CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

NOTICIAS GERAL-BRASIL

Apenas 11% dos alunos alfabetizados do país têm nível ideal de leitura

Dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) foram divulgados pelo MEC nesta quinta (17)

Apenas 11% dos estudantes brasileiros no 3º ano do ensino fundamental têm nível ideal de leitura, conseguem reconhecer tempos verbais e entender o sentido de um texto. Outros 22% conseguem somente ler sílabas e formar palavras. Esse é o resultado da Avaliação Nacional de Alfabetização, anunciada pelo Ministério da Educação às 15 h desta quinta-feira, em Brasília.
A prova foi aplicada para 2,6 milhões de estudantes em 55 mil escolas do país. São avaliados estudantes do 3º ano do ensino fundamental, período de conclusão do ciclo de alfabetização. O teste avalia estudantes no final do ciclo de avaliação nos conteúdos de leitura, escrita e matemática. Dividido em quatro níveis, apenas os alunos com a nota máxima na avaliação são considerados totalmente alfabetizados.
Saiba mais


O estudo mostra que 9,8% dos estudantes no Brasil chegaram ao nível quatro de escrita, com capacidade de escrever textos e seguir regras gramaticais. Em alguns estados o índice é mais crítico: Bahia e Maranhão não passaram de 1%.
Os alunos também mostraram dificuldades para lidar com a matemática. O teste mediu que 24% dos estudantes não conseguem escrever números por extenso ou dar nome a formas geométricas.
Estados no Nordeste e Norte apresentaram desempenho pior em relação ao restante do país. No quesito escrita, por exemplo, Santa Catarina apresenta 22 vezes mais estudantes aptos que o Maranhão.
Segundo Ricardo Falzetti, diretor de conteúdo da ONG Todos pela Educação, os números mostram que o futuro das crianças brasileiras está comprometido. “Com tantos alunos sem domínio da língua portuguesa e matemática nesse período de estudo, nos anos seguintes eles não conseguirão acompanhar o conteúdo”, explica Falzetti. A sequência de notas baixas, segundo ele, é um dos principais fatores para a evasão escolar.

Histórico
A ANA ocorreu nos últimos dois anos. O Ministério da Educação (MEC) cancelou a realização da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) para este ano. O corte de gastos foi o principal motivo.
 A avaliação foi criada com o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), lançado pela presidente Dilma Rousseff em 2012. A decisão interrompe a série de provas iniciada em 2013. No ano passado, o exame custou R$ 150 milhões aos cofres públicos.(fonte correio brasiliense)

NOTICIAS GERAL-POLITICA

Movimentos e deputados pedem que Cunha apresse análise de impeachment

Presidente da Câmara não deu prazo para avaliar pedidos de cassação. Movimentos pressionam deputados que não engrossam grupo anti-Dilma


Movimentos sociais e deputados de oposição pediram na manhã desta quinta-feira (17/9) que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresse a análise dos pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Hoje, o jurista Miguel Reale e a filha do jurista Hélio Bicudo, Maria Lúcia, complementaram o pedido anterior de cassação da presidente para corrigir falhas formais nos documentos. Reale ainda disse que acrescentaram novos motivos para se tirar Dilma do poder: a edição de decretos para suplementação orçamentária sem autorização do Congresso. Reale e Bicudo entendem que a presidente cometeu crime de responsabilidade fiscal ao fazer empréstimos simulados em bancos para pagar programas sociais para não impactar o orçamento, as chamadas “pedaladas fiscais”.
Porém, Cunha não prometeu sequer uma data para analisar os pedidos. “Eu não prometi nada”, disse ele, ao final do encontro. Ele disse que, como presidente da Casa, é natural receber as pessoas para avaliar os pleitos. Cunha disse que ainda vai analisar uma questão de ordem da oposição sobre qual o trâmite que deverá ser dado a todos os pedidos de cassação do mandato de Dilma.
Reale disse que ele e Bicudo sempre foram defensores dos direitos humanos e que não há golpe – como alega o PT – quando se pede o impeachment. “Lutamos contra a ditadura dos fuzis e lutamos agora contra a ditadura da corrupção.” Maria Lúcia afirmou que é preciso “deixar de lado a corrupção e a mentira” do governo petista.
O Movimento Brasil Livre (MBL) era uma das organizações estavam no salão verde distribuindo cédulas de “pixulecos” com as fotos de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles ainda espalharam bonecos infláveis de Lula com roupas de presidiário pelo local. O técnico em eletrônica Carlos Lacerda, 58 anos, e o jornalista Osmir Medeiros, 54 anos, engrossavam o grupo.
Um dos líderes do MBL, Fernando Holiday, esteve no encontro com Cunha e cobrou a participação de políticos de outras legendas. “A história haverá de cobrar dos senhores a covardia”, ameaçou. Morador da periferia de Carapicuíba (SP), ele disse que a família veio de Brumado (BA) e passou fome, mas rejeita a afirmação de que Lula e Dilma ajudaram os pobres do país. “O que Lula e Dilma mais fizeram para os pobres foi roubá-los e enganá-los”.(fonte correio brasiliense)

NOTICIAS GERAL-DISTRITO FEDERAL

Jovem assassinado em escola pública de Ceilândia é sepultado

Depois do crime, professores impediram o linchamento do acusado. Enterro aconteceu no Cemitério de Taguatinga


O enterro de Danilo Roger Silva de Sousa, 17 anos, reuniu familiares e amigos na Capela 3, do Cemitério Campo da Esperança, em Taguatinga. As aulas no Centro de Ensino Médio (CEM) 2, em Ceilândia, serão retomadas amanhã, dois dias após o assassinato nas dependências da instituição. Na noite de segunda-feira, o agressor, de 16 anos, colega de classe da vítima, usou um canivete para matar o rapaz. Ao todo, segundo a perícia, foram 16 golpes, três no pescoço. Depois do crime, professores impediram o linchamento do acusado.
Familiares ficaram durante todo o tempo ao lado do caixão do jovem. A mãe do rapaz lamentava. “Meu filho era ótimo. Nunca imaginei enterrar um filho assim. Alguma coisa tem que ser feita”, disse ao pedir justiça. Os irmãos de Danilo consolavam a mulher. “Fica assim não mãe. Deus está com ele”, salientou um deles. 
O adolescente prestou depoimento à polícia horas após o assassinato. Ontem, a Justiça o ouviu e o encaminhou para cumprir 45 dias de medida socioeducativa, até que seja definido o tempo total da sentença. Ele contou que sofria bullying e ameaças, versão confirmada pelos colegas. A Delegacia da Criança e Adolescente (DCA) II, em Taguatinga, apura o caso.(fonte correio brasiliense)

ASFALTO NA AVENIDA 2 JARDIM QUERENCIA.

Exibindo G0083219.JPG
Obras de asfalto chegam à Avenida 02 do Jardim Querência 
Exibindo G0083182.JPGA Prefeitura Municipal de Águas Lindas, através do prefeito Hildo do Candango, iniciou na manhã desta terça-feira (16) as obras de pavimentação asfáltica na Avenida 02, rua da prefeitura. O novo asfalto seguirá todo o trajeto que liga a BR 070 setor Mansões Odisseia.
O objetivo da obra é criar um novo corredor, trazendo mais conforto e segurança aos motoristas de carro e ônibus que trafegam na via.
Como parte das obras de infraestrutura do setor, a prefeitura implantou galerias de águas pluviais nas avenidas, a medida evitará os problemas de alagamento causado pelas enxurradas nos setores 3,4 e Mansões Odisseia. Depois que novo asfalto estiver pronto, toda essa região não terá mais problema com enchentes e erosões no período de chuva.
“Essa obra trará grandes benefícios a população, não só em infraestrutura como também na saúde publica, evitando possíveis doenças causadas pelo excesso de poeira e etc.” disse o prefeito Hildo do Candango. 
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura 
Fotos: ASCOM 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...