CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 27 de agosto de 2022

VIDANEWS - M Inflação brasileira pode fechar o ano mais baixa que a dos EUA, Europa e Reino Unido.

Variação do índice de preços deve fechar abaixo de 7% ante estimativas de 8% (EUA), 7,5% (Zona do Euro) e 13% (Reino Unido).

inflação brasileira caminha para encerrar o ano de 2022 abaixo dos índices dos Estados Unidos, Europa e Reino Unido. Será a primeira vez que isso acontecerá caso as projeções do mercado financeiro se concretizem. A variação do índice oficial de preços ao consumidor deve fechar abaixo de 7% contra estimativas de 8% nos Estados Unidos, 7,5% na Zona do Euro e 13% no Reino Unido.Depois de registrar em julho queda de 0,68%, o menor resultado da série histórica do índice, iniciada em janeiro de 1980, de acordo com dados de IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão do mercado é que o índice de preços tenha novo recuo em agosto (-0,26%).O IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que acumula 10,07% nos últimos 12 meses, deve voltar a ter um dígito e ficar menos distante do teto da meta estabelecida pelo governo para o período, de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto (de 2% a 5%). No ano, o índice tem alta de 4,77%.Pela oitava semana consecutiva, as expectativas para a inflação do Boletim Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (22), recuaram. As projeções mostram o IPCA de 2022 em 6,82%, ante alta prevista de 7,02%. Há quatro semanas, a estimativa era de um salto de 7,3% nos 12 meses finalizados no próximo mês de dezembro. "Esse período de maior pressão inflacionária concentrada em alimentos parece que vai oferecer uma trégua. Não que a alimentação vá apresentar alguma queda de preços, como a gasolina apresentou. Isso está longe de acontecer. Mas uma desaceleração pode acontecer em agosto", afirma o economista André Braz, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). A inflação tem sido um problema não só para o Brasil, mas também para outros países. Após os impactos econômicos da pandemia de Covid-19, o aumento do preço de matérias-primas, principalmente do petróleo, por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia, pressionou os preços no mundo.Além do conflito, houve ainda os lockdowns na China, que provocaram gargalos de produção. Esses fatores, somados a questões locais, fizeram com que várias nações registrassem grande variação da inflaçãoO economista do Ibre explica que o mundo está passando por pressão inflacionária maior. E o remédio para conter essa inflação é exatamente o aumento de juros, como tem sido feito no Brasil. A taxa básica de juros, a Selic, já registrou 12 altas seguidas desde março de 2021 e está em 13,75% ao ano. Com o movimento de desaceleração sustentada por essa possibilidade de o mundo crescer menos, dada a necessidade de aumento de juros para conter a inflação, ao longo de agosto e setembro os brasileiros devem ver a alimentação ainda com inflação, mas mais baixa do que vem registrando nos últimos meses. "Tem chance de o país fechar o ano com índice de preços menor que nos Estados Unidos, Europa e Reino Unido, porque a expectativa da gente estava em torno de 7%, agora já está próxima de 6,5% e, a depender do resultado da inflação de agosto, pode até ficar abaixo de 6%", estima. Mas boa parte dessa desaceleração fica muito concentrada em gasolina e energia elétrica, com a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a gasolina e a energia elétrica nos estados e a medida do governo federal que zerou o PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol até o fim deste ano. Além disso, a Petrobras reduziu os preços nas refinarias por três vezes em menos de um mês, com adequação aos valores globais do petróleo. O resultado já é sentido nas bombas. O valor médio do litro já recuou 26,9% (R$ 1,99), em dois meses.Segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o preço médio do combustível chegou a R$ 5,40, na semana de 14 a 19 de agosto, o valor mais baixo desde maio de 2021.No entanto, a desaceleração não alcança exatamente toda a população brasileira. Isso porque a gasolina é mais usada pela classe média alta. Para o economista, essa redução vai ser percebida com mais intensidade em orçamentos de famílias mais ricas. A tendência é que esse movimento se acentue nos próximos meses. "Para este ano, a gente espera uma desaceleração mais geral dos preços, algo que não estava no radar, impulsionado pela perda de fôlego da economia mundial. Mas a maior intensidade desse movimento, infelizmente, sentido pelos mais ricos, porque é basicamente sustentada pela energia e gasolina. Os mais pobres vão pegar alguma coisa de alimentação, mas de menor intensidade", acrescenta Braz. Fenômeno Global A economista Claudia Moreno, do C6 Bank, explica que a inflação hoje é um fenômeno global. No Brasil, o IPCA acumula alta de 10% em 12 meses até julho deste ano. Na Zona do Euro, o índice de preços bateu recorde e subiu 8,9% no mesmo período. No Reino Unido, atingiu 10,1% e também foi a mais alta já vista. Por fim, nos EUA a inflação acumula alta de 8,5%."Tivemos um choque global que começou com a crise sanitária, passou por problemas na cadeia global de produção de bens, forte alta de commodities e guerra na Ucrânia. Além de todos esses choques, tivemos estímulos dados em excesso durante a pandemia em alguns países, como foi o caso dos Estados Unidos", afirma a economista do C6 Bank.Segundo ela, as comparações devem levar em conta as particularidades de cada país. Nos EUA, a economia forte e o mercado superaquecido mantêm a inflação alta, pelo lado da demanda. A Europa sofreu recentemente o impacto da alta dos preços de energia, que estão levando a inflação para níveis altíssimos. E essa é uma questão complicada, sofrem com preços altos por uma restrição na oferta de gás. No exteriorA taxa de inflação da Alemanha, a maior economia da zona do euro, poderá atingir pico de mais de 10% até o fim do ano, de acordo com relatório mensal do Bundesbank (Banco Central da Alemanha), publicado nesta segunda-feira (22).A Alemanha tem sido um dos países europeus mais prejudicados pela decisão da Rússia de cortar suas exportações de gás para a região, em resposta às sanções que a União Europeia (UE) impôs a Moscou pela guerra na Ucrânia.No Reino Unido, que também sofre com aumento da energia após a invasão russa da Ucrânia, o índice de preços saltou para 10,1% em julho, o mais elevado em 40 anos, de acordo com o ONS (Escritório Nacional de Estatísticas). Em junho, a inflação em ritmo anual foi de 9,4%.A inflação ao consumidor nos Estados Unidos acelerou com elevação dos preços da gasolina e dos alimentos, resultando em junho em 9,1%, a maior taxa anual em 40 anos e meio. As expectativas são de que o Federal Reserve, banco central local, aumente os juros em 0,75 ponto percentual em setembro.( Fonte R 7 NoticiasBrasil))

 

VIDANEWS - Irã acusa os Estados Unidos de elevar tensões no Oriente Médio.

 

EUA e Israel acusam o Irã de usar drones e mísseis para atacar forças americanas e navios ligados a Israel no Golfo.

O Irã acusou os Estados Unidos, neste domingo (17), de alimentar as tensões no Oriente Médio, um dia do encerramento da viagem do presidente americano, Joe Biden, pela região.Em uma alusão ao Irã, Biden disse, no sábado (16), a uma plateia formada por líderes árabes que os Estados Unidos "não vão tolerar que um país tente dominar outro na região, por meio de acumulação militar, incursão e/ou ameaças".Washington, "ao tentar criar tensões na região, recorreu, mais uma vez, à política de iranofobia e fracassou", reagiu o porta-voz das Relações Exteriores do Irã, Naser Kanani, em um comunicado."Essas falsas acusações estão em consonância com a política de agitação de Washington [...] na região", acrescentou.Biden afirmou ainda que os Estados Unidos "não se afastarão" do Oriente Médio, nem deixarão "um vazio que poderia ser preenchido por China, Rússia, ou Irã". O presidente russo, Vladimir Putin, deve visitar Teerã em 19 de julho. Vários líderes árabes e Biden tiveram uma reunião, no sábado, em Jidá, na Arábia Saudita. Depois da cúpula, anunciaram que reforçarão a capacidade conjunta de dissuasão "contra a crescente ameaça" representada por dispositivos aéreos não tripulados, uma provável referência ao Irã, que apresentou, na sexta-feira (15), navios capazes de transportar drones. AcusaçõesEstados Unidos e Israel acusam o Irã de usar drones e mísseis para atacar forças americanas e navios ligados a Israel no Golfo, a fim de desestabilizar a região.Em Israel, inimigo declarado do Irã, Biden assinou, durante sua viagem, uma parceria estratégica contra Teerã, formando, assim, uma frente comum contra o Irã para garantir que o país "nunca" adquira armas nucleares.Para Kanani, trata-se de "uma grande demonstração do engano e da hipocrisia" dos Estados Unidos, já que "faz vista grossa ante o regime sionista (termo usado para se referir a Israel), o maior possuidor do arsenal de armas nucleares da região".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - General da Guarda Revolucionária do Irã morre em 'missão' na Síria.

 

Não foram divulgados detalhes sobre a morte de  Abolfazl Alijani; mídia estatal iraniana informa que caso ocorreu no domingo (21).

Um general da Guarda Revolucionária, o exército ideológico do Irã, morreu durante uma "missão" na Síria, informou um veículo da mídia estatal iraniana."O general Abolfazl Alijani, membro das forças terrestres da Guarda que estava em missão na Síria como conselheiro militar, caiu como mártir no domingo", informou a televisão estatal em seu site. O jornal descreve Alijani como um "defensor do santuário", termo que se refere aos que trabalham para o Irã na Síria ou no Iraque. Não foram revelados mais detalhes sobre o ataque em que ele morreu. A Guarda Revolucionária está na lista de "grupos terroristas" elaborada pelo governo dos Estados Unidos.O Irã ajuda o regime sírio de Bashar al-Assad, seu aliado, na guerra e afirma enviar conselheiros militares para aquele país. No início de agosto, as autoridades iranianas organizaram funerais na capital Teerã e em outras cidades do país para cinco membros da Guarda mortos na Síria há vários anos.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ucrânia: operadora cita risco de 'pulverização de substâncias radioativas' em central nuclear.

 

Como resultado dos vários bombardeios nos últimos dias, 'a infraestrutura da estação foi danificada'.

A operadora pública ucraniana Energoatom advertiu que existe o risco de "pulverização de substâncias radioativas" na central nuclear de Zaporizhzhia, atualmente ocupada pelas tropas russas.Como resultado dos vários bombardeios no último dia, "a infraestrutura da estação foi danificada, há riscos de vazamento de hidrogênio e de vazamento de substâncias radioativas, e o risco de incêndio é alto", afirmou a Energoatom no Telegram. A operadora indicou que, ao menos até meio-dia de sábado (6h00 de Brasília), a central "opera com o risco de violar os parâmetros de segurança de radiação e de incêndio".A central de Zaporizhzhia, a maior da Europa, foi ocupada pelas tropas russas nos primeiros dias da invasão.Kiev e Moscou trocam acusações sobre bombardeios contra o entorno do complexo nuclear, localizado na cidade de Energodar. Na quinta-feira, a usina foi completamente desconectada da rede elétrica ucraniana pela primeira vez em quatro décadas devido a "ações dos invasores", segundo a Energoatom.O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, afirmou que a corrente foi cortada pelos bombardeios russos contra a última linha de energia ativa que ligava a usina à rede nacional.A central foi reconectada na sexta-feira à tarde. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pediu o envio de uma missão à usina "o mais rápido possível para ajudar a estabilizar a situação de segurança e restabelecer a segurança nuclear".( Fonte R 7 Noticaias)

 

 

 

Setor que emprega mais de 19 milhões tem oportunidades para diversas funções no campo, indústria, serviço e tecnologia.

O agronegócio inclui atividades relacionadas às cadeias produtivas agrícola e pecuária, operações comerciais e industriais. Atualmente, há mais de 19 milhões de profissionais atuando no mercado de trabalho agropecuário brasileiro, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O segmento abrange profissionais de várias formações, como agronomia, administração, direito, ciências contábeis, medicina veterinária ou engenharias. O mais importante é buscar conhecer bem a área. Segundo Leonardo Casartelli, diretor-geral do Empregos.com.br, para suprirem a demanda, as empresas abrem vagas que vão além do trabalho em campo ou no interior, onde está concentrada a maioria dessas companhias de agro. "Isso traz oportunidades para diversas funções ligadas ao agronegócio e à tecnologia", avalia Casartelli. Veja nas fotos a seguir sete dicas para quem busca uma vaga na área . 1. Estude a área de atuação — Para aqueles que querem trabalhar no agronegócio, a dica é estudar sobre o setor. Às vezes, a pessoa conhece alguma linguagem de programação ou algo mais técnico, e não necessariamente sobre o processo final do agronegócio. Já existem cursos online que trazem essa visão de uma forma complementar, o que torna o candidato mais competitivo para esse tipo de vaga. 2. Atenção à sustentabilidade — Também é importante estar atento às questões de empresas ESG (governança ambiental, social e corporativa, do inglês environmental, social, and corporate governance). Hoje se fala muito sobre o desenvolvimento e a produção sustentável que tenham um impacto social e ambiental positivos, já que o agronegócio mexe com as duas partes. 3. Atualize-se em tecnologia — Cada vez mais, a tecnologia está presente e avança na agricultura e pecuária, trazendo soluções e inovações. Por isso, é importante estar sempre atualizado sobre as ferramentas que podem ser utilizadas na produção, como drones, sensores para coleta e transmissão de dados e automações. 4. Amplie a capacidade de análise — Por ser um setor que engloba várias áreas, é relevante desenvolver a habilidade para analisar os diversos indicadores, como produção, colheita, controle de culturas, escoamento, vendas, exportações, entre outros. Como a tomada de decisões das empresas se baseia cada vez mais em números, ser capaz de avaliar o mercado é um atrativo a mais. 5. Fique de olho no mercado — Em qualquer período existem setores que se destacam e continuam crescendo, como os segmentos de insumos, indústria pecuária, indústria agrícola, serviço e primário. Fique de olho nesses setores e invista em ferramentas de informações para acompanhar o dia a dia do mercado. 6. Atualize seu currículo — Após definir o cargo e as empresas de seu interesse, atualize o seu currículo. Inclua toda informação relevante sobre suas últimas experiências e os cursos que fez durante a pandemia. Esse documento é a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso é necessário investir um tempo na sua atualização para que todos os dados estejam corretamente preenchidos. Se você não tem experiência, inclua o seu histórico escolar e aposte nas suas competências. 7. Mantenha o networking — A rede de contatos, também chamada de networking, pode ser considerada um dos pilares da busca por emprego. Muitas oportunidades surgem quando conversamos com ex-colegas de trabalho ou curso. Isso faz com que as pessoas saibam que você está procurando emprego e se lembrem do seu nome quando tiverem que indicar alguém para uma vaga. Então, atualize-se constantemente.( Fonte R 7 Noticias Interbnacional)

VIDANEWS -- Vin Diesel relembra aniversário de Paul Walker: 'Saudade sempre'.

 

Ator da franquia 'Velozes e Furiosos', que morreu em 2013, completaria 48 anos nesta terça-feira (14).

Vin Diesel, estrela de Velozes e Furiosos, usou as redes sociais para homenagear o colega de elenco, Paul Walker, que morreu em 2013 e completaria 48 anos nesta terça-feira (14)."Muito coisa para te dizer... Normalmente, eu diria que você não acreditaria em como passei o seu aniversário... Mas para um resultado seguro, eu sei que você estava lá comigo. Saudade. Sempre", declarou o ator. Paul Walker morreu em um acidente de carro em dezembro de 2013, nos Estados Unidos. Ele tinha 43 anos e protagonizava a franquia Velozes e Furiosos ao lado de Vin Diesel desde 2001. Aos 40 anos, Paul Walker morreu no sábado (30), vítima de um grave acidente de carro em Santa Clarita, na Califórnia, Estados Unidos. O ator ficou conhecido por sua atuação no longa-metragem Velozes e Furiosos.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Após retorno ao poder, Talibã reforça postura retrógrada no Afeganistão.

 

Segundo especialistas, afegãos comemoram um ano de saída dos EUA, mas enfrentam o retrocesso do grupo fundamentalista.

Em 15 de agosto de 2021 o grupo Talibã anunciou a tomada da capital do Afeganistão, Cabul, e retornou ao poder após 20 anos com a fuga do então presidente do país, Ashraf Ghani. A nova ascensão do grupo também coincidiu com a saída apressada e desajeitada das tropas dos Estados Unidos, presentes no país desde 2001.A saída dos norte-americanos foi vista como um retrocesso para o Afeganistão, que mais uma vez voltaria a lidar com o regime do Talibã, cercado de regras fundamentalistas e opressoras, em especial contra mulheres e minorias étnicas. A coordenadora do Observatório Feminista de Relações Internacionais e pesquisadora do grupo Casa da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Giovanna Lucio Monteiro, afirma que apenas um afegão em cada dez aprova o retorno do Talibã, diante de uma crise econômica gerada pela ocupação militar dos EUA e agravada pela pandemia.“Em 2021, o Afeganistão teve uma das piores secas dos últimos 27 anos, além dos sucessivos anos de guerra”, conta Monteiro ao R7. “O país já vinha passando por uma crise, mas quando você tem o retorno do Talibã, tem uma derrocada nos direitos, em especial das mulheres.”A questão, todavia, é que as afegãs já sofriam violências durante a passagem das tropas dos Estados Unidos no país, com diversas denúncias de abusos sexuais de militares contra as mulheres do Afeganistão, diz a pesquisadora. O professor de relações internacionais da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) Luiz Felipe Osório diz que pela postura norte-americana durante os 20 anos no país, não há como o governo de Washington questionar o Talibã nem exigir dele melhorias sociais.“Não acredito que os EUA tenham algum apelo diante da população local para falar em direitos humanos, considerando as violações e opressões cometidas ao longo dos 20 anos de ocupação”, afirma Osório em entrevista ao R7.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Apesar do preço, ter um carro elétrico no Brasil já é uma realidade.

 

Economia e sustentabilidade se opõem a custo de aquisição e falta de cobertura de postos de recarga para estes veículos no país.

Há algum tempo, pensar em carros elétricos no Brasil era imaginar algo muito distante da realidade do país, por ser uma tecnologia muito nova e, principalmente, pelo alto valor de aquisição.Aos poucos esse cenário vem mudando e já é possível encontrar alguns dos modelos movidos a eletricidade circulando pelas ruas de algumas cidades brasileiras. O preço ainda é bem superior ao valor de um carro movido a gasolina e a álcool, mas a ideia de sustentabilidade atrai alguns motoristas. O administrador de empresas Leonardo Celli comprou em 2016 seu primeiro carro elétrico. O modelo escolhido na época foi uma BMW i3  que custou R$ 180 mil. “Decidi experimentar o carro elétrico após uma pesquisa com fontes de fora do Brasil, e então resolvi investir parte do meu patrimônio na mobilidade elétrica e também na energia renovável. Fui atrás dos veículos elétricos porque sempre busquei soluções para ter uma autonomia de vida maior”, diz Leonardo. O administrador conta que, após um ano utilizando o veículo e se sentindo muito confortável com a compra, teve a ideia de construir um sistema fotovoltaico, que utiliza a luz do sol para produzir energia elétrica, e assim recarregar as baterias que alimentam o motor de seu carro. “Hoje, mais de 90% dos processos de recarga são feitos na tomada de casa. Carrego tanto na tomada 220v como em uma tomada industrial, que tem um processo de recarga mais rápido. Em cerca de 2h30 o veículo está completamente recarregado”, afirma. A infraestrutura brasileira A importância de se ter um sistema de carregamento próprio diz respeito à pouca cobertura de postos de recarga pelas ruas e rodovias do país.  “Nós temos, hoje, entre 400 e 500 carregadores públicos no Brasil para atender uma frota de aproximadamente 10 mil veículos elétricos”, destaca o engenheiro Evandro Mendes, CEO da Electricus, empresa especializada em infraestrutura de recarga para veículos elétricos.O engenheiro ainda afirma que cerca de 50% da estrutura dedicada a estes veículos está concentrada no estado de São Paulo, o que dificulta ainda mais a vida de quem precisa transitar com carros nas estradas brasileiras e também nos ambientes urbanos em outros estados.Leonardo conta que já teve que enfrentar fila em alguns eletropostos para esperar um veículo recarregar as baterias e então conectar o seu. Comparação com a Europa Se for comparada com a de outros países europeus, a infraestrutura brasileira para carros elétricos ainda está muito atrasada. Evandro, que entre 2013 e 2014 morou na Alemanha e na Suíça, conta que o Brasil está no patamar de implementação das eletrovias, o que aqueles países estavam fazendo há cerca de oito anos. “Estes países já são bem mais maduros na questão dos carros elétricos, nós ainda estamos bem no começo deste processo. Alguns países europeus devolvem cerca de € 7 mil quando a pessoa adquire um veículo elétrico, eles investem em políticas públicas para incentivar a compra e utilização diária deles”, ressalta o engenheiro.Leia mais: Home office: saiba como fazer um upgrade no seu computador antigo Evandro e Leonardo afirmam que, para que a frota de veículos elétricos brasileiros apresente um crescimento mais acentuado nos próximos anos, é preciso seguir o modelo europeu de investimento em políticas públicas de incentivo à aquisição desses modelos, como diminuição do preço em si e isenção de alguns impostos.Em São Paulo, por exemplo, pessoas que possuem carros deste tipo estão isentos do rodízio semanal de veículos. Esse sistema busca reduzir o número de carros pelas ruas da capital paulista a partir da numeração da placa.Mesmo assim, pode-se notar um avanço na infraestrutura brasileira neste campo nos últimos anos. O CEO da Electricus afirma que enquanto hoje são cerca de 10 mil veículos elétricos circulando pelas ruas do país, há mais ou menos 3 anos esse número era de apenas 3 mil. Além disso, a expectativa é de que até 2030 sejam 1,8 milhão de carros elétricos no Brasil. Em relação aos pontos de recarga, o engenheiro afirma que os cerca de 500 postos que existem hoje no país se transformarão em 400 mil espalhados por todo o país.  “Quando comprei o meu carro, o único ponto de recarga que eu tinha era um eletroposto na Rodovia Anhanguera e uma tomada 220v que eu puxei de uma extensão da piscina até o quintal de casa. Hoje temos até eletrovias por aqui” ressalta Leonardo Celli. A primeira eletrovia brasileira foi inaugurada em 2018 no Paraná, na BR-277, com 740 km de extensão ligando Paranaguá a Foz do Iguaçu.Vantagens e desvantagens O administrador conta que, além da questão da sustentabilidade que envolve não emitir poluentes ao meio ambiente e do fato de não ter custos de manutenção, a principal vantagem de possuir um carro elétrico é referente à economia de combustível gerada pelo veículo. "Fazendo um levantamento simples, enquanto, por mês, seriam R$ 1000 com o abastecimento de gasolina, você gasta, em média, apenas R$ 200 a mais na conta de energia elétrica mensal", calcula Leonardo. Evandro também endossa a questão econômica que estes veículos podem levar aos seus usuários. "Para quem possui instalações fotovoltaicas em casa, por exemplo, dá para fazer uma viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro com um custo de apenas R$ 16 com o carregamento do carro."Em relação aos desafios, Evandro e Leonardo afirmam que a pouca cobertura de postos de recarga nas rodovias brasileiras, limitando viagens de longa distância, e também o preço elevado dos carros elétricos são os que mais podem desanimar os brasileiros que pensam em fazer um investimento neste tipo veículo. Lei é lei Com o intuito de compensar esse déficit de pontos de recarga públicos, entrou em vigor no dia 1° de abril, na cidade de São Paulo, a Lei n° 17.336, que passa a obrigar que empreendimentos construídos a partir desta data passem a contar com postos de recarga para veículos elétricos.“Eu considero essa lei um primeiro passo, mas não sei se é um grande avanço, porque muitas construtoras já estavam prevendo a implantação de pontos de recarga nos seus empreendimentos. Ela é importante porque permite que isso ganhe uma maior escala, passando a ser uma obrigação das construtoras”, destaca o CEO da Electricus. Leia mais: Veja como reduzir o lixo produzido ao pedir comida por aplicativo De acordo com o especialista, outro ponto positivo é que, com a instalação dos pontos de recarga prevista no projeto dos prédios, o custo de implantação deles tende a ser menor do que os que são introduzidos após a construção dos empreendimentos, além de também ser mais seguro pensando na parte elétrica do local.A Lei n° 17.336 também será muito interessante para os usuários. “Essa nova lei é um facilitador para quem já tem ou está pensando em adquirir um carro elétrico. Quando a pessoa for comprar um apartamento e tiver este tipo de veículo, por exemplo, com certeza vai levar em conta a infraestrutura relacionada aos postos de recarga”, afirma Leonardo.( Fonte R 7 Noticias Brasil) *Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Com Auxílio Brasil, consumidor pretende voltar a comprar carne e leite.

Segundo pesquisa, 76% dos entrevistados deixaram de comprar itens essenciais de alimentação e higiene nos últimos meses.

Parte dos consumidores já sabe o que vai fazer com o dinheiro do Auxílio Brasil, pago em parcelas de R$ 600. Uma pesquisa da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) mostrou que a carne e o leite estão no topo da lista de prioridade dos beneficiários. A ajuda de renda, com o aumento de R$ 200 até dezembro, passando de R$ 400 para R$ 600, começou a ser paga no dia 9 de agosto.Segundo a pesquisa, 76% dos entrevistados deixaram de comprar itens essenciais de alimentação e higiene nos últimos meses. Entre essas pessoas, 80% não estavam consumindo carne bovina e 57%, leites e derivados.  Os beneficiários pretendem voltar a consumir ainda: carne de frango (45%), produtos de limpeza (44%), pães, bolos e biscoitos (43%), produtos de higiene pessoal (41%), refrigerante e cerveja (38%), café (36%) e outras proteínas, como o ovo (36%), carne suína (29%) e peixe (26%).Entre as pessoas ouvidas nos supermercados, 42% recebem ajuda financeira de algum programa de complemento de renda do governo federal. A maioria, 92%, conta com a ajuda do Auxílio Brasil. Enquanto, uma percela menor recebe Vale-Gás (31%), Auxílio Caminhoneiro (1%) ou Bem-Taxista (3%). Quase metade dos beneficiários dos auxílios (47%) vai gastar o valor total nos supermercados. Já 26% planejam usar até R$ 300 do valor, 10% até R$ 500 e 4% até R$ 100. As compras deverão ser majoritariamente feitas em supermercados, hipermercados ou atacarejos (82%). Apenas 14% preferem minimercados ou mercearias de bairro. Quase metade dos beneficiários dos auxílios (47%) vai gastar o valor total nos supermercados. Já 26% planejam usar até R$ 300 do valor, 10% até R$ 500 e 4% até R$ 100. As compras deverão ser majoritariamente feitas em supermercados, hipermercados ou atacarejos (82%). Apenas 14% preferem minimercados ou mercearias de bairro. Hábitos de consumo Do total de entrevistados, 29% disseram que costumam ir ao supermercado uma vez por semana, 27% vão apenas uma vez por mês, 25% vão mais de uma vez por semana e 18% a cada 15 dias. Seis em cada dez consumidores afirmaram que aumentaram a frequência de idas ao mercado nos últimos meses em busca de promoções. Cerca de 60% dos entrevistados disseram sempre pesquisar os preços antes de fazer compras de supermercado. Os encartes são os preferidos para este fim (64%), seguido pela internet (49%), ida ao mesmo mercado atrás de promoções (34%) ou mais de um mercado (20%).A sondagem foi realizada nos dois últimos fins de semana de agosto (13/14 e 20/21), com consumidores em quatro supermercados da zona norte e zona oeste do Rio de Janeiro.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDANEWS - Israel pede que ocidentais abandonem negociação nuclear com Irã.

 

Primeiro-ministro israelense afirmou que renovação de acordo sobre programa iraniano desestabilizará o Oriente Médio.

As potências ocidentais deveriam "deixar" de negociar a renovação do acordo sobre o programa nuclear iraniano, que permitirá que o Irã ganhe "bilhões de dólares" e "desestabilizará" o Oriente Médio, afirmou o primeiro-ministro israelense Yair Lapid nesta quarta-feira (24).Em 2018, Israel aplaudiu a decisão tomada pelo ex-presidente Donald Trump de retirar os EUA do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano. O texto foi assinado em 2015 com o Irã pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia), além da Alemanha, e buscava garantir a natureza pacífica do programa nuclear de Teerã em troca do levantamento das sanções impostas contra a República Islâmica. Nos últimos dias, o primeiro-ministro israelense pediu ao presidente francês e ao chefe de governo alemão que não assinassem um acordo com o Irã."Eu disse a eles que essas negociações chegaram a um ponto em que deveriam ser interrompidas", declarou Lapid nesta quarta-feira, assegurando que Israel "não é contra um acordo por definição, mas contra esse acordo"."O que está atualmente na mesa é um mau negócio. Isso dará ao Irã US$ 100 bilhões [cerca de R$ 510,2 bilhões] por ano", disse ele, sem explicar em que se baseava para citar esse número. "Esse dinheiro não será usado para construir escolas ou hospitais, mas será usado para desestabilizar o Oriente Médio... fortalecendo o Hezbollah, o Hamas e a Jihad Islâmica", acrescentou. Washington deu recentemente a indicação de que Teerã se dispôs a fazer concessões durante as negociações para restaurar o pacto.Segundo um funcionário de alto escalão do governo dos Estados Unidos, o Irã não é mais contra certas inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica, apesar de já ter exigido que a agência da ONU pare de inspecionar locais não declarados onde foram encontrados restos de urânio enriquecidos.Além disso, Teerã abandonou a exigência de que a Guarda Revolucionária, seu exército ideológico, não seja mais chamada de "terrorista".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Cientistas encontram nova espécie de pássaro no extremo sul do Chile.

Descoberta foi registrada na última sexta-feira (26) na revista científica Nature e foi feita após uma investigação de seis anos.

Em um campo esparso e varrido pelo vento na ponta gelada da América do Sul vive um pequeno pássaro cuja vida tranquila está exaltando a importância de estudar os lugares mais remotos do mundo.Nas ilhas Diego Ramírez, a 100 quilômetros do Cabo Horn, no sul do Chile, cientistas identificaram o raiadinho-chileno subantártico, um pássaro marrom de 16 gramas com faixas pretas e amarelas e um bico grande que está confundindo os biólogos. Isso porque o raiadinho-chileno subantártico, que se assemelha a uma espécie de raiadinho-chileno que habita as florestas do sul da Patagônia e faz seus ninhos em cavidades de troncos, foi encontrado “vivendo em um lugar sem árvores”. "Não há arbustos nem espécies de floresta, um pássaro da floresta conseguiu sobreviver literalmente no meio do oceano", disse Ricardo Rozzi, pesquisador da Universidade de Magallanes do Chile e da Universidade do Norte do Texas e diretor do Centro Internacional Cabo Horn de Estudos de Mudanças Globais e Conservação Biocultural (CHIC). A descoberta, registrada nesta sexta-feira (26) na revista científica Nature, foi feita após uma investigação de seis anos na qual o pequeno pássaro se tornou uma "obsessão" para os pesquisadores, disse Rozzi. Um dos pesquisadores, Rodrigo Vasquez, biólogo da Universidade do Chile, disse que estudos genéticos confirmaram que a espécie recém-descoberta "difere em uma mutação do restante das espécies clássicas de raiadinho-chileno", além de outras diferenças de forma e comportamento.Os pesquisadores disseram ter capturado e medido 13 indivíduos na ilha. “As aves da população de Diego Ramírez eram significativamente mais pesadas e maiores (com um bico mais longo e mais largo e tarsos mais longos), mas tinham uma cauda significativamente mais curta”, disseram eles na Nature.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

VIDANEWS - Deflação apurada em julho foi a 15ª desde 1980, mostra IBGE.

 

No período de 511 meses, a inflação oficial teve variação positiva 495 vezes e estabilidade apenas em junho de 2010.

deflação de 0,65% apurada no mês de julho foi a maior da série do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), iniciada em janeiro de 1980, e representa apenas o 15º resultado negativo do índice no período de 511 meses, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).Desde 1980, houve ainda apenas uma estabilidade do indicador, em junho de 2010. Nos demais 495 meses, as variações apresentadas pela inflação oficial ficam entre 0,01% (registradas em maio de 2000, julho de 2010, julho de 2014 e junho de 2019) e 82,39% (apurada em março de 1990). Com a deflação guiada pela redução dos preços dos combustíveis (-14,15%) e das tarifas de energia elétrica (-5,78%), o IPCA registra alta de 10,07% no acumulado dos últimos 12 meses, valor ainda acima do dobro do teto da meta do governo para o período, de 3,5%, com tolerância de 1,5 ponto percentual (de 2% a 5%). No ano, o índice soma alta de 4,77%.A maior queda de preços da história ocorre em meio à redução das alíquota do ICMS sobre gasolina e energia elétrica nos estados e ao corte do PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol até o fim deste ano. Na avaliação das instituições financeiras, o alívio deve ser sentido pelas famílias até o fim de 2022. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

VIDANEWS - Moradores de Los Angeles protestam contra filmagens de Velozes e Furiosos 10.

 

Manifestantes alegam que as ruas do bairro de Angelino Heights se tornaram palco de rachas após os filmes da franquia.

Os moradores de um bairro de Los Angeles onde foram filmadas cenas da saga Velozes e Furiosos manifestaram-se nesta sexta-feira (26) contra as gravações do próximo filme da sequência, alegando que suas ruas se tornaram palco de rachas ilegais.A manifestação ocorreu antes das gravações deste fim de semana em Angelino Heights, bairro histórico próximo ao centro da cidade e residência do personagem interpretado por Vin Diesel na franquia, Dominic Toretto. Para Damian Kevitt, morador e fundador da associação Safe (Streets Are for Everyone), a saga permitiu “glorificar uma atividade ilegal”, ao transformar Angelino Heights em “destino turístico para os rachas". Outra moradora do bairro, Bella conta que seus filhos ficaram traumatizados com o barulho dos carros à noite e o medo de serem atingidos.A Safe exige que a cidade instale redutores de velocidade e decrete uma política de tolerância zero para as corridas. A associação também pediu à Universal Pictures que adicione uma menção nos filmes da saga que desencoraje as pessoas a participar dos rachas.Procurada, a Universal não respondeu de imediato ao contato feito pela reportagem. O lançamento de Velozes e Furiosos 10 está previsto para o próximo mês de maio.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDANEWS - Talibã afirma não ter encontrado corpo de líder da Al-Qaeda morto pelos Estados Unidos.

Assassinato de Ayman al-Zawahiri, sucessor de Osama bin Laden, foi confirmado por Joe Biden durante coletiva de imprensa.

O governo talibã garantiu nesta quinta-feira (25) que ainda não encontrou o corpo do líder da Al-Qaeda, o egípcio Ayman al-Zawahiri, que teria morrido em Cabul, no Afeganistão, em um ataque de um drone americano no fim de julho, como afirmou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden."Sobre a reivindicação do assassinato de al-Zawahiri, ainda é isso, uma reivindicação. A investigação continua e ainda não temos um resultado final, nem encontramos nenhum cadáver", informou, durante entrevista coletiva em Cabul, o principal porta-voz do grupo talibã, Zabihullah Mujahid. De acordo com o anúncio de Biden em 1º de agosto, o líder da Al-Qaeda havia morrido um dia antes durante uma operação antiterrorista dos EUA realizada por um drone em Cabul, que bombardeou a residência de al-Zawahiri quando ele olhava para a varanda. "Por ter sido um ataque com mísseis, o alvo está completamente destruído e não encontramos nada lá", esclareceu o porta-voz do Talibã, evitando negar abertamente a presença do líder da Al-Qaeda no local.De acordo com a Casa Branca, o terrorista havia se mudado com a família para a casa no início deste ano vindo do Paquistão, onde o líder histórico da Al-Qaeda e seu antecessor, Osama bin Laden, morreu em outra operação dos EUA, em 2011. A presença do líder da rede terrorista em solo afegão constituiria uma violação do acordo de Doha assinado em fevereiro de 2020 entre o Talibã e os EUA, que levou à saída de tropas americanas do país após duas décadas de conflito.Nesse sentido, o porta-voz assegurou que, embora drones americanos tenham sido vistos "patrulhando" o céu afegão, o assunto "foi discutido em reuniões no mais alto nível" com os Estados Unidos, e eles esperam que essa "invasão" do espaço aéreo cesse.A saída dos EUA há quase um ano veio em troca, entre outras coisas, de o Afeganistão não se tornar um santuário para terroristas como aconteceu sob o regime anterior do Talibã entre 1996 e 2001, que foi marcado pelo apoio a Osama bin Laden e pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. No entanto, a suposta morte de al-Zawahiri põe isso em questão, punindo os esforços do Talibã desde que chegou ao poder, em agosto do ano passado, para obter reconhecimento internacional e liberar seus fundos congelados no exterior para lidar com a crise.Em 15 de agosto, um ano depois que os islâmicos chegaram ao poder, a Casa Branca descartou liberar os fundos bloqueados do banco central afegão "a curto prazo" porque considera que o Talibã deu abrigo ao líder da Al-Qaeda.O governo Biden mantém bloqueados 7 bilhões de dólares (cerca de R$ 35,8 bilhões) em fundos do banco central afegão, dos quais pretende destinar 3,5 bilhões (mais de R$ 17,9 bilhões) às famílias das vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 e os outros 3,5 bilhões a fundos humanitários para o Afeganistão.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

VIDANEWS - Califórnia anuncia que todos os veículos novos deverão ter 'emissões zero' em 2035.

 

Estado lidera os esforços para a transição energética nos Estados Unidos; medida foi comemorada por ambientalistas.

Os automóveis novos comercializados na Califórnia deverão ter "zero emissões" a partir de 2035, segundo um texto aprovado nesta quinta-feira (25) no estado, que lidera os esforços para a transição energética nos Estados Unidos."Acelerar rapidamente o número de veículos com emissões zero em nossas estradas e vias expressas reduzirá substancialmente as emissões e a poluição para todos os californianos, especialmente para aqueles que vivem perto das estradas e sofrem com a poluição constante do ar", disse em um comunicado a presidente da Junta de Recursos Atmosféricos da Califórnia (Carb, na sigla em inglês), Liane Randolph.A medida foi comemorada por ambientalistas, que esperam que ela sirva de incentivo para outras regiões dos Estados Unidos adotarem rapidamente os veículos elétricos As normas, anunciadas pela Junta Estadual de Recursos Atmosféricos, exigem que um percentual cada vez maior de carros novos vendidos aos 40 milhões de habitantes da Califórnia não produzam contaminantes de canos de escapamento, até chegar à sua completa proibição em 13 anos."O prazo é ambicioso, mas viável: quando uma criança nascida neste ano chegar à adolescência, apenas veículos com zero emissões e um número limitado de híbridos elétricos novos estarão à venda na Califórnia", detalhou a Carb em nota.A agência, que tem a tarefa de encontrar uma forma de implementar a determinação do governador Gavin Newsom para a transição do setor automobilístico no estado, disse que os benefícios ambientais e para a saúde serão significativos."Para 2037, as novas regras serão responsáveis por uma redução de 25% na poluição causada por smog de veículos leves", acrescentou."Isso beneficia todos os californianos, mas especialmente as comunidades do estado mais prejudicadas ambiental e economicamente ao longo de rodovias e outras vias movimentadas.""De 2026 a 2040, a regulação resultará em impactos cumulativos de saúde evitados (...), incluindo 1.290 menos mortes cardiopulmonares, 460 menos hospitalizações por doenças cardiovasculares ou respiratórias e 650 visitas a menos à sala de emergência por asma".A Califórnia é o maior mercado automobilístico dos Estados Unidos, que os fabricantes não podem se dar ao luxo de ignorar.É por isso que as normas implementadas na Califórnia impactam os planos de produção ao longo do país, assim como no exterior, o que dá ao estado grande influência no estabelecimento dos padrões nacionais.Planejamento 'inovador' A decisão da quinta-feira segue uma lei climática assinada pelo presidente Joe Biden na semana passada, que oferece centenas de milhões de dólares em incentivos para programas de energia limpa. Biden e seu Partido Democrata se apressam, assim, em recuperar o terreno na política climática que consideram que se perdeu sob o governo de seu antecessor, Donald Trump, que tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris e reverteu o que os ambientalistas qualificavam como um processo já frágil na redução de emissões de combustíveis fósseis, que impulsionam o aquecimento global. Newson, uma referência dentro do Partido Democrata, que se diz que tem ambições presidenciais, comemorou a decisão."Agora a Califórnia tem um planejamento inovador, líder mundial, para reduzir as perigosas emissões de carbono e se afastar dos combustíveis fósseis", disse o governador.A redução no número de automóveis movidos a gasolina e diesel é equivalente a "915 milhões de barris de petróleo que não vão contaminar nossas comunidades"."Com o histórico de 10 bilhões de dólares que estamos investindo para acelerar a transição (...), estamos tornando mais fácil e barato para todos os californianos comprar veículos elétricos". ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDANEWS - Não se pode baixar a guarda em relação à inflação, diz Banco Central.

 

Mesmo com deflação, Roberto Campos Neto afirma que a autoridade monetária precisa passar o recado de que segue 'vigilante'

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira (26) que a autoridade monetária não pode "baixar a guarda" em relação à inflação mesmo diante do cenário de deflação apresentado pelos índices oficiais.Em evento da gestora 1618 Investimentos, Campos Neto ressaltou que, ainda que muito do que jáfoi feito na política monetária não tenha tido impacto sobre a economia, o BC precisa passar o recado de que segue "vigilante". "A gente acha que não pode baixar a guarda. A gente comemora obviamente números de inflação mais baixos, mas sempre clarificando que tem parte grande de medidas do governo. Nesse último número recente de inflação, por exemplo, alimentos veio bastante acima do que a gente esperava", afirmou. O IPCA-15 registrou em agosto a maior deflação em quase 31 anos, de 0,73%, sob os efeitos de medidas que ajudaram na queda dos preços de combustíveis e energia elétrica. Os preços de alimentação e bebidas, no entanto, saltaram 1,12% no mês."A gente precisa olhar com bastante cautela", disse Campos Neto, reiterando que o BC esperava que alguns componentes da inflação fossem desacelerar mais rapidamente. A autoridade monetária avalia que as expectativas de inflação para 2023 e 2024 começaram a se acomodar e que vão começar a cair em algum momento. "Mas, de novo, a mensagem aqui é que não pode baixar a guarda", afirmou Campos Neto. (Fonte R7 Noticia Brasil)

VIDA NEWS - Estados Unidos matam quatro militantes vinculados ao Irã na Síria

 



Forças americanas responderam a um ataque com foguetes que feriu três soldados dos EUA na região

"Nenhum grupo atacará nossas tropas impunemente", advertiu em um comunicado o general Michael Kurilla, chefe do Comando Central dos Estados Unidos (Centcom, na sigla em inglês). "Tomaremos todas as medidas necessárias para defender nosso povo", acrescentou As forças americanas "atacaram militantes vinculados ao Irã com helicópteros de ataque AH-64 Apache, aviões de combate AC-130 e artilharia M777, com o resultado de quatro combatentes inimigos mortos e sete lançadores de foguetes inimigos destruídos".Um oficial americano disse, em condição de anonimato, que as tropas dos Estados Unidos detectaram forças inimigas que se aproximavam com lança-foguetes e dispararam contra eles antes que pudessem atacar.Três soldados americanos sofreram ferimentos leves quando diversos foguetes caíram na noite de quarta-feira (24) nas bases de Conoco e Green Village, em Deir ez-Zor, uma província síria estratégica e rica em petróleo, fronteiriça com o IraqueNa última terça-feira (23), os Estados Unidos haviam anunciado que bombardearam bases de milícias pró-Irã no leste do país árabe. O Irã, por sua vez, respondeu negando qualquer relação com os grupos atacados."Os Estados Unidos não querem um conflito com o Irã, mas seguiremos tomando as medidas necessárias para defender e proteger nossa gente", afirmou na quarta-feira o Exército americano.Os ataques americanos de terça tinham como alvo "infraestruturas utilizadas por grupos relacionados com a Guarda Revolucionária" do Irã, segundo o Centcom .Considerado o Exército ideológico do regime iraniano, a  a Guarda Revolucionária figura na lista de "grupos terroristas" dos Estados Unidos."A nova agressão do Exército dos Estados Unidos contra o povo sírio é um ato terrorista contra os grupos e combatentes que lutam contra a ocupação e que não têm nenhuma

relação com o Irã", afirmou mais cedo, na quarta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanai (Fonte R7 Noticia Brasil)

 

 

VIDA NEWS - Resgate de trabalhadores presos em mina no México pode durar até 11 meses, diz governo

 

Acidente aconteceu no dia 3 de agosto, e desde então não há sinais de vida dos dez mineradores

O resgate dez trabalhadores desaparecidos em uma mina do México desde o dia 3 de agosto pode levar até 11 meses, indica um plano apresentado nesta quinta-feira (25) pelo governo a parentes dos funcionários. A previsão praticamente acaba com a esperança de encontrá-los com vida."Estamos desesperados, não sabemos o que fazer, não podemos aceitar isso", disse à AFP Juani Cabrales, irmã de Mario Alberto Cabrales, um dos mineradores acidentados.A estratégia foi proposta pela titular da Defesa Civil, Laura Velázquez, que se reuniu nesta quinta-feira com parentes dos funcionários na comunidade Agujita, estado de Coahuila, onde fica o complexo de carvão inundado.Sem detalhar a duração das novas manobras, Laura explicou que estão em estudo três opções, que incluem a abertura de um túnel com "rampas de acesso inclinado" para chegar às galerias da mina, além do bombeamento de água, segundo um boletim da Secretaria de Segurança e Proteção Cidadã.Desde que o acidente aconteceu, não há sinais de vida dos trabalhadores. "Tínhamos esperança de que levaria um mês, e agora vêm com isso. É quase um ano, não é possível, deve haver outras formas", protestou Guadalupe Cabrales, também irmã do trabalhador.Embora desconheçam os detalhes técnicos, as duas mulheres disseram que o plano sugere que se faça uma nova perfuração para entrar nas galerias.O presidente Andrés Manuel López Obrador anunciou na manhã desta quinta-feira que o plano seria apresentado aos familiares dos mineradores, para que o aprovassem, e divulgado ao público nesta sexta-feira (26).Governo do México envia 200 socorristas para resgatar trabalhadores presos em minaMais de duzentos soldados do Exército mexicano foram enviados para se juntar aos esforços de resgate de dez mineiros presos desde ontem após um colapso dentro de uma mina de carvão no nordeste do país, informou o governo nesta quinta-feira (4) (Fonte R7 Noticia Brasil)

VIDA NEWS - Após 9ª queda seguida, gasolina é mais vantajosa que etanol em 23 estados e no DF.

 

o início Os critérios consideram que o combustível, por ter menor poder calorífico, tenha preço limite de 70% do derivado de petróleo

Após nove semanas seguidas de queda, o preço médio da gasolina chegou a R$ 5,25 nos postos do país, o menor valor desde fevereiro de 2021. Com isso, o combustível já é mais vantajoso que o etanol em 23 estados e no Distrito Federal, de acordo com dados divulgados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis) na última sexta-feira (26).Apenas no Mato Grosso vale a pena abastecer com etanol, já que o preço fica abaixo de 70% do valor cobrado pela gasolina. No caso de São Paulo, o preço médio dos dois produtos se equiparou a esse limite, o que permite que o motorista escolha o combustível. Por fim, no Amapá, não houve registro do valor de etanol, por isso não é possível fazer o cálculo. A conta considera que o etanol de cana ou de milho, por ter menor poder calorífico, tenha um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos para ser considerado vantajosoNesta semana, o diesel também registrou redução de 6,5%, passando de R$ 7,05 para R$ 6,93 em média. Já o etanol recuou 3,8%, de R$ 3,98 para R$ 3,84 na média do país.O recuo no preço do combustível é motivado pela isenção da alíquota do ICMS sobre gasolina e energia elétrica. Além disso, a queda segue as três reduções do valor nas refinarias autorizadas pela Petrobras em menos de um mês. O resultado já reflete na economia, provocou a maior deflação desde 1980, ano que marca da série histórica do indicador, e deve causar uma nova queda de preços neste mês de agosto. Em julho, o recuo de 0,68% do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi guiado, justamente, pelos valores dos combustíveis (-14,15%).Segundo dados da prévia da inflação deste mês, o IPCA-15, os combustíveis registraram redução de 15,33%. A gasolina ficou 16,80% mais barata e foi a principal responsável por puxar o índice para baixo.(Fonte R7  Noticia Brasil)

 

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que prevê desconto em pedágio para carros com mais de três passageiros.

  Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4...