CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 20 de março de 2022

VIDANEWS - STF mantém veto ao uso do Disque 100 para denúncias sobre vacina.

 

Damares Alves havia autorizado canal de denúncias de violações de direitos humanos a receber reclamação contra exigência de vacina.

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, por 10 votos a 1, que o governo federal use o Disque Direitos Humanos (Disque 100) para receber reclamações de pessoas que se sentem discriminadas diante da exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para o acesso a determinados locais e atividades.O uso dado ao canal foi uma iniciativa da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Em janeiro, ela autorizou que o Disque 100 fosse acionado em denúncias contra a exigência da vacinação. O entendimento, segundo o órgão, era que a obrigatoriedade da vacinação e a exigência de apresentação do passaporte vacinal poderiam acarretar violação de direitos humanos e fundamentais. Em fevereiro, Damares recuou e informou ao STF que deixaria de usar o canal para esse fim. A Suprema Corte também determinou que o governo altere duas notas técnicas sobre vacinação. Uma publicada pelo Ministério da Saúde, que diz que a vacinação de crianças não é obrigatória, e a outra, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que afirma que a exigência de passaporte de vacinação viola os direitos humanos.A ação, ajuizada pelo partido Rede Sustentabilidade, foi julgada pelo plenário virtual do STF entre os dias 11 e 18 de março. A maioria da Corte seguiu o voto do relator, ministro Ricardo Lewandowski, que sustenta que o governo federal deve incentivar a vacinação em massa e evitar a adoção de atos “sem embasamento técnico-científico”. O único voto divergente foi do ministro André Mendonça, que defende que os atos contestados do governo federal são definidos por lei ordinárias e não deveriam, portanto, ser sequer discutidos pela Corte constitucional. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - ONU: dez milhões de pessoas fugiram de suas casas na Ucrânia.

 

Neste domingo, exército russo voltou a usar mísseis hipersônicos e também atacou escola que servia de abrigo em Mariupol.

Segundo informações divulgadas pela ONU (Organização das Nações Unidas), dez milhões de pessoas fugiram de suas casas na Ucrânia após a invasão russa.Exército russo voltou a usar mísseis hipersônicos contra a Ucrânia deixando um rastro de destruição. Neste domigo, uma escola que servia de abrigo foi bombardeada na cidade de Mariupol, civis ficaram presos entre os escombros.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Incêndio atinge prédio da Presidência próximo ao Planalto.

 

Fumaça foi vista saindo da Secretaria de Segurança da Presidência, a cerca de um quilômetro do Palácio do Planalto .

Um incêndio atingiu, na tarde deste sábado (19/3), um dos prédios anexos ao Palácio do Planalto, em Brasília. Uma fumaça escura foi vista saindo do fundo do prédio da Secretaria de Segurança da Presidência por motoristas que passavam pela L4 Norte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o prédio atingido foi o galpão da Coordenação Geral de Transporte da Presidência da República (Cotran). As chamas foram controladas rapidamente e não há vítimas.Em nota, a Secretaria de Especial de Comunicação da Presidência informou que "um incêndio atingiu as dependências de um dos anexos do Palácio do Planalto". "O Corpo de Bombeiros foi chamado imediatamente e já está atuando no local. Até o momento, não há relatos sobre vítimas bem como quanto a proporção de eventuais danos", explicou.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Idosos ucranianos vivem como refugiados em estações de metrô.

 

Pelo menos 200 pessoas se refugiam na estação de Syrets, a noroeste de Kiev, que funciona como abrigo antibomba.

Valentina Katkova, 77, não sabe o que a faz querer chorar mais: os problemas de saúde da idade avançada ou o fato de viver "enterrada" no metrô de Kiev para escapar das bombas russas.Assim como ela, 200 pessoas encontraram refúgio na estação de metrô Syrets, a noroeste da capital ucraniana. A maioria dorme em cobertores ou colchões colocados no chão, na plataforma ou nos corredores da estação. Katkova, vestida com um casaco lilás e um chapéu tricotado à mão, e outros de sua idade desfrutam do escasso conforto dos vagões do metrô. A mulher dorme em três assentos de couro azul sobre os quais estendeu um cobertor. Não dá para se deitar completamente, devido à falta de espaço. Ao lado dela está uma garrafa de água e um copo de plástico.Seus olhos estão vermelhos por causa das lágrimas e sua voz é interrompida pelo choro. Ela dorme lá desde 24 de fevereiro, quando o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu iniciar sua ofensiva. Sua filha, genro e dois netos passam a noite na plataforma da estação. "Os velhos estão aqui. E os jovens estão no chão", lamenta.O metrô de Kiev, que tem algumas estações muito profundas, serve como abrigo improvisado para milhares de habitantes.Os trens circulam em uma única via e os demais, imóveis, servem para dezenas de pessoas dormirem lá dentro. Nesta estação localizada a cerca de 60 metros de profundidade, querem dar uma falsa sensação de normalidade e até instalaram uma televisão.Nina Piddubna, 71, dorme no carro ao lado e explica que as últimas três semanas não foram fáceis. No início "me senti muito mal, estava com febre", diz essa mulher com olhos claros e olheiras profundas. Ela chegou a desmaiar e os funcionários do metrô cuidaram dela.Olena Gusseva, 73 anos, admite que existe uma grande solidariedade entre as pessoas que se refugiam na estação."É verdade que há umidade e podemos adoecer, mas isso não importa porque o mais importante é permanecer vivo", diz ela.( Fonte R 7 Noticias Internacinal)

VIDANEWS - Síndico agredido segue na UTI após passar por cirurgia na boca .

 

Wahby Khalil permanece internado na UTI do Hospital Santa Lúcia após passar por tratamento odontológico, segundo boletim .

O síndico Wahby Khalil, agredido pelo personal trainer Henrique Sampaio Campos no condomínio Luna Park, em Águas Claras, permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Lúcia após passar por cirurgia odontológica, segundo boletim médico divulgado na tarde deste sábado (19).Nesta quinta-feira (17), câmeras do circuito interno de segurança da academia do prédio flagraram a discussão entre o professor de educação física e Khalil e a posterior agressão ao síndico, que foi atingido por um soco no rosto. De acordo com o advogado de Khalil, Edson Alexandre, a briga teria começado após o síndico ter informado ao treinador sobre reclamações de outros moradores a respeito do barulho que o saco de pancadas estaria fazendo e dos danos causados no teto.( Fonte  R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Rússia volta a disparar mísseis hipersônicos na Ucrânia e situação humanitária piora.

 

De acordo com os relatos, cidades ucranianas estão destruídas, ataques atingem áreas residenciais e milhares de civis estão morrendo.

A situação humanitária continuou a piorar nas principais cidades ucranianas sob o fogo dos ataques de Moscou, que anunciou no domingo (20) que usou mísseis hipersônicos pela segunda vez. "Um grande estoque de combustível foi destruído por mísseis de cruzeiro 'Kalibr' disparados do Mar Cáspio, bem como por mísseis balísticos hipersônicos disparados pelo sistema de aeronaves 'Kinjal' do espaço aéreo da Crimeia", disse o Ministério da Defesa russo em comunicado. declaração. Este último ataque ocorreu na região de Mikolaiv, disse o ministério, sem especificar a data. O alvo destruído, ele observou, era "a principal fonte de abastecimento de combustível para veículos blindados ucranianos" implantados no sul do país. Esses mísseis pertencem a uma família de novas armas desenvolvidas pela Rússia e que seu presidente, Vladimir Putin, descreve como "invencíveis". Escola de abrigo bombardeada Em Mariupol, uma cidade estratégica no sudeste da Ucrânia que foi bombardeada há semanas e sofre com a falta de água, gás e eletricidade, as autoridades locais acusaram o exército russo no domingo de ter bombardeado uma escola de arte no dia anterior que serviu de refúgio para várias centenas de pessoas. pessoas. , garantindo que os civis ficaram presos sob os escombros. "Os ocupantes russos lançaram bombas na escola de arte G12 localizada na margem esquerda de Mariupol, onde 400 habitantes — mulheres, crianças e idosos — se refugiaram", disse o município da cidade portuária. "O prédio foi destruído e as pessoas ainda estão sob os escombros. O número de mortos ainda está sendo esclarecido", acrescentou em um comunicado publicado no Telegram. Esta informação ainda não foi verificada. A situação humanitária em Mariupol, como em outras cidades sitiadas, é terrível. Um grupo de 19 crianças, a maioria órfãos, está "em grande perigo", preso em um sanatório porque seus responsáveis ​​não podem pegá-los devido aos combates, disseram parentes e testemunhas à AFP neste sábado (19). Fazer "algo assim para uma cidade pacífica... é um ato de terror que será lembrado mesmo no próximo século", disse o presidente ucraniano Volodmir Zelenski em um discurso no domingo. O cerco de Mariupol "ficará na história para responder por crimes de guerra", declarou. O bombardeio também danificou severamente a usina siderúrgica e metalúrgica Azovstal de Mariupol, cujo porto é fundamental para a exportação do aço produzido no leste do país. "Uma das maiores usinas metalúrgicas da Europa foi destruída. As perdas econômicas para a Ucrânia são imensas", disse a parlamentar Lesia Vasylenko, que postou um vídeo em sua conta no Twitter mostrando espessas nuvens de fumaça subindo de um complexo industrial. 'Catástrofe humanitária absoluta' No norte do país, o prefeito de Chernigov, Vladislav Atroshenko, descreveu a situação em sua cidade como uma "catástrofe humanitária absoluta". "O fogo de artilharia indiscriminado continua em áreas residenciais, dezenas de civis, crianças e mulheres são mortas", disse ele à televisão. "Não há eletricidade, aquecimento ou água, a infraestrutura da cidade está completamente destruída." Em um hospital bombardeado, "pacientes operados ficam nos corredores a uma temperatura de 10 graus", disse ele. Os ataques também não pararam em Kiev, a capital, em Mikolaiv e em Kharkov, a segunda maior cidade do país, no noroeste, onde pelo menos 500 pessoas morreram desde o início da guerra, segundo dados oficiais ucranianos. A Rússia "não conseguiu obter o controle do espaço aéreo e depende fortemente de armas de longo alcance lançadas da relativa segurança do espaço aéreo russo para atacar alvos na Ucrânia", disse o Ministério da Defesa do Reino Unido em comunicado. De acordo com o Ministério da Defesa da Ucrânia, as tropas russas, cujo avanço no solo foi muito mais difícil do que o esperado diante da feroz resistência ucraniana, realizaram 291 ataques com mísseis e 1.403 ataques aéreos desde o início da invasão em 24 de fevereiro passado. Cadáveres de soldados russos Em uma intervenção em russo postada na internet de sábado para domingo à noite, o presidente Zelensky afirmou que os corpos de soldados russos estavam espalhados nos campos de batalha e não haviam sido recolhidos."Em lugares onde a luta é particularmente feroz, a primeira linha de nossa defesa está simplesmente repleta de cadáveres de soldados russos. E ninguém está removendo esses corpos", disse ele. As novas unidades enviadas como reforços continuam a ofensiva passando "por cima" dos cadáveres, assegurou. "Quero perguntar aos cidadãos da Rússia, o que eles fizeram com você por anos para que você não perceba suas perdas?", acrescentou.Segundo Zelenski, mais de 14.000 soldados russos foram mortos desde o início da invasão.O presidente ucraniano, que afirmou sua herança judaica em sua busca de apoio contra a invasão russa, se dirigirá ao Parlamento de Israel nesta tarde de domingo por videoconferência, país que está tentando mediar entre Moscou e Kiev.A Austrália expandiu no domingo suas sanções contra a Rússia, proibindo imediatamente as exportações de alumina e bauxita, e prometeu mais armas e assistência humanitária para Kiev.A proibição de exportação visa impactar a produção de alumínio na Rússia, que depende 20% da alumina da Austrália, disse o governo de Canberra.O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu no domingo que a China se posicione e condene a invasão russa da Ucrânia, juntando sua voz à de Zelensky, que no sábado pediu a Pequim que "condene a barbárie" cometida por Moscou.Cerca de 180.000 pessoas conseguiram escapar das zonas de combate por corredores humanitários, segundo Zelensky, e 6.623 o fizeram no sábado (das quais 4.128 de Mariupol e 1.820 de Kiev), segundo as autoridades ucranianas."Mas os ocupantes continuam a bloquear a ajuda humanitária, especialmente em áreas sensíveis. É uma tática bem conhecida... é um crime de guerra", disse o presidente.Desde 24 de fevereiro, mais de 3,2 milhões de ucranianos foram para o exílio, quase dois terços deles para a Polônia.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Telegram exclui publicação de Bolsonaro após decisão do STF.

 

Moraes deu 24 horas para plataforma cumprir ordens judiciais proferidas anteriormente.

O aplicativo de mensagens Telegram apagou, neste sábado (19), uma mensagem publicada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em seu canal na plataforma. A mensagem trazia uma investigação da Polícia Federal de um ataque hacker contra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A exclusão se dá em cumprimento à uma decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que deu 24 horas para a plataforma cumprir ordens judiciais tomadas anteriormente. O ministro determinou na última quinta-feira (17) que o Telegram fosse bloqueado no Brasil. Após pedido da plataforma, em nova decisão, neste sábado (19), Moraes determinou que o Telegram cumpra integralmente decisões judiciais proferidas anteriormente para evitar o bloqueio. Dentre elas, ele pediu a imediata exclusão de uma publicação feita por Bolsonaro em 4 agosto do ano passado. Ele já havia feito esta solicitação à plataforma no dia 12 de agosto. A mensagem em questão refere-se a um inquérito da Polícia Federal que, segundo o presidente, comprovava que o sistema eleitoral brasileiro foi invadido."Segue os documentos que comprovam, segundo o próprio TSE [Tribunal Superior Eleitoral], que o sistema eleitoral brasileiro foi invadido e, portanto, é violável", pontuou o presidente. Agora, no lugar da mensagem está escrito: "Esta mensagem não pôde ser exibida porque este  bot violou as leis locais".Na publicação, constavam quatro links, sendo um deles o inquérito da PF e outro um relatório do TSE. Este inquérito é relativo a um ataque de hackers sofrido pelo tribunal 2018. Em agosto do ano passado, Bolsonaro divulgou o inquérito em suas redes sociais, afirmando que a investigação era uma evidência de fraudes no pleito em que foi eleito presidente da República. Depois que o presidente divulgou o inquérito em suas redes sociais, foi aberta uma investigação para apurar o vazamento dos documentos sigilosos. Bolsonaro chegou a ser intimado para depor no inquérito, mas não compareceu e afirmou que exerceu o "direito de ausência". Ao concluir a investigação, a PF apontou que o presidente comeceu crime ao divulgar os documentos, mas não o indiciou. Bloqueio do Telegram O ministro Alexandre de Moraes determinou na quinta-feira (17) o bloqueio do Telegram após diversas tentativas de contato do Judiciário brasileiro com a empresa. A empresa não possui escritório em território nacional, e o TSE enviou diversos ofícios em que solicita reuniões com representantes da empresa para tratar do combate a fake news.Após a decisão de Moraes, a plataforma afirmou que houve uma falha de comunicação em relação aos e-mails. Em seguida, o fundador do Telegram, Pavel Durov, divulgou uma mensagem na qual pede desculpas ao STF e presta informações sobre o cumprimento parcial das decisões.Durov afirmou que a empresa cumpriu uma decisão do STF no fim de fevereiro e, na ocasião, pediu para que futuras solicitações de remoção de perfis fossem enviadas para um e-mail específico. O fundador disse acreditar que a resposta da empresa não chegou ao STF, e que o Telegram não recebeu a decisão proferida no início de março que continha uma nova solicitação de remoção de perfil.Ele, então, pediu que o ministro adiasse a decisão por alguns dias. "Para nos permitir remediar a situação nomeando um representante no Brasil e estabelecendo uma estrutura para reagir a futuras questões urgentes como esta de maneira acelerada", solicitou.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Exército russo bombardeia escola que servia de abrigo em Mariupol.

 

Autoridades locais afirmaram neste domingo (20) que prédio foi destruído e que civis ficaram presos sob os escombros.

O exército russo bombardeou uma escola de arte que abriga várias centenas de pessoas na cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, disseram autoridades locais neste domingo (20), acrescentando que civis ficaram presos sob os escombros."Ontem (sábado), os ocupantes russos lançaram bombas na escola de arte G12 (...) onde 400 moradores de Mariupol - mulheres, crianças e idosos - se refugiaram", declarou o município da cidade portuária sitiada. "Sabemos que o prédio foi destruído e que pessoas pacíficas ainda estão sob os escombros. O número de vítimas está se tornando claro", acrescentou ele em comunicado ao Telegram. Mariupol, uma cidade no sudeste da Ucrânia com uma população de 450.000 habitantes antes da guerra, está sob bombardeio pesado há várias semanas pelas forças russas e seus aliados separatistas pró-russos.No domingo, o governador da região de Donetsk, Pavlo Kirilenko, também acusou Moscou de "deportar à força mais de 1.000 moradores de Mariupol" que vivem no leste da cidade para a Rússia, sem especificar quando os eventos ocorreram. Segundo ele, as forças russas montaram "campos de filtragem" onde "verificam os telefones" dos moradores de Mariupol antes de "confiscar seus documentos de identidade". "Então eles são enviados para a Rússia", disse ele no Facebook, acrescentando que "seu destino do outro lado (da fronteira) é desconhecido".Essas declarações não puderam ser verificadas imediatamente de forma independente. Na quinta-feira, a Ucrânia acusou Moscou de bombardear um teatro da cidade onde centenas de moradores se refugiaram, ignorando o aviso "Diéti" ("Crianças" em russo) escrito no chão em letras gigantes ao lado do prédio. Ainda não há relatório de vítimas.Segundo o governo ucraniano, mais de 2.100 pessoas foram mortas em Mariupol desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro.Os sobreviventes se refugiam nos porões, sofrendo múltiplas deficiências. Algumas das famílias que conseguiram fugir disseram ter visto corpos nas ruas por dias.Infligir "algo assim em uma cidade pacífica (...) é um ato de terror que será lembrado ainda no próximo século", disse o presidente ucraniano Volodimir Zelensky neste sábado (19), denunciando um "crime de guerra".A cidade é de importância estratégica, pois sua captura permitiria à Rússia unir suas tropas na Crimeia com as de Donbas (leste), enquanto bloqueava o acesso ucraniano ao Mar de Azov.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Paraguai lamenta fala de Guedes e diz ser 'nação livre e soberana'.

 

Ministro da Economia chamou país vizinho de 'estado brasileiro com zero impostos'.

O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai usou as redes sociais neste sábado (19) para rebater a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes. O governo paraguaio não citou o nome do ministro e disse apenas que "lamenta as expressões infelizes de um alto funcionário do governo brasileiro"."O Paraguai é e sempre será uma nação livre, soberana e independente, e em homenagem a quem o defendeu heroicamente ao longo de sua história, essas expressões infelizes não podem ser desprezadas", ressaltou. A resposta se dá pelo fato de Guedes ter dito, na última sexta-feira (18), que o Paraguai "virou o estado brasileiro mais rico". Na ocasião, o ministro estava em um evento no Ceará em que comentou os impostos e disse que o Paraguai "praticamente se tornou um estado brasileiro com zero impostos"."Se tivéssemos impostos baixos, os brasileiros não estavam indo para o Paraguai para fazer soja. Tudo que está sendo feito lá poderia estar sendo feito aqui. Mas está sendo feito lá porque a gente tem imposto muito alto. O Paraguai inteligentemente baixou os impostos e virou o estado brasileiro mais rico, entre aspas; o que mais cresce", disse.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Motorista joga carro contra multidão e mata seis na Bélgica.

 

Pelo menos 26 ficaram feridos; pessoas estavam reunidas para um carnaval na cidade de La Louvière neste domingo (20).

Seis pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas quando um carro atingiu uma multidão reunida para um carnaval na cidade de La Louvière, no sul da Bélgica, na manhã deste domingo (20), segundo um novo balanço anunciado pelo procurador-adjunto do rei de Mons."No estado atual da investigação, sabemos que um veículo atropelou um grupo (...) e lamentamos seis mortes, 26 feridos", incluindo "dez pessoas cujas vidas estão atualmente em perigo", declarou Damien Verheyen, durante uma coletiva de imprensa.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...