CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 2 de abril de 2014

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

  
Exibindo IMG_8243.JPGAs famílias cadastradas no Programa Bolsa Família (PBF) de Águas Lindas de Goiás terão até o dia 30 de maio para comparecer a uma das unidades do Programa e realizar o acompanhamento periódico das condições de saúde.

O não comparecimento pode resultar na suspensão do benefício, por parte do Governo Federal. O procedimento é realizado de dois em dois anos. No Município, o total de famílias inscritas no Cadastro Único em dezembro de 2013 era de 21.830.

Exibindo IMG_8238.JPGSegundo informações da atendente do PBF localizado próximo ao Cras do Pérola, Caroline Leal informou que o público-alvo do acompanhamento é composto por crianças menores de sete anos de idade, cujos pais ou responsáveis sejam beneficiários do PBF e mulheres a partir de 14 a 44 anos.

Exibindo DSC00676.JPGDe acordo com a Secretaria de Ação Social no ato da consulta de acompanhamento, a família precisa apresentar o cartão do Programa Bolsa Família com o Número de Identificação Social (NIS), cartão de vacinação da criança, com todas as vacinas atualizadas, e cartão de pré-natal, no caso das gestantes.

Em relação às condicionalidades, o acompanhamento da freqüência escolar, com base no bimestre de novembro de 2013, atingiu o percentual de 86,43%, para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, o que equivale a 15.617 alunos acompanhados. Para os jovens entre 16 e 17 anos, o percentual atingido foi de 90,11%.

Exibindo DSC00666.JPGO PBF beneficiou, no mês de mar de 2014, 14.482 famílias, representando uma cobertura de 116,6 % da estimativa de famílias pobres no município. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 168,56 e o valor total transferido pelo governo federal em benefícios às famílias atendidas alcançou R$ 2.441.144 no mês.

Wellington de Souza Ramos, Gestor do programa Bolsa Família em Águas Lindas informou que o acompanhamento da saúde das famílias, na vigência de dez de 2013, atingiu 80,33 %, percentual equivale a 9.587 famílias de um total de 11.934 que compunham o público no perfil para acompanhamento da área de saúde do município.

O Departamento que cuida do “Bolsa Família” realiza várias atividades:
·         Busca ativa das famílias mais vulneráveis para serem incluídas no cadastro;
·         Atualização de cadastro;
·         Transferências;
·         Desbloqueios;
·         Cadastro de NIS para programas sociais.
    
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Fotos: ASCOM

PREFEITURA TRABALHANDO

Lira confirma baixo índice de dengue em Águas Lindas

Exibindo DSC00480.JPGGraças ao trabalho competente do prefeito Hildo do Candango a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, conseguiu afastar efetivamente o perigo de epidemia da dengue que ameaçava a cidade.  Diferentemente da situação constatada no início do ano passado onde o município enfrentou um surto de dengue com milhares de casos  suspeitos e outras centenas confirmados, o município está fora do risco alto da doença.

Exibindo DSC00108.JPGO Levantamento de Índice Rápido (Lira), realizado pelo Programa Municipal de Combate à Dengue em 17 a 21 de março e divulgado no fim do mês passado, pela Coordenação de Endemias confirmou a percentagem de 0,7% ou baixa infestação do mosquito Aedes Aegypti.

O Coordenador de Endemias, Lourisvan Martins,  comentou que em janeiro de 2013 o município estava  indicando risco de epidemia, com alto índice de infestação. “A intenção é manter o índice abaixo de  1%, percentual considerado recomendável pelo Ministério da Saúde”, comentou.

Exibindo DSC00104.JPG
De acordo com a diretoria de Vigilância em Saúde a queda nos casos de dengue constatada em Águas Lindas deve-se principalmente a execução do Plano  de Contingência para o Enfrentamento da Dengue  desencadeado no início do governo Hildo.

“O trabalho está sendo feito de forma correta e produtiva. Vamos manter a menos de 1% a infestação predial pelo Aedes aegypti  em todos os bairros da cidade, detectar precocemente os casos de dengue, evitando a letalidade das formas graves, manter a vigilância em áreas não infestadas, interromper rapidamente a transmissão através de bloqueio com UBV Leve e Pesado e a conscientização popular sobre a importância da prevenção”, declarou o diretor de Vigilância em saúde Euder Vieira.

Euder disse ainda que uma equipe de educação em saúde (IEC) está percorrendo os estabelecimentos escolares informando sobre dengue e prevenção.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

CAPACITAÇÃO DE EQUIPES


Exibindo DSC00444.JPGA Prefeitura de  Águas Lindas, através dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, iniciaram a capacitação das equipes dos postos de saúde (ESFs) para os novos procedimentos  a serem efetuados com a informatização da Atenção Básica do programa e-SUS. A equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros funcionários da unidade Jardim Paraíso foi a primeira a receber as orientações.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, o sistema estará alinhado com a proposta  geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde.

“A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. Não medimos esforços no sentido de implantar o programa em nossas unidades de saúde”, declarou o prefeito Hildo do Candango.

O sistema e-SUS atende às necessidades de cuidado na Atenção Básica no bom desempenho das equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) e da Atenção Domiciliar (AD).

O sistema oferece ainda dados para acompanhamento de programas como Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde por meio da geração de relatórios via ferramentas de apoio à gestão. 

Segundo o secretário de Saúde, Joézer de Paiva, o novo sistema permitirá que a coleta de dados esteja dentro das atividades já desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Básica e a informação estará disponível de forma fácil e acessível para os profissionais da assistência, permitindo ampliar a cultura do uso da informação para o cuidar da saúde da população.

“A implantação deste novo sistema está conjugada com o esforço do Ministério da Saúde de adequar a estrutura e equipamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive com computadores e conexão com a internet”, declarou a Superintendente de Atenção à Saúde Enfermeira Sueli Santos.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Foto: ASCOM


SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL

Ação Social de Águas Lindas reforça trabalho do SCFV com projetos variados

Exibindo SAM 1115 (3).JPGA Secretaria de Ação Social e Cidadania de Águas Lindas comandada pela primeira-dama Aleandra de Sousa, que tem sido criativa na elaboração dos projetos que atingem no fortalecimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes e idosos.

Dois projetos estão sendo conduzidos pelo CRAS do Pérola, e são eles o Cine CRAS e o Chá da Vovó todos com o mesmo objetivo, acompanhar famílias que estejam no chamado risco social  beneficiárias do programa Bolsa Família.

Exibindo SAM 1115 (2).JPGA pedagoga Maria das Vitórias, responsável pelo programa Cine CRAS, informou que 35 crianças são assistidas atualmente pelo projeto que oferece todo um acompanhamento para a evolução destas crianças. “Temos resultados muito expressivos com estas crianças, porque realizamos atividades pedagógicas, onde os eles assistem a filmes educativos e também participam de passeios”, disse a pedagoga.

A primeira-dama Aleandra de Sousa é a personagem principal para incentivar a sua equipe, “Elas nos apresentam os projetos e juntas nós tomamos a decisão de implementá-los na nossa rede de proteção social disponibilizada em nosso município”.

Mãe de uma criança assistida e moradora do setor 09, Aline Gomes, enalteceu o projeto, pois já sentiu uma significativa evolução do seu filho desde o seu ingresso. “Eu acho muito bom este projeto, que aprendem mais coisas que vão levar para a vida toda”, afirmou ela.

Exibindo SAM 1115 (1).JPGA primeira-dama segue a risca as orientações do Ministério do Desenvolvimento Social, onde orienta que a organização e oferta do SCFV, de acordo com as regras pactuadas que trazem ganhos para a gestão municipal.

“Nós seguimos todas as orientações do MDS na organização do trabalho e na formação dos grupos. As portas de nossas unidades do CRAS estão abertas para todos que procuram o nosso serviço”, ponderou a primeira-dama.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que prevê desconto em pedágio para carros com mais de três passageiros.

  Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4...