CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 9 de julho de 2022

VIDANEWS - Mãe de bebês gêmeos mortos deixa a penitenciária em Vespasiano, MG.

 

Alvará de soltura foi expedido pela Justiça na manhã deste sábado; ela foi presa por abandono de incapaz e processo corre em segredo.

A mãe dos gêmeos de um ano que foram encontrados mortos na tarde de quinta-feira (7) deixou Presídio de Vespasiano após um alvará de Justiça expedido neste sábado (9). Samara Estefani Santos de Deus, de 20 anos, foi presa por abandono de incapaz porque os bebês estavam sozinhos em casa. O processo corre em segredo de Justiça. O caso aconteceu em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte. A possível causa da morte dos bebês foi a queda do fogão sobre eles. A perícia da Polícia Civil apontou que eles tinham ferimentos na região do tórax. Não havia sinais de queimadura. Aos militares que atenderam a ocorrência, a mulher contou que tinha levado os outros dois filhos para almoçar na casa de sua mãe e retornou cerca de três horas depois. Ela disse que já encontrou os gêmeos sem vida.  De acordo com a Polícia Militar, a mulher tem envolvimento com drogas( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - TCE-SP pede explicações sobre suspensão de reajuste de pedágios.

 

Citando a piora do cenário econômico, o governo de São Paulo anunciou a suspensão do reajuste tarifário deste ano.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo, Dimas Ramalho, deu dez dias para que o governo Rodrigo Garcia preste uma série de esclarecimentos sobre a suspensão dos reajustes tarifários de pedágios paulistas, com ressarcimento de valores pelo estado, um plano de compensação financeira às concessionárias devido ao congelamento dos preços.Em ofício enviado nesta sexta (8) ao governador tucano e publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (9), Ramalho indica que as informações serão usadas como subsídio para o acompanhamento, pela corte de contas, de cada uma das concessões rodoviárias do estado, além da análise das contas do governo Garcia em 2022.Citando a piora do cenário econômico, o governo de São Paulo anunciou a suspensão do reajuste tarifário deste ano no dia 30 de junho, um dia antes do prazo em que os novos valores entrariam em vigor.Diante disso, para garantir o congelamento de preços e evitar a quebra de contratos, o governo decidiu ressarcir as empresas pelos valores derivados da majoração das tarifas que não vão receber. Os pagamentos ocorrerão de forma bimestral até que o reajuste ocorra.No ofício, o TCE questionou sobre ‘as razões de interesse público’ para adoção da suspensão do reajuste dos pedágios neste ano, além dos fundamentos da decisão tomada pela Secretaria de Logística e Transportes. A corte também quer saber os valores envolvidos em cada contrato de concessão das rodovias de São Paulo e os impactos às finanças estaduais da medida, assim como a dotação orçamentária que será utilizada para bancar a compensação.Além disso, o TCE questionou como ficarão as tarifas entre 1º de janeiro de 2023 e a próxima data de reajuste tarifário. Isso porque a decisão da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que suspendeu o aumento do preço determina que o reajuste deve ser implementado até o fim deste ano.Ramalho ainda pediu a cópia do processo da Artesp, assim como dos ofícios encaminhados à agência pela Secretaria de Logística e Transportes.A reportagem buscou contato com o governo Rodrigo Garcia, mas, até a publicação deste texto, sem sucesso. O espaço está aberto para manifestações.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Premiê do Sri Lanka oferece renúncia após manifestantes invadirem residência oficial.

 

Comunicado foi feito pelo gabinete de Ranil Wickremesinghe; primeiro-ministro acena para um governo aberto a todos os partidos.

O primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, está disposto a renunciar para abrir caminho para um governo de todos os partidos, disse o seu gabinete em um comunicado neste sábado (9), após milhares de manifestantes invadirem a residência oficial da Presidência na capital, Colombo.Soldados e policiais não conseguiram segurar a multidão de manifestantes que exigiam a renúncia do presidente Gotabaya Rajapaksa, com a irritação do público crescendo devido à pior crise econômica do país em sete décadas. Os manifestantes também forçaram a entrada, por pesados portões de metal, ao prédio do Ministério das Finanças e aos escritórios do presidente à beira-mar.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Dupla armada rende vendedor e rouba 40 celulares em feira de Taguatinga.

 

Comerciantes tentaram impedir a fuga dos criminosos, mas eles atiraram para cima e conseguiram escapar.

Dois criminosos armados assaltaram uma banca de celulares na Feira dos Importados de Taguatinga, neste sábado (9), e levaram cerca de 40 aparelhos. Uma câmera de segurança flagrou a ação da dupla. As imagens mostram que um dos homens intimida o vendedor da loja com uma arma. Ele tira o revólver do bolso do casaco e o coloca em cima do balcão de vidro. Outros clientes passam pelo corredor, mas não percebem a movimentação. O homem armado aponta para os aparelhos da vitrine, e o vendedor começa a colocar os celulares dentro de uma bolsa preta. Em seguida, o comparsa passa para o lado de dentro do balcão e pega outros produtos que estão expostos. Durante a ação, eles usavam casacos fechados, boné e chapéu. O caso aconteceu por volta das 9h30 da manhã. Alguns comerciantes tentaram correr atrás da dupla, mas eles atiraram para cima e entraram em um carro que estava estacionado na entrada da feira. Segundo a Polícia Militar, o carro usado no assalto foi encontrado na QSC 19, em Taguatinga Sul, e levado para a 12ª Delegacia de Polícia. O veículo está com a placa clonada e com o retrovisor quebrado. Os criminosos ainda não foram localizados.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

VIDANEWS - Ex-presidente mexicano Luis Echeverría morre aos 100 anos.

Acusado pelo massacre de 200 estudantes em 1968, ele foi o primeiro presidente a ser julgado no México.

Luis Echeverría Álvarez, ex-presidente do México (1970-1976), vinculado à repressão dos dissidentes e com a chamada "guerra suja", morreu aos 100 anos, informou neste sábado (9) o governo."Em nome do governo do México, envio respeitosos pêsames à família e amigos de Echeverría" que morreu na noite de sexta-feira (8) na cidade de Cuernavaca, perto da Cidade do México, escreveu o presidente esquerdista Andrés Manuel López Obrador em um comunicado.Echeverría, do outrora hegemônico PRI (Partido Revolucionário Institucional), foi acusado de ser um dos responsáveis pelos massacres de estudantes de 2 de outubro de 1968 em Tlatelolco, quando era secretário de Governo (Interior), e de 10 de junho de 1971 nas ruas da Cidade do México, quando era presidente.O ex-chefe de Estado, advogado de profissão, foi o primeiro ex-presidente levado a julgamento no país, acusado de genocídio pelo massacre de quase 200 estudantes no bairro de Tlatelolco da Cidade do México pela extinta Procuradoria Especial para Movimentos Sociais e Políticos do Passado (Femospp).Ele foi alvo de ordens de busca e uma prisão domiciliar chegou a ser determinada, mas devido a sua idade avançada ele não foi detido e, depois, foi exonerado de todas as acusações em 2009 por falta de provas, o que deixou como único responsável o seu antecessor, Gustavo Díaz Ordaz, já falecido. Também foi acusado por desaparecimentos forçados de dissidentes durante a chamada "guerra suja", que aconteceu entre as décadas de 1960 e 1980.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Brasileira denuncia xenofobia e agressão em metrô de Portugal.

 

Vídeo flagrou a cena; segundo a jornalista de BH, a confusão começou após ela colocar uma patinete elétrica debaixo do banco.

Uma jornalista brasileira de 28 anos denuncia ter sido vítima de xenofobia e agressão dentro do metrô da cidade do Porto, em Portugal, nesta sexta-feira (8). A xenofobia ocorre quando uma pessoa demonstra antipatia a outra pelo fato de ela ser estrangeira.Um vídeo feito por Aline Lima, a vítima, mostra parte da confusão. Na gravação, é possível ver um homem perguntando a ela: "Por que você não volta para o seu país?". A brasileira continua filmando a cena e questionando a postura do homem. Em seguida, ele atinge o rosto de Aline com uma sacola. A vítima registrou um boletim de ocorrência na Polícia de Segurança Pública de Braga. Aline afirmou à reportagem que o desentendimento começou quando ela decidiu colocar sua patinete elétrica debaixo do banco do metrô."Dentro do trem tem o lugar certo para colocar bicicletas e patinetes. Geralmente, algumas pessoas prendem com uma corrente para não sair com o movimento do metrô. Como eu não tinha essa corrente no dia, eu dobrei a patinete e coloquei debaixo da cadeira", contou a jovem sobre o início dos insultos. "Enquanto eu a dobrava, ele começou a falar que eu não poderia fazer isto. Quando eu coloquei a patinete debaixo do banco, ele começou a dizer: 'Vem para cá e acha que pode fazer o que quer'. Tentei me acalmar, já que ele é um senhor de idade, mas ele soltou a famosa frase: 'Volte para o seu país'", relatou a jornalista. A brasileira afirma que começou a filmar o homem ao perceber que ele continuava com os insultos e avisou que iria denunciá-lo por xenofobia. Foi nesse momento que ele teria desferido o tapa em Aline.A reportagem procurou a Polícia de Segurança Pública de Braga e o Itamaraty para comentar o caso. Segundo Aline, guardas do metrô pegaram a identidade do passageiro suspeito de agredi-la e incluíram os dados no registro policial. A brasileira tenta obter as gravações do circuito de segurança do trem para anexá-las à ação judicial que pretende abrir.Aline Lima atualmente trabalha como freelancer. Ela mora em Portugal há três anos, desde que decidiu deixar Belo Horizonte para "viver novas experiências"."Eu nunca tinha passado por uma situação dessa. Já vi algumas pessoas passando por isto, mas, por serem imigrantes, não denunciam", diz a brasileira, que ressalta estar legalmente no país europeu. "A gente sempre espera que uma hora ou outra aconteça alguma coisa. É inevitável. O brasileiro aqui é muito querido, mas sempre tem algumas pessoas com a piada do 'volte para sua terra'. Eu não imaginava que passaria por isto, ainda mais em uma situação ridícula, mas isto não me desanimou", desabafa.( Fonte R   7 Noticias Internacionbal)


VIDANEWS - 'Não vamos desistir de combater a Cracolândia’, diz governador de SP.

 

Usuários de drogas invadiram comércios no centro da cidade e lojistas protestam por mais segurança .

O governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), declarou na sexta-feira (8) que não vai "desistir de combater a Cracolândia". Ele se manifestou quando foi questionado sobre saques registrados na região da Santa Ifigênia, no centro da capital. "A gente sabe que isso, às vezes, causa transtornos, mas nós não vamos fechar os olhos para esse problema que é de décadas. Vamos continuar com as ações conjuntas." Garcia também avaliou que as ações têm sido efetivas. "Se a gente fizer uma análise do que evoluiu de janeiro até o mês de julho, temos menos de um terço das pessoas que hoje são dependentes químicas e estão no centro de cidade", falou. "Significa que temos conseguido avançar em relação à Cracolândia, prendendo os bandidos e traficantes e dando tratamento aos dependentes. Vamos continuar perseverando." O governador ainda lembrou que na quarta-feira determinou que o comandante-geral da polícia, junto com os guardas metropolitanos, reforçasse o policiamento na região. "Para que a gente não tenha aquelas cenas com os comerciantes repetidas."A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, disse que saques na região da Santa Ifigênia, provocados pela dispersão de usuários, não podem ser atribuídos apenas à abstinência e sugere que cenas tenham sido comandadas pelo tráfico."Essa não é uma ação de usuários desesperados porque estão sem pedra. Não é deles, não é espontâneo", disse ao Estadão. Na quinta-feira (7), o prefeito Ricardo Nunes atribuiu os conflitos à escassez de droga. "Qualquer um que já acompanhou ou que tem proximidade com um usuário de crack sabe que, em momentos de abstinência, eles podem ficar agressivos, mas isso acontecia no fluxo original da Dino Bueno, da Helvétia, acontece, não é por causa da dispersão que existe mais agressividade em momentos de abstinência", explicou a secretária.Ela destaca que a dispersão dos usuários é uma consequência de desmantelar o controle do tráfico em um território. "O que a gente tem nos fluxos originais é um controle, todo mundo sabe que na Cracolândia tem o ‘disciplina’. Um agente do crime organizado que bota ordem e que manda correr e tumultuar." Nos últimos dias, o fluxo vem se concentrando na rua dos Gusmões perto da Santa Ifigênia, importante polo de comércio de eletroeletrônicos da região central de São Paulo. Depois de uma operação policial, usuários se dispersaram e alguns tentaram saquear estabelecimentos comerciais. Imagens feitas pelos próprios comerciantes mostram o momento em que suspeitos fogem com bebidas e até um aparelho de TV de um bar na rua Guaianases. Segundo a polícia, quatro pessoas foram presas.Soninha destacou a importância da presença de ações de política pública de saúde e assistencial próximas aos usuários. A secretária comemora medidas já tomadas, como a presença de um consultório de saúde 24 horas na esquina da Helvétia com a São João, que, segundo ela, tem também seis banheiros. "É pouco, mas antes não era nada."( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - EUA impõem restrições de visto a 28 membros do governo cubano.

 

Anúncio não traz detalhe sobre as pessoas, mas entre elas há 'membros de alto nível' do partido responsáveis por determinar políticas nacionais.

O Departamento de Estado dos EUA anunciou neste sábado (9) que adotará restrições de viagem a 28 integrantes do governo de Cuba devido ao papel de repressão aos protestos antigovernamentais de 11 de julho de 2021.As restrições suspenderão "a entrada para não imigrantes aos Estados Unidos de funcionários e empregados do governo cubano e do Partido Comunista Cubano", segundo o comunicado divulgado nesta manhã pela pasta e assinado pelo secretário de Estado, Antony Blinken. Embora o anúncio não entre em detalhe sobre as pessoas que serão afetadas pelas sanções, é especificado que entre elas há "membros de alto nível" do partido responsáveis por determinar políticas nacionais e provinciais.Blinken acusou esses funcionários de permitir ou facilitar a violência policial e o encarceramento de centenas de manifestantes.Também estão incluídos nas restrições de viagem vários funcionários "que trabalham nos setores das comunicações estatais e dos veículos de comunicação social e que formulam e implementam políticas que restringem a capacidade de os cubanos de acessar livremente e compartilhar informação", segundo o departamento, que também acusa estes indivíduos de espalharem desinformação. Esta não é a primeira vez que os EUA impõem restrições de visto aos funcionários cubanos pelo envolvimento na repressão aos protestos de 11 de julho.Em janeiro, o Departamento de Estado fez um anúncio semelhante sobre outros oito funcionários, cuja identidade também não revelou.Os protestos de 11 de julho, os primeiros no país em mais de seis décadas, foram provocados pela escassez de alimentos e medicamentos, apagões e efeitos da crise econômica, exacerbados pela pandemia de Covid-19 e pelo aperto do embargo dos EUA.Essas manifestações, que incluíram atos pacíficos, confrontos com a polícia e saques ocasionais, foram seguidas por uma onda de detenções de centenas de críticos do governo.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Motorista bêbado é preso após atropelar pai e filha no DF.

Homem tentou fugir, mas foi capturado por policiais militares; pai, de 27 anos, e filha, de 8, foram socorridos com ferimentos leves.

Um homem foi preso em flagrante por dirigir bêbado e atropelar pai e filha no Recando das Emas, neste sábado (9). Segundo a Polícia Militar, o motorista tentou fugir, mas acabou capturado por uma equipe de militares do 27º Batalhão.O pai, de 27 anos, e a filha, de 8, estavam andando de bicicleta quando foram atingidos pelo carro desgovernado. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves. Não foi necessário o transporte ao hospital.Leia também: Dupla armada rende vendedor e rouba 40 celulares em Taguatinga; assista O motorista do carro, de acordo com a polícia, se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas como demonstrava sintomas de embriaguez, foi feito o termo de constatação de sinais de alcoolemia e ele foi levado à delegacia para o registro do flagrante. De acordo com o Detran, 9.458 motoristas foram flagrados dirigindo alcolizados apenas nos primeiros três meses do ano. Quem é pego dirigindo após consumir bebida alcoólica responde por infração gravíssima, com suspensão do direito de dirigir por 12 meses e multa de R$ 2.934,70. Quem já está com o direito suspenso e for pego reincidindo na infração pagará R$ 5.869,40.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

VIDANEWS - Fortes chuvas de monções matam dezenas e devastam Paquistão.

 

Na província de Balochistan, no sul, 57 pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram mortas após serem levadas pelas águas.

Enchentes mataram dezenas de pessoas e deixaram centenas desabrigadas no Paquistão, disseram autoridades neste sábado (9), com fortes chuvas de monções devastando o país.Na província de Balochistan, no sul, 57 pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram mortas após serem levadas pelas águas das inundações, segundo Ziaullah Langove, assessor de desastres e assuntos internos do ministro chefe da província, acrescentando que oito barragens romperam devido às tempestades. Outras centenas de pessoas ficaram desabrigadas após suas casas serem destruídas pelos temporais e inundações decorrentes, disse, acrescentando que as chuvas de monções prosseguiam. Em uma cidade no norte do Paquistão, um estrondo repentino quebrou o silêncio da manhã logo após o amanhecer. Da geleira vizinha, uma torrente de água desceu as encostas, cobrindo a área com uma espessa nuvem de poeira.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ministro da Defesa britânico descarta candidatura para suceder Boris Johnson.

 


Ben Wallace era considerado um dos favoritos para ocupar o cargo de primeiro-ministro, mas declinou via Twitter.

O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, considerado um dos favoritos para suceder o primeiro-ministro Boris Johnson, anunciou neste sábado (9) que não vai disputar o cargo. "Depois de uma análise cuidadosa e de discutir com colegas e a minha família, tomei a decisão de não entrar na disputa pela liderança do Partido Conservador", escreveu no Twitter, antes de agradecer o apoio e afirmar que deseja permanecer concentrado em sua atual tarefa e "garantir a segurança do país".A renúncia de Boris Johnson, anunciada na última quinta-feira (7), abriu uma lacuna no Partido Conservador, que agora busca um novo primeiro-ministro. Alguns nomes conhecidos da política britânica já demonstraram desejo pelo cargo e se puseram à disposição, ainda que diante do burburinho causado pela saída do atual premiê. A renúncia de Boris Johnson, anunciada na última quinta-feira (7), abriu uma lacuna no Partido Conservador, que agora busca um novo primeiro-ministro. Alguns nomes conhecidos da política britânica já demonstraram desejo pelo cargo e se puseram à disposição, ainda que diante do burburinho causado pela saída do atual premiê. Veja sete políticos que podem assumir a função de Johnson em breve.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Incêndio atinge comunidade na zona sul de São Paulo; veja vídeo.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, 15 viaturas foram encaminhadas para extinguir as chamas. Até o momento, não há informação de vítimas.

Um incêndio atinge uma comunidade na rua Cristóvão Pereira, próximo à avenida Jornalista Roberto Marinho, no Campo Belo, zona sul da capital paulista, desde as 7h26 deste sábado (9). Imagens mostram bombeiros trabalhando para conter as chamas, que destroem as casas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 15 viaturas foram encaminhadas ao local para extinguir as chamas. Até o momento, não há informação de vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros, 46 homens da corporação atuam para acabar com o fogo no local, em três frentes de combate: avenida Jornalista Roberto Marinho, rua Gutemberg e rua Cristóvão Pereira. O atendimento à ocorrência ainda está sendo realizado.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Presidente do Sri Lanka deve renunciar na próxima quarta (13).

 

Anúncio foi feito pelo presidente do parlamento, Mahinda Abeywardana, em comunicado transmitido pela TV .

O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, forçado a fugir de sua residência oficial invadida por manifestantes neste sábado (9), deve renunciar ao cargo na próxima quarta-feira (13), anunciou o presidente do Parlamento, Mahinda Abeywardana."Para garantir uma transição pacífica, o presidente disse que apresentaria sua renúncia em 13 de julho", disse o parlamentar em um comunicado televisionado. Neste sábado, manifestantes, além de invadirem a residência oficial do presidente — alguns entraram na piscina — também atearam fogo na residência privada do primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe. Milhares de manifestantes contrários ao presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, invadiram a residência oficial em um protesto contra grave crise econômica que afeta o país.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

'VIDANEWS - Na guerra do bem contra o mal, o bem vencerá', diz Bolsonaro em SP.

Em evento na manhã deste sábado (9), presidente se disse contra o aborto, a liberação de drogas e a 'ideologia de gênero'.

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (9) a uma plateia de apoiadores em São Paulo que "o bem vencerá mais uma vez", em referência à sua eventual reeleição à Presidência da República. Em seu discurso, o presidente disse ainda que seu governo apoia a família brasileira e rechaçou governos socialistas."Somos contra o aborto, somos contra a ideologia de gênero, somos contra a liberação das drogas e somos defensores da família brasileira", disse Bolsonaro. "Nós somos a maioria no país.  A maioria do bem. E, nessa guerra do bem contra o mal, o bem vencerá mais uma vez." Ele foi aplaudido pela multidão. O presidente criticou ainda "as dores do socialismo", em uma fala contra governos de esquerda. "O que nós queremos é paz, é tranquilidade, é liberdade para todos vocês", afirmou. O presidente disse ainda que os problemas econômicos enfrentados pelo Brasil são pontuais. "Problemas todos nós temos. Os materiais são passageiros, como vocês estão notando nos últimos dias. Os espirituais devemos nos preocupar, sim. Só um homem ou uma mulher com liberdade pode viver em felicidade", afirmou.Bolsonaro falou ao microfone de cima de um caminhão de som. Depois do discurso, o presidente andou em meio à multidão. Visita a postos Nesta sexta-feira (8), Bolsonaro e o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas (Republicanos), que é pré-candidato ao Governo de São Paulo, visitaram postos de combustíveis em São Paulo. Eles conversaram com apoiadores, tiraram fotos e perguntaram a frentistas sobre a queda do preço dos combustíveis após a redução de tributos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Em um dos postos, Bolsonaro chegou a perguntar se o local já cumpria o decreto presidencial que estabelece a obrigatoriedade da divulgação dos preços dos combustíveis praticados em 22 de junho, antes da sanção do projeto de lei que altera a forma de cobrança do ICMS sobre combustíveis.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

 

 

 

 

VIDANEWS - Bombardeios da Rússia prosseguem no leste da Ucrânia, que espera nova ajuda.

 

Depois de quatro meses e meio de guerra na Ucrânia, o exército russo prosseguia neste sábado (9) com os bombardeios incessantes em Donetsk .

Depois de quatro meses e meio de guerra na Ucrânia, o exército russo prosseguia neste sábado (9) com os bombardeios incessantes na região de Donetsk (leste do país), enquanto o governo dos Estados Unidos prometeu uma nova ajuda militar a Kiev.Além da ajuda, Washington aumentou a pressão a nível diplomático. O secretário de Estado americano, Antony Blinken, pediu ao governo da China que condene "a agressão" russa na Ucrânia durante um encontro neste sábado com o chanceler de Pequim, Wang Yi. E o Reino Unido recebeu um primeiro grupo de 10.000 soldados ucranianos para treinamento em território britânico."Este programa ambicioso de treinamento é a próxima fase de apoio do Reino Unido às Forças Armadas da Ucrânia em sua luta contra a agressão russa", afirmou o secretário de Defesa britânico Ben Wallace.O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez uma advertência sobre os riscos de inação diante da Rússia: "Os olhos de todos os movimentos e regimes políticos agressivos do mundo estão voltados para o que a Rússia está fazendo conosco", escreveu no Instagram. "O mundo conseguirá levar à justiça os verdadeiros criminosos de guerra?", perguntou, antes de alertar para o risco de "centenas de outras agressões" se o mundo não reagir.Zelensky anunciou que passou a sexta-feira na região de Dnipro (centro) e felicitou "a todos os muçulmanos da Ucrânia e do mundo" por ocasião do Eid al-Ada, a Festa do Sacrifício. Também afirmou aos tártaros da Crimeia que chegará o dia em que "vamos nos parabenizar em uma Crimeia livre", península anexada pela Rússia em 2014.Bombardeios dia e noite No campo de batalha, o Estado-Maior ucraniano relatou neste sábado novos bombardeios russos no leste do país e em Kharkiv, mas sem uma ofensiva terrestre, exceto uma tentativa em Dolomitne, perto de Bakhmut (leste)."Toda a linha de frente está sob bombardeio incessante", afirmou na sexta-feira o governador da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko."Eles não param de bombardear na direção de Donetsk (...) Bakhmut é bombardeada, Sloviansk é bombardeada dia e noite, Kramatorsk...", acrescentou.Em Lugansk - a província que ao lado de Donetsk forma a bacia de mineração do Donbass -, o governador regional Serguei Gaiday declarou neste sábado que os russos têm como alvo a região de Donetsk a partir de suas bases na região de Lugansk."Nós tentamos conter suas formações armadas ao longo da linha de frente (...) mas quando não podem avançar, criam um verdadeiro inferno, bombardeando todos os territórios possíveis", alertou.A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshuk, pediu aos moradores das zonas ocupadas pelos russos que abandonem estas áreas por todos os meios e advertiu que acontecerão "grandes combates".Ao bombardear a região de Donetsk, onde prosseguem as retiradas de civis, Moscou tenta assumir o controle de toda a bacia do Donbass, seu objetivo estratégico desde que se retirou no fim de março da região de Kiev.Além disso, o exército russo também começou a incendiar plantações, segundo as autoridades locais."Há grandes incêndios nos campos que são provocados intencionalmente pelo inimigo. Eles tentam destruir as plantações por todos os meios. Bombardeiam máquinas agrícolas, colheitadeiras", denunciaram. A invasão russa da Ucrânia, país considerado um dos grandes celeiros do planeta, provocou um forte aumento nos preços dos alimentos e contribuiu para a aceleração da inflação mundial.Ajuda dos Estados Unidos De acordo com uma fonte do Pentágono, a nova ajuda militar americana, de 400 milhões de dólares, inclui quatro sistemas lançadores de foguetes múltiplos Himars e mísseis de 155 mm. O objetivo é melhorar a capacidade ucraniana de atingir os depósitos de armas e as cadeias de suprimentos do exército russo. Washington já concedeu 6,9 bilhões de dólares em assistência militar a Kiev desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro.Na sexta-feira, os participantes em uma reunião ministerial do G20 na Indonésia "expressaram profundas inquietações com as consequências humanitárias da guerra" na Ucrânia, segundo a chefe da diplomacia indonésia, Retno Marsudi.Embora o G20 não tenha sido unânime na condenação da invasão russa, o Ocidente considera que conseguiu ampliar a frente contra a Rússia e culpar o país de maneira clara pela guerra e a crise energética e alimentar que provocou no mundo.Diante da avalanche de críticas ocidentais, o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, se ausentou de várias sessões com seus colegas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...