CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 7 de março de 2023

VIDANEWS - Cidade ucraniana inundada para conter a Rússia continua alagada após um ano.

 

Kiev implodiu uma barragem no início da guerra para impedir o avanço do Exército inimigo, e local permanece embaixo d'água.

Mais de um ano depois que o Exército ucraniano inundou a cidade de Demydiv para conter a campanha-relâmpago de Moscou em direção a Kiev, o porão de Ivan Kukuruza ainda está cheio de água, e sua paciência está se esgotando. Numa tentativa desesperada de bloquear o avanço do Exército russo no início da invasão, as autoridades ucranianas sacrificaram esta cidade de 3.700 habitantes, situada 35 quilômetros ao norte de Kiev, explodindo uma barragem próxima. A medida de emergência funcionou e ajudou a impedir a tomada da capital ucraniana, mas os esforços subsequentes para limpar a bagunça foram muito menos engenhosos e muito mais lentos. Até agora, as autoridades ucranianas evitaram intervir, temendo um possível novo ataque da Bielorrússia, aliada do Kremlin no norte, e os moradores de Demydiv foram deixados sozinhos em seus esforços para escoar a água. Ninguém entre as dezenas de moradores de Demydiv e arredores afetados pela água aceitou as ofertas de reassentamento do governo, explica o prefeito de Dimer, uma cidade próxima, Volodmir Podkourganny. O Exército ucraniano conseguiu o que queria: ao detonar explosivos implantados na barreira de um enorme reservatório próximo, enviou milhões de litros de água para o rio Irpin, que transbordou por toda a área. A manobra permitiu que as tropas ganhassem o tempo necessário para se reagrupar e atacar as forças de Moscou, presas na área pantanosa. As autoridades de Kiev querem que o Irpin seja reconhecido como um "rio heroico", uma referência às "cidades heroicas" da era soviética que resistiram à invasão da Alemanha nazista. A operação de defesa deixou 200 casas inundadas. Apenas os ativistas ambientais veem a situação de uma perspectiva diferente. A região já foi um vasto pântano que foi drenado durante os tempos soviéticos, e agora o rio, dizem eles, está voltando à vida.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - Coreia do Sul e EUA fazem novas manobras militares conjuntas e Coreia do Norte faz ameaças.

 

Bombardeiro americano utilizado nos exercícios no mar Amarelo tem capacidade para transportar armamento nuclear.

Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos fizeram manobras combinadas nesta segunda-feira (6), com participação de um bombardeiro B-52 americano, em nova demonstração de força militar contra a Coreia do Norte, que prometeu resposta "sem precedentes" aos exercícios da semana passada dos dois aliados. As atividades de hoje aconteceram sobre o mar Amarelo (chamado de mar do Oeste nas duas Coreias). Nelas, participaram também caças sul-coreanos F-15 e F16, segundo informou o Ministério de Defesa Nacional da Coreia do Sul, através de comunicado. Na última sexta-feira (3), Washington e Seul realizaram exercício similar, em que participou um bombardeiro estratégico B-1, que, diferentemente do B-52 - que o Pentágono não destacava para a península desde dezembro passado -, não tem capacidade para transportar armamento nuclear. Deste modo, o exercício de hoje busca enviar uma mensagem ainda mais contundente, às vésperas do início das manobras de primavera 'Freedom shield', que ocorrem de 13 a 23 de março deste ano. Em fevereiro, o regime da Coreia do Norte, inclusive, alertou que, se os EUA seguirem fazendo manobras de "dissuasão estendida" e mantiverem os planos de realizar grandes manobras militares com a Coreia do Sul, as ações poderão ser consideradas como "declaração de guerra".A chamada dissuasão ampliada ou estendida é um compromisso firmado por Washington com Seul, que consiste no envio de ativos estratégicos americanos, como o B-1, para a península coreana, em função das ações de Pyongyang. Nos últimos meses, os EUA estão tentando reforçar o compromisso com a dissuasão estendida, em um momento em que, diante do crescente volume e complexidade do arsenal tático norte-coreano, a sociedade da Coreia do Sul se mostra cada vez mais desconfiada sobre a capacidade americana de defender o país. A península da Coreia atravessa um histórico nível de tensão, depois de um 2022 em que Pyongyang, que rejeitou ofertas para retomar o diálogo, realizou um número recorde de testes de armas, enquanto os aliados voltaram a fazer grandes manobras militares. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI 81/22

 

Câmara aprova direito a acompanhante para mulher que realizar exame com sedação; acompanhe.

 O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante às mulheres o direito de indicar acompanhante durante consultas e exames para os quais haja necessidade de sedação. A proposta irá ao Senado Federal. O texto aprovado é um substitutivo da deputada Bia Kicis (PL-DF) para o Projeto de Lei 81/22, do deputado licenciado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), ao qual estão apensados outros sete projetos sobre o mesmo tema. Atualmente, o direito a acompanhante já é garantido para o período de trabalho de parto, parto e pós-parto. Fonte: Agência Câmara de Notícias Reportagem – Eduardo Piovesan Edição – Pierre Triboli

VIDANEWS - Bancada de Anápolis e presidente da Alego unem esforços em prol da Santa Casa.

 

Deputados da representação de Anápolis na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) deram uma demonstração importante de união.

Na segunda-feira, 06, os parlamentares: Vivian Naves (PP), Antônio Gomide (PT), Coronel Adailton (SD) e Amilton Filho (MDB) receberam a visita do Bispo Diocesano de Anápolis, Dom João Wilk e do diretor da Santa Casa de Misericórdia, Padre Clayton Bergamo. A visita foi reforçada com a presença do presidente do Legislativo goiano, o deputado Bruno Peixoto (UB). “Nos comprometemos, na oportunidade, em olhar para a saúde pública do Município”, relatou Vivian Naves, numa postagem nas suas redes sociais sobre o encontro. Na Câmara, Rubens Otoni destaca parceria para viabilizar Centro de Diabéticos Segundo ela, na ocasião, foi debatida a questão da aquisição de um equipamento chamado PET-CT, que é destinado ao diagnóstico de câncer com maior nível de precisão. Inclusive, foi apontada a possibilidade de uso de recurso de duodécimo da Alego, por meio de um eventual convênio. A deputada informou que logo em seguida, houve uma visita à Prefeitura de Anápolis, da qual também participou o deputado Paulo Cezar Martins (PL). “Nos colocarmos a disposição para pensar políticas públicas e trazer benefícios para nossa cidade, de forma conjunta, pois acima de qualquer ideologia político-partidária, o cuidado com o nosso povo deve estar sempre em primeiro lugar e, juntos, podemos sempre fazer mais”, ressaltou Vivian Naves. “Todos estamos felizes ao anunciar essa grande novidade que logo vai estar disponível para quem mais precisa”, declarou o deputado Amilton Filho, também por meio das redes sociais.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)

 

 

VIDANEWS - Aras discute acesso do Brasil a banco de dados da União Europeia.

  

O Brasil pode ser o primeiro país da América Latina a fazer parte da Eurojust, com acesso a bancos de dados mantidos pelo bloco.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se reuniu nesta terça-feira (7) com o eslovaco Ladislav Hamram, presidente da Agência da União Europeia para Cooperação em Justiça Criminal (Eurojust), em Haia, na Holanda, para discutir a participação do Brasil no órgão. O convite foi feito em 2021, e o Brasil poderá ser o primeiro país da América Latina a fazer parte da agência. Com a integração, o Ministério Público Federal e as autoridades brasileiras que atuam no procedimento criminal poderão ter acesso a bancos de dados mantidos pela União Europeia, o que melhora o combate a crimes transnacionais. Uma oferta semelhante foi apresentada à Argentina e à Colômbia, mas as tratativas com o Brasil estariam mais avançadas. “É um momento histórico. É a primeira vez que um procurador-geral, um representante do MPF brasileiro, visita a Eurojust. Temos total confiança de que teremos uma parceria estratégica de alto nível”, disse Ladislav Hamram. Leia também: Decisão do STF sobre base de cálculo do ICMS pode aumentar energia em 3 estados e no DF “A integração à Eurojust é uma pauta de interesse do Brasil. Este encontro [com a Eurojust] é o início de um profundo diálogo, de integração e de cooperação entre nações que têm o mesmo propósito: manter o desenvolvimento econômico sustentável dentro da paz mundial”, disse Aras.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

 

VIDANEWS - Ministro do Trabalho defende desoneração da folha dentro da reforma tributária.

 

Luiz Marinho quer a cobrança de imposto no faturamento; ele ainda falou em alternativa para saque-aniversário do FGTS.

ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defendeu, nesta terça-feira (7), a inclusão da desoneração de imposto da folha de pagamento na reforma tributária. Segundo o ministro, a cobrança de impostos deveria ser realizada no faturamento das empresas, e não estar vinculada à folha.  "A sociedade precisa discutir qual é o papel da Previdência na importância do Estado de bem-estar e, portanto, é preciso ser enfrentado quando se faz o debate da reforma tributária. Eu sou plenamente favorável a essa mudança: tirar da folha de pagamento e discutir no faturamento", afirmou, durante evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Apesar do posicionamento, Marinho afirmou que cabe ao Ministério da Fazenda a decisão de propor a desoneração. No momento, a discussão do tema deve ficar em segundo plano — isso porque o objetivo do governo é dividir a reforma tributária em duas fases. Neste primeiro semestre, o foco está na simplificação dos tributos sobre o consumo, com a criação do Imposto sobre Valor Agregado, o IVA. Somente após essa aprovação pelo Congresso é que entram as tratativas sobre as mudanças no Imposto de Renda e os encargos sobre a folha de pagamento. Sobre a Previdência, Marinho afirmou, também, que não há déficit na área. "Se voltarmos às origens da constituição e das receitas, não tem déficit", defendeu. De acordo com informações do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o rombo registrado em 2022 atingiu R$ 261,2 bilhões, um aumento de 6% em relação ao ano anterior, que teve déficit de R$ 247,3 bilhões. FGTS e Uber Durante o evento, Marinho também falou que o governo federal estuda alternativas para o fim do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). "O que nós vamos oferecer ao parlamento é a possibilidade de mudanças drásticas em relação a isso, até a possibilidade de acabar, mas depende do Congresso", disse.  Na avaliação de Marinho, essa modalidade de saque é uma armadilha porque atrapalha a lógica da indústria e enfraquece o fundo para investimento.  Sobre a permanência da Uber no Brasil, o ministro minimizou a possibilidade de a empresa sair do país e não retrocedeu às críticas de que é necessária a formalização de trabalhadores de aplicativo. "Se a Uber for embora, problema dela", atacou. O ministro disse que não há interesse nem por parte do governo nem da Uber em deixar o Brasil. "A Uber não vai embora porque o Brasil é mercado número 1". Ele ponderou que o Executivo fará esforços para garantir a valorização do trabalho, sem que para isso haja um "canetaço". "É preciso controlar a atividade. É a civilidade sendo praticada. É preciso pensar no enquadramento em si da atividade econômica. Tem de ter uma ação, um enquadramento. Tem de ser uma atividade", disse. ( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

 

 

 

VIDANEWS - Foto mostra Elize Matsunaga em bar na praia, em possível violação de regras da liberdade condicional.

 

Imagem de Elize diante de uma torre de chope estava em celular apreendido após o indiciamento pela suposta apresentação de um documento falso.

Em liberdade condicional, Elize Matsunaga aparece em uma imagem registrada no próprio celular dela em um bar em uma cidade de praia e aparentemente consumindo bebida alcoólica, no que seriam infrações à decisão judicial que permitiu que ela deixasse o presídio em Tremembé, no interior de São Paulo, em 2022. Uma das regras da decisão é justamente não frequentar bares. O aparelho telefônico e o computador de Elize foram apreendidos na última semana, após ela ter sido indiciada pela polícia de São Paulo por suposto uso de documento falso. Ela teria apresentado um atestado de antecedentes criminais falso para poder trabalhar em uma empresa de Sorocaba no ano passado, logo depois que obteve a liberdade condicional. Elize nega ter falsificado o documento. A imagem que mostra Elize no bar foi divulgada inicialmente no perfil Mulheres Assassinas no Instagram, do escritor Ulisses Campbell, autor de um livro sobre Elize. Na descrição da imagem, ele informa que Elize está na praia do Itararé, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Presa desde 2012 por ter matado o marido, Marcos Matsunaga, Elize foi condenada a mais de 19 anos de prisão por homicídio doloso e destruição de cadáver, entre outros crimes. Ela conseguiu remição de parte da pena ao fazer atividades como trabalhar e participar de cursos no presídio.A decisão que condeceu a liberdade condicional a Elize, em maio de 2022, previu que ela deveria: • comparecer trimestralmente à Vara de Execuções;• obter ocupação lícita no prazo de 30 dias;• permanecer em sua residência durante o repouso, no período compreendido entre 20h e 6h, salvo com autorização judicial;• não mudar da Comarca sem prévia autorização do juízo;• não mudar de residência sem comunicar o juízo;• não frequentar bares, casas de jogo e outros locais incompatíveis com o benefício. Procurada, a defesa de Elize não comentou as possíveis infrações às regras da liberdade condicional com a presença dela em um bar de São Vicente durante a noite. Em liberdade condicional desde maio de 2022, Elize chegou a morar em Sorocaba após ter deixado a penitenciária de Tremembé. Ela foi acolhida pela família de uma ex-detenta de quem virou amiga no presídio. Após alguns meses, Elize foi morar em Franca, onde comprou uma casa e decidiu trabalhar como motorista de aplicativo. É nessa cidade do norte do estado em que Elize fixou residência. Volta à prisão O Ministério Público pediu que Elize volte à prisão em razão do documento falso que teria sido apresentado. Segundo a polícia, a irregularidade em relação ao documento apresentado em Sorocaba foi comprovada após perícia. O delegado Acácio Leite afirmou que se trata de uma falsificação “grotesca”, em que o nome de Elize foi colocado em sobreposição ao de outra pessoa. A Justiça ainda não se manifestou sobre o pedido do Ministério Público de São Paulo.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Decisão do STF sobre base de cálculo do ICMS pode aumentar energia em 3 estados e no DF.

 

Segundo associação de distribuidoras, a deliberação é um retrocesso para medidas fiscais do país e aumenta a tributação.

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão que incluiu duas tarifas na base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre a energia elétrica, e, assim, reverteu uma medida que havia sido aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. Na prática, a decisão pode resultar em um aumento médio de 10% na conta de luz dos moradores de três estados: Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. A estimativa é da Associação das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). Segundo o diretor institucional e jurídico da Abradee, Wagner Ferreira, a deliberação é um retrocesso para as medidas fiscais do país e aumenta a tributação na conta. "A alteração no cálculo afetará milhões de brasileiros", afirmou. No mês passado, o ministro do STF Luiz Fux concedeu liminar para manter as tarifas de uso dos sistemas de distribuição (Tusd) e de transmissão (Tust) no cálculo do imposto estadual. Agora, ele manteve o entendimento.  Leia também: Governo adia até junho o pagamento de tributos por moradores do litoral paulista Os ministros analisaram uma ação apresentada por governadores que questionam alterações promovidas na Lei Kandir pela Lei Complementar federal 194/2022, que classifica combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo como bens e serviços essenciais. Isso impede a fixação de alíquotas acima da estabelecida para as operações em geral. Entre outros pontos, a norma retirou da base de cálculo do imposto estadual os valores em questão.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

 

 

VIDANEWS - Mansão das vítimas do Titanic busca novos donos; veja as imagens.

  Construída em 1900 para Peter Widener, um dos magnatas do aço e investidor do Titanic, Lynnewood Hall era um verdadeiro palácio. Com mais ...