CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 9 de junho de 2021

VIDA NEWS - PROFESSOR E OPOSITOR DO GOVERNO TURCO ESTÁ DESAPARECIDO

Opositor do governo turco, professor está desaparecido no Quirguistão

Inandı é aliado do teólogo turco Fetullah Gulen, inimigo político do Presidente da Turquia, Recep Erdogan

O professor Orhan Inandı, fundador de uma rede de escolas no Quirguistão, está desaparecido desde o dia 31 de maio. A suspeita é de que ele tenha sido detido por autoridades turcas com a intenção de conduzi-lo à Turquia, alerta a organização HRW (Human Rights Watch). Inandı tem dupla nacionalidade e chegou ao Quirguistção na década de 1990. As instituições de ensino fundadas por ele têm como base o pensamento do teólogo turco Fetullah Gulen, inimigo político do Presidente da Turquia, Recep Erdogan. No último domingo (6), a mulher do professor, Reyhan Inandı, levantou a suspeita de que o marido tenha sido levado à embaixada da Turquia em Bishkek, capital do Quirguistão. Segundo ela, o objetivo seria torturá-lo para renunciar à dupla cidadania, facilitando assim a transferência para Ancara. “Orhan Inandı é um cidadão quirguiz”, disse Syinat Sultanalieva, pesquisadora da HRW na Ásia Central. “O governo do Quirguistão tem a responsabilidade de investigar o desaparecimento, descobrir onde ele está sendo detido e garantir que esteja seguro e não seja levado ilegalmente para a Turquia”. Perseguição política; Nos últimos anos, a Turquia prendeu milhares de pessoas acusadas de ter ligação com Gulen, um teólogo muçulmano que vive nos Estados Unidos e é acusado por Ancara de orquestrar um golpe de Estado contra Erdogan em 2016. De acordo com a HRW, muitas dessas prisões aconteceram em solo estrangeiro, em circunstâncias semelhantes às do desaparecimento de Inandi. “São acusações forjadas de terrorismo, numa clara violação do direito a um processo legal”, diz a organização. Aibek Artykbaev, ministro das relações exteriores do Quirguistão, admitiu neste segunda (7) que a Turquia solicitou a extradição de Inandi, pedido que foi recusado pelo governo local por tratar-se de um cidadão quirguiz. Ele ainda mostrou disposição para investigar o desaparecimento, desde que tenha o aval do ministro do interior. ( Fonte: A Referência Internacional )

VIDA NEWS - UGANDA SUSPENDE VACINAÇÃO POR FALTA DE NOVAS DOSES

Sem novas doses, Uganda suspende vacinação em massa contra a Covid-19

Imunização só recomeçará quando país tiver novas vacinas; menos de 750 mil pessoas receberam pelo menos uma dose

O governo de Uganda suspendeu a vacinação em massa contra a Covid-19 nesta terça (8). Conforme o diário queniano “Nation”, as poucas doses que restam no país imunizarão grupos prioritários, como idosos, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades. “A vacinação em massa está suspensa enquanto esperamos receber mais vacinas”, disse o porta-voz do ministério da Saúde, Emmanuel Ainebyoona, à agência chinesa Xinhua. Pouco mais de 748,6 mil pessoas receberam até uma dose da vacina desenvolvida pela britânica AstraZeneca até esta segunda-feira. A farmacêutica enviou 964 mil doses do imunizante à Uganda em março, via iniciativa Covax da OMS (Organização Mundial da Saúde). No domingo (6), o presidente Yoweri Museveni anunciou que o país receberá mais 175 mil doses da AstraZeneca e outras 300 mil doses doadas por Beijing nos próximos dias. Segundo ele, o governo também planeja comprar imunizantes de China, Rússia, Cuba e EUA. O atraso no repasse das doses para Uganda tem relação com o surto de Covid-19 na Índia. A nação africana é contemplada pela Covax, que privilegia o envio de vacinas a países empobrecidos. Quem produz os imunizantes da campanha é o Instituto Serum, que, no momento, dedica sua produção à população indiana. Desinformação e subnotificação; Além das escassas remessas do imunizante, a desinformação também atrapalha a vacinação completa da população de Uganda. Boatos espalhados sobre doenças e efeitos adversos causados pela vacina fizeram com que equipes de saúde precisassem passar de casa em casa para convencer os mais velhos a receber as doses. Em maio, o governo retirou vacinas não usadas no interior e iniciou uma vacinação em massa na capital, Kampala, após um aumento de casos. Até esta segunda-feira, o país havia registrado cerca de 54 mil contágios de Covid-19 e 383 mortes. Assim como a maioria dos países africanos, há fortes indícios de subnotificação. ( Fonte: A Referência Internacional )

VIDA NEWS - TREINAMENTO DE ALTURA EM POSSÍVEIS CASOS DE PANE NA RODA GIGANTE EM CAMPO GRANDE

Corpo de Bombeiros simula retirada de vítimas em casos de pane em roda gigante

Na manhã desta quarta feira (09), foi realizado o segundo dia de treinamento de altura em possíveis casos de pane na roda gigante instalada no estacionamento do Shopping Campo Grande, com os militares do corpo de bombeiros simulando a retirada de vítimas. O treinamento será realizado até sexta-feira (11).

Na manhã desta quarta feira (09), foi realizado o segundo dia de treinamento de altura em possíveis casos de pane na roda gigante instalada no estacionamento do Shopping Campo Grande, com os militares do corpo de bombeiros simulando a retirada de vítimas. O treinamento será realizado até sexta-feira (11).Ao todo serão 32 militares que passarão pelo treinamento, sendo 8 militares por dia. "Em nosso dia a dia, é normal lidarmos com acidentes e incêndios, mas essas ocorrências envolvendo altura dessa forma são bem mais difíceis, porém se não estivermos preparados e treinados, pode acabar acontecendo alguma falha e quando se trata de vidas não pode ocorrer falhas", ressalta Leandro Arruda, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros. O equipamento utilizado no treinamento foi comprado com a finalidade de trabalhar em situações de ocorrências de alturas, especialmente na Capital, onde se tem grandes números de prédios e brinquedos de parque de diversões permanentes, como o caso da roda gigante, em casos de pane, os militares do Corpo de Bombeiros estarão preparados para realizar o resgate. "Apesar de ser uma ocorrência atípica, a corporação precisa está preparada. A falta de ambientação dos militares com o equipamento que tem apenas um ano e meio na corporação, além da dificuldade da cabine da roda gigante que pode está movimentando, as hastes de sustentação do brinquedo pode acabar atrapalhando no socorro à vítima. Então por esses graus de dificuldade, é importante que a equipe esteja preparada para casos de necessidade", afirma o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, Leandro Arruda. A escada mecânica é um equipamento importado com investimento do Estado em cerca de R$ 6 milhões, para auxílio dos militares em resgates que envolva alturas. ( Fonte: R7 Notícias Brasil )

VIDA NEWS - BRASIL PAÍS “PORTO SEGURO” PARA EXTREMISTAS

Terrorismo no Brasil: casos mostram que o país é um “porto seguro” para extremistas

Assunto é pouco debatido, muitas vezes ignorado. Mas a presença de organizações terroristas no Brasil é inquestionável

A recente decisão do governo brasileiro, em fóruns internacionais, de intensificar o combate ao terrorismo traz à tona o debate sobre a presença de terroristas no território nacional e os mecanismos que o Judiciário tem para combater esse tipo de crime. Em dezembro de 2013, um levantamento do site The Brazil Business indicava a presença de ao menos sete organizações terroristas no Brasil: Al Qaeda, Jihad Media Battalion, Hezbollah, Hamas, Jihad Islâmica, Al-Gama’a Al-Islamiyya e Grupo Combatente Islâmico Marroquino. Terroristas em solo brasileiro; Um dos episódios mais famosos de terrorismo internacional no Brasil ocorreu, em 2016, duas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos no Rio. Na ocasião, a Polícia Federal brasileira prendeu um grupo jihadista islâmico que planejava atentados semelhantes aos dos Jogos de Munique em 1972, quando atletas de Israel foram sequestrados e mortos. Dez suspeitos de serem aliados ao Estado Islâmico foram presos e dois fugiram. O grupo ainda incentivou ataques de lobos solitários contra atletas de Reino Unido, Estados Unidos e França, sugerindo o uso de venenos ou explosivos ligados a drones, conforme noticiou o jornal britânico Daily Mail. Dois anos depois, a Polícia Federal prendeu em Foz do Iguaçu (PR) o libanês Assad Ahmad Barakat, suspeito de financiar grupos terroristas. E, bem antes disso, em 2001, uma investigação da revista VEJA mostrou que 20 membros terroristas de Al-Qaeda, Hamas e Hezbollah viviam no país, disseminando propaganda terrorista, coletando dinheiro, recrutando novos membros e planejando atos violentos. “Porto seguro”; O tenente-coronel André Soares, ex-agente da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), acredita que o Brasil está exposto ao terrorismo internacional, pois é um “porto seguro” para esses criminosos. “Uma das situações mais perigosas que passei foi o meu encontro com terroristas internacionais. As pessoas acham que o Brasil está isento de ações terroristas? O Brasil é o paraíso do terrorismo internacional. Porque nós estamos completamente vulneráveis à ação desses organismos”, disse ele ao canal Spotniks no mês passado. Declarações como essa do ex-agente da ABIN geram insegurança, pois demonstram que, até hoje, as autoridades brasileiras podem não estar lidando como deveriam com esse tipo de atividade criminosa. ( Fonte: A Referência Notícias Brasil )

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...