Solenidade da Universidade do Estado de Santa Catarina marcou início da “Operação Caminhos do Ouro”
O Teatro Municipal Cine Esmeralda de Corumbá de Goiás foi o palco escolhido para o início da “Operação Caminhos do Ouro - GO 2014”. A ação é uma iniciativa do Núcleo Extensionista Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina e conta com um grupo formado por universitários, técnicos e professores da instituição catarinense.
A solenidade aconteceu na última sexta feira (12) e contou com a presença de representantes dos cinco municípios parceiros na ação, além dos professores Antonio Carlos do Fazer Social, do professor Alfredo Balduíno coordenador do NER e da ilustre presença da Secretária Nacional da Juventude Severine Carmem Macedo.
A secretária Nacional da Juventude, Severine enalteceu a programação da Universidade do Estado de Santa Catarina. “Estou aqui para abrir um canal de diálogo direto com a juventude. Projetos como este que tiram os nossos jovens das paredes da universidade mostrando a realidade brasileira, espaço que sempre foi elitizado até poucos anos, devem ser incentivados. A universidade era um espaço de poucos, e ir para universidades públicas, sejam elas federais ou estaduais, era para os filhos de quem teve oportunidade. A universidade não tinha a cara do Brasil, com a diversidade que temos, mas ela está mudando. Hoje ela é mais negra, mais indígena mais popular, mais rural, ela é mais plural”.
O professor Antonio Carlos do Fazer Social agradeceu os municípios por abrirem as portas para o projeto, “abrir as portas de seus municípios para jovens universitários é muito importante para a graduação e para as instituições, mas principalmente para realizar a integração do nosso País. E fazer parte deste projeto é para poucos. As pessoas podem até pensar que é simples, mas não é bem assim. Deixar suas férias, seus familiares para vivenciar um projeto como este é para os corojosos, os que vivem a competência e esses valores serão levados por toda a vida”.
Já o professor Alfredo Balduíno coordenador do NER, agradeceu a acolhida do povo de Goiás. “Este pedacinho de Goiás que agora está em nossos corações e este triângulo desenhado no mapa do Brasil, pelo professor Antonio Carlos, que fez toda a correria para organizar a operação. Quero fazer um agradecimento especial ao professor Mayco Morais Nunes, nosso Pró-Reitor de extensão, que não mediu esforços para que estivéssemos aqui, e ao nosso Reitor Antonio Heronaldo de Sousa pelo apoio concedido. Este projeto da Universidade do Estado de Santa Catarina, não é meu, não é dos universitários, mas sim de todos os brasileiros.
A Operação Caminhos do Ouro foi batizada em homenagem a história da região que teve em seu traçado os caminhos do ouro na época do império.
Em seguida as equipes foram divididas e encaminhadas aos municípios para realização dos trabalhos. A Operação Caminhos do Ouro terá seu encerramento no dia 20 de dezembro no município de Alêxania.
O encerramento do projeto em Águas Lindas será dia 19 de Dezembro na Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM