CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 30 de março de 2018

CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES


 Prefeitura capacita servidores para utilização do sistema Hórus, novo modelo de farmácia será implantado
   Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma série de adequações no sistema de atendimento da rede municipal de Atenção Básica a Saúde. Dentro desta reformulação, a Secretaria fará a implantação de um novo modelo da farmácia para dispersão de medicamentos e insumos para as Unidades Básicas de Saúde através do sistema Hórus.
 Com este objetivo, a Secretaria realizou na manhã desta quinta-feira (22) a capacitação dos servidores para utilização do Sistema Hórus que visa o gerenciamento de medicamentos e insumos utilizados e distribuídos em toda a rede. O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, explicou. “A nossa intenção é a busca intensiva da qualificação da gestão de assistência farmacêutica na nossa rede de atenção básica de saúde. Com isto, a ampliação do acesso aos medicamentos da Atenção à Saúde, ofertados à população é nosso principal objetivo, por isto estamos implantando um novo modelo para a farmácia que será gerenciada pelo sistema Hórus.” Enfatizou o secretário.
 O sistema estará interligado com o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) que disponibilizou a plataforma apresentada no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus). Sua disponibilização é regulamentada por meio das Portarias GM/MS nº 1.554/2013 e nº 1.555/2013.
 A informação é que o sistema Hórus fará Identificação em tempo real dos estoques nos estabelecimentos de saúde que gerenciam medicamentos e insumos. Também facilitará a rastreabilidade dos produtos distribuídos e dispensados. Aumentará o controle e monitoramento dos recursos financeiros investidos na aquisição e distribuição dos medicamentos.
 A geração do arquivo de autorizações de procedimentos ambulatoriais (APAC) para repasse de recursos financeiros é outro importante instrumento, pois trará a geração dos livros de medicamentos sujeitos a controle especial - Portaria nº 344/98 e , agendamento das dispensações, identificação da demanda de atendimento e da origem das prescrições, trazendo a indicação do perfil de acesso e utilização de medicamentos e insumos nos serviços na rede municipal de atenção básica a saúde.
 O sistema contribuirá com a formação da Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica no SUS (Portaria GM/MS nº 271/2013), que auxilia o monitoramento e avaliação da assistência farmacêutica no país. Este sistema pode ser utilizado em diversos tipos de serviço que gerenciam medicamentos e insumos.
 Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM


VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...