CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 18 de junho de 2022

VIDANEWS - Polícia Federal diz que há um foragido no caso de Dom e Bruno.

Jeferson da Silva Lima, conhecido como 'Pelado da Dinha', foi alvo de mandado de prisão, mas não foi localizado até o momento.

Polícia Federal (PF) afirmou que há um homem foragido no âmbito das investigações sobre as mortes do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Jeferson da Silva Lima, vulgo "Pelado da Dinha", está sendo investigado como suspeito no crime e teve um mandado de prisão expedido pela Justiça do Amazonas, mas não foi localizado até agora.A informação foi divulgada pela PF na noite desta sexta-feira (17). De acordo com a corporação, os homicídios foram cometidos por pescadores, entre eles Amarildo da Costa de Oliveira e Oseney da Costa Oliveira, que estão presos preventivamente. Mais cedo, também nesta sexta, o exame realizado pela Polícia Federal revelou que a arcada dentária de um dos corpos encontrados no Amazonas é do jornalista britânico Dom Phillips.A comparação com laudos anteriores entregues pela família confirmou que se trata da arcada do jornalista, que desapareceu no dia 5 deste mês na região do Vale do Javari, próximo à cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas, junto com o indigenista Bruno Pereira. A avaliação técnica se concentra também em entender a dinâmica das mortes.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Bombeiros lutam contra incêndios florestais na Espanha em meio a onda de calor.

 

Condições secas e ventos causaram incêndios em várias áreas, com Zamora, perto da fronteira com Portugal, entre mais atingidas.

Bombeiros lutam neste sábado (18) para controlar incêndios na Espanha, e as pessoas buscam alívio com leques, sombra e muita água, durante uma onda de calor fora de temporada que elevou a temperatura a níveis recorde.A Espanha caminhava para registrar as maiores temperaturas no começo do verão em décadas, com previsões entre 40 e 42 graus Celsius em Zaragoza, no nordeste, e áreas de Navarra e La Rioja no norte da Espanha, segunda a agência nacional de clima. Em Zaragoza, com previsão de ter a maior temperatura da Espanha com 42 graus Celsius neste sábado, as pessoas se abanavam com leques e jornais em um mercado aberto, debaixo da sombra, enquanto se hidratavam. Às 16h (horário local) a temperatura havia chegado a 40,9 graus Celsius. Condições secas e ventos causaram incêndios florestais em várias áreas, com Zamora, perto da fronteira com Portugal, entre as mais atingidas.Quase 20 mil hectares de terra foram queimados na cordilheira de Sierra de la Culebra, e o fogo “ainda estava ativo”, disse o governo regional de Castela e Leão, onde fica Zamora, no Twitter.Na tarde de sábado, o governo local afirmou que 11 vilas foram isoladas e cerca de 500 bombeiros estavam trabalhando para apagar as chamas.Não houve relatos de mortes ou ferimentos.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - CÂMARA DOSDEPUTADOS Lira reúne líderes nesta segunda para discutir taxação de lucros da Petrobras.

O presidente da Câmara fez duras críticas ao novo aumento dos combustíveis anunciado ontem pela empresa.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vai reunir os líderes partidários nesta segunda-feira (20) para analisar proposta de taxação dos lucros da Petrobras e mudanças na política de preços praticada pela estatal. Em entrevista à Globonews nesta sexta-feira (17), ele fez duras críticas ao novo aumento anunciado ontem pela empresa: 5,18% na gasolina e 14,26% no diesel.Lira também defendeu a renúncia do presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho. "Estamos perplexos. Claramente esse anúncio é uma retaliação pela sua demissão. Está fazendo mal ao Brasil e à economia brasileira", disse Lira. O governo anunciou a demissão de Coelho no fim de maio, mas a substituição depende de nova assembleia de acionistas da empresa.Na última quarta, a Câmara aprovou o PLP 18/22, que torna os combustíveis serviços essenciais e limita a tributação de ICMS sobre o produto. O presidente da Casa criticou a "falta de sensibilidade" do conselho diretor da Petrobras pelo anúncio do aumento em meio a essa discussão. "Isso faz com que tenhamos que tomar medidas mais duras contra a Petrobras", afirmou.Lira vai reunir o colégio de líderes para discutir como dobrar a taxação do lucro da empresa (CSLL) e alternativas à política de preços a Petrobras, hoje indexada ao dólar. "A Petrobras não dá um sinal a diminuir seu lucro de 30%, está trabalhando para pagar dividendos a fundos de pensão internacionais. Não custava nada esperar resultados do que estamos fazendo para diminuir a inflação para os mais vulneráveis antes de anunciar novos aumentos", criticou.Com a nova taxação, Lira espera reverter recursos para população e criar, por exemplo, "voucher combustível para caminhoneiro e taxistas". Fonte: Agência Câmara de NotíciasDa Redação - GM

VIDANEWS - Setor de serviços já acumula alta de 9% esse ano em Goiás.

 

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que o setor já respira mais aliviado agora após as pressões do período mais inicial da pandemia.

Em Goiás, a PMS/IBGE registra que na comparação de março com abril desse ano, o volume dos serviços teve um incremento de 1,3%. Na comparação abril 2022/abril 2021, foi identificada uma variação de 10%.No acumulado desse ano, ou seja, de janeiro a abril, o volume dos serviços aumentou 9,0%. No acumulado de 12 meses, a alta chega a 12%.Na análise do crescimento de 10% no volume de serviços referente a abril 2022/abril 2021, três pontos foram apontados como importantes.4Um deles é na atividade denominada Serviços Prestados às Famílias, que nessa base de comparação, subiu 63,4%.Vale ressaltar, o segmento foi bastante impactado na pandemia, pois abarca serviços como alimentação (restaurantes e outros), salão de beleza, hospedagem, academia de ginástica. No ano (janeiro a abril), os serviços prestados às famílias acumulam alta de 35,7% e de 49,3% para os últimos 12 meses. Outro peso relevante foi o setor de Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correios, que no ano acumula alta de 20,9%.TurismoAinda, outro destaque é o setor da atividade de turismo. Segundo a PMS/IBGE, em abril, na comparação com o mês anterior, o volume de serviços subiu 8,3%. Na comparação abril/2022-abril/2021, o setor subiu 72,1%. Este ano, acumula alta de 36,3% e de 47,3% nos últimos 12 meses.No mês de abril (comparado ao mês anterior) desse ano, 12 unidades da federação apresentaram alta no volume de serviços, sendo que a maior alta foi registrada no Rio Grande do Norte (7,9%). Goiás, com 1,3%, ficou na oitava posição. 14 estados e o Distrito Federal tiveram queda no volume de serviços, sendo que a retração maior foi verificada no DF (-8,2%). Sobre a PMSA Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. (Com informações do IBGE- https://www.ibge.gov.br/) ( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

VIDANEWS - SENADO FEDERAL PEC15/2022

 


Senado aprova PEC para manter competitividade do etanol; texto vai à Câmara

Por unanimidade, o Senado aprovou nesta terça-feira (14) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2022, que estimula a competitividade dos biocombustíveis em relação aos concorrentes fósseis. O texto mantém benefícios para fontes limpas de energia por pelo menos 20 anos. Foram 68 votos favoráveis e nenhum contrário na votação em primeiro turno. No segundo turno, foram registrados 72 votos favoráveis e nenhum contrário. A matéria segue para a Câmara dos Deputados.A PEC faz parte do pacote de projetos com objetivo de conter a alta no preço dos combustíveis. Nesta segunda-feira (13), o Senado aprovou o projeto que fixa teto de 17% do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e de transporte público (PLP 18/2022).De iniciativa do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), a PEC 15/2022 prevê a criação de "um regime fiscal favorecido para os biocombustíveis", o que será definido em uma lei complementar a ser aprovada pelo Congresso Nacional. De acordo com a PEC, as alíquotas sobre fontes renováveis devem ser menores do que as previstas para os combustíveis fósseis. O senador destacou que o texto "não inova, apenas mantém os benefícios existentes" para os combustíveis limpos.—  Nós precisamos manter a atratividade para o etanol. Hoje, nós temos uma diferenciação tributária entre a gasolina e o etanol. A PEC é meramente um comando constitucional de manter a atual estrutura tributária — declarou Bezerra.A regra deve valer por pelo menos 20 anos e será aplicável aos seguintes tributos: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) paga pela empresa sobre receita ou faturamento e pelo importador de bens ou serviços do exterior; Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).Enquanto não entrar em vigor a lei complementar, o diferencial competitivo dos biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis será garantido pela manutenção, em termos percentuais, da diferença entre as alíquotas aplicáveis a cada combustível fóssil e aos biocombustíveis que lhe sejam substitutos, em patamar igual ou superior ao vigente em 15 de maio de 2022.Quando o diferencial competitivo não for determinado pelas alíquotas, este será garantido pela manutenção do diferencial da carga tributária efetiva entre os combustíveis.“A emenda ora apresentada, assim, busca consagrar na Constituição a estrutura competitiva dos biocombustíveis que concorrem diretamente com combustíveis fósseis no país, mantendo um diferencial tributário vigente e justo entre esses produtos. Ainda fortalece a posição estratégica do Brasil para aproveitar as oportunidades delineadas pela economia de baixo carbono", justificou Bezerra ao apresentar a PEC.Consumo final Além dos benefícios para o meio ambiente, o relator, senador Fabio Garcia (União-MT), reforçou que a PEC assume maior relevância no cenário atual, marcado pela alta dos preços dos combustíveis. Ele apontou que o projeto garante a manutenção de incentivos a combustíveis renováveis.— O que se busca aqui é pelo menos a manutenção do diferencial tributário existente hoje. O setor não pede nada mais do que a manutenção. Se o governo tem a intenção de ampliar os incentivos fiscais, o texto também não impede — apontou.Garcia recomendou a aprovação do texto, com ajustes de redação para explicitar que os biocombustíveis são aqueles destinados ao consumo final, ou seja, aqueles que chegam aos postos.— Essa emenda à Constituição vem aqui para trazer uma garantia ao nosso país de competitividade aos biocombustíveis, combustíveis renováveis, e essa garantia se faz necessária, tanto para que a gente possa garantir ao cidadão brasileiro que ele tenha alternativa de abastecer e consumir um combustível mais barato e 100% renovável, mas também garante que a gente possa trazer competitividade e, mais além, sobrevivência a uma indústria 100% nacional que gera emprego e oportunidade por este país afora — acrescentou."Seletividade" Durante a votação da proposta, o líder do governo, Carlos Portinho (PL-RJ), afirmou que o Planalto é favorável à proposta, mas pediu mais tempo para sugerir ajustes como a substituição do termo “diferencial competitivo” por “seletividade”. Também manifestou preocupação com possíveis benefícios para o biodiesel, que segundo ele,  poderiam representar perdas para o diesel. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, negou o pedido. Ele apontou que havia ampla aceitação da matéria entre as lideranças partidárias. Portinho insistiu em mudanças que ele classificou como “ajustes” pontuais, mas o relator, Fabio Garcia, e o autor, Fernando Bezerra, apontaram que as sugestões do governo poderiam afetar o mérito da proposta. Fernando Bezerra se disse surpreso com as sugestões do governo no momento da votação da PEC e ressaltou que nenhuma emenda de mérito foi apresentada no prazo regimental.— Está na hora de o governo sinalizar que quer ajudar um setor que é tão importante para a economia brasileira — disse o senador ao afirmar que a PEC 15 é essencial para a manutenção do setor sucroalcooleiro.O senador Jean Paul Prates (PT-RN) argumentou que a mudança pretendida pelo governo, além de intempestiva, apresentada no momento da votação, representava mudança quanto ao mérito da proposta, e não seria bem compreendida nem mesmo pelos senadores da base.Por fim, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que a PEC está alinhada com a redução de carga tributária defendida pelo governo, mas também defendeu mudanças sugeridas pelo Ministério da Economia. Flávio Bolsonaro afirmou que os “ajustes finos” poderão ser feitos na Câmara dos Deputados.Como resultado, a proposta foi aprovada por unanimidade.Fonte: Agência Senado

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...