anos, morreu na última quinta-feira (30), durante treino em uma estrada na região de Delfinópolis (MG). Saes havia se consagrado campeã paulista de ciclismo de estrada em 2021. Durante um treino na quinta, a ciclista estava pedalando com um grupo, quando foi atingida por um carro. De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, Laís estava em uma subida no momento do acidente, quando uma UTV passou pelo grupo de ciclistas; A UTV, uma espécie de veículo offroad, semelhante a um quadriciclo, saltou do alto da subida e descendo pela mão contrária, atingiu a ciclista: segundo informações da TV TEM, o motorista fugiu sem prestar socorro, e ainda não foi identificado. Ativa nas redes sociais, com mais de 32 mil seguidores, Saes postava com regularidade sua rotina de exercícios e a paixão que sentia pelo esporte. Além do título paulista de 2021, ela foi campeã do 8º Brasil Road, e por ter sido a primeira mulher a pedalar na subida do Pico do Jaraguá, em Santa Catarina. A ciclista havia escolhido a região da Serra da Canastra, especialmente a cidade de Delfinópolis, em busca de uma preparação melhor para competições nacionais de ciclismo de estrada. A cidade, pelo seu relevo, com muitas montanhas nas cercanias, era a preferida da atleta para os treinamentos.( Esporte ao Minuto Noticias )

 

 

 

VIDANEWS - POLICIA CIVIL ÁGUAS LINDAS GO

 

PCGO prende mulher por manter idoso em cárcere privado, maus-tratos e apropriação de rendimentos.

A Polícia Civil de Goiás, por meio do 1º Distrito Policial de Águas Lindas de Goiás – 17ª DRP, prendeu, preventivamente, nesta quarta-feira (29), uma mulher investigada por praticar os crimes de cárcere privado, maus-tratos e apropriação de rendimento de pessoa idosa. Durante o cárcere, a vítima, um idoso de 74 anos, redigiu carta de próprio punho pedindo ajuda à polícia para interromper o cárcere e investigar os crimes que vinha sofrendo. Os investigadores compareceram ao local da denúncia, em Águas Lindas, e verificaram que a vítima foi deixada pela investigada para residir aos fundos do lote, em um “barraco” construído de latão/madeira. Os policiais verificaram também circunstâncias evidentes de maus-tratos, pois o idoso fazia necessidades fisiológicas em um buraco que ele próprio cavou, a quatro metros de onde dormia, e além disso, tomava banho em uma torneira de 50 centímetros de altura, expondo a risco demasiado a saúde da vítima. Ademais, percebeu-se também que a investigada apropriou-se dos valores do Benefício de Prestação Continuada da vítima, uma vez que a investigada retinha o cartão benefício, e com a senha pessoal, contratou empréstimo consignado em nome do idoso. A vítima nunca teve conhecimento dos saques e do empréstimo feito pela investigada. Por fim, durante a tramitação do inquérito policial, a investigada parou de responder aos contatos feitos pelos policiais, mudou-se de endereço sem comunicar novo paradeiro e ainda pediu transferência da filha de um colégio de Águas Lindas, informando na secretaria escolar que deixariam o Brasil para o exterior. Diante de todos os elementos informativos, foi expedido Mandado de Prisão Preventiva da referida investigada, após representação do delegado de polícia. Após diligências investigativas, com o apoio do Núcleo de Inteligência da 17ªDRP, foi possível constatar que a investigada mudou-se pra Santa Terezinha de Goiás, a 320 quilômetros de Águas Lindas, a fim de esquivar-se da aplicação da lei penal. O Mandado de Prisão Preventiva foi cumprido na quarta-feira (29) pela equipe de policiais do 1º DP de Águas Lindas, na cidade de Santa Terezinha de Goiás. A investigada foi conduzida ao sistema prisional e colocada à disposição do Poder Judiciário. ( Fonte Águas Lindas Noticias)

 

VIDANEWS - UniEVANGÉLICA inaugura novo Ambulatório Universitário.

 

Os atendimentos serão realizados por uma equipe composta por médicos preceptores, professores e alunos.

A Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) inaugura nesta sexta-feira, dia 24 de maio, seu novo Ambulatório Universitário UniEVANGELICA, destinado a oferecer uma gama de serviços à comunidade. Administrado em parceria com a Fundação Universitária Evangélica – FUNEV, o ambulatório também servirá como campo de estágio para acadêmicos das áreas de saúde e médicos residentes da Universidade Evangélica de Goiás UniEVANGÉLICA. “Essa é mais uma conquista da população e ainda uma grande vitória para a comunidade acadêmica, em especial os cursos de saúde”, declara o Reitor Carlos Hassel Mendes. Os atendimentos serão realizados por uma equipe composta por médicos preceptores, professores e alunos. Inicialmente, o ambulatório oferecerá consultas nas especialidades de clínica da família, hematologia e pneumologia, com pacientes encaminhados através da regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Referência“ A intenção é que, no futuro, o Ambulatório Universitário UniEVANGELICA se torne um Centro de Referência em saúde para nosso município e para o estado, além de ser uma referência educacional para nossos alunos”, destacou a Coordenadora do Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA, Profa. Priscila Usevicius. Inauguração Ambulatório Universitário Data: 24 de maio de 2024 Horário: 9h Local: Rua Manoel D’Abadia, 29 – Centro ( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

 

VIDANEWS - Alunos e professores da UniEVANGÉLICA participam de missão humanitária na Amazônia.

 

Uma equipe formada por colaboradores, professores e alunos da Universidade Evangélica de Goiás participou do Projeto Institucional UniEVANGÉLICA Cidadã Itinerante – Amazônia: Educação, Saúde e Cidadania, edição 2024.

 De 21 a 27 de abril, eles visitaram populações ribeirinhas, oferecendo atendimentos e desenvolvendo projetos para melhorar as comunidades locais. No total, foram realizados quase 600 atendimentos de odontologia, medicina, fisioterapia, nutrição e enfermagem. Sob a coordenação do Programa UniMISSÕES e com o apoio da Capelania Institucional e da Coordenação de Responsabilidade Social, ao todo foram 21 pessoas que se uniram a outros voluntários para desenvolverem ações de saúde em comunidades ribeirinhas no rio Amazonas. O projeto aconteceu em parceria com a Organização Asas de Socorro e contou com o envolvimento dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia. Os participantes estiveram a bordo de um barco hospital, com estrutura para atendimentos médicos e odontológicos, por meio do qual se deslocaram e atenderam os ribeirinhos em suas necessidades. Esta iniciativa de responsabilidade social da UniEVANGÉLICA proporcionou aos participantes, uma relevante experiência de extensão universitária, no sentido de fortalecer os conteúdos ministrados teoricamente, bem como fomentar pesquisas, conduzidas pelos docentes que participaram. Além dos benefícios prestados aos ribeirinhos amazônicos, também tem um grande potencial de suscitar na comunidade acadêmica um compromisso com a ética e cidadania fundamentos nos valores cristãos. Depoimentos “Sem dúvidas a melhor experiência da minha vida. Sentir o toque de Deus através de cada abraço, cada olhar e sorriso que recebemos naquele lugar, foi extremamente gratificante e especial. Ver o quão grandioso e inexplicável Deus é em nossas vidas, e o quanto devemos ser gratos a absolutamente tudo, e ali tive a certeza do propósito que ele tem na minha vida”. Letícia Faria, Acadêmica de Fisioterapia “Foi uma honra servir nessa missão. Mesmo levando pouco a quem muito precisa, todos ganhamos valiosos tesouros”. Prof. Leandro Brambilla Martorell – Curso de Odontologia “Foram momentos de grande aprendizado. A população ribeirinha nos permitiu sentirmos a presença de Deus a todo momento,  através do nosso trabalho e de cada sorriso que eles nos davam. A equipe de professores e alunos da UniEVANGÉLICA e a equipe de Asas do Socorro foram impecáveis.  Os pastores Alécio e Diego, verdadeiros condutores, com paciência e amor com todos o moradores da comunidade e com toda a equipe. Pude vivenciar a Graça de Deus e serei eternamente grata pela Missão Amazonas !!” Profa. Patrícia Sardinha Leonardo Lopes Martins – Curso de Fisioterapia.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

 

VIDANEWS - Ponto de Apoio da PM dentro da UniEVANGÉLICA é inaugurado.

 


O novo Ponto de Apoio da Polícia Militar, localizado dentro do Campus Wesley Archibald da UniEVANGÉLICA, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 15. O evento contou com a participação do presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE), Augusto Ventura, do vice-presidente da AEE, Ernei de Oliveira Pina, do reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, de diretores e colaboradores da AEE e de policiais militares.

O posto foi inaugurado com o objetivo de trazer mais segurança e tranquilidade para acadêmicos, colaboradores e comunidade. “Fazemos isso com muito gosto porque entendemos que a polícia militar é aquele ente que dá segurança e tranquilidade à população e nós, como cidadãos, queremos participar disso. Nossa instituição acredita na polícia militar, por isso, nós somos parceiros”, ressalta Augusto Ventura. O vice-presidente da AEE, Ernei de Oliveira Pina também ressalta a importância da parceria entre a Polícia Militar e a Associação Educativa Evangélica. “A Polícia Militar protege crianças, estudantes e a população brasileira e é isso que a PM está fazendo aqui conosco”, acrescenta. Reforçar a segurança no campus sempre foi uma preocupação da instituição, por isso, a inauguração do posto é de fundamental importância para toda comunidade acadêmica. “Nosso intuito nada mais é que trazer segurança para os 10 mil alunos que passam por aqui todos os dias e também para a toda região”, diz o Comandante da 3ª Regional, Coronel Alyson Ferreira Sobrinho. “A Polícia Militar é uma parceira da UniEVANGÉLICA de longa data, sempre tivemos um bom relacionamento e esse sonho de ter uma unidade dentro do Campus vem sendo alimentado ao longo desse período como uma estratégia para dar garantia de segurança aos nossos professores, colaboradores e, especialmente, aos acadêmicos e as suas famílias. E hoje ele está estrategicamente instalado no campus Wesley Archibald, de frente para o colégio e para o prédio da mantenedora. E tudo isso vai funcionar no sentido de dar mais segurança para a nossa comunidade”, conclui Carlos Hassel Mendes.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

VIDANEWS - Curso de Psicologia abre campo de estágio com atendimento em grupo gratuito para adolescentes e pais.

 

A Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, através do Curso de Psicologia, abre mais um campo de estágio e atendimento: a terapia em grupo para adolescentes e pais de adolescentes. Esses grupos, conduzidos por estagiários e supervisionados pela professora do curso, Juliana Oliveira Hassel, são espaços de reflexão e desenvolvimento pessoal, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover bem-estar para todos os participantes.

“O efeito terapêutico secundário surge na medida em que temas cotidianos e relacionais são trabalhados. Queremos oferecer suporte emocional, promoção de saúde e qualidade de vida aos participantes”, explica a coordenadora do Curso de Psicologia da UniEVANGÉLICA, Profa. Ana Luísa Lopes Cabral. Os grupos acontecem todas às quartas-feiras, das 18h às 19h30, no bloco E, 2º andar. A terapia em grupo para adolescentes acontece na sala de grupos do Laboratório de Habilidades Clínicas – LAHC, enquanto o grupo de pais se reúne na sala ComCiência. A participação é aberta e não requer agendamento prévio. Basta comparecer no dia e horário indicado para participar das sessões. “Qualquer pai ou responsável com filhos menores de 18 anos pode participar, ainda que o menor não participe do grupo de adolescentes”, explica a professora do curso de Psicologia, Juliana Oliveira Hassel. Os grupos são flexíveis, permitindo que membros entrem e saiam de acordo com suas necessidades, sem compromisso rígido de frequência e de permanência. Se você procura um espaço para promover sua saúde mental e fortalecer seus relacionamentos familiares, a UniEVANGÉLICA oferece uma solução prática e acolhedora. Qualquer dúvida sobre os grupos pode ser esclarecida pela Clínica Escola de Psicologia pelo telefone (62) 3310-6764. ( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

VIDANEWS - Egressa de Odontologia publica estudo sobre método de tratamento de herpes labial.

 

A cirurgiã-dentista Isabella de Oliveira Toccafondo Santos, egressa do Curso de Odontologia da Universidade de Goiás – UniEVANGÉLICA, acaba de publicar um estudo sobre o tratamento do herpes labial. Seu trabalho, concluído como parte de sua pós-graduação em Periodontia, propõe um método eficaz que pode transformar a abordagem tradicional dessa condição comum.

Realizado em colaboração com professores da pós-graduação, o estudo destaca a eficácia de uma combinação de azul de metileno e laser vermelho de baixa intensidade no tratamento do herpes simples. Segundo a pesquisa, essa abordagem não apenas acelera o processo de cicatrização, mas também reduz significativamente o tempo de lesão ativa e, consequentemente, a transmissão do vírus. Durante o estudo, ela foi orientada pelo seu professor Marcos Vinicius Moreira de Castro, docente de Pós-Graduação em Periodontia. Ao observar a eficácia da proposta, Isabela, aluna de Marcos Vinicius, decidiu aprofundar nos conhecimentos sobre o tema. Isabella enfatiza a importância de sua pesquisa: “a herpes labial não apenas causa desconforto físico e emocional para os pacientes, mas também representa um risco de transmissão para outras pessoas. Nosso objetivo era encontrar uma maneira mais eficaz e rápida de tratar essa condição, proporcionando alívio para os pacientes e contribuindo para a saúde pública.” O estudo, que recebeu elogios por sua abordagem inovadora e resultados promissores, já foi apresentado no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP). Agora, a publicação do trabalho abre caminho para uma maior disseminação dessa nova técnica de tratamento, oferecendo esperança para aqueles que sofrem com a herpes labial e potencialmente diminuindo sua incidência na comunidade. “Acreditamos que, além dos avanços nos estudos em Periodontia, é necessário disseminar o conhecimento sobre herpes labial para a comunidade. A população ainda conhece pouco sobre as possibilidades que esse tratamento pode oferecer. Uma conscientização é essencial na busca por promover a saúde pública”, destaca a cirurgiã-dentista Isabella de Oliveira Toccafondo Santos. ( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

VIDANEWS - Goiás: Saúde lança política inédita no SUS para cuidados paliativos.

 

Estima-se que aproximadamente 625 mil pessoas no Brasil precisem de cuidados paliativos para melhorar a qualidade de vida diante de doenças graves, crônicas ou terminais. O Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do SUS, prevendo a habilitação de 42 equipes em Goiás, parte das 1,3 mil que serão implantadas em todo o país.

As equipes serão compostas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, tanto para gestão como para assistência direta. Goiás receberá 17 equipes de gestão e 25 assistenciais, incluindo equipes pediátricas. Os gestores locais poderão incorporar outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, dentistas e nutricionistas. A política visa investir R$ 887 milhões anualmente para proporcionar uma assistência mais humanizada, ampliando o acesso aos cuidados paliativos em todo o país. Três eixos guiarão a implementação: criação de equipes multiprofissionais, promoção de informação e educação em cuidados paliativos, e garantia de acesso a medicamentos e insumos necessários. Equipes matriciais e assistenciais serão distribuídas conforme a população e o número de leitos do SUS habilitados. Elas atuarão em diversos locais, incluindo atendimento domiciliar, auxiliando outras equipes a oferecerem cuidados paliativos de forma eficaz e humanizada. A Política Nacional de Cuidados Paliativos, fruto da mobilização popular e de especialistas, aprimorará os serviços já oferecidos no SUS em hospitais gerais e especializados, centros de atenção oncológica e outros.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

VIDANEWS - Mansão das vítimas do Titanic busca novos donos; veja as imagens.

  Construída em 1900 para Peter Widener, um dos magnatas do aço e investidor do Titanic, Lynnewood Hall era um verdadeiro palácio. Com mais ...