CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

VIDANEWS - Ataques russos contra Kherson matam 3 civis, acusa Ucrânia.

Cidade foi tomada pelas forças russas em março de 2022 e retomada pelo exército ucraniano em novembro.

A Ucrânia denunciou neste domingo (29) que ataques da artilharia russa contra a cidade de Kherson, no sul do país, provocaram a morte de ao menos três civis ao longo do dia."Até agora, temos o conhecimento de cerca de oito vítimas dos ataques russos, três pessoas morreram e cinco ficaram feridas com diferentes gravidades", informou a administração militar de Kherson, através do canal que mantém no Telegram.Os feridos receberam atendimento médico, sendo que um deles está em estado grave", indicou a fonte.Os ataques da artilharia russa danificaram ainda uma série de infraestruturas civis, como o Hospital Clínico Regional de Kherson, onde uma enfermeira ficou ferida.Além disso, foram atingidas uma escola, uma estação de ônibus, um escritório dos correios e um banco, além de vários imóveis residenciais.A cidade de Kherson, capital da província homônima, chegou a ser tomada pelas forças russas em março do ano passado, mas foi retomada pelo exército ucraniano em 11 de novembro.Desde então, é alvo da artilharia russa, que está instalada na margem direita do rio Dnieper. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Brasileiro entra em desespero após pensar que a companhia aérea perdeu seus quatro cachorros.

 

Vídeo de homem gritando viralizou nas redes sociais; tutor havia viajado para as Filipinas com os animais para concurso de beleza.

O brasileiro João Paulo de Costa viralizou nas redes sociais após um vídeo em que é visto tendo uma crise nervosa na área de embarque de um aeroporto em Istambul, na Turquia, após acreditar que a companhia aérea em que viajou havia perdido quatro dos cinco cachorros dele.Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem corre em desespero de um lado para o outro, implora ajuda aos funcionários do local e acaba caindo no chão. "Esta é a minha vida! Meus cachorros, meus cachorros! Meus filhos", ele gritou. O trecho ganhou mais de 6 milhões de visualizações no TikTok.Outros passageiros registraram a cena do início ao fim e o vídeo completo também foi postado no YouTube.De acordo com João Paulo, que é de Criciúma, em Santa Catarina, ele havia viajado para as Filipinas com os animais da raça Papillon para um concurso de beleza. No entanto, no retorno, a companhia aérea responsável pelo voo vendeu uma quantidade superior de passagens do que a aeronave comportava e cancelou a viagem.Neste momento, o brasileiro começou a questionar sobre os quatro cachorros que estariam no porão do voo, pois um estava com ele, mas os funcionários do aeroporto o ignoraram e não deram respostas.A situação só se resolveu quando autoridades chegaram ao local e ordenaram que a companhia aérea desse informações sobre os animais de estimação. Após a confusão, ele teve permissão para ver os cachorros, e todos chegaram ao destino com segurança e unidos.( Fonte R 7 Noticias Internacional) *Estagiária do R7, sob supervisão de Celso Fonseca

VIDANEWS - Projeto estabelece novas regras para cálculo do Valor Adicionado do ICMS.

 

Índice é utilizado para calcular a parcela de cada município na arrecadação do ICMS, principal imposto estadual.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 158/22, do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), estabelece novas regras para o Valor Adicionado, índice utilizado para calcular a parcela de cada município na arrecadação do ICMS, principal imposto estadual. O texto tramita na Câmara dos Deputados. Conforme a proposta, o Valor Adicionado negativo das empresas (entradas de mercadorias e serviços superiores às saídas), quando destinado à formação dos estoques, será compensado nos anos posteriores em que for positivo. No caso dos produtores rurais, o Valor Adicionado deverá considerar somente o valor final da saída da produção, sem descontar o valor das entradas. O projeto altera a Lei Complementar 63/90, que trata dos critérios de partilha dos impostos estaduais com os municípios. Pela lei, o Valor Adicionado representa todas as saídas de mercadorias e serviços prestados no município, abatendo-se as respectivas entradas. Quanto maior a movimentação comercial das empresas do município, maior o Valor Adicionado deste e, consequentemente, o montante a receber de ICMS. Formação de estoque O deputado Alceu Moreira afirma que o projeto visa resolver problemas relacionados à partilha do ICMS com os municípios. Um deles diz respeito à instalação de novas empresas nos municípios, quando há um período de formação de estoque que gera um saldo negativo do Valor Adicionado (mais entradas do que saídas de mercadorias). Nesses casos, como relata Moreira, o Valor Adicionado do município cai acentuadamente, reduzindo a parcela a que tem direito do ICMS.“Essa volatilidade provocada pelo valor adicionado negativo resulta em imprevisibilidade na arrecadação do município e atrapalha todo o planejamento dos gastos públicos”, disse.Em relação aos produtores rurais, a mudança proposta pelo deputado visa evitar que os insumos entregues pela indústria para produtores parceiros que atuam em regime de produção integrada, como animais vivos e sementes, sejam debitados como entrada para efeitos de cálculo do Valor Adicionado, prejudicando os municípios onde eles vivem.Tramitação A proposta será analisada inicialmente nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.Fonte: Agência Câmara de Notícias Reportagem - Janary Júnior Edição - Marcia Becker


VIDANEWS - Período chuvoso garante boa vazão no Ribeirão Piancó.

 

O período de chuvas traz tranquilidade para o sistema de abastecimento de água potável em Anápolis, que é cerca de 85% mantido pelo Ribeirão Piancó.

Dados da Sala de Situação, uma plataforma de monitoramento de acesso público, mantida pela Saneago, permite visualizar diariamente a vazão dos principais mananciais que abastecem Goiânia, Anápolis e Rio Verde.Além da vazão, a Sala de Situação também mostra como estão os reservatórios.Em Anápolis, na manhã desta segunda-feira (30), a vazão do Piancó era de 7.662,7 litros por segundo.Para se ter uma ideia, a vazão “normal” é de 890 l/s. Se a vazão estiver em 430,0 l/s, cai para o “nível de atenção”.Vazão na casa de 315,0 l/s aponta “nível crítico”. E, de 220,0 l/s ou menos a vazão vai para a classificação de “altamente crítico”.Durante todo o mês de janeiro, a vazão do Ribeirão Piancó, de acordo com a plataforma, esteve operando bem acima do nível “normal”.Inclusive, no dia 6 último, a vazão chegou a mais de 10.000 l/s, ou seja, bem mais de 10 vezes a vazão normal.Vale ressaltar que o Sistema Piancó utiliza captação superficial.Reservatórios Ainda considerando a leitura da manhã desta segunda-feira (30), a situação dos principais centros de reservação de água no Município de Anápolis era a seguinte:

Centro-Jundiaí- 95,24%

Fabril/Vila Santa Maria de Nazareth- 90,38%

Jaiara Norte/Recanto do Sol- 86,95%

Sistemas Independentes- 86,33%

Santo André/Mariana- 86,18%

Leste Lourdes/Tesouro- 85,59%

Alexandrina/Cidade Universitária- 85,19%

Boa Vista/São Lourenço- 84,07%

Jaiara Sul/Progresso- 71,00%

Viivian Parque/Munir Calixto/Daia- 69,54%. ( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)

VIDANEWS - DF terá revisão do plano de segurança para posse no Congresso.

 

Novo secretário de Segurança Pública do DF e interventor federal participarão de ação nesta segunda-feira (30).

Agentes da Segurança Pública do Distrito Federal farão, nesta segunda-feira (30), revisão do plano para a posse dos deputados federais e senadores que ocorrerá em 1º de fevereiro no Congresso Nacional. A ideia é garantir que tudo ocorra sem riscos após os ataques de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes.A intervenção federal no DF termina na próxima terça-feira (31), e a posse dos congressistas será na quarta (1º). O interventor federal, Ricardo Cappelli, e o novo secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, participarão da ação nesta segunda.Além da posse dos 513 deputados eleitos em outubro do ano passado, a Câmara vai eleger seu presidente pelos próximos dois anos na quarta-feira (1º). O atual ocupante da cadeira e candidato à reeleição, Arthur Lira (PP-AL), chega como favorito.O Senado dá posse a 27 membros — um terço do total — e escolhe o novo presidente para o próximo biênio também na quarta-feira (1º). Disputam o cargo os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tenta a reeleição, e Rogério Marinho (PL-RN). A cerimônia de posse está prevista para as 15 horas. Depois, às 16 horas, começa a reunião preparatória para a eleição da Mesa Diretora do Senado.A quarta-feira (1º) também marcará o início oficial do ano no Judiciário, com sessão solene do Supremo Tribunal Federal (STF). Na data, voltam a contar todos os prazos processuais das ações em andamento na Corte.A partir de quarta, o comando da segurança pública na capital federal ficará sob a responsabilidade da governadora em exercício, Celina Leão (PP), e do novo secretário de Segurança Pública do DF, o delegado federal Sandro Avelar, nomeado pelo interventor em consenso com Celina no dia 26.Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, está fora do cargo desde os atos extremistas, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), e ficará afastado por 90 dias do comando do Executivo distrital.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

VIDANEWS - Governo cria grupo de trabalho contra exploração de garimpo em terras indígenas.

 

Coordenado pelo Ministério da Justiça, equipe terá também representantes de cinco ministérios e órgãos como PF e PRF.

O governo federal criou um grupo de trabalho para propor medidas contra a atuação de organizações criminosas na exploração do garimpo em terras indígenas. Composto de seis ministérios e outros órgãos como Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), a portaria com a criação do grupo foi publicada nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.  Farão parte do grupo os Ministérios da Justiça e Segurança Pública; dos Povos Indígenas; Minas e Energia; Defesa; Direitos Humanos e Cidadania; Fazenda; além de PF, PRF, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Secretaria de Acesso à Justiça. Os servidores indicados pelos órgãos não receberão remuneração do serviço.O grupo terá 60 dias para concluir os trabalhos e surge dias após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Terra Indígena Yanomami. O petista esteve no local, que abriga cerca de 30 mil indígenas, em Roraima, e disse que vai atuar para interromper o garimpo ilegal, além de anunciar que a Polícia Federal vai investigar crimes ambientais na região. A visita foi motivada pelo estado de emergência de saúde pública decretado na região em razão da desnutrição infantil e da disseminação de malária.Portaria do Ministério da Justiça De acordo com a portaria, a criação do grupo é justificada por "prática de crimes e as gravíssimas violações de direitos fundamentais ocasionadas em razão do garimpo ilegal em terras indígenas na região amazônica, inclusive com a notícia de desnutrição e fome que ocasionaram cerca de 570 mortes evitáveis de crianças indígenas ianomâmis (Roraima) nos últimos quatro anos".Além disso, a portaria do Ministério da Justiça lembra que a exploração de minério nas terras indígenas e a comercialização posterior pode caracterizar "crimes como usurpação de bens da União, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais".Na última semana, o governo federal exonerou diversos coordenadores da saúde indígena do Ministério da Saúde em meio à crise e às denúncias de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. ( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

VIDANEWS - Ônibus com time de futebol cai de ponte e deixa ao menos quatro mortos em MG.

 

Segundo os bombeiros, três das vítimas são adolescentes que faziam parte do time; militares estão no local para prestar socorro.

Ao menos quatro pessoas morreram depois que um ônibus caiu de uma ponte na madrugada desta segunda-feira (30) na BR-116, altura do km 792, em Além Paraíba, a 380 km de Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo levava um time de futebol, de nome ainda não informado, que saiu de Ubaporanga, a 290 km da capital mineira, e seguia para Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no momento do acidente, 33 pessoas estavam no ônibus; entre elas, o motorista, quatro adultos da comissão técnica e 28 adolescentes do time. Ainda segundo os militares, o veículo atingiu a mureta da ponte e caiu próximo a um riacho, onde ficou de cabeça para baixo.Os bombeiros de Além Paraíba, com apoio de bombeiros de Juiz de Fora, Cataguases e também de Leopoldina, estão ainda no local para realizar o atendimento da ocorrência. Ainda de acordo com os militares, três adolescentes estão entre os mortos.No momento, o trânsito está interditado em ambos os lados da via.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Inflação do aluguel perde força, e contratos que vencem em fevereiro terão reajuste de 3,8%.

 

Alta de 0,21% leva índice responsável pelo reajuste da maioria das locações no Brasil ao menor patamar desde outubro de 2019.

O IGP-M (Índice Geral de Preços — Mercado), indicador responsável pelo reajuste da maioria dos contratos de locação vigentes no Brasil, desacelerou para 0,21% em janeiro, ante alta de 0,45% apurada em dezembro.Com a variação divulgada nesta segunda-feira (30) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o indicador acumula alta de 3,79% nos últimos 12 meses, percentual a ser repassado aos contratos com vencimento em fevereiro.Na prática, os inquilinos que pagam mensalmente um aluguel de R$ 1.400 passarão a ter que desembolsar R$ 1.453,06 (+R$ 53,06) todos os meses para continuar morando no mesmo imóvel. Para evitar o reajuste, uma negociação direta com os proprietários pode aliviar o peso no bolso dos locatários.A variação do IGP-M acumulada nos 12 meses encerrados neste mês mantém a tendência de queda apurada desde maio de 2021, quando o indicador apresentava oscilação de 37% para as locações que venceriam no mês seguinte.Com a flutuação, o indicador figura no menor patamar desde outubro de 2019 (+3,15%). Em janeiro do ano passado, o índice avançou 1,82% e teve alta de 16,91% no acumulado em 12 meses.André Braz, coordenador dos índices de preços do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), explica que a desaceleração do IGP-M reflete o arrefecimento das pressões inflacionárias sobre os produtores."O preço das matérias-primas brutas desacelerou de 2,09% para 1,55% e, entre os bens intermediários, cuja taxa passou de -0,30% para -1,06%, a queda foi intensificada diante do comportamento de combustíveis e lubrificantes para a produção, cujos preços recuaram ainda mais e passaram de -2,26% para -5,05%", afirma Braz.Por outro lado, os preços aos consumidores continuam em aceleração, com alta de 0,61% em janeiro, ante variação de 0,44% apurada em dezembro. Braz cita o peso dos reajustes das mensalidades de escolas e cursos, cujos preços subiram, em média, 4,55% neste mês.O cálculo do IGP-M leva em conta a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola e industrial e na construção civil. Por isso, a variação é diferente da apresentada pela inflação oficial, que calcula os preços com base em uma cesta de bens determinada para famílias com renda de até 40 salários mínimos.(  Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...