CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 13 de março de 2022

VIDANEWS - EUA prometem consequências pela morte de jornalista americano na Ucrânia.

 

Brent Renaud, de 51 anos, foi baleado no pescoço; segundo ucranianos, disparo partiu de homens do exército russo.

O governo dos Estados Unidos prometeu neste domingo (13) aplicar as "consequências apropriadas" pela morte do jornalista americano Brent Renaud, que, segundo a polícia de Kiev, foi assassinado pelas forças russas na cidade de Irpin, na Ucrânia. Em entrevista à emissora de TV CBS, o conselheiro de segurança do governo da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que o incidente foi "chocante e horripilante" e afirmou que estava em contato com as autoridades ucranianas para obter mais informações a respeito, para que o governo dos EUA pudesse tomar "consequências apropriadas"."Os russos dispararam em civis, hospitais, locais de culto e jornalistas", disse Sullivan.A morte de Renaud, de 51 anos, foi inicialmente confirmada pela polícia de Kiev, que culpou as forças russas pelo incidente. A princípio, foi divulgado que ele era jornalista do The New York Times, o que foi posteriormente desmentido pelo próprio jornal, com o qual Renaud tinha colaborado, mas há alguns anos. Outro ferido no incidente foi o fotógrafo americano de origem colombiana Juan Arredondo. O vencedor do World Press Photo explicou num vídeo divulgado pelo Parlamento ucraniano na sua conta de Twitter o que de fato ocorreu."Nós estávamos atravessando a primeira ponte em Irpin. Nós íamos gravar outros refugiados saindo, íamos pegar um carro que alguém nos ofereceu para nos levar para a outra ponte. Atravessamos o posto de controle e eles começaram a atirar em nós, então o motorista se virou e continuaram atirando em nós", explicou no vídeo, enquanto estava sendo tratado em uma maca no hospital de Okhmatdyt. "Meu amigo Brent Renaud foi baleado no pescoço e deixado para trás. E nos separamos", disse o fotógrafo no vídeo de um minuto.O CPJ (Comitê para a Proteção dos Jornalistas) disse que o ataque foi uma violação do direito internacional. Logo após a morte do cinegrafista, a ONG RSF (Repórteres sem Fronteiras) pediu uma investigação para esclarecer as causas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Justiça do DF decide que bebê de colo viaje de graça de avião.

 

Decisão determinou que a Latam inclua criança de 5 meses na viagem e que a mãe da criança seja indenizada por danos morais .

TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) determinou que a empresa Latam Linhas Aéreas inclua um bebê de colo em um voo nacional sem custos adicionais para a família, além de indenizar a mãe da criança por danos morais. A autora do processo tentou solucionar a questão pelo sistema da agência de viagem, mas não teve sucesso. Ela comprou a passagem aérea com destino a Porto Alegre por um site que faz a intermediação entre a empresa e o comprador. Mas o sistema não permitiu que ela incluísse a filha de 5 meses no voucher do bilhete aéreo. A mulher tentou resolver a questão com a companhia área, mas não obteve resposta, nem mesmo após ter acionado o órgão de proteção ao consumidor, o Procon. Por isso, ajuizou ação para obrigar a empresa a incluir sua filha na viagem e a indenizá-la por danos morais.O pedido de urgância chegou a ser negado pelo  juiz do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública do DF. No entanto, após recorrer, o magistrado entendeu que a autora tinha razão e concedeu a liminar para obrigar a inclusão do bebê pela companhia áerea. De acordo com a decisão, consta no site da empresa área que bebês menores de 2 anos de idade, em voos nacionais, podem viajar no colo de seus pais sem ter que pagar custo adicional. Mas não há nenhuma menção de que a compra da passagem do bebê deve ser feita no mesmo momento da compra da passagens dos pais. “Há vício na prestação do serviço, assim como descumprimento da oferta ou mensagem publicitária (arts. 20 e 30 do CDC), quando o fornecedor se recusa ou mesmo se mantém inerte frente à solicitação do passageiro quanto à posterior inclusão do bebê no voucher”, diz trecho da decisão.( Fonte R 7 Noticias Brasil) Em nota ao R7, a Latam Linhas Áreas informou que se manifestará nos autos do processo. 

VIDANEWS - Jornalista americano é morto a tiros na região de Kiev; outros dois homens sofreram ferimentos.

 

Repórteres e civil ucraniano foram atingidos enquanto circulavam em um carro em Irpin, no noroeste da capital.

O premiado jornalista americano Brent Renaud foi morto a tiros neste domingo (13) em Irpin, no extremo noroeste de Kiev, onde as forças ucranianas estão lutando contra as forças russas. Um colega de Renaud ficou ferido.Os dois homens foram atingidos enquanto circulavam em um carro com um civil ucraniano, também ferido, disse à AFP Danylo Shapovalov, médico envolvido com as forças ucranianas que cuidaram das vítimas. As autoridades ucranianas acusaram rapidamente as forças russas de atirar nos jornalistas, mas até o momento não se sabe de onde vieram os tiros.Jornalistas da AFP estavam na área neste domingo quando ouviram disparos de artilharia e armas leves. Um jornalista da AFP viu o corpo da vítima, que carregava seus documentos de identidade, incluindo um crachá do New York Times.Segundo o jornal americano, Renaud colaborou com o veículo no passado, mas não estava prestando serviços ao jornal na Ucrânia.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Suspeito de agredir motoboy no DF já tinha passagem pela polícia.

 

Segundo informações obtidas pelo R7, homem tinha registros na Polícia Civil por crimes de lesão corporal, injúria e ameaça.

O suspeito de agredir um motoboy durante a entrega de refeições no Lago Sul, em Brasília, na última sexta-feira (11), já tinha registros de ocorrências pela Lei Maria da Penha, segundo informações obtidas pelo R7. Deisson Nunes, 30 anos, foi agredido no condomínio Quintas da Alvorada após atraso na entrega do pedido feito por aplicativo.O inquérito policial foi instaurado em 2020 para apurar os crimes de lesão corporal, injúria e ameaça. O processo ainda diz que o acusado não compareceu à audiência e nem constituiu advogado. "Apesar de envidados todos os esforços, sua localização não foi possível", diz trecho da decisão interlocutória do Ministério Público. Entenda o caso Segundo o motoboy agredido, o aplicativo apontou um condomínio ao lado daquele onde o cliente estava. "Quando cheguei, o porteiro disse que não tinha ninguém com aquele nome. Então, entrei em contato com o suporte e consegui falar com a cliente pelo telefone, para explicar o que havia acontecido. O pedido estava no nome de uma mulher, mas o homem tomou o telefone dela e disse que eu estava errado", contou."Ainda me predispus a ir até o condomínio dele, mas ele preferiu vir até mim. Fiquei esperando na portaria. Quando chegou, ele desceu do carro com um amigo, revoltado", lembrou Deisson, acrescentado que as agressões começaram logo em seguida. "Enquanto ele me batia, o amigo dele abriu o baú [da moto] e pegou as quatro marmitas, e aí foram embora."No vídeo abaixo, é possível ver a vítima ferida e, num segundo momento, outros motoboys reunidos, em solidariedade ao colega. O grupo, no entanto, é dispersado por policiais militares. De acordo com Deisson, o suspeito foi levado para a Delegacia do Paranoá. Em nota, o IFood informou que abriu um processo de investigação interno e o cliente foi imediatamente descadastrado da plataforma.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Bolsonaro recebe refugiados afegãos em almoço no Palácio da Alvorada neste domingo (13)

 

Grupo chegou em dois ônibus por volta das 11h30; expatriados foram recebidos pelo presidente e depois entraram no Palácio.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebe refugiados afegãos para um almoço no Palácio da Alvorada, em Brasília, neste domingo (13). Os expatriados chegaram em dois ônibus, por volta das 11h30. Eles foram recebidos pelo chefe do Executivo na porta do Palácio e, em seguida, recepcionados dentro da residência oficial do presidente. O encontro ocorre um dia após o presidente visitar os afegãos refugiados no Brasil, em um alojamento que fica no bairro Jardim Ingá, município de Luziânia, a pouco menos de 50 km da região central de Brasília. Na ocasião, Bolsonaro encontrou-se com um grupo de pessoas que deixou o Afeganistão em 2021 para fugir do conflito com o Talibã. Antes da visita, Bolsonaro participou de um evento de filiação de parlamentares ao PL, seu partido. O evento, em Brasília, foi fechado à imprensa.  ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Forças russas sequestram segundo prefeito na Ucrânia, diz governador regional.

 

União Europeia condenou os crimes e afirmou que se trata de um novo ataque às instituições democráticas ucranianas.

Um prefeito ucraniano foi sequestrado por soldados russos no sul da Ucrânia neste domingo (13), dois dias depois de outro prefeito ter sido sequestrado, disse o governador da região de Zaporizhzhia. A União Europeia condenou os acontecimentos."Hoje, 13 de março, às 8h30, o Exército da Federação Russa capturou o prefeito da cidade de Dniprorudné, Evguen Matveiev", escreveu no Telegram Oleksandr Staruj, governador de Zaporizhzhia, onde Dniprorudné está localizada. "A UE condena veementemente o sequestro dos prefeitos de Melitopol e Dniprorudné pelas Forças Armadas russas. Trata-se de um novo ataque às instituições democráticas da Ucrânia e uma tentativa de estabelecer estruturas governamentais alternativas em um país soberano", denunciou Josep Borrell, chefe de diplomacia da União Europeia, no Twitter.O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também denunciou os sequestros e assegurou que eles representam uma "flagrante violação do direito internacional".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Mourão nega 'abrir a porta dos quartéis' para Lula e o PT.

 

Declaração foi feita neste domingo pelas redes sociais; 'desconhece a minha história', disse o vice sobre quem questiona sua posição.

O vice-presidente Hamilton Mourão negou, neste domingo (13) estar "abrindo as portas dos quartéis" para o pré-candidato à Presidência da República Lula, e ao Partido dos Trabalhadores. O posicionamento foi feito pelo Twitter após Mourão dar declarações de que as Forças Armadas respeitarão eventual vitória do ex-presidente petista nas eleições deste ano. “Quem pensa que estou abrindo a porta dos quartéis para Lula e PT, desconhece a minha história e o papel das Forças Armadas, em especial do Exército Brasileiro. Continuo firme, afirmando que o governo do PT foi catastrófico para o Brasil e que o retorno ao poder trará retrocessos”, escreveu Mourão. No dia 9 de março, o vice-presidente brasileiro chegou a se pronunciar sobre o fato de as Forças Armadas não realizarem qualquer interferência no processo eleitoral e de que nunca tiveram problemas com os presidentes da esquerda. As declarações de Mourão  foram vistas por outros integrantes das Forças Armadas que atuam no governo Bolsonaro como um possível apoio ao atual vice-presidente a Lula. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Mais de 2.100 habitantes de Mariupol morreram desde o início da invasão russa.

 

Prefeito da cidade ucraniana acusou os russos de atacar 'cinicamente e deliberadamente edifícios residenciais, áreas densamente povoadas, hospitais infantis e infraestrutura urbana'.

Mais de 2.100 habitantes da cidade ucraniana de Mariupol, no sudeste do país, morreram desde o início da ofensiva russa, disse Vadym Boichenko, prefeito da cidade, neste domingo (13). "Os ocupantes atacam cinicamente e deliberadamente edifícios residenciais, áreas densamente povoadas, destroem hospitais infantis e infraestrutura urbana [...]. Até o momento, 2.187 habitantes de Mariupol foram mortos em ataques russos", continuou o prefeito, no Telegram, segundo informações da AFP. A ofensiva russa se agravou na Ucrânia e complicou ainda mais o já difícil cenário. Neste domingo (13), forças russas lançaram vários ataques aéreos contra um centro de treinamento militar nos arredores da cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia, membro da Otan. De acordo com as autoridades locais, 35 pessoas morreram nesse bombardeio. Os ataques perto da fronteira com a Polônia contribuem para as escalada do conflito. Os membros da Otan já anunciaram que vão responder caso o território da aliança militar seja atacado pelo Exército russo.  Crise humanitária em Mariupol O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, anunciou neste domingo que Mariupol receberá o primeiro carregamento de ajuda com suprimentos essenciais em apenas algumas horas. A cidade está sitiada pelas forças russas e, segundo diversas ONGs e a EFE, atravessa uma grave crise humanitária. "Hoje, a tarefa principal é Mariupol. Nossa carga humanitária, nosso comboio está a duas horas de Mariupol. Faltam apenas 80 km", disse Zelenski em uma mensagem de vídeo reproduzida por agências ucranianas."Está sendo feito todo o possível para superar a resistência dos ocupantes", disse o presidente sobre o cerco a essa cidade portuária de meio milhão de pessoas, localizada na região pró-Rússia do Donbass."Bloqueiam até [o trabalho] dos que acompanham esse carregamento com comida, água e medicamentos. A Ucrânia enviou 100 toneladas de suprimentos que são mais necessários aos seus cidadãos", afirmou Zelenski.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Filha acha carta de pai em LP de Lennon escrita antes de ela nascer.

 

Beatlemaníaco escreveu texto para que ela lesse quando fizesse 15 anos; ele morreu em 2021 de Covid sem dizer onde estava a carta.

Imagine um pai que é fã de Beatles e resolve escrever uma carta para a filha ainda na barriga da mãe. Ele esconde a correspondência no meio de um disco de sua coleção e decide que ela deverá ler o texto apenas quando fizer 15 anos. O problema é que veio a pandemia de Covid-19, a família passou por dificuldades financeiras e o LP acabou vendido, junto com centenas de outras gravações, para diversas pessoas, e o paradeiro da carta ficou desconhecido. A sorte é que um comprador encontrou o “presente” do pai e conseguiu entregar à mãe da menina antes da data determinada. A estudante Bárbara Schneider completou 15 anos no último dia 4 de março. Em 2021, exatamente uma semana depois de fazer 14 anos, ela perdeu o pai, Karlo Schneider, vítima de Covid. Profissional do setor de hotelaria no Rio Grande do Norte, ele ficou desempregado com a pandemia e precisou vender sua a maior parte de sua coleção. A família teve pouco menos de um ano para encontrar a mensagem. Começou então uma verdadeira “caça ao tesouro”, mobilizando amigos e fãs de Beatles em todo o país. A história ficou conhecida nacionalmente depois de divulgada pelo professor Gilvan Moura em seu canal sobre os Beatles no YouTube, a Beatles School. A propagação do caso em grande escala fez com que um dos compradores encontrasse a carta, que chegou às mãos da mãe de Bárbara, a designer gráfico Alcione Araújo, no final do ano passado, três meses antes do aniversário da filha. “Quando recebi a carta eu pensei: vou respeitar a vontade dela. Ela é uma adolescente, tem toda uma emoção da perda do pai, dessa história envolvida, tudo fica muito mais forte. Então eu perguntei ‘você quer ler a carta agora?’. E ela respondeu que só queria ler no dia do aniversário, como era a vontade do pai”, diz Alcione. Bárbara conta que ficou muito ansiosa, mas ao mesmo tempo feliz por saber que teria o que chamou de “último contato” com o pai. Ela diz que passou todo o ano de 2021 na expectativa, querendo encontrar as folhas de papel com a mensagem dele “o mais rápido possível” e que teve um misto de sentimentos quando a mãe falou que tinha achado a carta. “Eu fiquei muito surpresa, mas foi muito confortante ter essa oportunidade de ler algo dele diretamente para mim. Fiquei muito feliz e conseguiu completar meu dia de uma forma inexplicável”, afirma Bárbara. Apesar da ansiedade, ela não quis ler a carta logo que o calendário marcou 4 de março. Bárbara seguiu a rotina praticamente como nos dias comuns e deixou o momento do “reencontro” para a noite. A estudante queria que fosse algo especial, feito com calma e que fosse como se ela e o pai estivessem no mesmo ambiente novamente por mais um instante. “É como se eu escutasse ele lendo para mim. É um momento só meu e dele, em que eu posso escutá-lo falando comigo de uma forma muito especial. Penso em como as coisas mudaram de lá para cá e me pergunto ‘e se acontecesse [de modo] diferente?’”, declara. A carta Desde que recebeu o presente, Bárbara já leu o texto oito vezes. Nas primeiras linhas, o pai diz que “parece estranho eu estar escrevendo te desejando feliz aniversário 15 anos antes de você completar 15 anos”. Sempre com bom humor, Schneider fala que já ama a filha, mesmo ela tendo mostrado a língua para os pais durante o exame de ultrassom.Ele pergunta as preferências da filha, como foi o parto dela, quem é a melhor amiga, como foram os primeiros passos, as primeiras palavras, se ela já fez viagem internacional, se toca guitarra, se é boa em matemática e até se Mossoró (no Rio Grande do Norte, terra natal de Schneider) ainda é uma cidade quente. O pai também brinca dizendo que a filha poderia ter se chamado Juan, algo relacionado aos Beatles ou “algum nome estranho em alemão,como kugelschreiber (lapiseira)”. Em outro momento há a menção de que a família não tomaria refrigerante durante a infância da estudante. Schneider também se declara beatlemaníaco e pergunta se Paul McCartney ainda está vivo. A última questão é sobre quem matou a personagem Odete Roitman, em referência a um dos mais famosos mistérios da dramaturgia brasileira (parte da trama da novela Vale Tudo). Bárbara diz que seu momento preferido é quando o pai se refere ao amor em família. “O trecho que eu tive mais carinho foi no que ele disse que é apaixonado pela minha mãe”, se emociona. A carta não tem assinatura e nem mesmo foi finalizada. Logo após o trecho em que enumera perguntas, Schneider escreve “estamos morando” sem dar um complemento à frase. Esse trecho é grafado com a tinta cada vez mais fraca. “Eu acredito que realmente tenha acabado a tinta da caneta, mas todo dia eu me pergunto o porquê de ele não ter pego outra caneta para terminar a carta”, afirma a estudante. Letra ‘e música’ Alcione diz que não leu o que estava escrito na carta e que preferiu deixar que a filha o fizesse, afinal o marido havia enviado para ela. Mesmo assim, a designer tratou de olhar a correspondência para constatar se o texto era mesmo de Schneider. A começar pelo título “Minha Bonequinha”, um termo usado comumente para se referir à menina, e pela caligrafia, não houve dúvida sobre a autoria da mensagem. “No final do ano passado, mexendo em nossas coisas, eu encontrei um poema dele sobre querer falar coisas mesmo não estando aqui. Achei muito parecido com o momento que ele estava vivendo. E eu tatuei no braço um poema dele, com a letra dele. Então eu reconheceria a letra dele em qualquer lugar”, conta Alcione. A frase que está no braço dela é "Se eu estivesse aqui eu saberia que nunca deixei de estar". A tatuagem faz também uma menção aos Beatles. Na imagem a família está atravessando uma faixa de pedestres, assim como os integrantes da banda fazem na capa do disco "Abbey Road", lançado em 1969.Ela diz ter ficado feliz com o fato de a carta ter sido encontrada. Depois de tudo o que aconteceu, o fato de a correspondência ter chegado às mãos da filha foi uma vitória. “Eu acho que era o maior presente que ela poderia ter de aniversário de 15 anos”, disse a mãe. Aniversário de morte de John Lennon Quem conheceu Karlo Schneider diz que ele gostava de fazer associações entre as coisas que apreciava, de usar os Beatles como referência comum aos assuntos cotidianos. Assim, o fato de ter escrito a carta em 8 de dezembro de 2006 pode não ter sido mera coincidência, como a própria Bárbara diz acreditar. “Acho, sim, que tem relação. Meu pai sempre pensava em tudo, me contava todas as datas, acontecimentos muito detalhados. Ele sabia decorar e aprender de uma forma muito rápida. Então tenho certeza que ele colocou nesse vinil e escreveu nesse dia de propósito”, declara. Foi em um 8 de dezembro, em 1980, que John Lennon morreu. Ele levou cinco tiros em frente ao prédio onde morava, em Nova York, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A carta escrita para a estudante foi encontrada justamente em um disco de Lennon: a trilha sonora do documentário “Imagine”, lançado em 1988 e que reúne canções dos Beatles e da carreira solo. Caça ao tesouro Sabendo da existência da carta, a família iniciou a busca nos cerca de 150 discos da coleção que não haviam sido vendidos. Sem sucesso, foi hora de procurar a mensagem entre os 600 itens que haviam sido comercializados, entre LPs, CDs e DVDs.Alcione conta que a missão era muito difícil porque alguns dos discos eram itens de colecionador e foram vendidos para um público muito diversificado, de pessoas sem proximidade com Schneider e a família. Muitos dos apreciadores desse tipo de arte têm o costume de guardar as peças “raras”, artigos históricos e itens exclusivos quase que a sete chaves, preferindo escutar apenas as cópias mais “comuns” e preservar o produto especial. “O Karlo tinha uns discos que ele nem abria”, diz ela. Um desses compradores tinha adquirido o LP com a trilha do documentário “Imagine”. Alcione afirma que o homem que estava com o disco entrou em contato com ela no final do ano passado, ligando de um telefone sem identificação.Ele disse que tinha recebido um lote de discos e que verificaria se a correspondência estava em algum deles. A entrega ocorreu em dezembro, quando a mãe saiu de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, para ir até a capital do estado receber a encomenda. “Quando eu cheguei lá ele não disse que estava com as cartas, ele só disse que tinha um presente para a Bárbara. E quando eu cheguei lá ele estava com o [disco de] vinil na mão, e eu já sabia o que era, né? Que era um vinil ‘Imagine’. Não era possível que ele quisesse me dar um vinil que não tivesse a carta dentro. E realmente era o vinil [com a correspondência]”, afirma.O homem que adquiriu o disco “premiado” também perdeu uma pessoa querida por causa da Covid: o filho. Entre o primeiro contato e a entrega do material, ele disse que faria uma viagem justamente para conseguir lidar com o luto. Segundo Alcione, o comprador preservou a identidade e nem forneceu telefone ou outro contato temendo maior exposição.Outras duas cartas foram encontradas dentro do mesmo LP. Elas foram escritas por um amigo de Schneider chamado Fernando Segundo. Bárbara conta que as correspondências trazem informações sobre acontecimentos de 2006, ano em que foram escritas.É possível que outras cartas escritas para Bárbara estejam dentro de capas de discos. De acordo com a escritora Ulla Saraiva, amiga de Schneider e da família, ao menos quatro textos foram escritos na época. “Pelo que a gente sabe, uma dele [o pai] e três de amigos, uma minha inclusa.” Mesmo tendo passado o aniversário de 15 anos da estudante, a família e os amigos têm interesse em conhecer essas outras correspondências. Depois de uma década e meia, nem mesmo os autores têm tanta certeza sobre o conteúdo. “Mas era algo como conselhos para a vida adulta”, afirma Ulla.Desse modo, a caça ao tesouro continua. Se as outras cartas não forem encontradas, pelo menos a filha de Schneider teve a oportunidade de ler e se emocionar com uma mensagem escrita especialmente para ela dentro do prazo previsto pelo pai. Agora, é esperar pelos novos acontecimentos ou, como diz uma música dos Beatles, a canção preferida de Bárbara, deixar estar (Lei it Be).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Polícia prende traficante que abastecia DF com lança-perfume.

 

'Barão do Loló' e dois comparsas criaram empresa de fachada e usavam notas fiscais para transportar o entorpecente .

Um homem de 20 anos e dois comparsas foram presos pela Polícia Civil do Distrito Federal, no último sábado (12), com mais de 100 litros de diclorometano, sustância usada no entorpecente chamado de lança-perfume. Segundo investigações, a droga seria usada para abastecer toda a capital. Conhecido como "Barão do Loló", o suspeito é apontado como um dos maiores traficantes de lança-perfume em Ceilândia, com atuação em todo o DF, especialmente com pontos de entrega na Asa Norte. Ele e os comparsas — um homem e uma mulher — criaram uma empresa de fachada e usavam notas fiscais para transportar a droga. Durante a operação deflagrada pela 2ª Delgacia de Polícia (Asa Norte), foram apreendidos 104 litros do entorpecente. A quantidade ainda poderia seria diluída antes de chegar ao usuário final nas ruas.Dois dos suspeitos já tinham passagens pela polícia, inclusive por tráfico de drogas. Se forem condenados, eles podem pegar pena de até 15 anos de prisão. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Programa que amplia malha ferroviária atrai R$ 133 bilhões.

 

Pro Trilhos, coordenado pelo Ministério da Infraestrutura, prevê mais de 9 mil quilômetros de novos trilhos pelo país.

O programa Pro Trilhos, criado pela MP (Medida Provisória) 1.065/21, visa ampliar a malha ferroviária nacional com empreendimentos privados. O plano prevê 9.922,5 mil quilômetros de novos trilhos e investimentos que superam R$ 133 bilhões.De acordo com o governo, o programa tem o objetivo de aumentar a atratividade do setor privado para realizar investimentos nas ferrovias, sejam elas "greenfields" (novos empreendimentos, executados a partir do zero) ou "brownfields" (empreendimentos em ferrovias já existentes). A expectativa do Ministério da Infraestrutura, responsável pelo programa, é que sejam criados 2,6 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, além da diminuição do custo de transporte, da emissão de CO² e a modernização da malha ferroviária nacional. Os empreendimentos vão ocorrer em Pará, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Até o momento, 13 empresas já contam com a autorização do governo para atuarem no setor."A gente está fazendo uma revolução ferroviária, a maior dos últimos 100 anos", afirmou o ministro Tarcísio Freitas sobre o programa.( Fonte R 7 Noticias Brasil)



VIDANEWS - Duas mulheres são esfaqueadas no Museu de Arte Moderna de NY.

 

Segundo imprensa local, vítimas não possuem ferimentos que coloquem suas vidas em risco; suspeito continua foragido.

Duas pessoas foram esfaqueadas neste sábado (12) no prestigioso Museu de Arte Moderna de Nova York — MOMA —, provocando a retirada de público do local, informou a polícia da cidade.As vítimas, duas mulheres que permanecem "em condição estável", foram levadas ao vizinho Hospital Bellevue, confirmou à AFP um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York. Segundo a emissora NBC, os ferimentos não representam risco de vida para as mulheres. A polícia não identificou as vítimas do ataque, ocorrido às 16h16 locais (18h16 de Brasília). O porta-voz da polícia informou à AFP que ainda não houve detenções e não deu detalhes sobre a possível motivação da agressão. Porém, segundo a imprensa americana, a polícia teria identificado um suspeito.No Twitter, o a Polícia de Nova York pediu às pessoas que evitem a área onde fica o MOMA "devido a uma investigação policial".Diferentes veículos de comunicação e publicações em redes sociais mostraram imagens de pessoas recém-retiradas do museu, um destino turístico popular da cidade.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Otan 'rastreou' trajetória de voo de drone que caiu na Croácia.

 

Veículo não tripulado decolou da Ucrânia, porém governo local não assume responsabilidade pela aeronave.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) "rastreou" a trajetória de voo do drone que caiu esta semana na capital da Croácia, Zagreb, devido à guerra na Ucrânia, disseram fontes da Aliança à Agência Efe neste sábado (12)."A defesa aérea e antimísseis integrada da Otan rastreou a trajetória de voo de um objeto que posteriormente caiu em Zagreb. As autoridades croatas anunciaram que estão investigando este incidente", disseram as fontes aliadas. No Twitter, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que discutiu o incidente com o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic. "Concordamos em permanecer em contato próximo e trabalhar juntos para determinar os fatos", acrescentou Stoltenberg na rede social. Plenkovic pediu hoje à Otan uma melhor coordenação da defesa aérea para evitar incidentes como o que ocorreu esta semana, quando um drone caiu em Zagreb sem ser interceptado.A aeronave não tripulada caiu após sobrevoar Romênia, Hungria e Croácia, três países da Otan, sem encontrar obstáculos ou despertar qualquer tipo de reação, o que é uma indicação de que houve falhas, segundo o primeiro-ministro. "Este incidente revela a necessidade de uma maior cooperação dentro da Otan. A possibilidade de algo como isto acontecer não deveria ser permitida e não deveria voltar a acontecer", disse hoje o premiê croata, ao percorrer a cratera de três metros de profundidade causada pelo artefato em Zagreb.Ele explicou que enviou cartas aos líderes da União Europeia e da Otan pedindo uma maior vigilância e coordenação, para que dispositivos desconhecidos não possam sobrevoar países da Otan ou chegar inadvertidamente a cidades europeias.O primeiro-ministro croata confirmou que o dispositivo que explodiu em Zagreb era um drone Tupolev 141 Strizh de fabricação soviética. O drone pesava seis toneladas e meia e tinha 14 metros de comprimento e foi lançado da Ucrânia para sobrevoar brevemente a Romênia, Hungria por cerca de 45 minutos e Croácia por 7 minutos, antes de cair em um parque de Zagreb.Não se sabe quem o lançou, pois tanto a Rússia quanto a Ucrânia negam que seja deles.Plenkovic advertiu que a 50 metros do local da queda há um edifício de alojamento universitário, uma casa noturna e restaurantes, por isso foi questão de sorte não haver vítimas. Tanques e soldados russos na Ucrânia. Investida começou na madrugada do dia 24 de fevereiro após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizar uma operação militar na região separatista no leste ucraniano e decretar lei marcial.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Rússia ataca base militar perto de Lviv, na fronteira com a Polônia; 35 pessoas morreram.

 

Segundo autoridade local, oito mísseis foram lançados em centro de treinamento; 134 pessoas ficaram feridas.

As forças russas lançaram vários ataques aéreos contra um centro de treinamento militar nos arredores da cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia, membro da Otan. De acordo com as autoridades locais, nove pessoas morreram no bombardeio deste domingo (13)."Infelizmente, 57 pessoas ficaram feridas e hospitalizadas, nove heróis morreram", disse o governador militar da região de Lviv, Maxim Kozitsky no Telegram. Os ataques perto da fronteira com a Polônia contribuem para as escalada do conflito. Os membros da Otan já anunciaram que irão responder caso o território da aliança militar seja atacado pelo exército russo.Segundo Kozitsky, a Rússia "lançou um ataque aéreo ao Centro Internacional de Manutenção da Paz e Segurança", a cerca de 40 quilômetros a noroeste de Lviv. O governador militar indicou que oito mísseis foram lançados. Muitos ucranianos fugiram para a relativa segurança de Lviv desde que a invasão russa de seu país começou em fevereiro. A uma curta distância da Polônia, a cidade também é um centro de trânsito para quem sai da Ucrânia. Por outro lado, o prefeito de Ivano-Frankvisk, no oeste da Ucrânia, indicou que o aeroporto da cidade foi alvo de um ataque."De acordo com informações preliminares, as explosões desta manhã (domingo) foram de um ataque ao aeroporto", disse o prefeito Ruslan Martsinkiv no Facebook.Os ataques perto da fronteira com a Polônia contribuem para as escalada do conflito, já que o país faz partes da Otan. Os membros da aliança militar irão responder caso o território seja atacado pelo exército russo.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Bombardeios em Mikolaiv, no sul da Ucrânia, deixam nove mortos.

 

Forças russas também lançaram vários ataques aéreos contra um centro de treinamento militar na fronteira com a Polônia.

Nove pessoas foram mortas em um ataque russo na cidade de Mikolaiv, no sul da Ucrânia, perto do porto de Odessa, no Mar Negro, informou o governador regional Vitaly Kim no Telegram, neste domingo (13).A cidade de Mikolaiv está sob forte bombardeio há vários dias. No último sábado, os ataques atingiram áreas residenciais, bem como um hospital de oncologia e um hospital de oftalmologia, confirmou um jornalista da AFP. Mikolaiv está agora deserta e quase todas as empresas estão fechadas. Milhares de civis fugiram para Odessa nos últimos dias para escapar da escalada da guerra.Também neste domingo, as forças russas lançaram vários ataques aéreos contra um centro de treinamento militar nos arredores da cidade de Lviv, no oeste ucraniano, perto da fronteira com a Polônia. De acordo com as autoridades locais, nove pessoas morreram."Infelizmente, 57 pessoas ficaram feridas e hospitalizadas, nove heróis morreram", anunciou o governador militar da região de Lviv, Maxim Kozitsky.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ônibus que transportava ucranianos capota na Itália e deixa um morto.

 

Acidente ocorreu na rodovia A14 entre Cesena e Rimini, na costa nordeste italiana; veículo levava cerca de 50 pessoas.

Um ônibus que transportava cerca de 50 ucranianos saiu da estrada na Itália e capotou, deixando um morto e vários feridos, disseram bombeiros neste domingo (13).O acidente ocorreu na rodovia A14 entre Cesena e Rimini, na costa nordeste. Segundo os bombeiros, o ônibus saiu da pista e capotou por volta das 5h45 no horário local (1h45 no horário) sem envolver outros veículos. Uma pessoa morreu no acidente após ficar presa embaixo do veículo. Imagens de vídeo feitas pelos serviços de emergência mostraram o ônibus invertido em uma vala ao lado da estrada no sudeste de Bolonha.Segundo a agência de notícias ANSA, o ônibus com placas ucranianas se dirigia à cidade costeira italiana de Pescara, a única vítima do acidente é uma mulher e ninguém ficou gravemente ferido.Quase 35 mil refugiados que fogem da Ucrânia entraram na Itália desde a invasão russa em 24 de fevereiro, incluindo 14 mil menores, informou o Ministério do Interior.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...