CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CURSO DE CAPACITAÇÃO ACS

Exibindo IMG_9632.JPG
Prefeitura de Águas Lindas conclui curso de capacitação dos ACS  
Exibindo IMG_9619.JPGA Prefeitura Municipal de Águas Lindas em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Federal Goiano, por meio da  Atenção Básica, concluíram nesta terça-feira (09) o  Curso de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares Técnicos de Enfermagem.  Ao todo, foram formadas  quatro turmas no município com certificação de 170 funcionários municipais da área de Saúde.
Exibindo IMG_9581.JPGO curso teve uma carga horária de 60 horas. O ministério da Saúde disponibilizou  a logística com professores, tutores, material didático, alimentação (almoço e lanche) e o município entrou com a  contrapartida do local (IFG) para a realização do Curso e a liberação dos alunos.
As tutoras responsáveis pelas turmas dos dias 10/11/12 a 08/12/12 e 11/11/12 a 09/12/12 foram as enfermeiras Cristina Spíndola e Nayara Ázara Rodrigues, ambas do Ministério da Saúde em Goiânia e Anápolis respectivamente. E também Isaura Vieira da Cunha e Cristina  Alves Costa.
 O prefeito Hildo do Candango falou sobre a importância dos cursos para  melhorar o desempenho das equipes junto ao seu público-alvo. “O projeto tem o claro objetivo de preparar os agentes comunitários e auxiliares técnicos de enfermagem para que desenvolvam ações de cuidado à saúde das pessoas, sempre respeitando as características e demandas de cada situação e de cada usuário”, frisou.
Durante o curso foram enfatizadas as relações humanas nas abordagens. “Essas ações devem estar de acordo com as competências de Atenção Básica, com força na promoção da saúde e prevenção de doenças, favorecendo assim a lógica da redução de danos e das ações não manicomiais”, explica Cristina.
Para a instrutora Nayara  os trabalhos proporcionam  o reconhecimento das singularidades  de cada situação. “A partir dai são traçadas formas de tratamento e de construção de redes de cuidado voltadas para defesa da vida”, disse a instrutora.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura 
Fotos: ASCOM 

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO

Exibindo IMG_0310 (1).JPG
Conselho Municipal do Idoso realiza reunião em Águas Lindas
Exibindo IMG_0279.JPGA Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, promoveu na última semana, referente ao mês de dezembro, a reunião com o Conselho Municipal do Direito do Idoso. A reunião foi presidida pela secretária de Ação Social Aleandra de Sousa.
Exibindo IMG_0338.JPGA Assembléia contou com a presença de Solange Eterna, presidente do CMDI, Maria das Graças, vice-presidente Ana Cristina Amorim, representante da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, Ana Francisca, Instituto Franciscano, Alessandra de Sousa, SASC, José Elias Vieira, representante e suplente do Lar 3ª idade Samaritano, Nilvina Soares de Sousa, Suplente e representante da Secretaria Municipal de Educação, Ana Maria do C. Nascimento, Francisco Gomes de Anchieta, Titular e representante de Organização de Grupo ou Movimento do Idoso, Ednaldo Paulo de Azevedo, Titular e representante da Associação Castelinho Cultural Ninho dos Artistas.
Exibindo IMG_0419.JPGEm pauta houve proposta, discussão e decisão sobre a criação da Logomarca e ainda a necessidade de uma Secretária Executiva para auxiliar nos trabalhos documentais. Foram distribuídas cópia do regimento interno para análise; debatida ainda a possibilidade de confecção de camisetas e crachás com a marca do Conselho para facilitar a circulação nos órgão além da possibilidade de confeccionar outras camisetas para os idosos do CCI.
Exibindo IMG_0413.JPGOs conselheiros decidiram  também que as inscrições das entidades no CMDI sejam efetivadas e formulada parceria com o CRÁS e CREAS. 
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura 
Fotos: ASCOM 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...