CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 22 de janeiro de 2023

VIDANEWS - Governo exonera chefes da PRF em 26 estados e troca comando da PF em 18 estados.

 

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (19) e são assinadas por Rui Costa (Casa Civil).

governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocou comandos regionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 26 estados. Na Polícia Federal (PF), 18 comandos regionais foram trocados. As medidas foram publicadas nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU) e são assinadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.No caso da PRF, apenas o Piauí manteve o mesmo comandante no cargo. As mudanças nas superintendências regionais já eram esperadas. Desde as eleições de 2022, a PRF sofria críticas pela atuação nas estradas. Na PF, foram trocados os comandos de Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Paraíba, Alagoas, São Paulo, Paraná, Pará, Amazonas, Minas Gerais. Dos 18 novos nomeados, nove são mulheres. O interventor federal no DF já tinha realizado troca na superintendente regional da Polícia Federal no DF. Victor Cesar Carvalho dos Santos foi exonerado e Cezar Luiz Busto de Souza nomeado interinamente no lugar. ( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

VIDANEWS - Carros usados por suspeitos de chacina de família passam por perícia no DF.

 

Polícia busca vestígios para entender a dinâmica dos crimes e a participação dos acusados.

Os carros usados pelos suspeitos de participação nas mortes da cabeleireira Elizamar da Silva, 39 anos, e da família dela no Distrito Federal passaram por perícia. Investigadores da Polícia Civil querem entender a dinâmica dos crimes e como os automóveis foram usados. Foram recolhidos materiais biológicos, como impressões digitais, fios de cabelo e outras amostras que podem ajudar a entender o que de fato ocorreu. Foram periciados um Renault e um Peugeot que já estavam apreendidos; outro veículo ainda será vistoriado. O Renault foi utilizado pelo suspeito Gideon Batista de Menezes, que aparece em câmeras de segurança comprando combustível em um posto de gasolina no dia em que Elizamar e os filhos teriam sido mortos. Já o Pegeout teria sido usado por Fabricio Silva Canhedo para se deslocar até o Vale do Sol, em Planaltina, local em que estava o cativeiro em que eram mantidas como reféns Renata Juliene Belchior e Gabriela Belchior de Oliveira, sogra e cunhada da cabeleleira. Na noite de quinta-feira (19), foi confirmado pela Polícia Civil de Goiás que os corpos carbonizados encontrados em um carro em Cristalina (GO), no Entorno do DF, são da cabelereira Elizamar da Silva, e dos filhos dela Gabriel, Rafael e Rafaela, todos menores de idade. A Polícia Civil aguarda o resultado da identificação dos dois corpos carbonizado encontrados  em Unaí (MG), também no Entorno. Três pessoas continuam desaparecidas.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

VIDANEWS - PF tenta identificar extremista que invadiu Planalto e destruiu relógio histórico.

 

Novas imagens mostram o homem em meio a pessoas que arremessavam pedras nas proximidades do prédio do STF.

Polícia Federal (PF) teve acesso a novas imagens que mostram o homem responsável por destruir o relógio histórico que ficava no gabinete presidencial no Palácio do Planalto. O vândalo ainda não foi identificado, e o registro pode ajudar nas investigações. Vestido com uma camisa com o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o extremista foi flagrado pelas câmeras de segurança ao derrubar o objeto, trazido ao Brasil por dom João 6º em 1808.  O mesmo homem foi fotografado pelo repórter fotográfico Marcelo Camargo, da Agência Brasil, empresa pública de notícias mantida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). No registro, o extremista aparece em movimento, como se tivesse acabado de arremessar algum objeto, assim como faz outro manifestante trajado com uma camisa camuflada. Ao fundo é possível observar o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) já depredado e pichado. No vídeo gravado por câmeras de segurança do 3º andar, é possível ver o momento em que o homem joga o relógio de Balthazar Martinot no chão, além de derrubar mesas e cadeiras. A peça é uma das únicas do artista que resistiram ao tempo. Afora o exemplar dado de presente a dom João 6º e trazido ao Brasil, há apenas outro guardado no Palácio de Versalhes, em Paris. Mesmo com as novas imagens, as autoridades ainda estão procurando o extremista. Denúncias podem ser feitas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pr meio de um email criado para auxiliar nas identificações. O endereço é o denuncia@mj.gov.br. Fake news e tentativa de recuperação A gravação foi repercutida em grupos nas redes sociais de manifestantes que não aceitam o resultado da eleição. A partir de então, começou a circular uma informação falsa de que o extremista que destruiu o relógio era, na verdade, um infiltrado que entrou no prédio horas antes do ataque. Isso porque a relíquia não marcava o horário correto quando foi arremessada. O diretor de Curadoria dos Palácios Presidenciais, Rogério Carvalho, explicou que o objeto estava com os ponteiros parados, já que, por ser antigo, nenhum profissional conseguiu fazer com que ele voltasse a marcar as horas corretamente. Segundo Carvalho, a restauração do relógio é avaliada como "muito difícil". Além do relógio, no Planalto foram destruídas obras de Di Cavalcanti e Bruno Giorgi, a mesa de trabalho de Juscelino Kubitschek e a escultura de parede em madeira de Frans Krajcberg. O prejuízo é estimado em ao menos R$ 8,5 milhões. "O valor do que foi destruído é incalculável por conta da história. O conjunto do acervo é a representação de todos os presidentes que representaram o povo brasileiro durante este longo período que começa com JK. É este o seu valor histórico", disse Carvalho. "Do ponto de vista artístico, o Planalto certamente reúne um dos mais importantes acervos do país, especialmente do modernismo brasileiro", completou.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

 

VIDANEWS - Oito menores sofrem intoxicação no México após realizar desafio de rede social.

 

Alunos de escolas de duas regiões do país ingeriram ansiolíticos que induzem ao sono após assistir conteúdo viral no TikTok.

Oito menores de idade acabaram intoxicados no México por consumirem um medicamento ansiolítico como parte de um desafio viral realizado na rede social TikTok, informaram as autoridades nesta sexta-feira (20). O "desafio do clonazepam" consiste em tomar comprimidos deste fármaco e não se deixar vencer pelo sono produzido pelo mesmo. "O último que dormir, vence", diz o slogan que viralizou nesta rede bastante popular entre os mais jovens. Os casos foram registrados em escolas, cinco deles na quinta-feira (19) na Cidade do México, e os outros no estado de Nuevo León. Apesar de o medicamento ser de regime controlado, os estudantes conseguiram ter acesso ao mesmo. Ninguém registrou complicações graves. O clonazepam, que também conhecido pelo nome comercial Rivotril, é receitado para controlar convulsões, crises de pânico e ansiedade e, paralelamente, também costuma induzir o sono. A Secretaria de Segurança Pública da Cidade do México assinalou em comunicado que os menores foram atendidos na própria escola por paramédicos, que confirmaram a intoxicação "por consumo de medicamento controlado".Já em Nuevo León, os estudantes conseguiram deixar a escola pelos próprios meios. "Nos inteiramos destes três casos e solicitamos apoio do município. Quando chegaram [os profissionais de saúde], as crianças já haviam saído", disse em entrevista coletiva Alma Rosa Marroquín, secretária de Saúde local. "Infelizmente, os desafios que circulam nas redes muitas vezes colocam em risco a saúde das pessoas", acrescentou. Alguns usuários também publicaram vídeos no TikTok alertando sobre os perigos deste desafio, que já havia provocado intoxicações em 2022 em outros estados mexicanos, como Veracruz e Coahuila. O primeiro registro do desafio remonta a 2018, no Chile, quando ocorreram dezenas de casos de adolescentes que consumiram o fármaco. Depois, a prática se popularizou a partir de 2020. No TikTok há vários vídeos de pessoas que gravam a si mesmas enquanto consomem remédios para observar os efeitos.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

VIDANEWS - Jovem é espancada por cinco mulheres dentro de bar por causa de uma unha postiça.

 

Desentendimento no interior de banheiro feminino virou pancadaria com direito a chutes, socos e puxões de cabelo.

Saoirse Daly, de 19 anos, espancou uma outra jovem dentro de um bar na cidade de Warrington, em Cheshire, no Reino Unido, após perder uma unha postiça durante uma discussão que terminou em agressão. "Por volta da meia-noite, Abbie foi ao banheiro e estava prestes a entrar na cabine quando percebeu que havia mais alguém lá dentro", disse a promotora Angela Blackmore. O erro, que poderia ser resolvido apenas com um pedido de desculpas, foi suficiente para causar a pancadaria. Uma mulher que estava com Saoirse perguntou o que Abbie estava olhando e, então, ambas partiram para cima. A vítima foi jogada no chão e agredida com chutes, socos e puxões de cabelo, segundo o Daily Mail.  Quando Abbie conseguiu sair do banheiro, um grupo estava esperando para seguir com a briga.  Cinco mulheres correram na direção dela, a jogaram no chão e a agrediram novamente. A surra só terminou quando o namorado de Abbie, Lewis, chegou para afastar todo mundo. “Eu me identifiquei como policial e elas começaram a recuar. Duas foram para um lado e três foram para outro".Abbey ficou com galos na parte de trás da cabeça, que bateu no chão, machucou os joelhos e teve arranhões no rosto. Seu iPhone também ficou danificado. Questionada sobre o ataque, Saoirse, que foi acusada de agressão em setembro de 2021, disse que passou por "dificuldades" após perder a unha postiça no banheiro do bar. No tribunal de magistrados de Warrington, a agressora se declarou culpada da acusação de espancamento e foi informada que poderia ser presa. "Não estamos descartando o serviço comunitário ou a custódia nesta fase. Todas as opções serão consideradas", afirma a promotora. A outra mulher que ajudou no ataque dentro do banheiro ainda aguarda o julgamento.( Fonte R 7 Noticias Internacional) *Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

 

 

 

VIDANEWS CÂMARA DOS DEPUTADOS LEI 2958/22

 

Projeto estabelece que veículos agrícolas poderão ser cobertos pelo seguro obrigatório.

O Projeto de Lei 2958/22 estabelece que os veículos agrícolas que transitam por via terrestre poderão ser cobertos pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais (DPVAT). A cobertura vale para os veículos parados ou em trânsito. Atualmente, veículos agrícolas não são cobertos pelo benefício. O autor da proposta, deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO), afirma que já há jurisprudência definida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) com esse entendimento e, portanto, é necessário legislar sobre o tema para pacificar as controvérsias sobre o limite da cobertura. “Durante muito tempo se discutiu, entre outras questões, se os acidentes ocorridos com veículos agrícolas estariam ou não cobertos pelo seguro em questão. Outra importante discussão dizia respeito à cobertura dos incidentes que também possam configurar acidente de trabalho", afirma o deputado. Tramitação O projeto de lei tramita, em caráter conclusivo, nas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Fonte: Agência Câmara de Notícias Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Ana Chalub

VIDANEWS - Farmácia Viva: O Cerrado e seu potencial farmacológico.

 

Fernando Gomes Barbosa Biólogo, Doutorando em Recursos Naturais do Cerrado – UEG.

 

O Cerrado, 2º maior bioma brasileiro, abriga mais de 12.000 espécies de plantas. Destas, inúmeras são utilizadas na medicina popular para tratamento e prevenção de doenças. Da raiz ao fruto, vários são os exemplos que podemos citar de uso das espécies do Cerrado como medicamento. Para dor de garganta? Uma semente de Aroeira – Astronium urundeuva (M.Allemão) Engl. resolve. Para cicatrizar uma ferida? Nada melhor que a casca de Barbatimão – Stryphnodendron adstringens (Mart.). Bronquite, problemas respiratórios? Só usar a Embaúba – Cecropia pachystachya Trécul. Para aquela tosse que não passa? Um chá de assa-peixe – Vernonanthura polyanthes (Sprengel) Vega & Dematteis. seria um bom remédio. E de onde surgiu esse conhecimento em relação às plantas do Cerrado?. Primeiro, é importante lembrar que os medicamentos nem sempre estiveram disponíveis para a nossa sociedade. Com muita perspicácia e observação da natureza, nós humanos, começamos a perceber quais eram as plantas que poderiam trazer benefícios e curar doenças, bem como começaram a identificar quais traziam risco e poderiam conter substâncias tóxicas. Esse conhecimento foi passado de geração em geração e vêm sendo utilizado até os dias de hoje. A tradição de procurar um raizeiro ou uma banca de ervas medicinais na feirinha do bairro ainda permanece viva em muitas cidades do Brasil. Mas é seguro utilizarmos plantas medicinais no tratamento de alguma doença? Para responder a essa pergunta, utilizamos a Ciência como aliada. Muitas das pesquisas em desenvolvimento que utilizam plantas do Cerrado, partiram de uma investigação por uso de uma planta por determinada comunidade. Essa ciência chamada de etnobotânica, tem como objetivo investigar quais são as plantas, quais as partes da planta são utilizadas, qual a preparação e para que essa planta é indicada. Feito o levantamento do uso das plantas medicinais, inicia-se uma nova etapa. A partir de uma série de investigações e testes feitos em laboratório, a planta medicinal pode vir a se tornar uma droga vegetal ou um medicamento fitoterápico ou pode ser descartada como uso medicinal por conter substâncias nocivas ao nosso organismo. Todo esse processo, muitas vezes surge do uso medicinal de determinada planta. Aquela receita valiosa de vó do chá milagroso que cura gripe ou da folha amarga que melhora o estômago podem ser a chave para o desenvolvimento de novos produtos. Assim como o conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais do Cerrado têm se perdido, também estamos perdendo o Cerrado e sua rica biodiversidade vegetal. Em trabalho recente realizado no município de Corumbá de Goiás (Milhomem e Lima, 2017), sobre a investigação de pessoas que indicam a utilização de plantas medicinais, o número de “raizeiros” presentes no município se resumiu a uma única pessoa. Em outro trabalho realizado na Cidade de Goiás sobre o uso de plantas medicinais (Bezerra et al., 2020), percebe-se que muitas plantas exóticas, trazidas para o Brasil, são citadas pela população como parte da biodiversidade do Cerrado. Um exemplo é a erva-cidreira (Melissa officinalis L.) e o hortelã (Mentha piperita  L.). As duas são plantas não originárias do Brasil, mas que comumente são utilizadas pela população no tratamento de enfermidades. Esse conhecimento tradicional tem sido esquecido pela população, uma vez que as pessoas que dominam esse tipo de conhecimento não estão conseguindo repassar essas informações para as futuras gerações. As instituições de ensino superior e os centros de pesquisa constantemente tentam resgatar esse conhecimento e usá-lo como estratégia para conservação do Cerrado. O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado da Universidade Estadual de Goiás possui um grupo de pesquisa que busca desenvolver bioprodutos com utilização alimentícia, cosmética ou farmacêutica a partir de plantas do Cerrado. Se o Cerrado é tão valioso e um local de tantas espécies com potencial farmacológico, por quais razões ainda continuamos a desmatá-lo? É necessário abraçarmos o Cerrado como nossa casa e aproveitar nosso vasto “quintal” como recurso vivo para a nossa saúde. Viva o Cerrado! Bezerra, D. G., Arruda , N. A. de, Borges , P. P., Ferreira, R. B., D’Abadia , P. L., Neto , C. de M. e S., & Souza , M. M. O. de. (2020). Percepção sobre o uso de plantas medicinais e impactos no Cerrado na região da Cidade de Goiás (GO). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 391 408. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10417 Milhomem, D. M.de S., Lima, J. M. de. Etnobotânica de plantas medicinais do cerrado com uso terapêutico no município de Corumbá de Goiás. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Metropolitana de Anápolis.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)

 

 

VIDANEWS - Seis em cada dez pessoas que frequentam a Cracolândia vivem há pelo menos cinco anos no local.

 

Os dados são do Levantamento de Cenas de Uso em Capitais da Unifesp, realizado ao longo de 2021.

Mais de 39% dos frequentadores da Cracolândia, no centro de São Paulo, vivem no local há mais de dez anos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade de São Paulo), a pedido da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas. Os dados são da quinta edição do Lecuca (Levantamento de Cenas de Uso em Capitais), e foram coletados durante 2021. A estimativa de frequentadores, segundo os pesquisadores, é de 1.343, com variações ao longo do dia. O levantamento aponta uma tendência de crescimento das pessoas que frequentam a Cracolândia, denominada como "cena de uso" pelos pesquisadores, há mais de cinco anos. Em 2019, por exemplo, 47,6% do total de entrevistados declararam frequentar a região há cinco anos ou mais. Enquanto, em 2021, o número aumentou para 57,4%.Em contrapartida, o fluxo de novos frequentadores – aqueles que estão há menos de um ano na cena de uso – registrou queda ao longo dos últimos cinco anos. Em 2021, 15,6% dos entrevistados estavam na Cracolândia de um mês a um ano. Em comparação, em 2016, o número era de 30,8%. Apesar de a Prefeitura de São Paulo comemorar a redução do número de novos frequentadores, a pesquisadora e coordenadora da pesquisa, Clarice Sandi Madruga, afirma que não foram criadas ações significativas de prevenção ao uso de drogas por parte do poder público. A alta frequência de operações policiais na Cracolândia, segundo a pesquisa, é possivelmente o fator que melhor explica esse fenômeno. Apenas no ano passado, a Polícia Civil realizou uma operação a cada dez dias na região com o intuito de combater o tráfico de drogas, de acordo com dados da 1ª Delegacia Seccional do Centro. Em maio, após megaoperação na Praça Princesa Isabel, o fluxo – nome que se dá à concentração de usuários de drogas – se espalhou no centro de São Paulo para bairros como República, Santa Cecília, Luz e Campos Elíseos, criando pelo menos 16 minicracolândias. "Uma ação de segurança pública mais intensa faz com que os usuários não se sintam mais confortáveis na cena de uso. É necessária a criação de políticas preventivas e o suporte familiar para garantir a diminuição do influxo por meio da redução de demanda, e não através da dispersão dos frequentadores para outras regiões", aponta Clarice Madruga. Para a pesquisadora, a falta de integração do sistema público de saúde com a rede de assistência social atrapalha a reinserção social dos usuários. Há uma proporção enorme de frequentadores da Cracolândia que recebeu atendimento em equipamentos de saúde e tem motivação para sair da dependência, porém os tratamentos oferecidos pela prefeitura são curtos e sem perspectiva de futuro. Pré-Cracolândia Contrariando o esperado, o levantamento aponta que, em média, sete em cada dez usuários da Cracolândia viviam em casa com familiares. Apenas 8% dos entrevistados afirmou já ter estado em situação de rua antes de frequentar a cena de uso. "Essa narrativa de que quem fica em vulnerabilidade social, fica na rua e começa a usar crack, é errada. Na Cracolândia, a maioria das pessoas estava integrada, tinha uma vida e começou a abusar de alguma substância. A situação, então, vai se agravando até a perda dos vínculos familiares, quando a pessoa migra para uma cena de uso", explica Clarice Madruga. De acordo com o Lecuca, os fatores que levaram os usuários a viverem na Cracolândia são: conflitos pelo uso de drogas (42,3%), conflitos pelo uso de drogas de familiar (15,4%), extrema pobreza (7,7%) e violência doméstica (6,6%). Os indicadores podem variar quando analisados a partir do gênero dos entrevistados. A violência doméstica, por exemplo, foi elencada como um motivo para sair de casa por 11,5% das mulheres, o que representa mais que o dobro dos homens (5,4%). Perfil A maioria dos frequentadores da Cracolândia, de acordo com a pesquisa, é formada por homens (73,8%), de cor parda (47,7%) e solteiros (75,8%). Quase metade dos entrevistados também tem o ensino fundamental incompleto, sendo que apenas 1,4% da amostra afirmou ter concluído o ensino superior. Mais da metade das pessoas (56,8%) vive e dorme na Cracolândia na maioria das noites, enquanto cerca de 9% dos frequentadores se deslocam para a região apenas com o intuito de comprar drogas.  Em relação ao histórico e padrão de consumo de drogas, 21,1% dos frequentadores da cena de uso afirmou que não usa crack. Entre os 78,9% que consomem, 22% usam de forma exclusiva. Já a prevalência de poliusuários – que consomem crack, cocaína, álcool e pelo menos mais um tipo de droga – é de 65%. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)



 

 

 

 

VIDANEWS - Homem morre após carro bater em traseira de caminhão em via no DF.


Motorista ficou preso nas ferragens e não resistiu aos ferimentos, segundo o Corpo dos Bombeiros; acidente foi na BR 080.

Um homem morreu após um acidente de trânsito na BR 080, próximo à Brazlândia (DF), na noite deste sábado (21). O veículo que ele dirigia bateu na traseira de um caminhão que estava parado no acostamento da via. Segundo os bombeiros, o motorista do carro ficou preso nas ferragens e morreu no local. O condutor do caminhão não ficou ferido e não quis ir ao hospital, de acordo os militares. O local ficou aos cuidados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Incêndio O Corpo de Bombeiros também foi acionado na madrugada deste sábado (21) para conter incêndio em um quiosque na DF 205, na Fercal, no Distrito Federal. Segundo os militares, o volume do fogo estava alto e concentrado em um dos quiosques do Pesque e Pague. As chamas consumiram o telhado de palha, a estrutura de madeira e algumas mesas e cadeiras, mas o incêndio foi controlado, segundo informações da corporação. Leia também: Polícia busca mais corpos na casa onde família desaparecida foi mantida em cativeiro A câmera de segurança do estabelecimento flagrou uma pessoa colocando fogo no quiosque, segundo a proprietária. Não houve feridos, e a perícia dos bombeiros e da Polícia Civil do Distrito Federal foram acionadas.( Fonte R 7 Noticias Brasília)


VIDANEWS - Foragido, suspeito de participar de chacina de família no DF é do PCC, diz polícia.

 

Até o momento, três outros homens estão presos por, segundo os investigadores, teram participação no crime.

O quarto suspeito envolvido no caso da família carbonizada no DF é ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior organização criminosa do Brasil, de acordo com o delegado da Polícia Civil do Distrito Federal Ricardo Viana. Carlomam dos Santos Nogueira, 26 anos, está foragido da polícia.  Nogueira teria participado do assassinato da família da cabeleireira Elizamar da Silva. A informação foi confirmada por Viana neste domingo (22). Até o momento, três homens estão presos suspeitos de terem matado a família. Horácio Barbosa, Fabrício Canhedo e Gideon Menezes. Eles foram ouvidos durante as audiências de custódia e tiveram as prisões mantidas pela Justiça do Distrito Federal na última quinta-feira (22). De acordo com o relatório da audiência, Gideon já tinha passagens pela polícia por assalto e latrocínio. Corpos Identificados Cinco corpos dos familiares desaparecidos foram identificados na última quinta-feira (19). São eles: Elizamar da Silva, os três filhos e Marcos Antônio, sogro da cabeleireira. O corpo de Marcos Antônio foi encontrado na última quarta-feira (18) em um terreno onde parte das vítimas estavam sendo mantidas em cárcere privado. De acordo com a polícia, o sogro da cabeleireira foi esquartejado e enterrado em um lote localizado em Planaltina, no Distrito Federal. Leia também: Carbonizados: entenda os desdobramentos do caso da família desaparecida no DF Com a confirmação das vítimas, a polícia ainda trabalha com o desaparecimento de outras cinco pessoas da família. Outros dois corpos, encontrados em Unaí (MG), aguardam identificação. Confira a lista: • Thiago Gabriel, 30 anos (marido de Elizamar); • Renata Belchior, 52 anos (mãe de Thiago); • Gabriela Belchior, 25 anos (irmã de Thiago); • Cláudia Regina (ex-esposa de Marcos); e • Ana Beatriz Marques (filha de Marcos com Cláudia). ( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

 

 

VIDANEWS - Volta do imposto sindical é vista como retrocesso por especialistas.

 

Cobrança ao trabalhador passou a ser opcional em 2017; governo nega retorno de taxa compulsória, mas não detalha alternativas.

O retorno da contribuição sindical obrigatória é vista como um retrocesso por especialistas consultados pelo R7. A discussão voltou à tona após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmar que a suspensão, em 2017, foi um "crime". A extinção do imposto compulsório foi uma das mudanças acarretadas pela Reforma Tributária, implementada durante a gestão de Michel Temer (MDB). A afirmação de Lula foi dada após reunião com entidades representativas, na quarta-feira (18), e levou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a rebater a fala do presidente. Ele reforçou que não prevê a retomada da obrigatoriedade do imposto sindical. Embora negue a volta do imposto, Lula tem sido pressionado por movimentos sociais a reformular a contribuição, mas não apresenta alternativas. Questionado pelo R7 acerca do assunto, o Ministério do Trabalho respondeu que o governo não estuda a volta da taxa. "O ministro já deixou claro que não existe a mínima chance de essa cobrança voltar a ser feita", afirmou a pasta, em nota. A reportagem também perguntou quais opções estariam no radar do presidente, mas não recebeu retorno. Crise e retrocesso Para a advogada trabalhista Vanessa Dumont a extinção está em harmonia com os princípios da liberdade sindical. "A volta da contribuição sindical compulsória seria um retrocesso, até porque a existência de sindicatos financeiramente saudáveis não foi suficiente para impedir a instalação da crise de representatividade, cuja perda abrupta da fonte de custeio é apenas um dos fatos geradores", afirma a sócia do Caputo Bastos e Serra Advogados. "A abolição parece ter sido acertada, justamente porque representa o primeiro passo para a consolidação da transição democrática da organização sindical no Brasil”, argumenta Dumont. A especialista defende que a autonomia do empregado quanto à contribuição gera aperfeiçoamento na prestação dos serviços dos sindicatos. A obrigatoriedade da taxa reforçava, segundo a advogada, a manutenção de entidades artificiais. "O sindicato, para atrair o trabalhador e convencê-lo a contribuir, precisa ser atuante e participativo, sair de uma posição reativa para um lugar mais proativo, o que pode ser vantajoso, além de tornar a busca pela melhoria das condições de contratação e gestão dos trabalhadores mais efetiva", afirma a advogada. O presidente da Comissão de Assuntos Tributários da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) e professor do IDP, Alberto de Medeiros Filho, tem posição semelhante à da colega. "Eu não enxergo nenhuma vantagem [na contribuição compulsória], porque o trabalhador acaba sendo obrigado a pagar para financiar um sistema que, muitas vezes, discorda da atuação", aponta. Para ele, a taxa opcional pode aumentar a confiança na entidade e a sensação de representatividade do empregado. Fontes Apesar de a saúde financeira das instituições representativas ser um importante argumento, a contribuição compulsória não é a única possibilidade de custeio dos sindicatos. "É preciso pensar numa forma de arrecadação mais justa e razoável para combater a crise financeira e dar fôlego às entidades. Um exemplo é a contribuição assistencial, também chamada de cota de solidariedade ou de contribuição de fortalecimento sindical", apresenta Vanessa. Alberto lista também a possibilidade de redirecionar despesas governamentais. "O governo tem outras alternativas para transferir recursos a entidades, dentro do orçamento da União e do remanejamento dos tributos já existentes. Não necessariamente precisa retroceder à Reforma Trabalhista, até porque não vejo clima para isso no Congresso", avalia o professor. Fora de cogitação Na análise do ex-presidente sindical Cristiano Torres o retorno da obrigatoriedade de contribuição está fora de cogitação, mas é possível encontrar opções."Não sei qual é o custeio que o presidente Lula quer propor. Acredito que seria algo parecido com o Sistema S [como Sesi, Senac e Sesc, instituições prestadoras de serviços administradas de forma independente], com parte do FGTS, por exemplo. Nesse caso, o Estado repassaria para as entidades, mas não sabemos como seria, ainda está muito obscuro. Mas a volta ao que era antes [da reforma trabalhista] não tem mais espaço", afirma Torres.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

 

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...