CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

VIDANEWS - Menino de 10 anos morre após cirurgia para extrair dente em MG.

 

Garoto teria sofrido hemorragia, na cidade de Igarapé; dentista relata à polícia que o menino estaria com inflamação havia dias .

Um menino de 10 anos morreu, na tarde desta segunda-feira (20), após um procedimento odontológico em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, para extração de um dente.De acordo com a PM (Polícia Militar), Antony Bernardo da Silva Souza teria sofrido uma hemorragia durante a cirurgia. Maria Jacinta, avó da criança, contou à reportagem que o menino começou a ter sangramento na última terça-feira (14) e foi levado para o hospital para tratar o problema. Na quarta-feira (15), a mãe teria o levado à dentista.O diagnóstico foi de inflamação e a profissional teria indicado duas possibilidades de tratamento: um canal, que custaria R$ 800 ou a extração, que seria mais barata. A profissional teria indicado antibióticos e pedido para levá-lo novamente quando o sangramento acabasse. A avó afirma que o problema não ocorreu neste domingo (19)."A minha filha fez o raio-x que a dentista pediu. Ela [a profissional] olhou e falou que tinha condições de retirar o dente. Eu ainda perguntei se não tinha perigo de hemorragia por causa do sangramento e ela disse que não", afirma Maria Jacinta. A mãe teria optado pela extração, em função do valor. Durante o procedimento, o garoto teria reclamado de dor, mesmo com aplicação de anestesia."Na hora que o dente foi arrancado, começou um grande sangramento e o meu neto desmaiou. Eu perguntei se ele estava morrendo. Disseram que não e nos retiraram da sala", relembra Maria Jacinta.A avó de Antony Bernardo afirma que a extração durou aproximadamente 20 minutos e que eles aguardaram outros 30 minutos até a chegada da ambulância que levou o garoto para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Igarapé. Segundo a PM, a dentista de 29 acompanhou o menor até a unidade de saúde. Na UPA, revoltados com a morte, familiares teriam ameaçado a profissional. Ainda segundo os militares, a dentista deixou o local e se apresentou em uma companhia de polícia próxima à unidade hospitalar depois de ser ameaçada.O pai do garoto foi impedido de entrar na Upa, devido às ameaças contra a profissional. A dentista foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil, onde será ouvida pelo delegado de plantão.Segundo a prefeitura, a clínica odontológica é particular. Ainda não se sabe o que pode ter levado a morte da criança. A perícia da Polícia Civil foi acionada para comparecer à UPA onde o menor foi atendido.A reportagem tenta contato com a clínica onde o procedimento foi realizado.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Austrália: morre a sexta criança após acidente com castelo inflável .

 

Duas outras vítimas permanecem em estado grave e uma terceira se recupera em casa.

Subiu para seis o total de crianças mortas na Austrália após uma rajada de vento repentina arrastar um pula-pula inflável no formato de um castelo, na escola primária Hillcrest, em Devonport, no norte da Tasmânia.Chace Harrison, de 11 anos, morreu na tarde do último domingo (20) devido aos ferimentos sofridos no incidente, enquanto duas outras crianças permanecem em estado crítico e uma terceira se recupera em casa, de acordo com informações das autoridades locais. O acidente ocorreu na última quinta-feira (16). As crianças caíram de uma altura de 10 metros. O primeiro-ministro Scott Morrison chamou o ocorrido de “simplesmente devastador”.Uma investigação está em andamento para saber se o castelo inflável foi devidamente preso ao chão.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Arábia Saudita: festival tem recorde de mais de 700 mil espectadores.

 

ONGs pediram a músicos que boicotassem o evento ou que denunciassem as violações aos direitos humanos no país.

Mais de 700 mil espectadores, um recorde, compareceram aos quatro dias do festival de música MDLBeast Soundstorm na Arábia Saudita, apesar de um aumento dos casos de Covid-19, informaram as autoridades nesta segunda-feira (20).  A monarquia de petróleo do Golfo se abriu nos últimos anos para eventos culturais e esportivos internacionais, mas as ONGs de defesa dos direitos humanos veem nisso uma forma de instrumentalização do lazer para desviar a atenção sobre a repressão aos opositores e ativistas. "A participação total alcançou 732 mil pessoas ao longo (dos quatro dias) do festival, um dos maiores do mundo", tuitou Turki al Sheij, que está à frente da autoridade de Entretenimento. As ONGs pediram às estrelas internacionais, entre elas o DJ francês David Guetta, que boicotassem este evento que terminou no domingo, ou que denunciassem publicamente as violações aos direitos humanos na Arábia Saudita. "Nunca antes vimos algo parecido em Riade - multidões, música, salas VIP e roupas que não estão de acordo com as tradições do país", afirmou uma mulher presente no festival. Este macro-evento ocorreu em um momento em que a Arábia Saudita vivencia um aumento dos casos de contágio por Covid-19, com os temores sobre a propagação da nova variante Ômicron como pano de fundo.A Arábia Saudita tenta - assim como outras monarquias do Golfo - diversificar sua economia ultradependente do petróleo e melhorar sua imagem.No final de novembro, a ONG Human Rights Watch (HRW) pediu a Justin Bieber, Jason Derulo e A$AP Rocky, que lideravam o cartaz de um recital em Jidá, às margens do mar Vermelho, que "tomassem uma posição pública" sobre as violações aos direitos humanos no reino saudita.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Chile vai reabrir dez fronteiras terrestres fechadas pela pandemia.

 

País anunciou a reabertura de dez postos fronteiriços nas divisas com Peru e Argentina, com exigência de vacinação e teste PCR.

O governo do Chile anunciou nesta segunda-feira (20) a reabertura de dez fronteiras terrestres com a Argentina e o Peru que ficaram fechadas por quase dois anos devido à pandemia de Covid-19, mas com requisitos rigorosos para os visitantes.As passagens terrestres serão reabertas em duas etapas. Na próxima quarta (22), será a vez de Futaleufú, de Huemules e da Passagem de Integração Austral, no sul do Chile, todas fronteiriças com a Argentina. Já em 4 de janeiro será a vez das passagens de Chacalluta, no limite norte com o Peru, e das de Agua Negra, Los Libertadores, Pino Hachado, Cardenal Samoré e Dorotea, com a Argentina."Atualmente temos a passagem habilitada nos aeroportos de Iquique, Antofagasta, Região Metropolitana [Santiago] e Punta Arenas, e estão chegando cruzeiros. Agora é a vez de habilitar as passagens fronteiriças terrestres", explicou o subsecretário de Turismo, José Luis Uriarte, durante a divulgação do boletim sobre a situação da pandemia no Chile.Os estrangeiros que entrarem no Chile por essas fronteiras terão que confirmar que receberam o ciclo de vacinação completo, apresentar uma declaração juramentada e contar com um seguro de saúde, e, quando chegarem, serão submetidos a um exame PCR, explicou Uriarte. O Chile tinha previsto reabrir algumas fronteiras terrestres no fim de novembro, mas a chegada da variante Ômicron ao país atrapalhou os planos do governo.O fechamento das fronteiras aéreas, terrestres e marítimas foi decidido em 17 de março de 2020, quase duas semanas depois que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no Chile. Desde novembro do ano passado, o país anunciou a liberação gradual de entrada para turistas, primeiro por via aérea.Desde que chegou ao Chile, a pandemia já provocou 1,7 milhão de casos e 38.000 óbitos. O país sul-americano, no entanto, se destaca pelo bem-sucedido programa de vacinação, com mais de 90% da população maior de 18 anos imunizada com o ciclo completo.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Trump processa procuradora-geral de NY para frear inquérito.

 

Ex-presidente quer parar investigação de mais de três anos sobre denúncias de fraudes em suas empresas e propriedades.

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump processou, nesta segunda-feira (20), a procuradora-geral do Estado de Nova York Letitia James, na tentativa de interromper o inquérito liderado por ela sobre suspeita de fraude nas empresas de Trump. O ex-presidente abriu o processo no tribunal federal em Syracuse, Nova York, após a informação de que o gabinete de James iria buscar interrogar Trump sobre sua empresa, a Trump Organization, e as acusações de manipular avaliações de propriedades imobiliárias. Trump e sua empresa, que também é investigada no caso, afirmam que James violou seus direitos de acordo com a Constituição dos Estados Unidos e buscou uma investigação com motivações políticas."Ao abrir esse processo, temos a intenção de não apenas responsabilizá-la por violações constitucionais flagrantes, mas também impedir sua cruzada amarga para punir seus adversários políticos", disse a advogada de Trump, Alina Habba, em nota.James rebateu, também em nota: "Nossa investigação continuará inabalada pois ninguém está acima da lei, nem mesmo alguém com o sobrenome Trump".O inquérito é relacionado a uma investigação de mais de três anos movida pelo procurador distrital de Manhattan Cyrus Vance sobre as práticas empresariais da Trump Organization. James se envolveu no caso em maio.A ação inclui um foco sobre se a Trump Organization teria inflado o valor real de alguns ativos imobiliários para obter empréstimos e benefícios fiscais.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Governo Biden sofre com paralisia política e avanço da Covid-19.

 

Com mudança de voto de senador, presidente não consegue aprovar plano de infraestrutura considerado fundamental.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, retornou a Washington nesta segunda-feira (20) sem muitos motivos para sorrir, já que a esperança de um acordo sobre o plano trilionário para preparar os Estados Unidos para os desafios do século XXI se esvai, em um fim de ano que também está sendo marcado pelo aumento dos casos de Covid no país. De volta à Casa Branca após um fim de semana em família em Wilmington, Delaware, o presidente americano, usando uma máscara preta, caminhou até o Salão Oval sem dirigir nenhuma palavra, nem mesmo um olhar, aos jornalistas que o esperavam descer do helicóptero. Por ora, sua agenda não prevê nenhum comparecimento público. Seu plano, "Build Back Better" ("Reconstruir Melhor", em tradução livre do inglês), que prevê 1,75 trilhão de dólares (cerca de R$ 10 trilhões) em reformas sociais e para favorecer os Estados Unidos no enfrentamento à mudança climática e na concorrência com a China, sofreu um golpe possivelmente fatal depois que o senador democrata Joe Manchin, crucial para a aprovação na Câmara alta, decidiu votar contra. O presidente, de 79 anos, limitou-se até agora a publicar um tuíte, no qual garante estar "mais decidido do que nunca" a defender esse projeto que pretende, entre outras coisas, reduzir significativamente o custo da insulina. O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, tentou levantar o moral nesta segunda prometendo, em um comunicado, "votar uma versão revisada" do plano, já "aprovado pela Câmara dos Representantes"."Continuaremos votando até que tenhamos algo", afirmou.  No entanto, o que restará da iniciativa legislativa mais importante do presidente Biden sem o apoio de Manchin? "Absolutamente imperdoáveis" Após anunciar seu voto contrário no domingo, na Fox News, o canal conservador preferido do ex-presidente Donald Trump, o legislador da Virgínia Ocidental repetiu nesta segunda em entrevista à rádio West Virginia Metro News que não votaria a favor dessas "reformas muito, muito ambiciosas". O BBB visa a reduzir o custo com creches e medicamentos, melhorar o poder aquisitivo das famílias e fomentar a compra de veículos elétricos. Esse centrista, que fez fortuna com os combustíveis fósseis, teme um efeito inflacionário e considera que as ajudas deveriam ser mais focadas. Sem ele, os democratas não possuem a maioria necessária para aprovar o plano no Senado. Além disso, não há nenhuma possibilidade de contar — como Biden fez recentemente para aprovar seu gigantesco plano de gastos em infraestrutura — com o apoio da oposição, já que os republicanos consideram que o "Build Back Better" colocaria os Estados Unidos no caminho para o "socialismo", um conceito polêmico no país.  A Casa Branca expressou sua frustração no domingo com um comunicado de virulência absolutamente sem precedentes de sua porta-voz, Jen Psaki, criticando "a mudança repentina e inexplicável" e uma "violação" dos compromissos de Manchin. "Não é o presidente, são seus colaboradores" os que fizeram "coisas absolutamente imperdoáveis", disse nesta segunda de forma enigmática o senador, após encerrar abruptamente as discussões. O golpe desferido contra Biden, cujo índice de popularidade já é muito baixo, é bastante grave: não só estão em perigo as suas reformas, como também não resta muito de seu crédito político, faltando um ano para as eleições legislativas de meio de mandato, cujo resultado pode ser um desastre para os democratas.  O presidente, um ex-senador que se orgulha de ter dominado o jogo parlamentar como nenhum outro, se dedicou pessoalmente ao tema, conversando diretamente com Manchin em muitas ocasiões, para desgosto dos progressistas de seu partido, que se sentem enganados.  "É hora de retirar as luvas e governar", tuitou nesta segunda-feira (20) a congressista democrata Alexandra Ocasio-Cortez, um dos rostos mais conhecidos da ala progressista do partido. Mensagem sobre a Ômicron Undefined mpotente ante o senador de um pequeno estado rural de 1,7 milhão de habitantes, Biden também parece estar diante de uma nova onda de Covid no país, o que acumula mais mortes desde o início da pandemia há dois anos, com mais de 800.000 óbitos até agora.Em todo o país, as filas crescem em frente aos centros de diagnóstico, enquanto competições esportivas e espetáculos estão sendo cancelados. Isso representa um desastre para Biden, que, depois do caos vivido durante o mandato de Trump, foi eleito com a promessa de acabar com a pandemia e proteger os americanos. Como é possível manter tal promessa em um país profundamente dividido e no qual o poder federal é limitado e qualquer medida, seja o uso de máscara ou a obrigatoriedade da vacina, gera tanta controvérsia e ações judiciais? Biden prevê discursar à nação nesta terça-feira sobre a variante Ômicron. Seu principal assessor sobre a crise sanitária, Anthony Fauci, anunciou no domingo a tônica: "Vamos ter semanas ou meses difíceis à medida que nos aproximemos do inverno" no hemisfério norte.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ataque hacker derruba sistemas e exclui dados da PF e PRF.

 

Corporações foram atingidas por investida criminosa contra servidores do governo federal em 10 de dezembro.

Um ataque cibernético derrubou o sistema interno da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal). De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo R7, dados de policiais com dívida ativa com a União foram apagados durante a investida criminosa. As equipes de segurança do governo acreditam também que informações de condutores cadastrados em bancos de dados das corporações foram excluídos.As corporações foram atingidas no dia 10 em meio a um ataque a diversos órgãos do governo, que teve como alvo principal o Ministério da Saúde. De acordo com fontes policiais ouvidas pela reportagem, os sistemas permanecem fora do ar e os dados ainda não foram recuperados. "Saiu na mídia que os dados não foram afetados. Mas percebemos que muita coisa foi excluída. Existe a expectativa de que tudo volte hoje à tarde, mas ainda não se sabe se o que foi perdido será recuperado", diz uma fonte anônima que integra a área policial.O problema impacta no trabalho de milhares de policiais em todo o país, principalmente quem atua na área administrativa e precisa levantar as informações para direcionar ações, investigações e fiscalização de entradas e pessoas em todo o país. A suspeita é de que ocorreu um ataque do tipo ransomware, onde os criminosos sequestram informações do sistema. Os dados roubados estariam em duas redes de servidores O problema tira do ar o SIstema Eletrônico de Informações do governo federal. As investigações, até o momento, não chegaram até os autores das ações e nem identificaram a localização dos atacantes. A suspeita é de que o crime tenha partido de algum servidor que atua no governo e tem acesso privilegiado ao sistema — o que facilita a exclusão de informações e comprometimento do sistema. A PRF e a PF foram procuradas para se posicionar sobre o caso, mas ainda não responderam.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Salário mínimo será de R$ 1.210 em 2022, prevê relator do Orçamento.

 

Valor é R$ 41 maior que os R$ 1.169 inicialmente previstos pelo governo.

O relator do texto do Orçamento de 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), apresentou nesta segunda-feira (20) uma nova versão do parecer em que prevê que o salário mínimo passará de R$ 1.100 para R$ 1.210,00 no próximo ano. O valor é R$ 41 maior que os R$ 1.169 considerados inicialmente pelo governo no relatório apresentado em agosto.A votação do relatório estava prevista para a manhã desta segunda-feira na CMO (Comissão Mista de Orçamento) e, no período da tarde, em plenário, mas foi adiada por falta de consenso entre os parlamentares. A votação deve acontecer nesta terça-feira.O valor previsto no relatório leva em consideração um aumento de 10,04% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) em 2021, indicador da inflação usado como referência para o reajuste do salário mínimo. Essa é a previsão da remuneração. O valor exato do salário mínimo só será conhecido em janeiro de 2022, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgar o número consolidado do INPC para o ano de 2021.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Cães 'policiais' do Congresso são treinados para farejar explosivos.

 

No total, 7 cães circulam pelos corredores do Câmara e do Senado em treinamento para detectar ameaças às pessoas e instalações.

Quando o acesso ao Congresso Nacional se tornou mais difícil ao público em geral, desde o início da pandemia de Covid-19 no país, as duas Casas legislativas passaram a pôr em prática dois projetos para tornar a circulação mais segura. Senado e Câmara têm diferentes projetos de cães farejadores para assegurar que ameaças não se concretizem.Apesar de ter menos parlamentares, o Senado é a Casa que possui mais cães. No total, seis cachorros, sob os cuidados da Polícia Legislativa, fazem vistorias nos corredores, nas comissões e dentro do plenário. Nova Yorque, Jethro, Barth, Hummer e Axel estão em diferentes estágios de treinamento. Os dois mais novos – Nova Yorque, um golden retriever, e Jethro, um pastor-belga-malinois – estão ainda em treinamento. O policial legislativo e veterinário Floriano Pinheiro e a também policial legislativa Helena Gomes são os responsáveis por treinar os cães. Pinheiro explica que, apesar de os agentes já terem feito treinamento e os cachorros circularem pelo Senado, o processo licitatório para a aquisição de material de treinamento e alimentação ainda não teve início. Os cães foram adquiridos pelos próprios policiais e são mantidos com doações de parceiros. Segundo o policial legislativo, a simples presença dos animais inibe a ação de pessoas que queiram ameaçar o Congresso e os parlamentares. “Constantemente, o serviço parlamentar é alvo de ameaças terroristas. Então a presença do cão aqui já inibe o perpetrador de [concretizar] alguma ameaça que visa à integridade do prédio, das instalações ou das pessoas que aqui transitam”, explica Pinheiro.Na Câmara, o projeto é um pouco menor. A golden retriever Margaux é supervisionada e treinada pela policial legislativa Leonela Santos. A cachorrinha, de apenas 1 ano e meio, passa pelo que a tutora chama de “treinamento artesanal”. Ela explica que, por ser sua e por ser a única, por enquanto, no programa, Margaux pode ter um treinamento diferenciado. “A Margaux está passando por uma fase de treinamento que se chama socialização e dessensibilização. Isso significa que ela está sendo preparada para a rotina e o dia a dia da Câmara. Esse treinamento está sendo feito de uma maneira muito artesanal, muito tranquila, respeitando toda a fase de desenvolvimento dela e a maturidade dela, por ser o nosso primeiro cão e por ela morar comigo. Então, eu tenho bastante tempo para investir nesse treinamento”, relata Leonela.Por enquanto, não há previsão para que a Câmara adquira novos cães, mas eles já devem vir treinados e prontos para trabalhar, segundo a policial.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Senado discute relatório final do Orçamento nesta segunda-feira.

 

Também estão na pauta o relatório sobre a Educação na pandemia e as alterações na lei que regula a cobrança de ICMS.

Na semana que antecede o Natal a movimentação em Brasília já começa a dar sinais de arrefecimento. O Judiciário já começou seu recesso entre 20 de dezembro e 31 de janeiro, e no Congresso estão marcadas apenas algumas deliberações para esta segunda-feira (20). Entre os destaques, o relatório final do Orçamento, o relatório sobre a Educação na pandemia e as alterações na lei que regula a cobrança de ICMS em produtos e serviços em transações entre estados e o consumidor final. Saiba mais a seguir.  Relatório final do Orçamento Está marcada para as 10h desta segunda-feira a votação do relatório final do Orçamento de 2022, na CMO (Comissão Mista do Orçamento). Durante a última semana, a CMO aprovou 15 dos 16 relatórios setoriais da proposta orçamentária. Ficou faltando, entretanto, a área temática Presidência e Relações Exteriores. As emendas dessa área serão analisadas pelo relator-geral, deputado Hugo Leal (PSD-RJ). O Orçamento de 2022 deverá ultrapassar R$ 2 trilhões nas receitas primárias do governo federal. Até agora, o maior valor apresentado nos relatórios setoriais do Orçamento foi o destinado à área da Saúde, com mais de R$ 8,8 bilhões em emendas parlamentares. Em seguida vêm os valores das áreas de Economia, Trabalho e Previdência, com R$ 3,2 bilhões; Desenvolvimento Regional (R$ 2,1 bilhões); e Educação (R$ 1,4 bilhão). Educação na pandemia undefined A Comissão de Educação do Senado vai se reunir às 14h30 desta segunda-feira para analisar o relatório da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na pandemia. O documento de 85 páginas — que foi elaborado com base em debates em oito audiências públicas — apresenta um diagnóstico dos impactos da pandemia sobre a educação.  No texto estão também 48 propostas que abordam temas como o retorno à escola; a garantia de permanência dos alunos na escola; a recomposição da aprendizagem; a ampliação da conectividade; o investimento na infraestrutura escolar; e a recomposição orçamentária para o setor. Também foram abordadas as condições de retorno às atividades presenciais, com protocolos de segurança sanitária, oferta de alimentação de qualidade e transporte, amplo acesso à internet, além de uma política de acolhimento socioemocional. Afora isso, o relatório aponta a necessidade de um programa nacional para superar os prejuízos causados pela pandemia. Entre os encaminhamentos sugeridos pelo documento estão o ensino integral e investimentos para a capacitação de professores.  Cortes na Educação De acordo com o relatório, a redução dos repasses do Orçamento da União para a Educação está entre os maiores desafios do setor. Segundo o relator, senador Flávio Arna (Podemos-PR), um estudo da consultoria da CMO (Comissão Mista de Orçamento) mostra que, desde 2019, o Orçamento voltado à Educação básica tem sido sistematicamente desidratado. Ainda segundo o senador, a execução do Ministério da Educação foi muito abaixo dos valores que estavam autorizados pelo Orçamento. Alteração da Lei Kandir O plenário do Senado discute nesta segunda-feira, a partir das 10h, o substitutivo da Câmara que altera a Lei Kandir. O PLP (projeto de lei complementar) 32/21 traz nova regulamentação para a cobrança do ICMS sobre a venda de produtos e serviços de um fornecedor de um estado para um consumidor em outro estado. O PLP 32/21 foi aprovado pela Câmara na quinta-feira (16) e tem o objetivo de promover ajustes para fazer frente às mudanças trazidas pelo crescimento do comércio eletrônico. Com a alteração, nas transações interestaduais que envolvam o consumidor final — que não é contribuinte de ICMS — o diferencial de alíquota cabe ao estado do comprador do produto ou serviço. Será responsabilidae do fornecedor recolher a diferença e repassá-la ao estado do consumidor final. Antes da mudança, o ICMS ficava integralmente no estado onde se localiza o fornecedor. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Homem ateia fogo na casa de ex-companheira e é preso no DF.

 

Fogo destruiu um cômodo da residência que fica na Quadra 46, em Brazlândia. Não houve feridos.

Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (20) após atear fogo na casa da ex-companheira, em Brazlândia. De acordo com a PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal), a corporação foi acionada por volta das 4h da manhã para atender uma ocorrência de violência doméstica na Quadra 46. A proprietária da casa disse que o ex-companheiro tentou jogar gasolina nela após uma discussão, mas não conseguiu. Ele ateou fogo na casa e fugiu. Os policiais fizeram buscas nas redondezas e encontraram o suspeito na Quadra 01. Ele tentou correr quando viu os agentes, mas foi contido e preso. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia e autuado em flagrante por violência doméstica e dano ao patrimônio. O Corpo de Bombeiros também atendeu a ocorrência e conseguiu conter o fogo. Apesar de um cômodo da casa ter sido destruído, ninguém ficou ferido no incêndio. Outros casos Em agosto deste ano, um homem também colocou fogo na casa da ex-companheira. O caso aconteceu no Novo Gama, cidade no Entorno do Distrito Federal. A mulher perdeu tudo o que tinha. Segundo a vítima, o relacionamento entre os dois durou 12 anos e o ex não aceitava o fim do casamento. Em outubro, Beatriz Pereira, moradora de São Sebastião, também perdeu tudo o que tinha após um incêndio criminoso causado pelo ex-companheiro. O homem estava insatisfeito com o fim do relacionamento, que acabou há dez anos. A mulher estava em casa com as filhas no momento do incêndio. O homem foi preso.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Policial faz massagem cardíaca e salva cachorro de infarto.

 

Cão de 14 anos passou mal depois de correr ao lado de outro animal, mas foi ressuscitado pelo militar.

O último domingo (19) tinha tudo para ser mais um dia comum na vida do tenente da Polícia Militar Murilo Marques. No meio da tarde, o militar preparava o almoço tranquilamente em seu apartamento no 3º andar de um prédio no Sudoeste. No entanto, a calmaria foi interrompida por uma série de gritos vindos do andar térreo."Ouvi uma senhora gritanto 'Teo' bem alto, umas três vezes", lembra Marques. Instigado pelo barulho, ele olhou pela janela para verificar o que estava acontecendo. A princípio, o policial conta que pensou se tratar de um cão em fuga. "Mas vi uma moça sacudindo um cachorrinho desesperada".O tenente não pensou duas vezes: pegou a primeira roupa que viu pela frente, se vestiu e desceu as escadas em disparada para ajudar a mulher. Ao chegar ao térreo, um pequeno grupo estava ao redor da cena, mas ninguém conseguia tomar qualquer atitude. "Ele estava morto quando cheguei, não tinha nenhum sinal vital", relembra."Tirei o cachorrinho dos braços dela e comecei a manobra. Fiz como se fosse em um neném. Pensei: 'eu sei fazer a massagem, vou fazer". Ele posicionou os dois polegares sobre o peito do animal e, depois de alguns minutos de tentativas, Téo voltou a respirar. Toda a ação de salvamento foi registrada por câmeras de celular das testemunhas, e, quando Teo acordou, foi um grande alívio. "Pensei que iria perdê-lo no dia do meu aniversário", afirmou a dona do animal. O cão da raça llhasa apso tem 14 anos, e passou mal depois de correr ao lado de outro cachorro. Depois do incidente, ele foi levado ao veterinário. "Foi muito inusitado, mas teve um final feliz", frisou o tenente. Essa não foi a primeira vez que o militar passou por uma situação pouco usual na profissão. Murilo Marques é originalmente do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). Há cinco anos, ele teve que fazer um parto de emergência. "Já passei por algumas loucuras".( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Conecte SUS completa dez dias fora do ar após ataque hacker.

 

Brasileiros ainda estão com dificuldade para emitir o comprovante da vacina contra o coronavírus no aplicativo do Ministério da Saúde.

O aplicativo Conecte SUS segue fora do ar dez dias após o ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde. A ferramenta reúne dados de saúde dos brasileiros, inclusive sobre a vacinação contra a Covid-19. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na quinta-feira (16) que o problema seria resolvido até o fim de semana.  A pasta ainda não divulgou nova data para restabelecer o sistema, mas comunicou, nesta segunda-feira (20), que finalizou o processo de recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19. De acordo com a Saúde, todos os dados foram recuperados com sucesso. "O Ministério da Saúde informa que está trabalhando, sem medir esforços, para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registo e emissão dos certificados de vacinação", informou. O primeiro ataque hacker aconteceu na sexta-feira (10) e deixou indisponível o e-SUS Notifica, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e o Conecte SUS. Na madrugada de domingo (12) para segunda-feira (13), um novo ataque comprometeu e-mails, telefones e a intranet do Ministério da Saúde. Funcionários chegaram a ser dispensados do trabalho, e a PF (Polícia Federal) foi acionada para investigar a invasão. O grupo chamado Lapsus$ reivindica a autoria dos ataques cibernéticos. Na mensagem deixada pelos hackers, havia um pedido de resgate pelas informações armazenadas — um tipo de ataque chamado ransomware, em que o invasor insere em um sistema um código malicioso que torna os dados desse sistema inacessíveis, geralmente por meio de criptografia. A principal característica desse tipo de ataque é que os crackers – nome utilizado para designar pessoas que têm conhecimentos de informática e os utilizam para fins de ataques – solicitam resgate para que os donos dos dados tenham as informações de volta.Viagens para o exterior Para os brasileiros que estão com viagem para o exterior agendada nos próximos dias, o Ministério da Saúde disse que enviou um comunicado aos países que receberão voos do Brasil informando sobre a indisponiblidade temporária do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 em formato digital.Nesse caso, a Carteira Nacional de Vacinação no formato físico pode ser um dos documentos utilizados para comprovar a imunização. O ministério também disponibiliza a lista de estados e municípios com aplicativos próprios para a emissão do certificado digital. Entre os estados que prestam o serviçõ estão o Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo.Série de ataques hackers também tiveram sistemas invadidos. Eles usam o mesmo serviço de computação em nuvem que é operado pela empresa Primesys, subsidiária da Embratel.A CGU informou que não houve perda de dados já que o órgão conta com backup. Na PRF, o incidente de segurança provocou indisponibilidade de alguns sistemas, entre eles o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), mas não houve vazamento de dados.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Condenado por mais de 100 estupros foge de presídio em Goiás.

 

Wanderson Carvalho fugiu do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia enquanto fazia serviço de limpeza; DGAP investiga o caso.

Um homem preso acusado de cometer mais de 100 estupros fugiu, na última sexta-feira (17), do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia — cidade que fica a 221,6 km do centro de Brasília. Essa é a segunda vez que Wanderson Alves Carvalho, conhecido como Dentinho, consegue fugir de um presídio — a primeira aconteceu em 2004. Ele foi condenado a 196 anos de prisão. De acordo com a DGAP (Diretoria-Geral de Administração Penitenciária), Wanderson fugiu enquanto prestava serviços de limpeza na base do GGM (Grupo de Guaritas e Muralhas) do complexo prisional. À noite, quando deveriam retornar para a Penitenciária Odenir Guimarães, as equipes não localizaram Dentinho. Uma investigação foi aberta para apurar as causas de circunstâncias da fuga. "Todas as medidas já foram adotadas para evitar ocorrências dessa mesma natureza no complexo e em outras unidades prisionais do Estado", disse o diretor-geral, Josimar Pires.Em nota, a DGAP reiterou que informações sobre o fugitivo podem ser enviadas de forma anônima por ligação para o número 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil e pelo telefone (62) 3201-1212, da Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Técnicos da Saúde emitem nota em defesa da vacinação de crianças.

 

Membros da Câmara Técnica destacaram que, desde o início da pandemia, 301 crianças de 5 a 11 anos morreram por Covid .

Os membros da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (Ctai Covid-19), ligada ao Ministério da Saúde, emitiram, por unanimidade, um parecer favorável ao uso da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Na análise, os técnicos destacaram a importância da proteção dessa faixa etária, que registrou 6.163 casos e 301 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. O documento serve para nortear a decisão do Ministério da Saúde sobre a inclusão ou não desse público no Programa Nacional de Imunização (PNI) e surge após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso do imunizante da Pfizer em crianças a partir dos 5 anos de idade. De acordo com a nota divulgada pelo grupo, a decisão tomou como base os dados epidemiológicos nacionais e internacionais sobre o impacto da Covid-19 nas diferentes faixas etárias. Foram considerados "o risco de infecção, transmissão e agravamento (hospitalização e morte); dados de ensaios clínicos, sobre imunogenicidade, reatogenicidade, segurança e eficácia das vacinas de diferentes fabricantes na população pediátrica em distintos países do mundo, além de informações sobre a segurança desses imunizantes em larga escala", detalham os técnicos. Os técnicos pressionam o governo para que inclua, com urgência, a vacinação em crianças no plano de imunicação, destacando, ainda, a chegada da variante Ômicron, que pode expor crianças ao maior risco de infecção. "Neste contexto epidemiológico, torna-se oportuno e urgente ampliarmos o benefício da vacinação a este grupo etário", diz o parecer.Para reforçar a defesa, a Ctai cita que a Pfizer já é usada nesse público em países como Canadá, Estados Unidos, Israel e na União Europeia. "Até o momento, os dados disponibilizados apontam para a manutenção da avaliação favorável à vacinação dessas crianças", afirma, completando que avaliações preliminares realizadas nos EUA demonstram que as reações adversas estão em níveis adequados. "Houve apenas oito casos de miocardite em mais de 7 milhões de doses administradas (dois casos após a primeira dose e seis casos após a segunda dose), todos eles classificados como de evolução clínica favorável", menciona a nota. "Ou seja, os benefícios são muito maiores do que os riscos, pilar central de avaliação de qualquer vacina incorporada pelos diversos programas de vacinação, seja no Brasil, seja no mundo."A nota ainda demonstra aptidão da CoronaVac na vacinação de crianças e adolescentes, afirmando que "outros países da Ásia, África e América do Sul têm utilizado vacinas de vírus inativado em milhões de crianças menores de 12 anos, a partir de 3 ou 5 anos". Na quarta-feira (15), o Instituto Butantan entrou com novo pedido de aplicação nesse público na Anvisa e aguarda a análise da reguladora.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Apostar em dietas milagrosas para o verão pode causar danos à saúde.

 

Nutricionista explica como perder peso de forma saudável e que seja possível sustentar por mais tempo, sem cair no efeito sanfona.

A internet está repleta de dietas milagrosas que prometem uma perda rápida de peso em poucos dias. Este tipo de atalho ganha ainda mais destaque durante o verão, quando o desejo de alcançar o corpo dos sonhos se torna algo para já. Mas, apostar nessas receitas mirabolantes pode causar danos à saúde e até um efeito rebote.A nutricionista Gabriela Cilla explica que o principal foco destas dietas é o déficit calórico, fator que proporciona uma rápida perda de peso. O problema, segundo a especialista, é quando o déficit é feito sem a orientação especializada e sem um cardápio adequado para as necessidades da pessoa. “A primeira questão é que déficits feitos a longo prazo ou dietas restritivas, voltadas para um único macro ou micronutriente, diminui o poder oxidativo do corpo e isso acaba lesando a imunidade, alterando os hormônios tireoidianos, causando fadiga e cansaço extremo, além de alterações no humor”, afirma a especialista. A restrição severa sobre o consumo dos alimentos também pode resultar em episódios de compulsão, segundo Gabriela. “A compulsão pode ser desencadeada de uma maneira mais progressiva e depende de cada paciente, tem pessoas que seguem uma vida mais estressante e a restrição vai ter um caráter bem mais lesivo do que para outros”.Seja a dieta do ovo ou do chá, nenhuma delas são possíveis de se manter a longo prazo, seja na rotina alimentar ou no resultado estético. Desta forma, o caminho que parece ser mais rápido acaba se transformando no chamado efeito sanfona, quando se vive o ciclo de engordar e emagrecer após o fim das dietas. “A pessoa não consegue sustentar o desconfortável durante muito tempo. Então é muito mais inteligente fazer uma reeducação alimentar que seja voltada para o objetivo, do que simplesmente cortar os alimentos. As pessoas precisam ter prazer e a reeducação alimentar fornece isso de forma pontual e gradativa, o que a dieta restritiva não faz”, ressalta Gabriela.Como perder peso de forma sustentável?Antes de pensar em um corpo para o verão, é importante traçar metas para uma rotina alimentar que seja possível sustentar de maneira saudável durante todo o ano. Por isso, a nutricionista recomenda que a perda de peso seja feita de forma planejada.“É importante que o paciente não deixe para a última hora, porque isso gera desespero e a pessoa acaba fazendo as coisas de maneira radical, respondendo ao imediatismo. A reeducação alimentar não é um processo imediato, mas é extremamente saboroso, a pessoa não passa necessidade nem restrição e vai curtir esse processo sem sofrer”, ressalta Gabriela.Para isso, é importante buscar a orientação de um nutricionista, que vai avaliar o histórico médico e as necessidades individuais de cada paciente e montar uma estratégia adequada a seus gostos e possibilidades. “Nenhum indivíduo é igual, então nenhuma dieta tem que ser padrão para todos, por isso a reeducação é um plano voltado para a individualidade e especificidade de cada paciente. Então, o meu conselho é que acreditem e realizem a reeducação alimentar”, destaca Gabriela.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - Passagem do tufão Rai deixa 208 mortos nas Filipinas.

 

Fenômeno foi um dos mais letais a atingir o país nos últimos anos e resultou em ao menos 239 feridos e 52 desaparecidos.

Pelo menos 208 pessoas morreram na passagem do Rai pelas Filipinas, um dos tufões mais letais a atingir o país nos últimos anos, enquanto prosseguem os esforçlos para levar alimentos e água às ilhas devastadas. De acordo com a polícia, ao menos 239 pessoas ficaram feridas e 52 desapareceram depois que o tufão Rai varreu o sul e o centro do arquipélago. A Cruz Vermelha filipina relatou um "desastre total" nas áreas costeiras atingidas pelo Rai, com casas, hospitais e escolas "destruídos".  Mais de 300 mil pessoas abandonaram suas casas e hotéis de praia. Várias áreas ficaram sem comunicação e sem energia elétrica, enquanto em outros lugares telhados foram arrancados, e postes de luz, derrubados. "Nossa situação é desesperadora", declarou Ferry Asuncion, vendedor da cidade de Surigao, devastada pela tempestade. Arthur Yap, governador da ilha de Bohol, um popular destino turístico, informou que a localidade registrou 80 vítimas fatais.Nas ilhas Dinagat, o porta-voz da delegação provincial, Jeffrey Crisostomo, disse à AFP que o balanço subiu para 10 mortes.O balanço total de mortes no país devido ao tufão pode aumentar, à medida que as agências governamentais avaliem a dimensão do desastre. O Rai atingiu as Filipinas na última quinta-feira (17) com ventos de 195 km/h. Milhares de policiais, militares, agentes da Guarda Costeira e bombeiros continuam mobilizados para ajudar nas buscas e resgates nas áreas atingidas. No último sábado (18), o tufão se afastou, avançando pelo Mar da China Meridional e, no domingo, estava ao largo da costa do Vietnã, movendo-se para o norte. Retroescavadeiras e tratores foram usados para ajudar a desobstruir estradas bloqueadas pela queda de postes e árvores.Uma avaliação aérea dos danos ao norte de Bohol deixou "muito claro" que as pessoas sofreram muito em termos de casas destruídas e perdas agrícolas, disse Arthur Yap, governador de Bohol. Ele declarou estado de emergência na ilha. O tufão também causou destruição generalizada nas ilhas de Siargao, Dinagat e Mindanao. Os ventos do Rai caíram para 150 km/h, enquanto o tufão avança pelo país em chuvas torrenciais, arrancando árvores e destruindo estruturas de madeira. A governadora de Dinagat, Arlene Bag-ao, disse no sábado que os danos à ilha "são uma lembrança, igual ou pior", da destruição causada pelo supertufão Haiyan, em 2013. Haiyan é o ciclone mais mortal já registrado nas Filipinas, com mais de 7.300 pessoas mortas, ou desaparecidas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...