Estado lidera os esforços para a transição
energética nos Estados Unidos; medida foi comemorada por ambientalistas.
Os automóveis novos
comercializados na Califórnia deverão ter "zero emissões" a partir de
2035, segundo um texto aprovado nesta quinta-feira (25) no estado, que lidera
os esforços para a transição energética nos Estados Unidos."Acelerar
rapidamente o número de veículos com emissões zero em nossas estradas e vias
expressas reduzirá substancialmente as emissões e a poluição para todos os
californianos, especialmente para aqueles que vivem perto das estradas e sofrem
com a poluição constante do ar", disse em um comunicado a presidente da
Junta de Recursos Atmosféricos da Califórnia (Carb, na sigla em inglês), Liane
Randolph.A medida foi comemorada por ambientalistas, que esperam que ela sirva
de incentivo para outras regiões dos Estados Unidos adotarem rapidamente os
veículos elétricos As normas, anunciadas pela Junta Estadual de Recursos
Atmosféricos, exigem que um percentual cada vez maior de carros novos vendidos
aos 40 milhões de habitantes da Califórnia não produzam contaminantes de canos
de escapamento, até chegar à sua completa proibição em 13 anos."O prazo é
ambicioso, mas viável: quando uma criança nascida neste ano chegar à
adolescência, apenas veículos com zero emissões e um número limitado de
híbridos elétricos novos estarão à venda na Califórnia", detalhou a Carb
em nota.A agência, que tem a tarefa de encontrar uma forma de implementar a
determinação do governador Gavin Newsom para a transição do setor
automobilístico no estado, disse que os benefícios ambientais e para a saúde
serão significativos."Para 2037, as novas regras serão responsáveis por
uma redução de 25% na poluição causada por smog de veículos leves",
acrescentou."Isso beneficia todos os californianos, mas especialmente as
comunidades do estado mais prejudicadas ambiental e economicamente ao longo de
rodovias e outras vias movimentadas.""De 2026 a 2040, a regulação
resultará em impactos cumulativos de saúde evitados (...), incluindo 1.290
menos mortes cardiopulmonares, 460 menos hospitalizações por doenças
cardiovasculares ou respiratórias e 650 visitas a menos à sala de emergência
por asma".A Califórnia é o maior mercado automobilístico dos Estados
Unidos, que os fabricantes não podem se dar ao luxo de ignorar.É por isso que
as normas implementadas na Califórnia impactam os planos de produção ao longo
do país, assim como no exterior, o que dá ao estado grande influência no
estabelecimento dos padrões nacionais.Planejamento
'inovador' A decisão da quinta-feira segue uma lei climática assinada pelo
presidente Joe Biden na semana passada, que oferece centenas de milhões de
dólares em incentivos para programas de energia limpa. Biden e seu Partido
Democrata se apressam, assim, em recuperar o terreno na política climática que
consideram que se perdeu sob o governo de seu antecessor, Donald Trump, que
tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris e reverteu o que os ambientalistas
qualificavam como um processo já frágil na redução de emissões de combustíveis
fósseis, que impulsionam o aquecimento global. Newson, uma referência dentro do
Partido Democrata, que se diz que tem ambições presidenciais, comemorou a
decisão."Agora a Califórnia tem um planejamento inovador, líder mundial,
para reduzir as perigosas emissões de carbono e se afastar dos combustíveis
fósseis", disse o governador.A redução no número de automóveis movidos a
gasolina e diesel é equivalente a "915 milhões de barris de petróleo que
não vão contaminar nossas comunidades"."Com o histórico de 10 bilhões
de dólares que estamos investindo para acelerar a transição (...), estamos
tornando mais fácil e barato para todos os californianos comprar veículos
elétricos". ( Fonte R 7 Noticias Internacional)
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