CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

VIDANEWS - Câmara aprova volta do Ministério do Trabalho e Previdência .

 

Com a aprovação da medida provisória 1.058/21, que recria a pasta, Executivo passa a ter 17 ministérios .

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) a medida provisória que recria o Ministério do Trabalho e Previdência. A MP 1.058/21 também transfere a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania para o Ministério do Turismo. As atribuições ligadas a trabalho e previdência estavam a cargo do Ministério da Economia e passam para o novo ministério, que também fica responsável pela gestão da previdência complementar.Entre as atribuições do novo ministério está a definição de políticas de geração de emprego e renda, política salarial, previdência, fiscalização do trabalho e registro sindical. A medida provisória prevê também regras de transição para a redistribuição de servidores, empregados públicos e do pessoal temporário. Além disso, autoriza, para fins de reestruturação, a alteração de quantitativos e a redistribuição de cargos em comissão e de funções comissionadas. A MP será enviada ao Senado. Destaques rejeitados undefined Os deputados rejeitaram todos os destaques apresentados pelos partidos. Entre eles a emenda do deputado Bohn Gass (PT-RS), que atribuía ao ministério a definição da política de erradicação do trabalho infantil e do trabalho análogo ao escravo e a política de imigração laboral.Outra emenda rejeitada foi a que pretendia incluir entre as atribuições do ministério a de monitorar e avaliar permanentemente os efeitos de novos itens tecnológicos nos contratos de trabalho, proposta pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Também ficou de fora o destaque do MDB que pretendia retirar do texto a criação do domicílio eletrônico trabalhista. Ministro Onyx LorenzoniA pasta é chefiada pelo ministro Onyx Lorenzoni, nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro em julho, quando o governo federal decidiu recriar o ministério que tinha sido extinto em 2019 para o estabelecimento do superministério da Economia. Na época, Onyx deixou a Secretaria-Geral da Presidência para dar lugar ao general Luiz Eduardo Ramos, que saiu da Casa Civil, o principal ministério do governo, para dar lugar ao senador Ciro Nogueira (PP-PI). De acordo com Bolsonaro, as trocas levam em conta a necessidade de buscar apoio no Congresso. A agora extinta "superpasta" de Guedes havia sido criada no início do governo com a fusão dos Ministérios da Fazenda, do Planejamento, do Trabalho e Previdência e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Mas o governo acabou cedendo às pressões do centrão pelo desmembramento da pasta. Segundo assessores do presidente, o ministro não entende muito de todos os assuntos que ficaram sob o guarda-chuva dele e vinha deixando de lado decisões sobre temas relevantes dessas áreas.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Governo começa a pagar Auxílio Brasil nesta quarta-feira.

 

O repasse do benefício começará com os beneficiários de Número de Identificação Social 1, no mesmo calendário do Bolsa Família.

O governo federal começa a pagar nesta quarta-feira (17) o Auxílio Brasil, que substitui o programa de substituição de renda Bolsa Família. Os repasses ocorrerão nos 10 últimos dias úteis do mês, a começar pelos inscritos com NIS (Número de Identificação Social) de final 1, na sequência, na quinta (18), os de final 2, até o de final 0 em 30 de novembro. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, deu uma série de dicas na terça-feira aos beneficiários do novo programa.  As pessoas inscritas no Bolsa Família migraram automaticamente para o Auxílio Brasil, que manteve os mesmos calendáriosForam mantidos também os mesmos cartões de débito e as senhas usadas pelos beneficiários. Além do cartão, tanto os novos como os antigos inscritos também poderão movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. Já aqueles que tinham o aplicativo do Bolsa Família, receberão um link para migrar para o app da Caixa. Só em dezembro que [o calendário de pagamentos] se antecipa uma semana, começando dia 10, até 23 de dezembro, um dia útil antes do Natal”, explicou Guimarães. Segundo o presidente da Caixa, quem já for inscrito e tiver dúvidas pode esclarecê-las nos aplicativos do Auxílio Brasil e Caixa Tem e na central de atendimento pelo número de telefone 111. Para atendimento físico, bastará procurar uma das 4,2 mil agências, 3 mil lotéricas, 2,5 mil instituições correspondentes, e 27 mil caixas eletrônicos. De acordo com Guimarães, a expectativa é que o início dos repasses ocorra de forma tranquila. Ele lembrou dos repasses do Auxílio Emergencial feitos no fim de 2020. “Não vi nenhum país no mundo realizar, na velocidade que foi feito no Brasil, quando, em 20 dias, pagamos 50 milhões de brasileiros e encontramos 38 milhões de invisíveis. E todos recebendo pelo Caixa Tem”, afirmou.“Temos mais de 106 milhões de brasileiros no Caixa Tem. Quem não estiver, será aberta uma conta, de graça, imediatamente. Por isso, operacionalizamos o pagamento rápido. No ano passado, pagamos 90 milhões de brasileiros por mês. Não teremos nenhuma questão operacional”, garantiu. Pedro Guimarães lembrou que a Caixa ficará responsável pelos repasses mas a política social é organizada pelo Ministério da Cidadania. Segundo ele, se a dúvida for sobre ter ou não direito ao programa, o candidato a beneficiário deve procurar a pasta, e não a instituição bancária.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - ‘Temos doses’, diz Queiroga sobre ampliar a vacinação contra a Covid .

 

Declaração foi dada no dia seguinte ao anúncio do Ministério da Saúde sobre terceira dose para todos aqueles com mais de 18 anos.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil tem quantidade de vacina contra a Covid-19 que permite atender os pacientes que ainda precisam tomar a segunda dose e oferecer a aplicação da terceira àqueles que tomaram a segunda há mais de cinco meses. A declaração foi dada nesta quarta-feira (17), um dia depois que o ministério ampliou a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 para maiores de 18 anos.“Nós temos doses, o que não era a realidade no começo da campanha. E aí nós queremos avançar ainda mais na segunda dose e seguir com uma dose de reforço, sobretudo naqueles indivíduos mais idosos, esses estão mais vulneráveis e foram vacinados no início da campanha”, disse Queiroga. Apenas pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde estavam aptos a receber a dose de reforço, totalizando um público de 21 milhões. Agora, o ministério planeja vacinar um total de 158 milhões de pessoas com a aplicação extra.Segundo o ministro, um estudo encomendado pelo governo junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que é necessário aplicar uma dose de reforço para garantir a imunização. O levantamento também levou a Pasta a reduzir o intervalo entre a segunda e a terceira dose de seis para cinco meses. “As vacinas, todas elas, ao longo do tempo perdem a efetividade. Isso nós tomamos conhecimento em função das pesquisas. O Ministério da Saúde tem encomendado pesquisas, uma com a Universidade de Oxford, os dados completos ainda serão divulgados, e a pesquisa da Fiocruz, onde a gente verifica a efetividade dessas vacinas, de todas as usadas no PNI”, disse. Das pessoas aptas a tomar o reforço, 12,7 milhões já foram aos postos, o que significa 56% do público anteriormente incluído. O Ministério da Saúde espera vacinar com a dose de reforço 12,5 milhões de pessoas ainda em novembro e outros 2,9 milhões em dezembro.Queiroga também afirmou que o governo terá uma atenção especial para com a Região Norte do país para reduzir o impacto da Covid-19 em caso de uma nova onda. "É uma região onde houve impacto muito forte na primeira e na segunda onda, e as coberturas vacinais são menores, dadas as características geográficas e demográficas dessa região. Então vamos fazer todo o esforço para, através das políticas públicas, conseguir conter uma eventual terceira onda dessa doença, como acontece em alguns países da Europa."Segundo o ministro, a chegada de uma nova onda da Covid a algumas nações da Europa se deve à resistência das pessoas em se vacinar, mas isso não deve acontecer no Brasil porque aqui a população tem aderido à campanha de vacinação. "O Ministério da Saúde está atento, tem trabalhado forte. A população brasileira confia no Ministério da Saúde. Já são mais de 350 milhões de doses distribuídas."( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Emoção: militar toca trompete para anunciar ao pai convocação da PM.

 

Gesiel Freitas é músico e fez a prova da PMDF em 2018. Desde então, aguardava a convocação, publicada esta semana.

Logo depois de ver o nome completo publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, na semana passada, Gesiel Freitas, 34 anos, decidiu adotar uma estratégia inusitada para contar ao pai que havia sido um dos convocados do concurso público da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A ideia foi tocar o Hino Nacional no trompete.A ação foi registrada por câmeras de celular e divulgada nas redes sociais. O pai de Gesiel entra em um estabelecimento comercial quando, do lado de fora, escuta a música sendo tocada. Em segundos, ele compreende o que está acontecendo e desce as escadas correndo para encontrar o filho. Em seguida, eles se abraçam por um longo período, sem precisar trocar nenhuma palavra. De acordo com Gesiel, o pai sempre incentivou a prática de tocar instrumentos. "Foi ele quem me deu meu primeiro instrumento musical", afirmou.Quando Gesiel era criança, o pai o matriculou na Escola de Música de Brasília. Além disso, os dois adoravam acompanhar os desfiles nos feriados de 7 de setembro. Por isso, a emoção com o Hino Nacional."Éramos e somos deslumbrados com toda aquela dinâmica do desfile, que, por ser na capital do país, é ainda mais especial", escreveu. Agora, Gesiel assume a função pública na banda de música da corporação em 27 de dezembro. É o desfecho de uma longa caminhada, pois a prova para especialista corneteiro foi em julho de 2018.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - BRB tem lucro líquido de R$ 192 milhões no 3º semestre de 2021.

 

O banco registrou crescimento de 68,3% em relação ao mesmo período de 2020. Ao longo do ano, foram R$ 433 milhões de lucro.

Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido de R$ 192 milhões no terceiro semestre de 2021, um crescimento de 68,3% na comparação com julho, agosto e setembro de 2020. O resultado referente aos nove meses foi de R$ 433 milhões, um incremento de 38,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O balanço com os dados atualizados do banco foi divulgado nesta quarta-feira (17).Segundo o BRB, o desempenho é resultado do aumento da quantidade de negócios, da expansão da carteira de crédito, ampliação da margem financeira, maior relacionamento com os clientes e melhora na eficiência operacional. “Mesmo em um contexto adverso, conseguimos manter as margens de rentabilidade do banco, onde observou-se um retorno sobre o patrimônio de 26,2%, um dos melhores do mercado. Isso sem deixar de lado nosso papel social na execução dos programas governamentais do GDF”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, que ainda destaca que o terceiro trimestre de 2021 foi marcado pela retomada gradual da economia, pós pandemia, em um cenário desafiador para a instituição.Considerando o Nação BRB FLA, o banco digital com parceria estratégica com o Flamengo, a base do BRB atingiu, até setembro, a marca de 3 milhões de clientes, somados os segmentos de Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ). O crescimento é de 306% em relação ao ano passado. À época, o BRB possuía 738 mil clientes.Carteira de créditoDe acordo com o balanço, a carteira de crédito ampla chegou a R$ 20,7 bilhões e apresentou crescimento de 42,1% em 12 meses e de 10,7% no terceiro trimestre. Os destaques no terceiro trimestre foram no crédito imobiliário, no financiamento à Pessoa Jurídica, no crédito rural e no crédito consignado. Principal carteira de crédito do BRB, o consignado apresentou crescimento de 24,2%, em 12 meses, atingindo saldo de R$ 9,7 bilhões. No terceiro trimestre, o aumento foi de 7,2%.No financiamento imobiliário, o BRB manteve a posição de líder do mercado no Distrito Federal e, nacionalmente, ocupa a sexta posição do ranking. A carteira atingiu R$ 4,1 bilhões, o que representa 128,6% de crescimento em 12 meses e 18,5% de aumento na comparação com o segundo trimestre do ano.Inadimplênciainadimplência encerrou o terceiro trimestre de 2021 em 1,64%, contra 1,56% em setembro de 2020. Mesmo assim, permanece abaixo da média de mercado, de 2,29%. Como reflexo da pandemia da Covid-19, a carteira prorrogada totaliza R$ 1,7 bilhão, representando uma queda de 5,9% de redução em relação ao trimestre imediatamente anterior.A carteira prorrogada apresentou no terceiro trimestre uma inadimplência de 1,5%.As receitas com prestação de serviços e tarifas atingiram R$ 162 milhões, no terceiro trimestre, um crescimento de 24,8%, quando comparadas ao terceiro trimestre de 2020. Ao longo do ano, essas receitas já atingiram R$ 446 milhões, crescimento de 12,3% em relação ao mesmo período de 2020.As receitas com cartão de crédito tiveram, no terceiro trimestre, crescimento de 20,9%, totalizando R$ 21,7 milhões. Em nove meses, as receitas de cartão foram de R$ 56,9 milhões, incremento de 42,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Auxílio Brasil começa com dúvidas sobre ampliação e valor para R$ 400.

 

A inclusão de 2,4 milhões de pessoas e o aumento do pagamento dependem de aprovação da PEC dos Precatórios.

pagamento do Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família, começa nesta quarta-feira (17) para os beneficiários com final 1 do NIS (Número de Identificação Social). O calendário do primeiro mês vai até o dia 30 de novembro e beneficiará 14,6 milhões de pessoas que já faziam parte do antigo programa, sem a necessidade de realizar recadastramento, com valor médio de R$ 217,18 mensais. Mas ainda há dúvidas sobre a ampliação do número de integrantes para 17 milhões e do valor mínimo para R$ 400 a partir de dezembro, como o governo federal havia anunciado. De acordo com o Ministério da Cidadania, essas medidas vão depender da aprovação da PEC dos Precatórios, em dois turnos, no Senado. A proposta, que passou na Câmara, abre um espaço de gastos de R$ 91,6 bilhões no Orçamento de 2022. Para viabilizar a execução do aumento do pagamento no próximo mês, a PEC precisa ser aprovada ainda neste ano. Um dispositivo da lei eleitoral impede aumento da transferência de renda no ano que vem, quando haverá eleição. Neste mês, os atuais benefícios terão rejuste de 17,8%. O valor médio do benefício passará para R$ 217,18 mensais. Em dezembro, a intenção é que o valor das parcelas seja acrescido de um benefício temporário para garantir o pagamento de ao menos R$ 400 até o fim de 2022. Como será o pagamento A Caixa Econômica Federal informou que os beneficiários poderão consultar informações se vão receber o benefício, a data de pagamento e o valor pelo aplicativo Caixa Tem ou pelo novo aplicativo Auxílio Brasil, que já pode ser baixado no celular. As datas de pagamento seguem o calendário que era do Bolsa Família. Os cartões e senhas utilizados para o saque do programa anterior também continuam válidos para o recebimento do Auxílio Brasil.As famílias que recebiam pelo aplicativo Caixa Tem, em conta poupança digital, mantêm a mesma modalidade de pagamento e poderão movimentar o valor pelo aplicativo, além dos canais para saque e consulta de informações, como aplicativo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, agências da Caixa e unidades lotéricas. Outro canal de atendimento da Caixa é pelo telefone 111. Quem tem direitoPodem receber o benefício as famílias em situação de extrema pobreza (renda per capita até R$ 100). Já as famílias em situação de pobreza (renda per capita até R$ 200) terão direito ao pagamento se houver em sua composição gestantes ou pessoas com idade até 21 anos incompletos.As famílias que já estão inscritas no Bolsa Família deverão ser migradas de forma automática para o novo programa. Já as famílias que ainda não têm esse direito deverão se inscrever pelo Cadastro Único ou manter esse cadastro atualizado.Para isso, é preciso comparecer ao setor responsável pelo Cadastro Único do município, que é feito nas prefeituras, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou em um posto de atendimento do CadÚnico.O governo federal, por meio da Dataprev, reavalia todos os meses se as famílias permanecem com direito ao progroma. Para manter o benefício, é preciso comprovar a frequência escolar mensal mínima de 60% para crianças de 4 e 5 anos e de 75% para beneficiários de 6 a 21 anos.Outra condição é o manter em dia o calendário nacional de vacinação instituído pelo Ministério da Saúde, além de acompanhar o estado nutricional de crianças com até 7 anos e o pré-natal, no caso de gestantes.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Rússia admite teste de míssil espacial, mas rejeita ameaça à ISS.

 

Ministro de Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que o exercício militar foi um sucesso e não ofereceu riscos à estação internacional.

A Rússia admitiu, nesta terça-feira (16), ter destruído um dos próprios satélites durante o teste de um míssil espacial, mas rejeitou a acusação dos Estados Unidos de que teria colocado em perigo a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).Funcionários dos Estados Unidos acusaram ontem a Rússia de ter realizado um ato "perigoso e irresponsável", que criou uma nuvem de destroços e obrigou a tripulação da ISS a realizar uma ação evasiva. "O Ministério da Defesa da Rússia executou com sucesso um teste, o que resultou na destruição do aparelho espacial 'Tselina-D', que estava em órbita desde 1982", afirmou o Exército russo em comunicado.O ministro de Defesa russo, Sergei Shoigu, declarou posteriormente que foi utilizado um sistema "promissor", que acertou o alvo com "precisão". "Os fragmentos que se formaram não representam nenhuma ameaça para a atividade espacial", acrescentou o ministro, citado pelas agências de notícias russas.Funcionários do governo americano disseram que não foram informados com antecedência do teste, que gerou mais de 1.500 pedaços de detritos orbitais rastreáveis. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou na segunda-feira que a nuvem de escombros representaria uma ameaça às atividades espaciais "durante décadas".Por sua vez, o secretário-geral da Otan, o norueguês Jens Stoltenberg, descreveu nesta terça-feira o teste como um ato "imprudente" e "preocupante"."É uma demonstração de que a Rússia está desenvolvendo novos sistemas de armas que podem derrubar satélites", disse Stoltenberg em uma reunião com os ministros da Defesa da União Europeia.A ministra da Defesa da França, Florence Parly, fez duras críticas no Twitter ao que ela classificou de "saqueadores do espaço", que geram "detritos que poluem e colocam em risco nossos astronautas e satélites".O Exército russo disse que estava realizando atividades planejadas para fortalecer suas capacidades de defesa, mas negou que a manobra fosse perigosa."Os Estados Unidos sabem, com certeza, que os fragmentos resultantes [...] não representaram, nem vão representar, uma ameaça para as estações orbitais, naves e atividades espaciais", afirmou.O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, classificou como "hipócritas" as acusações dos Estados Unidos. Até então, os EUA eram os únicos, junto com China e Índia, a terem lançado mísseis espaciais."Declarar que a Federação Russa criou riscos para a exploração com fins civis do espaço é hipócrita, para dizer o mínimo. Não há qualquer fato nesse sentido", disse Lavrov.A Nasa, por outro lado, disse que a tripulação da ISS, que atualmente consiste em quatro americanos, um alemão e dois russos, teve que se refugiar em suas naves de retorno.Já a agência espacial russa Roscosmos assinalou que o seu "sistema automatizado de alerta de situações perigosas" estava "monitorando a situação para prevenir e neutralizar todas as possíveis ameaças à segurança da Estação Espacial Internacional e sua tripulação"."Para nós, a principal prioridade tem sido, e continua sendo, garantir a segurança incondicional da tripulação", disse a Roscosmos em comunicado."Tudo está normal"Segundo a agência oficial de notícias russa TASS, autoridades da Nasa vão conversar com o diretor da Roscosmos, Dmitry Rogozin.O chefe da agência espacial americana, Bill Nelson, disse na segunda-feira (15) que estava "indignado" com o teste russo, que classificou de "irresponsável e desestabilizador". O incidente reacendeu os temores de que o espaço seja transformado em um campo de batalha entre as grandes potências, que estão ávidas para experimentar novas tecnologias militares.Até agora, Moscou havia levantado sua voz contra qualquer tentativa de militarizar o espaço. Ainda assim, o especialista militar russo Pavel Felgenhauer disse à AFP que Moscou nunca escondeu possuir sistemas com capacidade de alcançar o espaço a partir da Terra, entre os quais estão o S-500 e o S-550, que são capazes, segundo o Exército, de destruir satélites. "A Rússia sempre disse que era contrária ao desdobramento de armas no espaço, mas não que se opunha ao uso de armas no espaço", detalhou o especialista do jornal Novaya Gazeta, ao assinalar que não existe uma proibição "formal" desse tipo de armamento no direito internacional.As armas antissatélite (ASAT, na sigla em inglês) são mísseis de alta tecnologia que apenas poucos países possuem. A Índia foi a última a realizar um teste contra um alvo em 2019, um incidente que também foi criticado pelos Estados Unidos e outros países.Os Estados Unidos, por sua vez, derrubaram um satélite em 2008, em resposta a uma ação similar realizada pela China no ano anterior. Apesar da tensão, Wahington e Moscou cooperaram estreitamente no espaço desde o fim da Guerra Fria, cujo maior exemplo foi a própria ISS, que os dois países construíram juntos.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDANEWS - Destruição de satélite russo aumenta risco de colisão da ISS.

 

Destroços deixados na atmosfera poderiam atingir a Estação Espacial Internacional, alerta cientista da agência espacial européia.

A destruição de um satélite pelos russos gerou uma nuvem de detritos perto da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), com sete astronautas a bordo. Didier Schmitt, funcionário da Agência Espacial Europeia (ESA), explicou à AFP como esse incidente aumenta o risco de colisões no espaço.Pergunta: Os astronautas que estão na ISS, quatro americanos, dois russos e um alemão, estavam perto de uma catástrofe?. É difícil dizer em retrospectiva. Mas o que se sabe agora, de acordo com nossas fontes, é que o risco de colisão será cinco vezes maior nas próximas semanas e até meses. Esses novos destroços circulam na mesma órbita da estação, ou seja, a uma altura de cerca de 400 quilômetros, a mais de 8 quilômetros por segundo.Portanto, para evitá-los, é preciso prevê-los com muita antecedência; assim, pode-se aumentar ou diminuir um pouco a órbita da ISS. Para isso, porém, é necessário um mapeamento preciso dos objetos em questão, o que não é o caso agora, já que o incidente acaba de acontecer. Os radares americanos estão fazendo os cálculos para descobrir. P: Enquanto isso, o que os astronautas podem fazer? Eles estão com medo? Ontem [segunda-feira], tiveram que cruzar os dedos e colocá-los em suas respectivas cápsulas. Alguns objetos passaram a menos de 1 quilômetro! Por enquanto a ISS não deve mais passar pela mesma área dos escombros. Mas é claro que os astronautas tiveram medo.P: Os detritos são uma ameaça crescente? Como se proteger deles?O grande perigo dos detritos é o efeito dominó. Se existirem mais detritos, haverá maior possibilidade de impactar satélites, ou seja, fazer outros explodirem, e assim por diante. A essa velocidade, qualquer impacto faz explodir a superfície. A estação foi construída na década de 1990. Embora os riscos de colisão tenham aumentado desde então, a estrutura original da nave não mudou.As cápsulas acopladas à ISS são mais bem protegidas por várias camadas de alumínio, o que atenua o impacto. E, como essas cápsulas são menores em relação ao tamanho da ISS [tão grande quanto um campo de futebol], o risco de colisão é menor.Em caso de impacto com a estação, não necessariamente ocorrerá o cenário catastrófico do filme Gravidade. A estação está equipada com sensores de pressão: se uma colisão causar um furo em algum lugar, um dos módulos da estação poderá ser isolado, fechando-se, e então os vazamentos poderão ser consertados, como os russos fizeram na estação Mir.Agora, se os destroços atingirem um depósito, aí sim será grave e poderá haver uma explosão. Mas isso seria realmente o cúmulo do azar!( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Mais de 350 mil militares e policiais irão vigiar as eleições na Venezuela.

 

Cerca de 14,2 mil centro de votação em todo o país, além de observadores internacionais, terão escoltas e vigilância.

Mais de 350 mil militares e policiais irão vigiar as eleições de governadores e prefeitos na Venezuela, informaram as autoridades nesta terça-feira (16).Cerca de 21 milhões de venezuelanos são chamados às urnas neste domingo para eleger 23 governadores e 335 prefeitos, além de legisladores municipais e regionais, em um processo no qual as principais organizações de oposição decidiram participar após três anos de boicote e apelos à abstenção. As eleições incluirão também uma missão de observação da União Europeia, que regressa ao país após 15 anos.A segurança dos processos eleitorais na Venezuela normalmente recai sobre as Forças Armadas no chamado Plano da República, que inclui a guarda dos centros de votação, material eleitoral e instalações do Conselho Nacional Eleitoral (CNE).“Esta Operação República terá características conjuntas e unificadas com a interoperabilidade das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas e do Ministério do Poder Popular de Relações Internas, Justiça e Paz e o envio de 356.586 militares para todo o território nacional”, disse o chefe do Comando Operacional Estratégico, Domingo Hernández. “A operação abrangerá 14.262 centros de votação, além das instalações do Conselho Nacional Eleitoral”, acrescentou o responsável durante o ato de desdobramento da operação realizado em Caracas. Do total de seguranças, 98.277 serão policiais, disse o ministro do Interior, Remigio Ceballos, que também anunciou que manifestações e comícios, assim como a venda de bebidas alcoólicas, estão proibidos a partir de sexta-feira.A promotoria, por sua vez, anunciou que habilitará quase 1.000 promotores para documentar crimes eleitorais.Da mesma forma, Hernández destacou que as agências de segurança "fornecerão proteção de escolta para observadores internacionais", que incluem painéis de especialistas das Nações Unidas e do Centro Carter, além da ampla missão europeia.“Não há porque duvidar e questionar, aqui e em lado nenhum do mundo, este novo processo eleitoral que para nós será novamente uma festa pela paz, pela República, pela nossa democracia”, alertou o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, presente no evento.As mais de 30.000 assembleias de voto serão montadas nesta sexta-feira. Todo o processo eleitoral envolve cerca de 500 mil pessoas, segundo o presidente da CNE, Pedro Calzadilla.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Estados Unidos proíbem entrada de autoridades da Nicarágua no país.

 

Decreto de Joe Biden é resposta ao pleito nicaraguense que elegeu Daniel Ortega à Presidência pela quarta vez consecutiva.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, proibiu nesta terça-feira (16) que membros do governo da Nicarágua entrem nos Estados Unidos, em resposta a um processo eleitoral considerado pelos americanos fraudado em favor do presidente nicaraguense, Daniel Ortega. A proibição de Biden se aplica a todas as "autoridades eleitas", incluindo aparentemente Ortega e a esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, além de membros das forças de segurança, juízes, prefeitos e outros vistos como ameaça à democracia no país centro-americano. "Os atos abusivos e repressivos do governo Ortega e daqueles que o apoiam levam os Estados Unidos a agir", disse Biden em um decreto. O decreto do presidente Biden se dá apenas um dia depois que os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá impuseram sanções às autoridades nicaraguenses em resposta à eleição do dia 7 de novembro, classificada por muitos países de farsa. As ações foram tomadas após a reeleição de Ortega para um quarto mandato consecutivo, na sequência de uma campanha em que sete rivais políticos foram presos e houve grande repressão à imprensa. Ortega, um ex-líder marxista de guerrilha, chama os críticos americanos de "imperialistas ianques" e os acusa de tentar prejudicar o processo eleitoral da Nicarágua. Cuba, Venezuela e Rússia ofereceram apoio a Ortega. Sanções anteriores, como congelamentos de ativos e proibições de viagens a certas autoridades da Nicarágua, impostos por Biden e por Donald Trump, não conseguiram dissuadir Ortega, e muitos analistas estão céticos quanto ao impacto das novas medidas.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Senado do Chile rejeita impeachment do presidente Piñera.

 

Ao menos 14 parlamentares foram contra e 1 se absteve quanto à destituição do líder chileno; oposição precisava de 29 dos 43 votos.

O Senado do Chile rejeitou nesta terça-feira (16) um processo de impeachment contra o presidente Sebastián Piñera por suspeitas de irregularidades na compra e venda de uma empresa de mineração, reveladas pela investigação jornalística conhecida como Pandora Papers.O impeachment foi rejeitado por pelo menos 14 dos 43 senadores, e houve ao menos uma abstenção. A oposição precisava de 29 votos a favor para remover o presidente, que agora deverá terminar seu segundo mandato em março do próximo ano. A decisão do Senado foi tomada cinco dias antes das eleições presidenciais, nas quais Piñera não vai concorrer.impeachment de Piñera havia sido aprovado na semana passada na Câmara dos Deputados, em uma segunda tentativa de destituição do presidente do Chile.O líder do país também passou por uma das maiores crises da democracia chilena em 2019, quando milhões de manifestantes prostestaram por semanas a favor de mudanças sociais. ( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Nuvem de poluição faz Nova Délhi fechar escolas por tempo indefinido.

 

Concentração de partículas poluentes no ar da capital indiana chega a 30 vezes o nível máximo recomendado pela OMS.

Nova Délhi decretou nesta quarta-feira (17) o fechamento das escolas até novo aviso devido a uma nuvem sufocante de poluição na capital indiana, enquanto nas proximidades de Lahore, no Paquistão, os cidadãos lamentam a inação das autoridades diante desse fenômeno.A qualidade do ar se deteriorou a níveis altamente perigosos para a saúde no norte da Índia e áreas adjacentes do Paquistão nos últimos anos devido à poluição industrial e fumaça de incêndios agrícolas. Com as temperaturas do inverno, essa poluição se transforma em nuvens tóxicas que envolvem as cidades, dificultam a visibilidade e tornam o ar irrespirável.Sujeita a esse fenômeno a cada inverno, Nova Delhi, com 20 milhões de habitantes, decretou na noite de terça-feira a prorrogação até novo aviso do fechamento de escolas imposto há dias por apenas uma semana.A concentração de partículas poluentes no ar da capital chega a 30 vezes o nível máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Para combater essa névoa tóxica, as autoridades instalaram canhões de água nos pontos mais críticos que devem ser colocados em operação três vezes ao dia.No despacho da Comissão de Gestão da Qualidade do Ar, as autoridades também proíbem a entrada de caminhões com mercadorias não essenciais na cidade, paralisam as obras e suspendem as operações em seis das 11 termelétricas localizadas a 300 quilômetros.Eles também impõem o teletrabalho para metade da força de trabalho pública e pedem às empresas privadas que façam o mesmo.A ordem vem dias depois que o governo de Delhi rejeitou um pedido da Suprema Corte da Índia de declarar pela primeira vez um "confinamento por contaminação", que restringe a movimentação da população.Apesar dessa situação em sua capital, a Índia foi a principal responsável pelo enfraquecimento dos compromissos de erradicação do uso do carvão na cúpula do clima COP26, que terminou sábado em Glasgow. Um relatório da organização suíça IQAir colocou 22 cidades indianas entre as 30 mais poluídas do mundo em 2020."Vamos morrer"De acordo com a mesma empresa, que monitora dados de poluição do ar em centenas de localidades, Lahore foi a cidade com pior qualidade do ar do mundo na manhã desta quarta-feira.Na cidade de 11 milhões de habitantes, próxima à fronteira com a Índia, os moradores estão exasperados com a falta de medidas da administração, que atribui o fenômeno ao país vizinho ou afirma que os números são exagerados.“Crianças sofrem de problemas respiratórios (...) Pelo amor de Deus, encontre uma solução”, disse um entrevistado à AFP. Ele afirmou que parou de levar os filhos para passear na rua devido ao ar tóxico.Nos últimos anos, os residentes de Lahore construíram seus próprios purificadores de ar e processaram a administração para tentar melhorar a situação."Só podemos implorar que controlem a poluição (...) Se continuar assim, vamos morrer", lamenta o comerciante Ikram Ahmed à AFP.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...