CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

VIDANEWS - ‘Ninguém defende vacina mais do que eu’, diz Queiroga após polêmica.

 

Durante a semana, ministro disse que era ‘melhor perder a vida do que perder a liberdade’ ao criticar passaporte de vacinação.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, nesta sexta-feira (10), que ninguém no país defende a importância das vacinas contra a Covid-19 mais do que ele e garantiu que distribuiu mais doses de imunizantes contra a doença do que qualquer outro ministro da Saúde no mundo.“Eu tenho trabalhado fortemente aqui no ministério, desde que cheguei, recebendo as recomendações do presidente Jair Bolsonaro para controlar a pandemia. Os resultados estão aí. Qualquer um pode ver. Ninguém defende a vacina mais do que eu. Aliás eu sou um dos ministros que mais vacina distribuiu no mundo no mundo”, afirmou o ministro, em entrevista à imprensa. Na última terça-feira (7), Queiroga chegou a dizer que “é melhor perder a vida do que perder a liberdade”, ao reclamar da exigência da apresentação por estrangeiros do “passaporte da vacina” para o ingresso no país. Apesar da fala, o ministro negou que seja contra a vacina e culpou a imprensa pela repercussão negativa. “Eu falei contra [a vacina]? Isso é da interpretação de vocês [jornalistas]. Pegue minha fala e vocês vão ver minha fala. Falei que a OMS [Organização Mundial da Saúde] entendia que não era razoável discriminar as pessoas vacinadas ou não vacinadas. Essas interpretações são feitas por vocês. Não foi feito por mim”, ponderou Queiroga.“Vamos parar com essas polêmicas, pessoal. Vamos avançar. Vamos ver os resultados que nós temos aqui no Brasil. Nossa campanha de vacinação é uma das mais reconhecidas no mundo. São fatos. Não há questionamentos acerca disso. Vamos dizer a verdade às pessoas. A verdade que liberta”, completou.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Polícia 'prende' pombos que passavam cartas entre detentos.

 

Pombos foram treinados para enviar mensagens na prisão de Formosa (GO), mas acabaram interceptados pelos policiais penais.

Policiais penais de Formosa (GO) interceptaram pombos que eram usados como mensageiros na prisão estadual. Os animais foram treinados pelos detentos para enviar cartas entre os diferentes blocos da penitenciária, com bilhetes amarrados ao corpo.A Unidade Prisional Estadual de Formosa é dividida em dois blocos. Presos de locais distintos da cadeia usavam a “tática” para se comunicar e facilitar atividades ilícitas. “Para romper a barreira física e possibilitar a comunicação, os detentos de um bloco domesticaram e treinaram pombos para enviar mensagens aos custodiados que estavam no outro bloco”, diz a nota da Diretoria Geral de Administração Penitenciária.Para o diretor da unidade, Brício Tavares, a “alternativa” encontrada pelos presos e finalizada pela polícia penal demonstra o sucesso dos frequentes procedimentos de revista, que tiraram de circulação da cadeia todos os objetos ilícitos, como os aparelhos de celular.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - MDB lança Tebet à Presidência, única mulher na disputa até agora.

 

Pré-candidatura foi homologada em evento da Executiva Nacional do partido nesta quarta-feira (8), em Brasília.

O MDB lançou nesta quarta-feira (8) a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República, em 2022. O evento ocorreu um hotel de Brasília. Única mulher na corrida até o momento, Tebet entra na disputa com a proposta de unificar a chamada terceira via, alternativa à polarização Lula-Bolsonaro.Ao lado do presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), de governadores, deputados e senadores do partido, a senadora pregou união e o fim do “nós contra eles.”. Ao discursar, Tebet disse a decisão de se candidatar foi tomada quando ela leu uma notícia sobre 5 milhões de crianças que "dormem com fome" no Brasil."Hoje, emocionada, o destino faz com que os meus companheiros me deem a missão mais honrosa da minha vida, que é ser pré candidata à Presidência do país. Essa missão tem o clamor da urgência, porque o povo brasileiro está morrendo de fome. Nesse Natal, nos lares brasileiros, há ausência dos que morreram pela Covid", disse a senadora durante o evento. Internamente, a senadora conseguiu unificar a legenda em torno do seu nome. Cenário bem diferente do que se viu nas últimas eleições à presidência do Senado, em que ela disputou sem o apoio unânime e em 2018 de forma independente. O ex-presidente Michel Temer participou do lançamento da candidatura pelo telão, e relembrou a história do partido. “Quero recordar a história do MDB, desde a redemocratização de Ulysses, que é um símbolo eterno do nosso MDB. Ao longo do tempo nós trabalhando pelas questões sociais e pela estabilização da moeda e o do cuidado com as mulheres. Congressualmente o MDB sempre apoiou as causa importantes”, destacou o ex-presidente.Temer defendeu ainda o próprio legado na presidência, citando o teto de gastos e a reforma trabalhista, aprovados na sua gestão.Presidentes de outros partidos do campo do centro, como Bruno Araújo (PSDB), Luciano Bivar (União Brasil) e um representante do Cidadania estiveram presentes, em importante sinalização de apoio à pré-candidatura e de uma futura convergência. Na reunião da Executiva que ratificou o nome de Tebet, estiveram presentes os setores jovem, de mulheres, de negros e LGTB da sociedade civil e da legenda, dos quais Tebet é próxima.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Ibaneis se confunde e já chama Flávia Arruda de senadora.

 

Governador do DF reafirmou aliança no DF do MDB, que lançou a pré-candidatura de Simone Tebet, com o PL de Bolsonaro .

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reafirmou que está adiantada a aliança com o PL para as eleições de 2022 e que a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, deve ser a candidata da chapa para o Senado. Ibaneis conversou com o R7 Planalto durante o lançamento da pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à presidência. Ao ser questionado sobre alianças ele chegou a chamar a ministra já de senadora, e logo se corrigiu. "O que já tem bastante avançado é uma conversa com o PL da senadora Flávia — já estou até chamando de senadora — ocupando a vaga de senadora na nossa chapa. Isso já está bem trabalhado, já vem sendo conversado há mais de um ano e a gente espera a confirmação agora para o início do próximo ano".A composição do governador com a ministra de Bolsonaro e com o partido ao qual o presidente se filiou recentemente para disputar a reeleição não vai, na opinião dele, atrapalhar a campanha de Tebet ou deixá-la sem palanque: "Vamos ter que discutir essa questão do palanque no DF com os partidos da base, PP, PL, Avante, vários partidos na base, mas a Simone certamente terá palanque aqui", concluiu. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Prefeita de Itapetininga é cotada para vice de Garcia em São Paulo.

 

Simone Marquetto (MDB) está entre as mulheres que protagonizam o 'projeto Simone Tebet' dentro do partido .

Inserido no projeto do MDB da pré-candidatura de Simone Tebet à presidência, que dá uma cara nova ao partido, a legenda aposta no protagonismo das mulheres e no aumento da participação da militância jovem, negra e LGBTQIA+. Neste contexto, o partido articula para viabilizar a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, como vice da chapa do pré-candidato ao governo Rodrigo Garcia (PSDB). Além da questão da renovação do partido, pesa o bom trânsito da prefeita com o governador João Doria e com o vice Garcia. A aliança repetiria a parceria entre o PSDB de Bruno Covas com o MDB de Ricardo Nunes nas eleições municipais de 2018. Marquetto foi uma das mulheres do partido que discursaram no lançamento da pré-candidatura de Simone Tebet. "Sou a primeira mulher eleita e reeleita em Itapetininga. A cada ação, tivemos que ter dedicação integral (...). Que Deus te abençoe, Simone Tebet, para que cuide desses filhos e dessa pátria. Que devolva a nós a fé, alegria e a esperança para despertar o poder ilimitado capaz de superar adversidades e desenvolver políticas públicas verdadeiras para a toda a população com valores humanos". Garcia, vice-governador de São Paulo, é o candidato de João Doria à sucessão e foi oficializado pelo PSDB em novembro. O vice-governador era do DEM, mas migrou para o PSDB em maio deste ano, para o projeto de reeleição do tucanato paulista. O partido comanda o Estado de São Paulo desde 1995, com pequenos intervalos quando os vices de outros partidos assumiram: Claudio Lembo, do PFL, entre 2006 e 2007, e Márcio França, do PSB, entre 2018 e 2019. O nome de Simone Marquetto, no entanto, não é o único na mesa. O secretário de Fazenda de Doria, Henrique Meirelles, também do MDB, é outro cotado, além do secretário da Casa Civil, Cauê Macris, e os prefeitos de São Bernardo dos Campos, Orlando Morando, e de Jundiaí, luiz Fernando Machado, os três do PSDB.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Após manobra, parlamentares temem fim da PEC do Fim do Foro.

 

Deputados e senadores anticorrupção acreditam que manobra que "enterrou" a PEC da 2ª instância sinaliza pouca disposição ao tema.

Após a manobra de partidos de centro e esquerda que gerou o adiamento da análise do relatório da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segunda Instância na Câmara na noite desta quarta-feira (8), deputados e senadores que defendem as pautas anticorrupção temem que a PEC do Fim do Foro Privilegiado seja também "enterrada". A avaliação é que a manobra de ontem, com troca de integrantes na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) sinaliza um movimento em curso no Congresso de enterrar todas as propostas de combate à Corrupção. A discussão ganhou ainda um ingrediente eleitoral, já que a pauta do pré-candidato Sergio Moro (Podemos), que tem crescido nas pesquisas eleitorais como opção à polarização Lula/Bolsonaro, é centrada no combate à corrupção. No sábado (11), a PEC do Fim do Foro Privilegiado, (PEC 333/2017, de autoria do senador Álvaro Dias (Podemos/PR) e aprovada pelo Senado Federal, completa três anos da aprovação da comissão especial da Câmara, momento em que ficou pronta para ser apreciada pelo Plenário. Desde então, repousa na gaveta. Onze partidos já apresentaram requerimento para a votação da matéria. Pela proposta o foro privilegiado seria restrito a cinco autoridades, presidente e vice da República, presidentes da Câmara, Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o autor da proposta, senador Álvaro Dias, hoje 55 mil autoridades brasileiras têm foro privilegiado ficando "sob o manto protetor da impunidade". ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Desoneração: expectativa é que sanção ocorra na semana que vem.

 

Prazo para sanção ou veto é de 15 dias úteis, mas o autor do PL defende antecipação para que empresas possam se planejar.

No Congresso Nacional, a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro sancione na próxima semana o projeto de lei (PL) 2.041/2021, que prorroga até 2023 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores, aprovado nesta quinta-feira (9) pelo Senado. Para o autor do projeto, deputado Efraim Filho (DEM-PB), é importante que a sanção ocorra o quanto antes. Como o presidente da República já sinalizou favoravelmente ao texto aprovado, o deputado acredita que ela virá nos próximos dias. "Esperamos que o presidente não esgote todo o prazo de sanção, e acreditamos que ele não fará isso, porque já sinalizou favoravelmente ao texto. A sanção nos próximos dias é importante para que as empresas dos 17 setores possam planejar as suas atividades para o próximo ano, inclusive para investimentos e contratações, com mais segurança jurídica", disse Efraim Filho ao R7 PlanaltoDesoneração da folha: entenda a proposta aprovada pelo SenadoO prazo para sanção ou veto de projetos de lei é de 15 dias úteis a partir da aprovação pelo Congresso – no caso em questão, portanto, ele terminaria em 30 de dezembro. Discussão continuaA discussão sobre a desoneração da folha não terminou com a aprovação da prorrogação do benefício por mais dois anos pelo Congresso. Nas duas casas, o debate sobre o assunto continua. Para o deputado Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara, o prazo de extensão conquistado com a aprovação dará fôlego ao Parlamento para seguir com as discussões."Queremos aproveitar esse prazo de dois anos para construir um modelo de desoneração ampla. Foi importante a prorrogação para esses 17 setores, mas precisamos chegar a todos os setores que, de forma legítima, fazem pressão para ter o benefício."O líder cita alguns setores que reivindicam a possibilidade de pagar menos impostos sobre a contratação: shoppings, vigilância, hotelaria, turismo e aeroviário.Ele discorda do argumento de que a desoneração penaliza as contas públicas em razão da queda da arrecadação."O efeito da desoneração acaba sendo compensado. Se o empregado perde o emprego em razão da alta carga sobre a folha, ele vai para o seguro-desemprego ou para a fila do Auxílio [Brasil]. Temos que encontrar uma solução definitiva para esse imposto, que é cruel para o setor produtivo e desestimula a contratação." O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), relator das desonerações no Senado, também defende a ampliação da desoneração, mas dentro da reforma tributária. A discussão de uma desoneração ampla e permanente pode ser feita dentro da reforma tributária, que tramita nas duas casas, ou via projeto de lei específico. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - 'Corrupção é o problema central do Brasil', diz Dallagnol em filiação.

 

Ex-coordenador da operação Lava Jato se filiou ao Podemos nesta sexta-feira (10) em evento realizado em Curitiba (PR).

O ex-coordenador da operação Lava Jato Deltan Dallagnol se filiou, nesta sexta-feira (10), ao Podemos em evento realizado em Curitiba (PR). O ex-procurador do MPF (Ministério Público Federal) e agora pré-candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados afirmou que a corrupção é o problema central no Brasil e elogiou o ex-juiz e agora integrante do mesmo partido Sergio Moro."Se o seu coração se tornou pedra, se anestesiou, se a sua mente se cauterizou, se você ficou insensível, queria convidar você hoje para raspar essa casca para que nós possamos revigorar os nossos corações e nossas veias. A verdade é que nós não podemos nos acostumar com a injustiça. Amor e justiça são as duas faces da mesma moeda", disse. "A corrupção gera sofrimento, pobreza e subdesenvolvimento. Não é o único problema do Brasil, mas comprovadamente é o problema central do nosso país", acrescentou. O ex-procurador do MPF disse que sonhos movem o mundo e que, recentemente, tem sido movido por um: tornar o Brasil um país justo e próspero. Dallagnol enfatizou na sequência a luta contra a corrupção por dois motivos. "Favorece todas as outras causas e é condução absolutamente necessária para um Brasil melhor", disse.A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), celebrou a filiação de Dallagnol. "Somos nós que podemos fazer a diferença no nosso país. Eu vejo aqui pessoas, não com discursos bonitos, mas que têm histórias e atitudes. Pessoas como Sergio Moro e Deltan Dallagnol, que enfrentaram o sistema com uma pressão dos poderosos da nação. Nunca nesse país um político poderoso foi preso como aconteceu na operação Lava Jato [em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva]", afirmou."O que temos aqui é muito mais que um projeto para ganhar eleição, é resgatar a esperança de muita gente. E nós temos que ter responsabilidade mais do que nunca. Ver Sergio Moro sendo convocado para essa missão [de candidato à Presidência da República em 2022]... O Brasil precisa de um líder com coragem. Eu quero olhar para o meu presidente e ter orgulho dele", acrescentou. Em determinado momento de seu discurso, Dallagnol elogiou o ex-juiz da Lava Jato. "Eu sou testemunha da dedicação, eficiência, correção e justiça com que ele conduziu seus trabalhos. Eu quero dizer que nenhum juiz enfrentou na história os desafios, dificuldades, ameaças e tudo aquilo que ele enfrentou. Nós precisamos de bons líderes e Sergio Moro é alguém capacitado e com fibra moral para conduzir o Brasil na direção de um país justo."Também presente à cerimônia, o senador Alvaro Dias argumentou que a "perseguição" sofrida por ex-integrantes da operação Lava Jato será respondida nas urnas. "Nossos inimigos não entendem que Sergio Moro e Deltan Dallagnol aqui estão embalados pela coragem de quem quer mudar o Brasil para valer, repudiando a impunidade. São perseguidos e injustiçados e, certamente, o povo responderá os elegendo em votações consagradoras”, disse.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDANEWS - PF abre inquérito sobre ataque de hackers ao Ministério da Saúde.

 

Corporação inicia diligências para apurar os danos e tentar chegar aos autores da investida cibernética.

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o ataque cibernético contra o Ministério da Saúde. O objetivo da investigação é chegar aos autores da investida que tirou do ar dados de vacinação de milhões de brasileiros que estavam disponíveis no aplicativo ConecteSUS.  Assim que a corporação foi acionada e soube do incidente, uma equipe do Núcleo de Operações de Inteligência Cibernética foi deslocada até o servidor do Ministério. Uma avaliação preliminar descartou a possibilidade de um ataque de ransomware, quando os dados são sequestrados e criptografados.Fontes ligadas a equipes de tecnologia do governo, ouvidas pelo R7 sob a condição de anonimato, dizem que existe ainda a suspeita de um ataque interno, que teria partido de dentro do próprio governo. No entanto, um grupo hactivista, ainda desconhecido nas redes, assumiu a autoria do ataque. O principal alvo foi o serviço de DNS da pasta, com redirecionamento da página que estava desativada desde o ano passado. O site recebeu uma "pichação", com uma mensagem do grupo afirmando que 50 terabytes de dados foram roubados. Mas essa informação não foi confirmada durante as diligências iniciais. A investida dos hackers fez com que o governo anunciasse o adiamento da cobrança de certificado de vacinação de quem pretende ingressar no país por via aérea. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - DF: programa acolhe mulheres em situação de violência doméstica.

 

'Rede de Flores' realizou mais de 9 mil atendimentos em 2021. DF conta com 17 unidades de atendimento.

Mulheres vítimas de violência podem buscar suporte terapêutico, médico e psicossocial nos Centros de Especialidade Para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav), mais conhecidos como a “Rede de Flores”, disponibilizados pela Secretaria de Saúde. O programa realizou mais de 9 mil atendimentos somente este ano.O Distrito Federal conta com 17 unidades de atendimento distribuídos em 12 regiões administrativas, instaladas em hospitais públicos e unidades básicas de saúde (UBSs). Apesar da pandemia, os atendimentos continuaram em todas unidadesOs centros oferecem acolhimento às pessoas em situação de violência doméstica e às famílias, encaminhamentos, orientações gerais e atendimento multiprofissional de forma individual e em grupo. É realizado também atendimento médico ambulatorial para crianças e adolescentes, além de ações de prevenção, promoção da saúde e da cultura de paz com a comunidade. O acesso aos serviços ocorre por meio de encaminhamentos pelas Unidades de Saúde, pelo Conselho Tutelar, Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Polícia Militar, Polícia Civil, órgãos do Judiciário, além de manifestação espontânea, quando a própria pessoa procura o local. AtendimentosAs redes de atendimento realizaram mais de 11.114 atendimentos em 2019. Em 2020, cerca de 5.090 acolhimentos foram registrados. Já em 2021, o número subiu para 9.369.  De acordo com a necessidade, uma mulher pode passar por mais de um atendimento.( Fonte R 7 Noticias Brasil)*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

VIDANEWS - 'Como ser uma pessoa fria' lidera buscas no Google; veja lista.

 

Levantamento de 2021 apontou ainda o interesse dos brasileiros em 'como ser hacker', Marília Mendonça e o caso Lázaro Barbosa.

A cada ano, o Google divulga uma retrospectiva com assuntos, acontecimentos, perdas e personalidades que mais foram buscados no Brasil. Neste ano, o levantamento disponibilizado no Google Trends, na última quarta-feira (9), destaca 18 categorias de pesquisa e traz alguns pontos curiosos. Os brasileiros pesquisaram mais sobre "como ser uma pessoa fria" e "como ser hacker" do que "como ser mais confiante" ou "como ser mais inteligente". Confira aqui a lista completa. Diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, as buscas por alternativas para vencer a crise também entraram na lista. Os termos "como ser entregador no Mercado Livre", "como ser atriz", "como ser modelo", "como ser um bom vendedor", "como ser uber" e "como ser corretor de imóveis" estiveram entre os principais interesses dos brasileiros. Buscas do anoNa categoria "buscas do ano", o nome da cantora sertaneja Marília Mendonça apareceu no topo do ranking, seguido de temas esportivos que também ganharam grande destaque e mais cresceram em 2021. Veja a galeria com as 10 principais buscas. O nome de Mc Kevin foi o oitavo mais buscado do ano e a segunda morte que mais chamou a atenção dos brasileiros. Kevin, 23 anos, morreu ao cair do 5º andar de um hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no dia 16 de maio. A Polícia Civil do Rio concluiu que a morte foi uma fatalidade e pediu o arquivamento do caso.No 10º lugar das buscas e o quinto no ranking dos acontecimentos mais buscados no país aparece o caso do criminoso Lázaro Barbosa, que ganhou grande repercussão nacional. Após uma perseguição policial que durou 20 dias no Distrito Federal e em Goiás, ele foi morto pela polícia.( Fonte  R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Estratégia usada contra Ministério da Saúde rende bilhões aos hackers.

 

Segundo o Tesouro dos EUA, apenas no primeiro semestre de 2021, empresas pagaram resgates que superam R$ 3,3 bilhões.

ataque de hackers que derrubou o site do Ministério da Saúde e impediu o acesso aos dados da vacinação no Brasil nesta sexta-feira (10) é similar a vários outros praticados contra grandes empresas em todo o mundo, desde a Colonial Pipeline, responsável pelo fornecimento de combustíveis em diversos estados dos EUA, até as brasileiras Renner e JBS.No chamado ransomware, os dados são sequestrados pelos invasores, que inserem uma camada de criptografia que impede o acesso, e são liberados depois que um resgate é pago pela vítima. Segundo uma estimativa do Tesouro americano, apenas nos seis primeiros meses de 2021, empresas dos EUA pagaram mais de US$ 590 milhões (cerca de R$ 3,3 bilhões) para recuperar seus dados.Isso significa que, em apenas um semestre, esse número cresceu quase 42% em relação à soma que os criminosos digitais arrecadaram ao longo de 2020 com esse tipo de crime: US$ 416 milhões (o equivalente a R$ 2,3 bilhões).O tamanho do ataquePara o especialista em tecnologia e segurança digital Arthur Igreja, a mensagem deixada pelos invasores na página inicial do site do ministério, em que afirmam que teriam copiado e apagado um total de 50 terabytes de dados, indica que o ataque pode ter afetado uma parte limitada dos diversos bancos de dados mantidos pela pasta. "Parece um número alto, mas, se você considerar que atualmente qualquer backup de dados pessoais pode superar 1 terabyte, não é tanto assim. Por isso o volume anunciado é importante. Ao mesmo tempo que demoraria um bocado para fazer uma cópia, não chega perto do volume total com que o ministério trabalha. Acredito que tenham apenas fechado o acesso com criptografia, e não apagado dos servidores. Não faria sentido nenhum apagarem se querem o resgate", afirma Igreja. De acordo com Igreja, grupos que realizam esse tipo de ataque muitas vezes acabam entrando no sistema aproveitando-se de falhas internas de segurança, como senhas fracas ou usuários que clicam em links do tipo usado para fazer phishing e têm seus dados acessados pelos hackers."Normalmente o que acontece nesses casos é engenharia social, usar link malicioso, estudar as estruturas, os funcionários menos treinados. O caminho é por aí, fazer alguém de dentro abrir uma porta sem a pessoa perceber, fazer alguém cair no golpe", alerta ele.Para o especialista, a questão do eventual pagamento de resgate faz o ataque contra um órgão público ser diferente dos registrados contra empresas particulares. "Não são executivos em uma sala decidindo se vão pagar para ter os dados de volta e depois anunciar. Estamos falando de um ministério importante", ressalta.Igreja afirma que nunca ouviu falar do grupo que se responsabilizou pela ação. "Mas garanto que, para um grupo poder fazer uma coisa nessa escala, não é pequeno. O governo vai ter que rever a segurança, ainda mais na véspera de o sistema de passaporte de vacinação entrar em funcionamento. Além disso, depois de um ataque dessa magnitude, se o resgate for pago, isso poderá criar um sistema de incentivo. Os golpistas veem oportunidade e um sistema com falhas", alerta.( Fonte R 7 Noticias Internacionl)

 

VIDANEWS - Nasa monitora exploradores que estão cruzando a Antártida a pé.

 

Britânicos vão caminhar 4 mil quilômetros em 80 dias para ajudar no planejamento de uma futura missão a Marte.

A Nasa, a agência espacial americana, está monitorando dois exploradores britânicos que estão percorrendo mais de 4 mil quilômetros pela Antártida para saber se os humanos poderiam um dia viver em Marte: o ex-médico do Exército Jamie Facer Childs, de 37 anos, e o ex-soldado Justin Packshaw, de 57 anos. Eles partiram há três semanas, e o objetivo é que consigam atingir o ponto mais isolado do continente, o chamado Polo de Inacessibilidade, em 80 dias.Segundo o tabloide britânico Daily Mail, Packshaw e Facer Childs estão trabalhando em conjunto com a Nasa; a Esa, a agência espacial europeia; e a Universidade Stanford, nos Estados Unidos, para descobrir como as pessoas lidam com os problemas quando são levadas ao limite em situações extremas. Sem assistência mecânica, eles dependem apenas das próprias pernas e esquis para viajar, enquanto cada um transporta um trenó de 200 quilos. Para monitorar como a viagem está afetando a saúde dos aventureiros, a Nasa vem submetendo os dois a testes duas vezes por semana, a partir de amostras de saliva, sangue, urina e fezes.Eles também estão utilizando relógios inteligentes para acompanhar os sinais vitais, níveis de estresse e qualidade de sono, ao enfrentar temperaturas de -35ºC e ventos de 160 km/h.O bem-estar psicológico dos pesquisadores também está sendo monitorado, uma vez que o ambiente extremo da Antártida — que inclui fatores como isolamento, monotonia e ciclos alternados de escuro-claro — pode desencadear quadros de estresse e outros problemas de saúde. Em três semanas de viagem, ambos já relataram sentir sintomas de ansiedade e depressão em diversos momentos. A mudança mais notável, no quesito psicológico, foi um declínio contínuo nas emoções positivas, como satisfação, entusiasmo e admiração. "É uma verdadeira aventura de longa duração e sem suporte", afirmou Packshaw ao jornal britânico The Sunday Times, em conversa por telefone via satélite. "Quando a mãe natureza flexiona seus músculos aqui, é realmente algo impressionante de testemunhar."Outra questão que está sendo monitorada pela Nasa é a visão dos exploradores, como parte de uma pesquisa que analisa a relação entre os estímulos físicos que alguém experimenta e as sensações que eles produzem. Paisagens desconhecidas, como a Antártida, costumam confundir as pessoas.Para se ter uma ideia, durante a missão Apollo 14, em 1971, os astronautas Alan Shepard e Edgar Mitchel estimaram que uma enorme cratera estava distante entre 180 e 275 metros deles, para só depois perceberem que estavam a cerca de 15 metros da borda da cratera.De acordo com a cientista sênior do Programa de Pesquisa Humana da Nasa, Katherine Rahill, a confusão provavelmente ocorreu devido à dificuldade em perceber mudanças na profundidade topográfica da superfície lunar. A expectativa é que o mesmo deve ocorrer com Packshaw e Facer Childs, devido à vasta paisagem branca da Antártida.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

Dmitri Muratov e Maria Ressa recebem Nobel da Paz em Oslo.

 


Dmitri Muratov e Maria Ressa recebem Nobel da Paz em Oslo.

Editor-chefe do Novaya Gazeta e co-fundadora do site Rappler foram premiados por sua luta "a favor da liberdade de imprensa".

O jornalista russo Dmitri Muratov pediu "um minuto de silêncio" pelos repórteres assassinados, ao receber nesta sexta-feira (10) em Oslo o Nobel da Paz junto de sua colega filipina Maria Ressa, que culpou os grupos de tecnologia americanos pela "lama tóxica" propagada nas redes sociais.Maria Ressa, co-fundadora do site de notícias Rappler, e Dmitri Muratov, editor-chefe do jornal independente Novaya Gazeta, foram os premiados no início de outubro com o prêmio Nobel da Paz de 2021 pela sua luta "a favor da liberdade de imprensa"."Fiquemos de pé e honremos com um minuto de silêncio os nossos colegas jornalistas (...) que deram a vida por essa profissão", disse Muratov, de 60 anos. "Quero que os jornalistas morram de velhice", acrescentou. Por sua vez, a jornalista filipina Maria Ressa atacou os grandes grupos de tecnologia americanos por permitirem a difusão de "uma lama tóxica" nas redes sociais. Segundo a jornalista de 58 anos, esses grupos "são inimigos dos fatos, inimigos dos jornalistas. Sua natureza é nos dividir e nos radicalizar".No entanto, "sem os fatos, não podemos ter a verdade. Sem a verdade, não podemos ter a confiança. Sem confiança, não temos (...) democracia, e se torna impossível enfrentar os problemas existenciais do nosso planeta: o clima, o coronavírus, a luta pela verdade", acrescentou.No dia anterior, Ressa havia dito que "a liberdade de imprensa está ameaçada", quando foi questionada se este prêmio mudaria a situação em seu país, Filipinas, que ocupa o 138º lugar da lista de liberdade de imprensa realizada pelo Repórteres Sem Fronteiras (RSF).À espera da resolução dos sete processos judiciais que estão pendentes nas Filipinas, Ressa precisou pedir permissão a quatro tribunais de seu país para poder viajar para a Noruega."Informar não deve custar a vida"Por sua vez, Dmitri Muratov, de 60 anos, dirige um dos poucos jornais que ainda são independentes no restritivo panorama midiático russo. O Novaya Gazeta é conhecido especialmente pelas suas investigações sobre a corrupção e as violações dos Direitos Humanos na Chechênia. Desde a década de 1990, seis colaboradores do jornal foram assassinados, entre eles a jornalista Anna Politkovskaya em 2006."Se tivermos que nos tornar agentes estrangeiros por recebermos o prêmio Nobel da Paz, então assim faremos", ironizou, referindo-se à classificação da Rússia para os jornais críticos ao Kremlin. A classificação de "agente estrangeiro", que busca descredibilizar os jornais que recebem "financiamento do exterior" e exercem "uma atividade política", obriga os grupos de informação a apresentarem esse status em todas as suas publicações.O presidente russo Vladimir Putin alertou que o prêmio Nobel não é um "escudo" contra esse status. A Rússia ocupa a 150º posição da classificação do RSF. Até 1º de dezembro, 1.636 jornalistas morreram nos últimos 20 anos no mundo, 46 em 2021, segundo os dados do RSF."Informar não deve continuar custando a vida", insistiu o secretário-geral do RSF, Christophe Deloire, durante a apresentação do relatório esta semana.Além disso, nunca houve tantos jornalistas detidos no mundo: 293, denunciou na quinta-feira o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), com sede nos Estados Unidos.Os ganhadores do Nobel recebem um diploma, uma medalha de ouro e um cheque no valor de 10 milhões de coroas suecas (mais de 1 milhão de dólares).( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...