CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 2 de junho de 2024

VIDANEWS - Goiás: Saúde lança política inédita no SUS para cuidados paliativos.

 

Estima-se que aproximadamente 625 mil pessoas no Brasil precisem de cuidados paliativos para melhorar a qualidade de vida diante de doenças graves, crônicas ou terminais. O Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do SUS, prevendo a habilitação de 42 equipes em Goiás, parte das 1,3 mil que serão implantadas em todo o país.

As equipes serão compostas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, tanto para gestão como para assistência direta. Goiás receberá 17 equipes de gestão e 25 assistenciais, incluindo equipes pediátricas. Os gestores locais poderão incorporar outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, dentistas e nutricionistas. A política visa investir R$ 887 milhões anualmente para proporcionar uma assistência mais humanizada, ampliando o acesso aos cuidados paliativos em todo o país. Três eixos guiarão a implementação: criação de equipes multiprofissionais, promoção de informação e educação em cuidados paliativos, e garantia de acesso a medicamentos e insumos necessários. Equipes matriciais e assistenciais serão distribuídas conforme a população e o número de leitos do SUS habilitados. Elas atuarão em diversos locais, incluindo atendimento domiciliar, auxiliando outras equipes a oferecerem cuidados paliativos de forma eficaz e humanizada. A Política Nacional de Cuidados Paliativos, fruto da mobilização popular e de especialistas, aprimorará os serviços já oferecidos no SUS em hospitais gerais e especializados, centros de atenção oncológica e outros.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

Nenhum comentário:

CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto cria Operador Nacional do Sistema de Combustíveis.

Entidade vai controlar estoques de combustíveis no país, a Câmara dos Deputados está discutindo a proposta. O Projeto de Lei 1923/24 cria o ...