CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 5 de março de 2018

PROGRAMA RODA DE CONVERSA


 Cras Barragem inicia cursos com o programa Roda de Conversa
A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou nesta quinta-feira (01), mais uma Roda de Conversa com a comunidade e os alunos da Oficina de Artesanato. O Centro também iniciou suas atividades, com as novas turmas das oficinas de manicure e pedicure.
Para a secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, esse trabalho é uma conquista para estas famílias que terão uma nova oportunidade de se profissionalizarem e assim aumentarem suas rendas. Todas as atividades são acompanhadas por profissionais específicos como: assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e outros.
“Em todas as nossas unidades do Cras são feitos cadastros e levantamento de demandas para acompanhamento por meio de programas como: Paif, Paef e outros. E ainda inscrições para os programas: Cuidando de Quem Cuida, Roda de Conversa, que contam com técnicos, assistentes sociais e psicólogos, entre outros benefícios”, declara Aleandra. 
A secretária diz ainda que o CRAS é de extrema importância para a comunidade, pois é o primeiro lugar onde as famílias vão buscar ajuda. “Nós costumamos dizer que o CRAS é a casa das famílias, onde encontram vários benefícios, desde as crianças aos idosos”, afirmou.
Aleandra acrescentou que os Centros de Referência fortalecem a função protetiva da família. “Contribuem para a melhoria da qualidade de vida prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas, promovendo o acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos”, concluiu a secretária.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

O SONHO VIROU REALIDADE


Notícias de Águas Lindas - Águas Lindas de Goiás o sonho que virou realidade
A cidade de Águas Lindas de Goiás foi emancipada no dia 27 de dezembro de 1995, sua primeira eleição ocorreu no ano seguinte, antes ela era um distrito do município de Santo Antônio do Descoberto-GO e tinha como seu administrador Jaime Monteiro.
Águas Lindas, apesar de ser uma cidade jovem já pode se orgulhar de sua história, que nos últimos anos adquiriu inúmeras conquistas. A cidade, agora uma das que mais crescem em todo o estado de Goiás recebe obras de grande porte que tem transformado a vida dos mais de 200 mil habitantes.
Uma das primeiras grandes obras que foram concluídas já nesta gestão, foi a iluminação da BR 070 e a implantação dos redutores de velocidade, que diminuíram significativamente o número de acidentes que ocorriam de maneira constante na via.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) também é uma grande obra que foi entregue há alguns meses aos moradores, a obra que é modelo em todo o país foi planejada não apenas para a comunidade atual mas também para as gerações futuras, uma vez que tem capacidade para atender até 500 mil habitantes.
A cidade também recebeu obras estruturantes, que levaram pavimentação asfáltica, galerias de águas pluviais, calçadas, estações elevatórias, entre outros, a diversos bairros.
Recentemente a prefeitura, conseguiu por meio de parceria com o governo do Estado de Goiás recursos para a conclusão das obras de pavimentação asfáltica do Complexo Pérola. Quando concluídas estas obras levarão mais segurança e qualidade de vida a 100 mil famílias. Águas Lindas ainda passará a contar com mais de 80% das ruas de toda a cidade asfaltadas.
Este é apenas o início da história de uma cidade que tem cada vez mais se tornado um lugar melhor, visando sempre o bem estar de seus cidadãos e a construção de uma comunidade que tenha acesso aos pilares básicos para uma vida mais digna e uma sociedade em constante desenvolvimento.

ADICIONAL AOS ACE E ACS


 Prefeitura de Águas Lindas realiza pagamento integral do incentivo adicional aos ACE e ACS
 A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou o pagamento do adicional a todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de forma integral. O pagamento foi feito em atendimento a Lei Municipal enviada pelo Poder Executivo e aprovada pela Câmara de Águas Lindas e sancionada pelo Prefeito Hildo do Candango que garante o pagamento deste adicional a estas categorias.
“Este é o reconhecimento do trabalho profissional em prol de nossa população a estas duas importantes categorias. Eles desenvolvem atividades de suma importância para a saúde da população e desta forma, estamos garantindo este reconhecimento”, disse o prefeito Hildo do Candango.
Para o secretário de Saúde, Eduardo Rangel, o adicional é válido já que estes profissionais são de extrema importância para o município. “Os Agentes de Saúde e Combate a Endemias acompanham o dia a dia da comunidade realizando um trabalho importante para prevenção e promoção de saúde pública junto às famílias, e por conta disso devem ser valorizados”.
O trabalho em conjunto com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem proporcionado inclusive o controle dos casos de dengue. Segundo o secretário de Saúde, os agentes recebem o suporte necessário para fazerem seus trabalhos  com apresentação de resultados importantes no âmbito de saúde pública.
Atualmente o Lira, índice que afere a percentual de infestação do mosquito vetor de várias doenças, Aedes aegypti se encontra em torno de 1%, índice abaixo do aceitável pelo Ministério da Saúde. Este índice é graças às ações pontuais de bloqueio somado ao trabalho de conscientização da população realizada pelos agentes e outras ações que são realizadas de forma conjunta com outros órgãos.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde. Ambos trabalham com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças. Vamos conhecer as funções de cada categoria
O ACS visita regularmente residências e realiza registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência. Assim, o ACS deve orientar pessoas em relação à sua saúde, encaminhando para Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outros locais de atendimento sempre que necessário.
O ACE promove ações de educação em saúde junto à comunidade e informa à população sobre os riscos das doenças. Além disso, o ACE também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas. Também atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

EDUCAÇÃO ORGANIZADA.


Notícias de Águas Lindas - Prefeito Hildo organizou a educação no município de Águas Lindas
Com apenas 23 anos de emancipação política e administrativa o município de Águas Lindas de Goiás promoveu uma efetiva melhoria do sistema de ensino municipal, cujos objetivos alcançados se devem pela transformação da organização e planejamento para a docência e reorganização no sistema municipal de ensino.
Para isso Hildo promoveu uma reorganização do sistema de ensino das escolas implementando o Sistema de Jornada Ampliada, cujo propósito foi promover a possibilidade de maior atendimento às crianças e aumento do tempo de planejamento do professor dentro e fora de seu local de trabalho.
Com o programa Evasão Zero, o município conseguiu tirar a educação do rol negativo onde havia 25 escolas das 45 no vermelho, para apenas 9 em 2017, entretanto, a meta é que todas as escolas alcancem entre 94% à 98% de fluxo até o final deste ano. Atualmente a rede municipal de educação possui mais de 22 mil alunos matriculados em mais de 45 escolas. Só no 1º ao 3º ano são 9.045 alunos matriculados.
É realizado constante acompanhamento pedagógico, em especial aos alunos do Ensino Fundamental I: 4º ano – 3.556 alunos divididos em 128 turmas. 5º ano – 3.271 alunos divididos em 117 turmas. O programa Mais Educação atende aproximadamente 8.000 alunos nas 32 escolas que possuem o programa em cinco oficinas (letramento, esporte, cultura, horta, fanfarra)
São executadas ações que ajudam na conduta e no trato com as crianças de 0 à 5 anos das escolas. Mais de 90% dos servidores são concursados efetivos, incluindo fonoaudiólogos, assistentes sociais, nutricionistas. Existe uma constante capacitação dos servidores.
Cerca 350 professores estão em formação pelo PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Mais de 70 professores estão em formação nas TICs – Tecnologia das Informações e Comunicações na Educação. E ainda 50 coordenadores e gestores escolares são capacitados em Elaboração de Projetos Educacionais pelo DEC da Secretaria em parceria com o Núcleo Tecnológico de Formação de Educadores de Anápolis.
O Polo UAB atende atualmente com cursos superiores diversos, em parceira com a UFG, UEG e UnB. A EJA está presente em 04 polos que envolvem 15 escolas, com um total de 352 alunos a partir de 15 anos.
Foram ainda criados os jogos escolares, que são realizados anualmente, contando com 1.925 participantes nas modalidades Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Atletismo, Judô, Tênis de Mesa, Xadrez e Dama, sendo: 33 escolas Municipais, 09 escolas Estaduais. 03 escolas particulares. O Programa Mais Cultura na Escola, conta com 07 escolas atendidas com mais de 2.000 alunos contemplados em parceria com entidades (ONGs).

COMBATE A DENGUE


Prefeitura de Águas Lindas realiza dia “D” do combate a dengue na região do Camping Club
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Endemias a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás realizou na última segunda-feira (26), o dia “D” de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e zika vírus.
Os agentes realizaram a visita nos imóveis para verificação de possíveis locais de proliferação do mosquito, orientando os moradores a realizarem a verificação em suas residências e assim evitar e eliminar possíveis focos de infestação do mosquito vetor.
O prefeito Hildo do Candango ressaltou o trabalho realizado pela equipe de agentes de endemias, “O trabalho realizado por estes profissionais de forma preventiva, aliado a outras medidas tomadas de forma conjunta com outras secretarias tem mantido o índice de infestação dentro do patamar aceitável pelo Ministério da Saúde, mais o que realmente importa é que nossa população tem sofrido menos com a infecção, este é o nosso trabalho”, disse o prefeito.
Já o secretário de Saúde, Eduardo Rangel, ressaltou que pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis são os criadouros que mais produzem Aedes aegypti e, portanto, os mais perigosos. Isso não significa que a população possa descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixos a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros. “O alerta é para que os cuidados com os reservatórios de maior porte sejam redobrados, pois é neles que o mosquito seguramente encontra melhores condições para se desenvolver de ovo a adulto” disse Eduardo.
Por ser um mosquito que vive perto do homem, sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional. As fêmeas têm mais oportunidades para alimentação e dispõem de mais criadouros para desovar. A infestação do mosquito é sempre mais intensa no verão, onde há elevação da temperatura e intensificação de chuvas, estes fatores somados propiciam a eclosão de ovos do mosquito.
Para evitar esta situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos do vetor. Como o mosquito tem hábitos domésticos, essa ação depende, sobretudo do empenho da população.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

ESCOLA MUNICIPAL EMÍLIA FERREIRA


 Escola Municipal Emília Ferreira é destaque em superação e apresenta resultados positivos
Uma gestão compartilhada faz toda a diferença na área educacional, a soma da participação de país de alunos na vivência escolar de seus filhos com a dedicação dos servidores que lidam diretamente com o processo de ensino, garantem resultados expressivos.
A Escola Municipal Emília Ferreira localizada no Jardim Brasília II, antiga Cidade do Entorno, é um destes casos e vem apresentando potencial extraordinário. De uma escola com índices negativos e baixa credibilidade em anos anteriores, para uma escola referência, o fluxo saiu dos baixos 0.86 para 0.96, a aprendizagem beira a média de 7.0, a sua renovação parte da harmonia entre professores e gestão, do compartilhamento de ideias entre escola e secretaria e da busca por uma comunidade presente.
O secretário de educação, Deusimar Macedo, elogiou o trabalho desenvolvido pela direção da escola “A equipe desta unidade escolar, tem trazido os pais para fazer parte da administração, conservação e manutenção da escola, os conselhos estão atuantes, e a APM se encontra em funcionamento depois de acordado com os pais e professores. Toda essa transformação se reflete até mesmo nas instalações da escola, onde tanto a equipe escolar quanto os pais, intitulados “Amigos da escola”, realizam ações para conservar a escola, é maravilhoso acompanhar o trabalho que tem sido realizado nesta escola” disse o secretário.
O diretor pedagógico da SMECT, professor Francisco de Assis disse “A Escola é um exemplo de superação e dedicação. A Biblioteca está nos parâmetros modernos com informática acoplada, a sala de recursos tem excelente padrão, e o grafite como obra de arte aflora nas crianças o desejo e prazer em estar na escola, os pais estão encantados, e a escola dá exemplo de gestão”, falou o diretor.
A Escola Municipal Emília Ferreira tem sob sua responsabilidade cerca de 700 alunos e possui uma equipe liderada pela professora Fran Lopes com 2 coordenadores pedagógicos, secretário e auxiliar escolar, sala de recursos e biblioteca integrada a informática com um acervo de quase 800 livros onde os alunos são incentivados a prática da leitura. A comunidade também pode doar livros À escola levando-os a unidade escolar ou entrando em contato com a Secretaria de Educação.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM


PREFEITURA DE FORMOSA


 Notícias de Formosa - Visando a melhoria do saneamento básico, Prefeitura de Formosa inicia construção de galeria de água pluvial 
O governo de Formosa, que atualmente é administrado pelo prefeito Ernesto Roller, realizou diversas obras de infraestrutura no município a fim de melhorar a rede de água pluvial do perímetro urbano. Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, as obras tem o objetivo de melhorar a captação e o escoamento da água da chuva por meio de uma “rede de drenagem eficiente”.
“O Governo de Formosa está construindo uma galeria de água pluvial, próximo ao Magônia, com o objetivo de evitar enchentes em áreas de acúmulo de água e organizar a vazão nas proximidades”, informa a assessoria.
A medida do governo do prefeito Ernesto Roller contribui diretamente para a preservação do meio ambiente, já que, no Brasil, segundo o IBGE, dos 69,2 milhões de domicílios existentes no país em 2016, 65,9% contavam com rede de coleta de esgoto. Isso significa que um em cada três domicílios não tinha escoamento por rede geral, pluvial ou fossa ligada à rede.
“O investimento busca atender uma antiga reivindicação e ampliar o sistema de drenagem pluvial do município, que exerce um papel essencial para dar segurança e melhorar a qualidade de vida da população”, explica o prefeito Ernesto Roller.
Na opinião do prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, que é grande admirador do trabalho feito por Roller à frente do Executivo de Formosa, o investimento em saneamento básico é indispensável se a gestão visa o aumento da qualidade de vida da população
 “A impermeabilização dos solos em áreas urbanas deve andar junto de projetos de galerias de águas pluviais. Isso porque o asfalto é rapidamente deteriorado quando as águas das chuvas correm por sobre ele cotidianamente. As galerias também evitam enchentes em áreas de acúmulo de água nas vias e organizam a vazão até o corpo receptor (córregos, rios e mares)”, lembra Hildo.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...