Notícias de
Águas Lindas - Hildo do Candango implantou com sucesso o Projeto Educação
Contra a Dengue
O prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da
Amab, Hildo do Candango, criou com sucesso o projeto Educação Contra Dengue na
Escola com cunho pedagógico e preventivo. Segundo Hildo, a intenção é discutir
e conhecer os problemas causados pelo mosquito na comunidade, combatê-lo
através da prevenção, trabalhar pedagogicamente o problema e fomentar a interdisciplinaridade
do conhecimento através do contexto social local.
O Projeto EducAção Contra a Dengue na Escola conta com
orientação pedagógico contínua. Os alunos de todas as matérias recebem as
informações teóricas para atuarem como multiplicadores dentro de suas próprias
residências no trabalho de combate e prevenção à dengue e outras doenças
transmitidas pelo mosquito.
Entre as atividades desenvolvidas estão: a realização
e inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor
ou outro leitor experiente; interpretar frases e expressões em textos de
diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor
experiente.
E também, produção de textos, planejamento a escrita
de textos considerando o contexto de produção: organização de roteiros, planos
gerais para atender a diferentes finalidades, além de trabalho com a produção
de textos de diferentes gêneros, atendimento com autonomia e diferentes
finalidades.
O projeto fomenta ainda a análise linguística:
reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e
suportes textuais, usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de
palavras e textos, dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras
e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.
Na matemática: ler, interpretar e transpor informações
em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos,
tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na
comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive, formular
questões sobre aspectos familiares que gerem pesquisas e observações para
coleta dos quantitativos e qualitativos.
Nas ciências: aprender a seriar, organizar e
classificar informações, considerar o impacto do progresso promovido pelo
conhecimento científico e suas aplicações na vida, na sociedade e na cultura de
cada pessoa, utilizar o conhecimento científico para tomar decisões no dia a
dia.
Na geografia: reconhecer os problemas ambientais
existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação
do ambiente e sua relação com atualidade de vida e saúde. E nas artes: fazer
arte na perspectiva da criação artística como pesquisa e investigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário