CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 26 de abril de 2018

DEFENSORIA PÚBLICA



Notícias de Águias Lindas - Defensoria Pública Itinerante atende nesta semana a população local
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) levará atendimento jurídico integral e gratuito à população de Águas Lindas de Goiás a partir desta terça-feira (24). O atendimento será até sexta-feira (27).
Os trabalhos serão feitos no salão do Plenário do Júri, no Fórum de Águas Lindas localizado na quadra 25, lote 01 - Jardim Querência, com orientações jurídicas sobre divórcio, guarda, pensão, defesa do consumidor, cível, inventário, direito penal, entre outros.
O evento é realizado pela Defensoria Pública do Estado de Goiás, Prefeitura de Águas Lindas e Tribunal de Justiça de Goiás. Têm direito ao atendimento jurídico da DPE-GO pessoas com renda de até três salários-mínimos ou em situação de vulnerabilidade.
Nesta terça-feira o atendimento será das 13 às 18 horas e de quarta a sexta-feira (dias 25 a 27) será das 9 às 18 horas. Oito defensores públicos, acompanhados por servidores da DPE-GO, vão participar desse atendimento.
As pessoas interessadas em receber atendimento devem ir ao local em posse de seu documento de identidade, CPF, certidão de nascimento dos filhos (se tiver), comprovante de renda, comprovante de endereço, talão de IPTU, bem como dos documentos específicos do caso em questão.

EDUCAÇÃO CONTRA A DENGUE


Notícias de Águas Lindas - Hildo do Candango implantou com sucesso o Projeto Educação Contra a Dengue
O prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da Amab, Hildo do Candango, criou com sucesso o projeto Educação Contra Dengue na Escola com cunho pedagógico e preventivo. Segundo Hildo, a intenção é discutir e conhecer os problemas causados pelo mosquito na comunidade, combatê-lo através da prevenção, trabalhar pedagogicamente o problema e fomentar a interdisciplinaridade do conhecimento através do contexto social local.
O Projeto EducAção Contra a Dengue na Escola conta com orientação pedagógico contínua. Os alunos de todas as matérias recebem as informações teóricas para atuarem como multiplicadores dentro de suas próprias residências no trabalho de combate e prevenção à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito.
Entre as atividades desenvolvidas estão: a realização e inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente; interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
E também, produção de textos, planejamento a escrita de textos considerando o contexto de produção: organização de roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, além de trabalho com a produção de textos de diferentes gêneros, atendimento com autonomia e diferentes finalidades.
O projeto fomenta ainda a análise linguística: reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais, usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos, dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.
Na matemática: ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive, formular questões sobre aspectos familiares que gerem pesquisas e observações para coleta dos quantitativos e qualitativos.
Nas ciências: aprender a seriar, organizar e classificar informações, considerar o impacto do progresso promovido pelo conhecimento científico e suas aplicações na vida, na sociedade e na cultura de cada pessoa, utilizar o conhecimento científico para tomar decisões no dia a dia.
Na geografia: reconhecer os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com atualidade de vida e saúde. E nas artes: fazer arte na perspectiva da criação artística como pesquisa e investigação.

PROJETO TEATRO COLETIVO


 PROJETO NA ESTRADA: Fábula, Sátira e Lirismo se encontram em projeto coletivo de teatro
Três grupos de Goiânia/Goiás viajam juntos pelo Brasil, apresentando 3 espetáculos consagrados pelo público e pela crítica, em 8 cidades de 4 estados, além do Distrito Federal. Rato de Biblioteca, da Cia de Arte Poesia Que Gira, A história é uma Istória, do Grupo Bastet e Quando se abrem os Guarda-Chuvas, da Farândola Teatro, circulam por cidades de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.
Entre os meses de abril e maio, um incomum projeto coletivo parte de Goiânia/GO, para uma caravana teatral repleta de sonhos e significados. Trata-se de uma circulação que envolve artistas de três diferentes grupos goianos, que buscam no fazer coletivo e na formação de novas redes o fortalecimento da produção cênica do Planalto Central em face de um cenário nacional ainda concorrido e nem sempre amistoso. O projeto conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás do Governo de Goiás e com a produção da Plano V Eventos e Cultura. Em Brasília a realização conta com a parceria da "Nossa Produtora" e "Circa Brasilina".
A quarta cidade a receber o projeto será a Capital Federal, nos dias 01, 02 e 03 de maio, de terça a quinta-feira, sempre às 19h, no Mercado Sul Brasília/DF. Em seguida será a vez de Cavalcante/GO, nos dias 04, 05 e 06 de maio, dentro da comunidade Kalunga. Nestas datas o público poderá conferir, gratuitamente, três diferentes espetáculos, cada um deles apontando para questões do mundo contemporâneo, mas com formas, linguagens e para públicos diferentes. Em seguida a caravana segue para Brasília/DF, Cavalcante/Go, Mauá/SP,  Campo Grande/MS, Mauá/SP e São Paulo/SP.
Três em três
Enquanto o espetáculo para crianças Rato de Biblioteca encanta pela ingenuidade e doçura, mostrando ao público que o mundo dos livros e da leitura é algo a ser preservado, o espetáculo para o público de jovens e adultos A História é uma Istória, traça um perfil de uma humanidade miserável e amoral, por meio do texto irônico e debochado de Millôr Fernandes. Quando se Abrem os Guarda-Chuvas, por sua vez, remete ao entardecer da vida, discorrendo de forma poética e cômica sobre os percalços e possibilidades de envelhecimento no mundo contemporâneo. Assim, com estes três trabalhos, já bastante amadurecidos pelo tempo de existência, os artistas-criadores Fernanda Pimenta, Thaíse Monteiro e Thiago Moura se unem na importante tarefa de levar teatro a todos os cantos e pessoas, debatendo as condições do próprio fazer teatral.
Segundo seus realizadores, a principal força deste projeto está em sua capacidade de viabilizar a colaboração de três importantes grupos de Goiás, fomentando seus trabalhos, valorizando a arte local e fortalecendo o cenário artístico do estado. Esse coletivo, formado pelos grupos Cia de Arte Poesia que Gira, Grupo Bastet e Farândola Teatro, já vem trabalhando e colaborando uns com os outros nos últimos cinco anos, portanto, este projeto é fruto desta parceria pré-existente, que confere maturidade e qualidade estética para todos estes trabalhos.
Intercâmbio
Além dos espetáculos, o projeto também prevê bate-papo e residência artística em cada uma das localidades. Segundo Patrícia Vieira, da Plano V Eventos e Cultura, produtora do projeto, a ideia é “estabelecer pontes de diálogo entre os artistas dos espetáculos, o público, a produção e os artistas de cada localidade visitada”. Sobre a relevância deste tipo de ação ela reforça: “É importante para criarmos estratégias de mobilização e fidelização do público de cada cidade às obras teatrais e aos espaços culturais que estão nos recebendo. Consideramos mesmo como uma atividade artístico-pedagógica, de fomento à arte e à cultura e de formação de público e plateia. Nossa ideia é criar e fortalecer essas redes de produção e circulação de espetáculos, como uma via de duas mãos. Nós levamos nosso trabalho e contamos com esses parceiros, que futuramente também poderão contar conosco para trazerem para Goiás suas produções.”.
Sobre os espetáculos
Quando se abrem os Guarda-Chuvas – Farândola Teatro: Um poema cômico sobre o envelhecer. O monólogo “Quando se abrem os guarda-chuvas” tem a atuação de Fernanda Pimenta, que também é coautora da obra. Um trabalho que nasceu junto com o Farândola Teatro, no ano de 2011. A direção é da espanhola Elena Diego e a dramaturgia do carioca João Pedro Fagerlande. Um trabalho de teatro físico e poético, que é ao mesmo tempo melancólico e cômico, lírico e áspero, contundente e apaziguador. A oralidade é o ponto de partida da personagem Conceição, uma viúva de mais de 70 anos, que se relaciona com o público de uma maneira calorosa, falando de seu dia-a-dia de pessoa idosa, que viu seu mundo se transformar aos poucos. A espevitada figura fala em futuro, em desejos, em como se relaciona com um mundo cada vez mais veloz e tecnológico, e certifica à audiência de sua autonomia e capacidade de se apropriar de tudo isto, inclusive de sua vontade de novamente amar. Dona Conceição contracena com suas memórias e com personagens que estão do outro lado da ligação ou das redes sociais. Ou seja, quando Dona Conceição abre seu guarda-chuva é tão somente para sair mundo afora, caminhando em direção a um futuro que ainda pode lhe reservar muitas surpresas.
A história é uma Istória - Grupo Bastet: Uma comédia de Millôr Fernandes. Um espetáculo questionador e atual, que aborda a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, derrubando os mitos, questionando os ídolos e ridicularizando os “grandes” feitos da humanidade, contando-os pela ótica dos excluídos, explorados e derrotados. O poder do espetáculo está no encontro com o espectador. Corrupção, exploração do sexo, a miséria humana, a canalhice dos poderosos, a alienação das massas. Tudo isso contado pelo Grupo Bastet, que há 15 anos inquieta-se na criação de obras sobre o mundo que alcançamos e sobre o mundo que sonhamos. No elenco estão Thiago Moura e Fernanda Pimenta. A direção do espetáculo é de Lua Barreto. E o ator Miqueias Paz foi quem fez a direção dos atores.
Rato de Biblioteca – Cia de Arte Poesia Que Gira: Uma Ratinha, ávida leitora, e uma Traça, muito sabichona e gulosa, são as protagonistas desta trama, que faz uma defesa divertida do hábito da leitura. O enredo mostra que as duas são moradoras de uma biblioteca pública que está prestes a fechar por falta de leitores. Preocupadas com seus futuros, elas vão armar os mais mirabolantes planos para defender seu lugar de vida e de cultura. O público se torna cúmplice do estratagema. As atrizes Thaíse Monteiro e Fernanda Pimenta cantam, dançam, tocam instrumentos e se apropriam do circo e do teatro para lembrar o público sobre o poder e a importância dos livros. O espetáculo está em cartaz desde 2012.
SERVIÇO:
Projeto NA ESTRADA: Circulação Coletivo Bastet – Farândola – Poesia que Gira - em BRASÍLIA/DF
Programação - Ordem dos espetáculos:
Datas e locais:
01, 02 e 03 de maio
Ter - 19h - 1 de Maio
Farândola Teatro – Quando se Abrem os Guarda-Chuvas
Qua - 19h - 2 de Maio
Grupo Bastet – A História é uma Istória
Qui - 19h - 3 de Maio
Poesia que Gira Cia de Arte – Rato de Biblioteca
Endereço:
[ENDEREÇO]
Mercado Sul - QSB 12/13 - Área Especial, Setor B Sul, loja 05 - Cep: 72015-630 Taguatinga – Brasília/DF
[MAIS INFORMAÇÕES]
62 99948-9556 (Plano V Eventos e Cultura - WhatsApp)
61 98464-2544 (Nossa Produtora)
Próximas cidades:
04, 05 e 06 de Maio - Cavalcante/GO
11, 12 e 13 de Maio – Campo Grande/MS
18, 19 e 20 de Maio – Mauá/SP
23, 24 e 25 de Maio – São Paulo/SP
Classificações: Livres – ENTRADA FRANCA
Com informações da:
Assessoria de imprensa: Ana Paula Mota / 62 99941 5464 / anapaulamota@gmail.com
Produção: Plano V Eventos e Cultura / Patrícia Vieira / 62 99948-9556


ASSISTENCIA INTEGRAL


Notícias de Águas Lindas - Famílias têm assistência integral no município, diz Aleandra Sousa
A primeira-dama de Águas Lindas de Goiás, Aleandra Sousa, que por cinco anos consecutivos esteve à frente das ações que permearam o trabalho de assistência social em seu município, servindo como bom exemplo para outras localidades, declarou recentemente que milhares de pessoas recebem os benefícios que lhes são de direito através dos programas sociais de governo.
As três unidades do Cras são responsáveis por boa parte destes serviços oferecidos à comunidade. Entre os programas estão o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) do Cras, equipe das Ações Estratégicas do Peti, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo Núcleo Criança e Adolescente e CCI, Paef e outros.
O Cras promove reuniões mensais com o objetivo de manter o trabalho de caráter continuado, fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todas elas.
Para Aleandra Sousa os programas são de suma importância para a comunidade incluída nos programas sociais do município. “A promoção de ganhos sociais e materiais às famílias, a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais e ainda o apoio às famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares, merecem toda a nossa atenção e estamos prontos para manter este atendimento”, frisa.
O trabalho social utiliza-se de diversas ferramentas direcionados às famílias, bem como ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias inscritas no Cadastro Único.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...