CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 29 de maio de 2021

VIDA NEWS- RESTOS MORTAIS DE 215 CRIANÇAS EM ANTIGO INTERNATO ENCONTRADO NO CANADÁ

 

Canadá encontra restos mortais de 215 crianças em antigo internato.

Local fez parte de uma iniciativa do governo canadense para assimilar à força crianças indígenas no início do século 20.

Os restos mortais de 215 crianças foram encontrados enterrados no local de um antigo internato no Canadá, construído há mais de um século para integrar os indígenas à sociedade, de acordo com uma comunidade indígena local. Um especialista descobriu os restos mortais no último fim de semana usando um georadar no local do internato, perto de Kamloops, na província de British Columbia, anunciou a comunidade aborígine Tk'emlups te Secwepemc em um comunicado à imprensa. "Algumas tinham apenas três anos", disse Rosanne Casimir, a chefe da comunidade, sobre as crianças. Segundo ela, as mortes, cujas causas e datas são desconhecidas, nunca foram registradas pela direção do internato, embora desaparecimentos já tenham sido mencionados anteriormente por membros da comunidade. Os resultados preliminares da investigação devem ser divulgados em um relatório em junho, disse Casimir. Enquanto isso, a comunidade está trabalhando com o legista e museus da província para tentar esclarecer a descoberta e encontrar qualquer documentação relacionada às mortes. "Parte meu coração pelas famílias e comunidades afetadas por esta notícia trágica", escreveu a ministra canadense de Relações Indígenas, Carolyn Bennett, no Twitter. Política de assimilação O antigo internato, administrado pela Igreja Católica em nome do governo canadense, foi uma das 139 instituições criadas no país no final do século XIX. Foi inaugurado em 1890 e tinha 500 alunos na década de 1950. Fechou em 1969. Cerca de 150.000 crianças ameríndias, mestiças e inuítes foram matriculadas à força para essas escolas, onde foram separadas de suas famílias, de sua língua e de sua cultura. Muitos foram submetidos a maus-tratos ou abusos sexuais e pelo menos 3.200 morreram, principalmente de tuberculose, de acordo com as conclusões de uma comissão nacional de inquérito. Em 1910, o diretor da instituição Kamloops reclamou que o governo canadense não estava fornecendo fundos suficientes para "alimentar adequadamente os alunos", segundo o comunicado da comunidade. Ottawa pediu desculpas formalmente aos descendentes dos internados em 2008 como parte de um acordo de 1,9 bilhão de dólares canadenses (1,3 bilhão de euros). Eles foram vítimas de um "genocídio cultural", conforme concluído pela comissão nacional de inquérito em 2015.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS- FIM DO CONFINAMENTO EM 5 DE JUNHO ANUNCIA GOVERNO DA HOLANDA

 

Holanda anuncia fim do confinamento em 5 de junho

Reabertura foi antecipada em quatro dias por conta da diminuição do número de internações e de novos casos de covid-19.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou nesta sexta-feira(28) o fim do confinamento a partir de 5 de junho com um novo relaxamento das restrições ao coronavírus, em particular, a autorização para comer em restaurantes.O número de internações e novos casos continua diminuindo, permitindo esta nova fase quatro dias antes do previsto. "A flexibilização de 5 de junho na verdade significa o fim do confinamento", declarou Rutte em entrevista coletiva. “Corremos um risco calculado, mas se o céu cair sobre nós na próxima semana e os números subirem novamente, enfrentaremos uma nova situação”, acrescentou. No entanto, tal reversão é "improvável", acrescentou Rutte, citando cientistas que assessoram o governo, segundo a agência de notícias holandesa ANP. O governo holandês recentemente suspendeu o toque de recolher e autorizou restaurantes e cafés a abrirem espaços externos. A partir de 5 de junho, esses estabelecimentos poderão receber seus clientes em ambientes internos até as 22h locais. Os museus poderão receber visitas, com fluxo de um visitante por metro quadrado, e os cinemas e teatros, no máximo 50 espectadores. "As pessoas, como eu, estão ansiosas para ir a um show ou comer em um restaurante", acrescentou. O coronavírus causou mais de um milhão e meio de infecções e a morte de mais de 17.500 pessoas na Holanda.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS- SANÇÕES DOS EUA IMPEDEM FABIRCAÇÃO DE VACINAS DIZ CUBA

 

Cuba diz que sanções dos EUA impedem fabricação de vacinas.

País tem dois imunizantes que aguardam autorização para uso emergencial e outros três em fase de desenvolvimento.

Cuba, que desenvolveu seus próprios imunizantes contra a covid-19, denunciou nesta sexta-feira (28) que o fortalecimento do embargo dos Estados Unidos à ilha impossibilitou a fabricação de doses suficientes para sua população, retardando sua campanha de vacinação. "É preciso dizer que não vacinamos mais cubanos porque não tivemos recursos para fabricar mais vacinas, que fique claro para o mundo", afirmou Yuri Valdés, vice-diretor do Finlay Institute of Vaccines, durante uma sessão da Assembleia Nacional (Parlamento, unicameral), na qual legisladores convocaram parlamentares de todo o mundo a se juntarem ao pedido pelo fim das sanções e do embargo, imposto há 60 anos pelos Estados Unidos. A insuficiência das doses "não é por falta de evidência técnica, é porque não tivemos os recursos, porque esses recursos foram bloqueados", explicou o cientista perante parlamentares de seu país e outras personalidades internacionais que participaram virtualmente. Se o governo de Joe Biden "não pode ter tempo para rever toda a política com Cuba, (revise) a que tem a ver com todos os cubanos que são internados [em hospitais por covid-19], com os cubanos que estamos vacinando", afirmou Valdés. "Você tem que convocar o governo dos Estados Unidos, digamos, está bem, não verifique tudo, mas verifique se, faça algo, você pode ser (significar) a diferença entre mortos e não mortos", ressaltou. Cuba tem cinco vacinas candidatas desenvolvidas pelo próprio país. Duas delas, Soberana 2 e Abdala, aguardam autorização para uso emergencial ou condicional pelas autoridades sanitárias do país, data prevista para junho.Dado o crescente número de casos registrados nos últimos meses, o governo lançou uma campanha de vacinação em populações de risco com esses imunizantes no dia 12 de maio, e planeja vacinar 70% da população até agosto. Durante o governo de Donald Trump, Washington impôs cerca de 250 sanções contra Cuba, que o governo Biden manteve intactas. "Os Estados Unidos reforçaram a agressão contra Cuba diante da covid-19", denunciou o presidente da comissão de Relações Internacionais, Alberto Núñez. Organizações solidárias com Cuba nos Estados Unidos, Chile, Espanha, Itália e outros países se organizaram para obter 20 milhões de seringas para poder vacinar a população de 11,2 milhões. Além disso, uma entidade governamental suíça e a ONG MediCuba Europe concederam em abril um financiamento urgente de US$ 600.000 para a compra de seringas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS- DESFILE MILITAR COM FOGUETES E DRONE

 

Hamas participa de desfile militar com foguetes e drone .

Após trégua com Israel, milhares de combatentes encapuzados do braço militar do movimento palestino marcharam em Gaza.

Milhares de combatentes encapuzados do braço militar do movimento palestino Hamas marcharam pela Faixa de Gaza nesta sexta-feira (28), exibindo lançadores, foguetes e um drone, uma semana após a trégua com Israel entrar em vigor. A bordo de veículos ou a pé, a maioria com armas nas mãos, os membros das Brigadas Ezzedine al-Qasam desfilaram na cidade de Rafah, no sul território palestino controlado pelo Hamas e submetido a um bloqueio israelense há quase 15 anos. Uma multidão de palestinos compareceu ao desfile, incluindo meninos, meninas e meninos, alguns usando lenços verdes das Brigadas al-Qasam na testa, constatou um jornalista da AFP. O movimento islamita Hamas, no poder em Gaza desde 2007, é o inimigo jurado de Israel, que o considera uma organização "terrorista". O conflito entre os dois inimigos, o quarto desde 2008, estourou em 10 de maio depois que o Hamas disparou foguetes contra Israel em solidariedade, de acordo com o movimento, às centenas de palestinos feridos durante confrontos com a polícia israelense em Jerusalém Oriental, setor palestino da Cidade Santa ocupado por Israel desde 1967. De 10 a 21 de maio, o dia em que o cessar-fogo entrou em vigor, 254 palestinos foram mortos por tiros israelenses na Faixa de Gaza, incluindo 66 crianças e combatentes, segundo autoridades locais. Em Israel, disparos de foguetes de Gaza mataram 12 pessoas, incluindo uma criança, um adolescente e um soldado, segundo a polícia. Os dois protagonistas do conflito reivindicaram a vitória após a trégua. Por vários dias, milhares de combatentes das Brigadas Al-Qassam marcharam em várias cidades do território palestino, com um arsenal militar.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS- MÉDICOS ALERTAM SOBRE VENDA ILEGAL DE VACINAS

 

Médicos da Venezuela alertam sobre venda ilegal de vacinas.

Entidade que representa a categoria pediu que a Procuradoria Geral do país abra uma investigação sobre essa prática criminosa.

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela pediu nesta sexta-feira (28) que a Procuradoria Geral do país abra uma investigação sobre vendas ilegais de vacinas contra a covid-19 e comentou que a "lentidão" no processo de imunização estimula essa prática criminosa. Em uma carta, a academia pediu ao procurador geral, Tarek Saab, "para determinar a veracidade das informações sobre o suposto mercado ilegal com a venda de vacinas contra a covid que estão sob a custódia do Estado venezuelano com o Ministério da Saúde como órgão competente".O pedido foi feito, segundo o texto, com o objetivo de "identificar aqueles que poderiam promover esta prática criminosa e irresponsável que leva ao tráfico com as poucas vacinas disponíveis para a proteção dos venezuelanos e que sejam tomadas as medidas necessárias para erradicar esta prática criminosa odiosa". Os médicos também destacaram os perigos que este mercado ilegal provoca e que podem ser traduzidos em dosagens que "não tenham cumprido a devida manutenção da cadeia de frio essencial para sua viabilidade como produto biológico ou que seu conteúdo não corresponda à formulação adequada" da vacina. A academia também vê esta prática como uma consequência da lenta implementação do plano nacional de vacinação que, segundo ela, "não foi devidamente oficializado".A entidade cobrou o Ministério da Saúde a divulgar imediatamente o plano de vacinação a fim de identificar aspectos técnicos "inerentes" aos grupos prioritários a serem vacinados, os períodos de tempo para imunização, as quantidades disponíveis e outras questões. De acordo com organizações nacionais e internacionais, a Venezuela está entre os países da América Latina menos imunizados contra a covid-19, uma situação que o governo do presidente Nicolás Maduro evita mencionar. A quantidade de vacinas que chegaram ao país não é conhecida com precisão, pois os dados anunciados pelas autoridades são contraditórios, variando em até 500 mil unidades, dependendo de quem os divulga.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS- COM FALHAS BRASIL DEVE CONCLUIR VACINAÇÃO DE COVID-19 NESTE ANO

 

Brasil deve concluir, com falhas, vacinação de covid-19 neste ano.

Para vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, milhões de pessoas ficarão sem receber a segunda dose.

Se a entrega de vacinas dos laboratórios esperada pelo Ministério da Saúde for cumprida (veja abaixo), o Brasil tem tudo para concluir até o fim deste ano a campanha nacional de imunização contra a covid-19. Mas nem tudo é motivo para comemoração. Para chegar a essa meta, o país precisaria aplicar pouco menos de 1,2 milhão de doses por dia até 31 de dezembro, velocidade que já foi superada nessa mesma campanha. Agora, o Brasil tem 160 milhões de pessoas que podem ser imunizadas contra a covid-19, com primeira e segunda doses, de acordo com o painel Localiza SUS, do Ministério da Saúde. Ontem, sexta-feira (28), o país injetou fármacos que previnem a covid-19 em 1.211.432 pessoas - a terceira melhor marca num período de 24 horas até agora. O recorde, porém, ocorreu em 23 de abril, quando 1,744 milhão de injeções contra a doença foi parar nos braços dos brasileiros. A infectologista Paula Carnevale, professora da Universidade Anhembi Morumbi, acha possível completar todos os grupos vacináveis até o fim de dezembro, desde que, obviamente, existam vacinas. "É essencial que o governo federal, de fato, assuma a responsabilidade de organizar a campanha nacional, que tem acontecido com ritmos diferentes nos estados. Para vacinar 1,2 milhão de pessoas por dia, é preciso que a vacina seja considerada prioritária pelo Ministério da Saúde", comentou. Na visão da infectologista, a coordenação é difícil por haver mais de uma vacina, por causa da necessidade de segunda dose e dos intervalos diferentes entre as aplicações e também porque ela ocorre em meio a outras campanhas de imunização, como a da gripe. O diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Renato Kfouri, diz não ter dúvida de que é possível que toda a população vacinável (com pelo menos 18 anos de idade) seja chamada para se imunizar. "O que não teremos é a imunização completa de grandes percentuais da população, porque, por várias razões, muitas pessoas não vão tomar a segunda dose", explicou. Kfouri observou que das três vacinas hoje utilizadas no país, apenas as da AstraZeneca e da Pfizer têm estudos que mostram alguma proteção com apenas uma dose. "Mas não há essa informação da CoronaVac, a mais utilizada até o momento." O diretor da SBIm conta que é comum em vacinações de doença que exijam mais de uma dose uma redução no número de pessoas que procuram o posto de saúde para complementar a imunização.  "As taxas de abandono normais de segunda dose ficam entre 15% e 20%. As pessoas simplesmente não retornam para se vacinar." Kfouri observa que a velocidade da imunização nos estados pode ser uma falsa notícia positiva. "Quando você passa a vacinar o grupo seguinte rapidamente, pode ser que sua cobertura esteja baixa. E aí, até porque não é justo ficar segurando imunizantes 30, 35 dias à espera das pessoas, você avança usando doses de quem ficou para trás e acabou não se imunizando", disse. "E isso compromete toda a campanha." Nem segunda nem primeira dose A falha apontada pelo diretor da SBIm aparece nos dados do painel de vacinação do projeto ModCovid19.O gráfico de monitoramento do estudo, financiado com verbas do Ministério da Ciência e Tecnologia, e coordenado por professores de grandes universidades do país, alerta para o fato de que não foram sequer tomar a primeira dose 14,1% dos brasileiros acima de 60 anos. Esses idosos integram os primeiros grupos prioritários, de fases da campanha já encerradas em todo o país. A faixa mais alarmante é a de homens entre 60 a 64 anos. Com esse perfil, 26,3% não se preocuparam ou não puderam ir uma única vez ao posto de saúde. O mesmo monitoramento aponta que a vacinação até para quem quer receber a segunda dose é quase impossível em praticamente todos os municípios do Brasil, afinal faltam mais de 5 milhões de imunizantes que serviriam à completação vacinal. Na opinião de Renato Kfouri, as entregas erráticas dos laboratórios são o principal problema para atingir a meta de imunizar a população até o fim do ano. "A velocidade não é limitada por uma dificuldade estrutural, mas pela falta de vacina." Paula Carnevale adiciona que ao mesmo tempo em que aumentavam os números de casos de covid-19 no país, crescia outro fenômeno prejudicial à imunização. "O movimento antivacina, que era muito pequeno, ganhou força. As pessoas precisam se conscientizar que as duas doses só vão surtir efeito se quase toda a população se imunizar." Velocidade da vacinação O Brasil havia aplicado até 19h de quinta-feira (27) à tarde, de acordo com o painel oficial do Ministério da Saúde, 65.268.576 doses (dado mais recente). Dados extraoficiais do vacinômetro do R7 já apontam, porém, que 67,3 milhões de fármacos já foram parar no braço dos brasileiros. Para atender uma população de pouco mais de 160 milhões de pessoas aptas a receber as duas doses contra a covid (com pelo menos 18 anos), o Brasil tem de ter 320.089.818 vacinas. A velocidade diária necessária sai da quantidade de doses que se precisa para completar a população (254.821.818) dividida por 215 dias, tempo que falta até o fim de 2021. Resultado: para encerrar a imunização de todos os brasileiros vacináveis contra a covid é preciso uma velocidade de 1,185 milhão de aplicações diárias.  Lotes de vacinas De acordo com a projeção de entregas de vacinas do Ministério da Saúde, a meta de 1,18 milhão por dia pode ser completada em junho, apesar de não haver tanta folga, mas precisa que os montantes destinados aos terceiro e quarto trimestres sejam diluídos por todos os meses. Em junho, a previsão é de entrega de 43,8 milhões de doses ao Ministério da Saúde, média de 1,46 milhão por dia. No terceiro trimestre são esperadas mais de 176 milhões de doses e, no quarto, considerado o novo lote de 100 milhões de doses da Pfizer, 310 milhões, quantidade, se realmente chegar, mais do que suficiente.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDA NEWS- SEGUNDO FULCÃO ENTRA EM ERUPÇÃO

 

Segundo vulcão entra em erupção na República Democrática do Congo.

Primeira explosão ocorreu no último dia 22 e provocou até agora 32 mortes, além da fuga de dezenas de milhares de pessoas.

Um segundo vulcão entrou em erupção neste sábado (29) no leste da República Democrática do Congo (RDC), perto do Nyiragongo, que está ativo há uma semana e provoca pânico na cidade de Goma. "O vulcão Murara, situado em um local não habitado do parque Virunga, entrou em erupção hoje. Acompanhamos de perto a evolução", disse à AFP Patrick Muyaya, porta-voz do governo. vulcão Nyiragongo, em Goma, entrou em erupção em 22 de maio e provocou 32 mortes até o momento, assim como a fuga de dezenas de milhares de habitantes da cidade. Neste sábado a situação parecia calma e foram registrados menos tremores de terra na localidade.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...