CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

VIDANEWS - Briga entre presos deixa 29 mortos e 66 feridos em presídio no Equador.

 

Mais dois enfrentamentos entre detentos e policiais foram registrados nesta semana em outra cadeia equatoriana.

Ao menos 29 pessoas morreram e 66 ficaram feridas em confrontos entre presos em uma penitenciária do porto equatoriano de Guayaquil, informou a entidade estatal encarregada das prisões, o SNAI (Serviço Nacional de Atenção Integral a Pessoas Adultas Privadas da Liberdade e a Adolescentes Infratores), nesta quinta-feira (6).Na segunda-feira (3) e na terça-feira (4) também foram registrados confrontos entre detentos no presídio de Latacunga, no centro andino do Equador, que deixaram 16 presos mortos e 43 feridos. O SNAI acrescentou que presos entraram em "confrontos" no presídio de Guayaquil chamado Guayas 1, que foi palco de quatro dos oito massacres produzidos desde 2021 no país, com saldo de quase 400 mortos no total.O órgão não esclareceu se as forças de segurança controlaram o surto de violência.Na noite de quarta-feira, as autoridades relataram 11 feridos, incluindo os cinco homens uniformizados, que foram atacados "com armas de fogo ao intervirem para restaurar a ordem", segundo a polícia. O SNAI afirmou, por sua vez, que alguns dos presos ficaram feridos por "explosivos" que eles mesmos explodiram na penitenciária, produzindo também danos estruturais.Os confrontos envolveram detentos de três dos 12 pavilhões da penitenciária Guayas 1, que tem cerca de 6.900 presos e faz parte de um grande complexo prisional de Guayaquil.( Fonte R 7 Noticias Internacionalk)

 

 

 

VIDANEWS - Aviões da Coreia do Norte fazem manobra com munição real perto da fronteira com a Coreia do Sul.

 

Seul mobilizou 30 aeronaves após a proximidade de oito caças e quatro bombardeiros enviados pelo governo de Kim Jong-Um.

Oito caças e quatro bombardeiros realizaram manobras no norte da fronteira entre as duas Coreias por volta de 14h locais (2h de Brasília), segundo comunicado divulgado pelo Estado Maior Conjunto da vizinha Coreia do Sul (JCS).As aeronaves voaram em formação e, aparentemente, dispararam munição real sobre alvos situados em terra. Em dado momento, os aviões norte-coreanos cruzaram a linha de Vigilância Especial (estabelecida pela Coreia do Sul, a poucos quilômetros ao norte da fronteira aérea com o vizinho). Por causa disso, a Força Aérea sul-coreana ativou uma operação de 'scramble' (alerta de defesa), mobilizando 30 caças para a fronteira. A ação norte-coreana chega depois que Pyongyang disparou dois mísseis de curto alcance, em resposta ao deslocamento até a região do porta-aviões americano Ronald Reagan, enviado à costa leste sul-coreana.Por sua vez, o emprego da embarcação ocorreu depois do disparo de um míssil balístico de alcance intermediário, que o regime da Coreia do Norte disparou nesta terça-feira e que sobrevoou o norte do Japão, o que não acontecia desde 2017. A Coreia do Sul respondeu o lançamento da terça-feira (4) mobilizando, no mesmo dia, quatro caças F-16 e quatro caças f-15, que lançaram bombas de precisão sobre o Mar Amarelo. Ontem, tropas sul-coreanas e americanas dispararam também quatro mísseis de curto alcance. Hoje, o Ronald Reagan fez o mesmo na zona de manobras de detecção e interceptação de mísseis balísticos.O projétil lançado na terça-feira pela Coreia do Norte foi o que teve maior distância percorrida na história, algo que, segundo os especialistas, implica uma mensagem de peso do regime.A mobilização do Ronald Reagan, acreditam os analistas, serviria para o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para justificar uma nova escalada de testes de armas, que incluiria a detonação de uma atômica subterrânea.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Atentado no Ministério do Interior do Afeganistão deixa ao menos 4 mortos e 25 feridos.

 


Explosão de bomba ocorreu em uma mesquita da instituição onde os fiéis estavam realizando as orações do meio-dia.

Ao menos quatro pessoas morreram e 25 ficaram feridas nesta quarta-feira (5), na cidade de Cabul, em um atentado com uso de bomba dentro de uma mesquita em um estabelecimento do Ministério do Interior. O ataque é o segundo em menos de uma semana na capital do Afeganistão.Desde que o Talibã assumiu o poder, em agosto de 2021, a segurança está entre as principais prioridades do regime, mas nos últimos meses os ataques aumentaram e membros do governo subestimaram esses incidentes. O porta-voz do Ministério do Interior, Abdul Nafy Takor, disse que a explosão ocorreu em uma mesquita do ministério onde os fiéis estavam realizando as orações do meio-dia."Quatro fiéis foram martirizados e outros 25 ficaram feridos", afirmou ele em um comunicado, indicando que uma investigação está em andamento. Takor havia relatado anteriormente que a explosão "ocorreu à distância do ministério, em uma mesquita onde alguns funcionários e visitantes costumam rezar".O hospital Emergency de Cabul, que é operado por uma ONG italiana, afirmou ter recebido 20 pacientes, todos homens, e disse que duas pessoas chegaram mortas. Ao chegar à unidade de saúde, os feridos relataram que o ataque foi realizado por um camicaze, disse o diretor de Emergência para o Afeganistão, Dejan Panic, em comunicado. "Eles afirmaram que viram um homem que explodiu um dispositivo", explicou Panic. Takor desmentiu, no entanto, que tenha se tratado de um atentado suicida, mas se recusou a dar mais detalhes sobre a explosão.Aumento dos ataques A volta ao poder do Talibã marcou o fim de duas décadas de guerra, com redução da violência, mas os ataques se multiplicaram nos últimos meses.Muitos deles são reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, que ataca principalmente comunidades minoritárias como xiitas, sufis e sikhs, mas que também atacou o Talibã. Na sexta-feira, um ataque suicida em um centro de ensino de Cabul deixou 53 mortos, entre eles pelo menos 46 meninas e mulheres, segundo balanço da missão da ONU no Afeganistão. As estudantes haviam se reunido para fazer uma prova de vestibular. As autoridades talibãs mantêm um balanço de 25 mortos e 33 feridos. Este ataque, cometido em um bairro que abriga a minoria xiita hazara, não foi reivindicado. No fim de semana, houve manifestações esporádicas lideradas por mulheres em Cabul e em outros lugares para denunciar esse atentado. Os protestos foram reprimidos pelas forças do Talibã, que dispararam tiros para o alto para dispersar as manifestantes. O grupo fundamentalista Talibã voltou ao poder há um ano, no dia 15 de agosto de 2021, quando ocupou a capital do Afeganistão, Cabul. Daquele dia em diante, as forças lideradas pelos Estados Unidos e aliados da Otan iniciaram o processo acelerado de retirada de suas tropas depois de 20 anos no país.( Fonte R 7 Noticias Internacional) *Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

 

 

 

VIDANEWS - Bolsonaro diz que não há risco de o governo dele interferir na autonomia do Banco Central.

 

O chefe do Executivo criticou promessas econômicas que geram insegurança nos investidores.

O presidente Jair Bolsonaro disse que não existe o risco de o governo dele interferir na autonomia do Banco Central e que foram adotadas medidas para evitar o impacto no Brasil da guerra na Europa que envolve a Rússia e a Ucrânia. Ele destacou as ações que foram tomadas para possibilitar a queda no preço dos combustíveis. As declarações ocorreram durante evento com empresários em Minas Gerais, nesta quinta-feira (6). Bolsonaro afirmou também que as medidas econômicas tomadas pelo governo dele não causam "estresse no mercado" e não provocam aumento da inflação. O chefe do Executivo criticou promessas eleitorais que geram preocupação no mercado financeiro. O chefe do Executivo citou o programa "Você no Azul", lançado pela Caixa para a renegociação de dívidas por parte de pessoas físicas e jurídicas. "A senhora Daniela, presidente da Caixa, acaba de anunciar um programa chamado 'Você no Azul', em que quatro milhões de pessoas físicas e empresários que tenham dívida lá possam renegociar essa dívida com abatimento de até 90%", afirmou o presidente. "Enquanto alguns falam apenas em atender os mais humildes, negociar dívidas ou perdoar de certas categorias, nós fazemos na prática e com muita responsabilidade. As nossas medidas não causam estresse na bolsa de valores e nem inflacionam o dólar em nosso país", afirmou Bolsonaro.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDANEWS - Bolsonaro diz que vai conversar com Temer em busca de apoio

 

Em comunicado, partido do ex-presidente liberou seus integrantes no segundo turno da disputa presidencial.

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), informou, nesta quinta-feira (6), que deve conversar com o ex-presidente Michel Temer (MDB) em busca de apoio nos próximos dias."O que eu vi na imprensa é que ele iria votar em mim. Agora, eu nunca tive problemas com o Temer, mais graves, vamos assim dizer. É um ex-presidente que já recebi algumas vezes aqui e não vi nenhum sinal de rompimento por parte dele. E cada um apoia quem achar que é melhor", disse Bolsonaro. Temer é do MDB, que liberou os integrantes para decidir quem devem apoiar no segundo turno das eleições. No Distrito Federal, o governador reeleito, Ibaneis Rocha, que é do partido, anunciou que vai manter o apoio a Bolsonaro.Em comunicado divulgado nas redes sociais, Temer disse que está em Londres (Inglaterra) para uma série de palestras. "Esclareço que aplaudirei a candidatura que defender a democracia, cumprir rigorosamente a Constituição, promover a pacificação, mantiver as reformas já realizadas no meu governo e propuser ao Congresso Nacional as reformas que já estão na agenda do país", disse o ex-presidente.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Paulo Cupertino deve ser interrogado pela primeira vez hoje na Justiça de SP.

 

Audiência que começou em agosto acabou adiada. Réu foi preso em maio e é acusado de matar o ator Rafael Miguel e os pais dele.

O empresário Paulo Matias Cupertino, de 52 anos, acusado de matar o ator Rafael Miguel e os pais dele em 2019, deverá ser interrogado nesta sexta-feira (7) no Fórum da Barra Funda, em São Paulo. Será a primeira vez que ele será ouvido sobre o caso no Judiciário.O depoimento estava previsto para agosto, mas a audiência de instrução acabou adiada porque duas testemunhas convocadas não apareceram. É nesse tipo de audiência que o juiz ouve testemunhas e o réu para decidir se o caso vai a júri popular. Desde a suspensão da audiência de instrução, em agosto, Cupertino ficou provisoriamente em um presídio em São Paulo. Após a audiência, ele retornará à penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. O réu não deverá participar da reconstituição da morte do ator Rafael Miguel, determinada pela Justiça atendendo pedido de Cupertino, que alega inocência.A expectativa é que nesta sexta sejam ouvidos também dois amigos de Cupertino que se tornaram réus por supostamente ajudá-lo a se esconder. Isabela Tibcherani, filha do acusado e quem presenciou o crime do pai contra o namorado, chegou a ir ao local da audiência em agosto para depor contra o pai, mas foi dispensada. O juiz do caso entendeu que ela poderia deixar a sessão uma vez que havia prestado depoimento anteriormente e que não seria necessário falar novamente. Dessa forma, ela não comparecerá nesta sexta.O crime Cupertino foi preso em maio em São Paulo, quase três anos após o crime. Nesse período, investigadores foram a mais de cem endereços e fizeram buscas até no Paraguai, sem conseguir detê-lo. Ele foi encontrado após uma denúncia hospedado em um hotel na zona sul de São Paulo. No local, foram achados também itens usados com disfarce, como chapéus.Na época em que o crime ocorreu, Isabela tinha 18 anos, e o namorado dela, o ator Rafael Miguel, 22. Ele teria ido à casa da jovem após ela ter tido uma crise de ansiedade por conta de toda a pressão do pai para que ela acabasse o namoro.Rafael foi com os pais à casa da família para poder conversar com Paulo Cupertino. Chegando lá, eles foram recebidos apenas pela mãe de Isabela. Segundo a denúncia, Cupertino chegou depois e atirou 13 vezes contra os três, que não resistiram.De acordo com o laudo elaborado pela Polícia Técnico-Científica de São Paulo, sete tiros atingiram Rafael, sendo um na cabeça, outro no peito, três nas costas e dois no braço esquerdo. O pai dele foi baleado quatro vezes, no peito e nos braços e a mãe levou dois tiros, no peito e no ombro.Cupertino responde por triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e sem dar possibilidade de defesa às vítimas, e deverá ir a júri popular. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - Preços do óleo de soja, feijão e leite recuam até 16% nas capitais.

 

De acordo com dados do Dieese, o valor da cesta básica diminuiu em 12 das 17 capitais pesquisadas em setembro.

O valor dos produtos que compõem a cesta básica diminuiu em 12 das 17 capitais, onde o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) realiza mensalmente a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos. Entre agosto e setembro, as reduções mais importantes ocorreram nas capitais do Norte e Nordeste: Aracaju (-3,87%), Recife (-3,03%), Salvador (-2,88%) e Belém (-1,95%). Os aumentos foram registrados em Belo Horizonte (1,88%), Campo Grande (1,83%), Natal (0,14%), São Paulo (0,13%) e Florianópolis (0,05%) . São Paulo foi a capital onde a cesta básica apresentou o maior custo (R$ 750,74), seguida por Florianópolis (R$ 746,55), Porto Alegre (R$ 743,94) e Rio de Janeiro (R$ 714,14). Nas cidades do Norte e Nordeste, onde a composição da cesta é diferente, os menores valores médios foram registrados em Aracaju (R$ 518,68), Salvador (R$ 560,31), João Pessoa (R$ 562,32) e Recife (R$ 580,01). Veja nas fotos a seguir os alimentos que ficaram mais baratos, segundo a pesquisa do Dieese. O preço do óleo de soja diminuiu em todas as cidades, mesmo comportamento verificado em agosto. As quedas oscilaram entre -10,51%, em João Pessoa, e -0,86%, em Belo Horizonte. As cotações do grão caíram no Brasil e nos Estados Unidos. O maior volume de óleo de soja ofertado pela Argentina e a menor demanda interna pelo produto também propiciaram a queda nos preços. O valor do quilo do feijão carioquinha teve queda em todas as cidades onde o item é pesquisado (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, em Belo Horizonte e em São Paulo), com taxas que variaram entre -8,20%, em Recife, e -1,76%, em Brasília. O preço do feijão tipo preto, coletado nas capitais do Sul, em Vitória e no Rio de Janeiro, também foi menor entre agosto e setembro em todas as cidades (Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Vitória e no Rio de Janeiro). As quedas oscilaram entre -5,04%, em Florianópolis, e -0,75%, em Curitiba. Em 12 meses, os valores recuaram em todas as cidades, com destaque para Vitória (-17,06%). As altas cotações do feijão e a menor demanda reduziram o valor no varejo. O preço do leite integral diminuiu em 16 capitais, e a única alta, entre agosto e setembro, ocorreu em Recife (3,60%). As reduções oscilaram entre -16,39%, em Belo Horizonte, e -1,56%, em Belém. O elevado patamar de preço do leite resultou em retração do consumo. Por outro lado, o menor volume de venda, o crescimento dos estoques e o aumento das importações de laticínios culminaram em queda no varejo. O preço do açúcar diminuiu em 14 capitais, com destaque para os percentuais de Recife (-7,71%) e Brasília (-3,40%). A maior alta ocorreu em Belém (3,14%). A maior oferta de cana e o aumento na moagem para produção de açúcar reduziram o preço no varejo. O preço do quilo da carne bovina de primeira diminuiu em 13 capitais, com destaque para as taxas de Aracaju (-6,27%), Salvador (-2,72%) e Rio de Janeiro (-2,37%). As altas mais expressivas foram registradas em Florianópolis (0,99%) e Campo Grande (0,82%). A exportação de carne bovina teve bom desempenho, em especial para a China. No entanto, a demanda interna permaneceu enfraquecida, devido ao menor poder de compra da população brasileira. Entre os produtos que subiram em setembro, está a batata, que aumentou em todas as cidades da região Centro-Sul, onde o tubérculo é pesquisado. A diminuição da oferta ocorreu devido às chuvas e à redução do ritmo da colheita em algumas regiões. As altas mais expressivas foram registradas em Belo Horizonte (20,10%), Campo Grande (16,34%), Rio de Janeiro (16,02%) e Porto Alegre (11,91%).Houve aumento no valor médio do quilo da manteiga em 14 das 17 capitais. As taxas variaram entre 0,19%, em Brasília, e 5,44%, em Campo Grande. As diminuições foram registradas em João Pessoa (-2,88%), Florianópolis (-1,38%) e Belém (-1,10%). A menor oferta de leite no campo, nos meses anteriores, elevou o preço no varejo( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Propaganda eleitoral no rádio e na TV começa nesta sexta; Bolsonaro e Lula terão 10 minutos cada.

 

A propaganda na TV será veiculada de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão para o segundo turno destas eleições começa nesta sexta-feira (7). O programa político dos candidatos ao cargo de governador em 12 estados e de presidente da República será exibido até o próximo dia 28, dois dias antes da votação, marcada para o dia 30.No caso dos concorrentes à Presidência da República, Lula e Bolsonaro terão 10 minutos cada, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. A propaganda na TV será veiculada de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, a mídia dos presidenciáveis será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7O primeiro candidato a se apresentar será Lula, de acordo com a Resolução 23.610/2019 do TSE, que estabelece como prioridade o candidato que obteve maior votação no primeiro turno. Depois, a sequência será alternada a cada programa ou inserção.Após a totalização dos votos, na última terça-feira (4), foi verificado que Lula obteve 57.259.504 votos (48,43%) e Bolsonaro, 51.072.345 (43,20%).Governadores"Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os respectivos planos de mídias deverão ser aprovados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs)", de acordo com o TSE. Os candidatos poderão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral será das 13h10 às 13h20  e das 20h40 às 20h50.A corte eleitoral informa também que as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...