CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 19 de outubro de 2021

VIDANEWS - Inundações e deslizamentos matam ao menos 41 pessoas na Índia.

 

Fortes chuvas no norte do país fizeram dezenas de vítimas e o mau tempo deve permanecer por alguns dias.

Pelo menos 41 pessoas morreram no norte da Índia devido a enchentes e deslizamentos de terra causados por dias de chuvas torrenciais, de acordo com um novo balanço anunciado pelas autoridades nesta terça-feira (19). Leia também: Chuvas e inundações deixaram ao menos 25 mortos na Índia Os serviços meteorológicos indianos prorrogaram nesta terça o alerta e preveem chuvas "fortes" a "muito fortes" na região nos próximos dois dias. Em alguns lugares, mais de 400 mm de água caíram na segunda-feira. As autoridades do estado de Uttarakhand, no Himalaia, anunciaram que os deslizamentos mataram 35 pessoas, além das seis que morreram no dia anterior. Pelo menos 30 morreram na manhã desta terça em sete incidentes separados no distrito de Nainital, o mais atingido, após deslizamentos de terra e desabamentos de infraestruturas. "Trinta pessoas morreram e muitas outras estão desaparecidas", disse à AFP Ashok Kumar Joshi, um alto funcionário do distrito de Nainital, no estado de Uttarakhand. Cinco membros de uma família ficaram soterrados em sua casa, disse o funcionário local Pradeep Jain. Outras cinco vítimas morreram em um deslizamento de terra no distrito de Almora, no norte de Uttarakhand, que destruiu uma casa. Atividades paralisadas Devido aos alertas meteorológicos, as autoridades ordenaram o fechamento das escolas e proibiram as atividades religiosas ou turísticas no estado.Em imagens transmitidas pela televisão e que circulam nas redes sociais, habitantes tentam abrir passagem na água que chega até seus joelhos, perto do ponto turístico do lago Nainital. O Ganges também transbordou na cidade de Rishikesh. Mais de cem turistas ficaram ilhados na estação de Ramgarh devido ao transbordamento do rio Kosi, que inundou várias cidades.O norte da Índia geralmente é afetado por deslizamentos de terra, mas há um tempo esses incidentes aumentaram. Segundo os especialistas, os motivos seriam o aquecimento global, o derretimento de geleiras, a construção de hidrelétricas e o desmatamento.De acordo com as previsões meteorológicas, nos próximos dias o estado de Kerala (sul) deve esperar chuvas fortes. As inundações já causaram mais de 27 mortes desde sexta-feira nesse estado.Muitas barragens neste estado turístico estão perto do nível de alerta, os rios transbordaram e as autoridades retiraram milhares de pessoas. A chuva diminuiu um pouco nesta terça-feira, mas são esperadas chuvas intensas nos próximos dois dias.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Judiciário e MP mantêm férias de 60 dias em Reforma Administrativa.

 

Parecer aprovado na Comissão Especial da Câmara, feito pelo Deputado Arthur Maia (DEM-BA), não prevê o fim das férias de 60 dias por ano do Judiciário e Ministério Público. Trabalhador comum tem direito a 30 dias.

O parecer da Reforma Administrativa que acaba de ser aprovado (28 Sim, 18 Não)  na Comissão Especial que analisa o tema na Câmara dos Deputados, não prevê o fim das férias de 60 dias para juízes e promotores. Segundo o relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA), um parecer da mesa diretora da Câmara, impede a inclusão da proposta. Parlamentares protestaram pela inclusão de todos servidores na Reforma Administrativa, acabando com o privilégio. Além das férias de 60 dias, esses servidores públicos costumam aproveitar como período de descanso, o recesso do judiciário. O fim das férias de 60 dias para Magistrados e Promotores, ainda pode voltar a ser analisado em Plenário. O próprio Arthur Maia disse que, "pretende votar a favor" do fim do privilégio. Dados do Ministério da Economia, indicam que os cofres públicos, gastam 4 bilhões de reais por ano para manter o benefício. No Brasil, um trabalhador comum, tem 30 dias de férias. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Deputado Eduardo Bolsonaro está com Covid-19.

 

Informação foi confirmada pelo parlamentar, que viajou aos EUA com o presidente Bolsonaro para a Assembleia-Geral da ONU.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) está com Covid-19. O filho do presidente Jair Bolsonaro confirmou a informação ao R7 e disse que está sem paladar e com coriza. Eduardo tomou a primeira dose da vacina contra a doença em 26 agosto e a segunda dose está prevista para novembro. De acordo com o parlamentar, ele está bem e já iniciou os cuidados.Eduardo Bolsonaro informou que fez o teste na quinta-feira (23) e o resultado saiu nesta sexta. Segundo ele, esta é a primeira infecção de Covid-19 diagnosticada nele. "Na live de ontem, JB (Jair Bolsonaro) disse que duas pessoas, que são conhecidas da população, testaram positivo. Certamente, eu sou uma delas. A outra não sei quem é", disse o deputado. Eduardo esteve nos Estados Unidos com o pai, Jair Bolsonaro, e a comitiva brasileira que participou da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Nova York. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi diagnosticado com o novo coronavírus ainda nos Estados Unidos e não voltou para o Brasil. Ele cumpre quarentena em Nova York. A confirmação do diagnóstico positivo do ministro da Saúde fez a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar o isolamento dos integrantes da comitiva brasileira. O ofício da Anvisa foi encaminhado na madrugada de quarta-feira (22) à Casa Civil da Presidência da República. A agência pediu que os membros da comitiva permaneçam isolados por 14 dias, conforme preconiza o “Guia de Vigilância Epidemiológica para Covid-19”, publicado pelo Ministério da Saúde.O presidente Jair Bolsonaro e a comitiva brasileira desembarcaram em Brasília na manhã de quarta-feira (22). Do Aeroporto de Brasília, o presidente foi para o Palácio da Alvorada, onde segue cumprindo isolamento. Ministros infectados Nesta sexta-feira, dois ministros do governo também tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, confirmou a infecção pelas redes sociais. Ela disse que cancelou os compromissos presenciais e ficará em isolamento durante o período recomendado pela equipe médica.O advogado-geral da União, Bruno Bianco, também está infectado com o novo coronavírus. Bianco recebeu o primeiro resultado positivo e fez uma contraprova para confirmar a infecção. O AGU participou presencialmente, nesta quinta-feira (23), da posse do procurador-geral da República, Augusto Aras, para o segundo mandato à frente do Ministério Público Federal (MPF). Na cerimônia, os dois se cumprimentaram com as mãos. Aras estava sem máscara.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Advogado-geral da União, Bruno Bianco, é diagnosticado com Covid.

 

Bianco e Tereza Cristina confirmaram o diagnóstico positivo para a doença nesta sexta (24). Marcelo Queiroga também está infectado.

O advogado-geral da União (AGU), Bruno Bianco, também foi diagnosticado com Covid-19. É o segundo ministro do governo a ter o teste positivo para o novo coronavírus nesta sexta-feira (24). Bianco já recebeu o primeiro resultado positivo e fez uma contraprova para confirmar a infecção.Bianco participou presencialmente, nesta quinta-feira (23), da posse do procurador-geral da República, Augusto Aras, para o segundo mandato à frente do Ministério Público Federal (MPF). Na cerimônia, os dois se cumprimentaram com as mãos. Aras estava sem máscara. Outros casos A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, também confirmou estar com a doença. Os dois ministros não integraram a comitiva brasileira que esteve nos Estados Unidos para a Assembleia-Geral da ONU. Nesta sexta, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) também confirmou o diagnóstico positivo. Eduardo esteve nos Estados Unidos com o pai, Jair Bolsonaro, e a comitiva brasileira que participou da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Nova York. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi diagnosticado com o novo coronavírus ainda nos Estados Unidos e não voltou para o Brasil. Ele cumpre quarentena em Nova York. ( Fonte R & Noticias Brasil)

VIDANEWS - Câmara deixa para semana que vem proposta de unificação do ICMS.

 

Deputados querem um tempo maior para analisar as propostas que podem ajudar a controlar os preços dos combustíveis.

Em reunião que acabou agora há pouco, os líderes partidários decidiram deixar para a semana que vem a votação do projeto que trata da unificação da alíquota de ICMS sobre combustíveis e muda a forma de cobrança, que passaria a ser feita por valor fixo e não por um percentual do preço.Hoje o valor cobrado do imposto estadual sobe toda vez que o preço é reajustado nas bombas. O projeto quer que o valor do ICMS seja fixo e cobrado por litro. Os parlamentares querem um tempo maior para estudar o projeto porque também analisam outras propostas que ajudam a controlar os preços, como a criação de um fundo compensador que poderia reduzir as oscilações quase diárias nos preços dos combustíveis.O projeto prevê a incidência por uma única vez do ICMS sobre combustíveis e a alíquota única será definida pelo Conselho de Secretários Estaduais de Fazenda (Confaz).Atualmente, o imposto é recolhido, na maioria das vezes, na origem. As alíquotas são diferentes nos estados e no Distrito Federal e variam também conforme o produto. Na média, nas regiões metropolitanas, o ICMS é de 14% para o diesel e de 29% para a gasolina. O presidente da Câmara, Arthur Lira, explicou que "ninguém está satisfeito com os reajustes dos combustíveis", e completou: "Nós não podemos dizer que é o ICMS que puxa o aumento, mas ele contribui sobremaneira para alguns excessos". ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Bolsonaro se preocupa com novas indicações para o STF.

 

Duas vagas para a Corte serão abertas no primeiro semestre de 2023; seleção caberá a quem vencer as eleições ano que vem.

Durante reunião nesta quarta-feira (6), no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou da relevância das indicações para o STF (Supremo Tribunal Federal) para os integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária.Bolsonaro tratou do assunto lembrando o julgamento do Marco Temporal, ação que é analisada pelo Supremo e vai definir se os índios e povos originais têm direito a terras ocupadas após a Constituição de 1988. O setor agrícola é contra um novo marco temporal e o presidente também tem se posicionado contrário à proposta. Eles alegam que o resultado do julgamento do STF pode abrir espaço para novas demarcações de terras no país. No café da manhã, Bolsonaro disse que "o Kassio Nunes [Marques, ministro do STF] empatou com o [Edson] Fachin em 1 a 1, o marco temporal. O André Mendonça [indicado de Bolsonaro ao STF], uma vez aprovado no Senado, vai na mesma linha. Nós, muitas vezes não lembramos dos detalhes, né? São 10, 20, 50, 100 anos na frente. Quem se eleger presidente no ano que vem, no primeiro semestre de 23, indica mais dois para o Supremo. Se for alinhado conosco, de 10, ficam quatro garantidos lá dentro. Além de outros que já votam... Não é que votam com a gente, votam com as pautas que têm que ser votadas do nosso lado", disse o presidente."Ninguém está pedindo voto. Ainda não sou candidato. Mas uma pessoa alinhada a nós tem que estar sentada naquela cadeira [Presidência da República] a partir de 23, que vai ser obviamente a pessoa que vai indicar mais dois para o Supremo. No mais, quero agradecer a vocês o carinho e a consideração, o apoio em praticamente todas as pautas nossas dentro do Parlamento. O Brasil indo bem, todos nós vamos bem", concluiu Jair Bolsonaro.A declaração demonstra a preocupação do presidente com as pautas dentro do Supremo Tribunal Federal, mas acaba sendo uma saia justa para André Mendonça, que ainda não teve o nome analisado pelo Senado Federal para a vaga ao Supremo. Se for aceito, Mendonça ainda terá que se posicionar sobre o julgamento do Marco Temporal.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDANEWS - Auxílio Brasil será de R$ 400 até o fim do ano que vem.

 

Abrangência do novo benefício, que substitui o Bolsa Família, será ampliada dos atuais 14 milhões de famílias para 17 milhões.

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta terça-feira (19) que o Auxílio Brasil — benefício que substitui o Bolsa Família — será anunciado no valor mínimo de R$ 400 e pago até o fim de 2022.O antigo programa atende 14 milhões de famílias, mas a ideia do Auxílio Brasil é ampliar o benefício para 17 milhões. Atualmente, o Bolsa Família paga em média R$ 190. O presidente Bolsonaro disse ao blog: "O que foi acertado é que o pessoal do Bolsa Família, que agora é Auxílio Brasil, seja de no mínimo R$ 400 até o fim do ano que vem. Isso foi acertado aqui".Há duas semanas, o blog já havia informado que a ala política queria um programa social forte até o fim do ano que vem. Mas, como será o Auxílio Brasil e não o auxílio emergencial, terá que cumprir o teto de gastos.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Avião cai no Texas, nos EUA, e todos os 21 ocupantes sobrevivem.

 

Segundo os bombeiros, os passageiros e os tripulantes conseguiram sair da cabine antes que a aeronave pegasse fogo .

Um avião com 21 pessoas a bordo caiu nesta terça-feira (19) ao decolar perto de Houston, no Texas, e todos os passageiros e a tripulação conseguiram sair da aeronave antes que se incendiasse, informaram os bombeiros.O avião, um McDonnell Douglas bimotor, de acordo com um funcionário local, foi quase totalmente destruído pelas chamas, como mostram imagens impressionantes divulgadas pelos serviços de emergência. Há apenas um ferido registrado, disse o Departamento de Bombeiros de Katy, ao oeste de Houston. "Felizmente os 21 passageiros, incluindo os três tripulantes, foram registrados como retirados deste bimotor pouco antes que fosse tomado pelas chamas", disseram os bombeiros.O avião McDonnell Douglas caiu quando decolava no Aeroporto Executivo de Houston, Brookshire, com detino a Boston, disseram as autoridades. No avião viajavam pessoas que compareceriam à noite ao jogo de beisebol entre os Astros de Houston e os Red Sox de Boston. Tim Gibson, diretor dos serviços de emergência do condado de Waller Harris, disse que "estavam atordoados, muito atordoados, mas saíram por conta própria".As chamas foram apagadas "após um esforço substancial" dos bombeiros, afirmou Gibson.Imagens divulgadas pela imprensa americana mostram a aeronave quase completamente destruída após cair e pegar fogo. Somente uma parte da cauda ficou inteira.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Facebook pagará R$ 77,6 mi em ação nos EUA por discriminação.

 

Autoridades afirmam que empresa deu preferência à seleção de funcionários estrangeiros em detrimento de norte-americanos.

O Facebook concordou em pagar até 14 milhões de dólares (R$ 77,6 milhões) para resolver um processo do governo dos Estados Unidos, que acusa o gigante tecnológico de favorecer os imigrantes em detrimento dos cidadãos americanos no recrutamento para milhares de postos de trabalhos com altos salários, anunciaram as autoridades nesta terça-feira (19).   Os procuradores americanos alegam que o Facebook "canalizou" postos de trabalho para detentores de vistos ao evitar anunciá-los na página de recrutamento virtual da empresa e a aceitar apenas solicitações enviadas fisicamente por correio, ou se negando diretamente a considerar trabalhadores americanos. A ação, apresentada em dezembro de 2020, representa uma nova frente na crescente pressão judicial, regulatória e antimonopólio sobre o gigante das redes sociais, que chega a bilhões de pessoas em todo o mundo.  "O Facebook não está acima da lei e deve cumprir com as [proteções] de direitos civis federais de nossa nação", assinalou a procuradora-geral adjunta Kristen Clarke em um comunicado. A companhia, por sua vez, escreveu em outra nota que acreditava "firmemente" que estava cumprindo com os requisitos do governo federal, mas concordou em encerrar o litígio e "seguir em frente". "Essas resoluções nos permitirão continuar focados em contratar os melhores colaboradores, tanto dos Estados Unidos como de todo o mundo", afirmou uma porta-voz. Segundo o acordo do Departamento de Justiça, o Facebook pagará 4,75 milhões de dólares (R$ 26,3 milhões) aos Estados Unidos e até 9,5 milhões de dólares (R$ 52.6 milhões) às pessoas elegíveis afetadas pela suposta discriminação da companhia.  A rede social também deve capacitar seus funcionários sobre as medidas contra a discriminação na lei de imigração dos Estados Unidos e fazer mais para recrutar trabalhadores americanos.  A demanda apontou mais de 2.600 postos, com salário médio de 156 mil dólares (R$ 870 mil) anuais, oferecidos de janeiro de 2018 até setembro de 2019.  Os procuradores alegaram que a gigante da internet reservou vagas para candidatos com vistos H1-B de "trabalhador qualificado" ou outros vistos de trabalho temporários. As permissões para trabalhadores qualificados são valiosas para as empresas de tecnologia do Vale do Silício, que buscam engenheiros e outros talentos altamente capacitados, principalmente nos países da Ásia.  O acordo chega em meio à tempestade de críticas que o Facebook enfrenta por conta da denunciante que vazou estudos internos, que mostravam que a companhia sabia que suas plataformas poderiam ser prejudiciais à saúde mental dos jovens.  As autoridades americanas têm lutado para regulamentar as plataformas de redes sociais como o Facebook, em meio à proliferação de acusações sobre como os gigantes tecnológicos invadem a privacidade de seus usuários e proporcionam um espaço para a propagação de informações falsas e perigosas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...