Segundo
pesquisa, 76% dos entrevistados deixaram de comprar itens essenciais de
alimentação e higiene nos últimos meses.
Parte dos consumidores já sabe
o que vai fazer com o dinheiro do Auxílio Brasil, pago em parcelas de R$ 600.
Uma pesquisa da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de
Janeiro) mostrou que a carne e o leite estão no topo da lista de prioridade dos
beneficiários. A ajuda de renda, com o aumento de R$ 200 até dezembro,
passando de R$ 400 para R$ 600, começou a ser paga
no dia 9 de agosto.Segundo a pesquisa, 76% dos
entrevistados deixaram de comprar itens essenciais de alimentação e higiene nos
últimos meses. Entre essas pessoas, 80% não estavam consumindo carne
bovina e 57%, leites
e derivados. Os beneficiários pretendem voltar
a consumir ainda: carne de frango (45%), produtos de limpeza (44%), pães, bolos
e biscoitos (43%), produtos de higiene pessoal (41%), refrigerante e cerveja
(38%), café (36%) e outras proteínas, como o ovo (36%), carne suína (29%) e
peixe (26%).Entre as pessoas ouvidas nos supermercados, 42% recebem ajuda
financeira de algum programa de complemento de renda do governo federal. A
maioria, 92%, conta com a ajuda do Auxílio Brasil. Enquanto, uma percela menor
recebe Vale-Gás (31%), Auxílio Caminhoneiro (1%) ou Bem-Taxista (3%). Quase
metade dos beneficiários dos auxílios (47%) vai gastar o valor total nos
supermercados. Já 26% planejam usar até R$ 300 do valor, 10% até R$ 500 e
4% até R$ 100. As compras deverão ser majoritariamente feitas em
supermercados, hipermercados ou atacarejos (82%). Apenas 14% preferem
minimercados ou mercearias de bairro. Quase metade dos beneficiários dos
auxílios (47%) vai gastar o valor total nos supermercados. Já 26% planejam
usar até R$ 300 do valor, 10% até R$ 500 e 4% até R$ 100. As compras
deverão ser majoritariamente feitas em supermercados, hipermercados ou
atacarejos (82%). Apenas 14% preferem minimercados ou mercearias de bairro. Hábitos de consumo Do total de entrevistados, 29%
disseram que costumam ir ao supermercado uma vez por semana, 27% vão apenas uma
vez por mês, 25% vão mais de uma vez por semana e 18% a cada 15 dias. Seis
em cada dez consumidores afirmaram que aumentaram a frequência de idas ao
mercado nos últimos meses em busca de promoções. Cerca de 60% dos
entrevistados disseram sempre pesquisar os preços antes de fazer compras
de supermercado. Os encartes são os preferidos para este fim (64%), seguido
pela internet (49%), ida ao mesmo mercado atrás de promoções (34%) ou mais de
um mercado (20%).A sondagem foi realizada nos dois últimos fins de semana de
agosto (13/14 e 20/21), com consumidores em quatro supermercados da zona norte
e zona oeste do Rio de Janeiro.( Fonte R 7 Noticias Brasil)
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