CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 29 de novembro de 2022

VIDANEWS - Reino Unido pede respeito após prisão de jornalista na China.

 

Ed Lawrence foi detido durante protestos; as autoridades chinesas afirmam que o profissional da imprensa não apresentou credencial.

O Reino Unido protestou nesta segunda-feira (28) contra a violenta detenção, conforme noticiado pela rede BBC, de um jornalista da emissora durante a cobertura dos protestos contra a política de "Covid zero" na China, em um novo incidente que agrava as tensões entre Londres e Pequim. "A liberdade de imprensa e a liberdade de manifestação devem ser respeitadas", e "nenhum país está isento", reagiu o ministro britânico das Relações Exteriores, James Cleverly. O chefe da diplomacia britânica chamou a detenção de Lawrence de "profundamente preocupante" e enfatizou no Twitter que "os jornalistas devem ser capazes de fazer seu trabalho sem ser intimidados".A BBC, por sua vez, declarou em comunicado enviado à AFP estar "extremamente preocupada com o tratamento dado ao nosso jornalista Ed Lawrence, que foi detido e algemado enquanto cobria os protestos em Xangai".A nota acrescenta que Lawrence "foi espancado e chutado pela polícia" durante as várias horas de detenção, apesar de ser um jornalista credenciado no país. Centenas de pessoas protestaram ao longo do fim de semana em várias cidades chinesas, como Xangai e Pequim, contra os confinamentos e restrições impostas pelas autoridades no combate à Covid-19.O ministro britânico para as Empresas, Grant Shapps, considerou "inaceitáveis e preocupantes" os atos de violência denunciados. "A liberdade de imprensa deve ser sagrada", disse o ministro à rádio LBC.O porta-voz da BBC afirmou que o grupo não recebeu "nenhuma explicação ou pedido de desculpas das autoridades chinesas, além da alegação dos oficiais, que posteriormente o libertaram, de que o tinham detido para seu próprio bem, caso contraísse Covid da multidão"."Não consideramos que seja uma explicação crível", completou.Nesta segunda, no Twitter, Lawrence agradeceu aos seguidores e acrescentou que ao menos um cidadão chinês "foi detido depois de tentar impedir que a polícia me agredisse".O repórter voltou mais tarde ao local dos protestos.O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou nesta segunda-feira que Lawrence não havia se identificado como jornalista."Com base no que sabemos das autoridades competentes de Xangai, ele não se identificou como jornalista e não mostrou de maneira voluntária sua credencial de imprensa", declarou o porta-voz do ministério, Zhao Lijian, antes de pedir aos repórteres estrangeiros que "sigam as leis e normas chinesas quando estiverem na China".( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

 

 

VIDANEWS - Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção no Havaí.

 

Mauna Loa, adormecido há cerca de 40 anos, não deve oferecer perigo para os moradores que vivem em região próxima.

Autoridades dos EUA anunciaram nesta segunda-feira (28) que o Mauna Loa, no Havaí, o maior vulcão ativo do mundo, entrou em erupção pela primeira vez em quase 40 anos. A lava começou a fluir por volta da meia-noite de domingo (27) na cratera do Mauna Loa, um dos cinco vulcões do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). "Neste momento, os fluxos de lava estão contidos na área da cratera e não ameaçam as comunidades nas encostas", disse o USGS, pedindo aos residentes da área que revisem os procedimentos de preparação. Embora a erupção na principal ilha deste estado remoto dos Estados Unidos no Pacífico permaneça dentro da bacia na parte superior do vulcão, chamada caldeira vulcânica, "os fluxos de lava podem se mover rapidamente ladeira abaixo", alertou o USGS. Na manhã desta segunda-feira, o escritório de monitoramento de vulcões do USGS tuitou: "A lava parece ter fluído para fora da caldeira, mas, por enquanto, as fontes eruptivas permanecem confinadas à caldeira". A agência acrescentou que o Observatório de Vulcões do Havaí estava em contato com a equipe de gestão de emergência e conduziria um reconhecimento aéreo sobre o vulcão de 4.168 m de altitude o mais rápido possível. Autoridades do Havaí disseram que nenhuma ordem de retirada foi emitida, embora a área da cratera e várias estradas na região estivessem fechadas. Uma webcam do USGS posicionada na borda norte do topo de Mauna Loa mostrou longas e brilhantes fissuras eruptivas dentro da cratera vulcânica, que contrastavam com a escuridão da noite. O arquipélago do Havaí tem seis vulcões ativos. O Mauna Loa, o maior da Terra, entrou em erupção 33 vezes desde 1843, de acordo com o USGS. A erupção mais recente, em 1984, durou 22 dias e produziu fluxos de lava que chegaram a até em torno de 7 km de Hilo, cidade onde hoje vivem cerca de 44 mil pessoas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Governo faz “revogaço” de leis consideradas ultrapassadas em Goiás.

 

Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil, revogou 308 leis que, ao longo do tempo, perderam efeito prático, se tornaram ultrapassadas ou foram substituídas por novas leis e, por isso, se tornaram desnecessárias.

O “revogaço” consta na Lei Estadual nº 21.614/22, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 8 deste mês, e faz parte do projeto Revisa Goiás, de atualização e simplificação do conjunto normativo do Estado. A revogação é consequência de um trabalho realizado pela Comissão Técnica de Assuntos Civis da pasta, que analisou mais de 9 mil leis editadas entre 1990 e 2018. A superintendente de Legislação, Atos Oficiais e Assuntos Técnicos, Emilia Munhoz, explica que a maioria das leis revogadas tratam sobre organização administrativa do Executivo estadual, tema atualmente disciplinado pela Lei estadual nº 20.491/2019. “Nesse caso, a revogação apenas ratifica a extinção normativa já ocorrida e ultimada por legislação mais recente, ou, noutras hipóteses, visa reduzir o arcabouço normativo, eliminando leis que já tiveram exaurido seu conteúdo normativo – por exemplo, as que promoveram a transformação de órgãos públicos”, disse. A superintendente ainda acrescentou que, ao reduzir o conjunto normativo, o Estado promove a desburocratização da máquina pública. Revisa Goiás  Instituído no âmbito do programa Simplifica Goiás, o Revisa Goiás é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Casa Civil, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI) e a Secretaria de Administração (SEAD). Em dezembro de 2020, na primeira etapa, o Governo de Goiás revogou 639 decretos de caráter normativo que se tornaram inservíveis.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)

 

 

 

VIDANEWS - Homem com várias passagens e malabarista da moto presos por tráfico.

 

Nesta segunda-feira, 28, policiais militares da Força Tática do 28º Batalhão se depararam com dois indivíduos em uma motocicleta fazendo malabarismos, andando sobre uma roda, na região do Bairro Ana Carolina.

Na “batida” um dos abordados carregava porções de crack e maconha. O outro informou que estava comprando os entorpecentes. Foram conduzidos à Delegacia de Polícia. O indivíduo que estava com a droga foi autuado em flagrante por tráfico. Ele tinha 17 porções de crack e 5 de maconha. A droga foi apreendida, bem como uma balança de precisão.Em outra ocorrência, uma equipe da CPE, após o recebimento de informações da inteligência, abordo um indivíduo que estava praticando tráfico na região do Bairro Antônio Fernandes. Um país cheio de golpes  No veículo em que o homem estava, foi encontrada uma peça de crack. Contudo, após diligências realizadas na residência do abordado, mais drogas foram encontradas. Tinha, aproximadamente, 1 quilo e meio de crack; 500 gramas de maconha; 120 papelotes de cocaína e R$ 1 mil em espécie.Toda droga foi apreendida e o homem levado à Central de Flagrantes para as devidas providências.Detalhe, ele já possui várias passagens pelos crimes de tráfico, roubo e uso de drogas ilícitas.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)

VIDANEWS - Morre o ministro aposentado Gilson Dipp, ex-vice-presidente do STJ.

 

Informação foi confirmada pelo tribunal; Dipp tinha 78 anos e foi o primeiro coordenador da Comissão Nacional da Verdade, em 2012.

O ex-vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp morreu nesta segunda-feira (28), aos 78 anos. A informação foi confirmada pela assessoria do tribunal. Detalhes da causa da morte ainda não foram divulgados. Ele era casado e deixa três filhos. O ministro aposentado do STJ atuou por mais de 16 anos na corte, na qual ocupou o cargo de presidente da Quinta Turma e de vice-presidente do tribunal e do Conselho da Justiça Federal (CJF). Ele também foi membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2011 e 2013. Dipp tomou posse no STJ em junho de 1998 e se aposentou em setembro de 2014. Nasceu em 1º de outubro de 1944, em Passo Fundo (RS), formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1968 e tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região em 1989. Ele ocupou a presidência da corte entre 1993 e 1995. Além da atuação na magistratura, o ministro foi professor de direito civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Dipp também foi o primeiro coordenador da Comissão Nacional da Verdade, entre maio e setembro de 2012.( Fonte R 7 Noticias Brasília)

VIDANEWS - Com gasto extra de R$ 198 bi, PEC do estouro reúne 18 assinaturas.

 

Texto abre espaço no Orçamento de 2023 para cumprir as promessas feitas pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do estouro, que abre espaço no Orçamento de 2023 para cumprir as promessas feitas pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral, reuniu, até a manhã desta terça-feira (29), 18 assinaturas.O texto foi protocolado no Senado nessa segunda-feira (28) pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do Orçamento. Para começar a tramitar na Casa, a matéria precisa ter, no mínimo, 27 assinaturas. Faltam, portanto, nove nomes. Assinam a PEC os seguintes senadores: Marcelo Castro (MDB-PI), Alexandre Silveira (PSD-MG), Jean Paul Prates (PT-RN), Dário Berger (PSB-SC), Rogério Carvalho (PT-SE), Zenaide Maia (PROS-RN), Paulo Paim (PT-RS), Fabiano Contarato (PT-ES), Flávio Arns (Podemos-PR), Telmário Mota (PROS-RR), Randolfe Rodrigues (REDE-AP), Humberto Costa (PT-PE), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Carlos Fávaro (PSD-MT), Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Paulo Rocha (PT-PA), Jader Barbalho (MDB-PA) e Jaques Wagner (PT-BA). Após 13 dias de articulação no Senado, a PEC do estouro foi protocolada na Secretaria Geral da Mesa, no final da tarde. A proposta é o resultado de negociações entre a equipe de transição e o Congresso Nacional. O conteúdo ainda pode ser alterado até a data de votação em plenário, prevista para ocorrer até 10 de dezembro.O texto apresentado tira do teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas à inflação do ano anterior, o valor necessário para dar continuidade ao pagamento dos R$ 600 do Bolsa Família, mais R$ 150 por criança de até seis anos — ao todo, R$ 175 bilhões. Além disso, recompõe o Orçamento de 2023, que está deficitário em áreas como saúde, educação e investimentos. A PEC indica que o montante correspondente ao excesso de arrecadação, limitado a 6,5% do indicador apurado para o exercício de 2021, poderá ser alocado, a partir de 2023, para investimentos públicos sem que o teto de gastos seja impactado. Para o próximo ano, a previsão é de cerca de R$ 23 bilhões. Outra alteração é a previsão de que doações para programas federais socioambientais e relativas a mudanças climáticas também não serão incluídas no limite. De acordo com o texto da proposta, "a medida é importante para estimular parcerias por meio de doações e, portanto, sem impacto fiscal. Da mesma forma, prevê-se que despesas federais das instituições federais de ensino custeadas por receitas próprias, de doações ou de convênios celebrados com demais entes da Federação ou entidades privadas não se incluem no limite".O prazo de validade da PEC, um dos pontos de embate entre a equipe de transição e o Congresso, foi definido em quatro anos. As negociações, no entanto, apontam para uma validade de dois anos, como mostrou o R7. Ainda não está definido quem será o relator da PEC - é cogitado o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pela qual a proposta começará a tramitar. Para aprovação de uma PEC, é necessário o aval de três quintos dos senadores (49 dos 81 votos possíveis) e dos deputados (308 votos entre 513), em dois turnos de votação em cada Casa.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

VIDANEWS - Homem de confiança do presidente eleito, ex-presidente do TCU é político moderado e de bom trânsito entre militares e também no Congresso.

 


O ex-ministro da Secretaria de Relações Institucionais e ex-presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio é o nome do presidente eleito Lula da Silva para o ministério da Defesa.

 A escolha busca “retomar a institucionalidade nas relações” com os militares, segundo fonte próxima a ambos, e deve ser anunciada na semana que vem. "É a solução que está a caminho", indica.Lula está em Brasília desde domingo e busca acelerar a definição dos nomes para o ministério, além de dar a palavra final sobre temas estratégicos levantados pela equipe de transição. José Múcio foi o responsável pela articulação polícia de parte do segundo mandato de Lula durante o período de novembro de 2007 a setembro de 2009. Representante do PTB no então governo de coalizão do petista, Múcio tornou-se nome da confiança de Lula e consolidou imagem de bom negociador e cumpridor de acordos. O ex-ministro foi deputado federal, mora em Brasília e mantém trânsito entre diversas correntes políticas.A passagem de José Múcio pelo Tribunal de Contas da União, de 2009 a 2021, culminou com a presidência do tribunal e o afastamento da política partidária. A atuação técnica à frente da corte fiscalizadora agregou respeitabilidade à carreira do homem público, o que teria pavimentado o caminho para a função hoje escolhida pelo presidente eleito.As primeiras sondagens junto a interlocutores militares já começaram e foram feitas pelo próprio Lula. Para a sucessão nos comandos das forças – Marinha, Exército e Aeronáutica – a idéia é obedecer as regras internas de sucessão, com escolhas entre os oficiais mais velhos na patente correspondente ao cargo, indicados pelos próprios militares. A estratégia busca mostrar respeito pela instituição e sinalizar a não-interferência no regramento militar. A escolha de José Múcio para a defesa "seria uma solução muito inteligente. Ajudaria a destampar a panela de pressão", declara general ouvido pelo blog, com trânsito livre entre militares da ativa e também da reserva. A escolha de um civil para o comando da Defesa também não representaria problema. "Um civil é a preferência da maioria"- diz a fonte. "Mas as Forças Armadas estão apreensivas com o que virá", pondera. O critério de antiguidade para a escolha dos comandantes das forças não deve ser o único. A lei sobre o tema estabelece como pré-requesito que o cargo seja ocupado por um oficial de quatro estrelas - isto é, que tenha percorrido toda a cadeia hierárquica de comando. "Nas Forcas Armadas não tem transição, como na Defesa, tem substituição, porque há projetos e missões em andamento a serem continuados", diz o general. ( Fonte R 7 Noticias Brasília)

 

 

 

VIDANEWS - Brasil cria 159.454 novos empregos com carteira assinada em outubro.

 

Décimo mês seguido com resultado positivo do mercado formal; foram 1.789.462 admissões e 1.630.008 desligamentos.

O Brasil abriu 159.454 vagas de trabalho com carteira assinada em outubro, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (29) pelo Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência.O resultado, que corresponde ao décimo mês seguido com mais contratações do que demissões no mercado formal de trabalho, é fruto de 1.789.462 admissões e de 1.630.008 desligamentos formais realizados no período. Apesar de manter o saldo positivo de vagas no mercado formal de trabalho, o número registrou queda em relação a setembro, quando foram criadas 277.388 vagas, e também ante outubro de 2021, com 251.881 vagas abertas.No acumulado de 2022, o Brasil já abriu 2,3 milhões de vagas de empregos formais, nos dez primeiros meses do ano. No mesmo período de 2021, o superávit era de 2,7 milhões de postos de trabalho, segundo a série com ajustes. O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos de Oliveira, afirmou em coletiva nesta terça-feira que, com os resultados positivos, o país chegou próximo da marca de 43 milhões de empregos registrados no Caged. "O que nos dá a possibilidade de sonhar que vamos fechar este ano com mais de 2,5 milhões postos de trabalho criados", disse Oliveira. Segundo ele, o saldo positivo foi registrado em todo o país e em todos os setores, com destaque para São Paulo, com mais de 60 mil vagas abertas, e Região Sudeste, com crescimento de mais 80 mil postos de trabalho.Nos setores, o serviço teve o melhor desempenho, com mais de 90 mil postos formais. Foi mantida a aceleração do comércio, com quase 50 mil novos postos, além do crescimento da indústria e construção civil, com 14 mil e 5.000, respectivamente. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...