CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 22 de janeiro de 2022

VIDANEWS - Governo de Tonga pede ajuda urgente às Nações Unidas.

 

Atingido pela forte explosão vulcânica da semana passada, arquipélago no Pacífico tem milhares de pessoas ainda isoladas.

O governo de Tonga solicitou assistência urgente das Nações Unidas para responder ao desastre causado pela recente erupção vulcânica e posterior tsunâmi que atingiram o país, segundo informou a organização internacional nesta quinta-feira (20).Após receber o pedido, o coordenador-residente da ONU para o país, Sanaka Samarasinha, deu uma resposta oficial e está em contato próximo com as autoridades, disse aos repórteres Stéphane Dujarric, porta-voz das Nações Unidas. A ajuda humanitária começou a chegar a Tonga nesta quinta-feira por meio de aviões fretados por Nova Zelândia e Austrália e carregados com recipientes de água, geradores de energia, equipamentos de comunicação e outros itens essenciais.De acordo com as Nações Unidas, as equipes que estudam as necessidades de assistência já chegaram à maior parte do território, incluindo as ilhas mais remotas, e o pessoal da organização está apoiando as análises do governo e seu trabalho de resposta. Dujarric afirmou ainda que a ONU continua particularmente preocupada com o acesso à água potável para cerca de 50.000 pessoas, a maioria das quais agora depende de água engarrafada. A violenta erupção no sábado (15) do Hunga Tonga Hunga Ha'apai e o tsunâmi que ela gerou, com ondas de até 15 metros de altura, mataram pelo menos três pessoas, embora se receie que o número possa ser maior com base na destruição provocada, com algumas ilhas totalmente devastadas pela catástrofe.Os 105.000 habitantes desse arquipélago, formado por 169 ilhas, estão praticamente isolados desde que o desastre ocorreu devido ao rompimento de um cabo submarino, que está conectado a Fiji e fornece conexões telefônicas e de internet ao país. A explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Haʻapai no sábado (15) causou danos enormes no arquipélago, no Pacífico, além de um tsunâmi. Imagens aéreas e de satélite mostram o tamanho do estrago. Nesta foto, por exemplo, tirada de um avião neozelandês que sobrevoava a ilha de Nomuka, é possível ver as cinzas cobrindo tudo, de casas a árvores.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Avião desaparecido desde a 2ª Guerra Mundial é achado na Índia

 

Aeronave, que sumiu com 13 pessoas a bordo, foi localizada coberta de neve em área remota do Himalaia após quase 80 anos .

Um avião desaparecido na 2ª Guerra Mundial foi encontrado em uma área remota do Himalaia, na Índia, quase 80 anos depois de ter sumido e após uma busca complicada na qual morreram três guias.A nave de transporte C-46, que decolou de Kunming (sul da China), voava com 13 pessoas a bordo quando desapareceu em meio a uma tempestade no estado montanhoso Arunachal Pradesh na primeira semana de 1945. "Nunca mais se ouviu falar desse avião. Simplesmente desapareceu", explicou Clayton Kuhles, um aventureiro americano que liderou a missão após um pedido do filho de uma das vítimas do acidente. A expedição durou meses, nos quais Kuhles e uma equipe de guias locais atravessaram rios que lhes cobriam até o peito e acamparam em meio a temperaturas glaciais. Três guias morreram de hipotermia no início da missão durante uma tempestade de neve.Por fim, a equipe encontrou o avião em uma montanha coberta de neve no mês passado e foi capaz de identificar a fuselagem pelo número na cauda. Em seu interior não havia restos humanos. Bill Scherer, o filho órfão que pediu a missão, disse estar "feliz só por saber onde está" seu pai. "Estou triste, mas alegre ao mesmo tempo", disse em um email à AFP enviado de Nova York."Cresci sem pai. Tudo no que penso é na minha pobre mãe recebendo um telegrama e descobrindo que meu pai está desaparecido e ela tendo que ficar comigo, um bebê de 13 meses", acrescentou. Centenas de aviões militares americanos desapareceram em operações na Índia, China e Mianmar durante a 2ª Guerra Mundial, seja pelo ataque das forças japonesas, seja pelas condições climatológicas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Cuba registra 3,4 mil casos e 5 mortes por Covid nas últimas 24 h.

 

Das pessoas 16.969 atualmente confirmadas com a doença, 34 encontram-se em estado grave e 18 estão em estado crítico.

Cinco pessoas morreram nas últimas 24 horas por Covid-19 em Cuba, que também confirmou 3.401 novos casos, informou neste sábado (22) o Minsap (Ministério da Saúde Pública). O país chegou a 8.358 mortes e 1.018.604 diagnósticos positivos desde o início da pandemia, em março de 2020, segundo dados oficiais. Das pessoas 16.969 atualmente confirmadas com a doença, 34 encontram-se em estado grave e 18 estão em estado crítico. As províncias de Las Tunas e Holguín apresentaram o maior número de novos casos em todo o país, com 457 e 431, respectivamente. Até o momento, 88% da população local — cerca de 11,2 milhões de pessoas — completaram as três doses necessárias das vacinas cubanas contra a covid-19: Abdala, Soberana 02 e Soberana Plus. Cuba não faz parte do mecanismo Covax, criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para que nações de baixa renda tenham acesso a vacinas, assim como também não comprou os medicamentos no mercado internacional.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - PEC dos combustíveis não causará atrito com estados, diz Bolsonaro.

 

Proposta para diminuir o preço dos combustíveis e da energia pode incluir a redução do ICMS cobrado pelos estados .

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (22) que a chamada PEC (proposta de emenda à Constituição) dos combustíveis, em estudo pelo Palácio do Planalto, não causará atrito com os governadores. A proposta para diminuir o preço dos combustíveis e da energia elétrica pode incluir a possibilidade de redução do ICMS cobrado pelos estados. O texto, em negociação no Congresso Nacional, ainda não foi apresentado.“A PEC autoriza, não impõe, que o presidente da República e os governadores diminuam, ou zerem, os valores do PIS-Cofins/Cide, e ICMS dos combustíveis. Nada de atrito, apenas a possibilidade de se baratear os preços da gasolina, álcool, diesel, gás de cozinha e energia elétrica, diminuindo impostos”, escreveu o presidente nas redes sociais. Ele afirmou ainda que já foi zerado o imposto federal do gás de cozinha (botijão de 13 kg), em referência à redução a zero da alíquota de PIS/Cofins no início do ano passado. O presidente estava em Eldorado, no interior de São Paulo, desde sexta-feira (21),  onde acompanhou o enterro de sua mãe Olinda Bolsonaro, que morreu aos 94 anos. Bolsonaro deixou a cidade com destino a Brasília no fim da manhã deste sábado (22).Bolsonaro pretende ainda, segundo interlocutores do governo, incluir na proposta a possibilidade para os estados reduzirem a carga tributária sobre os combustíveis, o que inclui o ICMS. A medida pressionaria os governadores a promover a redução dos tributos, uma vez que a União já teria reduzido os impostos federais. Planalto, Câmara e Senado defendem medidas para a redução do preço dos combustíveis, mas divergem quanto à forma. O presidente Bolsonaro culpa os governadores, por não abrirem mão da arrecadação do ICMS. A discussão sobre o assunto se intensificou na última semana, após governadores anunciarem que suspenderiam o congelamento do tributo, feito em novembro para segurar a alta dos combustíveis. O presidente da Câmara, Arthur Lira, foi às redes sociais para cobrar o Senado e governadores.Já os governadores dizem que o problema da alta dos combustíveis é a política de preços da Petrobras, que atrela o valor do combustível brasileiro ao do petróleo em dólar no mercado internacional.( Fonte R 7 Noticias Brasil)




VIDANEWS - Em Anápolis, mulher desconfia e se livra da cilada preparada por criminosos

 

Que a internet é um terreno vasto para golpes, muita gente sabe. O que nem todos sabem é que a internet também é terreno vasto para histórias, por assim dizer, mal contadas sobre falcatruas.

E a última aponta que há um novo golpe contra o povo cristão. Uma mulher de Anápolis recebeu uma ligação, na manhã desta terça-feira (18), de uma senhora que se passava por (Joana), perguntando se ela aceitaria ouvir a leitura da Bíblia. A vítima respondeu que sim. A golpista perguntou novamente ”Você aceita”? E a vítima disse “aceito”. Pouco tempo depois a golpista ligou novamente solicitando que a vítima confirmasse seu número de telefone. A vítima respondeu para a golpista que sim, mas acabou desconfiando que poderia se tratar de um Golpe chamado “Golpe da Bíblia”. Então, para se prevenir, correu no banco e retirou todo o dinheiro da conta, com medo de sofrer um prejuízo.Nessa modalidade de golpe, os criminosos ligam para a pessoa e, narrando algumas passagens bíblicas, pedem que a pessoa repita palavras como: “permito”, “concordo”, “sim” e “aceito” . Depois disso, usam a voz gravada para “realizar transações bancárias”.Segundo a polícia, esse golpe já fez vítimas em Anápolis. A recomendação é que não se converse com desconhecidos ao telefone.( Fonte Jornal Contexto GO Brasil)

VIDANEWS - Notas Policiais – 835

 

Ação rápida

Durante a manhã desta quinta-feira (20/01), policiais militares do 28º BPM, após informações de que havia ocorrido um Roubo no Setor Residencial América, foram direcionados para o local.
De posse das características do autor, prontamente deslocaram até o estabelecimento, realizando o patrulhamento nas imediações e logrando êxito em deter o indivíduo nas proximidades do local minutos após o fato. O larápio foi atuado em flagrante e vai responder pelo crime de roubo, com uso de arma branca. Os valores em espécie foram recuperados e devolvidos. Estelionato I Operação conjunta entre da Força Tática, 28º BPM, PRF e 3º CRPM, reuniu informações sobre um indivíduo que estava praticando crimes de estelionato, em várias cidades do Estado, se passando por agente de saúde. Em patrulhamento pela área Central, a Equipe de Força Tática Municipal, visualizou um veículo VW Gol de cor branca, com características semelhantes ao utilizado pelo suspeito dos crimes. Foi procedido à abordagem ao veículo e ao seu condutor, sendo localizado um aparelho celular e duas máquinas de passar cartões no interior do veículo. Ao indagar o condutor sobre os objetos, o mesmo informou ser de sua propriedade, pois trabalha como “Uber”. Estelionato II Após checar os dados do celular (IMEI), foi constatado que o aparelho estava com registro de furto/roubo e na ocorrência foi relatado que a vítima além do furto do aparelho, citava também o crime de estelionato, sendo o autor uma pessoa bem vestida, que se passava por agente de saúde e com características semelhantes ao abordado.  Acuado, confessou os delitos. Na residência do abordado, foram localizados 24 cartões de banco diversos e suas respectivas senhas, todos esses cartões de vítimas e mais duas máquinas de passar cartões.  Foi verificado através de ocorrências registradas, que algumas vítimas do abordado, eram de Trindade, Edéia e Aparecida de Goiânia. O suspeito foi detido e conduzido à Central de Flagrantes para as devidas providências, onde o mesmo foi autuado em flagrante pelo crimes de estelionato e furto. Roubo de celular A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Anápolis, autuou, nesta terça-feira, um indivíduo pelo crime de receptação culposa, após ser surpreendido sob a posse de aparelho celular roubado. Na ocasião, após diligências relacionadas a um crime de roubo sob investigação do 3º Distrito Policial de Anápolis, foi possível localizar o atual possuidor de um aparelho celular que havia sido roubado semanas antes. Depois disso, foi possível identificar onde o possível receptador se encontrava, momento em que foi realizada uma abordagem no suspeito. Durante a realização de uma busca pessoal, foi identificado que o investigado tinha sob sua posse o aparelho roubado. A equipe policial, então, o conduziu ao DP, onde foi autuado pelo crime. A vítima foi instada a comparecer na sede da delegacia, momento em que foi possível realizar a restituição do aparelho subtraído àquela. Agrediu a família Uma equipe da Polícia Militar, do 28º Batalhão, foi acionada para atender uma possível violência doméstica. Ao chegar no local, foram informados que um indivíduo, havia agredido, seus pais e também a irmã, agindo com extrema violência contra os familiares, sendo os pais idosos. Diante da situação constatada a equipe efetuou a detenção do autor, encaminhando todos os envolvidos até o plantão geral da Polícia cCvil.  Os familiares relataram que o autor é usuário de entorpecentes. Produtos químicos O Comando de Operações de Divisas (COD) em operação conjunta com a Secretaria da Economia, na segunda-feira (18), realizaram a abordagem a uma combinação de veículos de cargas (bitrem), transportando produtos químicos. Durante os procedimentos de verificação no compartimento de carga foi constatado que haviam 38 toneladas de produtos químicos granulados, sem rotulagem e sem documentação fiscal congruente, o que levou à suspeição de se tratar de defensivos agrícolas de origem duvidosa e sem certificação de comércio e uso. Diante das ilegalidades, o veículo, o condutor e a carga ficaram à disposição da Delegacia Fiscal para as devidas providências legais cabíveis. GIROFLEX  Uma equipe do 28° Batalhão, durante um patrulhamento, deparou com uma motocicleta preta sendo conduzida por 2 ocupantes em atitude suspeita, e ao proceder a abordagem, foi constatado que a motocicleta era produto de Roubo/Furto ocorrido no dia. Na cintura do condutor tinha uma pochete com mais de 40 porções de crack.  A Patrulha Maria da Penha de Anápolis deflagou na quarta-feira (19/01) a Operação Ponto Final, que visa combater o assédio, o desrespeito e à violência contra a Mulher.m Em cumprimento as diretrizes do Comandante do 28° BPM, equipes policiais militares realizam a Operação Guardiões, com a finalidade de reduzir ainda mais os índices criminais. O planejamento envolve patrulhamentos, monitoramento e abordagens por toda a cidade.( Fonte Jornal Contexto GO Brasil)
 

VIDANEWS - Homem saiu de casa para fazer compras e nunca mais apareceu.

 

Um dia sem notícias de um filho já é um pesadelo que muitos não suportam sequer imaginar. Mas, o drama de Maria José Vicente Costa, de 85 anos já dura quase três meses.

 O filho, Laír Vicente Costa, de 54 anos, saiu de casa numa manhã de outubro para comprar cigarros e linguiça num comércio próximo e nunca mais foi visto. Laír é esquizofrênico. Uma doença mental que o incapacitava, mas não totalmente. Segundo a família, ele sofria crises. Fora delas, levava uma vida relativamente normal, usando medicação. Antes de desaparecer, desde que saiu de casa, ele morava no bairro Santa Maria de Nazaré, próximo à rodoviária. “Ele estava bem e não tinha inimigos. Era dia e a rua estava movimentada. Não consigo entender o que aconteceu”, relata ela com lágrimas nos olhos. Mais velho de três filhos, Laír não era violento e nem se envolvia em confusões. “Pelo contrário, era amigo de todos, uma pessoa inofensiva que cuidávamos com muito carinho”, conta o irmão caçula Clayton Vicente Costa, o caçula, de 42. Clayton, mais conhecido como “Ronaldinho”, é empresário e explica que o sumiço de Laír tem sido um golpe muito duro para a mãe, que há dois anos perdeu a filha do meio, vítima de intoxicação por drogas. Suspeitas Ele relata que o marido dela, com quem foi casada por 30 anos, a teria influenciado a seguir esse caminho perigoso. “Minha mãe nunca aceitou esse relacionamento por temer o pior. E o pior, como ela previa, acabou acontecendo”, afirma. Desde então, a família tem enfrentado problemas com o ex-cunhado. Inclusive, Clayton o aponta como um dos três principais suspeitos de terem envolvimento no desaparecimento de Laír. “Meu irmão não ia sumir por conta própria. Acredito que ele foi raptado e que judiaram dele. Não quero acreditar que tenha morrido mas, depois de tanto tempo, a gente vai pensando no pior”, detalha. As suspeitas foram passadas à polícia civil, que investiga o caso desde o sumiço. O delegado responsável pelo caso já ouviu algumas testemunhas. No entanto, isso não tem tranquilizado a família. Clayton declara que a mãe só chora em casa e que tem sido quase impossível levar a vida adiante sem ter notícias de Laír. “É só se colocar no meu lugar, no lugar da minha mãe. Perder uma filha e, em seguida, o filho. Quando alguém desaparece, os pais enlouquecem enquanto procuram. A vida perde a graça”, diz o empresário.Por enquanto a polícia não tem indícios que levem ao paradeiro de Laír. Clayton solicita celeridade e empenho do poder público nas investigações. Ele pede que, se alguém tiver qualquer informação, que ligue, ainda que anonimamente, para o Disque-Denúncia 197. “Precisamos da ajuda da população com qualquer detalhes sobre o caso. Só assim vamos poder ter um pouco mais de paz. Não custa nada e não tem necessidade de se identificar”, pede Clayton.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO Brasil)

VIDANEWS - Mãe é presa em Anápolis por dar chineladas em filha de sete anos.

 

A mãe foi ríspida com os polícias dizendo que eles não tinham razão e que estava corrigindo a filha, que estava brincando e brigando com os primos.

Uma mãe é presa em Anápolis por dar chineladas em filha de sete anos. O Flagrante foi registrado na DGPC, quando a PM conduziu uma melhor que foi detida por ter agredido a criança. Acionada, compareceu até ao Setor Bela vista onde a criança gritava desesperada. Com a chegada da PM os mesmos constataram a agressão vendo que os braços da menina apresentavam vermelhidão em decorrência das chineladas. A mãe foi ríspida com os polícias dizendo que eles não tinham razão e que estava corrigindo a filha, que estava brincando e brigando com os primos. Diante dos fatos a mulher foi levada pra delegacia e teve que pagar uma fiança de R$ 400,00 pra responder o processo em Liberdade. Motivos para não bater Uma publicação do Ministério Público recomenda aos pais que não eduquem seus filhos através da violência e enumera 20 motivos.Bater em alguém mais fraco é em si um ato de covardia.;;A palmada tende a ir perdendo seu efeito a longo prazo e a criança aos poucos teme menos a agressão física. A tendência dos pais é, então, bater mais e mais, buscando os efeitos que haviam conseguido anteriormente. A palmada não resolve os conflitos comuns às relações pais e filhos: muitas das crianças que apanham, mesmo sentindo-se magoadas e amedrontadas, enfrentam os pais dizendo que a “palmada não doeu”, e o que era apenas um tapinha leve no bumbum, acaba virando uma tremenda surra.A palmada, aos poucos, pode afastar severamente pais e filhos, pois a agressão física, ao invés de fazer a criança pensar no que fez, desperta-lhe raiva contra aquele que a agrediu.Os danos emocionais impostos pela agressão física são geralmente mais duradouros e prejudiciais que a dor física. Bater pode ser uma experiência traumática para a criança não apenas pela dor física que impõe, mas principalmente porque coloca em risco a credibilidade depositada por ela nos pais, que é a base para sentir-se amparada e segura.A criança não pode se sentir segura se sua segurança depende de uma pessoa que se descontrola e para com a qual tem ressentimentos.A criança que apanha tende a se ver como alguém que não tem valor.Aos poucos a criança aprende a enganar e descobre várias maneiras de esconder suas atitudes com medo da punição.A criança pode aprender a mostrar remorso para diminuir sua punição, sem no entanto senti-lo realmente.Para a criança a palmada anula a sua conduta: é como se ela tivesse pago por seu erro, e por isso pensa que pode vir a cometê-lo de novo.A palmada não ensina à criança o que ela pode fazer, mas apenas o que não pode fazer, sem que saiba ao menos o motivo. A criança só acredita ter agido realmente errado quando alguém lhe explica o porquê e quando percebe que sua atitude afeta ou abala o outro.O medo da palmada pode impedir a criança de agir errado, mas não faz com que ela tenha vontade de agir certo.A palmada tem um caráter apenas punitivo, e não educativo; ela pode parecer o caminho mais fácil a ser seguido, porque aparentemente tem o efeito desejado pelos pais. É comum a criança inibir o comportamento indesejado por medo, e não pela convicção de que agiu de maneira inadequada.Muitas das crianças que apanham aprendem a adquirir aquilo que querem através da agressão física e, não raras vezes, apresentam na escola condutas agressivas para com os coleguinhas.Uma palmada, para um adulto, pode parecer inofensiva. Porém é importante saber que cada criança atribui um significado diferente ao fato de “levar umas palmadas”, podendo tornar-se uma experiência marcante em sua vida futura. Além disso, independente da intensidade do bater, o ato continua sendo o mesmo: um ato de violência contra um ser desprotegido.Bater é uma forma de perpetuação da “cultura da violência” tão presente nas relações entre as pessoas nos dias atuais, pois ensina às crianças que os conflitos se resolvem por meio de agressão física.Bater nos filhos muitas vezes acaba por gerar nos pais fortes sentimentos de culpa, o que os leva a procurar compensar sua atitude posteriormente “afrouxando” aquilo que procuravam corrigir.Bater é um atestado de fracasso que os pais passam a si próprios (Zagury, 1985) porque demonstram para a criança que perderam o controle da situação.O sentido da justiça está em fazer aos outros aquilo que gostaríamos que nos fizessem. Quando nós adultos agimos de maneira inadequada, não esperamos punição. Esperamos sim que as pessoas nos compreendam e nos ajudem a agir de maneira certa.Alguns autores citam como conseqüência da violência física contra criança e adolescente: Auto-estima negativa  Comportamento agressivo;Dificuldades de relacionamento; Dificuldades em acreditar nos outros; Infelicidade generalizada; Retardamento mental Em muitos países é proibido castigar fisicamente crianças e jovens em instituições e colégios, mas até o momento, somente a legislação em seis países (Suécia, Finlândia, Noruega, Áustria, Chipre e Dinamarca) proíbe todo tipo de castigo físico a crianças infringido por seus pais e outras pessoas relacionadas com elas.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO Brasil)

 

VIDANEWS - Operações da PM dão prejuízo de quase R$ 5 milhões ao crime.

 

Ações resultaram ainda na apreensão de armas, munições e diversos objetos furtados/roubados em operações realizadas em várias cidades, inclusive em Anápolis. Prejuízo ao tráfico foi estimado em quase R$ 5 milhões.

A Polícia Militar de Goiás realizou, entre sexta-feira (10/12) e domingo (12/12), 156 prisões em flagrante no Estado e a captura de 26 pessoas que estavam foragidas da justiça. As ações de combate à criminalidade resultaram ainda na apreensão de 50 armas de fogo, mais de 230 quilos de drogas, além de veículos e outros objetos roubados ou usados em crimes. As principais ocorrências foram registradas na capital, em Aparecida de Goiânia, Acreúna, Anápolis, Bela Vista, Cachoeira Alta, Flores de Goiás, Iporá e Senador Canedo.Em uma das diligências, equipes do Comando de Operações de Divisas (COD), juntamente com a Polícia Militar do Mato Grosso, apreenderam dois condutores suspeitos de transportar um carregamento de cocaína, na divisa entre os dois estados. Durante a abordagem, os indivíduos relataram que levariam os entorpecentes para São Paulo. Prejuízo Com resultado da operação, foram encontrados 40 quilos de cocaína, resultando em um prejuízo de R$ 4.800.000,00 para o crime organizado. Em outra ação, equipes do COD e policiais militares de Minas Gerais prenderam dois motoristas, suspeitos de tráfico de drogas.A abordagem foi realizada na região de Cachoeira Alta, em Goiás. Com os suspeitos, foram encontrados cerca de R$ 12 mil em espécie e oito peças de maconha.Em entrevista, a dupla confessou que havia transportado os ilícitos e descarregado na cidade de Uberlândia (MG).A Policia Militar do estado foi informada e se deslocou até o local, onde encontrou uma mulher e 148 quilos de maconha. A operação resultou na prisão de quatro pessoas, além da apreensão de dois veículos usados no transporte da droga e 156 quilos de maconha.CPEAinda no combate ao tráfico, a Polícia Militar de Goiás, juntamente com Grupo de Rádio Patrulha Aérea (Graer) e a Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Anápolis efetuaram a detenção de três homens.Com eles foram encontrados 37 tabletes de maconha e 3 quilos de cocaína. A apreensão trouxe prejuízo aproximado de R$ 150.000,00 para o tráfico de drogas. (Com informações da SSP-GO – https://www.seguranca.go.gov.br/) ( Fonte Jornal Contexto Noticias GO Brasil)

VIDANEWS - Idoso é resgatado após cair em buraco de 20m de profundidade .

 

Caso ocorreu em Santa Maria (DF). O homem precisou ser encaminhado para o hospital com suspeita de fraturas nas pernas.

Um homem de 67 anos foi resgatado nesta sexta-feira (21) após cair em um buraco de aproximadamente 20 metros de profundidade em um lote em frente a BR-290, em Santa Maria (DF). O caso aconteceu por volta das 13h, próximo a uma churrascaria.No momento do acidente, o homem estava em um lote para iniciar os trabalhos em uma obra, quando foi em direção a casa do vizinho, pisou em uma tampa que cobria a cisterna do lote e caiu. Moradores que estavam no local tentaram socorrer a vítima, mas não conseguiram e acionaram o Corpo de Bombeiros. Segundo os militares, foi realizada uma retirada rápida do idoso por conta da forte chuva que ocorria no local e da possibilidade de desabamento das extremidades do buraco. O homem estava consciente.A área ao redor da cisterna foi protegida e o tripé de resgate foi montado sobre o buraco para o socorro da vítima. Um militar foi desceu até a vítima, fez a amarração de resgate e os dois foram içados pelo restante da equipe. Após o resgate, o idoso apresentava suspeita de múltiplas fraturas nas pernas. Ele precisou ser imobilizado e foi encaminhado para o Hospital Regional de Santa Maria. A operação de resgate e salvamento durou cerca de 1h40.( Fonte R 7 Noticias Brasil). *Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

VIDANEWS - Distrito Federal tem novo pico de taxa de transmissão da Covid-19.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a taxa alcançou 2,61, a mesma de maio de 2021, a maior já registrada no DF.

Taxa de transmissão de Covid no DF alcançou novamente o pico de 2,61 visto em maio do ano passado. Isso quer dizer que cada 100 infectados contaminam outras 261 pessoas. De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (21) pela Secretaria de Saúde, foram notificadas 3.297 infecções nas últimas 24 horas antes das 17h desta sexta-feira no Distrito Federal. Ao todo são 558.160 casos. Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente são 30.218 casos ativos. O Distrito Federal conta no momento com 12 vagas em leitos de UTI na rede pública de saúde. Ao todo, já morreram 11.136 pessoas em decorrência da doença. Máscaras voltam a ser obrigatórias O Governo do Distrito Federal editou, na quarta-feira (19), novo decreto que volta a tornar obrigatório o uso de máscara facial em locais abertos.  A medida visa o uso de máscara também no transporte público, em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, bem como em áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais. Desde quarta, também está proibido aglomerações em pistas de dança em bares, restaurantes, boates e casas noturnas. O ato, publicado no Diário Oficial do DF, é assinado pelo governador em exercício Paco Britto. A medida já havia sido anunciada por Ibaneis Rocha na segunda-feira (17) e, agora, foi oficializada.O novo decreto altera a norma já editada na semana passada, que vetou a realização de eventos e shows com cobrança de ingresso ou valor cobrado convertido em consumação. O texto atual descreve que o uso de espaços de dança está impedido tanto em eventos pagos como gratuitos e vale para áreas públicas e privadas. Estratégia de reforço para combate à Covid-19 Em meio à disparada de casos, o Distrito Federal criou uma estratégia de reforço para combate à Covid dividida em sete etapas. Na quinta-feira (20) foi anunciada a segunda etapa de mobilização, que consiste principalmente em contratar novos profissionais de saúde devido a lotação das unidades básicas.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Anac autoriza empresa a usar drones para fazer entregas no país.

 

Objeto poderá ser utilizado com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 km, inclusive em ambientes urbanos, decide agência.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou, nesta sexta-feira (21), a fabricante Speedbird Aero a realizar entregas comerciais com drones no Brasil. Essa é a primeira autorização no país para operação comercial de uma aeronave não tripulada para entrega de produtos. A autorização é para o modelo DLV-1 NEO, a operar em rotas BVLOS, ou seja, além da linha de visada visual do piloto. A partir de agora, a Speedbird Aero poderá utilizar o drone para realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 km, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto, como não sobrevoar pessoas, manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação e as condições meteorológicas. De acordo com a agência, é esperado que o ganho de experiência prática e o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções tecnológicas permitirão no futuro operações cada vez mais avançadas com menos restrições e em maior volume com manutenção de um elevado padrão de segurança operacional. Processo de autorização O processo de autorização de projeto da aeronave remotamente pilotada DLV-1 NEO foi desenvolvido ao longo de oito meses de trabalhos entre a Speedbird Aero, AL Drones e a ANAC. Foram realizados quatro ensaios com os representantes da empresa: três em São José dos Campos - SP, para a avaliação das características técnicas da aeronave, e um em Aracaju - SE, para avaliação operacional.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Bolsonaro sanciona Orçamento de 2022, diz Secretaria-Geral.

 

A publicação do ato sairá na segunda-feira (24). Casa Civil disse que vetos devem ficar em torno de R$ 3 bilhões.

Em meio às articulações para as eleições de outubro e sob pressão do funcionalismo público para aumentar os salários, o presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta sexta-feira (21), o Orçamento da União de 2022, informou a Secretaria-Geral da Presidência. A publicação do ato, por sua vez, sairá na segunda-feira (24).A Casa Civil havia informado que os vetos no Orçamento devem ficar em R$ 3 bilhões, especificamente para recompor as despesas obrigatórias. O secretário-executivo da pasta, Jônathas Castro, não citou quais despesas serão alvo do corte. O corte citado pelo número 2 da pasta é menor do que os R$ 9 bilhões necessários para recompor as despesas subestimadas no Orçamento. O assunto foi abordado em um podcast publicado pela Casa Civil. "A gente tem feito várias discussões com a equipe do Ministério da Economia. A equipe sentou duas ou três vezes essa semana para discutir o assunto e a busca é pelo mínimo de vetos possível. Uma coisa que já foi identificada é que a gente já notou que tem despesas de pessoal, que são obrigatórias, que precisam ser recompostas, algo em torno de R$ 3 bilhões", afirmou Castro."No esforço de vetar o mínimo possível, a gente identificou pontos que são cruciais e precisamos, como Executivo, tomar conta desses assuntos e há uma diretriz para que não afete outras rubricas, que possa afetar a relação com o Legislativo, e eu falo especificamente da RP9 [emenda de relator]", complementou.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Homem nadou 27 horas para sobreviver a tsunâmi em Tonga.

 

Lisala Folau, que morava em uma ilha de apenas 60 moradores, foi levado pelas ondas e se agarrou a um tronco para sobreviver.

Um homem de 57 anos ganhou o apelido de "Aquaman da vida real" depois de nadar cerca de 27 horas após ser arrastado pelo tsunâmi que atingiu diversas ilhas do arquipélago de Tonga, gerado pela explosão de um vulcão no último sábado (15).Lisala Folau, que morava na pequena e isolada ilha de Atata — que tem cerca de 60 habitantes —, contou em entrevistas que foi arrastado para o mar quando as ondas atingiram sua casa por volta das 19h (3h no horário de Brasília) do sábado. "Tenho um problema nas pernas, então afundei na água pelo menos oito vezes e tentava voltar para respirar, mas o mar ficava me fazendo girar e me levando para baixo", ele contou à agência Reuters em Nuku'alofa, capital de Tonga.Folau disse que na na vez em que submergiu, conseguiu se agarrar a um tronco de árvore e depois disso pôde boiar e remar com o braço lentamente. Ele ainda parou em duas pequenas ilhas e levou cerca de 27 horas para percorrer 7,5 km até chegar a uma praia da ilha de Tongapatu, a principal do arquipélago, onde fica a capital, por volta das 22h (6h em Brasília) do domingo.A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai matou ao menos três pessoas, causou um tsunâmi com ondas de cerca de 15 metros ao longo do arquipélago, danificou vilas, resorts e muitos prédios, além de derrubar as comunicações do país, de cerca de 105 mil habitantes. A história de Folau viralizou nas redes sociais e ele foi chamado de "Aquaman da vida real", em referência ao personagem dos quadrinhos e do cinema. Quando questionado se ele sabia quem era Aquaman, o homem respondeu: "Não, não conheço. Só posso agradecer a Deus, porque ele me deu a oportunidade de ver minha família novamente".A explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Haʻapai no sábado (15) causou danos enormes no arquipélago, no Pacífico, além de um tsunâmi. Imagens aéreas e de satélite mostram o tamanho do estrago. Nesta foto, por exemplo, tirada de um avião neozelandês que sobrevoava a ilha de Nomuka, é possível ver as cinzas cobrindo tudo, de casas a árvores.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ataque saudita contra prisão no Iêmen deixa ao menos 200 mortos.

 

Ação seria uma retaliação contra atentado com drones que matou três pessoas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Um ataque da coalizão militar liderada pela Arábia Saudita na cidade de Hodeidah, no Iêmen, deixou cerca de 200 mortos e dezenas de feridos no norte do país nesta sexta-feira (21), informam a emissora local Mayadin e organizações de assistência humanitária.A área da ação é dominada pelos rebeldes houthis que, há quatro dias, fizeram um ataque com drones em Abu Dhabi, que deixou três mortos. Os números oficiais não são exatamente conhecidos, já que o Iêmen é um país devastado por sete anos de guerra e acumula inúmeras tragédias.A Cruz Vermelha Internacional, que atua na ajuda humanitária a milhões de iemenitas, havia confirmado ao menos 100 mortos e feridos. A ONG Save the Children informou que três crianças morreram enquanto jogavam bola em uma área atingida por mísseis. Já a Médicos sem Fronteiras notificou 70 mortes e 140 feridos.Além da perda de vidas humanas, toda a região ficou sem acesso à internet, já que bombas foram lançadas em áreas de controle das telecomunicações. Esse é o segundo ataque como represália pela ação com drones dos houthis, que são apoiados pelo Irã. Há três dias, um bombardeio na capital Sanaa matou 14 pessoas.Conforme apontam dados das Nações Unidas, durante a guerra mais de 377 mil pessoas já morreram no Iêmen, seja em ataques ou por falta de comida ou por falta de assistência médica. Há ainda milhões de pessoas deslocadas dentro do país, e a maioria da população precisa de ajuda humanitária para sobreviver. O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou os ataques aéreos da coalizão e "lembrou a todas as partes que ataques diretos contra civis e infraestruturas civis são proibidos pelo direito humanitário internacional".Em nota, Guterres ainda lembrou que todos os países têm "suas obrigações" de respeitar os direitos e o dever de "garantir que os civis sejam protegidos dos perigos das operações militares, aderindo aos princípios de proporcionalidade, distinção e precaução".O líder da ONU ainda pediu "investigações rápidas, eficazes e transparentes sobre esses incidentes para garantir a responsabilidade" de cada um e "uma urgente desaceleração da situação".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - FBI: namorado de Gabby Petito confessou assassinato por escrito.

 

Influenciadora foi dada como desaparecida após não voltar de viagem com parceiro, Brian Laundrie; jovem se matou dias depois.

O namorado de Gabby Petito, uma influenciadora cujo assassinato comoveu os Estados Unidos no ano passado, confessou por escrito, antes de se suicidar, que era o responsável por sua morte, informou nesta sexta-feira (21) o FBI em comunicado.Brian Laundrie se matou com um tiro na cabeça, depois de levantar suspeitas sobre a morte da namorada. O corpo do jovem foi encontrado em 20 de outubro, em uma reserva natural do norte da Flórida, no sudeste do país, junto com vários objetos, entre eles um caderno. "A revisão do caderno revelou declarações escritas do senhor Laundrie nas quais ele assume a responsabilidade pela morte de Petito", afirmou o FBI na nota. "A investigação não identificou nenhum outro indivíduo, além de Brian Laundrie, com envolvimento na trágica morte de Gabby Petito", assinalou o agente Michael Schneider no documento.A família de Petito, por sua vez, se mostrou convencida da responsabilidade do então namorado da influenciadora após entrevistas com o FBI. "A qualidade e a quantidade dos fatos e a informação recolhida pelo FBI não deixam nenhuma dúvida sobre o fato de que Brian Laundrie assassinou Gabby", diz uma nota compartilhada pelo advogado da família.Laundrie, de 23 anos, e Petito, de 22 anos, saíram de Nova York em julho para percorrer o oeste dos Estados Unidos em uma van durante quatro meses. Os dois passaram dias documentando a viagem nas redes sociais, publicando diversas imagens em que apareciam sorridentes. No entanto, em 1º de setembro, Laundrie retornou sem a namorada a North Port, na Flórida, onde ambos viviam com a família do rapaz. Em 13 de setembro, Brian fugiu após se recusar a responder aos questionamentos da polícia, enquanto Gabby ainda era considerada desaparecida.O pior presságio se confirmou dias depois. O corpo de Petito foi encontrado em 19 de setembro no Parque Nacional de Gran Teton, no Wyoming. Em 12 de outubro, a perícia anunciou que ela tinha morrido por estrangulamento.Um vídeo publicado em setembro pela polícia de Moab, uma pequena cidade de Utah, aumentou ainda mais as suspeitas em torno de Laundrie. Nas imagens, Petito aparecia chorando em uma viatura, depois de a polícia ter intervindo em briga com Brian.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Empresa petrolífera prevê concluir limpeza no Peru em fevereiro.

 

Vazamento de óleo teria sido causado por 'ondas anômalas' subsequentes da erupção de um vulcão em Tonga, na Oceania.

A petrolífera espanhola Repsol informou nesta sexta-feira (21) que espera terminar até o fim do próximo mês de fevereiro os trabalhos de limpeza das praias e da área marítima impactada no Peru pelo derramamento de petróleo da refinaria La Pampilla, ocorrido no sábado (15) passado. A empresa confirmou em comunicado que entregou ao Ministério do Meio Ambiente peruano um cronograma detalhado de atuação para a limpeza da área afetada pelo derramamento, qualificado pelo governo de "ecocídio" e "o pior desastre ambiental" dos últimos anos. A Repsol afirmou que, até esta sexta, já removeu mais de 1.580 metros cúbicos de areia comprometida e que tem mais de 840 pessoas capacitadas para este trabalho de limpeza, que não prevê concluir até o fim de fevereiro, o que também foi confirmado pelo Ministério do Meio Ambiente. A empresa divulgou essa informação após a Agência de Avaliação e Fiscalização Ambiental (Oefa, na sigla em espanhol), do Ministério do Meio Ambiente, ter concedido em 18 de janeiro um prazo máximo de dez dias úteis para a limpeza das áreas afetadas, sob a advertência de aplicação de multa de até 460 mil soles (cerca de R$ 655 mil). O derramamento de petróleo, que até o momento afeta uma área de cerca de 3 quilômetros quadrados de praia e mar, que inclui parte de duas áreas naturais protegidas, ocorreu quando um petroleiro descarregou óleo cru em um dos terminais da refinaria La Pampilla, que a Repsol opera em Ventanilla, município de Callao, na região portuária que faz divisa com a capital, Lima. A princípio, o evento foi tratado como um incidente menor pela empresa, uma vez que o Ministério Público anunciou que o primeiro relatório fornecido por ela mencionava apenas o derramamento de sete galões (26,5 litros). Mais de dez praias afetadas A Repsol detalhou que dispõe de 29 unidades de maquinaria pesada, cinco ambulâncias de apoio, 13 navios de grande porte, 31 embarcações menores, três máquinas de limpeza marítima e seis tanques flutuantes. As tarefas de limpeza são realizadas nas praias de Costa Azul, Ventanilla, Cavero, Pachacutec, Bahía Blanca, Playa Chica, Playa Grande, Isla Mata Cuatro, Balneario Marina Sur, Balneario de la Marina, Norte Miramar, Pocitas e Conchitas. Da mesma forma, a empresa informou que chegou a um acordo com quatro associações de pescadores do distrito de Ventanilla, o mais afetado pelo vazamento, para prestar apoio.Além disso, revelou que um grande número de funcionários da Repsol manifestou o desejo de ajudar nas tarefas de limpeza e que serão treinados para desempenhar essa função.A Repsol informou que se reuniu nesta quinta-feira (20) com a presidente do Conselho de Ministro do Peru, Mirtha Vásquez, e com vários ministros e funcionários das pastas de Energia e Minas e Meio Ambiente, aos quais reiterou o seu compromisso de remediar o impacto ambiental.Efeitos da erupção em TongaA empresa considera que o incidente do navio Mare Dorium foi gerado "por ondas anômalas repentinas e extraordinárias produzidas pela erupção vulcânica em Tonga"."Ratificamos nosso compromisso de responder de forma eficaz e transparente aos cidadãos e autoridades competentes, dando prioridade às pessoas e comunidades", disse. Da mesma forma, a Repsol acrescentou que "enquanto perdurar a situação atual, a empresa contará com a assessoria de técnicos especializados na área e fornecerá todos os recursos necessários".O navio de bandeira italiana está imobilizado em alto-mar e lhe foi imposta uma carta de fiança de 150 milhões de soles (aproximadamente R$ 216 milhões), enquanto o Executivo e o Ministério Público avaliam os danos e responsabilidades pelo derramamento na costa de Lima e Callao.( Fonte R 7 Noticias Inernacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...