CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

VIDANEWS - Agressões à Ucrânia 'constituem outra escalada inaceitável da guerra', diz secretário-geral da ONU.

 

Bombardeios russos contra várias cidades ucranianas, incluindo a capital, Kiev, deixaram pelo menos 11 mortos e 89 feridos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que os bombardeios russos contra várias cidades ucranianas nesta segunda-feira (10) "constituem outra escalada inaceitável da guerra", segundo seu porta-voz, Stephane Dujarric.Essa é a maior campanha de ataques na Ucrânia em meses e coincide com uma reunião do Conselho de Segurança do presidente da Rússia, Vladimir Putin, convocada após a explosão na ponte de Kerch. "Ataques maciços com armas de alta precisão de longo alcance foram realizados contra a infraestrutura de energia, militar e de comunicações da Ucrânia", declarou Putin no início do Conselho de Segurança, segundo imagens transmitidas pela televisão. Os bombardeios deixaram pelo menos 11 mortos e 89 feridos.O Ministério russo da Defesa confirmou ter mirado nas infraestruturas energética, militar e de comunicações da Ucrânia e disse que os ataques "atingiram seus alvos".Para a União Europeia, os ataques russos contra civis são "crimes de guerra", cujos responsáveis "devem prestar contas", de acordo com Peter Stano, porta-voz do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrel. O Reino Unido chamou os ataques de "inaceitáveis", e a França, que os considerou um "crime de guerra", prometeu aumentar a ajuda militar a Kiev.O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, também condenou os "horríveis e indiscriminados" ataques.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Biden condena bombardeios russos contra várias cidades da Ucrânia.

 

O presidente dos Estados Unidos afirmou que ações como essa de Moscou 'reforçam o compromisso americano' com Kiev.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, condenou nesta segunda-feira (10) os bombardeios em grande escala da Rússia contra várias cidades da Ucrânia e prometeu que o presidente russo, Vladimir Putin, prestará contas pelas "atrocidades" cometidas durante a guerra no Leste Europeu."Os Estados Unidos condenam firmemente os ataques russos com mísseis de hoje na Ucrânia, incluindo Kiev. Esses ataques mataram e feriram civis, além de terem destruído infraestrutura não militar", afirmou o chefe de Estado americano, por meio de comunicado. Biden ofereceu condolências aos familiares das vítimas e considerou que os bombardeios "demonstram, uma vez mais, a completa brutalidade da guerra ilegal do senhor Putin contra o povo ucraniano"."Estes ataques só reforçam nosso compromisso com o povo da Ucrânia. Junto com nossos aliados, continuaremos impondo custos à Rússia por sua agressão. Faremos com que Putin e a Rússia prestem contas por suas atrocidades e crimes de guerra, e daremos o apoio necessário para que as forças ucranianas defendam o país", disse Biden. Além disso, o presidente dos Estados Unidos fez um apelo à Moscou, para "terminar essa agressão injustificada de forma imediata e retirar suas tropas da Ucrânia".Pouco antes, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, havia telefonado para o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dymitro Kuleba, para oferecer apoio diante dos ataques russos.O bombardeio russo em grande escala das cidades ucranianas, incluindo Kiev, realizado nesta segunda-feira deixou um número desconhecido de pessoas mortas enquanto outras procuravam refúgio em abrigos.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

‘VIDANEWS - Mineiro não é gado’, diz Zema, que sobe o tom contra petista.

 

Governador de Minas Gerais reage a declaração de Lula, que afirmou: 'Zema terá um problema de remorso por não me apoiar'.

O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), respondeu hoje a um discurso do candidato petista ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva. “O mineiro não é gado. É povo sábio e honrado, que do PT já está vacinado”, publicou o político, sem poupar a rima. Zema declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) um dia depois de ter sido reeleito em primeiro turno, com ampla vantagem sobre o adversário, Alexandre Kalil (PSD), apoiado pelo PT. Os dois candidatos à Presidência disputam o voto no estado, onde Lula obteve maior número de votos na primeira etapa da eleição.A expressão “gado” é utilizada por adversários para caracterizar a militância bolsonarista, que, por sua vez, classifica os apoiadores petistas de “esquerdopatas” e “petralhas”. Durante evento público em Belo Horizonte, neste fim de semana, o candidato petista referiu-se ao governador reeleito: “Zema terá um problema de remorso por não me apoiar”. “Agora, o Zema é livre…”, concluiu Lula. Aliados próximos ao presidente Bolsonaro reagiram à declaração. “O ladrão está ameaçando o governador de Minas Gerais?”, perguntou Flávio Bolsonaro, um dos coordenadores da campanha de reeleição do próprio pai.“No governo do PT em Minas, teve posto de saúde fechado, merenda de sopa de arroz, hospitais abandonados, estradas sem qualquer manutenção e servidores com salários atrasados”, listou Zema, duro adversário petista no estado que já foi governado por Patrus Ananias (PT). Zema foi o único representante do Novo eleito no primeiro turno para governar um estado, e é tido como “estrela solitária” por seu sucesso a bordo do partido que surgiu nacionalmente em 2018 e sofreu encolhimento nestas eleições.Por trás do bate-boca público está a disputa pelo voto do segundo maior colégio eleitoral do país e onde há dúvidas sobre qual dos dois concorrentes à Presidência estaria na frente na preferência dos mineiros. “O comício de Lula em Belo Horizonte reuniu mais de 500 mil pessoas”, declara Roberto Requião (PT), candidato derrotado ao governo do Paraná. “É o anúncio claro da vitória”, completa o ex-senador. Do lado adversário, não faltaram postagens para esvaziar a ideia de que Lula tenha reunido meio milhão de pessoas na capital mineira. Flávio Bolsonaro distribuiu uma colagem de duas fotos do mesmo ato público, montadas lado a lado, para demonstrar suposta “mentira” de que o candidato petista tenha juntado tal multidão.(  Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília ainda têm reflexos de incidente em Congonhas (SP).

 

Segundo a Infraero, no domingo (9), 116 voos foram cancelados ao sair de Congonhas e 117 ao chegar, o que totaliza 233 voos afetados.

incidente com o avião de pequeno porte em Congonhas no início da tarde de domingo (9) ainda provoca impacto em voos de aeroportos de São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília nesta segunda-feira (10). A manhã foi marcada por filas e caos em alguns aeroportos do país. Em Congonhas, até as 13h, 15 voos de chegada e 9 partidas haviam sido cancelados por causa do problema no trem de pouso do jatinho.A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, informou que o aeroporto, o maior do país, opera normalmente para pousos e decolagens e que recebeu 13 voos que seriam destinados ao Aeroporto de Congonhas, em consequência da interdição entre o domingo e esta segunda-feira. No Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont tem nove chegadas e sete partidas canceladas. Em Brasília, no Distrito Federal, a Inframerica, administradora do aeroporto de Brasília, informou que, por conta da interdição da pista do aeroporto de Congonhas na tarde de ontem, diversos voos previstos para sair da capital do país para o aeroporto paulista foram atrasados e cancelados.Além disso, voos com destino a outras regiões também acabaram sendo impactados por conta do ajuste de malha. Até as 13h, a Inframerica informou que foram 14 voos cancelados entre partidas e chegadas de Congonhas a Brasília e da capital federal a São Paulo, 9 voos cancelados para outros destinos e 18 voos atrasados. Na manhã de hoje, sete voos, entre partidas e chegadas, foram cancelados. A concessionária avisou que os passageiros devem conferir o status do seu voo por meio das companhias aéreas. No domingo, o aeroporto de Congonhas permaneceu cerca de nove horas interditado após um avião de pequeno porte, da fabricante Learjet, ter os pneus do trem de pouso furados durante a aterrissagem, por volta das 13h20.A aeronave, ocupada por cinco pessoas, saiu da pista e parou em um trecho chamado “taxiway”. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Após quase nove horas de interdição, com as operações de pouso e decolagem paradas, foi feita a manobra de retirada, por volta das 22h18, e os demais voos foram liberados.Entre os estados afetados pelos reflexos do incidente estão Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco e o Distrito Federal. As investigações serão conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

VIDANEWS - Novo vídeo mostra hora em que jato pousa em Congonhas, derrapa e quase despenca sobre avenida.

 

Havia cinco pessoas dentro da aeronave, mas ninguém se feriu; o incidente causa atrasos e cancelamentos no país até agora.

Um novo vídeo de uma câmera de monitoramento 24 horas mostra o momento em que um avião derrapou no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no último domingo (9). A aeronave pousa e já vira de lado em direção à esquerda após um pneu do trem de pouso traseiro furar. O jatinho se arrasta por dezenas de metros, produzindo fumaça. O avião ainda passa por uma área de gramado até parar bem próximo dos limites entre o aeroporto e a avenida Washington Luís, na zona sul da capital paulista. Havia cinco pessoas dentro do avião, sendo dois tripulantes e três passageiros. Ninguém se feriu. O avião, de prefixo PP-MIX, tinha decolado do aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná. Segundo a Infraero, as operações de pouso e decolagem no Aeroporto de Congonhas foram liberadas às 22h18 do domingo.  "A pista estava interditada desde 13h32, após uma aeronave de pequeno porte apresentar problemas durante o pouso, causando saída de pista e parando na taxiway. Cinco pessoas estavam na aeronave e não sofreram ferimentos", afirmou a assessoria de imprensa da Infraero. As investigações sobre a causa do acidente estão sendo conduzidas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes), órgão do Comando da Aeronáutica. Atrasos e cancelamentos O incidente provocou atrasos e cancelamentos em todo o país desde então. Nesta segunda-feira (10), ainda há impacto em voos de aeroportos em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília, com a manhã marcada por filas e caos.Em Congonhas, até as 13h, 15 voos de chegada e nove de partida haviam sido cancelados por causa do problema no trem de pouso do jatinho. A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, informou que o aeroporto, o maior do país, opera normalmente para pousos e decolagens, tendo recebido 13 voos que seriam destinados ao Aeroporto de Congonhas, em consequência da interdição entre o domingo e esta segunda-feira. No Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont teve nove chegadas e sete partidas canceladas. Na capital federal, a Inframerica, administradora do aeroporto de Brasília, informou que, por conta da interdição da pista do Aeroporto de Congonhas na tarde de ontem, diversos voos com previsão de sair de Brasília para o aeroporto paulista foram atrasados e cancelados.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

VIDANEWS - 'Sempre estive no meio do povo, mesmo durante a pandemia', diz Bolsonaro em Ceilândia.

 

Presidente visitou moradores da região na manhã desta segunda-feira; à tarde, deve se encontrar com cantores sertanejos.

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), esteve em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, na manhã desta segunda-feira (10) para falar com apoiadores. No local, cumprimentou moradores e afirmou que nunca se ausentou da população, mesmo durante a crise sanitária provocada pela Covid-19.VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7 "Sempre estive no meio do povo, mesmo durante a pandemia. Passei por aqui no momento grave da pandemia, entrei na casa do povo. E, agora, a gente retorna, pergunta para as pessoas humildes como viveram na pandemia, antes da pandemia, se acreditam que vão ter picanha todo domingo com cerveja em casa ou não", disse Bolsonaro.Leia mais: Bolsonaro sobe tom e critica Alexandre de Moraes: 'Tenha caráter' Segundo o presidente, é "muito comum" que mentiras sejam divulgadas em razão das eleições. "Falam que eu deveria oferecer coisas. Se vai cumprir ou não, [a gente] vê depois. Eu mantenho a minha posição da verdade acima de tudo. Obviamente, eu não quero perder a eleição. Não é por mim, é o futuro do meu Brasil", acrescentou. No período da tarde, o chefe do Executivo vai se encontrar com cantores sertanejos. Nos próximos dias, visitará Balneário Camboriú (SC), Pelotas (RS), Belo Horizonte (MG) e Aparecida do Norte (SP).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Simone Tebet critica campanha de Lula: 'Alguém tem que colocar juízo'.

 

Terceira colocada na corrida presidencial, a senadora decidiu apoiar o ex-presidente, mas tem feito diversos questionamentos.

ex-candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet, criticou o que chamou de "equívocos da campanha" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em mensagens encaminhadas por aplicativos de mensagens, Tebet afirma que "alguém tem que colocar juízo na campanha" do petista. Tebet disse também que é preciso "tirar o vermelho da rua", pois as imagens assustariam eleitores do "interior de SP" e de estados localizados no Centro-Oeste, no Sul e no Sudeste do país.De acordo com Tebet, a população não vota no PT, mas sim em Lula na corrida eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro. "Não é vai dar PT. O povo está votando contra Bolsonaro, e não no PT", disse ela em uma das mensagens. O texto foi encaminhado por ela a interlocutores de Lula. Na semana passada, a parlamentar declarou apoio ao petista na corrida presidencial, mas disse que eles têm pensamentos divergentes, inclusive na economia. As mensagens foram obtidas pela Folha de S.Paulo. Em umas das mensagens, segundo a publicação, Tebet diz que Lula precisa promover grandes eventos voltados para as mulheres, a exemplo da estratégia de Bolsonaro nos últimos dias. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDANEWS - Antes da CPI, Senado deve ouvir institutos de pesquisa.

 

Requerimento que convoca responsáveis por pesquisas eleitorais para audiência pública deve ser votado na terça-feira (11).

Representantes de institutos de pesquisa e da Justiça Eleitoral e cientistas políticos podem ser convocados a participar de audiência pública na Comissão de Transparência do Senado para explicar as divergências entre os levantamentos de intenção de voto e os resultados das urnas no primeiro turno das eleições. O requerimento é do senador Carlos Portinho (PL-RJ), líder do governo no Senado, e está pautado para ser votado na terça-feira (11).O senador pede a presença de 15 pessoas e entidades, inclusive o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. O requerimento também cita o nome da CEO do Ipec (ex-Ibope), Marcia Cavallari; do diretor do Datafolha, Mauro Paulino; e do diretor da Quaest, Felipe Nunes (veja todos os nomes ao fim da reportagem). "É preciso discutir seriamente esse tema, saber se tudo não passa de erros graves de metodologia ou se existe algo pior, como a intenção deliberada dos institutos e/ou de seus contratantes de manipular a opinião dos eleitores", defende o senador na justificativa do requerimento. A reunião que vai votar o pedido está marcada para as 14h30.Se aprovada, essa audiência deve acontecer antes da instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Institutos de Pesquisa, que, embora tenha conseguido assinaturas suficientes para ser lida no plenário da Casa, ainda está sob análise do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Segundo apurou a reportagem, ainda não há previsão para que a CPI seja lida em plenário e instalada no Senado. Isso porque existem outras seis CPIs na fila para abertura: desmatamento na Amazônia, ONGs que atuam na região Norte, obras inacabadas do Ministério da Educação (MEC) nos governos do PT, narcotráfico, crime organizado no Norte e Nordeste e atuação de pastores no MEC.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...