CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 8 de junho de 2024

VIDANEWS - Polícia Federal desmantela rede internacional de contrabando com mandados em Anápolis.

 

Nesta quinta-feira (06/06), a Polícia Federal lançou a Operação Dark Route, destinada a desmantelar uma rede criminosa de contrabando de migrantes operada por coiotes. A ação resultou na execução de 12 mandados judiciais, incluindo nove de busca e apreensão e três de prisão preventiva, todos expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal de Goiás. As ações ocorreram nas cidades de Goiânia e Anápolis. Um dos suspeitos foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol.

As investigações apontaram que a organização facilitou a entrada ilegal de pelo menos 448 brasileiros nos Estados Unidos através da fronteira com o México. Esses migrantes foram posteriormente detidos pelas autoridades norte-americanas e deportados de volta ao Brasil. Entre 2018 e 2023, o grupo movimentou grandes somas de dinheiro provenientes dos pagamentos feitos pelos migrantes. A rede criminosa tinha ramificações em diversas partes do Brasil e também nos Estados Unidos, onde membros da quadrilha recebiam os migrantes que conseguiam cruzar a fronteira ilegalmente. No entanto, muitos migrantes, mesmo após pagar altas quantias, não conseguiram atravessar a fronteira e foram detidos e deportados. A operação contou com a colaboração da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, demonstrando a forte cooperação policial entre os dois países. Os investigados poderão ser indiciados por promoção de migração ilegal, lavagem de dinheiro e associação criminosa, com penas que podem ultrapassar 18 anos de reclusão.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

VIDANEWS - Consedaia organiza um ciclo de palestras sobre o Futuro das Ferrovias.

 

Evento tem o apoio da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e conta com a presença do CEO do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva

Em um movimento estratégico para o desenvolvimento logístico do Brasil, Anápolis se destaca como protagonista na nova rede ferroviária que está se formando no país. O Conselho Empresarial para o Daia (Consedaia), organiza um ciclo de palestras que promete ser um divisor de águas para a logística nacional. Segundo empresário e presidente do Consedaia, Amaury Esberard, o ciclo de palestra, acontece às 9 horas desta sexta-feira, dia 7 de junho no auditório do Hotel Intercity e deve contar com a participação do chefe de gabinete da SecretariaExecutiva da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Sérgio Alberto Dias da Silva. Paulo Araújo, Superintendente de Projetos e Novos Negócios (CODEGO) vem representando o Governador Ronaldo Caiado. A cidade de Anápolis, reconhecida por sua posição estratégica, será palco de um evento que discutirá seu papel central na malha ferroviária nacional e continental. Amaury Esberard, e o CEO do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, serão os palestrantes principais, destacando a relevância da cidade como um hub logístico. Também presente no evento, a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), presidida pelo senador Wellington Fagundes, tem como objetivo estabelecer a mediação entre o Parlamento e o Executivo no desenvolvimento de obras de infraestrutura e aprimoramento da legislação federal no setor. A frente parlamentar conta com 320 parlamentares, sendo uma das maiores e mais atuantes frentes do Congresso Nacional e é um ator chave neste encontro, reforçando a importância de Anápolis e Goiás na logística nacional. Participa da mesa de discussões o Deputado Federal Rubens Otoni, vice-presidente da Frenlogi e coordenador da Câmara Temática de Mobilidade Urbana. Visão Compartilhada Esberard ressalta: “Este evento é crucial para Anápolis e para o Brasil. A FICO, que interligará a Ferrovia Norte-Sul, é um projeto estratégico que promoverá o desenvolvimento econômico e fortalecerá nossas conexões internacionais. Nesse contexto, quero reconhecer o apoio que tem nos dispensado o deputado estadual Antônio Gomide”, declara. José Roberto da Petrocity complementa: “A nova ferrovia é um avanço para a logística nacional, reduzindo custos e melhorando a eficiência no transporte de cargas.”( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

 

VIDANEWS - Editorial 956 – Meio ambiente

 


O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é parte de um mês em que as nossas atenções se voltam a uma reflexão sobre essa temática tão importante, pois trata-se de uma temática ligada àquilo que temos de mais sagrado: a vida.

Do que estamos falando, afinal? Vamos a um conceito, que não é difícil de se encontrar numa busca pela internet. “O meio ambiente é a soma dos elementos físicos, químicos e biológicos que interagem entre si, tornando possível a vida na Terra, com os mais diversos ecossistemas que abrigam todos os seres vivos e a matéria orgânica e inorgânica do planeta”. Dentro desse conceito, há uma palavra-chave: interação. Os elementos da vida estão em constante interação, ou seja, precisam uns dos outros. Precisamos cuidar da água, do ar, das matas, dos animais para que possamos ter a nossa subsistência garantida também enquanto espécie que faz parte desse ecossistema. Porém, infelizmente, esse cuidado não tem acontecido na medida em que deveria e, em decorrência disso, começamos a sofrer com os desequilíbrios do clima causados pelo excesso de poluição, de desmatamentos, de falta de cuidado com os mananciais e as matas ciliares. Alguns desses fatores têm colaborado para a extinção de algumas espécies da fauna. O que, também, traz desequilíbrios no ecossistema. E é interessante que, hoje, temos um nível bom de formação e informação, na escola e através das ferramentas que a tecnologia nos dispõe na comunicação, e ainda assim pecamos na questão da conscientização. Continuamos, muitas vezes, sem dar a devida atenção ao papel que nos cabe para tornar melhor a vida do planeta, sem grandes esforços, fazendo apenas o dever de casa nos cuidados com os elementos da natureza, com o tratamento que damos ao lixo que produzimos diariamente. Então, a reflexão é: cuidemos da natureza e da nossa consciência!.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

VIDANEWS - O renascimento do Rei do Churrasco de Anápolis.

 


Na vibrante cidade de Anápolis, um nome ressoa com o aroma tentador de churrasco: Moacir Roque Buffet. É isso mesmo. Ele tem “Buffet” até no nome. Sua trajetória, marcada por desafios e triunfos, é uma verdadeira história de resiliência e paixão.

De um humilde começo no Rio Grande do Sul à consagração em Goiás, Moacir Buffet transformou dificuldades em oportunidades, reinventando-se e seu negócio para continuar a servir a comunidade que tanto ama. Nascido em Encantado, RS, Moacir partiu para Anápolis em busca de um futuro promissor. Com a bênção divina e uma vontade inabalável, enfrentou dias de servir apenas quatro refeições, mas nunca perdeu a fé. Em 1992, Moacir inaugurou a Los Pampas Churrascaria, que rapidamente se tornou um marco na cidade. Com uma equipe de 90 funcionários, chegou a servir 400 refeições diárias, ganhando o coração e o paladar dos anapolinos. “O segredo é a dependência de Deus e o amor pelo que faz”, revela Moacir. Trabalhando com seriedade e constância, ele superou as adversidades, tornando-se um exemplo de determinação. Diante do alto custo do rodízio e da escassez de mão de obra, Moacir inovou. Mudou-se para o Pampas Grill Churrascaria, no Jundiaí, onde oferece a mesma qualidade em um formato mais justo e acessível. Os clientes acompanham Moacir em sua nova jornada, atraídos pela qualidade inigualável de seu autêntico churrasco gaúcho e pelo carinho que ele dedica a cada prato servido. “Aos empresários, lutem e nunca desistam”, aconselha Moacir. Mesmo diante das dificuldades atuais do país, ele acredita que a perseverança e a fé são as chaves para o sucesso. Moacir também compartilha sua dor pela tragédia no RS, onde inundações devastaram a região. Ele expressa solidariedade aos afetados, incluindo sua família e os negócios de seus irmãos. “Luto daqui e os ajudo como posso. Assim como eles também torcem por mim aqui em Anápolis. Nós gaúchos somos um testemunho de que, com fé, trabalho duro e amor pelo que se faz, é possível superar qualquer obstáculo. O povo gaúcho vai se reerguer da mesma forma como tenho celebrado minha nova fase”, completa o empresário.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

 

VIDANEWS - CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova criação de cadastro nacional de pedófilos.

 

Projeto ainda será analisado pela última comissão na Câmara.

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família aprovou proposta que cria um cadastro nacional de pedófilos na rede mundial de computadores, a ser organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Serão incluídas no cadastro informações de pessoas condenadas por crimes ligados à exploração sexual de crianças e adolescentes e previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e no Código Penal. Entre esses crimes estão: estupro de vulnerável, corrupção de menores, exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável e delitos praticados por meios digitais, como produzir, armazenar, divulgar ou expor vídeo de sexo envolvendo criança ou adolescente. “O nosso apoio decorre da enorme gravidade dessas condutas, para as quais se determina a divulgação de dados dos condenados a fim de evitar a reincidência nesses atos hediondos”, observa a relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).  Ela propôs um substitutivo à proposta original, Projeto de Lei 3976/20, do deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA). Entre as alterações está a que exclui a inclusão no cadastro de condenados por invasão de dispositivo informático, uma vez que nem sempre esse tipo de conduta está relacionada à pedofilia. O substitutivo também deixa de prever a inclusão de fotografia do condenado no cadastro, deixando a regulamentação do formato do cadastro para o CNJ. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a pedofilia como transtorno da preferência sexual e enquadra como pedófilos adultos que têm preferência sexual por crianças, geralmente pré-púberes ou no início da puberdade. Próximos passos A proposta segue para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem – Murilo Souza Edição – Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias

VIDANEWS - CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES

 

Comissão debate problemas no transporte aéreo de passageiros na região Norte.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (11) um debate sobre soluções para os problemas do transporte aéreo de passageiros na região Norte. A sugestão para realização do debate é da deputada Cristiane Lopes (União-RO). Ela alerta para os frequentes cancelamentos e atrasos de voos, os altos custos das passagens aéreas e a diminuição de voos na região. "O cancelamento da rota direta entre Porto Velho e Manaus pela Latam é um exemplo e reflete a necessidade urgente de medidas corretivas. Essas não são apenas inconveniências isoladas, mas sintomas de um problema sistêmico que afeta diretamente o direito de locomoção da população e, consequentemente, a integração territorial e o desenvolvimento econômico." O debate será realizado a partir das 16 horas, no plenário 11. Confira os convidados do debate Da Redação – GM Fonte: Agência Câmara de Notícias

VIDANEWS - Comissão aprova projeto que obriga governo a custear assistência à saúde de servidores que tiveram contato com DDT.

 

Serão beneficiados funcionários da extinta Sucam e da Funasa admitidos até dezembro de 1994 e seus dependentes naturais.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5489/23, que obriga o governo a pagar os custos da assistência à saúde para servidores que, no trabalho, tiveram contato com inseticidas carcinogênicos. Pela proposta, serão beneficiados os servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) admitidos até 31 de dezembro de 1994, bem como os dependentes naturais. O relator, deputado Dimas Gadelha (PT-RJ), recomendou a aprovação. “Essa proposta poderá compensar e remediar os problemas existentes e, ao mesmo tempo, buscar que não venham a se repetir”, afirmou. “Infelizmente, não é possível desfazer o ocorrido, no caso a exposição a agentes tóxicos e patogênicos. A verdade é que, na época, não se sabia a total extensão dos riscos dos inseticidas e dos potenciais malefícios à saúde.” Antigamente, servidores daqueles órgãos utilizavam, no exercício das atividades, produtos como DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) e Malathion em ações contra mosquitos transmissores da malária, da febre amarela e de outras doenças. O DDT deixou de ser empregado no combate às endemias em 1998, devido à alta toxicidade. A fabricação, a importação, a exportação, a manutenção em estoque, a comercialização e o uso de DDT foram proibidos no Brasil pela Lei 11.936/09. “Os servidores de combate a endemias que se dedicaram à proteção de toda sociedade foram expostos a inseticidas que retiraram anos de suas vidas e das suas famílias”, disse o autor da proposta, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). “Diversos estudos relacionam a contaminação por DDT com a maior incidência de diversos tipos de câncer, sobretudo de pâncreas, de mama e de próstata, além de efeitos que potencializam tumores preexistentes”, explicou o parlamentar. Próximos passos O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Da Reportagem/RM Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

VIDANEWS - Comissão aprova proposta para escola adotar medidas contra erotização precoce.

 

Projeto ainda será analisado por outras duas comissões da Câmara.

A Comissão de Previdência, Assistência Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui medidas de prevenção à erotização ou sexualização precoce nas escolas brasileiras. O texto define erotização precoce como a exposição prematura de matéria relacionada com conteúdo, estímulo ou comportamento sexual de crianças e adolescentes. Pela proposta, entre os objetivos das medidas estão: - prevenir e combater a prática da erotização infantil (sexualização precoce) no comportamento e aprendizado social de crianças e adolescentes; - capacitar docentes e equipe pedagógica para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema; - orientar envolvidos em situação de erotização precoce, visando à recuperação da atuação comportamental, o pleno desenvolvimento e a convivência harmônica no ambiente social; e - envolver a família no processo de construção da cultura do combate à erotização infantil. A proposta proíbe músicas que exaltem criminalidade, uso de drogas, com conteúdo pornográfico ou linguajar obsceno ou desrespeitem mulheres, homens, pessoas idosas ou com deficiência na escola ou em eventos promovidos por ela. O texto aprovado é fruto de uma alteração do deputado Dr. Allan Garcês (PP-MA) ao Projeto de Lei 10583/18, da deputada Mariana Carvalho (Republicanos-MA), que era voltado apenas para escolas públicas. Segundo Garcês, a sexualidade é algo natural do desenvolvimento humano e faz parte do período de aprendizagem na infância e na adolescência. "Entretanto, há também o processo que não é natural nem saudável para criança e que, diferentemente da sexualidade, acontece por intermédio de estímulos externos prejudiciais e incompatíveis com a estrutura da criança", disse. A proposta inclui a proibição de conteúdo pornográfico, sensual ou erótico e a sensualização precoce na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Próximos passos O projeto ainda será analisado pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem - Tiago Miranda Edição - Ana Chalub Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

 

VIDANEWS - Comissão de Saúde aprova mutirões de exames preventivos durante o Outubro Rosa.

 

Proposta ainda será analisada pela CCJ da Câmara.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4941/23, que prevê a realização de mutirões de exames para prevenção, detecção e controle do câncer de mama entre as atividades a serem desenvolvidas durante a Campanha Outubro Rosa. A proposta do Senado Federal altera a legislação que cria essa campanha. O Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar e alertar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos da doença que atingem as mulheres, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. Relator no colegiado, o deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) lembrou que as mulheres brasileiras já sofrem menos com complicações do parto, graças à ampliação da oferta de pré-natal, e com doenças infecciosas, devido à melhoria das condições de vida e dos tratamentos. “Nossas mulheres estão vivendo mais e melhor. Infelizmente, isso as sujeita à maior incidência de outros problemas de saúde, entre os quais o câncer de mama, que, se no passado já foi uma sentença de morte, hoje pode ser tratado, controlado e mesmo curado, desde que seja adequadamente diagnosticado em uma fase inicial. Para isso são necessários exames específicos”, destaca o relator, que é médico. Para ele, o projeto amplia o alcance das medidas de prevenção e detecção precoce do câncer e, como consequência, aumenta as chances de cura das mulheres. Próximos passos A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem – Murilo Souza Edição – Ana Chalub Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

VIDANEWS - Comissão aprova toque de recolher para menores após 22h em local com venda de bebidas alcoólicas.

 

O projeto ainda será analisado por mais uma comissão da Câmara.

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que autoriza o juiz da Vara da Infância e da Juventude a restringir a permanência de crianças e adolescentes desacompanhados de pais ou responsáveis após as 22 horas em lanchonetes, bares e restaurantes que vendam bebida alcoólica. O texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente. O texto aprovado – Projeto de Lei 4590/12, do ex-deputado Roberto de Lucena – conta com duas emendas do relator, deputado Pastor Eurico (PL-PE). “Restringir a permanência de crianças e adolescentes, sem que haja a presença de pais ou responsáveis, em certos locais e após determinados horários vai, sem dúvida, diminuir casos de violência, prostituição de menores de idade, além de outros crimes”, defendeu o relator. Emendas Entre as emendas apresentadas está a que especifica que a proibição se aplica apenas a locais que distribuam ou vendam bebidas alcoólicas. “Essas pequenas mudanças são necessárias para não dificultar o convívio social da criança e do adolescente e para que não haja um impacto em setores econômicos, como, por exemplo, o cinema, que têm muitas sessões que terminam após as 22 horas”, concluiu. Tramitação O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem – Murilo Souza Edição – Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que prevê desconto em pedágio para carros com mais de três passageiros.

  Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4...